• Nenhum resultado encontrado

Sopra Sorrisos. Minha Querida Anne Frank. A Chamusca e o Tejo [pag.6] O Cavalo e o Touro. Concurso Curtas Metragens [pag.12] Ensaio Sobre a Cegueira

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sopra Sorrisos. Minha Querida Anne Frank. A Chamusca e o Tejo [pag.6] O Cavalo e o Touro. Concurso Curtas Metragens [pag.12] Ensaio Sobre a Cegueira"

Copied!
32
0
0

Texto

(1)
(2)

JAN

Paulo Queimado . PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DA CHAMUSCA

EDIT ORIAL

Com uma programação de qualidade e bastante diversificada através de um vasto conjunto de iniciativas promovidas e apoiadas pela Câmara Municipal, a Chamusca recebe em 2017 várias formas de arte do espetáculo: desde teatro, música, poesia, passando pela tradição, iremos ter de tudo um pouco pelo Coração do Ribatejo. O ciclo cultural INquieto, trazido pela Companhia de Teatro do Ribatejo, faz uma viagem ao mundo desconcertante da alma humana e da visão de grandes autores universais, numa leitura moderna e participativa onde se misturam os génios da poesia nacional e internacional. Apoiamos pintores Chamusquen- ses abrindo a sala polivalente da Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva às suas obras. Emília Pedroso mostra-nos a Chamusca e o Tejo, num traço simples de pintura a óleo. Leopoldina Silva, jovem chamusquense com apenas 15 anos expõe Meus Mundos, no arranque da aposta municipal em jovens criadores do concelho.

O Livro de actas sobre “O Cavalo e o Touro na Pré-História e na História”, fruto do I Congresso Internacional será apresentado e lançado na Chamusca, município que recebeu esta iniciativa em 2013. Reabrimos o Cineteatro com duas peças de teatro de renome: Uma menina bem Guardada e as Mentiras que os Homens Contam, peças que estreiam em Janeiro e Fevereiro e que irão fazer com que espectadores olhem com atenção, perce- bam e contemplem a vida e as suas idiossincrasias. Iremos apresentar os vencedores dos prémios de curtas metragens, num evento que será também do kick off do ciclo de cinema de anima- ção infantil a ter lugar o edifício de São Francisco.

Como já deve ter percebido aproveitamos a agenda cultural para vos levar um pouco do nosso concelho, e num design renovado, apostaremos numa coleção de postais para os apaixonados por fotografias e amantes do concelho em geral, levando a cada lar um pouco mais das maravilhas do Coração do Ribatejo.

(3)
(4)

4 A Chamusca

e o Tejo Minha Querida

Anne Frank Sopra Sorrisos

O Cavalo e o Touro A Menina Bem

Guardada

[pag.9]

[pag.10]

[pag.8]

[pag.7]

[pag.6]

Ensaio Sobre a Cegueira

[pag.11]

Concurso Curtas Metragens

[pag.12]

(5)
(6)

JAN09

exposição

Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva

A CHAMUSCA E O TEJO

organização: CÂMARA MUNICIPAL DA CHAMUSCA . público-alvo: PÚBLICO EM GERAL . horário: 09h00.17h00

A sala polivalente da Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva, acolhe entre os dias 09 e 31 de janeiro a exposição de pintura “A Chamusca e o Tejo” de Emília Pedroso.

A pintora nasceu em Lisboa, e foi nessa cidade que fez o seu percurso académico, nomeadamente o Curso de Hotelaria da Escola de Hotelaria de Lisboa e o Curso de História de Arte na Escola ARCO. Em 2008, vende o seu espaço de Agroturismo em Coruche e constrói a sua casa na Chamus- ca onde reside atualmente, sua terra de eleição, onde tem as suas raízes familiares paternas e onde sempre passou as suas férias.

Emília Pedroso afirma que “a Chamusca e o rio Tejo sempre foram inspiração para os seus trabalhos” e assim surge naturalmente uma compilação de trabalhos que merece ser exposta e apresentada ao público.

6

(7)

JAN13

21h30

teatro

antigo Centro Regional de Artesanato

MINHA QUERIDA ANNE FRANK

O Município da Chamusca vai promover, integrado na agenda cultural, com periodicidade quinzenal, o Ciclo Cultural INquieto uma proposta de espetácu- los diversificados que permitam uma abordagem emocional de temas que questionam a humanidade e a vivência cultural, numa partilha com o público de emoções e sentidos, com a Arte a inundar de inquietação no antigo Centro Regional de Artesanato, com produção da Companhia de Teatro do Ribatejo - CTR. Este Ciclo Cultural inicia com uma produção baseada nas cartas de Anne Frank e outros textos onde o Holocausto é retratado através dos olhos de uma jovem cujas cartas resistiram ao terror nazi e se transformaram num dos maiores símbolos de denúncia do terror de um dos maiores crimes contra a humanidade. Num espetáculo de grande dureza emocional A MINHA QUERIDA ANNE FRANK é uma abordagem artística em que os atores são afinal os portadores de todas as humilha-

ções de um tempo que importa não esquecer para que não volte a ser possível. O público enquadra-se neste espetáculo não como vulgar espeta-

dor de momentos dolorosos, mas antes percebendo que cada um é afinal aquele ou aqueles que no

palco dão vida aos milhões de homens e

mulheres destruí- das pelo

holocaus- to.

7

(8)

JAN14

17h00

apresentação do projeto Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva

SOPRA SORRISOS

organização: CÂMARA MUNICIPAL DA CHAMUSCA . público-alvo: PAIS E BEBÉS INCLUÍDOS NO PROJETO

A Unidade de Cuidados na Comunidade da Chamusca/Golegã foi um dos vencedores da Missão Continente Sorriso 2015, com o projeto “SOPRA SORRISOS”. A Unidade de Saúde Familiar e o Município da Chamusca, apresentam neste dia o projeto "Sopra Sorrisos", dedicado à saúde materno-infantil e dirigido a pais/educadores de crianças dos 0 aos 3 anos a residir no concelho da Chamusca e da Golegã. Esta ação tem como finalidade promover a literacia em saúde, aos pais/educadores da criança desde o nascimento até à entrada no jardim de infância, abran- gendo diversas temáticas nos primeiros anos de vida. Como forma de receber estes novos bebés o Município da Chamusca apresenta “O Mundo ao Colo”, um espetáculo dos Taleguinho onde se embala com o canto e se ajuda a entender o mundo.

A sala polivalente da Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva, acolhe entre os dias 09 e 31 de janeiro a exposição de pintura “A Chamusca e o Tejo” de Emília Pedroso.

A pintora nasceu em Lisboa, e foi nessa cidade que fez o seu percurso académico, nomeadamente o Curso de Hotelaria da Escola de Hotelaria de Lisboa e o Curso de História de Arte na Escola ARCO. Em 2008, vende o seu espaço de Agroturismo em Coruche e constrói a sua casa na Chamus- ca onde reside atualmente, sua terra de eleição, onde tem as suas raízes familiares paternas e onde sempre passou as suas férias.

Emília Pedroso afirma que “a Chamusca e o rio Tejo sempre foram inspiração para os seus trabalhos” e assim surge naturalmente uma compilação de trabalhos que merece ser exposta e apresentada ao público.

8

(9)

JAN21

15h30

apresentação e lançamento de livro Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva

O CAVALO E O TOURO NA PRÉ-HISTÓRIA E NA HISTÓRIA Fernando Augusto Coimbra

A Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva acolhe a apresentação e lançamento do livro de Actas do I Congresso Internacional - O cavalo e o touro na Pré-História e na História, que teve lugar na Chamusca e na Golegã em maio de 2013. A obra, coordenada pelo Dr. Fernando Augusto Coimbra, conta com trinta e um artigos, sendo treze em português, treze em castelhano e cinco em inglês, distribuídos por sete secções: Evolução e paleontologia dos perissodáctilos e dos artiodáctilos; o cavalo na Pré-História e na Proto- -História; o touro na Pré-História e na Proto- -História; o cavalo e o touro nas Civilizações Clássicas; o cavalo na Idade Média e na Idade Moderna; o cavalo e o touro na Idade Contem- porânea; mitologia e simbolismo do cavalo e do touro. O livro tem 365 páginas, sendo profusamente ilustrado com fotografias, dese- nhos, mapas e tabelas.

09

(10)

teatro Cineteatro da Chamusca

UMA MENINA BEM GUARDADA JAN21

21h00

organização: CÂMARA MUNICIPAL DA CHAMUSCA . público-alvo: PÚBLICO EM GERAL

A Baronesa de Vale Fofos sai para uma festa noturna e deixa Berta, a sua filha pequena, à guarda de Francisco e Maria, os seus fiéis criados. Estes querem ir ao Baile dos Encalhados e decidem levar a miúda com eles onde esta acabará por se perder no meio da confusão. Uma comédia ligeira, satírica de costumes da época, em especial da burguesia, basea- da na intriga e no equívoco, onde se acentua o movimento das persona- gens colocadas em situações caricatas.

10

(11)

JAN27

21h30

teatro

antigo Centro Regional de Artesanato

ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA

E se fossemos todos cegos? Foi com esta pergun- ta simples que José Saramago o Nobel da Literatura partiu para um dos seus mais fasci- nantes romances traduzido em dezenas de línguas e já adaptado ao Cinema para além de diversas versões teatrais em todo o mundo. Este espetáculo leva-nos aos sentimentos mais profundos do ser humano quando colocado numa situação limite. A chamada cegueira branca é afinal a metáfora da nossa incapacidade de ver olhando. O génio de Saramago cria assim um impressionante quadro de figuras humanas onde se perde na ausência da visão todos os sentimentos de solidariedade e respeito numa guerra cega de valores que nos faz a todos repensar sobre o sentir humano. Do romance saltam figuras inesquecíveis na sua fragilida- de e intolerável maldade que pode existir em cada ser humano.

11

(12)

JAN28

17h00

entrega de prémios Edifício S. Francisco

CONCURSO CURTAS METRAGENS

organização: CÂMARA MUNICIPAL DA CHAMUSCA . público-alvo: PÚBLICO EM GERAL

No passado mês de dezembro o Município da Chamusca realizou o concurso de curtas metragens, com a temática “Chamusca O Cora- ção do Ribatejo”. Este pretendia sensibilizar e promover a participa- ção da comunidade escolar e do público em geral do concelho da Chamusca, na preservação da sua memória e identidade local, bem como estimular a criatividade e gosto pela criação audiovisual. No dia 28 de janeiro serão entregues os prémios aos vencedores deste concurso, onde serão exibidas as curtas metragens vencedoras e será apresentado o ciclo de cinema de animação infantil, trazido pela Zero em Comportamento - Associação Cultural.

12

(13)
(14)

07SAB

CAMPO MUNICIPAL Chamusca X Alcanena

10H30 Futebol 7 . Distrital Sub 20

08DOM

CAMPO MUNICIPAL Chamusca X Santarém

10H30 Futebol 11 . Juvenis 2ª D

14SAB

GIMNODESPORTIVO Chamusca X Tortosendo

14h30 Sub 16 Masculinos

15DOM 21SAB

22DOM

CINETEATRO Gala Triatlo

15h00 Entrega prémios

22DOM

21SAB

19QUI 21SAB

28SAB

04SAB 04SAB 11SAB 11SAB 11SAB

25SAB 18SAB

18SAB 12DOM

28TER 26DOM

11SAB

25SAB

AGENDA DESPORTIVA

calendárioJANEIRO

calendárioFEVEREIRO

14

GIMNODESPORTIVO Chamusca X Leiria

11h00 Sub 14 Masculinos

GIMNODESPORTIVO Chamusca X Rio Maior

10h00 Sub 12 Femininas

CAMPO MUNICIPAL Chamusca X Amiense

10H30 Futebol 7 . Distrital Sub 11

21SAB

CAMPO MUNICIPAL Chamusca X Salvaterra

10H30 Futebol 7 . Infantis

GIMNODESPORTIVO Chamusca X Técnico Lx

14h30 1ª D . Séniores

GIMNODESPORTIVO Chamusca X Torres Novas

14h30 Sub 12 Masculinos

CAMPO MUNICIPAL Chamusca X Coruche

10H30 Juvenis 2ª D

22DOM

PORTO MULHERES Triatlo 10h00 - 12h00 Programa de Jovens

21SAB

CHAMUSCA Triatlo 09h00 - 13h00 Treinos conjuntos CAMPO MUNICIPAL

Pé Canhão X Santarém 18H00 Veteranos

CAMPO MUNICIPAL Pé Canhão X Condeixa

18H00 Veteranos CAMPO MUNICIPAL

Chamusca X Tomar 10H30 Futebol 7 . Distrital Sub 10

CAMPO MUNICIPAL Chamusca X Fazendense

10H30 Futebol 7 . Distrital Infantis

CAMPO MUNICIPAL Chamusca X Atalaia

10H30 Futebol 7 . Distrital Sub 11

CAMPO MUNICIPAL Chamusca X Tramagal

10H30 Futebol 7 . Distrital Sub 10

GIMNODESPORTIVO Chamusca X Abrantes

16h30 1ª D . Séniores

CAMPO MUNICIPAL Chamusca X Santarém

10H30 2ª Divisão . Juvenis

CAMPO MUNICIPAL Chamusca X Santarém

10H30 Futebol 7 . Distrital Sub 11

CAMPO MUNICIPAL Chamusca X Cartaxo

10H30 Futebol 7 . Distrital Infantis

GIMNODESPORTIVO Chamusca X Cartaxo

10h00 Sub 12 Masculinos

CAMPO MUNICIPAL Chamusca X Torres Novas

10H30 Futebol 7 . Distrital Sub 10

CAMPO MUNICIPAL Chamusca X Benavente

10H30 Juvenis . 2ª Divisão

GIMNODESPORTIVO Chamusca X Abrantes

10h00 Sub 12 Femininos

(15)

Selo

Remetente

Fotografia: © Victor Gago

Endereço

Edição: www.cm-chamusca.pt

Chafariz Novo [Botica]

(16)
(17)
(18)

Selo

Remetente

Fotografia: © Victor Gago

Endereço

Edição: www.cm-chamusca.pt

Igreja de S. Brás [Matriz]

Mandada erigir por D. João da Silva, segundo donatário da Chamusca e Ulme, no séc. XVI, é a igreja mais antiga da Chamusca, foi sofrendo ao longo dos séculos remodelações e da construção inicial só resta o portal quinhentista.

(19)

28TER 27SEG

27SEG 25SAB

calendárioJANEIRO

calendárioFEVEREIRO

AGENDA ASSOCIATIVA

BAILE Chouto Grupo Desportivo--

BAILE Chamusca

22H00 GDM - JNP

Cavalhadas Chouto Grupo Desportivo--

21SAB

FEIRA VELHARIAS Jardim Botica . Chamusca

09h00 - 17h00 UFCPG

27SEX

AÇÃO FORMAÇÃO Ed. S. Francisco . Chamusca

21H00 CMC . CPCCRD

11SAB 25SAB 17SEX 18SAB 25SAB

CARNAVACADA Praça Toiros . Chamusca

15h30 Eh! Toiro.

BAILE Parreira Grupo Desportivo-- BAILE

Parreira Rancho Folclórico--

FEIRA VELHARIAS Jardim Botica . Chamusca

09h00 - 17h00 UFCPG SEMINÁRIO

Ed. S. Francisco . Chamusca 14H30 - 18H00 CMC . APOGESD

BAILE Chamusca

22H00 GDM - JNP

(20)

03TER

ULMEIgreja Casulme

04QUA

PINHEIRO GRANDE Cabeças

Bairro Convívio Sénior

05QUI

VALE DE CAVALOS Junta de Freguesia

Aconchego

06SEX

CHAMUSCA N.ª Sr.ª Pranto U. C. Continuados

10TER

CHOUTO Junta de Freguesia

Centro de Dia

17TER

ULMEIgreja Casulme

16SEG

CARREGUEIRA Junta de Freguesia Centro de Saúde

Centro de Dia

13SEX

CHAMUSCA Bairro Lar da Misericórdia

12QUI

SEMIDEIRO Cabeças

Bairro Convívio Sénior

20SEX

CHAMUSCA N.ª Sr.ª Pranto U. C. Continuados

19QUI

VALE DE CAVALOS Junta de Freguesia

Aconchego

11QUA

PARREIRA Junta de Freguesia Extensão de Saúde Centro de Dia

18QUA

PINHEIRO GRANDE Cabeças

Bairro Convívio Sénior

26QUI

SEMIDEIRO Café Areias do Vale

Bairro Centro Cultural

27SEX

CHAMUSCA Bairro Lar da Misericórdia

30SEG

CARREGUEIRA Junta de Freguesia Centro de Saúde

Centro de Dia

24TER

CHOUTO Junta de Freguesia

Centro de Dia

25QUA

PARREIRA Junta de Freguesia Extensão de Saúde Centro de Dia

31TER

ULMEIgreja Casulme

01QUA

PINHEIRO GRANDE Cabeças

Bairro Convívio Sénior

02QUI

VALE DE CAVALOS Junta de Freguesia

Aconchego

03SEX

CHAMUSCA N.ª Sr.ª Pranto U. C. Continuados

07TER

CHOUTO Junta de Freguesia

Centro de Dia

08QUA

PARREIRA Junta de Freguesia Extensão de Saúde Centro de Dia

15QUA

PINHEIRO GRANDE Cabeças

Bairro Convívio Sénior

14TER

ULMEIgreja Casulme

13SEG

CARREGUEIRA Junta de Freguesia Centro de Saúde

Centro de Dia

10SEX

CHAMUSCA Bairro Lar da Misericórdia

21TER

CHOUTO Junta de Freguesia

Centro de Dia

17SEX

CHAMUSCA N.ª Sr.ª Pranto U. C. Continuados

09QUI

SEMIDEIRO Café Areias do Vale

Bairro Centro Cultural

16QUI

VALE DE CAVALOS Junta de Freguesia

Aconchego

24SEX

CHAMUSCA Bairro Lar da Misericórdia

27SEG

CARREGUEIRA Junta de Freguesia Centro de Saúde

Centro de Dia

28TER

ULMEIgreja Casulme

22QUA

PARREIRA Junta de Freguesia Extensão de Saúde Centro de Dia

23QUI

SEMIDEIRO Café Areias do Vale

Bairro Centro Cultural

BIBLIOTECA DO RUY

calendárioJANEIRO

calendárioFEVEREIRO

(21)

cinema de animação Edifício S. Francisco

FILMINHOS À SOLTA NO PAÍS FEV25

17h00

O Município da Chamusca juntou-se à Zero em Comportamento e inicia este ano um ciclo de cinema de animação dedicado a um público mais jovem. “Filminhos à Solta pelo País” acontece uma vez por mês e apre- senta uma mostra de cinema de animação europeu. Iniciamos o ano novo com as aventuras de um pássaro migrador que se perde dos companhei- ros, no meio do nevoeiro. Noutro ponto do planeta, um entomologista descobre um novo tipo de inseto no prado e pretende juntá-lo à sua coleção. Dividimo-nos então em duas dimensões diferentes para conhecer a estória do coelho e do veado. Viajamos até ao Pólo Norte com a Foxy &

Meg e pelo caminho ajudamos o Mancha e o Manchinhas a safarem-se de uma tempestade de neve. Enquanto a Miriam nos prepara um delicioso batido, damos um saltinho a outro ponto da galáxia, onde uma criança irá semear o caos.

21

(22)

FEV24

21h00

teatro

antigo Centro Regional de Artesanato

ARTE

organização: CÂMARA MUNICIPAL DA CHAMUSCA . público-alvo: PÚBLICO EM GERAL ARTE de Yasmina Reza ARTE da escritora Francesa Yasmina Reza é um fantásti- co texto sobre a relação de amizade entre três personagens em torno de uma obra de arte adquirida por um dos amigos pelo valor exorbitante de 30.000 euros. O quadro é branco, inteiramente branco, com alguns tons ligeiramente brancos, com linhas transversais de cor branca, bem vistas as coisas, enfim, é um quadro branco. Em tom de comédia brilhante, toda a relação de amizade nos leva à inquie- tude do que é afinal ARTE. Afinal o que é uma obra de arte? Como se define?

Quem decide? O seu valor reside na opinião e no gosto individual? Pode um quadro branco ser uma genial obra de arte? Quando toda a gente tem opinião sobre tudo, afinal quanto vale um quadro em branco? Mas o quadro será inteiramente branco? As personagens envolvem-se numa discus- são artística que acaba por também colocar em causa todas as suas relações. Por isto, por culpa de um quadro em branco… mas um branco artístico. Ou afinal não será arte? Uma discus- são saborosa e inquietante.

22

(23)

FEV18

21h30

teatro Cineteatro

AS MENTIRAS QUE OS HOMENS CONTAM

Todos sabemos que o universo masculino é repleto de MENTIRAS. O que desco- nhecemos é que MENTIR é uma questão de sobrevivência. Os homens não mentem às mulheres, mas sim, pelas mulheres. Tudo pela harmonia no lar, pelo status social, por fantásticas noites com amigos, pelos jogos de futebol e tantas outras razões inerentes à virilidade. Para provar que a sua teoria não é mentira, Luís Fernando Veríssimo escreveu fantásticas crónicas, ironizando sarcastica- mente todos estes temas. As MENTIRAS que os HOMENS CONTAM fala da história de Jorge e Carla, um casal que vive os problemas e alegrias de qualquer relacionamento, num meio social comum para a maioria das pessoas, com amigos

“sacanas”, algumas amantes, onde as personagens se colocam em situações embaraçosas por mentiras inocentes. Um espetáculo que apresenta uma galeria de personagens capazes de qualquer engano para preservar a própria pele. Mas serão todos incorrigíveis mentirosos ou simples inventores de histórias? Venha sentir crescer a compaixão por estes adoráveis mentirosos, os quais, supostamen- te, nunca mentem!

23

(24)

10FEV

21h30

teatro

antigo Centro Regional de Artesanato

DIÁRIO DE UM LOUCO

organização: CÂMARA MUNICIPAL DA CHAMUSCA . público-alvo: PÚBLICO EM GERAL

Nicolau Gogol é um dos mais fascinantes autores Russos do seculo XIX sendo considerado pela crítica literária como o primeiro grande escritor Russo do Absur- do, o primeiro humorista fantástico e trági- co. Gogol descobriu o homem real, com todos os seus fantasmas e sofrimento, sendo este DIÁRIO DE UM LOUCO uma arrepiante viagem à alma do homem comum da Rússia imperial. Adaptada ao teatro esta sua novela foi representada em todo o mundo. Sendo um enorme desafio para todos os atores, este espetá- culo foi apresentado pela primeira vez em Portugal pelo ator Jacinto Ramos, numa marcante interpretação. Neste Diário de um Louco, misturam-se as barreiras do real e do irreal, como é na verdade a vida de cada um, numa fantástica interpreta- ção do encenador e ator João Coutinho. A loucura ou a lucidez sempre no fio da navalha, como se cada palavra de Gogol fosse uma ferida aberta na nossa vida semeada de incertezas. Inquietante.

Quem decide? O seu valor reside na opinião e no gosto individual? Pode um quadro branco ser uma genial obra de arte? Quando toda a gente tem opinião sobre tudo, afinal quanto vale um quadro em branco? Mas o quadro será inteiramente branco? As personagens envolvem-se numa discus- são artística que acaba por também colocar em causa todas as suas relações. Por isto, por culpa de um quadro em branco… mas um branco artístico. Ou afinal não será arte? Uma discus- são saborosa e inquietante.

24

(25)

FEV06

exposição de pintura

Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva

MEUS MUNDOS

Leopoldina Silva

“O meu nome é Leopoldina Silva, tenho 15 anos [nasci a 4/12/01], vivo na Chamusca e pinto desde os 2 [pequenos rabiscos, ainda assim arte]. Desde cedo que percebi que era isto que eu queria fazer da minha vida! Criar histórias, personagens, vidas, aventuras e mistérios!”

A Biblioteca Municipal abre a sua sala de exposição a novos artis- tas e a jovens criadores, incentivando-os a revelarem as suas artes.

“Meus Mundos” de Leopoldina Silva será a primeira exposição deste ciclo de jovens criadores.

25

(26)

FEV04

21h00

palestra com Marine Antunes Cineteatro

CANCRO COM HUMOR

organização: CÂMARA MUNICIPAL DA CHAMUSCA . público-alvo: PÚBLICO EM GERAL

A Palestra Cancro com Humor, que se realiza no Dia Mundial da Luta Contra o Cancro e se celebra a 4 de fevereiro, é um testemunho real da sobrevivente Marine Antunes. Uma partilha única e pioneira que utiliza o humor como um aliado à sua comunicação, usando-o como uma ferra- menta para falar de um tema tão difícil como o cancro. Um testemunho irreverente, humorístico, mas brutalmente verdadeiro, que prova que é possível rir no caos, numa Palestra que mostra a importância de uma atitude positiva para enfrentar a doença. Um discurso positivo e

inspirador para os doen- tes oncológicos, mas também para os seus cuidadores. Uma partilha para todas as pessoas [com ou sem cancro], que devem ser sensibilizadas para a doença através de uma forma criativa e direta de apelar à humani- zação dos serviços de cuidados de saúde aos profissionais da área.

26

(27)

FEV01

passatempo Dia dos Namorados Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva

AMOR À LETRA

O Município da Chamusca, através da Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva, promove pelo 6.º ano consecutivo o passatempo “Amor à Letra”, como marco do Dia dos Namorados, celebrado a 14 de fevereiro. Este passatempo lança o desa- fio a todos os apaixonados de explorarem a sua criatividade e a expressão escrita com base na exploração de sentimentos e afetos. Para concorrer basta enviar carta, mensagem ou poema para o “Correio do Amor”, um marco de correio existente na Biblioteca Municipal ou para o e-mail biblioteca@cm-chamusca.pt, até ao próximo dia 14 de fevereiro de 2017 [inclusive].

O passatempo está dividido pelos escalões infantil, juvenil e adulto e a cada um deles correspondem prémios de sonho.

27

(28)
(29)

Amor à Letra

[pag.27] Cancro

com Humor

[pag.26]

Meus Mundos

[pag.25] Diário de

um Louco

[pag.24]

As Mentiras que os Homens Contam

[pag.23]

[pag.22]Arte Filminhos à Solta

[pag.21]

(30)
(31)

JAN

FICHA TECNIC A

AGENDA CULTURAL

Chamusca o Coração do Ribatejo n.º 7 . JAN.FEV . 2017

Publicação Bimestral Distribuição gratuita --PROPRIEDADE Município da Chamusca DIRETOR

Presidente da Câmara Municipal da Chamusca COORDENAÇÃO

Vice-Presidente da Câmara Municipal da Chamusca DESIGN E REDAÇÃO

Serviço de Comunicação, Turismo e Promoção Local COLABORAÇÃO

CMC, Serviço de Comunicação, Turismo e Promoção Local e Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva

FOTOGRAFIA Victor Gago IMPRESSÃO

aPersistente artes gráficas --TIRAGEM

5300 exemplares DEPÓSITO LEGAL 403522/16

(32)

Referências

Documentos relacionados

Como já destacado anteriormente, o campus Viamão (campus da última fase de expansão da instituição), possui o mesmo número de grupos de pesquisa que alguns dos campi

1) Médias das estimativas do consenso (Bloomberg); 2) Preço-alvo originalmente para as ADRs (conversão pelo dólar projetado para o final do ano);. Stock

Segundos os dados analisados, os artigos sobre Contabilidade e Mercado de Capital, Educação e Pesquisa Contábil, Contabilidade Gerencial e Contabilidade Socioambiental

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

O presente artigo se propôs a estabelecer as bases fundamentais do Direito & Literatura e, a partir delas, examinar relevantes aspectos da obra literária “1984” de

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

Este estudo apresenta como tema central a análise sobre os processos de inclusão social de jovens e adultos com deficiência, alunos da APAE , assim, percorrendo