• Nenhum resultado encontrado

Regulamento das Atividades Acadêmico científico- culturais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Regulamento das Atividades Acadêmico científico- culturais"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Regulamento das Atividades Acadêmico científico-

culturais

Curso de Licenciatura em Matemática

(2)

1.O QUE SÃO

As ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS são atividades que atendem a exigência do Ministério da Educação (MEC), de acordo com as diretrizes curriculares do Curso de LICENCIATURA MATEMÁTICA –, instituídas pela Resolução CNE/CES RESOLUÇÃO Nº 4, DE 13 DE JULHO DE 2005 que descreve as atividades da seguinte maneira:

“Art. 8º As Atividades Complementares são componentes curriculares que possibilitam o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos e atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações de extensão junto à comunidade.

Parágrafo único. As Atividades Complementares se constituem componentes curriculares enriquecedores e implementadores do próprio perfil do formando, sem que se confundam com estágio curricular supervisionado. ”

Dessa forma, atendendo as diretrizes propostas pelo MEC, a instituição deu a seguinte Resolução: UNINOVE nº 010, de 21 de dezembro de 2005.

Disciplina o aproveitamento de estudos e registro acadêmico das atividades complementares como parte flexível dos currículos dos cursos de graduação e dá outras providências

O Reitor do Centro Universitário Nove de Julho – UNINOVE, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pelo inciso XII do artigo 14 do Estatuto, tendo em vista o deliberado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE, em sessão de 21/12/2005, baixa a seguinte:

RESOLUÇÃO:

Art. 1° - Atividade complementar é um estudo, dirigido ou não, com o objetivo de complementar a formação pessoal, profissional e cidadã do aluno, realizada em caráter obrigatório, destinado a integralização dos currículos plenos em todos os cursos de graduação da UNINOVE.

§1º A carga horária total de atividades complementares a ser integralizada corresponderá a 25 (vinte e cinco) horas por semestre letivo, exceto nos cursos que preveem carga horária diferenciada, estabelecida em legislação educacional vigente, não havendo, entretanto, limite de carga horária mínima a ser cumprida pelo discente por período letivo.

§2° A obrigatoriedade de que trata o “caput” deste artigo diz respeito ao cômputo da frequência para cumprimento da carga horária estabelecida por esta Resolução e

(3)

o seu registro acadêmico, com o aproveitamento e frequência, para integralização curricular, requisito indispensável à colação de grau para os cursos de graduação.

Art. 2º - As atividades complementares caracterizam-se por uma gama variada de atividades, de livre escolha do discente, promovidas pelo Centro Universitário Nove de Julho – UNINOVE, instituições autorizadas pela UNINOVE e/ou órgãos representativos de classe profissional.

§1º As instituições consideradas autorizadas pelo Centro Universitário Nove de Julho – UNINOVE serão divulgadas periodicamente.

§2º A divulgação das atividades oferecidas pela UNINOVE, instituições autorizadas e/ou órgãos representativos de classe profissional devem conter informações sobre a modalidade e a carga horária.

§3º A realização das atividades complementares tratadas nesta resolução, deverá ocorrer durante o período em que o aluno estiver matriculado no curso, exceção feita para o caso de aproveitamento de estudos realizados em outros cursos superiores da UNINOVE ou em outra Instituição de Ensino Superior.

Art. 3º - São consideradas atividades complementares para aproveitamento de estudos e registro acadêmico como parte flexível do curso, nos termos desta Resolução:

I - Palestras, cursos E seminários promovidos pelo Centro Universitário Nove de Julho – UNINOVE, instituições autorizadas pela UNINOVE e órgãos representativos de classe profissional; – Atividades realizadas em Projetos ou Ações Sociais promovidos pelo Centro Universitário Nove de Julho – UNINOVE ou outras organizações de interesse social e comunitário legalmente estabelecidas (ex: Organizações Não Governamentais – ONGs, creches, asilos, orfanatos e outros), bem como por empresas que desenvolvam ações sociais, dentro de suas políticas de responsabilidade social;

II - Produções técnicas, bibliográficas, culturais e artísticas orientadas pelo curso de origem do discente, atividades de pesquisa, iniciação cientifica, extensão e monitoria (na atividade de monitor) realizadas pelo Centro Universitário Nove de Julho – UNINOVE;

III – Atividades oferecidas por instituições não contempladas nos incisos anteriores, desde que previamente programadas pelo coordenador, ouvido a diretoria a que se encontra vinculado o curso;

IV - Disciplinas curriculares pertencentes a outros cursos da UNINOVE, programadas de acordo com a relação de disciplinas disponibilizadas e divulgadas, desde que a disciplina escolhida não seja equivalente aquelas previstas no currículo obrigatório do curso do discente;

V – Estágio extracurricular na área de concentração do curso, aprovado pelo Núcleo de Estágio ou Coordenação.

§1º Para a utilização da carga horária das disciplinas previstas no inciso V, deverão ser observadas a frequência e o aproveitamento do discente. A nota será atribuída

(4)

por meio de avaliações ocorridas no âmbito da disciplina cursada, excluídos do cômputo final a avaliação integrada e o aproveitamento médio global. As reprovações por nota e/ou frequência não acarretarão dependência, inviabilizando, no entanto, a aceitação das horas cursadas para integralização.

§2º A disciplina cursada de acordo com o inciso V, terá o valor correspondente a uma dependência, acrescido na mensalidade do discente.

§3º A atividade prevista no inciso VI não se aplica aos alunos do curso de Direito.

§4º O Estágio extracurricular, previsto no inciso VI, não poderá ser considerado para efeito de integralização da disciplina Estágio Supervisionado (parte integrante do currículo dos cursos).

Art. 4º As atividades complementares não integram a Resolução UNINOVE n.º 63, de 28 de novembro de 2001 e não fazem parte da Avaliação Média Global, não existindo atribuição de notas, salvo o disposto no inciso V, do artigo 3º desta Resolução.

Art. 5° - As atividades complementares para aproveitamento de estudos e registro acadêmico como parte flexível dos currículos dos cursos serão computadas por meio de sistema eletrônico de gestão educacional, para consulta do discente e para fins acadêmicos da UNINOVE.

Art. 6º - Para participar das atividades oferecidas pela UNINOVE, o discente deverá inscrever-se antecipadamente por meio eletrônico.

§1º Excepcionalmente, o aluno que tenha participado de atividade complementar sem inscrição prévia, deverá realizá-la no prazo máximo de 5 (cinco) dias, após a realização da atividade, desde que comprovado pelo controle de frequência.

§2º Após o prazo estabelecido no parágrafo anterior, não serão aceitas inscrições.

§3º A frequência do aluno será aferida por meio de controle de presença da atividade que deverá conter a modalidade do evento e sua carga horária correspondente.

Art. 7º - A validação das atividades complementares realizadas pelo discente, para integralização da carga horária será realizada durante o semestre letivo ou subsequente ao registro eletrônico efetuado pelo aluno.

§1º A carga horária das atividades complementares será validada de acordo com o declarado no documento comprobatório apresentado pelo discente ou controle de presença, quando tratar-se de atividade oferecida pela UNINOVE.

§2º É responsabilidade do aluno apresentar ao setor específico, no prazo pré- determinado pela Diretoria a que está vinculado o curso, a documentação comprobatória das atividades complementares realizadas externamente, exceto no último semestre do curso, quando os comprovantes deverão ser apresentados até 30 (trinta) dias antes do encerramento do semestre letivo.

(5)

Art. 8º Os discentes que solicitarem aproveitamento de atividades complementares realizadas em outros cursos da UNINOVE ou em outra instituição de ensino superior, nas situações previstas pela legislação educacional vigente, terão o aproveitamento integral da carga horária, tomando-se como base de cálculo o declarado no Histórico Escolar.

Art. 9º – A carga horária das disciplinas cursadas e não aproveitadas para integralização curricular do curso serão computadas como atividades complementares, no limite máximo da carga horária já devida até o semestre em que for matriculado o aluno transferido.

Parágrafo Único: O aproveitamento das disciplinas como Atividades Complementares, ocorrerá única e exclusivamente no momento do ingresso ou transferência.

Art. 10º - O controle da integralização curricular da carga horária atribuída às atividades complementares ficará a cargo do Núcleo de Atividades Complementares.

§1º O registro das Atividades Complementares constará no Histórico Escolar final do aluno, com a inscrição “CUMPRIU” e a carga horária correspondente.

§2º No Histórico Escolar parcial do aluno constará a carga horária acumulada, até o último período letivo completamente cursado.

Art. 11 - A frequência a eventos internos ou externos, considerada para comprovação de atividades complementares, não abona falta em atividades regulares integrantes do projeto pedagógico de cada curso.

Art. 12 - Compete à Diretoria do Departamento, assessorada pela Coordenação de cada curso, tratar dos casos omissos nesta Resolução, com observância ao Estatuto e ao Regimento Geral da UNINOVE e a legislação educacional pertinente, ouvido, no que couber, a Pró-Reitoria Acadêmica.

Art. 13 - Esta Resolução entra em vigor na data de publicação, aplicando-se aos alunos matriculados nas grades vigentes a partir do 1º semestre de 2004.

Art. 14 – Ficam convalidadas as atividades complementares realizadas pelos discentes matriculados nas turmas em andamento, respeitando-se a legislação educacional vigente.

Art. 15 – Os alunos ingressantes a partir do 1º semestre de 2006 deverão cumprir a carga horária de atividades complementares até o penúltimo semestre letivo do curso inclusive, constituindo-se, assim, como pré-requisito para a promoção ao último semestre letivo do curso.

Parágrafo único. A carga horária de atividades complementares relativa ao último semestre letivo do curso poderá ser cumprida antes ou durante esse último semestre letivo. Art. 16 – Fica revogada a Resolução UNINOVE n.º 001, de 23 de janeiro de 2004.

(6)

2.OBJETIVOS

− Complementar os conteúdos não previstos na Matriz Curricular.

− Reconhecer habilidades e competências dos estudantes adquiridas fora do ambiente acadêmico.

− Estimular a prática de estudos independentes e aprimoramento profissional.

− Trazer as realidades regionais para o contexto de sua graduação.

− Contribuir para a formação do cidadão, visando seu bem-estar físico e mental.

− Valorizar a participação em ações comunitárias e sociais.

(7)

3. ATIVIDADES PERMITIDAS

Há diversas atividades permitidas, mas deve ser considerado o aspecto descrito no item 1, deste guia:

Atividades Descrição Documentação Comprobatória

Trabalho Voluntário

Apoio social comunitário voluntário prestado

em creches, hospitais, asilos,

etc.

Declaração expedida pelo órgão competente, com a função, desde que não seja na área acadêmica do aluno, tempo que exerce esta atividade e carga horária. Modelo disponível pela

Central do Aluno.

Curso de Língua Estrangeira

Participação em cursos de idioma

Certificado ou Declaração com período e carga horária cursada até a presente data.

Obs. Só aceitamos certificados de conclusão de módulo, com CH e período cursado. Declarações de matrícula não são aceitas.

Exposições, Visitas, Museu, Cinema, Teatro

e Eventos

Atividades Culturais

Declaração, Ingresso, Crachá, Folders (Assinado, datado e carimbado), Certificados dos Organizadores do evento

preenchimento da ficha de atividade

Obs. Atividade externa, logo, é preciso que seja acompanhada por um docente da IES).

Curso de Informática

Cursos Extracurriculares

Certificado ou Declaração com período e carga horária cursada até a presente data.

Obs. Só é aceito certificados de conclusão de módulo, com CH e período cursado. Declarações de matrícula não são aceitas.

Cursos de Extensão

Cursos realizados na área especifica

do curso.

Certificado ou Declaração de Conclusão

Congressos

Congressos organizados por

qualquer instituição

Certificado ou declaração dos organizadores- preenchimento da ficha de atividade.

Obs. Atividade externa, logo, é preciso que seja acompanhada por um docente da IES.

TRE

Compromisso Eleitoral OBS.: 2º turno com comprovação serão acrescidas 10 horas na carga horária.

Licenciatura, Bacharelado e

Tecnologia

Declaração do TRE

Para casos que não estejam presentes acima, a UNINOVE aceita documentos de qualquer Instituição, desde que atendam aos nossos pré-requisitos de análise.

(8)

4 COMO SUBMETER AS ATIVIDADES

As atividades complementares devem ser apresentadas na secretaria dos polos ou das unidades. Ou enviadas para a coordenação do curso. Após o envio as atividades serão analisadas para o deferimento ou indeferimentos

4.1 Envio pela secretaria dos polos:

Acesso a central do aluno pelo endereço eletrônico http://www.uninove.br/ e seguir as orientações abaixo.

(9)

(10)

(11)

(12)
(13)
(14)
(15)

2. Eventos internos

Apontamentos referentes a Eventos Internos são realizados pela coordenação do curso.

Referências

Documentos relacionados

Na prá� ca o que vamos ver é que os Esta- dos Unidos de 1933 até 1937 vai ter um cres- cimento muito lento da sua economia e passa a se tornar novamente uma potência indus- trial e

Sendo assim, recomenda-se que no futuro esse produto seja testado com um grupo de alunos do referido ciclo, para avaliar a real contribuição da animação e interatividade no ensino

No que se refere à avaliação das disciplinas da modalidade Presenciais, na análise dos resultados das questões referentes ao trabalho desenvolvido nas disciplinas, observa-se que os

Divisão de Automação e Empreendedorismo Núcleo do Centro de Matemática, Ciências e Filosofia.. A partir do 9º ano EF ou A partir do

Brazil (dicas de filmes sobre Pós-Modernida- de) - é uma visão estilo pesadelo surrealista de um futuro perfeito onde a tecnologia reina suprema.. Todos são monitorados por uma

Catarina- “Tenho medo de ficar a comer sozinha, tenho medo que a professora me dê muitos trabalhos para fazer”. Aish- Tenho medo de ficar sozinha

No estudo de Vaughan foram realizadas mais de 800 ses- sões de RRDSC para se obter evidência de formação de classes de funcionais de estímulos (totalizando 205 reversões - com

Possui graduação em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Mestrado em Engenharia Urbana e Ambiental pela