• Nenhum resultado encontrado

EM BUSCA DO TESOURO DA FÉ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EM BUSCA DO TESOURO DA FÉ"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

EM BUSCA DO TESOURO DA FÉ

Caminhada Quaresmal 2014

Catequese do Seminário Passionista de Santa Maria da Feira

“A Igreja tem ao seu alcance uma pedagogia aprendida no Evangelho… que nos ensina a sair dos templos, a sermos ousados, criativos e generosos… Sentimos que o futuro está aí e que… é algo que devemos preparar desde já. Há um ministério de comunhão, esperança e bondade que queremos continuar a perseguir” (D. António Francisco, Bispo de Aveiro).

“O Evangelho convida, antes de tudo, a responder a Deus que nos ama e salva, reconhecendo-O nos outros e saindo de nós mesmos para procurar o bem de todos” (Papa Francisco in Exortação Apostólica “A Alegria do Evangelho”, nº 39).

Estes horizontes marcam as propostas desta caminhada: uma caminhada centrada na liturgia dominical, que nos leva a assumir compromissos concretos de conversão. Este é o tempo do desafio, da ousadia, do atrevimento… e nós atrevemo-nos a partir EM BUSCA DO TESOURO da nossa FÉ!

OBJETIVOS:

 Colocar a Palavra de Deus no coração do caminho para a Páscoa;

 Fazer da Quaresma, a partir da liturgia, tempo de descoberta da alegria do Evangelho;

 Viver em comunhão, enquanto comunidade, esta caminhada quaresmal;

 Sair de nós próprios para partilhar com os outros, na sociedade, o nosso maravilhoso Tesouro.

DINÂMICA:

Na Catequese:

Durante o encontro da catequese propõe-se que, no início ou no fim, se reserve um breve espaço de tempo para o lançamento da campanha em cada semana, que passa essencialmente pela entrega da «pista» da semana a cada catequizando, com a respetiva citação bíblica. Este momento pode ser enriquecido livremente por cada catequista (nomeadamente com a partilha do que cada um fez na semana anterior, e eventualmente a partilha do que o próprio catequista fez). Propõe-se, também, o incentivo à renúncia quaresmal, realizada individualmente ou em grupo, cuja receita poderia servir para a nossa contribuição, enquanto Catequese, para a Missão Passionista em Angola.

Catequese da Infância (apenas do 1º ao 4º Ano): Em casa, em família, devem construir um baú (caixa do tesouro), onde semanalmente os catequizandos guardarão o seu tesouro (desafio realizado); para ajuda com os desafios levarão, cada semana, uma proposta específica para eles.

Catequese da adolescência (já a partir do 5º Ano, e até ao 10º Ano): Cada ano prepara uma mensagem por grupo, mediante o desafio da semana e a citação bíblica semanal, que será guardado e colocado em lugares predefinidos da nossa cidade.

Na Igreja:

Será colocado no presbitério, junto à Cruz, na Quarta-Feira de Cinzas e a cada Domingo, um cartaz a imitar um post-it, onde se lança o desafio a realizar.

À entrada, estarão alguns pequenos baús com as pistas da semana, o desafio, a citação bíblica e as respetivas propostas, que as pessoas poderão levar, à semelhança de todos os catequizandos.

(2)

Para a Comunidade:

Serão dadas a conhecer as coordenadas dos locais (através do site da catequese, cartazes a colocar em estabelecimentos comerciais, etc.) onde estão escondidos os tesouros, um por semana; a comunidade deverá procurar o tesouro (mensagens) escondido pelos adolescentes (estilo geocaching). Estas mensagens devem ficar no mesmo lugar que as pessoas as encontrarem, podendo acrescentar alguma coisa.

No dia 12/04/2014, teremos uma caminhada solidária passando por todos os pontos onde foram escondidos os “tesouros”: os participantes que desejarem contribuir farão a inscrição

antecipadamente, com o custo de 5.00€, tendo direito a uma camisola onde estarão estampados os desafios da nossa dinâmica com o rosto de Jesus; as receitas reverterão a favor da Missão em Angola. A caminhada terá início no parque de estacionamento junto aos Bombeiros Voluntários da Feira pelas 16h30m, terminando junto ao Castelo. As inscrições poderão ser efetuadas ou na livraria do Seminário ou através das Catequistas-Delegadas de cada Ano, permitindo que cada ano recolha as inscrições e o seu pagamento a partir dos seus respetivos grupos, até ao final do mês de março.

Neste sábado a missa será às 15 horas (a via-sacra da catequese passará para outro dia).

DESAFIO A DESAFIO:

“Em busca do Tesouro da Fé”

Semana Desafio Citação Bíblica Propostas

Cinzas ESCUTA

Se hoje ouvirdes a voz do Senhor, não fecheis os vossos corações Cf. Mt 6, 1-6. 16-18

É tempo de… reconhecer que Deus me ama. Vou deixar que Deus me encontre.

E porque não… fazer o meu exame de consciência?

1ª Semana LIBERTA-TE

«Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus»

Cf. Mt 4, 1-11

É tempo de… não “fugir” de Deus. Vou aceitar que preciso de me converter.

E porque não… escrever as mudanças a que me proponho?

2ª Semana TRANSFORMA-TE

No meio da nuvem luminosa, ouviu-se a voz do Pai: «Este é o meu Filho muito amado: Escutai- O».

Cf. Mt 17, 1-9

É tempo de… me transformar.

Vou escutar mais os que me rodeiam (e falar menos).

E porque não… menos tempo a ver televisão, na internet, etc.?

3ª Semana ORIENTA-TE

Senhor, Vós sois o Salvador do mundo: Dai-nos a água viva, para não termos sede.

Cf. Jo 4, 5-42

É tempo de… escutar Deus no meu coração. Vou parar 5 minutos por dia para rezar.

E porque não… convidar alguém para rezar comigo?

4ª Semana DECIDE-TE

Eu sou a luz do mundo, diz o Senhor. Quem Me segue terá a luz da vida.

Cf. Jo 9, 1-41

É tempo de… ver o que há de bom no outro. Vou elogiar e abraçar alguém todos os dias.

E porque não… começar pelos que moram em minha casa?

(3)

5ª Semana RENOVA-TE

Eu sou a ressurreição e a vida, diz o Senhor. Quem acredita em Mim nunca morrerá.

Cf. Jo 11, 1-45

É tempo de… acreditar que o Senhor é misericordioso. Vou reconciliar-me com Deus.

E porque não… pedir perdão a quem ofendi?

Ramos MANIFESTA-TE

Cristo obedeceu até à morte e morte de cruz. Por isso Deus O exaltou e Lhe deu um nome que está acima de todos os nomes.

Cf. Mt 26, 14 – 27, 66

É tempo de… manifestar a Fé.

Vou participar nas celebrações do Tríduo Pascal.

E porque não… levar alguém comigo?

Páscoa VIVE

Ele tinha de ressuscitar dos mortos.

Cf. Jo 20, 1-9

É tempo de… viver esta alegria.

E porque não… partilhá-la (por sms, facebook, carta…)?

DESAFIOS-EXTRA para a Catequese da Infância (1º ao 4º ano):

Motivação (a ser realizada pelo/a Catequista junto do seu grupo no primeiro encontro após a paragem de Carnaval, mais ou menos nos seguintes moldes):

Aceitam um desafio? Acredito que sim! Vocês gostam de aventuras, e esta é uma aventura muito especial! Estamos a começar um tempo muito importante: a Quaresma, os 40 dias de caminhada para a grande festa dos cristãos – a Páscoa da Ressurreição. Este vai ser um tempo de descobertas para construirmos um grande Tesouro!

Sim é verdade, há tesouros que nos limitamos a descobrir, mas há também tesouros que construímos! Este vai ser um misto dos dois: descobrir e construir! Para isso, cada um de vós vai receber em cada semana uma nova «pista» que vos levará a novas aventuras de

conhecimento e relação… Mas, por enquanto, não vos posso revelar muito mais…

Primeira fase: cada um tem de construir a sua Caixa do Tesouro. Lembrem-se que é aí que vão guardar as vossas descobertas… Tendes em casa muitas coisas que podem servir… talvez uma caixa de sapatos, ou aquele baú pequenino que está no sótão dos avós… Ou então fazem vocês a vossa própria Caixa, decorada e bonita para receber algumas «joias». Podem sempre pedir a ajuda dos pais, avós, ou outra pessoa que tenha jeito para isso. Quando estiver pronta,

colocam-na num lugar onde possa estar (quase) sempre à vista de quem está em casa: para este Tesouro, é a melhor maneira de estar bem seguro!

Agora, com a Caixa do Tesouro pronta, podem começar a aventura desta descoberta seguindo a primeira pista…

PRIMEIRA PISTA:

Evangelho (Mt 4, 1-4): Naquele tempo, Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto, a fim de ser tentado pelo Diabo. Jejuou quarenta dias e quarenta noites e, por fim, teve fome. O tentador aproximou-se e disse-lhe: «Se és Filho de Deus, diz a estas pedras que se transformem em pães».

Jesus respondeu-lhe: «Está escrito: ‘Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus’».

Primeiro domingo da Quaresma: Jesus é tentado! Tem de fazer escolhas: o que será melhor? Qual o caminho a seguir?... Para encontrar as respostas parte da sua confiança no Pai, e responde a partir do conhecimento que tem do que está escrito, ou seja da Palavra de Deus na Bíblia.

(4)

Acreditar em Deus é confiar n’Ele! Saber que Ele quer o melhor para nós, e que escutar a sua Palavra nos ajuda a ter uma vida boa, verdadeira, bela, plena, feliz.

Desafio

Encontra seis palavras nesta sopa de letras e faz com elas uma frase que começa assim:

“A Fé é

_______________________________

_______________________________

_______________________________

_______________________________

_______________________________”

Joia do Tesouro: “Livre como Jesus!”

Porque confias em Deus, faz aqui a tua própria oração, dizendo-Lhe o que deves mudar na tua vida para te LIBERTARES de algo menos bom e seres mais parecido com Jesus. Depois guarda esta “Joia”

na tua Caixa do Tesouro:

SEGUNDA PISTA:

Evangelho (Mt 17, 1-2. 5): Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e levou-os, em particular, a um alto monte e transfigurou-Se diante deles: o seu rosto ficou

resplandecente como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. (…) Da nuvem uma voz dizia: «Este é o meu Filho muito amado, no qual pus toda a minha complacência. Escutai-O».

Segundo domingo da Quaresma: Jesus transfigura-se. Os seus amigos Pedro, João e Tiago podem ver toda a luz que vem Jesus. Ficam espantados por perceberem diante de quem estão: Jesus é o Filho de Deus, o próprio Deus que caminha com eles. A voz que vem da nuvem confirma isso mesmo e faz um convite: escutar Jesus! A Deus não O vemos… mas em Jesus, porque é Deus e Homem, podemos aproximar-nos mais de Deus, porque o próprio Deus se aproxima de nós! Que bom é termos Jesus! Ele é o mais precioso Tesouro que o Céu nos oferece! Acreditar é conhecer, escutar, seguir, imitar, amar Jesus… Escutar e falar com Ele (ou seja: rezar) para que Ele nos ajude a transformar a nossa vida, para a tornar mais bonita e verdadeira.

Desafio:

Em Jesus, Deus faz-se próximo, torna-se visível… Num desenho (numa folha à parte), mostra como imaginas Deus. Depois guarda essa Joia na tua Caixa do Tesouro.

Joia do Tesouro: “Transformar-se é possível!”

Esta semana faz um esforço por ver menos televisão e não gastes tanto tempo com os teus jogos individuais, para assim teres mais tempo para escutar os outros e o próprio Jesus.

R T Y U X S Q Q Z B A C R E D I T A R K W X H Z M V Ç O J G F A S H U I Q N Y P G M V U G D V S N A I O T P O A L E S L E R Q D E U S T R A S J I E K X A B F V B C O N F I A R Ç R X L Y G I O D Z H A

(5)

TERCEIRA PISTA:

Evangelho (Jo 4, 5-7. 13-14): Naquele tempo, chegou Jesus a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, junto da propriedade que Jacob tinha dado a seu filho José, onde estava o poço de Jacob.

Jesus, cansado da caminhada, sentou-Se à beira do poço. Era por volta do meio-dia. Veio uma mulher da Samaria para tirar água. (…) Disse-lhe Jesus: «Todo aquele que bebe desta água voltará a ter sede. Mas aquele que beber da água que Eu lhe der nunca mais terá sede: a água que Eu lhe der tornar-se-á nele uma nascente que jorra para a vida eterna».

Terceiro domingo da Quaresma: Jesus oferece-nos a “água viva”, a Sua própria Vida, que sacia a nossa sede de felicidade. Acreditas nisto? Então, pede-Lhe do fundo do teu coração, que Ele te comunique o Seu Espírito para que seja sempre Ele a orientar a tua vida!

Desafio:

Escreve no lugar certo os “frutos” com que o Espírito Santo nos faz viver: Paz, Amor, Perdão, Oração, Justiça, Respeito, Verdade, Paciência, Serviço, Partilha, Confiança, Humildade, Esperança.

E S P I R I T O S A N T O Joia do Tesouro: “Sempre bem orientado!”

Cada dia da semana escolhe um Fruto do Espírito Santo e pede a Jesus, na oração (se possível em família), que te ajude a orientares a tua vida de modo a que consigas produzir esses frutos e, assim, te sentires muito feliz. Aponta neste espaço os Frutos que fores pedindo a Jesus:

QUARTA PISTA:

Evangelho (Jo 9, 1. 6. 35-38): Naquele tempo, Jesus encontrou no seu caminho um cego de nascença. Cuspiu em terra, fez com a saliva um pouco de lodo e ungiu os olhos do cego. (…) «Tu acreditas no Filho do homem?». Ele respondeu-Lhe: «Quem é, Senhor, para que eu acredite n'Ele?». Disse-lhe Jesus: «Já O viste: é quem está a falar contigo». O homem prostrou-se diante de Jesus e exclamou: «Eu creio, Senhor».

(6)

Quarto domingo da Quaresma: Este homem do Evangelho, não só recuperou a sua visão, como descobriu que Jesus era o Filho de Deus… E acreditou n’Ele! Por isso afirmou: «Eu creio, Senhor».

Desta maneira demonstrou que estava decidido a seguir Jesus, de olhos bem abertos para ver os outros com o mesmo olhar amigo de Jesus.

Desafio

Esta é a Semana dos Abraços! Vais estar muito atento aos outros, pensando no que Jesus sente pelas pessoas que te rodeiam. Procura elogiá-las e dá-lhes muitos abraços, cheios de carinho e amizade!

Joia do Tesouro: “Estou decidido!”

Jesus é a “Luz do Mundo”. Esta semana deves tomar a decisão de olhar para todos os que te

rodeiam, com muito, muito carinho. Aponta neste espaço todas as pessoas que abraçaste e trataste com todo o teu carinho. Como ficará tão “cheio” o teu tesouro com a presença de todas essas pessoas!

QUINTA PISTA:

Evangelho (Jo 11, 3. 25-27): Naquele tempo, as irmãs de Lázaro mandaram dizer a Jesus: «Senhor, o teu amigo está doente». (…) Disse-lhe Jesus: «Eu sou a ressurreição e a vida. Quem acredita em Mim, ainda que tenha morrido, viverá; e todo aquele que vive e acredita em Mim nunca morrerá.

Acreditas nisto?». Disse-Lhe Marta: «Acredito, Senhor, que Tu és o Messias, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo».

Quinto domingo da Quaresma: Nem mesmo a morte pode levar a melhor sobre Jesus, o Filho de Deus: Ele é o Salvador do Mundo! Daí que não devemos ter medo de nos aproximarmos de Jesus para que Ele limpe os nossos pecados e nos renove para que, cada dia, possa sobressair mais a própria Vida de Jesus que habita em nós.

Desafio

Para nos renovarmos precisamos de cultivar a humildade! Só dessa maneira serei capaz de pedir perdão a Jesus pelos meus erros, mas também de pedir desculpa quando ofendo ou magoo alguém com as minhas palavras e atitudes. Pensa um bocadinho naquilo que é importante mudar na tua vida, nos teus pensamentos, nas tuas palavras, nas tuas ações… O que podes fazer melhor na tua relação com Deus? E com as outras pessoas? Tira tempo esta semana para te renovares!

Joia do Tesouro: “Renovado pelo perdão de Jesus!”

Guarda na Caixa do teu Tesouro, para poderes rezar todos os dias com muita confiança, esta pequenina oração:

Meu Deus, porque sois tão bom, tenho muita pena de Vos ter ofendido. Ajudai-me a não tornar a pecar.

(7)

SEXTA PISTA:

Evangelho (Mt 27, 45-50): Desde o meio-dia até às três horas da tarde, as trevas envolveram toda a terra. E, pelas três horas da tarde, Jesus clamou com voz forte: «Eli, Eli, lemá sabactáni?», que quer dizer: «Meu Deus, meu Deus, porque Me abandonastes?». Alguns dos presentes, ouvindo isto, disseram: «Está a chamar por Elias». Um deles correu a tomar uma esponja, embebeu-a em vinagre, pô-la na ponta duma cana e deu-Lhe a beber. Mas os outros disseram: «Deixa lá. Vejamos se Elias vem salvá-l’O». E Jesus, clamando outra vez com voz forte, expirou.

Sexto domingo da Quaresma (Ramos): Os ramos recordam a entrada triunfal de Jesus em

Jerusalém. Depois, seguimos os últimos momentos da vida de Jesus. Ele morre na cruz para que nós tenhamos Vida. A sua ressurreição é a certeza de que também nós podemos partilhar do Paraíso.

Desafio:

Durante a próxima semana, a Semana Santa, vivemos os momentos mais importantes da vida de Jesus. Procura participar nas celebrações, com a tua família, para que esta seja, na verdade, uma semana santa com Jesus.

Assinala as celebrações e atividades em que participaste, manifestando a tua fé em Jesus:

“Em busca do Tesouro da Fé” Dia 12 de abril – 15h (missa) e 16h30m (caminhada) Entrada Triunfal Dia 13 de abril – 14h30m

Celebração de Quinta-Feira Santa Dia 17 de abril – 19h30m (nos Passionistas) Celebração de Sexta-Feira Santa Dia 18 de abril – 19h (nos Passionistas) Via-Sacra Dia 18 de abril – 21h30m (Grupo Gólgota) Vigília Pascal Dia 19 de abril – 21h30m (nos Passionistas) Missa de Domingo de Páscoa Dia 20 de abril (horários de Domingo)

Joia do Tesouro: “Eu manifesto e vivo a minha fé!”

Participa na Caminhada “Em busca do Tesouro da Fé”, manifestando desse modo, publicamente, o teu amor a Jesus! Leva contigo a tua Caixa do Tesouro pois, no final da caminhada, receberás a tua última joia, a mais preciosa de todas!!!

Referências

Documentos relacionados

Ainda na última parte da narrativa, outro “milagre” acontece: Grenouille apa- rece, de súbito, em meio ao povo, destampa uma pequena garrafa que trazia consi- go, borrifa-se com

As mulheres travam uma história de luta por reconhecimento no decorrer do tempo sistematicamente o gênero masculino dominava o feminino, onde prevalecia a hierarquização do sexo

Atualmente o predomínio dessas linguagens verbais e não verbais, ancorados nos gêneros, faz necessário introduzir o gênero capa de revista nas aulas de Língua Portuguesa, pois,

ado a necessidade de modificar o pré- se manter o dorso do frango à 95C por 30 minutos, este procedimento desnaturava o colágeno, formando um gel scrito

Diante disto o objetivo deste trabalho foi avaliar a extração de antocianinas a partir do repolho roxo (Brassica oleracea), em diferentes condições de pH, temperatura e

Essas duas pesquisas utilizaram somente uma tarefa para avaliação da habilidade de atribuição de crença falsa, o que dificultou a verificação das associações entre

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

Persistência de ação: 10-12 dias Nº máximo de aplicações: 1 (estufa) 2 (ar livre) 3 Alternaria (Alternaria solani) Míldio (Phytophthora infestans) Cenoura Oídio (Erysiphe