• Nenhum resultado encontrado

INSTITUTO EDUCACIONAL ALVORADA PLUS - PORTUGUÊS - PROF. PAULO Resumo de sintaxe - TERMOS ESSENCIAIS São os termos sem os quais é impossível estruturar uma oração. São eles:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INSTITUTO EDUCACIONAL ALVORADA PLUS - PORTUGUÊS - PROF. PAULO Resumo de sintaxe - TERMOS ESSENCIAIS São os termos sem os quais é impossível estruturar uma oração. São eles:"

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

INSTITUTO EDUCACIONAL ALVORADA PLUS - PORTUGUÊS - PROF. PAULO Resumo de sintaxe

- TERMOS ESSENCIAIS

São os termos sem os quais é impossível estruturar uma oração. São eles: Sujeito e Predicado.

1) Sujeito é um termo que possui duas definições: é aquele que pratica a ação explicitada pelo verbo, o que nem sempre é verdade. Na frase: “Paulo foi assaltado”, Paulo é o sujeito, porém ele não pratica a ação, ele a sofre, portanto é um sujeito paciente. Sujeito é o termo que concorda com o verbo.

Dentro da definição de sujeito, tem-se:

a) Sujeito simples: apenas um núcleo  “Paulo viajou”. Há apenas um núcleo (Paulo)

b) Sujeito composto: mais de um núcleo  “Adão e Eva morreram”. Há dois núcleos (Adão e Eva) c) Sujeito oculto, elíptico ou desinencial: apesar de não vir explícito na oração,é possível identificá- lo pelo verbo  “Fui ao mercado cedo”. A forma verbal “fui” pede a primeira pessoa do singular (Eu fui). Logo, apesar de estar “escondido”, o sujeito “eu” pode ser definido através da conjugação do verbo.

d) Sujeito indeterminado: não se pode dizer com clareza quem é o praticante da ação  “Falaram de você”. O verbo no plural (Falaram) deixa muito vago quem é o autor da ação, sendo impossível identificá-lo. Outra forma de apresentar o sujeito indeterminado é com a presença da partícula (ou índice) de indeterminação do sujeito, “se”  Aluga-se casas. (não se sabe exatamente quem aluga as casas)

2. Predicado é o que se fala sobre o sujeito.

“Marcos foi assaltado”  “Marcos” é o sujeito, “foi assaltado” é o predicado.

O predicado é classificado em:

a) O predicado nominal: tem como núcleo um nome, ou seja, substantivo ou adjetivo.

Existem alguns verbos que são chamados de verbos de ligação. São verbos que indicam

essencialmente um estado e, num predicado, não têm valor de verbo. São os principais: ser, estar, permanecer, continuar, andar, ficar e tornar-se  “Cassia era uma moça nova”. Sujeito: Cassia.

Predicado: era uma moça nova. O verbo “ser” é de ligação, portanto, é um predicado nominal.

b) O predicado verbal possui como núcleo um verbo que não é de ligação  “Cassia comprou um carro”. Sujeito: “Cassia”. Predicado: “comprou um carro”. O verbo não é de ligação, portanto temos um predicado verbal.

c) O predicado verbo-nominal tem dois núcleos: um nominal e um verbal  “Cassia sorriu feliz”. É como se disséssemos “Cassia sorriu (e estava) feliz”. Sujeito: “Cassia”. Predicado: “sorriu feliz”.

Temos como núcleos um verbo e um adjetivo, portanto predicado verbo-nominal.

- TIPOS DE VERBO

1) Verbo Intransitivo: é aquele que traz em si a ideia completa da ação, sem necessitar, portanto, de um outro termo para completar o seu sentido. Exemplo: “O avião caiu”. O verbo cair é intransitivo, pois encerra um significado completo.

2) Verbo Transitivo: é o verbo que vem acompanhado por complemento: quem sente, sente algo;

quem revela, revela algo a alguém. O sentido desse verbo necessita de complementos (objetos) para adquirir sentido completo. São três tipos:

(2)

a) Transitivo Direto: é quando o complemento vem ligado ao verbo diretamente, sem preposição obrigatória. Exemplo: Nós escutamos nossa música favorita.

b) Transitivo Indireto: é quando o complemento vem ligado ao verbo indiretamente, com preposição obrigatória. Exemplo: Eu gosto de sorvete.

c) Transitivo Direto e Indireto: é quando a ação contida no verbo pede um complemento direto, sem preposição, e outro indireto, com preposição. Exemplo: Ela contou tudo ao namorado.

- TERMOS LIGADOS AO VERBO

1. Objeto direto: completa o sentido do verbo sem preposição obrigatória. Exemplo: Os pássaros fazem seus ninhos.

2. Objeto indireto: completa o sentido do verbo por meio de preposição obrigatória. Exemplo: A decisão cabe ao diretor.

3. Adjunto adverbial: liga-se ao verbo, não para completá-lo, mas para indicar circunstância em que ocorre a ação. Exemplo: O cortejo seguia pelas ruas.

4. Agente da passiva: liga-se a um verbo por meio de preposição para indicar quem executou a ação no sujeito paciente. Exemplo: O fogo foi apagado pela água.

- TERMOS LIGADOS AO NOME

1. Adjunto adnominal: caracteriza o nome a que se refere sem a mediação de verbo. Exemplo: As fortes chuvas de verão estão caindo.

2. Predicativo do sujeito: caracteriza o sujeito a que se refere sempre por meio de um verbo de ligação. Meu irmão parecia doente.

3. Predicativo do objeto: caracteriza o objeto a que se refere. Exemplo: Preciso comprar frutas frescas.

4. Aposto: termo de núcleo substantivo, que se liga a um nome para identificá-lo. O aposto é sempre um equivalente do nome a que se refere e geralmente aparece entre vírgulas, resumindo ou

explicando o substantivo. Exemplo: O tempo, inimigo impiedoso, foge apressado.

5. Complemento nominal: liga-se ao nome por meio de preposição obrigatória e indica o alvo sobre o qual se projeta a ação. Exemplo: Procederam à remoção das pedras.

4. Vocativo: termo isolado, que indica a pessoa a quem se faz um chamado. Vem sempre entre vírgulas e admite a anteposiçãoo da interjeição “ó”. Exemplo: Amigos, eu os convido a sentar.

Referências

Documentos relacionados

O caso é que essa questão estética não parece ter feito diferença para os olhos do mercado, pois o HB20 permaneceu entre os automóveis mais ven- didos do Brasil?. Em agosto, o

Como a tecnologia atual de união dos componentes para formação do calçado baseia-se, em grande parte, nos adesivos, a possibilidade de substituição dos materiais utilizados

Para o doce de umbu verde o uso de goma xantana provocou o maior aumento de a* em relação às outras formulações; para o doce de umbu maduro as formulações com amido modifi

Adriana Lira Sanches Agenildo Bentes da Silva Alcilânia da Cunha Lima Alex da Silva Almeida Alex José Brito Silveira Aline Costa de Sena Almira da Silva Pessoa Ana Carolina

2) Verbo Transitivo ‐ É o verbo que vem acompanhado por complemento: quem sente, sente algo; quem revela, revela algo a alguém.. (Sujeito + Verbo =

Grupos-alvo Grupos de Agricultura e comunidades rurais Filiação em rede/Federação/União FONGTIL, Rede HASATIL.. Principais parceiros/Financiadores CRS Timor

A coletânea, que conta com a contribuição de mais de duzentos autores, compilou os principais estudos acerca dos mais atuais debates deste ramo do Direito, sistematizando­os em

Transitivo Indireto: O verbo precisa de um complemento e se liga ao núcleo desse objeto por meio de uma preposição. Verbos transitivos indiretos têm