• Nenhum resultado encontrado

Elias, Simone Rodrigues S. é Doutoranda em História das Ciências e Educação Científica, Centro de Física da Universidade de Coimbra - CFisUC e servidora do Laboratório Nacional de Computação Científica - LNCC-Brasil.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Elias, Simone Rodrigues S. é Doutoranda em História das Ciências e Educação Científica, Centro de Física da Universidade de Coimbra - CFisUC e servidora do Laboratório Nacional de Computação Científica - LNCC-Brasil. "

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

255

Notas Biográficas

Barbosa, José Luís dos Santos é licenciado em História, com menor em Estudos Europeus, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Atualmente frequenta o Mestrado em História, na variante de História Moderna, na mesma instituição.

Cruz, Maria Antonieta doutorou-se em História Moderna e Contemporânea (1994) na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e fez a Agregação na mesma Faculdade, é docente aposentada do Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais desta Faculdade. É investigadora e membro do Conselho Científico do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória (CITCEM - FLUP). As suas principais áreas de investigação são em História política, social e económica dos séculos XIX e XX, em particular as questões relacionadas com o estudo da Burguesia, das Elites, das Eleições e dos Sistemas Eleitorais.

Elias, Simone Rodrigues S. é Doutoranda em História das Ciências e Educação Científica, Centro de Física da Universidade de Coimbra - CFisUC e servidora do Laboratório Nacional de Computação Científica - LNCC-Brasil.

Guimarães, Hélder. Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), é Mestre em História Contemporânea pela mesma faculdade. É investigador do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória (CITCEM - FLUP). As suas áreas científicas de investigação são a História social, económica e política do séc. XIX, História da Igreja e História das Misericórdias.

Lopes, Ana Isabel Alves licenciou-se em História, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em 2017. Atualmente, frequenta o mestrado em História e Património, na mesma instituição.

Major, Daniela licenciada em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, possuí um mestrado em História Intelectual pela Universidade de Saint Andrews.

Atualmente, prepara uma nova dissertação de mestrado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas sobre a circulação de conceitos e ideias entre França e Portugal no final do século XVIII e começo do XIX.

Marinho, Duarte M. M. de Babo é mestre em História Medieval e do Renascimento (FLUP, 2013), Doutor em História (FLUP, 2017) e investigador do CEPESE (Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade). Tem na Diplomacia, Espionagem e na Heráldica medieval as suas principais áreas de interesse.

Martins, Décio Ruivo é Professor do Centro de Física da Universidade de Coimbra CFisUC, Coordenador do Doutoramento em História das Ciências e Educação Científica e Membro da Comissão Científica do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.

Peralta García, Beatriz é Profesora Titular na Universidade de Oviedo, doutora em

História e Licenciada em Filologia Portuguesa pela Universidade de Salamanca, e

Licenciada em História pela Universidade de Coimbra. Entre as suas publicações recentes

destacam El noble ejemplo de España: Poesía portuguesa de la Guerra de la

Independencia (1808-1814). Estudio crítico y corpus bilingüe anotado, Madrid,

(2)

256 Ministerio de Defensa, 2015, em colaboração com a Professora Doutora Gabriela Gândara Terenas; La memoria vivida y la memoria contada. Portugal y la difusión popular de la historia en la novela histórica de actualidad , Cádiz, Universidad de Cádiz, 2017; “El Partido Socialista Portugués y la literatura de combate. La obra literaria de Ernesto da Silva”, Revista Historia Autónoma, nº 11, septiembre de 2017, pp. 89-107; y

“Aproximación a la vida y a la obra de Ernesto da Silva”, Historia Social. Fundación Instituto de Historia Social, U.N.E.D. Valencia, nº 89, 2017 (III), pp. 53-71.

Pereira, Hugo Silveira Investigador de pós-doutoramento no Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (Universidade NOVA de Lisboa) e no Institute of Railway Studies (Universidade de York), onde desenvolve um projeto sobre a política ferroviária portuguesa nas antigas colónias de África e Ásia (financiado por fundos nacionais, ref.ª SFRH/BPD/95212/2013). Antigo Visiting Scholar no History Department do Massachusetts Institute of Technology (Cambridge, Massachusetts). Publicou e apresentou vários artigos sobre história dos caminhos-de-ferro em Portugal e no Ultramar.

Rei, Pedro Silva. Nasceu em Lisboa em 1991. Licenciou-se em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa em 2014. Em 2017 concluiu o Mestrado em História Contemporânea dos séculos XIX e XX na mesma Faculdade. Colabora com o Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa.

Silva, Ricardo Barbosa da é licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2009). Em 2016, na mesma instituição, concluiu o Mestrado em Estudos Medievais, com a dissertação intitulada “As Ordens Militares do Hospital e do Templo no Entre-Cávado-e-Minho nas inquirições de Duzentos”.

Topa, Francisco (n. Porto, 1966) é Professor Associado do Departamento de Estudos

Românicos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, lecionando nas áreas de

Literatura e Cultura Brasileiras, Crítica Textual, Literaturas Africanas de Língua

Portuguesa e Literaturas Orais e Marginais. Doutorou-se em Literatura, em 2000, na

mesma Faculdade, com uma tese sobre o poeta barroco Gregório de Matos. Obteve em

2016, também na FLUP, o título de Agregado em Estudos Literários, Culturais e

Interartísticos, especialidade de Literatura e Cultura.

Referências

Documentos relacionados

Este dado diz respeito ao número total de contentores do sistema de resíduos urbanos indiferenciados, não sendo considerados os contentores de recolha

Figura 7.27 – Representação gráfica da distribuição da tensão principal 1 e 2 obtida através do MEF, RPIM e NNRPIM nos casos de sarcomas ósseos estudados na zona de interesse

Para al´ em disso, quando se analisa a rentabilidade l´ıquida acumulada, ´ e preciso consid- erar adicionalmente o efeito das falˆ encias. Ou seja, quando o banco concede cr´ editos

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

O primeiro conjunto de artigos, uma reflexão sobre atores, doenças e instituições, particularmente no âmbito da hanse- níase, do seu espaço, do seu enquadramento ou confinamen- to

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

Na experiência em análise, os professores não tiveram formação para tal mudança e foram experimentando e construindo, a seu modo, uma escola de tempo

Muito embora, no que diz respeito à visão global da evasão do sistema de ensino superior, o reingresso dos evadidos do BACH em graduações, dentro e fora da