• Nenhum resultado encontrado

BIBLIOTECA CENTRAL Histórico

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "BIBLIOTECA CENTRAL Histórico"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

BIBLIOTECA CENTRAL

Histórico

A Biblioteca Central foi criada em 18 de outubro de 1972, como Órgão Suplementar da Universidade Estadual de Londrina, por meio da Resolução 123/72. Estava vinculada academicamente ao Centro de Educação, Comunicação e Artes e subordinada, administrativamente, à Reitoria. Coordenava os serviços das bibliotecas setoriais mantidas pelas antigas faculdades.

Em 1981, em decorrência de uma nova estrutura organizacional, e visando a facilitar o acesso à informação, foram unificadas as bibliotecas setoriais localizadas no campus universitário. Dessa forma, reuniu-se os acervos das 04 bibliotecas setoriais (CCB, CCH, CCE e CESA), permanecendo apenas as duas bibliotecas setoriais como extensão da Biblioteca Central fora do campus universitário: Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde e Biblioteca Setorial de Odontologia.

Em outubro de 1989 nascia mais uma biblioteca setorial localizada fora do campus: a Biblioteca Setorial do Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos.

Em 2004, por meio da Resolução do Conselho Universitário 01 e 02, de 22 de janeiro de 2004, e do Ato Executivo 022/2004, a Biblioteca Central passou a ser órgão de apoio da UEL, subordinada administrativamente à Reitoria.

Ainda em 2004, comprovando-se que a área física da Biblioteca Central estava integralmente comprometida, buscou-se recursos para a construção de 853m2 na zona oeste do campus. Passados vinte e quatro anos de centralização dos acervos, surgia a primeira biblioteca setorial dentro do campus universitário, inaugurada em agosto de 2005, albergando parte da coleção bibliográfica dos cursos oferecidos pelo CECA, CESA, CLCH e CEFE. Essa alternativa desafogou em parte o acervo bibliográfico da BC, embora não tenha solucionado o problema.

O Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Londrina (SB/UEL) tem por finalidade apoiar as Unidades de Ensino da Universidade, nas funções de ministrar ensino, realizar pesquisa e desenvolver programas de extensão.

Compreende a Biblioteca Central, que centraliza em um único espaço físico todo o acervo concernente às áreas Biológicas, Exatas, Agrárias e Tecnológicas, as Bibliotecas Setoriais do Centro de Ciências da Saúde-CCS, que atende aos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, da Clínica Odontológica

(2)

Universitária-COU que atende ao Curso de Odontologia, do Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos-EAAJ, que atende aos estagiários da área jurídica, e da Biblioteca Setorial de Ciências Humanas (alunos e professores da área de humanidades), esta ainda não instituída formalmente, em vista do novo Regimento da BC não estar aprovado pelas instâncias superiores da UEL.

Missão

A Biblioteca Central tem por missão promover o acesso, a recuperação e a transferência da Informação para toda a comunidade universitária, de forma atualizada, ágil e qualificada, visando contribuir para a formação profissional do cidadão, colaborando, dessa forma, no desenvolvimento científico, tecnológico e cultural da sociedade como um todo.

Possui em seu acervo obras de todas as áreas do conhecimento, com a finalidade de dar suporte ao Ensino, Pesquisa e Extensão. Atende todos os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pela UEL.

Estrutura Administrativa

Conta com a seguinte estrutura administrativa:

1. Conselho Deliberativo (é o órgão de deliberação superior, presidido pelo Vice-Reitor e coordenado pelo Diretor da Biblioteca Central);

2. Diretor;

3. Comissão de Biblioteca (tem caráter consultivo, assessorando a BC na otimização de seus serviços em benefício da educação e da cultura. É composta por um docente representante de cada Centro de Estudos, três representantes discentes, Chefes das Divisões de Formação e Desenvolvimento da Coleção e de Referência da BC, sendo presidida pelo diretor da Biblioteca);

4. Secretaria Executiva (unidade de apoio técnico-administrativo da Diretoria, à qual está subordinada);

5. Divisão de Formação e Desenvolvimento de Coleções;

6. Divisão de Processos Técnicos;

7. Divisão de Referência;

8. Divisão de Circulação;

(3)

9. Divisão de Bibliotecas Setoriais (compreende a Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde (BS/CCS), Biblioteca Setorial da Clínica Odontológica Universitária (BS/COU), Biblioteca Setorial do Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos (BS/EAAJ), e Biblioteca Setorial de Ciências Humanas (BS/CH).

Tabela 1: Número de servidores na Biblioteca da UEL – 2000 a 2011

Fonte: PRORH/DAS/DCS

Gráfico 1: Número de servidores na Biblioteca da UEL – 2000 a 2011

81 78 77 82 77 78 84 83 78 77 80 80

1 1 1 1 1 1 0 0 0 0 1 1

0 20 40 60 80 100

2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011

Técnicos-Administr. Docentes

Tabela 2: Número de estagiários na Biblioteca da UEL – 2000 a 2011

Fonte: BC

OBS: (1) Além dos 19 estagiários em 2011, da PROGRAD, tivemos 02 estagiários do curso de biblioteconomia que foram contratados pela PROPPG, prestando serviços na BC, de normalização das Revistas SEMINA da UEL, e na Biblioteca Digital.

(4)

Acervo Bibliográfico

A coleção do Sistema de Bibliotecas compreende livros, e-books, periódicos, jornais, mapas, cartas, fotocópias, discos, fitas gravadas, partituras, microfilmes, cd’s, diapositivos e material similar que futuramente possa ser incluído nesta lista.

Serviços prestados pelo Sistema de Bibliotecas

Com o objetivo de promover o acesso e o uso da informação à comunidade universitária, o Sistema de Bibliotecas presta os seguintes serviços: empréstimo domiciliar; empréstimo entre bibliotecas; treinamento de acesso a bases de dados;

pesquisa no Portal da Capes e busca retrospectiva na coleção de livros e periódicos da BC/UEL; educação de usuários; visitas orientadas; comutação bibliográfica; normalização de documentos; solicitação de cópias via COMUT;

catalogação-na-publicação; reprodução de documentos e outros.

Realiza também serviço de Referência Virtual, atendendo a centenas de usuários, seja respondendo aos e-mails (Rede Internet) ou a questões formuladas através do formulário eletrônico Fale Conosco.

Atende ainda pelo Disque Normas, dando orientação pelo telefone quanto à formatação e normalização de documentos.

Implantou o sistema de “Chat” para atendimento on-line. O serviço surgiu da necessidade de se ampliar um canal de comunicação da Biblioteca com seus usuários.

Disponibiliza também a rede WI-FI para acesso à internet sem fio.

O Sistema de Bibliotecas disponibiliza, em seu site, outras facilidades aos usuários, quais sejam: horário de atendimento; regulamento de circulação e empréstimo; dados estatísticos; reserva e renovação de material bibliográfico;

solicitação de material de informação para fazer parte do acervo; prestação de contas dos livros adquiridos por compra e doação; doação e permuta de material bibliográfico etc. Os docentes poderão indicar livros para serem adquiridos pela Divisão de Formação e Desenvolvimento da Coleção, a qualquer momento. Os títulos solicitados podem ser aqueles indicados nas ementas das disciplinas como bibliografia básica ou complementar, bem como outros títulos para uso em laboratórios, pesquisa e extensão. A Política de Desenvolvimento da Coleção do Sistema de Bibliotecas da UEL estabelece que para livro-texto nacional será

(5)

adquirido 01 (um) exemplar para cada 10 (dez) alunos. No caso do livro-texto importado será adquirido apenas um exemplar de cada título. Para os livros de leitura complementar será adquirido apenas 01 (um) exemplar para cada disciplina, exceto nos casos em que haja demanda. Os casos especiais serão estudados pela Comissão de Biblioteca.

Tudo isso pode ser conhecido acessando o site da Biblioteca Central www.uel.br/bc/portal

Acompanhando as tendências tecnológicas, e visando ampliar ainda mais o diálogo permanente e direto com a comunidade universitária e externa, estamos também nas redes sociais. Acesse nosso Twitter, Blog e Youtube, e em fase de implantação o Facebook, Slideshare e Delicious.

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações

A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL, implantada em 2005, tem como objetivo dar maior visibilidade à produção científica, tecnológica e cultural gerada na UEL. Utiliza o Sistema Nou-Rau desenvolvido pela UNICAMP.

Disponibiliza teses, dissertações dos cursos em nível de pós-graduação (Stricto Sensu). Atualmente, o banco de dados da Biblioteca Digital da UEL conta com aproximadamente 1.680 trabalhos disponíveis e em texto completo, com 73.292 downloads.

A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL exerce papel de fundamental importância, considerada um grande diferencial para as avaliações de cursos junto a CAPES e MEC.

No Brasil, as universidades têm implementado bibliotecas digitais, visando democratizar o acesso à produção intelectual da comunidade acadêmico- científica.

A Biblioteca Digital da UEL compõe a Rede Brasileira de Bibliotecas Digitais de Teses e Dissertações, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). No âmbito internacional, faz parte da Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD), coordenado pela Virginia Institute of Technology and State University (Virginia Tech).

(6)

Portal de Periódicos Científicos da UEL-SEER

O Portal de Periódicos Científicos da UEL é um espaço virtual que reúne e divulga periódicos científicos correntes produzidos na Universidade Estadual de Londrina. O Portal utiliza o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER).

É um software desenvolvido para a construção e gestão de publicações periódicas eletrônicas. Esta ferramenta contempla ações essenciais à automação das atividades de editoração de periódicos científicos.

O Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) foi traduzido e customizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) baseado no software desenvolvido pelo Public Knowledge Project (Open Journal Systems) da Universidade British Columbia.

O Portal, conta com 21 títulos de periódicos científicos de acesso livre, como segue: Antíteses; ASSOBRAFIR Ciência; Discursos Fotográficos, Entretextos, Estudos Interdisciplinares em Psicologia, Geografia; Germinal:

Marxismo e Educação em Debate; Informação & Informação; Mediações: Revista de Ciências Sociais; Projetica; Portal de Cartografia; Revista de Direito Público;

Revista de Estudos Contábeis; Revista Espaço para a Saúde; Scientia Iuris;

Semina: Ciências Agrárias; Semina: Ciências Biológicas e da Saúde; Semina:

Ciências Exatas e Tecnológicas; Semina: Ciências Sociais e Humanas; Serviço Social em Revista; Signum: Estudos da Linguagem.

E-BOOKS

O Sistema de Bibliotecas da UEL, consciente de seu papel no acesso e difusão do conhecimento e desenvolvimento da pesquisa científica, incorporou ao seu acervo livros eletrônicos (os chamados e-books).

Trata-se de 1892 títulos de livros digitais das editoras Springer e Willey Blackwell, disponibilizados em textos completos, relacionados às áreas deArquitetura, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências da Terra e Meio Ambiente, Ciências da Vida, Ciências do Comportamento, Ciências Sociais, Design e Artes, Direito, Economia, Engenharias, Física e Astronomia, Humanas, Matemática e Estatísticas, Medicina (Veterinária e Saúde), Psicologia, Química e Web Design. Recentemente adquiriu-se 539 títulos da IEEE nas áreas de Engenharia, Computação, Tecnologia Wireless e Software, Energia, Telecomunicações e Tecnologia Biomédica.

(7)

Tabela 3: Evolução do Acervo – 2000 a 2011

Fonte: Relatórios da Divisão de Processos Técnicos/BC

(1) Recomendação do MEC: para cada 12 aluno, 1 exemplar de livro (2) Fascículos Nacionais e Importados;

(3) Outros Títulos: Discos, filmes, Mapas, fitas cassetes, CD-Rom, Fotos, Fitas de vídeo, DVD, Partituras, Disquetes, etc

Gráfico 2: Evolução do Acervo de Títulos de Livros - 2000 a 2011

85.180 87.874 95.954 102.087 108.119 114.526 119.779 125.559 131.430 135.937 140.824 147.224

50.000 70.000 90.000 110.000 130.000 150.000

2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011

Gráfico 3: Evolução do Acervo de Exemplares de Livros - 2000 a 2011

145.970 150.198 161.370 171.381 183.590 195.857 204.005 211.509 221.729 230.469 238.000 246.966

100.000 120.000 140.000 160.000 180.000 200.000 220.000 240.000

2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011

(8)

Gráfico 4: Evolução do Acervo de Títulos de Periódicos Nacionais - 2000 a 2011

2.960 3.018 3.215 3.332 3.429 3.478 3.581 3.679 3.946 4.029 4.100 4.126

0 1.000 2.000 3.000 4.000 5.000

2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011

Gráfico 5: Evolução do Acervo de Títulos de Periódicos Importados - 2000 a 2011

1.994 2.062 2.135 2.177 2.201 2.208 2.243 2.269 2.288 2.300 2.310 2.314

1.000 1.500 2.000 2.500 3.000

2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011

Gráfico 6: Evolução do Acervo de Fascículos de Periódicos Nacionais e Importados - 2000 a 2011

301.077 300.673 314.999 322.649 331.036 337.357 344.757 352.049 360.120 364.486 371.301 378.360

200.000 250.000 300.000 350.000 400.000

2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011

(9)

Gráfico 7: Evolução do Acervo de Outros Títulos - 2000 a 2011

955 972 1.052 1.069 1.152 2.136 2.236 2.385 2.708 2.679 3.236 3.678

0 500 1000 1500 2000 2500 3000 3500 4000

2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011

Gráfico 8: Evolução de Outras Unidades do Acervo - 2000 a 2011

4.252 4.369 4.733 4.921 5.052 6.105 6.337 5.094 5.130 4.417 5.045 5.587

3.000 4.000 5.000 6.000 7.000

2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011

Tabela 4: Evolução do número de usuários e de Circulação do Sistema de Bibliotecas - 2000 a 2011

Fonte: BC

(10)

Gráfico 9: Número de Usuários e de Frequência do Sistema de Bibliotecas - 2000 a 2011

617 715 514 713 967 917 873 892 929 879 782 754

9.472 9.435 9.006 9.624 11.657 12.559 12.078 11.876 11.516 11.270 10.877 10.389

812 862 911 1.792 2.216 2.879 3.109 3.129 3.273 3.309 3.211 3.203

662 583 450 644 934 927 762 773 808 768 662 562

0 3.000 6.000 9.000 12.000 15.000

2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011

Docente Graduação Pós-Graduação Técnico-Administrativo

Gráfico 10: Número de Empréstimos e de Consultas no Sistema de Bibliotecas - 2000 a 2011

275.751 209.659 232.868 366.979 367.777 407.960 438.325 436.576 459.727 453.740 479.071 436.061565.726 427.941 495.246 654.400 653.913 586.023 617.167 569.951 432.809 376.206 265.779 208.258

100.000 200.000 300.000 400.000 500.000 600.000 700.000 800.000

2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011

Empréstimos Consultas

Parcerias em 2011:

• Continuidade de parceria da UEL/BC com a UNICAMP, na cessão do software NOU RAU para publicação das teses e dissertações na Biblioteca Digital da UEL.

• Parceria com o IBICT para a utilização do software SEER (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas).

• Estabelecimento de acordo de cooperação técnica com o IBICT, com o objetivo de manutenção da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações.

• Membro da CROSSREF, junto à Associação PILA-Estados Unidos, cujo objetivo é dar visibilidade internacional aos periódicos científicos produzidos pela UEL, por meio do Digital Object Identifier (DOI).

• Parceria com a BIREME, incluindo a Biblioteca Setorial da COU como biblioteca cooperante da Rede.

• Continuidade na parceria com a CAPES, para uso do portal de periódicos científicos.

(11)

• Continuidade do convênio com a FAUEL para o estabelecimento de um programa de atendimento à sociedade.

AVALIAÇÃO DA UNIDADE EM RELAÇÃO AO PLANO DE AÇÃO - 2011

Com relação aos objetivos estabelecidos para o ano de 2011, apresentam-se os seguintes resultados:

1. Resultados plenamente alcançados:

a)- Efetivação da UEL como membro Internacional DOI Foundation, que permite identificar, localizar e recuperar conteúdos digitais por meio de redes de computadores, visando a visibilidade da produção científica de forma globalizada.

b)- Disponibilização de espaço físico no prédio Prof. Reynaldo Ramon (antiga Equipe), de aproximadamente 172m2, para abrigar os depósitos de material bibliográfico da BC e bibliotecas setoriais.

c)- Atualização do site da Biblioteca Central.

d)- Inserção do Sistema de Bibliotecas nas Redes Sociais (blog, twitter, chat), permitindo o compartilhamento de serviços e outras informações entre os membros da comunidade interna e externa.

e)- Atualização do Regulamento de Circulação e Empréstimo do Sistema de Bibliotecas da UEL.

f)- Desburocratização dos processos de descarte de obras inservíveis constantes do acervo do SB/UEL.

2. Resultados parcialmente alcançados:

a) - Continuidade dos trabalhos visando a implantação da cobrança automática dos livros em atraso, via email.

b) - Construção da nova Biblioteca Central.

c)- Revisão da “Política de Desenvolvimento de Coleções do Sistema de Bibliotecas da UEL”

d)- Continuidade dos trabalhos em conjunto com a Assessoria de Auditoria Interna, no sentido de alterar a resolução que trata da doação de material de informação, com vistas a dar maior agilidade ao processo.

e)- Padronização dos procedimentos para a centralização dos controles, na BC, das compras de material de informação com recursos provenientes dos cursos conveniados.

f)- Continuidade de assessoria para implantação de periódicos eletrônicos da UEL no DOAJ (Directory of Open Acess Journal)

g) – No ano de 2011 o acervo bibliográfico cresceu de 238.000 exemplares de livros e 371.301 fascículos de periódicos para 246.966 exemplares de livros e 388.360 fascículos de periódicos. Nesse total estão incluídas as aquisições adquiridas por compra, doação e permuta. Entendemos ser um resultado satisfatório, embora não tenha atendido toda a demanda dos pedidos feitos pelos professores.

3. Resultados não alcançados:

a) Instalação da plataforma DSpace para abrigar repositórios de acesso livre.

(12)

PLANEJAMENTO DE AÇÕES A CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO – 2012 a 2015

Objetivos Ações

Período de Realização Curto Médio Longo

2012 2013 2014 2015

1. Melhoria do espaço físico da BC e Bibliotecas Setoriais

1. Construção de um novo prédio para a

BC X X X

2. Aquisição de estantes para a armazenagem dos depósitos da BC e setoriais no prédio Reynaldo Ramon X

2. Fortalecimento do acervo de livros e periódicos do Sistema de Bibliotecas

1. Aquisição de livros e periódicos, conforme solicitação dos professores, bem como das recomendações do

INEP/MEC e CAPES X X X X

2. Prover a BC de material de informação para atender aos programas

de ensino à distância X X X X

3. Estabelecimento de parceria permanente com os colegiados de cursos de graduação e pós-graduação, no sentido de assessorar a BC na indicação de bibliografia básica com

vistas à avaliação do INEP/MEC X X X X

4. Garimpagem de editais para obtenção de recursos para aquisição de material

de informação X X X X

5. Concluir a revisão da “Política de Desenvolvimento de coleções do

SB/UEL X

3. Melhoria dos serviços prestados pelo Sistema de Bibliotecas

1. Implantação do serviço de auto-

atendimento na BS/CH X X

2. Implantação do serviço de auto-

atendimento na Biblioteca Central X X

3. Dar continuidade à implementação da

automação da coleção de periódicos X X 4. Implantação de etiquetas RFID nos

itens da coleção bibliográfica X X

5. Dar continuidade à catalogação de materiais de doação que estão aguardando há muito tempo, por

processamento técnico X X

6. Implantação da platafor ma DSPACE para abrigar repositórios de acesso

livres X

7. Implantação do Repositório

Institucional da UEL X X X

8. Implantação do Repositório

Acadêmico X X

9. Implantação da cobrança automática

dos livros em atraso, via email X X 10. Recuperação das vagas em aberto,

em substituição ao pessoal

aposentado/promovido/relotado. X X 11. Implementação do serviço de

referência (normalização, acesso a bases de dados e treinamento de

usuários), na BS/CH X

4. Regimento Interno da BC 1. Mediar junto às instâncias competentes, com vistas a aprovação

do novo Regimento Interno da BC X X

Referências

Documentos relacionados

a) Investigar como o professor/treinador de Educação Física trabalha o esporte para o desenvolvimento do autodomínio emocional, verificando se o professor utiliza na sua prática

Este artigo tem como objetivo saber em que medida um estudo de aula que tem por base a abordagem exploratória (tanto na forma de trabalho nas sessões com os professores como no

Este trabalho teve como objetivo identificar os principais motivos e insatisfações dos usuários quanto ao uso do transporte individual e do coletivo em Belo Horizonte, Minas

Por outro lado, percebe-se pela análise da Tabela 1, que o processo de adsorção do íon manganês pela zeólita segue o modelo cinético de pseudossegunda ordem, porque

Conforme Todorov (2010) os séculos XV e XVI foram marcados pelas expansões dos europeus através das grandes navegações, culminando na “descoberta” do

Diferenças no vigor das sementes continuaram atuando em plantas isoladas de aveia preta após a emergência no campo, afetando a produção de matéria seca e área foliar devido

Planejamento Curricular de Ensino, Metodologia da Investigação Científica, Bioética, Ética em Planejamento Curricular de Ensino, Metodologia da Investigação Científica,

O efeito estufa se refere à situação no qual a luz visível do Sol passa através de algum meio transparente sendo absorvida pelos objetos, mas o mesmo meio não deixa a