• Nenhum resultado encontrado

COLÉGIO SATC. Reitor Carlos Antônio Ferreira. Professora Jordana Kjhelin Teixeira. Diretora Izes Ester Machado Beloli

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "COLÉGIO SATC. Reitor Carlos Antônio Ferreira. Professora Jordana Kjhelin Teixeira. Diretora Izes Ester Machado Beloli"

Copied!
40
0
0

Texto

(1)
(2)

Reitor

Carlos Antônio Ferreira

Diretora

Izes Ester Machado Beloli

Coordenação do Ensino Fundamental Anos Iniciais

Sandra Marcon

Coordenação de Tecnologias Andreia Mariot Scarduelli

Coordenação Inglês Beatriz de Medeiros Sebastião

Orientação Educacional Adriana Borges Nunes Pires

COLÉGIO SATC

Professora

Jordana Kjhelin Teixeira

Professora Tecnologias Aplicadas Franciele Alves da Silva

Bolsista

Carlos Henrique Dal Pont

Professora Inglês Victorya Sachet Soratto

Criação/Edição

Caroline Pickler Machado Silvano

Franciele Alves da Silva

(3)

A leitura pode ser uma fonte de aprendizado, de lazer, de diversão, e até de

conexão.

Ler com uma criança vai muito além de ajudá-la a descobrir as primeiras palavras no papel.

As habilidades e competências que desenvolvemos na infância são levadas para a vida adulta, e por isso cultivar uma relação saudável com a leitura desde cedo é essencial.

A experiência de ler juntos como um hábito diário cria uma atmosfera de união, amor e

desenvolvimento emocional tanto para quem lê como para a criança. A cada leitura seu filho aprende algo novo com você, e o contrário também acontece.

Durante a leitura, a criança pode se aconchegar enquanto mergulha na história. Esse aconchego, junto com toda a

atenção

e o contato visual que acontecem enquanto você lê as palavras, são tão importantes quanto a própria história sendo contada.

Este momento será lembrado com carinho tanto pela família como pela criança no futuro, e pode até criar uma tradição que será transmitida aos seus filhos e assim por diante.

Nossos alunos de forma vibrante e criativa escreveram suas produções que estão compiladas neste livro.

Agradecemos os autores, professores e todos os envolvidos na criação dos livros.

Ótima leitura a todos!

“Livros são sonhos que seguramos com as mãos”!

APRESENTAÇÃO

Izes Beloli, Sandra Marcon, Adriana Nunes e Andreia Scarduelli.

(4)

4º ANOS

Neste ano o nosso livro teve como tema as competências

socioemocionais, os alunos foram desafiados a registrar junto de seus familiares uma história que vivenciaram e que foi marcante

em suas vidas, incentivando a afetividade e interação familiar,

promovendo o bem-estar no ambiente familiar.

(5)
(6)

4ºB and our Stories

We have many stories, some about trips to different places, beaches, water parks and others states in Brazil. About a

sibling birth day, also about adopting a dog and birthday parties. We all have different stories to tell, this book is about

that, having a chance to tell the world our own stories and experiences

Para a versão em Português, acesse a próxima página.

(7)
(8)

ALICE ROQUE IZIDORO

MINHA IRMÃ

Esta é uma história que contará um fato muito importante da vida da minha família, o nascimento da minha irmãzinha. Tudo começou na Páscoa do ano de 2018, minha mãe foi na farmácia comprar curativos, mas na verdade ela foi comprar um teste de gravidez e assim fez uma surpresa para minha família.

Se passaram quatro meses para descobrirmos que era uma menina, eu sempre quis uma irmã e enfim consegui, decidimos dar-lhe o nome de Laura, nome que eu acho lindo.

O tempo passava bem devagar e a ansiedade só aumentava para o grande dia. Todos os meses íamos aos exames acompanhar o desenvolvimento da Laurinha. Até que um dos exames que a dra. Fabiana analisou, constava que no dia seguinte ela iria nascer, minha família ficou muito feliz.

No dia seguinte fomos ao hospital ver a minha irmãzinha Laura, e esperar até que ela nascesse. Depois de um tempo esperando nos chamaram, quando vi a minha irmã foi a coisa mais lindinha! Após dois dias fomos embora.

Hoje ela tem dois anos de idade, continua crescendo linda!

(9)

ANA CLARA DA SILVA MILANEZ

UM POUQUINHO DE NOSSA HISTÓRIA

Minha família é composta por mim, minha mãe, meu pai e minha irmã. Sou a primogênita, nasci bem pequena e sempre fui delicada e alegre. Já minha irmã é bem parecida comigo, só é menos delicada, apesar disso ainda é uma fofura.

Eu e minha família já viajamos para Aparecida (São Paulo), mas nada é melhor do que ficar em casa assistindo um filme, jogando jogos divertidos, fazendo cosquinhas, etc.

Eu amo minha família embora às vezes nós discutimos, porém para mim é só diversão.

(10)

ANTHONI CARGNIN BITTENCOURT

UMA FÉRIAS DIFERENTE

Minha tia me convidou para viajar com ela para Pomerode, eu e meu primo estávamos muito ansiosos pois nós visitaríamos o zoológico e o mundo dos dinossauros.

A noite chegamos na pousada, vimos que tinha pula-pula, tudo era encantador e logo fomos comer hambúrguer, depois fomos dormir...

No outro dia acordamos bem cedo, fomos tomar café para passear no zoológico, vimos muitos animais tipo: elefante, pinguim, urso, entre outros.

A tarde decidimos ir no mundo dos dinossauros, tinha muitos brinquedos, gostei do escorregador gigante e foi muito legal! A noite fomos comer fondue que estava uma delícia.

Na quinta-feira estivemos na roda – gigante em Balneário Camboriú.

Na manhã seguinte voltamos para casa, muito contentes com o passeio que fizemos com a minha tia.

(11)

Na minha família tem três pessoas, eu, meu pai e minha mãe. Nós fazemos coisas muito legais, viajamos de avião e passeamos por vários lugares.

Eu tenho muitos amigos como Davi, Felipe, Gabriel e outros.

Sempre morei no sítio com vários animais: cachorros, ovelhas, galinhas, perus, pássaros, cavalos, patos, marrecos, gansos e galinhasd’angola.

Tenho muitos brinquedos como balanço, corda para subir em árvores, bicicleta, carrinho de rolimã, casinha na árvore e um Xbox.

No último sábado do mês de julho, fomos fazer um passeio num restaurante com lagoas e árvores. Depois passeamos no parque onde fiz quatro amigos.

Na cidade de Praia Grande seguimos para um rio e também para a Serra que tinha vários balões, um deles até pousou perto do nosso carro, os balões eram grandes e coloridos.

No domingo final da tarde retornamos para casa .

ARTHUR DAROLT FELICIANO

A MINHA VIDA

(12)

BEATRIZ CORREA RODRIGUÊS

EM UM VERÃO

No verão passado eu fiquei na casa da minha vó, nesses dias os meus primos também foram para lá, nós fizemos várias coisas como: montamos uma barraca, fizemos uma festa do pijama, vimos um filme comendo pipoca, etc.

A minha tia também ficou conosco, ela convidou a gente para ir à praia e foi muito legal! Tomamos picolé, brincamos de guerrinha de água e construímos um castelo de areia. Todos ficaram no apartamento da praia e quase todos os dias íamos para praia.

Foi um verão muito especial e divertido.

(13)

DAVI DE ASSIS LUZ

UM NOVO MEMBRO

Num dia comum após sair da academia, decidimos comprar sushi, no caminho passamos em frente a uma loja de animais e nós se apaixonamos por um filhote, era a única fêmea, com pelo marrom e olhos que pareciam duas jabuticabas.

Havia uma barreira entre nós, meu pai não queria animais em nosso apartamento, eu e minha mãe fomos embora decepcionados mas não desistimos. Ficamos por horas tentando convencê-lo. Finalmente conseguimos convencer o meu pai.

Buscamos um nome para a nossa amiguinha e após horas chegamos a um nome Cacau.

No domingo a noite fomos à loja de animais buscá-la, chegando lá fiquei com medo de pega-la no colo, dei para a minha mãe segurar, levamos para tomar vacina, colocar laço e fomos para a casa.

Quando chegamos pegamos uma bola amarela e joguei para minha cachorra ir pegar assim ficamos um tempão brincando.

Atualmente a Cacau está com 2 anos e 7 meses, ela nos deixa alegres todos os dias.

(14)

EDUARDA DA SILVA JORGE

BETO CARRERO WORD

Eduarda é uma menina com muitos sonhos e um deles era conhecer o parque Beto Carrero World. Sempre que via uma propaganda do parque na televisão ficava entusiasmada. Um belo dia seus pais fizeram uma surpresa, convidaram uma amiga de Duda e foram todos viajar para o famoso parque.

Quando estavam chegando no Beto Carrero, Duda avistou uma placa gigante com o nome do parque. Neste momento ela ficou muito emocionada, parecia não acreditar que seu sonho estava sendo realizado, não sabia se sorria ou chorava de alegria .

Durante o passeio Duda e sua amiga Layssa se divertiram muito. As meninas pularam de alegria, exploraram a maioria dos brinquedos e brincaram bastante.

No final do dia, já muito cansadas, mas, bastante felizes, voltaram para casa, claro que as meninas dormiram o viagem inteira.

(15)

A VIAGEM DIVERTIDA

Em uma de nossas férias meus pais resolveram levar eu e meu irmão para Foz do Iguaçu. Minha família foi de carro, achei muito longe. Durante a viagem vi muitas paisagens bonitas e cidades diferentes.

Chegamos em Foz do Iguaçu no início da noite e optamos por ficar no hotel para descansarmos, e no outro dia passearmos.

Ao acordar tomamos um café bem gostoso, esperamos meu pai chegar da visita que estava fazendo na Usina Hidrelétrica de Itaipu. Assim que chegou fomos passear.

Nossa primeira atração foi no Parque das Aves onde conheci muitos passarinhos que nunca tinha visto antes. Eu vi de perto flamingos, várias cores de araras, beija-flor, tucano e até águias. No mesmo dia fomos conhecer as Cataratas do Iguaçu, achei muito bonito o lugar pois tinha muita água que nos molhou devido ao fato de estarmos todos próximos das cachoeiras.

Ficamos muito cansados nesse primeiro dia de passeios, mas estávamos felizes.

No outro dia conhecemos novos lugares, fomos no Museu de Cera que fiz uma mão de cera com meu irmão. Ao lado do museu tinha um bar gelado onde tudo de dentro era de gelo, exemplo: cadeira, mesas e até estruturas. Esse dia foi muito interessante.

No último dia de passeio decidimos atravessar a fronteira do Brasil para conhecer o Paraguai e também a entrada da Argentina.

Foi uma viagem inesquecível porque conhecemos lugares novos, coisas novas e nos divertimos muito entre família.

ENZO ZANETTE BATISTA

(16)

GABRIEL DE SOUZA DA SILVA

VIAGEM AO BETO CARRERO

Minha família e eu fomos para o Beto Carrero porque estava muito ansioso para conhecer esse lugar. Quando chegamos lá o primeiro brinquedo que fui foi a Big Tower, quase morri de tanta adrenalina pois o brinquedo tem 100 metros de altura e o elevador chega a uma velocidade de 100 km/h. Minha família bastante corajosa experimentou esta inesquecível emoção radical. Depois de passar por essa adrenalina fomos para o brinquedo montanha-russa. Meu pai e minha mãe não tiveram medo, mas eu sim.

No Beto Carrero há muitas atrações e espetáculos que podemos assistir, inclusive durante o dia que passamos lá fomos ao Portal da Escuridão que é um show de horrores muito aterrorizante.

A viagem foi muito legal e divertida.

Nos divertimos muito num programa feito em família.

(17)

Eu e minha família fomos na praia Balneário Rincão tomar sorvete, tomei um sorvete chamado ice mágico, já meus pais tomaram chocolate quente pois estava muito frio.

Organizamos um churrasco e convidamos a família do meu tio. Enquanto os adultos conversavam na cozinha, eu e meu primo jogávamos na sala. Depois de algumas horas soltei pipa com meu pai e com os amigos dele.

Durante o churrasco fomos convidados para uma festa de aniversário que deveríamos ir vestidos de jeca, pois era uma festa temática, festa junina.

Chegou o dia da festa temática, todos trajados de jeca, eu brinquei com meu amigo chamado Igor e outras crianças que estavam na festa.

Foram momentos divertidos que passei com minha família. Também estamos organizando minha festa de aniversário de 10 anos, e talvez um passeio que poderá ocorrer futuramente.

GUSTAVO RODRIGUES ROSSONI

FATOS SOBRE

MINHA FAMÍLIA

(18)

HELOISA SOARES DE SOUZA

CACHORRINHA LUNA

Num dia ensolarado, estava em casa, meu avô mandou uma foto de uma cachorrinha para minha mãe.

Meu avô disse em áudio, que a cachorrinha era muito linda e fofa, depois minha mãe, mostrou a foto da cachorrinha para mim e minha irmã. Nós adoramos, a minha mãe falou para meu pai se poderíamos ficar com a cachorrinha e ele disse:

_Não!

O problema era convencer meu pai, e depois de muito tempo ele disse:

_Sim, além disso, vocês que vão dar comida e limpar as necessidades e etc.

Então, fomos na praia do Rincão buscar a cachorrinha que estava na casa de minha tia. Eu peguei ela com minha mãe e minha irmã, e voltamos para nossa casa.

Quando estávamos em casa, e o pai viu ela, ele

simplesmente adorou a cachorrinha. Após, darmos água e

ração. Depois meu avô, minha avó e minha madrinha, vieram

no nosso apartamento onde moramos para conhecer a nossa

cachorrinha e o nome que escolhemos para ela foi Luna.

(19)

Nas minhas férias eu terminei de ler o meu livro, que é muito legal. O livro fala sobre uma história de um menino chamado Greg e o amigo dele Rowley, também ajudei minha mãe e meu pai, brinquei bastante com a minha irmã Clara, com meus amigos, joguei FREE FIRE com o Pedrinho e com o Miguel Bernardini.

Fui na minha vovó, dormi lá três dias, ganhei novos livros, joguei ludo e pife.

Quando retornei para casa eu e o meu amigo Lucas brincamos de futebol, pega-pega congela, etc.

As minhas férias foram as melhores que eu já tive. Foram perfeitas!

HENRIQUE DOS SANTOS JUNIOR

MINHAS MELHORES

FÉRIAS

(20)

Um belo dia, eu fui na minha prima e acabei dormindo na casa dela.

No dia seguinte brincamos de pega-pega congela, ela acabou cortando o dedo e teve que ir pro hospital fazer três pontos no pé.

Outra história que eu me lembro foi em 2016 em que eu e minha prima estávamos brincando de verdade ou desafio, eu perguntei:

_Verdade ou desafio?

Minha prima escolheu desafio, eu desafiei ela a pegar um ovo e botar na cabeça, só que o ovo caiu e a mãe da minha prima chegou bem na hora que ela estava limpando o chão e perguntou:

_ Bely, por que o chão está grudento?

_ A Evelyn deixou cair a Coca-Cola.

Satisfeita com a resposta ela falou:

_Ah, tá!

Depois disso brincamos de outras coisas.

ISABELY PACHECO CIPRIANO

DIA COM MINHAS

PRIMAS

(21)

ISADORA MACHADO RODRIGUES

MINHA VIDA

Quando eu acordo arrumo minha cama, o meu quarto troco de roupa, escovo os meus dentes, tomo café, como uma fruta e faço as tarefas da escola. Isso ocorre das 09:00 às 09:50.

As tarefas de casa faço no horário das 10:00. Depois passo aspirador nos quartos de cima, tiro os lixos dos banheiros, o cocô da Luna e recolho as roupas dos varais.

Quando eu termino de ajudar em casa, fico livre para brincar e mexer no celular.

Como estava de férias no período de duas semanas, fiquei em casa brincando com minha irmã, maratonamos, e vimos vários filmes de terror e piadas, lógico que comendo comidas gostosas e sobremesas.

(22)

JÚLIA GODINHO KURTZ

A VIAGEM PARA BAHIA

No dia 24/04/2021, eu e minha família fomos em Salvador no estado de Bahia, nesse dia realizei um dos meus maiores sonhos que era viajar de avião.

Quando chegamos no aeroporto fiquei muito ansiosa, na hora de entrarmos no avião nem se fala, eu pulava de alegria.

No momento que o avião decolou senti uma leve dor de ouvido mas logo já passou. No avião esperei a aeromoça trazer um lanche só que ela avisou que não iria ter devido a pandemia.

Ficamos no hotel chamado Gran Stella que tem duas piscinas, uma pequena e outra grande, na frente das duas piscinas vimos o mar lindo com várias conchas, enfim foi bem legal e espero ir lá outra vez para aproveitar!

(23)

LARA CORREA RODRIGUES

Num certo sábado, eu, minha irmã e minha madrasta estávamos pensando o que iríamos fazer, ela falou que passearíamos em Gramado.

Quando chegamos, fomos em uma pizzaria temática, foi muito legal! Comemos uma pizza de cachorro-quente.

No dia seguinte passamos no parque Snowland e lá esquiamos, descemos na boia, brincamos de guerra de bola de neve entre a família. Logo, seguimos para o centro e compramos alguns chocolates.

No final da tarde fomos ver a igreja iluminada e tomar um café na cidade de Canela. Depois disso, seguimos para casa muito felizes pela oportunidade de estarmos juntos num passeio em família.

Passeio em gramado

(24)

LARISSA SCOTTI MOROSO

VIAGEM À SERRA

Em um certo dia, decidimos subir a Serra do Rio do Rastro, eu, minha família e uns amigos.

Na subida tinha muitas voltas e agora para nossa segurança estão fazendo obras para não caírem pedras.

Chegamos no Mirante, estava muito frio e ventando muito. Encontramos os guaxinim e as meninas Lorana e Djovana que estavam conosco fizeram carinho, eles só queriam saber das nossas comidas para se alimentarem .

A Ariane e o Bernardo ficaram impressionados pois era a primeira vez que visitavam a Serra.

Eu adorei o passeio que fiz com minha família e amigos.

(25)

Em um dia bem cedo, eu e minha família resolvemos fazer uma viagem para o Beto Carrero, estava muito animado para fazer esse passeio.

Passamos na casa da praia em Esplanada e chamamos meus primos, e um deles foi porque o carro não tinha muito espaço, isso aconteceu quando eu tinha 6 anos. Depois de tudo pronto para irmos ao Beto Carrero, pegamos a estrada e começamos o trajeto.

No caminho, paramos em uma lanchonete, comemos pastel e caldo de cana; também descobrimos vários prédios e casas de estilo que não conhecíamos.

Chegando no fim de nosso trajeto, pagamos para entrar e nos instalamos em um hotel, seguimos para descansar pois todos estavam mortos de tanto cansaço.

Depois do descanso, fomos brincar na boia gigante que a família tinha. Todos ficaram em uma boia e passaram por um rio cheio de pedras, lógico que remando para desviar de todas as rochas. Foi uma diversão total!

O segundo brinquedo que optamos em ir, foi a montanha-russa que girava muito rápido. Posteriormente, fomos ver os brinquedos e pontos turísticos disponíveis no parque gigante.

Por fim, resolvemos comer algumas comidas que tinham no espaço como: pipoca, cachorro-quente, refrigerante, entre outras guloseimas.

Satisfeitos pela viagem que fizemos, saímos do parque e voltamos para a nossa casa com a lembrança inesquecível desse momento.

LORENZO CARMINATTI PACHECO

VIAGEM PARA O

BETO CARRERO

(26)

LORENZO GARCIA FERRAZ

MINHA FAMÍLIA

Minha família é composta por quatro pessoas, contando com meu pai, minha irmã, minha mãe e eu. Nós gostamos muito de viajar em família, o nosso lugar favorito de ir é o Rio Grande do Sul, porque eu tenho familiares lá e é muito divertido.

Tem um lugar que eu gosto muito que é o parque aquático Acqua Lokos. Nesse parque me queimei, machuquei, pulei, brinquei, joguei e muito mais. Também podemos encontrar no espaço bicicleta, cavalo, campo de futebol, piscina aquecida e restaurante. Foi muito legal!

Outro fato que marcou a minha vida foi a mudança das minhas avós para Criciúma, porque quando íamos visitá- las a nossa volta era muito triste, pois elas ficavam chorando e deixavam nossos corações despedaçados.

Hoje elas moram perto da minha casa e não precisamos mais nos despedir, pelo contrário, aproveitamos cada momentos juntos. Somos uma família muito feliz.

(27)

LUCAS DAL FARRA BIZ

VIAGEM PARA GRAMADO

Meu nome é Lucas, tenho 9 anos de idade. Vou contar sobre minha viagem a Gramado que durou aproximadamente 4 horas.

Sem dúvida alguma, o tempo que demorou para chegar compensou pelas maravilhosas paisagens que avistamos no município.

Chegando na cidade fomos tomar café da manhã, visitamos um lugar cheio de estátuas de dragões e depois passeamos em dois parques que estavam lotados de turistas. Então, decidimos achar outro parque para irmos, chegando lá encontramos uma máquina que nos“encolheu”

e deu de brincar em vários jogos legais.

Por fim, nos hospedamos em um hotel que tinha um beliche para mim e minha irmã, eu dormi na cama de cima e ela na parte de baixo. Ficamos dois dias em Gramado e após seguimos para nossa casa.

(28)

LUCAS DE REZENDE EUZÉBIO

MINHA HISTÓRIA

Eu nasci no ano de 2012, no hospital chamado São José.

Minha mãe se chama Rose, ela tem 45 anos, tenho uma irmã que se chama Thayná.

O nome da minha primeira escola foi Costurando o Futuro, fiz muitos amigos, estudei lá por três anos. Mas, atualmente a escola não existe, fechou.

A segunda escola que estudei foi Branca de Neve. Fiquei pouco tempo e foi suficiente para ter lembranças agradáveis desse período da minha vida.

Hoje em dia, estudo na SATC no 4º ano B. E as minhas diversões favoritas no colégio são: pega-pega e esconde- escode.

Esta é um pouquinho da minha história de vida! Espero viver muitas ainda.

(29)

LUIZA TOMAZZIA DE FREITAS

MINHA HISTÓRIA

Em dezembro de 2017 foi minha primeira viagem de avião para Maceió. Foi muito legal, não senti medo. Eu vi as nuvens, as pessoas bem pequeninhas, os mares e outras coisas.

Quando eu cheguei naquela região, fiquei admirada com tamanha beleza, era linda. O hotel que ficamos hospedamos se chama Pajuçara o mesmo nome de uma praia local. Lá eu fiz 7 anos.

Todos os anos, minha mãe, meu pai, minha irmã, minha vó, minha tia, meu tio e o meu vô passamos alguns dias de férias em Balneário Camboriú. Eu amo a cidade porque acho encantadora!

Agora, uma lembrança muito ruim. Perdi o meu bisavô e minha bisavó. Foi muito triste para minha vó e para toda a família. Sempre lembro deles! Eles eram muito importantes para mim.

(30)

Lembro de muitas viagens e passeios que fiz com minha família.

No ano de 2020, antes de começar a quarentena, fizemos um passeio muito legal na Serra Catarinense. Subimos pela Serra do Corvo Branco que deu bastante medo, porque era muito alto e a estrada era estreita, não tinha asfalto, era cheia de pedras. Nesse local tinha uma trilha no meio do mato, era cheia de pedras, terminava em uma linda e alta cachoeira. Eu e meu irmão brincamos de fazer Parkour nas pedras. Gostei muito desse dia, foi muito divertido!

Outro dia bastante divertido foi quando visitamos o Parque Bela Vista agora no mês de julho. Almoçamos lá, a comida era muito boa. Eu e meu irmão brincamos na tirolesa, andamos em uma trilha. Esta trilha terminava em uma cachoeira. Eu, meu pai e meu irmão não resistimos, tiramos os calçados e nos molhamos na água que estava muito gelada, pois era um dia frio.

O tênis do meu irmão caiu, ficou boiando na água e tivemos que resgatá-lo. Apesar de estar frio e a água gelada, estava muito divertido.

Esses foram alguns fatos marcantes que passamos em família.

MARIANE DE

OLIVEIRA MARANGONI

HISTÓRIAS EM

FAMÍLIA

(31)

Era um sábado por volta das 6 horas da manhã, eu e meus pais acordamos e começamos a colocar as bagagens no carro.

Nesse final de semana fomos com outros amigos de nossa família para uma belíssima praia chamada Guarda do Embaú.

Durante a viagem ficamos presos em um engarrafamento por aproximadamente 2 horas, estava muito calor, mesmo com o ar do carro ligado.

Quando chegamos na praia ficamos procurando a pousada por volta de uns 30 minutos quando finalmente conseguimos encontrá-la, era um lugar lindo e cheio de natureza. Fiquei muito feliz!. Na pousada deixamos as bagagens e fomos para praia, tínhamos que passar por um rio que ligava ao mar, podíamos atravessar a pé, nadando ou de canoa, dependendo da maré. Foi um final de semana muito divertido, inesquecível e fizemos até trilha.

Outro fato marcante que tenho em minha memória foi uma viagem a Gramado que é um dos lugares que mais gosto. Sempre que posso, eu quero voltar lá porque tem muitos pontos turísticos como o Lago Negro, Mini Mundo, Aldeia do Papai Noel e a Fábrica de Cristais.

No Lago Negro andamos de pedalinho, no Mini Mundo vimos uma cidade em miniatura, na Aldeia do Papai Noel vimos muitas coisas referentes ao Natal e na Fábrica de Cristais vimos a fabricação de copos, vasos e muitas outras coisas.

Foi uma viagem muito legal e linda com lugares muito especiais.

MATEUS MARCELINO LUIZ

Histórias muitas

histórias

(32)

MIGUEL COMIN

HISTÓRIA DA MINHA VIDA

Eu nasci no dia 16 de fevereiro de 2012, no hospital Unimed em Criciúma. Os meus pais são: Alexandro Batista Comin e Fabíola Cardoso Comin. Eles foram muito cuidadosos e se esforçam muito para me agradar.

Eu estudava numa escola chamada Dom Orione, tinha muitos amigos, me divertia muito e tudo estava bem, até que um vírus chamado de COVID-19 chegou na nossa cidade e as aulas foram canceladas. Então, tive que fazer aulas remotas no velho computador da minha mãe.

Um ano depois fui para o Colégio SATC, fiz muitos amigos e sou muito feliz.

(33)

MIGUEL POSSOLI BERNARDINI

UMA MADRUGADA DE VENTANIA

Na madrugada do dia 01 de julho de 2020, eu e minha família estávamos dormindo, quando começou uma ventania bem forte, nos assustamos porque no quarto dos meus pais onde dormíamos o vidro grande fez um barulho imenso. Então, corremos para o meu, porque lá parecia mais seguro.

No meu quarto ficamos conversando e rezando pois eu e minha irmãzinha estávamos com medo. Foi então que escutamos um barulho gigante, e de manhã fomos ver o que era. Nos impressionamos! Metade do telhado tinha caído e algumas madeiras também.

Ficamos o dia inteiro arrumando o estrago que a ventania tinha feito. Algumas pessoas nos ofereceram ajuda pois foi um estrago enorme! Demorou alguns dias até que tudo fosse arrumado e o susto passasse. Agradeço a Deus por não ter ferido nenhum membro da minha família.

(34)

PEDRO HENRIQUE BONFANTE CARDOSO

UM DOMINGO DIVERTIDO

No domingo passado, dia 27 de julho, fui no almoço de aniversário da minha avó paterna, no salão de festas do apartamento da minha tia Gigi.

Para o almoço tinha vários tipos de carnes, como maminha, picanha, salame, além de saladas, maionese, arroz e farofa. Depois do almoço, cantamos o parabéns e comemos os docinhos e as sobremesas. Em seguida, fui embora pois iríamos fazer um piquenique no Parque das Nações.

Chegando em casa, arrumei as coisas para o piquenique e ajudei a minha mãe a colocar a bicicleta na Saveiro do meu avô. Após, passamos na casa do meu amigo para pegar a bicicleta dele.

Quando já estava ficando de noite, resolvi pegar minha bola para jogar futebol com meu amigo, jogamos bastante, eu ganhei todas as partidas.

Depois que terminamos de jogar, eu, minha mãe, meu amigo e a mãe dele, fomos na hamburgueria fazer um delicioso lanche.

Ao chegarmos em casa, tomei um banho e fui assistir Netflix com minha mãe, afinal estou de férias e posso dormir tarde.

Este domingo foi muito legal, me diverti muito.

(35)

Era um dia de sol, Pedro decidiu plantar uma laranjeira, porém era uma semente, seus familiares falaram que não iria dar certo, mas Pedro plantou mesmo assim.

Alguns dias se passaram, Pedro viu uma pequena laranjeira no quintal, ele chorou e seus familiares também.

Pedro regava a plantinha para que ela não murchasse, mas também tinha que cuidar para que a mudinha não apodrecesse e pudesse crescer para produzir deliciosas laranjas.

Por fim, ele vai todos os dias no quintal pegar laranjas para fazer um delicioso suco para o almoço.

PEDRO HENRIQUE CARDOSO

PEDRO, OS FAMILIARES

E A LARANJEIRA

(36)

PEDRO OTÁVIO UGIONI ALAMINI

As histórias mais marcantes da minha vida são as viagens em família.

A viagem que mais me marcou foi a primeira vez que fomos passar uma semana em Governador Celso Ramos.

Quando chegamos na casa em que alugamos, fiquei encantado com a paisagem, pois era de frente para o mar que tinha a água azulzinha e quentinha. Mais tarde, encontrei um bambu para montar nossa rede de vôlei para jogarmos em família.

Nos outros dias, conhecemos algumas praias das redondezas, foi uma semana de muita diversão e descanso.

A VIAGEM PARA

FLORIANÓPOLIS

(37)

RAFAELA MUNIZ DE SOUZA

O DIA QUE MINHA VÓ E MEU VÔ VOLTARAM A SE FALAR

Meus avós maternos se separaram em 2009, desde então deixaram de se falar. Isso trazia muita tristeza para toda a família, pois nos momentos de encontros familiares como:

aniversários, Natal, Ano Novo, etc... Apenas um dos dois estava presente.

Após nove anos nessa situação, em um sábado eu tinha um evento na SATC o qual minha vó me levaria pois meus pais não podiam me acompanhar porque tinham um casamento.

Quando minha avó foi me levar embora, meu avô que estava na minha casa pediu para ela entrar, foi nesse momento que vi pela primeira vez eles juntos.

Então, ali deixaram o passado para trás e com um abraço carinhoso voltaram a se falar e com isso trouxeram felicidades para toda a família.

Em 2019, pela primeira vez comemorei meu aniversário com os dois presentes em uma linda festa.

(38)

VINICIUS WATERKEMPER VIEIRA

HISTÓRIA DAS MINHAS FÉRIAS

Passeio em Gramado com meu pai e minha mãe, a melhor parte foi no Mini Mundo na qual eu me lembro de bombeiros apagando fogo, um barco grande e um pequeno, um metrô´´subterrâneo``, entre várias outras miniaturas.

Outros momentos marcantes que fizemos nas férias foram os passeios: na praia de bombinhas, no Beto Carrero e na praia de Ibiraquera. Em bombinhas tomamos muito banho de mar e de piscina, até arder os olhos. Na pousada o meu pai ligou o computador na tv para usarmos dvd.

Também fomos para o Beto Carrero, o hotel que ficamos um dia antes foi muito legal pois tinha um beliche muito alto e um refeitório com muita comida boa.

Já na praia de Ibiraquera aproveitei para tomar banho de mar e de piscina na pousada. Vimos filme no celular do pai e da mãe na cozinha da pousada, porém o que gostava de fazer todos os dias era achar conchas no mar, achamos várias, só que a melhor e mais bonita tivemos que comprar numa loja de lembrancinhas que tenho até hoje guardada e da pra ouvir o som do mar.

Neste ano de 2021, fizemos um passeio bem legal em Curitiba onde fomos ao Jardim Botânico, ao museu de Oscar Niemeyer e na volta passamos em Joinville porque eu tinha uma consulta médica, com o oftalmologista. No trajeto decidimos passar no zoológico que fica em Pomerode, tive a oportunidade de conhecer pessoalmente alguns animais.

(39)

Há três anos atrás, comecei pedir para Deus uma irmã, eu e minha mãe queríamos muito que nossa família aumentasse. Meu pai não queria mais ter filhos. Então, minha mãe e meu pai me falaram que Deus quem comanda as nossas vidas. Todas noites orava e pedia para Deus uma irmã, orava tanto, tanto que no dia 20 de agosto de 2019, minha mãe fez um teste de gravidez e deu positivo. Ficamos muitos felizes.

No primeiro ultrassom fomos todos juntos. Foi tão emocionante, ouvimos o coraçãozinho e o médico falou que era três bebês. Que susto! Minha mãe teve que ficar de repouso por quase toda a gestação.

E os três bebezinhos? Os bebezinhos não se desenvolveram, somente um dos bebês ficou forte, era uma menina.

Se passaram nove meses e no dia 18 de abril de 2020, nasceu a Manuella.

A irmã que eu pedi todas as noites para Deus. Hoje nossa família está completa e feliz.

VITOR DA SILVA ELIAS

HISTÓRIAS DE

VITOR

(40)

Referências

Documentos relacionados

No trecho do médio São Francisco, a montante da represa de Sobradinho, foram realizados estudos em três lagoas marginais (Pompeu, 1997; Pompeu e Godinho 2003), tendo

Em relação à faixa etária, os jovens realizam mais a variante semáforo enquanto os idosos preferem sinaleiro, mantendo o mesmo direcionamento dos demais estados

Nesta comunicação apresentam-se a metodologia e os desenvolvimentos efetuados até ao presente, com ênfase para os sistemas de monitorização e de previsão em tempo real, a

E também confirma, em tarefas de Física que envolvem as representações, o que Duval (2003, 2009) considera para a Matemática:

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Um dos fatos marcantes da minha vida foi quando eu, meus pais e minha avó, fomos viajar para Gramado.. Fomos no Mini Mundo, no Lago Negro e quando fomos no parque Iguaí, eu andei

No terceiro ano fui para uma escola nova a SATC, nela encontrei um amigo antigo, que estudava no outro colégio comigo, trocamos de professora duas vezes, na semana da criança

No 3º ano, eu ainda morava em Lages ia para a escola de carro com minha mãe, este ano foi muito especial, pois foi o último ano nesta escola, eu iria me mudar para Braço do Norte,