• Nenhum resultado encontrado

Chéquia. Construção conjunta da Nova Rota da Seda em direção aos ODS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Chéquia. Construção conjunta da Nova Rota da Seda em direção aos ODS"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

Chéquia

Fortalecimento das capacidades de política nacional para a construção conjunta da Nova Rota da Seda em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

abril de 2021

NAÇÕES UNIDAS

DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ECONÓMICOS E SOCIAIS

Construção conjunta da Nova Rota

da Seda em direção aos ODS

(2)

Este relatório foi preparado no âmbito das atividades de desenvolvimento de capacidades do Departamento de Política de Desenvolvimento (DPB), Divisão de Análise e Política Económica (EAPD), Departamento de Assuntos Económicos e Sociais das Nações Unidas (DESA).

Agradecemos as contribuições dos consultores do projeto, Sr. David Vavra e Sr. Jaromir Hurnik.

Para obter mais informações, entre em contacto com Namsuk Kim, EAPD/DESA

(kimnamsuk@un.org) e Felipe Morgado, EAPD/DESA (felipe.morgado@un.org). O conteúdo,

constatações, interpretações e conclusões expressas neste relatório não representam

necessariamente as opiniões das Nações Unidas ou do Governo da Chéquia. Composição: Sancha

Foreman/ Matthew MacGeoch.

(3)

Índice

1. Introdução ... 4

1.1. Agenda 2030, Nova Rota da Seda e possíveis ligações ... 4

1.2. Contexto, desafios e oportunidades específicos do país para as relações entre a NRS e os ODS 4 2. Constatações Analíticas ... 9

2.1. Evolução no sentido ODS, estratégias e planos nacionais de desenvolvimento e outros documentos de política ... 9

2.2. Atividades e projetos da NRS, antigos, em andamento e planeados ... 11

2.3. Modelo e Simulação ... 17

3. Opções políticas ... 19

3.1. Ações sugeridas para maximizar benefícios e evitar riscos ... 19

Referências ... 21

(4)

1. Introdução

1.1. Agenda 2030, Nova Rota da Seda e possíveis ligações

A Chéquia apoiou ativamente a adoção da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável na cimeira das Nações Unidas (ONU) em setembro de 2015, e pouco tempo depois o governo Checo nomeou o Gabinete do Governo e o Ministério do Ambiente para a elaboração do plano de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) . Isto resultou na aprovação do quadro estratégico denominado Chéquia 2030 em abril de 2017, depois de aproximadamente um ano e meio de trabalhos preparatórios. A Chéquia 2030 baseia-se na Agenda 2030, salientando seis áreas essenciais para o país e combinando vários ODS. As áreas essenciais são: Pessoas e sociedade, Economia, Ecossistemas resilientes, Regiões e municípios, Desenvolvimento global e Boa governação.

Paralelamente, os governos checo e chinês assinaram o Memorando de Entendimento (MdE) da Nova Rota da Seda (NRS) em novembro de 2015, especificando muitas áreas de cooperação desde infraestruturas, comércio e indústria até saúde, ensino e ambiente, num total de 14. O MdE, apesar da sua natureza genérica, inclui o acordo de ambos os governos para cooperar e apoiar eventuais relacionamentos comerciais ou governamentais. A estrutura do MdE tem algumas semelhanças com a dos ODS.

A Chéquia 2030 e a NRS sobrepõem-se em vários objetivos que podem ajudar o desenvolvimento de longo prazo da nação. Contudo, os efeitos concretos da NRS permaneceram limitados até agora e registou-se uma saída geral de investimentos chineses em 2018. Além disso, as ações da Agência Nacional de Segurança Cibernética e de Informação da Chéquia no final de 2018 levaram a limitações ao envolvimento com empresas chinesas de tecnologias da informação.Adicionalmente, o investimento direto estrangeiro (IDE) chinês que chegou ao país desde 2015 foi direcionado para a indústria transformadora tradicional ou para a aquisição de empresas já existentes, como uma cervejeira, uma empresa de comunicação social e um clube de futebol.

Ao mesmo tempo, tornou-se claro que o modelo de crescimento tradicional da Chéquia, baseado na indústria e na mão-de-obra com qualificações de nível médio, chegou ao seu limite, e que o investimento em novas indústrias de elevado valor acrescentado é crítico para o reforço da convergência económica.Visto da perspetiva dos ODS, o país está a ficar para trás em determinados ODS, como a igualdade de rendimentos, as energias renováveis e os transportes sustentáveis. Se forem devidamente geridas, as ações relacionadas com a NRS podem ajudar em todas estas áreas, por mudarem a estrutura da economia e colmatarem lacunas nos ODS.

1.2. Contexto, desafios e oportunidades específicos do país para as relações entre a NRS e os ODS

A Chéquia é um membro da União Europeia (UE) com um PIB per capita aproximado de 38 000 USD em

PPC. Trata-se de um país altamente industrializado com especial destaque para a indústria

transformadora (automóveis e eletrónica), a indústria pesada e os setores agrícolas tecnologicamente

avançados. Adicionalmente, o país é regionalmente e relativamente homogéneo em termos de

(5)

atividade económica e rendimento médio. Inclusivamente, o país dispõe de sistemas rodoviários e ferroviários densos.

A ênfase atual na indústria transformadora tradicional constitui um desafio para o crescimento económico futuro. Na verdade, mesmo quando o país atingiu o pleno emprego, depois de passar por mínimos históricos no desemprego abaixo dos 3 por cento, o crescimento económico permaneceu moderado e abaixo dos 3 por cento e não se prevê que acelere nos próximos anos (ver Figura 1).

O risco de ter uma economia com uma elevada participação da indústria no PIB evidenciou desvantagens claras e foi detetado durante a atual pandemia de COVID-19. A indústria transformadora, especialmente na produção de automóveis, foi fortemente atingida em março e abril de 2020, e todos os fabricantes de automóveis fecharam temporariamente as suas fábricas em resposta à queda na procura global. Posteriormente, outras empresas nas suas cadeias de abastecimento tiveram de seguir o seu exemplo. 1 Em consequência, a economia contraiu 3,2 por cento no primeiro trimestre de 2020 (comparativamente ao 1º trimestre de 2019) e no segundo trimestre registou uma queda ainda mais acentuada de 8,4 por cento (comparativamente ao 2º trimestre de 2019). Prevê-se que o PIB tenha contraído globalmente entre 8 e 9 por cento em 2020.

Figura 1.Crescimento do PIB e Desemprego

Fonte: Instituto Checo de Estatística

1 Os fabricantes de automóveis que exercem atividade no país são a Škoda (parte do Grupo Volkswagen), a Hyundai e o empreendimento conjunto entre a PSA e a Toyota.

Crescimento do PIB e Desemprego

GDP growth (% YoY) General unemployment rate (%)

2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 10,0

8,0 6,0 4,0 2,0 0,0 -2,0 -4,0 -6,0

Crescimento do PIB

(% A/A) Taxa geral de desemprego (%)

(6)

Figura 2. Salários Reais e Produtividade do Trabalho

Fonte: Instituto Checo de Estatística e cálculos próprios

Com um crescimento populacional limitado, a produtividade e a acumulação adicional de capital humano e físico continuam a ser as principais fontes para o crescimento no longo prazo. Porém, como o crescimento médio da produtividade atingiu 2 por cento nos últimos seis anos, se não houver mudanças na produção agregada do país, o crescimento no longo prazo não acelerará de forma significativa no futuro (ver Figura 2).

O principal fator explicativo deste nível de crescimento da produtividade é que a produção se baseia em mão-de-obra com qualificações médias, o que cria um valor acrescentado relativamente reduzido para a economia. Além disso, a dependência da mão-de-obra barata relativamente à Áustria ou Alemanha tornou- se gradualmente obsoleta à medida que o crescimento real dos salários ultrapassou o crescimento da produtividade do trabalho nos últimos anos. O país precisa de transferir a função de produção para indústrias de maior valor acrescentado baseadas nas novas tecnologias. Contudo, estas mudanças exigem investimentos significativos em capital humano, moldados por políticas fiscais e estruturantes.

Neste aspeto, os projetos da NRS poderiam promover as necessárias transformações estruturais, já que estão frequentemente relacionados com projetos de infraestruturas que abrangem não apenas o setor dos transportes, mas também os setores da energia, das telecomunicações e do ensino, como é o caso dos centros de investigação. Desta forma, existirá verdadeiramente potencial para alterar a função de produção nacional. Até à data, todavia, o número de atividades relacionadas com a NRS tem sido limitado, e os investimentos chineses frequentemente não estão diretamente alinhados com os ODS.

Em termos de infraestruturas físicas, já existe uma extensa rede de rotas de transporte que ligam a Chéquia internamente e também externamente a outros países europeus. Com efeito, a Chéquia está entre os países mais avançados do mundo em termos de densidade da rede de transportes. A importância da Chéquia como centro de tráfego cresceu desde que o país se tornou membro do mercado único da UE. A Chéquia já tem ligações diretas por autoestrada com a Alemanha, Polónia e

Salários reais e produtividade do trabalho (var. hom.), em%)

Real wages (% YoY) Labor productivity (% YoY)

2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 8,0

6,0 4,0 2,0 0,0 -2,0 -4,0

Salários reais (% var. hom.)

Produtividade do trabalho

(% var. hom.)

(7)

Eslováquia, e uma das redes ferroviárias mais densas da Europa, além de voos diretos para a maioria das cidades europeias e vários voos diretos internacionais.

Ainda existe potencial para novos projetos de infraestruturas. Em especial, a conclusão das redes rodoviárias e a construção de ferrovias de alta velocidade estão significativamente atrasadas, e a evolução tem sido lenta comparativamente aos seus pares. Note-se que estes projetos não estão limitados por falta de financiamento. Na verdade, a dívida pública era relativamente baixa no final de 2019 (cerca de 30 por cento do PIB) e registou-se um excedente fiscal em 2016-2019 (ver Figura 3).

Além disso, o país teve a possibilidade de aceitar o cofinanciamento dos fundos estruturais da UE. Dito isto, a lenta evolução conseguida nos grandes projetos infraestruturais deve-se principalmente à incapacidade do governo de gerir eficazmente investimentos complexos e de longo prazo pelo aumento de carga administrativa que implicam. A complexidade nas aquisições tornou o processo de tomada de decisão insuportavelmente longo e colocou pressão adicional sobre responsáveis públicos que enfrentavam ameaças de processos judiciais em casos de potencial violação dos regulamentos de aquisição. Simultaneamente, as táticas utilizadas por organizações ambientais não-governamentais conseguiram adiar alguns projetos durante anos ou bloquearam-nos completamente.

Naturalmente, devido à COVID-19, espera-se que o défice fiscal aumente significativamente em 2020, estimando-se que fique entre os -5 por cento e os -10 por cento do PIB. A Chéquia enfrenta uma queda acentuada na atividade económica e um aumento na despesa devido à pandemia. Contudo, o governo deverá ter capacidade fiscal suficiente para projetos de infraestruturas e a dívida em relação ao PIB permanecerá provavelmente abaixo dos 40%. Além disso, o país espera receber quase 1200 milhões de euros do pacote de recuperação aprovado pela UE para fazer face à COVID-19.

Figura 3. Défice fiscal

Fonte: Perspetivas Económicas Mundiais do FMI

Défice fiscal (% do PIB, FMI WEO)

General government net lending/borrowing (2019M10, rhs) General government net lending/borrowing (2019M04, rhs) General government net lending/borrowing (2020M04, rhs) Crédito concedido/contraído líquido pelo governo 2019M10 Crédito concedido/contraído líquido pelo governo 2019M04 Crédito concedido/contraído líquido pelo governo 2020M04

2

1

0

-1

-2

-3

-4

-5

-6

-7

-8

(8)

Uma área possível para investimentos da NRS é a construção de caminhos de ferro, e há dois projetos potenciais que vale a pena mencionar. Em primeiro lugar, a construção de comboios de alta velocidade não só beneficiaria as infraestruturas da Chéquia, como o país também poderia ganhar com a partilha de conhecimento. Até à data, não houve qualquer anúncio relacionado com este projeto. Em segundo lugar, neste momento o projeto mais relevante seria o reforço do transporte ferroviário de carga entre a China e a Europa Ocidental. Atualmente, grande parte das mercadorias tem de ser entregue em centros da Europa Ocidental antes de ser distribuída por todo o continente. A rota mais utilizada de momento passa pelo Cazaquistão ou pela Mongólia, e segue pela Rússia, Bielorrússia, Polónia e Alemanha. A Chéquia pode aderir ao desenvolvimento atual e reforçar o comércio ao longo de rotas que passam pelos países do Médio Oriente, pela Turquia, pelos Balcãs e pela Europa Central. Localizada no centro da Europa e equipada com as infraestruturas existentes, a Chéquia é naturalmente um país de trânsito adequado e foi várias vezes mencionada como possível candidato à construção de um porto ferroviário que permitisse o carregamento de várias mercadorias provenientes da China. Além de proclamações genéricas, não foram tomadas quaisquer medidas reais a este respeito.

Na Chéquia, a rede elétrica também é frequentemente associada à NRS. Porém, no país não existe uma necessidade real deste tipo de projeto. A eletricidade é atualmente distribuida através de 5 610 km de linhas de transmissão, que chegam a todos os agregados. O sistema de transmissão é predominantemente gerido pela empresa estatal ČEPS com uma licença exclusiva concedida pelo Gabinete de Regulamentação da Energia. A espinha dorsal do sistema de transmissão transporta 220 kV de alta tensão e 400 kV de muito alta tensão e usa a frequência de 50 Hz. Adicionalmente, as torres de transmissão são concebidas para suportar condições climáticas extremas, como gelo e tempestades violentas. O país possui um mercado aberto de eletricidade para os consumidores finais, e só as atividades de natureza monopolística, como as tarifas de transmissão, continuam a ser regulamentadas.

Contudo, a produção de eletricidade na Chéquia continua altamente dependente de lenhite de baixa qualidade, que é responsável por mais de 40 por cento da produção total de eletricidade e cuja proporção não tem decrescido. Por outro lado, a energia nuclear cobre atualmente um terço das necessidades energéticas totais do país e essa proporção deverá aumentar com a extensão da central nuclear de Dukovany, que se prevê iniciar a produção em 2029. A seleção de empreiteiros para este projeto iniciar-se-á em 2021 e espera-se que termine no fim de 2022.

A produção de energia a partir de recursos renováveis permanece abaixo dos 10 por cento da produção total, longe do objetivo mais recente de 32 por cento até 2030, que foi definido pela UE. Neste sentido, há potencial para a cooperação da NRS em tecnologias de energias renováveis, especialmente devido à grande expansão deste setor na China. Uma tal cooperação teria de concentrar-se em tecnologias inovadoras ou na melhoria significativa da eficiência das tecnologias existentes. Isto acontece porque as condições geográficas locais não são ideais para os recursos renováveis tradicionais como o vento e o sol.

A única operadora do sistema checo de transporte de gás é a NET4GAS, que explora mais de 3 800 km de gasodutos. Por outro lado, o mercado checo do gás foi completamente liberalizado e todos os clientes que adquirem gás natural podem escolher livremente o o seu fornecedor desde o início de 2007.

Em termos de reservas de gás em tanques de gás de emergência, a Chéquia tem um dos níveis mais

elevados de segurança de aprovisionamento de gás na UE.

(9)

Em termos de telecomunicações, a Chéquia tem passado por uma rápida modernização das infraestruturas de comunicações. O mercado das comunicações eletrónicas está completamente liberalizado. Não existem direitos exclusivos e o nível de concorrência é adequado, pelos padrões da UE.

O mercado checo das telecomunicações é um dos mais desenvolvidos e liberalizados da Europa Central e Oriental.

Como o número de utilizadores de Internet de alta velocidade está a crescer rapidamente, os preços estão a cair. Segundo o Relatório do Estado da Internet/Conectividade da Akamai (1º T 2017), a Chéquia tem, de acordo com os padrões internacionais, um nível elevado de velocidade média da Internet.

Em resumo, a Chéquia está classificada entre os países mais desenvolvidos do mundo e é um membro de pleno direito da UE, e tem infraestruturas relativamente desenvolvidas não apenas em estradas e caminhos de ferro, mas também na energia e nas telecomunicações.No entanto, o modelo checo de crescimento baseado na indústria transformadora tradicional e na mão-de-obra com qualificações médias terá provavelmente atingido o seu limite, e é incapaz de gerar produtividade que leve à convergência económica. É necessária uma mudança na função de produção do país e as atividades da NRS podem contribuir positivamente para a economia. Não obstante, qualquer novo investimento deverá ser analisado na perspetiva dos ODS, que o país subscreveu em 2015. O plano nacional denominado Chéquia 2030, baseado na Agenda 2030, define objetivos e identifica áreas para melhoria.

2. Constatações Analíticas

2.1. Evolução no sentido ODS, estratégias e planos nacionais de desenvolvimento e outros documentos de política

Depois de adotar a Agenda 2030, o governo Checo criou o quadro estratégico «Chéquia 2030». O quadro define objetivos de longo prazo para o desenvolvimento regional, municipal e global sustentável através de 97 metas específicas. Adicionalmente, a Chéquia 2030 funciona como quadro abrangente para estratégias setoriais, regionais e locais. A seleção e adoção de medidas específicas no âmbito da estratégia devem ser levadas a cabo pelos organismos competentes da administração pública, apoiados por partes interessadas não-governamentais.

A agenda checa para o desenvolvimento sustentável é coordenada a nível nacional pelo Conselho Governamental para o Desenvolvimento Sustentável (GCSD), que foi presidido pelo primeiro-ministro até março de 2018, e desde então pelo Ministro do Ambiente. O trabalho do GCSD é apoiado pelo Departamento de Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Ambiente.

A Chéquia 2030 salienta seis áreas principais: Pessoas e sociedade, Economia, Ecossistemas resilientes,

Regiões e municípios, Desenvolvimento global e Boa governação. Em 2017, a Chéquia, durante a revisão

nacional voluntária (RNV), apresentou um Relatório Nacional sobre a Implementação da Agenda 2030 para

o Desenvolvimento Sustentável. Em outubro de 2018, o governo checo aprovou este documento

conceptual e definiu as responsabilidades de vários ministérios setoriais. Na prática, para cada um dos 17

ODS existe um ministério responsável e uma lista de ministérios cooperantes. O Relatório Nacional

também estabelece uma estrutura temporal para o Primeiro Relatório Intermediário sobre a

Implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. De acordo com este cronograma,

foi disponibilizada ao público uma versão inicial em checo do Primeiro Relatório Intercalar a 11 de junho

(10)

de 2020, que se esperava ser aprovado pelo governo no fim de 2020. Além de desenvolver o Relatório Nacional e o Primeiro Relatório Intercalar, o Ministério do Ambiente organizou várias conferências anuais.

As seis áreas principais do Relatório Nacional referem o seguinte:

1. O desempenho inicial nas Pessoas e Sociedade é misto. Esta área essencial abrange a maioria dos ODS relacionados com as pessoas (ODS 1, 3, 4 e 5) e a prosperidade (ODS 8 e 10). Os indicadores como o nível de pobreza, a taxa de desemprego e a capacidade de combater doenças transmissíveis estão próximos dos níveis-alvo. Entretanto, existe espaço para melhoria em vários indicadores sociais, como a igualdade de género no rendimento, a relação entre o desemprego de longa duração e o desemprego total (causada pela discriminação baseada na idade e na etnia) e as oportunidades de aprendizagem ao longo da vida. De momento, estes indicadores sociais não estão alinhados com a NRS. Não obstante, existem áreas que poderiam ser relacionadas com a NRS, nomeadamente quanto às emissões perigosas. Embora a industrialização acelerada tenha levado ao aumento da poluição, a China conseguiu durante a última década uma evolução notável na redução da poluição. Por conseguinte, a partilha de conhecimentos nesta frente poderá beneficiar ambas as partes.

2. A economia checa é vista como tendo um bom desempenho geral na Economia em termos de prosperidade (ODS 7, 8, 9 e 10), do planeta (ODS 6 e 12) e, parcialmente, também das pessoas (ODS 1). Porém, detetam-se lacunas na eficiência energética quanto ao consumo e produção, permanecendo reduzida a proporção das energias renováveis no consumo total de energia. O Relatório Nacional aponta para várias necessidades de melhoria dos sistemas de aquecimento, de redução do consumo de eletricidade e de criação de incentivos para que os cidadãos troquem o transporte pessoal pelo transporte público nas zonas urbanas. Estas necessidades estão alinhadas com a manutenção das infraestruturas sub-financiadasmencionadas no relatório nacional e têm o maior potencial para serem abordadas pela cooperação da NRS. Além das energias renováveis, a participação chinesa pode ser útil para o desenvolvimento de infraestruturas ferroviárias, já que a China tem experiência significativa com ferrovias de alta velocidade.

3. O Desempenho em Ecossistemas Resilientes concentra-se principalmente nas objetivos e metas da categoria planetária da Agenda 2030 (ODS 6, 13, 14 e 15) e é considerado bastante satisfatório. À exceção da ação climática, a Chéquia está acima ou na média da OCDE para todas as metas subjacentes à Agenda 2030. Especialmente, a Chéquia está perto dos níveis-alvo de proteção da biodiversidade e de criação de condições favoráveis para os ecossistemas terrestres.

A Chéquia reconheceu um elevado potencial para enfrentar as alterações climáticas na redução de emissões de gases com efeito de estufa. Isto pode ser alcançado com a possível cooperação em tecnologias de energias renováveis com a China. Por outro lado, o ponto mais fraco do ecossistema foi considerado aa erosão e degradação do solo e o escoamento acelerado da água.

De momento, ainda não é clara uma ligação às atividades da NRS.

4. A área essencial das Regiões e Municípios confere uma perspetiva subnacional à implementação

dos ODS e proporciona um enquadramento para a integração do desenvolvimento sustentável

em políticas regionais e locais. Esta área essencial abrange todas as categorias da Agenda 2030 e

a consecução da sua visão contribui para a implementação dos ODS 6, 7, 9, 10, 11, 12, 13, 16 e

17. A Chéquia pontua acima da média da OCDE nas metas relacionadas especialmente com a

água, o saneamento e a igualdade. Contudo, o país também enfrenta desafios decorrentes de

disparidades regionais no rendimento e na qualidade do ambiente. Estas questões poderiam ser

(11)

tratadas com a participação da NRS nas infraestruturas ferroviárias, diminuindo o tempo de deslocamento dos passageiros e facilitando o acesso a empregos mais bem pagos para os cidadãos de áreas remotas.

5. A categoria de parcerias da Agenda 2030 (ODS 16 e 17) é coberta pela área-chave do Desenvolvimento Global, onde o desempenho tem sido até agora irregular. A Chéquia pretende aplicar as suas políticas interna e externa na promoção dos valores e princípios do desenvolvimento sustentável global, apoiando outros países na sua transição para a democracia e a economia de mercado, e alavancando a sua própria experiência. Porém, serão necessários esforços suplementares para cumprir as metas dos compromissos internacionais da Assistência Oficial ao Desenvolvimento.

6. O desenvolvimento sustentável não poderá ser devidamente implementado sem instituições robustas que sejam capazes de agir de forma coerente e de traçar políticas adequadas. Portanto, alcançar o ODS 16 e abordar as questões sistémicas do ODS 17 são vitais para o êxito da implementação de todos os outros objetivos e metas. Dito isto, a área-chave da Boa Governação aborda principalmente a categoria da paz (ODS 16), com atenção especial aos desafios relacionados com a transparência, responsabilidade e eficácia das instituições públicas. Também existe uma ênfase na igualdade (ODS 5 e 10) e na parceria (ODS 17) para garantir que ninguém seja deixado para trás.

2.2. Atividades e projetos da NRS, antigos, em andamento e planeados

Apesar de ter sido celebrado um MdE para a NRS a 26 de novembro de 2015, as atividades da NRS na Chéquia permanecem limitadas. De acordo com o MdE, quase todos os investimentos, sejam de origem privada ou pública, podem ser contabilizados como estando relacionados com a NRS.

Figura 4. Fluxos de IDE da China para a Chéquia (milhões de CZK)

Fonte: Banco Nacional Checo, Estatísticas da Balança de Pagamentos

-25000 -20000 -15000 -10000 -5000 0 5000 10000 15000 20000 Fluxos de IDE da China para a Chéquia

(M CZK)

Registered capital Reinvestment of earnings Other capital Sum 5000

15000

Capital subscrito 10000

0 -5000 -10000 -15000 -20000

Reinvestimento de lucros Outro capital Líquido

2014 2015 2016 2017 2018 2019

(12)

O IDE chinês era zero antes de 2015, tornou-se ligeiramente positivo em 2015 e 2016, tornou-se negativo em 2018 e voltou a ser ligeiramente positivo em 2019 (ver Figura 4). A saída de aproximadamente 670 milhões de USD em 2018 foi causada pelo reembolso de um empréstimo concedido em anos anteriores, e provavelmente associado às atividades do conglomerado CEFC chinês e subsequente aquisição de ativos do CEFC pela empresa estatal chinesa CITIC. Globalmente, o IDE chinês tem-se caracterizado principalmente por compras de empresas existentes, mais do que pela criação de novas empresas, e os valores reais de investimento têm sido insignificantes. O montante acumulado do IDE atingiu aproximadamente 9200 milhões de USD (cerca de 4 por cento do PIB) em 2018 e, mesmo no seu pico em 2016, o IDE chinês representou apenas cerca de 5 por cento do IDE total na Chéquia.

A tabela seguinte refere os projetos de investimento chineses mais importantes dos últimos anos que foram mediados pela CzechInvest, 2 que se concentra em investimentos em áreas preferenciais.

Examinando a lista, fica claro que todos os investimentos onde foram criados novos empregos assentam na indústria tradicional, que depende de mão-de-obra com qualificações médias e que provavelmente só proporcionará um crescimento económico limitado no longo prazo. Neste contexto, estes investimentos não ajudarão provavelmente a alterar a atenção do país em novas tecnologias de alto valor acrescentado e a cumprir a sua agenda de desenvolvimento.

Tabela 1. Lista de projetos de investimento chinês importantes (2015-2018)

Empresa Valor (USD) Área de negócio Comentário

CITIC Desconhecido

Compra de ações de empresas existentes. Não é realmente um novo projeto. Ações variam entre agências de viagens, cervejeiras, empresa de comunicação social e um clube de futebol.

A CITIC, uma empresa estatal, assumiu as atividades do

conglomerado chinês falido e privado denominado CEFC.

Yanfeng 83 milhões Indústria automóvel 600 novos empregos.

Beijing West Industry 33,2 milhões Indústria automóvel 315 novos empregos.

Hisence 7,3 milhões Eletrónica Desconhecido.

Shijiazhuang Zhongxing

Machinery 45 milhões Indústria automóvel

Projeto conjunto com parceiro checo, 200 novos empregos.

Xi´an Shaangu Power 60 milhões Indústria pesada

Aquisição de 75 por cento das ações da empresa existente.

Fonte: CzechInvest

2 Agência de investimento e desenvolvimento comercial subordinada ao Ministério da Indústria e Comércio da Chéquia.A

agência organiza os investimentos nacionais e estrangeiros da Chéquia nas áreas de produção industrial, serviços de apoio a

empresas e centros de tecnologia.Também apoia pequenas e médias empresas e start-ups inovadoras, as infraestruturas

(13)

Os dados sobre o comércio mostram claramente que as exportações para a China permanecem insignificantes e que o saldo da balança comercial com a China se tem movido de forma persistente no sentido das importações (ver Figura 5). De realçar que o comércio de mercadorias aumentou cerca de 16 por cento entre 2015 e 2018. Porém, isto foi impulsionado mais pelo crescimento da produção checa que pelo aumento da importância da China como parceiro comercial. Com efeito, a parcela das exportações checas para a China permaneceu insignificante, flutuando em torno de 1 por cento do total das exportações checas (ver Figura 6). Do lado das importações, as mercadorias chinesas representam cerca de 10 por cento do total das importações e não se alteraram desde o MdE de novembro de 2015 (ver Figura 7).

Figura 5. Comércio checo com a China e o resto do mundo (milhões de CZK)

Fonte: Banco Nacional da Chéquia, Estatísticas da Balança de Pagamentos

-450,000 -350,000 -250,000 -150,000 -50,000 50,000 150,000 250,000 350,000 Comércio checo com a China e o resto do mundo (mil CZK)

Exports to other countries Export to China Import from other countries Import from China Exportações para outros

países 350 000

d ez 2005 ju n 2006 d ez 2006 ju n 2007 d ez 2007 ju n 2008 d ez 2008 ju n 2009 d ez 2009 ju n 2010 d ez 2010 ju n 2011 d ez 2011 ju n 2012 d ez 2012 ju n 2013 d ez 2013 ju n 2014 d ez 2014 ju n 2015 d ez 2015 ju n 2016 d ez 2016 ju n 2017 d ez 2017 ju n 2018 d ez 2018 ju n 2019

250 000 150 000 50 000 -50 000 -150 000 -250 000 -350 000

Exportações para a China

Importações de outros países Importações da

China

(14)

Figura 6. Proporção do comércio bilateral no comércio total (% conceito nacional)

Fonte: Banco Nacional Checo, Estatísticas da Balança de Pagamentos Figura 7. Balança de transações correntes com a China (milhões CZK)

Fonte: Banco Nacional Checo, Estatísticas da Balança de Pagamentos

Parte do comércio bilateral no comércio total (%, conceito nacional)

Signiture of BRI Memorandum Exports to China Imports from China (rhs)

Saldo da conta corrente com a China (mil. CZK)

Secondary income Primary income Services Goods Current account Assinatura do Memorando NRS

d ez 2005 m ai 2006 o u t 2006 m ar 2007 ago 2007 ja n 2008 ju n 2008 n o v 2008 ab r 2009 se t 20 09 fe v 2010 ju l 2010 d ez 2010 m ai 2011 o u t 2011 m ar 2012 ago 2012 ja n 2013 ju n 2013 n o v 2013 ab r 2014 se t 20 14 fe v 2015 ju l 2015 d ez 2015 m ai 2016 o u t 2016 m ar 2017 ago 2017 ja n 2018 ju n 2018 n o v 2018 ab r 2019

-0,2

Exportações para a China

Importações da China (rhs) 0,3

0,8 1,3 1,8

6 8 10 12 14

4 2 0

2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 50 000,0

0,0 -50 000,0 -100 000,0 -150 000,0

-250 000,0 -300 000,0

Rendimento secundário

Rendimento primário -350 000,0

-200 000.0

Serviços Mercado rias

Conta corrente

(15)

Figura 8. Balança de serviços com a China (milhões CZK)

Fonte: Banco Nacional Checo, Estatísticas da Balança de Pagamentos

O saldo comercial das mercadorias não é tão surpreendente quanto o dos serviços (ver Figura 8). Desde 2015, foram introduzidos cinco voos diretos entre Praga e a China, facilitando o grande crescimento das chegadas de turistas chineses, que excedeu o forte crescimento global do turismo oriundo da China (ver Figura 9). Porém, uma análise detalhada do saldo comercial de serviços com a China indica que as receitas globais provenientes do turismo chinês têm sido limitadas. Isto acontece porque, em média, os turistas chineses passam um dos números de noites mais baixo na Chéquia. Enquanto o número médio de noites passadas na Chéquia para todos os turistas que entram no país foi de cerca de 2,5 noites por visita, a média para os visitantes chineses foi de apenas 1,5 noites. Adicionalmente, isto significa que a sua despesa total por visita também será provavelmente menor. Globalmente, do ponto de vista comercial, os impactos positivos do comércio bilateral sobre os serviços têm sido muito limitados. As chegadas de turistas da China terminaram abruptamente em março de 2020, devido ao início da crise da COVID-19.

O impacto limitado do comércio bilateral sobre a indústria dos serviços e a economia em geral levanta questões relacionadas com o desenvolvimento sustentável na Chéquia, nomeadamente o impacto do crescimento do turismo sobre a qualidade de vida, considerando os ODS. Apesar de o crescimento do turismo aumentar o rendimento da economia de destino, existem impactos sobre o ambiente e as infraestruturas em termos de sustentabilidade.

Balanço de serviços com a China (M CZK)

Other services balance Travel services balance Total services balance 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 0,0

10 000,0 5,0000

-5 000,0

-15 000,0 -20 000,0

Balanço de outros serviços

-25 000,0 -10 000,0

Balanço de serviços de viagens

Balanço total de

serviços

(16)

Figura 9.Turismo com origem na China (milhares de pessoas)

Fonte: Instituto Checo de Estatística

Um dos planos envolve transformar Praga num centro para os bancos comerciais chineses fornecerem serviços financeiros à UE. Isto incluiria a abertura no país de escritórios de vários bancos chineses, como o maior banco do mundo, o Banco Industrial e Comercial da China (ICBC). De momento, os planos iniciais permanecem por concretizar. Os bancos chineses não parecem mostrar muita atividade e a Chéquia registou uma saída líquida de capitais em 2018. Consequentemente, a conta corrente bilateral global registou um défice mais acentuado do lado checo.

As condições específicas do país, como as suas infraestruturas relativamente desenvolvidas, e as barreiras ao envolvimento chinês em projetos de infraestruturas estratégicas e tecnologias como a rede 5G indicam que o âmbito para atividades da NRS na Chéquia será limitado. As maiores áreas de potencial para a cooperação bilateral são os transportes e as energias renováveis. Um possível projeto poderia ser o desenvolvimento de um centro de transbordo para cargas ferroviárias que viajem entre a Europa e a China. Outro poderia ser o desenvolvimento de uma rede ferroviária de alta velocidade. O governo checo teria de investir mais esforços cooperativos para atrair estes investimentos nos transportes, já que a China tem estado considerar outros países para se tornarem num centro. Porém, é importante considerar que o desenvolvimento de um centro teria provavelmente impacto sobre o território existente e traria outros efeitos negativos, afetando assim a evolução no sentido dos ODS.

Comparativamente, as atividades relacionadas com a NRS nas energias renováveis, por exemplo, ajudariam a cumprir os objetivos ambientais.

Turismo com origem na China (milhares de pessoas)

Chinese outbound tourism Chinese arrivals to Czech Republic (rhs)

2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018

Turismo com origem na China 0

Chegadas de chineses à Chéquia (rhs) 20 000

40 000 60 000 80 000 100 000 120 000 140 000 160 000

0

100

200

300

400

500

600

700

(17)

2.3. Modelo e Simulação

Os investimentos relacionados com a NRS na Chéquia têm sido insignificantes até ao momento. Mesmo que todo o IDE chinês fosse contabilizado como relacionado com a NRS, o total ascende apenas a cerca de 230 milhões de dólares (aprox. 0,1 por cento do PIB de 2016). Dito isto, a diferença entre o modelo original (MPEM) e o modelo expandido (MPEM-e) é atribuída principalmente a alterações na estrutura do modelo, e não ao nível de investimentos da NRS. 3

Os resultados da simulação mostram que os investimentos totais crescem mais rapidamente no MPEM- e (ver Figura 10, a), embora esta tendência seja principalmente impulsionada por um crescimento no investimento privado (ver Figura 10, b). Entretanto, o investimento público, em grande parte relacionado com o investimento em infraestruturas, permanece relativamente limitado. Isto origina pequenas melhorias iniciais na produtividade, tornando o crescimento da produtividade no MPEM-e apenas ligeiramente mais rápido que no modelo original (consulte a Figura 10, c). O produto potencial começa por crescer mais rapidamente, apoiado por uma maior participação da mão-de-obra, mas depois desacelera ligeiramente, atingindo um ritmo semelhante ao do modelo original (ver Figura 10, d).

O crescimento do PIB no MPEM-e começa por aumentar, impulsionado pelo consumo privado e pelos investimentos (ver Figura 10, e). Porém, depois do aumento inicial, o PIB desacelera e passa a acompanhar de perto a trajetória original. Por outro lado, como o crescimento potencial é mais rápido nos anos iniciais, o hiato do produto aumenta ainda mais. Contudo, à medida que o crescimento real recupera e o crescimento potencial desacelera, o hiato do produto contrai e permanece logo abaixo do nível da projeção original (ver Figura 10, f).

Além disso, a modificação do modelo só origina pequenas mudanças na relação dívida/PIB (ver Figura 10, g) e no saldo orçamental (ver Figura 10, g e h). 4 À medida que a relação dívida/PIB diminui progressivamente, o prémio do risco permanece estável, fazendo com que a taxa de juros real (TJR) estabilize em cerca de 3,5 por cento depois de 2021 (ver Figura 10, i). Do lado da pobreza, o índice desce para menos de 3 por cento no fim do horizonte previsional (ver Figura 10, j). O declínio relativamente acentuado do índice de pobreza é causado por um acentuado aumento no PIB per capita em 2017 (assumindo um crescimento populacional nulo) e uma distribuição de rendimentos relativamente equitativa. A Chéquia tem o coeficiente de Gini mais baixo entre a amostra de países do modelo.

O aumento da participação feminina na mão-de-obra foi impulsionado por um aumento da mão-de-obra altamente qualificada. Este aumento contribui para uma maior participação geral da mão-de-obra no MPEM-e (ver Figura 10, k). A poluição só aumenta de forma marginal, já que a atividade económica permanece próxima do crescimento potencial original. A queda das emissões de CO 2 nos dados históricos (até 2014) reflete o fecho de antigas centrais térmicas a carvão.

3 A sensibilidade geral do país a um eventual aumento nos investimentos da NRS é abordada no relatório especial sobre a extensão do MPEM.

4 Semelhante ao modelo do Azerbaijão, a modificação do bloco fiscal levou a uma grande redução nas outras áreas da despesa pública.Por conseguinte, foi adicionado um termo constante à equação para 𝐺 𝑡 𝑂𝑇𝐻 para refletir mais de perto a série original.O termo constante reflete um elemento ausente nas despesas que não é adequadamente capturado pelo modelo. Para mais detalhes sobre a metodologia e simulações, consulte o Relatório MPEM-e 2020 de Hurnik e Vavra (2020), disponível em:

https://www.brisdgs.org/sites/default/files/inline-files/WEFM%20BRI%20Report%202020.pdf

(18)

Figura 10. Chéquia: Cenário de referência

a. Crescimento do investimento total (em %) b. Crescimento das infraestruturas e do investimento privado (em %)

c. Crescimento da produtividade tendencial (em %)

d. Crescimento do produto potencial (em %)

e. Crescimento do PIB (em %) f. Hiato do Produto (em % do PIB) Crescimento do investimento

Original Modificado 10%

-5%

5%

0%

15%

Crescimento do investimento (modelo modificado)

Privado Inv. infraestruturas (rhs)

8%

2%

6%

4%

Gov.

0%

-2%

10%

Crescimento da produtividade tendencial

Original Modificado 0%

2%

1%

3% Crescimento do produto potencial

Original Modificado 0%

2%

1%

3%

4%

Crescimento do PIB

Original Modificado -2%

4%

0%

2%

6%

8%

Hiato do Produto

Original Modificado -5

0

10

5

(19)

3. Opções políticas

3.1. Ações sugeridas para maximizar benefícios e evitar riscos

O impacto da NRS pode ser avaliado a partir de vários fatores, como o montante do investimento total, o número de empregos criados e o impacto sobre a balança comercial ou o PIB. Não obstante, estes fatores não captam adequadamente os possíveis efeitos secundários que têm importância para o desenvolvimento sustentável. Na verdade, os investimentos na indústria tradicional, que têm um valor acrescentado relativamente baixo e impactos altamente negativos sobre o ambiente, podem não ser tão benéficos para o país como poderá parecer. O valor acrescentado deverá ser cuidadosamente ponderado em função de eventuais externalidades negativas. Neste sentido, é útil avaliar as anteriores g. Dívida pública em relação ao PIB (em % do

PIB)

h. Saldo orçamental do governo (em % do PIB)

i. Taxa de juro real (em %) j. Índice de pobreza (em % da população)

k. Participação da mão-de-obra (e m%) l. Índice de degradação ambiental, (2014=100) Mercado de trabalho

70 60 50 40 30

Modificado_Feminino

Modificado Original

Modificado_Masculino

Emissões de CO 2

110 105 100 95

Rácio dívida/PIB

Original Modificado 10

40 30 20 50

Saldo Orçamental

Original Modificado -2

0

-4 4 2

TJR

4 3 2 1 0 -1 -2 -3

Índice de pobreza

2015 2016 2017 2018 2019 2020 2021 2022 2023 10%

8%

6%

4%

2%

0%

(20)

decisões de investimento relativas aos principais ODS que são importantes para o país. Além disso, a Chéquia pode propor áreas para ações futuras que ajudem a colmatar as lacunas relativas a ODS salientadas pela estratégia nacional de desenvolvimento.

Na Chéquia, os projetos chineses iniciados em 2015-2019 ocorreram no setor industrial tradicional, originando o aumento na criação de empregos e o crescimento das exportações para o resto da UE. A China também beneficiou com o acesso ao mercado único da UE. Porém, é importante observar que, além de aumentar a poluição atmosférica, o setor industrial tradicional pode reter uma mão-de-obra que poderia ser mais bem aplicada noutros setores. A concentração da Chéquia na indústria, especialmente na indústria automóvel, está fortemente correlacionada com a procura global por produtos manufaturados, que caiu significativamente durante o primeiro semestre de 2020 devido à COVID-19. Consequentemente, o PIB checo também caiu significativamente, mostrando claramente que o aumento dos investimentos neste setor não seria a melhor estratégia de desenvolvimento.

Adicionalmente, a procura por mão-de-obra nos setores tradicionais continua a pressionar o sistema de ensino existente, que produz mão-de-obra com qualificações de nível médio. É necessária uma análise detalhada para comparar o valor acrescentado, os salários e os impostos pagos pelas empresas no país com a produção total e os custos sociais. Por exemplo, é importante compreender quanto tem uma empresa de produzir e exportar para pagar a mão-de-obra e os impostos locais, ou o custo-benefício da poluição atmosférica e das infraestruturas, expresso na moeda local.

A CzechInvest é uma agência responsável pela realização de projetos de investimento estrangeiro e dispõe de microdados importantes. Com efeito, os projetos apoiados pela CzechInvest precisam de cumprir determinados critérios relativos ao emprego e ao pagamento de impostos locais e, além disso, o desenrolar de cada projeto tem de ser submetido a avaliação, nomeadamente a avaliações de impacto ambiental. Infelizmente, os dados não estão publicamente disponíveis e é necessária uma cooperação mais profunda com a CzechInvest. Qualquer proposta para um novo projeto deverá debater a questão de continuar a ser do interesse do país apoiar novos investimentos no setor industrial tradicional, o que aumentaria ainda mais a procura por mão-de-obra com qualificações médias. Os novos projetos devem ser avaliados sob a perspetiva de abordar as lacunas existentes na implementação dos ODS.

Na Chéquia, existem três áreas de grande importância em termos da NRS. Primeiro, apesar de ter sido

prejudicada pela poluição decorrente da rápida industrialização, a China conseguiu progressos notáveis

na redução da poluição durante a última década. Por conseguinte, no âmbito da NRS, poderá ser

benéfico partilhar experiências e cooperar em tecnologias que lidem com a poluição atmosférica e as

emissões perigosas. Estas ações ajudariam a atingir os indicadores dos ODS no âmbito das pessoas e na

sociedade. Segundo, a participação das energias renováveis no consumo total de energia permanece

atualmente bastante baixa na Chéquia. Os sistemas de aquecimento precisam de ser melhorados, o

consumo de eletricidade precisa de ser diminuído e os cidadãos urbanos precisam de trocar o

transporte individual pelo transporte público. A Chéquia pode beneficiar das ações da NRS em energias

renováveis porque a China tem experiência significativa nessa área e na construção de caminhos de

ferro de alta velocidade. Terceiro, a partilha da experiência da Chéquia na NRS seria extremamente útil

para outros mais de 100 países beneficiários da NRS. A maioria dos países beneficiários são países de

rendimento baixo ou médio-baixo, e por esse motivo são muito mais limitados em capacidade analítica

e experiência operacional nos investimentos da NRS, comparativamente à Chéquia. A Chéquia pode

(21)

partilhar conhecimentos sobre a melhor forma de cooperar na NRS e de apoiar outros países a maximizarem sinergias entre a NRS e os ODS.

Referências

Hurnik, Jaromir and Vavra, David (2020). Expansion of the UN World Economic Forecasting Model and Country Simulations, available at: https://www.brisdgs.org/sites/default/files/inline-

files/WEFM%20BRI%20Report%202020.pdf, accessed on 16 October 2020.

Government of the Czech Republic (2015). Memorandum of Understanding between the Governments of Czech Republic and People’s Republic of China (in Czech only), https://icv.vlada.cz/assets/media- centrum/aktualne/2015_11_26-Memorandum-CR-a-CLR.pdf

Government of the Czech Republic (2016). Plan of Bilateral Cooperation between the Czech Republic and People’s Republic of China under the Belt and Road Initiative (in Czech only),

https://icv.vlada.cz/assets/media-centrum/aktualne/Plan-bilateralni-spoluprace-mezi-vladou-Ceske- republiky-a-vladou-Cinske-lidove-republiky-v-ramci-iniciativy-Pasmo-a-Stezka.pdf

Government of the Czech Republic (2017). Voluntary National Report on the Implementation of the 2030 Agenda for Sustainable Development: Czech Republic, https://www.cr2030.cz/wp-

content/uploads/2020/07/CZE-VNR-to-HLPF_2017_National-Report-v2.pdf

Government of the Czech Republic (2018). Strategic Framework: Czech Republic 2030, https://www.cr2030.cz/strategie/wp-

content/uploads/sites/2/2018/05/Strategic_Framework_CZ2030_graphic2.compressed.pdf

Jaromír Hurník and David Vávra (2020). Report on the Expansion of the UN World Economic Forecasting

Model and Country Simulations, available at: WEFM BRI Report 2020.pdf (brisdgs.org)

Referências

Documentos relacionados

O benefício principal será de se observar como estudante universitário, principalmente de instituições privadas, que cumprem dupla jornada de ser trabalhador e estudante, o

Então eu acho também bacana, Evelyn, de você trazer essa rede colaborativa para esse nível de escola de você trocar com seus pares, que não é aquela coisa nas portas, ficar

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

autor, as manifestações populares carnavalescas como os cordões, ranchos e blocos eram estratégias e artimanhas utilizadas pelos populares como meio de resistência,

O 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) é um estágio profissionalizante (EP) que inclui os estágios parcelares de Medicina Interna, Cirurgia Geral,

Para este estágio delineei como principais me- tas a integração e trabalho em equipa, o desenvolvimento do raciocínio clínico e a aquisição de autonomia na abordagem das

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Por meio dos registros realizados no estudo de levantamento e identificação de Felinos em um remanescente de Mata atlântica, uma região de mata secundária