• Nenhum resultado encontrado

Economia Solidária como perspectiva de desenvolvimento local sustentável: o caso da Associação Terra do Marolo, Paraguaçu-MG

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Economia Solidária como perspectiva de desenvolvimento local sustentável: o caso da Associação Terra do Marolo, Paraguaçu-MG"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Cadernos de Agroecologia – ISSN 2236-7934 – Vol 10, Nº 3 de 2015

Economia Solidária como perspectiva de desenvolvimento local sustentável: o caso da Associação Terra do Marolo, Paraguaçu-MG

Solidary Economics with social sustainable development perspectives: the case of Terra do Marolo Association in Paraguaçu-MG

PEREIRA, Laís Batista¹; BELLUTTI, Renata²; TOLEDO, Dimitri³; GUERRA, Ana Carolina4; CALBINO, Daniel5 1 UNIFAL-MG, laisbpereira1@hotmail.com; 2 UNIFAL-MG,renaataareis@hotmail.com; 3 UNIFAL-MG,

dimitritoledo@hotmail.com; 4 UNIFAL-MG, anacarolinaguerra@yahoo.com.br; 5 UFSJ dcalbino@yahoo.com.br

Seção Temática: Estratégias de Desenvolvimento Socioeconômico Resumo

O objetivo do presente trabalho é apresentar a Associação Terra do Marolo (ATEM) como forma de promover o desenvolvimento local do Município de Paraguaçu- MG, culturalmente conhecida como terra do Marolo. Metodologicamente, o trabalho se faz pela pesquisa qualitativa, utilizando-se do estudo de caso e, como forma de coleta de dados, utilizou-se da pesquisa documental, bibliográfica e entrevistas conversacionais livres com os membros da ATEM e entidades de apoio. Como resultado, percebe-se as significativas mudanças ocasionadas, a partir do assessoramento da ITCP/UNIFAL-MG e dos princípios da Economia Solidária, para promoção do desenvolvimento local, geração de trabalho e renda e fortalecimento da cultura do Marolo na cidade. Município que tinha uma cultura esquecida de cultivo e extração da fruta.

Palavras-Chave: Empreendimentos econômicos solidários; Processo de Incubação; Fortalecimento da Cultura.

Abstract: The objective of the present activity it’s to show the Associação terra do marolo (Atem) as a way to promote the local development in Paraguaçu city. MG. culturally known as the marolo land. Methodologically, the work is made by the qualitative researching using the case studies and. As a date collection. It was used the documental researching. Bibliographical and free conventional interviews with the members of ATEM and support entities. As result. We realize the significant changings occasioned, start the assistance of TCP/UNIFAL MG and the solidary economics principles for the promotion of local development generating work and income and fortification the marolo culture in the city. One city that had a forgetful culture of cultivation and fruit extraction.

(2)

Cadernos de Agroecologia – ISSN 2236-7934 – Vol 10, Nº 3 de 2015 Introdução

Os pequenos e tradicionais Municípios têm como principal reconhecimento a permanência da cultura local. Além da busca pelo reconhecimento cultural, muitas vezes a mesma vem acompanhada da promoção do desenvolvimento local, uma vez que a identidade do território vem do desdobramento de movimentações sociais, políticas e econômicas acerca de atividades produtivas afins.

Porém, com as intensificações do cenário mundial globalizado em que se busca o desenvolvimento econômico sobre o social, fazem com que as culturas regionais sejam enfraquecidas, uma vez que a sociedade se encontra cada vez mais condicionada aos padrões, costumes e práticas capitalistas, bem como na situação de marginalização, devido ao sistema excludente e desigual. Como salienta Santos (2006, p.79), a globalização é um dos principais instigadores do consumo. Segundo este autor, a circulação de imagens e produtos em proporção mundial transforma o mundo em uma espécie de “supermercado global”, desconsiderando as culturas locais e uniformizando a forma de pensar e agir de cada pessoa.

Assim, como forma de minimizar as mazelas, fomentar a diminuição da marginalização social e buscar ações que fortaleçam as culturas regionais por meio de ações sustentáveis, existem meios que podem promover o desenvolvimento local e a geração de trabalho e renda.

Neste contexto, tem-se a Economia Solidária que se apresenta como uma proposta transformadora de inserção social, geração de trabalho e renda àqueles que se encontram excluídos do mercado de trabalho, por meio da consolidação de empreendimentos econômicos solidários. A consolidação dos mesmos se pauta em práticas autogestionárias, primando pela valorização do ser humano e do meio ambiente, proporcionando assim o desenvolvimento local e sustentável.

(3)

Cadernos de Agroecologia – ISSN 2236-7934 – Vol 10, Nº 3 de 2015

Assim, como forma de disseminação da Economia Solidária e da consolidação dos empreendimentos econômicos solidários tem-se as Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (ITCP’S), existentes nas universidades do país, que atuam no assessoramento de grupos populares com a formação socioeconômica e práticas dos mesmos por meio da relação dialógica.

Dentre as ITCP’S tem-se a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Alfenas, campus Varginha, criada em 2010, formada por uma equipe multidisciplinar que atuou, por meio do processo de incubação, junto a ATEM, do Município de Paraguaçu, Minas Gerais, formada por produtores e beneficiadores do Marolo. Desse modo o objetivo do presente trabalho é apresentar a ATEM como forma de promover o desenvolvimento local do Município, culturalmente conhecida como terra do Marolo.

Metodologia

A pesquisa se caracterizou pela natureza qualitativa, e adotou enquanto estratégia de pesquisa o estudo de caso, que segundo Roesch (2009), possibilita um aprofundamento a respeito de um fenômeno, de acordo com o contexto no qual ele se insere.

Enquanto coletas de dados, foram utilizadas pesquisas documentais e bibliográficas em acervos de livros, matérias de jornais e publicações acadêmicas que tratavam Município de Paraguaçu- MG, bem como, foram realizadas entrevistas conversacionais livres com os membros da comunidade e entidades de apoio, no intuito de compreender apontar suas contribuições.

(4)

Cadernos de Agroecologia – ISSN 2236-7934 – Vol 10, Nº 3 de 2015

Paraguaçu está localizada no sul de Minas Gerais e além de ser conhecida na região como a "Cidade do Avião", também é timidamente conhecida pelas tradições do Marolo, fruto típico do cerrado brasileiro.

O fruto tem um destaque econômico e cultural no município, principalmente com a consolidação da ATEM, que apesar de ter sua antiga tradição alicerçada na fruta, foi se perdendo com o passar das gerações. A ATEM trata-se de um grupo de 25 pessoas, divididas entre homens e mulheres, com perfil de casados e com filhos.

Nos primórdios do cultivo da fruta no Município, a fruta era muitas vezes colhida antes do tempo exato da mesma, fazendo com que o plantio e a colheita da fruta ficassem prejudicadas e mal tratadas. Neste contexto, com a busca da consolidação da cultura do Marolo na região, bem como na busca de proporcionar a geração de trabalho e renda ao mesmo, em 2010 houve a busca junto a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Alfenas, Minas Gerais, na procura de apoio para seu fortalecimento, no qual chega-se até a ITCP/UNIFAL-MG.

A ITCP/UNIFAL-MG proporcionou o assessoramento ao grupo que foi então registrada em Novembro de 2011, e teve sua inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) no dia 16/02/12.

Juntamente com a proposta de consolidação do empreendimento, em 2010, também houve a organização da 1ª Festa do Marolo, que tem como objetivos a ampliação de conhecimento da sociedade em geral; reconhecimento do marolo na economia, gastronomia e história, destacando os aspectos socioeconômicos e culturais relacionados ao fruto; conservação e incentivo ao cultivo do maroleiro, contribuindo, assim, com a preservação do meio-ambiente; demonstrar o potencial de geração de renda aos produtores e empreendedores do marolo e fomentar o turismo, tornando o evento uma tradição paraguaçuense.

(5)

Cadernos de Agroecologia – ISSN 2236-7934 – Vol 10, Nº 3 de 2015 Conclusão

Analisando os resultados, percebe-se uma significativa mudança de posicionamento dos associados, bem como de todo o Município na tentativa de ampliação a âmbito nacional da cultura de Paraguaçu, a partir do Marolo.

Nesse contexto se torna evidente que a consolidação do empreendimento e da Festa do Marolo, proporcionou ao Município o fortalecimento da cultura, bem como do turismo local, fazendo com que a cidade se desenvolvesse em torno da fruta típica.

No que se refere à atuação da ITCP/UNIFAL-MG, percebe-se o importante papel das mesmas para a geração de trabalho e renda e para o auxílio à difusão e consolidação do empreendimento econômico solidário. Além disso, observa-se que com a formação proporcionada à ATEM, a mesma buscou formas mais eficientes de cultivo e produção, onde o Marolo passou a ser produzido e utilizado de forma mais sustentável. Como resultado, obteve-se um novo modo de cultivo e preservação da fruta a partir do aproveitamento dos mecanismos naturais optando por um plantio mais saudável e com menos impactos ambientais.

Observa-se também a perspectiva de desenvolvimento local, uma vez que beneficiará, além da Associação, toda a comunidade. Ao passo que tendo geração de trabalho e renda aos produtores e beneficiadores do Marolo, melhore suas condições familiares de alimentação e moradia, fortaleça a cultura tradicional da fruta típica, promova o turismo no Município e ocasione giro da economia local com aumento do poder de compra das famílias e, assim, consequentemente melhore as condições dos comércios locais e de toda comunidade e até mesmo dê ainda mais visibilidade e abrangência das atividades da Associação e do Município em geral.

Desse modo, percebe-se a suma importância da Incubadora junto à ATEM para a consolidação e fortalecimento do Município no que tange a impulsionar as potencialidade locais e principalmente a identidade da cidade.

(6)

Cadernos de Agroecologia – ISSN 2236-7934 – Vol 10, Nº 3 de 2015 Referências Bibliográficas

MESQUITA, C. M.; et al. Histórico da Associação Terra do Marolo. Julho, 2012.

Disponível em: http://www.festadomarolo.com.br/associacao-historico.

SANTOS, E. A. A. O consumismo como um novo iluminismo: a panacéia do

consumo na contemporaneidade. Dissertação (Mestrado) _ Universidade Federal de

Referências

Documentos relacionados

O artigo tem como objeto a realização, em 2013, do Congresso Internacional Justiça de Transição nos 25 anos da Constituição de 1988 na Faculdade de Direito da UFMG, retratando

No primeiro capítulo a pesquisa se concentrou no levantamento de dados da escola no Projeto Político Pedagógico (PPP) e análise dos indicadores do SPAECE. No

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

[r]

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

Neste estágio, assisti a diversas consultas de cariz mais subespecializado, como as que elenquei anteriormente, bem como Imunoalergologia e Pneumologia; frequentei o berçário

O objetivo desse estudo é realizar uma revisão sobre as estratégias fisioterapêuticas utilizadas no tratamento da lesão de LLA - labrum acetabular, relacionada à traumas

Outras possíveis causas de paralisia flácida, ataxia e desordens neuromusculares, (como a ação de hemoparasitas, toxoplasmose, neosporose e botulismo) foram descartadas,