• Nenhum resultado encontrado

Lista de exercícios Aluno (a):

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Lista de exercícios Aluno (a):"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – lista de exercícios

1

Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa e organizada. Rasuras podem invalidar a lista. Questões discursivas deverão ser respondidas na própria lista.

Não há necessidade de folhas em anexo, todas as respostas serão exclusivamente na lista. O não atendimento a algum desses itens faculta ao professor o direito de desconsiderar a lista. A lista deve ser feita a caneta, somente os cálculos podem ser a lápis.

 Data de entrega e prova: 14/04/2018.

História Antiga

1) Os hebreus não desenvolveram um império, mas deixaram uma importante herança: a) o monoteísmo

b) o patriarquismo c) a monarquia d) a arquitetura e) suas artes e cultura.

2) As constantes batalhas pela reconquista da palestina duraram cerca de 200 anos e durante esse período a palestina foi governada por:

a) juízes b) patriarcas c) monoteístas d) reis

e) sacerdotes hebreus

3) Entre as principais características da Civilização Hebraica, merecem destaque especial:

a) A religião politeísta em que as figuras mitológicas de Abraão, Isaac e Jacó formavam uma tríade divina.

b) A criação de uma federação de cidades autônomas e independentes (cidade-estado) controladas por uma elite mercantil.

c) A criação de um alfabeto (aramaico) que seria incorporado e aperfeiçoado pelos egípcios, tornando-se conhecido como escrita hieroglífica.

d) As práticas religiosas caracterizadas pela crença na existência de um único Deus (monoteísmo) e no messianismo, pois acreditavam na vinda de um messias libertador do povo hebreu.

e) As inovações tecnológicas desenvolvidas na agricultura, possibilitando grande crescimento da produtividade agrícola na região palestina.

4) Explique os seguintes fatos históricos referentes à civilização hebraica: a. Êxodo:

Lista de exercícios

Aluno (a): ________________________________

Turma: 3ª série: ______ (Ensino médio)

Professor: Barros Dutra Disciplina: História

(2)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – lista de exercícios

2

b. Cisma:

c. Diáspora:

d. Sionismo:

5) .Quais foram os principais elementos contributivos dos hebreus para a nossa civilização ocidental?

6) Qual foi o desdobramento da história dos judeus depois da Segunda Guerra MUNDIAL?

7). Faça um comentário sobre o fato dos palestinos não terem seu Estado político criado em 1948.

8).Estabeleça abaixo as principais diferenças da religião hebraica com as outras existentes no mesmo período.

9) . (MAUÁ - LINS) Qual foi a contribuição da civilização fenícia para a cultura e a tecnologia das civilizações orientais?

10. (OSEC) Os fenícios dedicavam-se primordialmente ao comércio marítimo porque: a) era grande seu excedente agrícola;

(3)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – lista de exercícios

3

c) sua localização geográfica os induzia a isso;

d) sua organização política era fortemente centralizada;

e) sua atividade militar lhes proporcionava numerosos escravos para atuar nas galeras como remadores.

11. Julgue as afirmações verdadeiras.

I. As cidade-estado fenícias são consideradas a mais progressista forma de organização do Estado existente na Antiguidades Oriental.

II. A religião fenícia foi monoteísta, a exemplo dos hebreus.

III. A grande contribuição dos fenícios para as civilizações posteriores foi a invenção do alfabeto fonético, criado por interesses comerciais.

a) I, II e III estão corretas. b) I, II e III estão incorretas. c) Apenas I e II estão corretas. d) Apenas I e III estão corretas. e) Apenas II e III estão corretas.

12. Os povos fenícios dedicavam-se: a) à agricultura

b) à pecuária

c) à navegação marítima d) à ciência

e) à pesca

13. Qual das alternativas abaixo apresenta características da sociedade do Egito Antigo?

A - O poder era concentrado nas mãos do faraó. A sociedade também era composta por sacerdotes, militares, escribas, comerciantes, artesãos, camponeses e escravos.

B - Os escribas tinham muito poder na sociedade egípcia, mais do que o faraó, pois sabiam ler e escrever. Os sacerdotes tinham pouca importância social, pois a religião não era muito valorizada pela sociedade egípcia.

C - A maior parte da sociedade era composta por escravos, que apesar de serem comercializados como mercadoria tinham vários direitos sociais.

D - O faraó era eleito pelo povo egípcio para um mandato de 4 anos. Nas eleições egípcias todos podiam participar, menos os escravos e os camponeses.

14. Sobre a religião no Egito Antigo é falso afirmar que:

A - Os egípcios acreditavam na vida após a morte e, por isso, desenvolveram a técnica da mumificação.

B - Os egípcios não acreditavam na vida após a morte e seguiam uma religião monoteísta (crença na existência de apenas um deus).

C - Os egípcios acreditavam na existência de vários deuses (religião politeísta).

D - Na religião egípcia muitos animais eram considerados sagrados, como, por exemplo, gato, jacaré, água, serpente, etc.

15. Na arquitetura do Egito Antigo podemos destacar as pirâmides. Qual era a principal função das pirâmides? A - Serviam como residência dos faraós e toda nobreza, por isso eram grandes e luxuosas.

B - Para estocar a produção de grãos e guardar as riquezas do faraó e sua família. C - Servir de templo religioso, pois nelas eram realizados os rituais egípcios.

(4)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – lista de exercícios

4

D - Proteger e conservar o corpo do faraó mumificado e seus pertences pessoais para a vida após a morte.

16. Quais os principais legados deixados pela civilização egípcia para a humanidade? A - Democracia, graças ao sistema político no Egito Antigo (sistema de eleições diretas).

B - Conhecimentos marítimos, em função da construção de grandes embarcações capazes de navegar por todos os oceanos.

C - Importantes técnicas de Mecânica, graças à criação de diversas máquinas movidas à vapor.

D - Conhecimentos na área da Medicina (graças à mumificação), desenvolvimento de técnicas de Arquitetura com uso da Matemática (graças à construção de pirâmides).

17. Estabeleça abaixo as principais formas dos deuses do Egito.

18.. Cite abaixo as principais atribuições do Faraó no Egito Antigo.

História Contemporânea.

1. Uma das principais causas da Revolução Russa foi a situação de injustiça social que afetava as camadas mais pobres da população no começo do século XX. Qual das alternativas abaixo apresenta características do contexto histórico da Rússia pré-revolução?

A - Trabalhadores urbanos, clero e nobreza pagavam altos impostos; setor industrial desenvolvido; camponeses vivendo em situação de miséria.

B - Trabalhadores rurais vivendo em extrema situação de pobreza; economia atrasada; altos impostos pagos pelas camadas mais baixas da sociedade.

C - Agricultura atrasada, distribuição de renda igualitária; privilégios sociais, políticos e econômicos para a nobreza. D - Boa situação econômica para toda população, falta de democracia, altos impostos pagos pela nobreza e clero.

2. A Revolução Russa de outubro de 1917 foi liderada por Lênin e os revolucionários prometiam as seguintes ações: A - Implantação o sistema capitalista na Rússia após a revolução.

B - Um governo socialista, apoiado pela nobreza russa.

C - Distribuição de terras, igualdade social, democracia e participação do clero nas decisões do governo. D - Paz (saída da Rússia da 1ª Guerra Mundial), terra, pão, liberdade e trabalho.

3. Qual das alternativas abaixo apresenta as principais mudanças ocorridas na Rússia após a revolução e implantação do socialismo?

A - Nacionalização de bancos; implantação de leis que favoreciam os donos de indústrias, implantação de sistema democrática com eleições livres e diretas para todos os cargos públicos.

(5)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – lista de exercícios

5

C - Redistribuição de terras para os trabalhadores do campo; nacionalização de bancos; controle das fábricas pelos operários.

D - Implantação de sistema democrático, fortalecimento de laços econômicos e militares com os Estados Unidos, criação de governo composto por integrantes de todas as camadas da sociedade russa.

4. Qual das alternativas abaixo explica melhor a situação política da Rússia após a Revolução?

A - O sistema político era unipartidário, ou seja, o governo era controlado por um único partido político: PC (Partido Comunista).

B - O sistema político era bipartidário, ou seja, o governo era controlado por dois partidos políticos: PC (Partido Comunista) e PM (Partido Monarquista).

C - Existiam vários partidos políticos e os presidentes eram escolhidos através de eleições diretas.

D - Embora houvesse apenas um partido político, o Partido Comunista, havia muita liberdade política e de expressão onde todos podiam manifestar livremente suas opiniões e posições políticas sem sofrer perseguições.

5. Em 1922 foi implantada a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Qual das alternativas abaixo apresenta características da URSS.

A - Total liberdade política, investimentos em arte e cultura, política econômica voltada para as camadas mais pobres da população.

B - Sistema econômico capitalista, política militarista, aliança política e militar com os Estados Unidos e Grã-Bretanha. C Adesão à economia de mercado, fortes laços comerciais com países do oeste europeu, repressão aos opositores políticos.

D - Falta de democracia, governo controlado pelo Partido Comunista, fortes investimentos nos setores industrial e bélico.

6.Faça um comentário sobre as Teses de Abril defendidas por Lenin.

7. Estabeleça abaixo o eixo de desenvolvimento da Guerra Civil dentro da Rússia depois das revoluções de 1917.

(6)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – lista de exercícios

6

9. Unesp 2014) No final da primavera de 1921, um grande artigo de Lenin define o que será a NEP [Nova política econômica]: supressão das requisições, impostos em gêneros (para os camponeses); liberdade de comércio; liberdade de produção artesanal; concessões aos capitalistas estrangeiros; liberdade de empresa – é verdade que restrita – para os cidadãos soviéticos. [...] Ao mesmo tempo, recusa qualquer liberdade política ao país: “Os mencheviques continuarão presos”, e anuncia uma depuração do partido, dirigida contra os revolucionários oriundos de outros partidos, isto é, não imbuídos da mentalidade bolchevique.

(Victor Serge. Memórias de um revolucionário, 1987.)

O texto identifica duas características do processo de constituição da União Soviética:

a) a reconciliação entre as principais facções socialdemocratas e a implantação de um sistema político que atribuía todo poder aos sovietes de soldados, operários e camponeses.

b) o reconhecimento do fracasso político e social dos ideais comunistas e o restabelecimento do capitalismo liberal como modo de produção hegemônico no país.

c) a estatização das empresas e dos capitais estrangeiros investidos no país e a nacionalização de todos os meios de produção, com a implantação do chamado comunismo de guerra.

d) a aguda centralização do poder nas mãos do partido governante e o restabelecimento temporário de algumas práticas capitalistas, que visavam à aceleração do crescimento econômico do país.

e) o fim da participação russa na Guerra Mundial, defendida pelas principais lideranças do Exército Vermelho, e a legalização de todos os partidos socialistas.

10. (Puccamp) A Revolução Socialista na Rússia, em 1917, foi um dos acontecimentos mais significativos do século XX, uma vez que colocou em xeque a ordem socioeconômica capitalista. Sobre o desencadeamento do processo revolucionário, é correto afirmar que:

a) os mencheviques tiveram um papel fundamental no processo revolucionário por defenderem a implantação ditadura do proletariado.

b) os bolcheviques representavam a ala mais conservadora dos socialistas, sendo derrotados, pelos mencheviques, nas jornadas de outubro.

c) foi realimentado pela participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial, o que desencadeou uma série de greves e revoltas populares em razão da crise de abastecimento de alimentos.

d) foi liderada por Stalin, a partir de outubro, que estabeleceu a tese da necessidade da revolução em um só país, em oposição a Trotsky, líder do exército vermelho.

e) o Partido Comunista conseguiu superar os conflitos que existiam no seu interior quando estabeleceu a Nova Política Econômica que representava os interesses dos setores mais conservadores.

11. ) A Revolução Russa de 1917 derrubou o regime czarista e estabeleceu o socialismo no país. Assinale a alternativa correta em relação às medidas adotadas pelo novo governo.

a) Com a abdicação do Czar, estabeleceu-se uma aliança política entre os líderes do regime czarista e os dirigentes do governo provisório.

b) Lênin, prisioneiro político exilado na Sibéria, ficou excluído do processo revolucionário.

c) O governo socialista colocou em prática, imediatamente, o projeto de reconstrução da economia, a Nova Política Econômica (NEP).

d) A fase inicial do processo caracterizou-se pela alteração nas leis dos direitos civis, pela anulação dos títulos de nobreza, pela separação entre Igreja e Estado, pela reforma agrária e pelo fim da propriedade privada.

(7)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – lista de exercícios

7

e) No nível político, o governo revolucionário promulgou, no mesmo ano, uma nova constituição, que legitimou a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

12.. (Ufjf) Sobre o contexto social da Rússia, anterior à Revolução Bolchevique de 1917, é incorreto dizer que:

a) a grande massa da população era camponesa, reflexo das condições econômicas e sociais anteriores, havendo grande concentração fundiária nas mãos de poucos.

b) a industrialização estava restrita a poucas cidades, como Moscou e São Petersburgo, e fora financiada, em grande parte, pelo capital europeu ocidental.

c) apresentava uma burguesia forte e organizada, com um projeto revolucionário amadurecido, que defendia, entre outros aspectos, a criação de uma República no lugar do governo czarista.

d) o proletariado enfrentava péssimas condições de vida nas cidades, fruto dos baixos salários, mas dispunha de um certo grau de organização política, que possibilitava sua mobilização.

e) após o fim da servidão, houve uma intensa migração do campo em direção à cidade, contribuindo para o aumento da mão-de-obra disponível, que seria direcionada, em grande parte, para a indústria.

13. (Fgv) Em abril de 1917, o líder bolchevique Lenin, exilado em Zurique (Suíça), voltou à Rússia lançando as Teses de Abril. Nesse programa político é incorreto afirmar que Lenin propunha a/o:

a) formação de uma República de sovietes;

b) concessão à defesa nacional, dando total apoio ao governo provisório; c) nacionalização dos bancos e das propriedades privadas;

d) reconstituição da Internacional; e) controle da produção pelos operários

História do Brasil.

(8)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – lista de exercícios

8

Busque estabelecer as relações históricas no processo de construção de nosso símbolo nacional.

2. A Bandeira do Brasil foi instituída a 19 de novembro de 1889, ou seja, 4 dias depois da Proclamação da República e é o resultado de uma adaptação na tradicional Bandeira do Império Brasileiro.

I. A Bandeira Nacional estará permanentemente no topo de um mastro especial na Praça dos três Poderes em Brasília, como um símbolo perene da Pátria e sob a guarda do povo brasileiro.

II. A Bandeira Nacional pode ser usada em todas as manifestações do sentimento patriótico dos brasileiros, de caráter oficial. Não é permitido para uso de caráter particular.

III. Hasteia-se obrigatoriamente a bandeira Nacional, nos dias de festa ou luto nacional, em todas as repartições públicas, nos estabelecimentos de ensino e sindicatos.

IV. A Bandeira Nacional, quando não estiver em uso, deve ser guardada em local digno.

V. Quando várias bandeiras são hasteadas ou arriadas simultaneamente, a Bandeira Nacional é a primeira a atingir o topo e a primeira a dele descer.

A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS:

a) I, III, V apenas. b) I, III, IV apenas. c) I, IV, V apenas. d) II, III, IV apenas.

(9)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – lista de exercícios

9

1. Tente encontrar o formato do mapa do Brasil. 2. Descubra o ano da pintura e o artistas.

3. Qual personagem religioso a imagem retrata?

4. Qual o objetivo da relação de Tiradentes com o personagem religioso?

5. Justifique a importância que os republicanos deram para Tiradentes.

4. Em relação ao aspecto religioso, o que ficou estabelecido da Constituição de 1891?

5. Em 15 de novembro de 1889, o Brasil elaborou uma nova constituição que foi promulgada no dia 24 de fevereiro de 1891. Marque a alternativa correta sobre esse momento histórico do Brasil.

a) A Constituição de 1891 decretou a soberania da Igreja Católica no Brasil, ficando o Estado submisso às ordens papais. b) Essa Constituição decretou uma política reformista que contribuiu para o fim do coronelismo e dos latifundiários no Brasil.

c) Essa nova constituição adotou a forma de governo presidencialista, garantindo às antigas províncias mais autonomia política.

d) A nova constituição adotou o presidencialismo como forma de governo, mas não possibilitou mais autonomia política para os estados, que se afundaram em revoltas contra a República.

(10)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – lista de exercícios

10

a) O Estado brasileiro passou a ter três poderes independentes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Além disso, eliminou-se o voto censitário. Homens a partir de 21 anos poderiam votar, porém analfabetos e mulheres continuaram eliminou-sem o direito ao voto.

b) O Estado brasileiro passou a ter três poderes independentes: Executivo, Legislativo e Judiciário. O voto censitário permaneceu para os eleitores e as mulheres passaram a ter o direito ao voto.

c) O regime político passou a ser o presidencialista. A maioria da população passou a ter acesso ao voto livre e secreto, e o Estado adotou um regime dividido em três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.

d) Excetuando as mulheres, o restante da população com idade acima de 21 anos poderia votar. A Igreja passou a ter maior controle sobre os patrimônios públicos e sobre o Estado. O voto passou a ser secreto.

7. O que significa voto de Cabresto e cantado?

8. “Para o historiador José Murilo de Carvalho, a república consolidou-se excluindo o envolvimento popular no governo”. (Vicentino, Claudio. História para o Ensino Médio: história geral e do Brasil: volume único. – São Paulo: Scipione, 2001.p, 387.)

Discorra sobre essa frase quanto à exclusão popular na formação da República no Brasil.

9. Volte novamente na imagem do Tiradentes e busque explicar a sua semelhança com Cristo como um tipo de amenizador com a Igreja Católica tendo como princípio a ideia de que o Estado passou a ser Laico.

Referências

Documentos relacionados

MATRÍCULA nº 4.540 do 1º CRI de Piracicaba/SP: 01 (UMA) GLEBA DE TERRAS, situada no imóvel denominado “Algodoal”, contendo a área de 53.982,00m², desta cidade, que assim

Com base no trabalho desenvolvido, o Laboratório Antidoping do Jockey Club Brasileiro (LAD/JCB) passou a ter acesso a um método validado para detecção da substância cafeína, à

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

Em busca de avaliar o potencial efeito dos compostos inéditos frente a outras linhagens tumorais, o estudo prosseguiu analisando a resposta das células HepG2 tratadas pelas

Nos tempos atuais, ao nos referirmos à profissão docente, ao ser professor, o que pensamos Uma profissão indesejada por muitos, social e economicamente desvalorizada Podemos dizer que

Para mitigar esses riscos, a Companhia e suas controladas definiram em sua Política de Gestão de Riscos parâmetros para análise das situações financeira e patrimonial de

Há 16 programas incluindo 1 Programa Manual, 6 Programas Pré-definidos, 1 Programa de Gordura Corporal, 4 Programas de Controle de Frequência Cardíaca e 4 Programas Definidos

Atividade no caderno após a escrita do cabeçalho: fixação da família silábica da letra D (DA-DE-DI-DO-DU- DÃO) e lista de palavras. Atividades das páginas 12 e 13: com a ajuda de