• Nenhum resultado encontrado

TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO

contato@anahigo.arq.br RESUMO TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO

 Escolha do Tema

A escolha do tema se deve, antes de tudo, a convicções pessoais. A busca da saúde integral e a necessidade essencial de seguir sempre rumo ao desenvolvimento pessoal são assuntos que têm norteado minha vida.

Ao aliar o formato Spa, inspirado na antiguidade e hoje atual nos programas de emagrecimento, a uma abordagem holística terapêutica, que considera os elementos emocional, mental, espiritual e físico de cada ser humano como um sistema que deve ser tratado em seu contexto global, busco criar um espaço onde essa filosofia de vida possa ser desenvolvida e exercida.

 Escolha do Local

O local escolhido para o desenvolvimento do projeto foi o município de São Thomé das Letras, situado no sul do estado de Minas Gerais.

A 1470 metros do nível do mar, São Thomé é conhecida como a Cidade das Estrelas do Brasil e traz em sua história lendas e preceitos iniciáticos que a colocam como um dos centros energéticos do planeta. Tal fama, aliada à beleza e abundância de seus recursos naturais, atrai pessoas sintonizadas com os valores intrínsecos do Spa Holístico, criando um clima propício.

Do ponto de vista estrutural, São Thomé faz parte de várias instituições voltadas para o desenvolvimento do turismo sustentável como o Instituto Estrada Real, a Associação das Cidades Históricas de Minas, o Circuito Turístico Vale Verde e Quedas D'Agua e o Circuito do Charme, o que garante a preocupação com o desenvolvimento de uma infraestrutura turística adequada.

Todos esses fatores fazem de São Thomé das Letras o cenário ideal para a execução do projeto.

(2)

TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO

contato@anahigo.arq.br

 Conceito

Criar um ambiente equilibrado, em perfeita sintonia com a natureza, capaz de proporcionar muito mais que conforto ao hóspede, é o objetivo principal do projeto.

Completamente voltado para a saúde integral do ser humano - física, emocional e espiritual - o Spa Holístico é fundamentado em conceitos milenares para a busca do equilíbrio, em sua maioria inspirados nas culturas japonesa, chinesa e hindu: um espaço voltado para a aplicação de terapias complementares e para o desenvolvimento de atividades que levam ao crescimento espiritual.

Toda a arquitetura segue os princípios definidos acima. Formas harmônicas, circulares, que buscam privilegiar o contato com a natureza e elevar o campo vibratório; espelhos d'agua que remetem à tranquilidade interior; subsídios extraídos da geometria sagrada em cada espaço, em cada detalhe.

O projeto é baseado na sustentabilidade - que visa atender às necessidades sociais e econômicas - ao mesmo tempo que preserva a biodiversidade e os ecossistemas naturais. Inserindo-se na comunidade local, o Spa Holístico pretende ainda ser um espaço aberto para o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, sustentabilidade, ações socioculturais. Para tanto deve oferecer atividades abertas e o programa Day-Spa que facilitará a participação nas atividades sem hospedagem.

 Partido

Para o desenvolvimento do projeto foram utilizadas inúmeras referências da geometria sagrada que estuda as ligações entre as proporções e formas contidas no microcosmo e no macrocosmo com o propósito de compreender a Unidade que permeia toda a Vida. Presente nas pinturas de Leonardo da Vinci, nas catedrais medievais, na Cabala, na Radiônica, nas Mandalas entre

(3)

TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO

contato@anahigo.arq.br

outros, ela estuda as proporções e medidas da matéria em relação ao universo.

Toda a área foi preservada, sendo a interferência mínima, de modo a manter a energia da natureza exuberante.

As edificações foram projetadas de modo a aproveitar as curvas de nível do terreno. No ponto mais alto ergue-se o templo - um local de meditação, de orações, de recolhimento. Um caminho cercado de plantas e espelhos d'agua liga o templo ao corpo principal do complexo onde se distribuem os espaços múltiplos para hospedagem, administração e serviços. Do outro lado do edifício principal, mas seguindo o mesmo eixo, o caminho leva até o bloco que abriga as salas de terapia, práticas, cursos e atendimentos. Além dele, ficam a área de lazer com piscinas, bar e decks de meditação.

Muitas referências foram usadas, mas dois princípios básicos foram contemplados de uma maneira mais profunda.

Em primeiro lugar, ao combinar linhas retas e curvas, o projeto busca integrar o princípio masculino (retas), ao princípio feminino (curvas), de acordo com a geometria sagrada, na busca pelo equilíbrio.

Em segundo lugar, o templo circular foi desenvolvido seguindo o padrão da Árvore da Vida, que se encontra dentro da Flor da Vida, um símbolo sagrado para diversas culturas, que contém todos os blocos de construção do Universo (os sólidos platônicos) e ilustra a conexão de toda a vida e do espírito dentro do universo. Em cada uma de suas pétalas, dispostas em espiral ascendente, que reproduzem o Lótus, um espaço de meditação ligado a cada um dos chakras, centros de energia segundo o conhecimento hindu, representando um caminho para a iluminação espiritual. Em cada espaço, há estímulos sensoriais ligados à função de cada chakra: sons, odores, sensações táteis, cores. Até chegar ao topo, espaço de luz.

(4)

TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO

contato@anahigo.arq.br

 Memorial Descritivo

Em vários níveis de modo a aproveitar a topografia do terreno, o Spa contempla igualmente espaços privativos, espaços sociais, espaços de lazer e espaços para práticas.

Seguindo sempre a linha semicircular, a estrutura foi definida em torno de eixos que levam a um único ponto distante 10 metros. Os semicírculos mantêm, entre si, a distância de 5 metros.

Com a estrutura em concreto, todos os fechamentos são em adobe, material de baixo custo que, além de proporcionar conforto térmico, é sustentável e pode ser preparado no local da construção, privilegiando a mão de obra do lugar. Alguns ambientes, entretanto, têm fechamentos de vidro para integrar a paisagem. Na cobertura, pergolado com vidros e/ou cobertura verde. Estrategicamente colocados, espelhos d'agua delimitam ao mesmo tempo que integram os espaços.

O conjunto é composto por três edificações - o templo, o corpo principal e a área de terapias. O eixo central de todas as edificações, a partir do templo, é ligado por uma cobertura de vidro contínua.

O acesso ao Spa se dá pelo nível 947. À esquerda ficam as vagas de estacionamento e o acesso ao templo. À direita, no eixo central, fica a entrada do bloco principal, que se abre para um hall com um espaço vazio e luz natural, reservado à circulação vertical: de um lado ficam os elevadores; do outro, as escadas.

Nesse nível, à esquerda de quem entra, estão os quartos com terraço e banheiros com luz zenital. À direita localizam-se a recepção, a administração, o restaurante, a cozinha, a despensa, os banheiros sociais, living, terraço de lazer.

A circulação horizontal é cercada por jardins internos e reserva vazios que filtram a luz natural para iluminar o pavimento inferior.

Em ambas as laterais desse nível ficam terraços apoiados em pilares, com escadas de acesso aos pavimentos inferiores.

(5)

TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO

contato@anahigo.arq.br

No nível 943.5, a circulação central se repete e a circulação horizontal é feita através de jardins internos. Os quartos ficam na mesma ala do piso superior, com terraço e banheiros - estes também com luz zenital filtrada através do vazio deixado nos banheiros do pavimento superior.

Na ala oposta um pequeno auditório e banheiros complementam o espaço social. Localizam-se, ainda nesta ala, a área de serviços, rouparia, almoxarifado e um espaço reservado aos funcionários, com dormitórios, vestiários, refeitórios e sala de descanso.

Nas laterais, o acesso vertical se dá apenas para o piso superior. Para o piso inferior, o acesso é pelo hall central.

No nível 940 fica a área técnica e o hall central: com a mesma planta dos pisos superiores, tem um espelho d'agua e um jardim com deck, que dá acesso ao bloco de terapias e lazer pelo eixo central, nos mesmos moldes do acesso que vem do templo.

Na área central desse bloco fica a recepção, uma pequena loja e living. A circulação horizontal abre-se para o jardim dos chakras que inspiram a meditação, e contêm espaços para livros, leitura e descanso.

Três blocos de salas de cada lado da recepção constituem a área de terapias. À direita, salas de atendimento, salas de massagens/terapias, salas de banho japonês (ofurô) e salas de leituras/consultas. À esquerda, salas de leituras/consultas, banheiros sociais, bar/lanchonete natural, salas de práticas e saunas seca e a vapor, com chuveiros. Cada bloco é acessado através corredores entre pequenos jardins internos cercados por malha pop e vegetação que garantem a privacidade nas salas.

A cobertura dessa edificação se divide entre vidro na área do eixo central; vidro e pergolado na circulação lateral; vidro e cobertura verde nas áreas de circulação interna; e jardins internos sem cobertura.

No lado oposto, acesso para o herbário, a horta e as piscinas aquecida e natural. Seguindo o eixo central, um caminho leva a um mirante que se abre

(6)

TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO

contato@anahigo.arq.br

para a natureza e enriquece a prática da meditação. Na lateral esquerda deste bloco fica o acesso ao deck da cachoeira. E em ambas as laterais, escadas levam ao nível 947 e rampas dão acesso à mata natural.

Templo

Em formato circular, o templo segue o padrão e a simbologia da Árvore da Vida. Suas paredes externas são de concreto. Rampas ascendentes, também de concreto, ligam as pétalas até chegar ao topo que alterna laje com cobertura verde e vidro, formando o desenho de um lótus. No centro, uma abóboda.

Cada pétala, isolada com fechamento de vidro, corresponde a um centro de meditação referente a um chakra, com elementos para estímulos sensoriais correspondentes (tátil, auditivo, olfativo e visual).

No nível 947, na entrada do templo, a primeira pétala, suspensa sobre um espelho d'agua, representa o espaço dedicado à meditação do primeiro chakra, ligado ao elemento Terra.

No nível 948, fica a pétala dedicada à meditação do segundo chakra, ligado ao elemento Água.

No nível 949 fica a pétala dedicada à meditação do terceiro chakra, ligado ao elemento Fogo.

No nível 950, fica a pétala dedicada à meditação do quarto chakra, ligado ao elemento Ar.

No nível 951 fica a pétala, dedicada à meditação do quinto chakra, ligado ao elemento Éter.

No nível 952, fica a pétala dedicada à meditação do sexto chakra, ligado ao elemento Luz.

O sétimo e último patamar fica no nível 954.5 e é dedicado ao sétimo chakra, da elevação espiritual. Espaço aberto, sob a abóboda, corresponde ao centro do lótus e proporciona a visão global (360º.) de toda a natureza.

Referências

Documentos relacionados

Ao rever todas as análises e discussões que realizamos neste trabalho, embasadas nos preceitos funcionalistas aplicados à tradução e nos paradigmas bakhtinianos,

É perceptível, desta forma, o constante aumento do aprofundamento dos personagens: os “príncipes” têm agora não só nome e falas, mas personalidades bem desenvolvidas,

Os candidatos reclassificados deverão cumprir os mesmos procedimentos estabelecidos nos subitens 5.1.1, 5.1.1.1, e 5.1.2 deste Edital, no período de 15 e 16 de junho de 2021,

Nos tempos atuais, ao nos referirmos à profissão docente, ao ser professor, o que pensamos Uma profissão indesejada por muitos, social e economicamente desvalorizada Podemos dizer que

- Se o estagiário, ou alguém com contacto direto, tiver sintomas sugestivos de infeção respiratória (febre, tosse, expetoração e/ou falta de ar) NÃO DEVE frequentar

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades

Este desafio nos exige uma nova postura frente às questões ambientais, significa tomar o meio ambiente como problema pedagógico, como práxis unificadora que favoreça

xii) número de alunos matriculados classificados de acordo com a renda per capita familiar. b) encaminhem à Setec/MEC, até o dia 31 de janeiro de cada exercício, para a alimentação de