• Nenhum resultado encontrado

DAVID WALLACE JOELLEN MARONEZZI LEONARDO FERIANI LUCAS CAVALHEIRO MATHEUS GUIMARÃES REI KUBOYAMA PLANO MUNICIPAL DE TURISMO: VILA VELHA ES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DAVID WALLACE JOELLEN MARONEZZI LEONARDO FERIANI LUCAS CAVALHEIRO MATHEUS GUIMARÃES REI KUBOYAMA PLANO MUNICIPAL DE TURISMO: VILA VELHA ES"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

JOELLEN MARONEZZI

LEONARDO FERIANI

LUCAS CAVALHEIRO

MATHEUS GUIMARÃES

REI KUBOYAMA

PLANO MUNICIPAL DE TURISMO: VILA VELHA – ES

(2)

INTRODUÇÃO

O Plano Municipal de Turismo tem como objetivo estabelecer diretrizes para a condução da atividade turística de Vila Velha no Espírito Santo, de forma compartilhada, respeitando as competências de cada órgão ou entidade, para a qualificação da cidade como destino turístico de eventos e negócios e para o incremento do turismo de lazer.

Vila Velha está situada a apenas cinco quilômetros de Vitória, capital do Estado, e faz divisa com as cidades de Guarapari, Cariacica e Viana, que, juntamente com Serra e Fundão, integram a região Metropolitana da Grande Vitória. Com 32 quilômetros de litoral, o município reúne belas praias, que constituem importantes ícones turísticos e paisagísticos do Espírito Santo, como as praias da Costa, de Itapuã e de Itaparica. A cidade está dividida em 91 bairros agrupados em cinco regiões político-administrativas: Centro, Grande Ibes, Grande Aribiri, Grande Cobilândia e Grande Jucu. Esta regionalização, além de facilitar a localização dos cidadãos, permite que a Administração Municipal dimensione melhor as reais necessidades de investimento de cada área e distribua de forma mais adequada os serviços e as obras. Segundo município mais populoso do Espírito Santo, Vila Velha é dinâmica e tem atraído cada vez mais investimentos nacionais e internacionais, proporcionando desenvolvimento econômico e social para a população.

A elaboração de um Plano Municipal de Turismo, como um estudo analítico do cenário turístico de Vila Velha, tem como objetivo desenvolver e manter a identidade local, determinando os objetivos, estratégias e ordenando as ações que nortearão o desenvolvimento do turismo de Vila Velha.

(3)

1. DIAGNÓSTICO

O município foi fundado em 23 de maio de 1535 pelo português Vasco Fernandes Coutinho, donatário da Capitania do Espírito Santo. Pouco se conhece sobre a história de Vila Velha do século XVI ao século XIX. Neste período, destacam-se o término da construção do Convento da Penha e, ainda, os ataques de holandeses contra as fazendas de açúcar, no século XVII. Sabe-se que a cidade pouco Sabe-se deSabe-senvolveu durante este período, Sabe-sendo que um relatório do governo da província registrou 2 120 habitantes no lugar em 1827.

Em 1890, foi criado definitivamente o município, com a instauração da Constituição do Espírito Santo, deixando de denominar-se "Vila do Espírito Santo" para chamar-se "Vila Velha". Na década a seguir, foi elaborada a planta da cidade e, posteriormente, ocorreram alargamentos e criação de ruas e outras obras de infraestrutura, começando a atrair investidores comerciais, mas somente após a construção da Ponte Florentino Avidos, no final da década de 1920, que liga Vila Velha a Vitória, é que houve uma maior dinamização da economia municipal.

Atualmente, tem um grande porte industrial, e é o segundo maior centro comercial do estado, depois da capital, Vitória. Possui 32 quilômetros de litoral, sendo praticamente todo recortado por praias, as quais constituem importantes ícones turísticos e paisagísticos, como a Praia da Costa, de Itapoã e de Itaparica. Anualmente, também realizam-se diversos eventos que fortalecem ainda mais a presença de turistas, como a Festa da Penha, em homenagem a Nossa Senhora da Penha, considerado o terceiro maior evento religioso do Brasil, o Festival do Chocolate, em que a Chocolates Garoto, uma das maiores e mais antigas indústrias de Vila Velha, expõe seus trabalhos, além do Jesus Vida Verão.

(4)

1.1 Infraestrutura Espacial

A Secretaria de Administração (Semad) é a responsável por criar procedimentos e ferramentas de gestão que possibilitem melhor controle gerencial. Dentre as atribuições da secretaria estão: a formulação de políticas e a coordenação de atividades de treinamento, desenvolvimento e valorização profissional e gerencial do pessoal da Prefeitura, bem como o apoio à avaliação de desempenho individual e a gestão do sistema de carreiras; a promoção e coordenação de atividades de recrutamento, seleção, controle e lotação de pessoal e demais atividades de natureza administrativa relacionadas aos recursos humanos; a gestão e execução do processamento das licitações para a aquisição de materiais, bens e serviços; além de proporcionar capacitação para a equipe de servidores mantendo-a integrada e comprometida com os resultados da administração.

A Secretaria de Infraestrutura, Projetos e Obras (Semipro) é responsável pelas obras de manutenção da cidade. Dentre os serviços atendidos pela pasta estão as obras de recuperação de ruas pavimentadas (tapa-buracos), desentupimento de manilhas com o uso de caminhão com bomba de alta pressão (caminhão torpedo), limpeza de caixas coletoras (carro-sugador), nivelamento de ruas e aplicação de solo brita em vias sem pavimentação, além da manutenção e expansão da iluminação pública. A Semipro também realiza e fiscaliza obras de drenagem e pavimentação. Os serviços são realizados por meio das cinco regionais administrativas espalhadas pelo município, responsáveis pelo atendimento aos bairros.

A Secretaria de Cultura e Turismo compete em promover, apoiar e incentivar a cultura e o turismo no município com ações e projetos de incentivo a cultura e turismo. Lei de incentivo a cultura, projetos de inclusão social nas comunidades carentes, incentivo aos artistas locais e promoção dos mesmos em eventos realizados pela Prefeitura são alguma das ações da secretaria.

(5)

1.2 Indústrias

As atividades industriais do município de Vila Velha, Espirito Santo são variadas, o setor que mais se destacam é a indústria de comércio exterior e portuária, por causa da localização no litoral, outro setor da indústria que se destaca é o de produção alimentícia, bebidas e confecções. Está localizado também a fábrica de chocolates da Garoto.

Vila Velha possui um complexo portuário que conta com cinco terminais, (Terminal de Vila Velha – TVV, Terminal de Capuaba, Terminal de Granéis Líquidos, Companhia Portuária de Vila Velha e Terminal Portuário Peiu).

1.3 Comércio

As atividades comerciais segundo o IBGE até 2013 apresentavam 14.832 empresas atuantes no mercado, e o total do pessoal ocupado assalariado era de 99.869 pessoas. Uns dos setores que mais se destacam são de serviços de comércio exterior e comercio de alimentos e bebidas.

2. DIRETRIZES

1) Com o desenvolvimento do turismo em Vila Velha outro setor que irá ter um grande desenvolvimento é o econômico, com a vinda de maior número de turistas para a cidade, haverá um fluxo econômico maior. 2) Com o turismo em Vila Velha o comércio na cidade seria um dos setores

que iriam se desenvolver, pois o fluxo de turistas aumentaria o consumo no município.

3) Além de incrementar o produto interno bruto e diversificar a atividade economia, o turismo será usado como ponte para desenvolver as outras atividades econômicas como a indústria e os comércios locais.

(6)

3. OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

 Promover a criação de rede de hospedagem alternativa e albergues para o turista de classe média baixa;

 Fazer a fiscalização das áreas de mata e preservação ambiental das fazendas agroturísticas;

 Criação de curso para guias turísticas;

4. METAS

 Oferecer um empréstimo de R$300.000,00 aos empresários para auxílio na construção de albergues;

 Disponibilizar 30 funcionários públicos para consultoria da mesma construção para a melhor;

 Atender a demanda de hospedagem de 3% de todos os turistas durante a alta e baixa temporada;

 Aumentar em 25 os funcionários públicos para trabalhar com fiscalização;

 Aumentar em 15% a participação do agroturismo;

 Resgatar o fortalecimento da diversidade cultural, com a construção de mais 2 museus e áreas de preservação;

 Formar e aumentar em 10% o numero de guias turísticos para a cidade e campo;

 Ofertar 20% mais passeios turísticos durante os eventos na cidade;

 Curso “Inglês Instrumental” para facilitar a receptividade a turistas estrangeiros;

(7)

5. AÇÕES

 “Projeto Marketing Turístico” Estratégia integrada com fortalecimento de uma imagem promocional (maior potencial de atratividade);

 Projeto para incentivar empresário local para instalação e atração de novos parceiros financeiros;

 Projeto para a capacitação dos funcionários públicos com base na consultoria de pequenas empresas;

 Criação de programas para cumprir as leis, através de equipe designada pelo Prefeito para fiscalizar;

 Palestras de sensibilização (foco: importância do turismo, história do Município, circuitos e atrativos);

 Preservação / importância do patrimônio arquitetônico cultural como atrativo turístico e origem da cidade;

 Estruturar equipe para elaboração e acompanhamento de projetos;

 Cursos de Receptividade e atendimento;

 Projeto de palestras de sensibilização (foco: importância do turismo, história do Município, circuitos e atrativos);

REFERENCIAS

Ache tudo e região. Geografia de Vila Velha. Disponível em: <https://www.achetudoeregiao.com.br/es/vilavelha/localizacao_geografica.htm> . Acessado em: 2 fev de 2016

IBGE. Cadastro central de Empresas 2013. Rio de Janeiro: IBGE, 2015. IBGE CIDADES. Município de Vila Velha (ES). 2015. Disponível em: <http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=320520&searc h=espirito-santo|vila-velha.> Acessado em: 17/02/2016

(8)

JUNIOR, Helio Rosetti; SCHIMIGUEL, Juliano. A Economia da Região Metropolitana da Grande Vitória – ES e os Cursos Superiores de Tecnologia. Disponível em: Observatório de Economia Latino-americana, Número 157, 2011. Texto completo em <http://www.eumed.net/cursecon/ecolat/br/>

Prefeitura de Vila Velha. Desenvolvimento econômico, complexo portuário. Disponível em: <http://www.vilavelha.es.gov.br/paginas/desenvolvimento-economico-complexo-portuario> Acessado em 5 de fevereiro de 2016

Prefeitura de Vila Velha. Desenvolvimento econômico, conhecendo o

município. Disponível:

<http://www.vilavelha.es.gov.br/paginas/desenvolvimento-economico-conhecendo-o-municipio> . Acessado em 5 de fevereiro de 2016

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho foi realizado em Nossa Senhora da Glória, SE com o objetivo de caracterizar a região, o associativismo e a dinâmica dos sistemas de produção, para identificar

Os indicadores mais utilizados são os biológicos, entre eles estão: clínico (xeroftalmia); funcional (cegueira noturna); bioquímico (retinol sérico, concentração de vitamina A

Ordem do dia: 4.1: Apresentação do Plano Municipal de Assistência Farmacêutica de Queimados 2018 -2021 e posterior parecer do Conselho Municipal de Saúde;

P or Cristo, com Cristo, em Cristo, A Vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória agora e para sempre. R.:

Mais ainda: não lhe bastou não rezar, não lhe bastou louvar a si próprio e ainda insultou aquele que rezava de verdade!&#34; O fariseu, na verdade, é incapaz de uma verdadeira

( The changing roles of governments in corporate social responsibility: drives and responses. The Sustainability Handbook: The Complete Management Guide to Achieving Social,

6.29 - O candidato disporá, unicamente, de 01 (um) dia para peticionar por revisão do indeferimento, exclusi- vamente mediante preenchimento de formulário digital, que estará

I - Investido no cargo de Secretário Municipal, de Sub-Secre- tário Municipal ou equivalentes no âmbito Estadual e Federal, ou para ocupar cargos de direção na administração