• Nenhum resultado encontrado

DELIBERAÇÃO Nº 0868/2015-CEEP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DELIBERAÇÃO Nº 0868/2015-CEEP"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

REFERÊNCIA : PC CF-0318/2015 INTERESSADO : CEEP

ASSUNTO : Aprovação do Relatorio Final do 1º Treinamento Nacional de Fiscalização do Sistema Confea/Crea de 2015

ORIGEM : CEEP

DELIBERAÇÃO Nº 0868/2015-CEEP

A COMISSÃO DE ÉTICA E EXERCÍCIO PROFISSIONAL (CEEP) na sua 5ª Reunião Ordinária para o presente exercício, realizada no Crea-PR, em Curitiba/PR, nos dias 1º, 2 e 3 de julho de 2015, após análise do assunto em epígrafe, e

Considerando que se trata do Relatório Final do “1º Treinamento de Fiscalização do Sistema Confea/Crea de 2015”, ocorrido nos dias 19 e 20 de maio de 2015, em Brasília/DF;

Considerando que o “1º Treinamento Nacional da Fiscalização do Sistema Confea/Crea de 2015”, sendo direcionado a dois fiscais dos Regionais, teve como objetivo de difundir as ações desenvolvidas pelos setores de fiscalização dos Creas, integrar os setores de fiscalização dos Regionais no processo de implantação das Diretrizes Nacionais de Fiscalização, dar continuidade e aprofundar os treinamentos dos anos anteriores, e ainda de auxiliar a buscar do Sistema Confea/Crea pela excelência no desempenho da fiscalização, além de transformar os fiscais participantes em multiplicadores dos assuntos tratados no Treinamento junto ao seu Crea;

Considerando que o 1º Treinamento de 2015 deu continuidade aos treinamentos dos anos anteriores que buscam a melhoria na fiscalização dos Regionais, qualidade nos trabalhos dos fiscais e difusão dos conhecimentos sobre a fiscalização, suas diretrizes, e manuais a todo o Sistema;

Considerando que o Seminário foi aprovado pela Decisão PL-0425/2015;

Considerando que os participantes deixaram consignadas as contribuições para a melhoria dos trabalhos nos Regionais com relação a Fiscalização, elencadas abaixo:

Sugestão 1) Alteração no novo Manual de Diretrizes para a Fiscalização - Crea-RS

- Sobre Órgãos Públicos: b) no caso de após ter sido reiterado o oficio de solicitação de informações à órgãos públicos e caso não ter sido atendido ... Autuar o órgão pelo Art. 59 § 2 Lei nº 5194/1966 – “por não fornecimento de informações”.

Sugestão 2) Alteração no novo Manual de Diretrizes para a Fiscalização - Crea-RS

- Solicitar ainda o regimento interno para a caraterização de cargos técnicos, ocupados por leigos, para substanciar o Auto de Infração.

(2)

DELIBERAÇÃO Nº 0868/2015-CEEP

- Verificar junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA sobre exigência de registro no Crea (Certidão de Registro e Quitação - CRQ) para contratos de Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER nos estados. A CRQ deverá ser exigida tanto no ato da chamada pública quanto da análise de currículos para aqueles que compõem todo o quadro técnico. Exigência também das ARTs de contrato e de co-responsabilidade na defesa do acervo.

Sugestão 4) Sugestões - Crea-BA

- Orientar aos Creas para dedicar fiscais exclusivos para a área da agronomia. Porem o fiscal não necessita ter formação específica na área, pois em grandes empreendimentos existem atividades de diversas modalidades.

Sugestão 5) Relação Crea e CAU - Crea-MA

- Nosso primo rico nem bem chegou e já quer ditar normas no nosso trabalho, incomodados com a falta de independência deles agora se soltaram o que antes tinham restrição de limites das atribuições, hoje são livres fazem tudo de arquitetura e de engenharia e querem tirar algumas atribuições do nosso Conselho. No Crea-MA, a fiscalização é feita normalmente nos empreendimentos se a obra tem parte do CAU o Crea-MA, solicitar o restante, assim como os Conselhos de Química e Biologia. Propor uma relação mais harmônica com definições entre os Conselhos.

Sugestão 6) Proposta com relação a Banco - Crea-PI

- Precisa-se tratar o problema na origem (relação institucional) e não na ponta (somente com o fiscal).

Sugestão 7) Treinamento na Modalidade Agronomia - Crea-PI

- A agronomia é um universo e precisamos tratar de forma facetada, assim seremos mais eficientes (gerentes e fiscais), ver as atividades da agronomia que são mais difíceis e formar o seminário de forma específica. Tratar o problema da logística para fiscalizar agronomia.

Sugestão 8) Proposta - Crea-RJ

- Após apresentações do tema do treinamento realizar apresentação de um “estudo de caso” abrindo para debates relacionado ao tema com enfoque nas infrações do exercício profissional conforme valor dificuldade ou incidência de desvios verificados pelo Confea. Com disponibilização prévia aos participantes. É posterior inserção no manual enriquecendo ano a ano. Nos segmentos de atuação da fiscalização; obra/serviço, manutenção predial, as ações fiscais com base nos problemas encontrados e soluções adotadas sendo o resultado incluído em capítulo específico intitulado “problemas e soluções” observado que os problemas estão unificados são os mesmos nos conselhos regionais.

Sugestão 9) Exigência de CPF e fotos no Auto de Infração - Crea-BA - Fiscal do Crea não possui atribuição/poder de polícia efetivo para exigir/solicitar cópia de documentos, tirar fotografias ou exigir, seja pessoalmente ou via contato telefônico, dados pessoais. No último caso, deve ser assinado convênio com a

(3)

DELIBERAÇÃO Nº 0868/2015-CEEP

Receita Federal para obtenção de dados de CPF. Nos demais casos a fé pública deveria ser suficiente bastando o fiscal fornecer dados para o devido andamento do processo no corpo do auto de infração.

Sugestão 10) Proposta - Crea-BA

- Emissão de autuações com atividades divididas por câmaras especializadas para evitar nulidade processual conforme diversas decisões plenárias do Confea.

Sugestão 11) Proposta - Crea-RS

- Propor intensificação na atividade de inspeção veicular em especial para os veículos de transporte escolar. Pois este é regulamentado através do CTB em diversos artigos que preveem a inspeção veicular obrigatória. Considerando o principio da DN 95 que visa o ressico social, entendemos que esta atividade é de alto impacto social na ocorrência de algum acidente com este veiculo. Dispomos de projetos especiais nesta área que poderemos disponibilizar.

Sugestão 12) Proposta - Crea-RS

- Realizar convênio com o MAPA com intuito de viabilizar o uso do banco de dados para a realização de fiscalizações e planejamento de fiscalizações indiretas.

Sugestão 13) Proposta - Crea-PR

- Promover convênios nível federal para obtenção de informações de propriedades rurais, por exemplo, convenio com MAPA. Dados cartográficos, mapas, imagens para auxiliar no direcionamento da fiscalização. Ter acesso aos dados oficiais dos governos.

Sugestão 14) Estatuto do Fiscal - Crea-PB

- Implantação de grupo estudo / trabalho para criar o Estatuto do Fiscal, com a participação de fiscais de todos os estados.

Sugestão 15) Proposta - Crea-RS

- Apresentamos aqui manifestação quanto aos dados referente às fiscalizações na área da agronomia realizados pelo Crea-RS para o ano de 2014:

- Viveiros de mudas – 39 - Serviços topográficos – 738 - Receituário agronômico – 1869 - Propriedade rural – 950 - Paisagismo – 21 - Licenciamento ambiental – 1791

(4)

DELIBERAÇÃO Nº 0868/2015-CEEP

- Defensivos agrícolas – 73 - Credito rural - 8811

- Certificado fitossanitário de origem – 849 - Beneficiamento de grãos – 22

- Aviação agrícola – 144

- Armazenagem de produtos agrícolas – 413

- Incremento na fiscalização em relação a 2013 de 26% Sugestão 16) Proposta - Crea-SC

- Que seja disponibilizado dentro do evento um espaço para apresentação de experiências exitosas realizadas pelos Creas de fiscalizações realizadas nas diversas áreas.

Sugestão 17) Proposta - Crea-SC

- Abertura de espaço para debates sobre competência legal para a fiscalização de atividades de manutenção/instalação de equipamentos sem a participação de profissional habilitado/capitulação.

Sugestão 18) Cartórios - Crea-PA

- Que o Confea obtenha junto ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça) determinação as Corregedorias de Justiça para que autorizem acesso pelos Creas nos estados à Cédulas de Crédito Rural, e demais documentos com a atuação de Engenheiros, que estejam na posse de cartórios.

Sugestão 19) Proposta - Crea-MT

- Dar validade e legalidade ao Relatório de Fiscalização – RF, que foi lavrado no momento da fiscalização com todos os dados do interessado e da atividade fiscalizada, e que, posteriormente ficou evidenciada a irregularidade. Que o RF sirva como parte integrante no processo, validando o auto como exposto pelo Jurídico do Confea, mesmo que a regularização ocorra após a lavratura do RF e antes da lavratura do auto, sendo considerada a data de constatação, a data do RF, momento da fiscalização onde o fiscalizado estava e situação é irregular.

É necessário utilizar o RF com esta prerrogativa, principalmente nas ações, onde o Fiscal não tem acesso ao sistema para verificar se os fatos que existem tem a regularidade ou não caso das ações na área da agronomia.

Sugestão 20) Proposta - Crea-MT

- Que os conselheiros regionais participem das fiscalizações, para conhecerem de fato o trabalho e a legislação pertinente, podendo analisar melhor os processos gerados.

(5)

DELIBERAÇÃO Nº 0868/2015-CEEP

Considerando que assim, os participantes do “1º Treinamento de Fiscalização do Sistema Confea/Crea de 2015”, encaminharam à Comissão de Ética e Exercício Profissional – CEEP o relatório final do evento para apreciação e aprovação dos resultados apresentados;

Considerando que a CEEP tem por finalidade zelar pela verificação e fiscalização do exercício e das atividades profissionais e pelo cumprimento do Código de Ética Profissional;

Considerando a análise da Comissão dentro de suas competências, DELIBEROU:

Propor:

1) Aprovar o Relatório Final do “1º Treinamento de Fiscalização do Sistema Confea/Crea de 2015”, ocorrido nos dias 19 e 20 de maio de 2015, em Brasília/DF.

2) Dar conhecimento ao Plenário do Confea.

3) Encaminhar cópia do relatório à Unidades Organizacionais do Confea para atender as sugestões conforme determinado abaixo:

a) para a Gerência Técnica - GTE para:

- dar andamento para possíveis suplementações do Manual de Diretrizes para a Fiscalização as sugestões “1) Alteração no novo Manual de Diretrizes para a Fiscalização - Crea-RS” e “2) Alteração no novo Manual de Diretrizes para a Fiscalização - Crea-RS”.

b) para a Gerência de Conhecimento Institucional - GCI para:

- dar subsídios aos estudos de revisão da Resolução nº 1.008, de 2004, sobre a sugestão “19) Proposta - Crea-MT”.

c) para a Gerência de Relacionamento Institucional - GRI para: - dar andamento para providências à sugestão “3) Consultas - Crea-BA”.

(6)

DELIBERAÇÃO Nº 0868/2015-CEEP

- verificar as possíveis negociações, sobre as sugestões “12) Proposta - Crea-RS”, “13) Proposta - Crea-PR” e “18) Cartórios - Crea-PA”.

- encaminhar à CCEEAGRO para opinar sobre a sugestão “4) Sugestões - Crea-BA”.

- encaminhar para a próxima reunião do Colégio de Presidentes como item de pauta sobre a sugestão “20) Proposta - Crea-MT”.

d) para a Procuradoria Jurídica - PROJ para:

- verificar a legalidade e os caminhos para conseguir este facilitador para o setor de fiscalização, sobre a sugestão “9) Exigência de CPF e fotos no Auto de Infração - Crea-BA”.

- analisar e emitir parecer sobre a viabilidade e/ou conveniência da sugestão: “14) Estatuto do Fiscal - Crea-PB”.

e) para a Superintendência de Integração do Sistema - SIS para:

- encaminhar oficio ao Crea-RS solicitando o envio de projeto para a fiscalização de veículos escolares, a CEEP, sobre “11) Proposta - Crea-RS”.

- encaminhar oficio ao Crea-RS parabenizando a área de fiscalização do Regional pela atividade crescente em 2014, ressaltando que se espera que o resultado final das fiscalizações tenham sido concluídos com êxito, para o bem da sociedade que servimos: “15) Proposta - Crea-RS”.

- encaminhar oficio ao Crea-SC solicitando mais detalhamento do caso, visto que pela descrição a capitulação normal é a alínea “a” do art. 6º da Lei nº 5.194, de 1966: “17) Proposta - Crea-SC”.

f) para a assessoria da CEEP informar aos participantes que:

- o Confea já está trabalhando sobre a harmonização, sobre a sugestão “5) Relação Crea e CAU - Crea-MA”.

- a CCEAGRO já está programando através de um Grupo de Trabalho a reanalise da fiscalização na modalidade Agronomia, sobre a sugestão “7) Treinamento na Modalidade Agronomia - Crea-PI”.

- a sugestão será acatada e adotada para o próximo treinamento, sobre a sugestão “8) Proposta – Crea-RJ”.

(7)

DELIBERAÇÃO Nº 0868/2015-CEEP

- a sugestão será acatada e adotada para o próximo treinamento, com a solicitação antecipada para cada Crea de apresentação de casos de sucesso na fiscalização, sobre a sugestão “16) Proposta - Crea-SC”

- as sugestões não foram acatadas pela falta de clareza: “6) Proposta com relação a Banco - Crea-PI” e “10) Proposta - Crea-BA”.

Curitiba/PR, 3 de julho de 2015

Cons. Fed. PAULO ROBERTO LUCAS VIANA – Coordenador

Cons. Fed. ROMERO CESAR DA CRUZ PEIXOTO

Cons. Fed. ANA CONSTANTINA OLIVEIRA SARMENTO DE AZEVEDO

Referências

Documentos relacionados

Com o estudo anterior (AMARAL, 2009) sobre a evolução da infografia no meio, surgiram dúvidas a respeito de alguns exemplos pesquisados. Percebemos que a fronteira

Based on a preliminary literature review combined with previous knowledge, as explained above, the starting point for the present research is the possibility of the existence of a

Uma boa rotina para esse tipo de atleta seria com esses seis exercícios: desenvolvimento por trás, elevação lateral, elevação lateral com cabos, elevação com halteres para

Razdelna traka Uniflott Dihtung kit Knauf UW profil Vijak sa tiplom Knauf CW profil Samolepljiva PE dihtung traka na razmaku od 50 cm Knauf ploče Vijak TN Izolacioni sloj Uniflott

A frase inteiramente correta, considerando-se a colocação ou a ausência do sinal de crase, é: (A) Brigas entre torcidas de times rivais se iniciam sempre com provocações

19) A introdução dos Jogos cooperativos como conteúdo da Educação Física seria de suma importância para o rompimento da tradição unívoca do esporte

Porém, parte das construções e benfeitorias (16,18% dos bens de produção inventariados, no valor de R$1.160.250,00) foi considerada alheia à atividade pecuária; sobre esses bens,

O Programa de Liderança para a Conservação de Moçambique (PLCM), implementado pela Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND), em parceria com