• Nenhum resultado encontrado

A proposta é proporcionar mais qualidade de vida para os moradores de Itaquaquecetuba e melhorar ainda mais os serviços públicos na cidade.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A proposta é proporcionar mais qualidade de vida para os moradores de Itaquaquecetuba e melhorar ainda mais os serviços públicos na cidade."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

A proposta é proporcionar mais qualidade de vida para os moradores de Itaquaquecetuba e melhorar ainda mais os serviços públicos na cidade.

CULTURA E TURISMO

Festivais de música, eventos folclóricos e populares, atividades culturais levam alegria à população. A meta é manter e ampliar todas as manifestações culturais já realizadas na cidade e incentivar os artistas do município e da região. Com projetos de divulgação e espaços novos para os nossos artistas, todos ganham: a produção cultural da cidade vai gerar satisfação para os moradores e renda para os artistas daqui. A proposta é ampliar parcerias com os Governos Estadual e Federal, para receber projetos da área voltados à população de Itaquaquecetuba.

O objetivo também é ampliar os polos de cultura, levando assim as atividades aos bairros, deixando a cultura mais perto dos moradores.

Uma das metas é restaurar a Igreja Nossa Senhora D’Ajuda, primeiro patrimônio histórico do município, assim como revitalizar o centro histórico da cidade, valorizando os prédios e praças que fazem parte da história de Itaquaquecetuba.

E em parceria com as secretarias do Meio Ambiente e Educação, desenvolver projetos no Parque Ecológico, aumentando assim o acesso da população aos pontos turísticos da cidade.

EDUCAÇÃO

A proposta é aumentar o número de vagas nas creches, na educação infantil e no ensino fundamental. Também aumentar o total de escolas de período integral. Valorizar os profissionais da educação com a implantação do plano de carreira no sistema municipal, e com o aprimoramento dos cursos de capacitação para os profissionais da área. A meta é oferecer uniformes e material escolar de forma programada, assim como merenda de qualidade. Mais professores devem ser contratados e o total de unidades deve ser ampliado. O objetivo é diminuir ainda mais as taxas de evasão escolar e de reprovação.

Um dos objetivos é fortalecer as parcerias com outras secretarias para desenvolver novos projetos à comunidade, principalmente em horários alternativos, como os fins de semana.

ESPORTE E LAZER

Criança que pratica esporte fica longe das drogas, longe do crime. Por conta disso, o objetivo é instalar núcleos esportivos em todas as regiões do município, para unir as famílias, com mais opções de lazer perto de casa.

Dois polos esportivos devem ser criados, com a ampliação do Ginásio Municipal de Esportes e a revitalização do Parque Ecológico, com a implantação de duas piscinas semiolímpicas, além de reformar o CEM (Centro Esportivo Municipal).

No Piratininga, deve ser construído um ginásio e uma praça com uma Academia ao Ar Livre. Na Vila Japão, duas quadras devem ser implantadas. No total, oito novas praças

(2)

devem ser instaladas no município. Uma delas é a PEC – Praça Esporte e Cultura no Jardim Carolina, uma parceria com as secretarias de Promoção Social e Cultura.

Uma das metas é reformar o Campo do Brasil, na Pedreira, com grama sintética e instalação de arquibancadas e banheiros.

No Aracaré, um ginásio deve ser construído, assim como a implantação de quadras e praças no Jardim América.

A meta também é ampliar o atendimento do projeto Novos Talentos, para despertar a prática esportiva nos jovens. (hoje 1.200, meta 5 mil).

Também aumentar o alcance do Projeto Previne, que atende crianças de risco social (hoje 2 mil, meta é crescer)

Ampliar projetos de atividades físicas, como as caminhadas no Parque Ecológico e a Escola Feminina de Futebol (campo e salão). Hoje 150 meninas, meta aumentar, chegar a mil. Instalar uma nova pista de caminhada na Vila Japão e uma quadra de futebol society com grama sintética.

Por fim, uma das propostas é implantar equipe de futebol masculino, o Itaquá F.C. FUNCIONALISMO PÚBLICO

A administração atual concedeu reajustes anuais para os funcionários públicos municipais, para repor as perdas da inflação.

A proposta é conceder o aumento real, aquele que está acima das perdas inflacionárias. Outro objetivo é implantar o plano de carreira no funcionalismo público, valorizando ainda mais o servidor.

A meta é manter uma política de valorização do funcionário público, que está em contato direto com a população.

Dessa forma, os serviços prestados ao povo vão ter mais qualidade, mais carinho.

Assim o servidor com metas e objetivos luta para alcançá-los e isso vai gerar mais eficiência na administração municipal.

GERAÇÃO DE EMPREGOS

Nos últimos anos grandes empresas se instalaram na cidade. Redes de lojas e indústrias decidiram apostar em Itaquá porque houve um incentivo fiscal e a implantação do Corpo de Bombeiros. A construção de um Shopping Center é o próximo passo. A meta é melhorar esses processos, atraindo ainda mais empresas para cá, com a garantia de que 90% dos funcionários contratados sejam aqui do município.

HABITAÇÃO

A meta é agilizar o processo de regularização das áreas irregulares, para que a documentação (escrituras) seja entregue aos moradores dessas áreas. A proposta ainda é firmar novas parcerias com os governos estadual e federal. Só assim vai ser possível trazer mais unidades habitacionais para Itaquaquecetuba. Quem tem casa própria vive melhor, com mais dignidade e economia.

(3)

Outro grande objetivo é retirar as pessoas das áreas de risco da cidade, levando-as para estas unidades habitacionais.

Além disso, urbanizar as ocupações também é um compromisso.

As unidades habitacionais a serem criadas vão ser destinadas aos moradores do município. Pelo menos 8 mil unidades destinadas a famílias de baixa renda devem ser entregues.

INFRAESTRUTURA

Hoje a cidade conta com 95% das ruas asfaltadas (uma realidade muito acima dos 20% de oito anos atrás). O compromisso é concluir a pavimentação de todas as ruas do município, levando dignidade a todos os moradores de Itaquá. A meta é continuar com a manutenção constante dos pavimentos, focando nos corredores de ônibus, para que trabalhadores cheguem mais rápido no serviço e em casa. A iluminação pública vai andar junto com o asfalto, levando segurança a todos os bairros.

Um dos objetivos é implantar o Plano Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana – com a duplicação Estrada de Santa Isabel e a implantação de corredores exclusivos de transporte coletivo – tudo de forma regional, em convênio com o Estado.

Além disso, desenvolver gestões mais eficientes para inserir o município em planos regionais, como a macrodrenagem da várzea do Rio Tietê e o parque linear do rio, com a instalação de vias marginais e o serviço de desassoreamento da calha do Tietê, para combater as enchentes.

Elaborar estudos para melhorar a mobilidade urbana, já que o trânsito é uma das questões mais urgentes nos dias de hoje nos grandes centros.

Dar continuidade ao Programa de regularização nos núcleos habitacionais, em convênio com o Governo do Estado pelo programa Cidade Legal. São 184 núcleos habitacionais que precisam ser regularizados. Ampliação do departamento de regularização fundiária.

Uma das metas ainda é facilitar a implementação do Plano de Saneamento Básico da Sabesp, com a coleta e tratamento do esgoto gerado no município, além da melhoria no abastecimento da água.

MEIO AMBIENTE

Deve ser criada a Guarda Municipal Ambiental, para garantir o cumprimento da legislação e inibir os abusos, como despejo irregular de material nas estradas e áreas de preservação, assim como atuar na fiscalização das empresas.

A coleta seletiva de lixo é uma das metas, para diminuir a quantidade de lixo destinada aos aterros sanitários.

Outro objetivo é aplicar as metas que foram definidas pelo Plano de Saneamento do município e revitalizar áreas verdes importantes para a cidade, como o Parque Ecológico.

Fazer ainda parcerias com empresas privadas para adoção de praças públicas, com manutenção a custo zero para a administração em troca de publicidade.

(4)

E por fim, um dos objetivos é buscar soluções para a destinação final do lixo produzido na cidade.

SAÚDE

Há oito anos Itaquaquecetuba tinha 12 postos de saúde. No fim de 2012 vão ser 25. Foi construído o Centro de Especialidades da Mulher e o Novo Pronto Socorro. Agora, a meta é melhorar os serviços prestados à população. Além da contratação de mais profissionais, um dos principais objetivos é informatizar o sistema municipal de saúde e criar o cartão cidadão. Com isso, o histórico do paciente fica disponível para o médico, facilitando o diagnóstico e agilizando a marcação de consultas e retirada de remédios. Novas unidades de Pronto Socorro vão ser instaladas em pontos estratégicos da cidade, para desafogar o movimento na unidade central. Uma das metas é controlar a hipertensão e o diabetes, ampliando os programas de combate a essas doenças. O objetivo é aumentar os investimentos na saúde preventiva e construir pelo menos mais seis postos de saúde na cidade, com prestação de serviço de qualidade à população.

SEGURANÇA

Objetivo é ampliar a sensação de segurança ao morador da cidade, com presença mais efetiva da Guarda Civil Municipal em pontos estratégico da cidade.

O governo atual criou a Guarda Municipal, que hoje conta com 220 integrantes. De 2006 a 2010, os furtos diminuíram 25%, homicídios dolosos caíram 43% e os roubos, 12%. A meta é aumentar o efetivo em pelo menos mais 100 integrantes e instalar novas bases da guarda em todas as regiões da cidade.

Também deve ser feita a implantação e ampliação do monitoramento por câmeras. Hoje a GCM tem 22 viaturas e a meta é adquirir pelo menos mais 10 veículos.

Deve ser implantado o GGIM, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal – com participação da Defesa Civil, Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e agentes de trânsito.

O município vai trabalhar em parceria com Estado e União para baixar ainda mais os índices de criminalidade em Itaquaquecetuba, solicitando mais policiais militares e viaturas.

Outra meta é ampliar o GUARD, o projeto de prevenção ao uso de drogas direcionado aos estudantes do ensino fundamental.

TRANSPORTE

Uma das metas é buscar parcerias com o Estado e União para duplicar as vias mais complicadas da cidade, como a SP 056 (estrada de Santa Isabel), a estrada Mário Covas Junior (Itaquá-Suzano-Poá), a estrada de Bom Sucesso até Guarulhos e a avenida Almiro Dias de Oliveira.

Aprimorar a integração de ônibus e trens com a reforma das três estações, para gerar economia de tempo e dinheiro para o trabalhador e o estudante. E com o crescimento

(5)

populacional, aumentar o número de linhas para atender as novas necessidades dos usuários.

Aumentar o efetivo dos agentes de trânsito é uma das metas, assim como monitorar as viaturas via GPS.

Iniciar os estudos para a implantação de novas empresas de transporte coletivo no município.

Pontualmente, regulamentar o uso das caçambas, e aprimorar a legislação sobre os taxis. Criar um atendimento gratuito vai telefone para a população (0800) e aumentar o número de vagas de zona azul na área central.

Outros objetivos são: redesenhar a rotatória do Homero, instalar cobertura e assento para passageiros de ônibus e construir o canteiro central na avenida Emancipação, para dar mais segurança a motoristas e pedestres.

A proposta é buscar convênios com a EMTU para o corredor de ônibus Entre Arujá-Itaquá (Monte Belo) e construir a ciclovia Arujá-Arujá-Itaquá.

Iniciar o projeto executivo do viaduto entre a avenida Primeiro de Maio e a avenida Fernando V. Rossi (4º Centenário).

Uma das metas é construir o terminal municipal Monte Belo.

Em parceria com Governo Estado, fazer a alça acesso da Rodovia Alberto Hinoto com a Ayrton Senna (no Caiuby) e também da Estrada do Bom Sucesso com a Ayrton Senna.

Implementar o sistema de integração online entre PM e secretaria de transporte para controle e atendimento a acidentes de trânsito.

Ampliar o atendimento da Escola de Trânsito, a única do Alto Tietê, em parceria com a Secretaria de Educação.

Aumentar a emissão das credenciais para idosos e pessoas de mobilidade reduzida, que garantem o acesso gratuito ao sistema de transportes.

Por fim, fazer a instalação de cerca de 3 mil placas para identificar as ruas do município.

Referências

Documentos relacionados

Tendo como parâmetros para análise dos dados, a comparação entre monta natural (MN) e inseminação artificial (IA) em relação ao número de concepções e

Outros fatores que contribuíram para o avanço tecnológico das máquinas elétricas foram: o desenvolvimento de materiais, como os ímãs de ferrita e os de

Quando contratados, conforme valores dispostos no Anexo I, converter dados para uso pelos aplicativos, instalar os aplicativos objeto deste contrato, treinar os servidores

Quando a luz acende, o console está sob a condição de monitoramento, com os medidores de nível principal mostrando o nível do sinal do canal do monitor e o sinal do canal é

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

22 doença e os factores externos (nomeadamente a sujeição a estímulos infecciosos) deverão interferir na gravidade do fenótipo, num dado momento. No que se refere ao

Débitos tributários e condominiais (propter rem) serão sub-rogados no valor da arrematação (art. 908, § 1º, CPC), os quais ficam a cargo dos interessados a pesquisar e

As aventuras dos textos saussureanos, manuscritos ou editados, instalaram discussões profícuas sobre conceitos como língua, fala, linguagem, unidade lingüística, sincronia,