• Nenhum resultado encontrado

COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Unidade de Ensino: E. M. NEREA ESTHER BATISTA ALCOFORADO NATIVIDADE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Unidade de Ensino: E. M. NEREA ESTHER BATISTA ALCOFORADO NATIVIDADE"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Unidade de Ensino: E. M. NEREA ESTHER BATISTA ALCOFORADO NATIVIDADE

Professor(es): Amando Ano/Turma:

6º. / 600-601

Disciplina: Geografia Carga horária: Período de Complementação:

De 13/04/2020

a 30/04/2020 Turno: Língua Portuguesa I

Língua Portuguesa II Matemática I Matemática II Ciências História Geografia 10 h/a Inglês Artes Educação Física Justificativa:

Considerando a pandemia que o país enfrenta e as medidas que os serviços de saúde e sanitários vêm tomando para conter a disseminação do vírus COVID-19, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura do município de Iguaba Grande, com base nas propostas, feitas pelos órgãos responsáveis, para enfrentar os efeitos da pandemia do Covid-19 na educação, vem apresentar as orientações relacionadas as atividades que serão destinadas, como estratégia de complementação e auxílio à aprendizagem dos alunos da Rede Municipal de Ensino. Cabe ressaltar que as atividades propostas, em um primeiro momento, devem ser complementares e não substitutivas às aulas.

REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE IGUABA GRANDE

2020

Srs. Pais/Responsáveis

Vencemos a primeira etapa!

E sua ajuda foi fundamental para o início dessa grande vitória!

Continuamos na luta contra o CORONAVÍRUS!

É tempo de empatia!

Empatia é se colocar no lugar do outro, é sentir amor por quem você nem

conhece. Para mostrar que sabemos amar, vamos ficar em casa cuidando da

nossa higiene, assim, estaremos cuidando uns dos outros.

Estamos juntos nessa caminhada!

Esperamos que as atividades propostas ajudem você a auxiliar o(a)

seu(sua) filho(a) nesse período.

Receba nosso abraço de incentivo!!!

Fred de Carvalho Ferreira

Secretário Municipal de Educação e Cultura

(2)

TERRA : MOVIMENTOS, ORIENTAÇÃO E REPRESENTAÇÃO.

A Terra é um dos planetas que compõem o Sistema Solar, que é formado por vários astros: planetas, satélites, cometas, entre outros.

Para termos uma melhor compreensão do planeta vamos ver a seguir como foi feita a divisão dos hemisférios.

Chama – se hemisfério a metade da superfície da Terra, limitada por um círculo máximo, que pode ser um paralelo ou um meridiano e seu antimeridiano.

MOVIMENTOS DA TERRA

A Terra faz movimentos constantes no espaço. Esses movimentos são chamados de rotação e translação. Acompanhe a seguir as explicações sobre cada um deles.

ROTAÇÃO

Rotação é o movimento onde a Terra gira em torno de seu próprio eixo. Esse movimento acontece no sentido anti-horário e dura exatamente 23 horas 56 minutos 4 segundos e 9 centésimos para ser concluído, sendo o responsável por termos o dia e a noite.

(3)

Quando um lado do planeta está para o lado do sol, é dia, e, consequentemente, do lado oposto é noite. Sem o movimento da Rotação não haveria vida na Terra, já que este movimento desempenha um papel fundamental no equilíbrio de temperatura e composição química da atmosfera.

O movimento de rotação da Terra ocorre de oeste para leste, ou seja, a porção Leste vê o nascer do sol primeiro que o Oeste. Como exemplo podemos citar o Brasil e o Japão, onde a diferença de fusos horários é exatamente 12 horas. Deste modo, quando no Japão são 6h da manhã, no Brasil são 6h da tarde.

TRANSLAÇÃO

O movimento de translação é aquele que o planeta Terra realiza ao redor do Sol junto com os outros planetas. O tempo necessário para completar uma volta ao redor do Sol é de 365 dias, 5 horas e cerca de 48 minutos e ocorre numa velocidade média de 107.000 km por hora.

O tempo que a planeta leva para dar uma volta completa ao redor do Sol é chamado "ano". O ano civil, aceito por convenção, tem 365 dias. Como o ano sideral, ou o tempo concreto do movimento de translação, é de 365 dias e 6 horas, a cada quatro anos temos um ano de 366 dias, dia este que é acrescido ao nosso calendário no mês de fevereiro e que recebe o nome de ano bissexto.

O movimento de translação é o responsável pelas quatro estações do ano: verão, outono, inverno e primavera, que ocorrem em razão das diferentes localizações da Terra no espaço.

ESTAÇÕES DO ANO

Chamamos de estação do ano cada uma das quatro subdivisões do ano baseadas em padrões climáticos. São elas: primavera, verão, outono e inverno.

As estações do ano ocorrem devido à inclinação da terra em relação ao sol. Podemos dizer então que as estações são ocasionadas pelo eixo de rotação da Terra, juntamente com o movimento da mesma em torno do sol, que dura um ano e recebe o nome de translação.

Veja a seguir as características de cada uma delas.

Primavera

(do latim: primo vere, no começo do verão)

Inicia após o Inverno (aproximadamente no dia 20 de março no Hemisfério Norte e 23 de setembro no Hemisfério Sul) e seu sucessor é o Verão (termina

(4)

aproximadamente no dia 21 de junho no Hemisfério Norte e 21 de dezembro no Hemisfério Sul).

A principal característica da primavera é o reflorescimento da flora e da fauna terrestres.

Verão

(do latim vulgar: veranum, veranuns tempus, tempo primaveril ou primaveral)

Inicia após a Primavera (aproximadamente no dia 21 de junho no Hemisfério Norte e 21 de dezembro no Hemisfério Sul) e seu sucessor é o Outono (termina aproximadamente no dia 23 de setembro no Hemisfério Norte e 21 de março no Hemisfério Sul).

Neste período, as temperaturas permanecem elevadas e os dias são mais longos.

Outono

(do latim autumno)

Inicia após o Verão (aproximadamente no dia 23 de setembro no Hemisfério Norte e 22 de março no Hemisfério Sul) e seu sucessor é o Inverno (termina aproximadamente no dia 21 de dezembro no Hemisfério Norte e 20 de junho no Hemisfério Sul).

Nesta estação, os dias ficam mais curtos e mais frescos. As folhas e frutas já estão maduras e começam a cair. Os jardins e parques ficam coberto de folhas de todos os tamanhos e cores.

Inverno

(do latim: hibernu, tempus hibernus, tempo hibernal)

Inicia após o Outono (aproximadamente no dia 21 de Dezembro no Hemisfério Norte e 21 de junho no Hemisfério Sul) e seu sucessor é a Primavera (termina aproximadamente no dia 21 de março no Hemisfério Norte e 23 de setembro no Hemisfério Sul).

A principal característica do inverno é a queda da temperatura, podendo variar em algumas regiões bem abaixo de 0 ºC, até mesmo no Brasil.

COORDENADAS GEOGRÁFICAS

As coordenadas geográficas são um sistema de linhas imaginárias traçadas sobre o globo terrestre ou um mapa.

É através da interseção de um meridiano com um paralelo que podemos localizar cada ponto da superfície da Terra.

Suas coordenadas são a latitude e a longitude e o princípio utilizado é a graduação (graus, minutos e segundos).

Os paralelos e os meridianos são indicados por graus de circunferências. Um grau (1°) equivale a uma das 360 partes iguais em que a circunferência pode ser dividida. Um grau, por sua vez, divide-se em 60 minutos (60') e cada minuto pode ser divido em 60 segundos (60"). Assim, um grau é igual a 59 minutos e 60 segundos.

Os paralelos são linhas paralelas ao Equador, sendo que a própria linha imaginária do Equador é um paralelo. O 0º corresponde ao equador, o 90º ao polo norte e o -90º ao polo sul.

(5)

Os meridianos são linhas perpendiculares ao Equador que vão do Polo Norte ao Polo Sul e cruzam com os paralelos. Todos os meridianos possuem o mesmo tamanho e o ponto de partida para numeração é o meridiano que passa pelo observatório de Greenwich, na Inglaterra. Logo, o meridiano de Greenwich é o meridiano principal (0°). A leste de Greenwich, os meridianos são medidos por valores crescentes até 180º e, a oeste, suas medidas são decrescentes até o limite de -180º.

A partir dos meridianos e paralelos, foram estabelecidas as coordenadas geográficas que são medidas em graus e, a partir das coordenadas geográficas, é possível localizar qualquer ponto da superfície da Terra.

(6)

ROSA DOS VENTOS

A rosa dos ventos ou rosa náutica é um desenho que aparece no mostrador de bússolas, em mapas, plantas, maquetes, etc.

A utilização de rosas dos ventos é extremamente comum em todos os sistemas de navegação antigos e atuais. Seu desenho em forma de estrela tem a finalidade única de facilitar a visualização com o balanço da embarcação.

Rosa dos ventos ou rosa náutica

A rosa dos ventos surgiu da necessidade de indicar exatamente um sentido que nem mesmo os pontos intermediários determinariam, pois um mínimo desvio inicial torna-se cada vez maior, à medida que vai aumentando a distância.

Ela indica as direções conhecidas como pontos cardeais (Norte (N), Sul (S), Leste (L) e Oeste (O)), os pontos colaterais (nordeste, sudeste, sudoeste e noroeste) e os pontos subcolaterais. Por meio da rosa dos ventos, situamos o espaço representado em relação à Terra e a outros espaços dela.

O SIGNIFICADO DOS PONTOS CARDEAIS

Norte (N) - Marca a direção do Pólo Norte geográfico da Terra. Existem dois sinônimos: setentrional e boreal. O referencial astronômico mais importante é a Estrela Polar.

Sul (S) - Marca a direção do Pólo Sul geográfico da Terra. Existem dois sinônimos: meridional e austral. O referencial astronômico mais conhecido é o Cruzeiro do Sul.

Leste (L) - O referencial aproximado é o "nascer do Sol". Como a Terra gira de oeste para leste, visualiza-se o nascente a leste. Durante o dia, tem-se a impressão de que o Sol cruza o céu de leste (onde nasce) para oeste (onde se põe), constituindo o movimento aparente do Sol. O sinônimo mais conhecido é a palavra oriente.

Oeste (O) - O referencial aproximado é o "pôr do Sol". O sinônimo mais difundido é a palavra ocidente. Os pontos cardeais não são suficientes para nos orientarmos com precisão sobre a superfície da Terra e, por essa razão, é necessário utilizarmos também os pontos colaterais e os subcolaterais, que se situam entre dois pontos cardeais.

PONTOS COLATERAIS

• NO/NW - entre o oeste e o norte, há o ponto colateral noroeste. • SE/SW - entre o oeste e o sul, há o ponto colateral sudoeste. • SE - entre o leste e o sul, há o ponto colateral sudeste. • NE - entre o leste e o norte, há o ponto colateral nordeste.

(7)

PONTOS SUBCOLATERAIS ENE: leste-nordeste ESE: leste-sudeste SSE: sul-sudeste NNE: norte-nordeste NNO/NNW: norte-noroeste SSO/SSW: sul -sudoeste OSO/WSW: oeste-sudoeste ONO/WNW: oeste-noroeste

BÚSSOLA

Um dos instrumentos de orientação mais conhecidos e utilizados é a bússola.

Ela é composta por uma agulha magnetizada, colocada num plano horizontal e suspensa pelo seu centro de gravidade, de forma que

possa girar livremente, e que orienta-se sempre em direção próxima à direção norte-sul geográfica.

Assim, tem a ponta destacada (geralmente em vermelho), indicando o sentido que leva ao sul magnético da Terra, ou, de forma equivalente, a um ponto próximo ao polo norte geográfico da Terra.

A palavra bússola vem do italiano bussola, que significa "pequena caixa" de madeira de buxo (planta da família Buxaceae).

Bússola moderna

GPS (SISTEMA DE POSICIONAMENTO GLOBAL)

GPS, Global Positioning System em inglês, ou “Sistema de Posicionamento Global”, é um sistema eletrônico de navegação civil e militar que emitem coordenadas em tempo real e é alimentado por informações de um sistema de 24 satélites chamado NAVSTAR e controlado pelo DoD, Department of Defence (Departamento de Defesa) dos EUA.

(8)

Sistema de Posicionamento Global. Ilustração: Designua / Shutterstock.com

O GPS, de início, era um projeto militar dos EUA chamado de “NAVSTAR” e que foi criado na década de 1960, mas que só foi considerado completo em 1995, depois de 35 anos de trabalho que custaram 10 bilhões de dólares aos cofres americanos.

A revolução causada pelo GPS na geografia é comparável (senão maior) a revolução da descoberta do continente americano que ampliou o mundo conhecido até então. Com o GPS é possível estabelecer a posição praticamente exata, com margem de erro mínima de 1 metro, de qualquer ponto do planeta a qualquer momento. Alguns receptores super-acurados conseguem chegar, depois de alguns dias, a uma precisão de até 10 mm utilizando-se de técnicas de processamento específicas!

O GPS, basicamente, funciona com uma constelação de 24 satélites (NAVSTAR) que orbitam a terra duas vezes por dia, emitindo sinais de rádio a uma dada freqüência para receptores localizados na terra, que podem ser até portáteis (como um “palm”).

Cada satélite, identificado por um código pseudo-randômico (“aparentemente aleatório”) de 1 a 32, emite um sinal que contém o código CA (geral), o código P (de precisão) e uma informação de status (dia, hora, mês) que são recebidos pelo receptor, embora os receptores de uso civil

recebam apenas o código CA emitido em uma freqüência enquanto que os receptores militares recebem cada código emitido em duas freqüências garantindo maior precisão.

O que, aliás, junto com a interferência proposital inserida pelo DoD na transmissão para aparelhos civis (Selective Availability – Disponibilidade Seletiva) e o atraso causado pelos elétrons livres presentes na ionosfera (comum a qualquer transmissão de rádio) na transmissão do sinal, fazem com que a precisão dos dados seja ainda menor para uso civil. Já para uso militar o sinal de todos os satélites é emitido ao mesmo tempo com uma precisão impressionante garantida devido a um relógio atômico (o metrônomo é um átomo) presente em cada satélite e que é o sistema de medição de tempo mais preciso já criado até hoje. E os seus receptores não sofrem a interferência da ionosfera nem da “Disponibilidade Seletiva”.

Todas estas interferências na transmissão civil são por causa da possibilidade deste sistema ser utilizado inadequadamente por terroristas, ou algo parecido. Então, o DoD criou uma hierarquia de acesso aos dados onde os “usuários autorizados”, o DoD, recebem dados com precisão melhor, enquanto que os “usuários não-autorizados”, civis, recebem dados com precisão de 15 a 100 metros.

ATIVIDADES

1. Assinale a alternativa que não representa uma função das coordenadas geográficas:

a) localizar os hemisférios de uma determinada área b) estabelecer noções relativas de distância

c) empreender a proporção entre uma área territorial e sua representação cartográfica

(9)

2. Criada em 1884, essa linha imaginária foi fruto de uma convenção para designar a “hora inicial”, o ponto a partir do qual se medem os fusos horários e as coordenadas geográficas. Dessa forma, tudo o que se encontra a leste de sua localização tem horas e longitudes positivas e, consequentemente, tudo o que se encontra a oeste tem horas e longitudes negativas.

O texto acima faz referência: a) à Linha do Equador

b) à Linha Internacional de Data c) ao Trópico de Câncer

d) à Linha Internacional dos Fusos Horários

3. As coordenadas geográficas são extremamente importantes no sentido de apontar a localização precisa de qualquer ponto existente sobre a superfície terrestre. Elas constituem-se a partir da combinação de uma série de elementos que envolvem linhas imaginárias e sistemas de medidas. Assinale, a seguir, a alternativa que NÃO apresenta um desses elementos. a) Latitude b) Meridianos c) Amplitudes d) Paralelos e) Longitudes f) Greenwich

4. “O GPS – Global Positioning System (Sistema de Posicionamento

Global) – é um aparelho de bolso, do tamanho de um telefone celular, apoiado atualmente por cerca de 24 satélites que refletem os sinais de rádio para o local onde o aparelho está operando. O satélite envia ao GPS dados sobre a localização de qualquer lugar, no continente ou no oceano, por meio de coordenadas geográficas. Além da posição geográfica, o aparelho pode indicar velocidade, tempo de deslocamento e distância em relação a qualquer outro ponto de referência da Terra”.

(LUCCI, E. A., et al. Território e sociedade no mundo globalizado: Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Saraiva, 2005.p.22 – grifos do autor). Ao registrar a posição de qualquer lugar da Terra, indicando as coordenadas geográficas, podemos concluir que o GPS dimensiona: a) os dados referentes à distância, em metros, do ponto de referência

mais próximo.

b) a combinação entre os graus de latitude e longitude do ponto indicado.

c) uma linha imaginária qualquer do globo terrestre.

d) a distância, em graus, entre o ponto escolhido e o meridiano mais próximo.

e) a velocidade média do deslocamento.

5. ___________________ é a distância, em graus, de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à Linha do Equador, principal

___________________ da Terra. Além disso,

______________________ é a distância, em graus, de qualquer ponto da Terra em relação a Greenwich, estabelecido como o principal ______________________ do planeta.

A alternativa que melhor completa as lacunas acima é:

a) Coordenada geográfica, Ponto Cardeal, linha cartográfica, ponto de localização.

b) Ponto cardeal, coordenada geográfica, linha cartográfica, ponto de localização.

c) Latitude, paralelo, longitude, meridiano. d) Longitude, latitude, meridiano, paralelo. e) Latitude, longitude, meridiano, paralelo.

6. Sobre a localização do território brasileiro, julgue as alternativas a seguir.

( ) todo o território nacional encontra-se no Hemisfério Sul. ( ) a capital, Brasília, encontra-se a leste de Greenwich.

(10)

( ) o Brasil localiza-se em dois hemisférios diferentes.

( ) os dois principais paralelos que cruzam o território nacional são a Linha do Equador e o Trópico de Capricórnio.

7. O planeta Terra é o _______________ do Sistema Solar mais próximo do sol, sendo classificado como um planeta ______________. A maior parte de sua superfície é composta por ______________ e sua camada externa é muito fina, recebendo a denominação de ____________________. Essa camada não é contínua, ao contrário do que ocorre em outros planetas, sendo segmentada em várias ___________________.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas acima. a) quarto – rochoso – rochas – atmosfera – placas tectônicas b) terceiro – comum – rochas – crosta terrestre – formas de relevo c) quarto – joviano – água – atmosfera – camadas de ar

d) terceiro – rochoso – água – crosta terrestre – placas tectônicas

8. Quais são os principais movimentos da Terra?

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

9. O que seria o movimento de Rotação?

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

10. Fale sobre o movimento de translação.

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

11. Quais são as estações do ano?

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ______________________________________________________

12. O movimento da Terra responsável pelas estações do ano é chamado de: a) Rotação b) Nutação c) Translação d) Precessão REFERÊNCIAS 1. https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/coordenad as_geo/ 2. https://www.infoescola.com/cartografia/gps-sistema-de-posicionamento-global/

Referências

Documentos relacionados

BARHAM, 1982 (2), define as diferenças conceituais e campos de ação, tanto para en­ sino como investigação, entre Biomecânica e Cinesiologia Mecânica. Não trataremos

Note on the occurrence of the crebeater seal, Lobodon carcinophagus (Hombron & Jacquinot, 1842) (Mammalia: Pinnipedia), in Rio de Janeiro State, Brazil.. On May 12, 2003,

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

necessitada tenha acesso aos serviços da Defensoria Pública.. Igualmente, sugere-se que seja inserido dispositivo que obrigue a atualização anual do valor, com base

[r]

No entanto, pode ocorrer precipitação da proteína no teste do álcool, sem, haver acidez acima de 0,18g/ácido lático/100mL de leite, denominado de leite instável não

(A) A chama do fogão não deve ser reduzida porque a temperatura de ebulição da água depende da pressão.. Isto porque depois que a temperatura de ebulição tiver

A pesquisa pode ser caracterizada como exploratória e experimental em uma primeira etapa (estudo piloto), na qual foram geradas hipóteses e um conjunto de observáveis, variáveis