• Nenhum resultado encontrado

8 A 13 DE ABRIL DE 2013 ASSESSORIA DE IMPRENSA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "8 A 13 DE ABRIL DE 2013 ASSESSORIA DE IMPRENSA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

DESTAQUES DA SEMANA NA CIC

DESTAQUES DA SEMANA NA CIC

8 A 13 DE ABRIL DE 2013 ASSESSORIA DE IMPRENSA

WWW.CIC-CAXIAS.COM.BR

Prefeito de Pelotas defende renovação nas relações políticas e mecanismos de gestão mais eficientes

Eduardo Leite palestrou em evento alusivo aos 15 anos da CIC Jovem

REUNIÃO-ALMOÇO

tinuidade do aprendizado em uma pós-graduação, por meio do Progra-ma Vocação Para o Sucesso. Outro programa da CIC Jovem é o Empresário-Sombra Por Um Dia, que já deu oportunidade a 1190 jo-vens passarem o dia acompanhando o trabalho de um profissional da área de afinidade. Também foram realiza-das 18 visitas técnicas em empresas de Caxias do Sul e Região. “Para tudo isso, contamos ao longo desata caminhada com o desprendimento e dedicação de 2.300 voluntários que acreditam em nossas atividades e acreditam que o futuro do mundo está nas mãos das crianças e jovens”, comentou Patrick.

Entre as homenagens recebidas pela CIC Jovem, destaque para a placa entregue a Patrick Mezzomo pelo presidente da Federação das Associa-ções de Jovens Empreendedores do Rio Grande do Sul (Fajers), Lúcio do Prado Nunes, e pelo diretor instituci-onal da Fajers, Diori Lovatto.

P

refeito eleito mais jovem da

histó-ria do município de Pelotas, Edu-ardo Leite aposta em uma mudança de comportamento por parte dos governos e das pessoas, como forma de reinven-tar as alianças políticas. Aos 28 anos, Eduardo falou de sua experiência de oito anos na política e da sua visão sobre gestão pública na reunião-almoço desta segunda-feira da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC). Ele defendeu a necessidade de renovação nas relações políticas e a adoção de mecanismos que tornem a máquina pública mais eficiente. O evento foi comemorativo aos 15 anos de criação do Departa-mento de Jovens Empresários da CIC (CIC Jovem).

Em sua palestra para mais de 230 pes-soas, o prefeito revelou que acredita nas iniciativas público-privadas para a retomada do crescimento. “O desen-volvimento do Brasil depende demais de investimentos em infraestrutura”,

ressaltou. Segundo ele, é preciso estabelecer parcerias com a inicia-tiva privada, desde que se estabeleçam marcos regulatórios. “É preci-so falar em privatiza-ção e concessão sem preconceitos e melin-dres e acabar com o

discurso ideológico

que durante anos atra-sou o desenvolvimento do País”, frisou. De acordo com o pre-feito, Pelotas está adotando ferramentas de gestão para administrar os gastos, como Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) e Brasil Compe-titivo.

CIC JOVEM

Criada no final do ano de 1997, a CIC Jovem tem a missão de fortalecer e in-centivar o empreendedorismo jovem e a formação de novas lideranças, conforme afirmou o presidente, Patrick Mezzomo. Segundo ele, a CIC Jovem já realizou 16 edições do Programa

Mini-empresa, auxiliando cinco mil alunos da rede pública e priva-da na simulação e criação de 140 miniempresas. Além disso, o Departamento avaliou 764 trabalhos de conclusão de cur-so de egrescur-sos da Universidade de Caxias do Sul aprovados com nota máxima, oferecendo 28 bolsas de ensino para a

con-F o to s: M a ia ra H er te r/ O b je tiv a

(2)

O

empresário João Frances-cutti foi eleito presidente do Conselho Superior da Câma-ra de Indústria, Comércio e Ser-viços de Caxias do Sul (CIC) para o biênio 2013-2015, duran-te reunião realizada na noiduran-te desta quinta-feira (11). João Francescutti, que era vice-presidente do Conselho Superi-or, substitui o empresário Valter Gomes Pinto, que exerceu o car-go por dois mandatos, no perío-do abril de 2009 a abril de 2013. Valter Gomes Pinto foi eleito vice-presidente.

Entre as atribuições do Con-selho Superior estão orientar as diretrizes da política empresari-al da entidade e avempresari-aliar e acom-panhar a atuação dos represen-tantes da CIC junto aos órgãos representativos de entidades pú-blicas e privadas. É formado pelos ex-presidentes dos Conse-lhos Executivo e Deliberativo. João Francescutti e Valter Go-mes Pinto integram o Conselho Superior da CIC por já

te-rem presidido o Conselho Deli-berativo da entidade.

João Francescutti manifestou seu agradecimento aos demais membros do Conselho pela con-fiança e disse esperar

fortalecimento da união entre os conse-lheiros. F o to : A n d re ss a P er in d o s S a n to sC IC CONSELHO SUPERIOR

João Francescutti é eleito presidente do Conselho Superior da CIC

(3)

trabalho.

Mercado externo – As

exportações caxienses cresce-ram 10,2% em fevereiro em relação a janeiro. Já as impor-tações caíram 11,6% no mes-mo período. Os principais des-tinos das exportações caxien-ses são Chile (15%), Estados Unidos (14,4%), Argentina (12,7%), Paraguai (5,4%), Mé-xico (5,1%), Peru (4,9%), Uru-guai (4,6%), África do Sul (3,6%), China (3,5%), Gana (3%), Colômbia (2,8%), de-mais países (25,2%). As importações se originam da China (32,%), Itália (18%), Alemanha (7,9%), Estados Unidos (5,1%), Argentina (4,2%), Espa-nha (3,7%), Taiwan (3,3%), Índia (3%), Suíça (2,6%), Japão (1,7%), França (1,6%), demais países (16,61%). Os bens de capital continuam sendo os produtos mais exportados e também os mais importados pelas empre-sas caxienses.

Participaram da coletiva de imprensa o presidente da CIC, Carlos Heinen, os diretores de Economia, Estatística e Finan-ças da CIC Carlos Zignani e Mauro Corsetti, o diretor-executivo da CIC, Victor Hugo Gauer, e a assessora de Econo-mia e Estatística da CDL, Ma-ria Carolina Gullo.

A

economia de Caxias do Sul registrou queda de 2% em fevereiro em comparação ao mês anterior, indicando que se-gue o ritmo de desaceleração. É o que mostra o levantamento divulgado pela Câmara de In-dústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) nesta quinta-feira (11). A queda na economia local foi causada pelo desempenho negativo tanto do comércio (-5,8%) como dos serviços (-8,7%). A indústria, ao contrário, apresentou alta de 2,9% em fevereiro em comparação com janeiro. Em relação a fevereiro de 2012, a indústria, com 3,2%, e os serviços, com 12,6%, cresceram. O comércio, po-rém, teve queda de 15,5%. Estes índices fizeram com que o desempenho da economia fosse positivo em 2,8% em fevereiro de 2013 sobre o mes-mo mês do ano anterior. No acumulado de janeiro e feverei-ro deste ano, o comércio regis-trou queda de 13,1%, enquanto a indústria, com 3,5%, e os ser-viços, com 2,6%, tiveram cres-cimento, fazendo com que a economia apresentasse um de-sempenho praticamente estável, com leve crescimento de 0,4%. O Índice de Desempenho Industrial (IDI/Caxias), que me-de a evolução da indústria no município, mostra que em feve-reiro, em comparação com

ja-neiro, com exceção da massa sa-larial, que caiu 5,3%, os demais itens tiveram desempenhos posi-tivos: utilização da capacidade instalada (2,7%), horas trabalha-das (6,6%), compras industriais (6%) e vendas industriais (7,3%). Nos dois primeiros meses deste ano, a massa salarial, com menos 17,8%, e horas trabalhadas, com menos 4,3%, tiveram queda. Os demais componentes do IDI/ Caxias tiveram alta, com desta-que para compras industriais, desta-que cresceram 23,7% no período.

Mercado de trabalho – Em

fevereiro foram criados 1.934 postos de trabalho em Caxias do Sul. A indústria, pelo segundo mês consecutivo, teve alta, com 1.159 novas vagas, seguida pelo segmento de serviços, com 481 empregos, e construção civil, com 249. Apenas o setor agrope-cuário sofreu redução nos postos de trabalho em razão do final das safras de verão. Com isso, 2013 registra crescimento de 1,91% do mercado de trabalho e de 0,68% em 12 meses. Caxias do Sul tota-liza 183.362 postos formais de

Economia de Caxias do Sul registra queda de 2% em fevereiro

Números do desempenho foram apresentados pela CIC e CDL nesta quinta-feira (11)

INDICADORES F o to : C ri st ia n e C a rv a lh o /C IC

(4)

F o to : A n d ia C o p in i/ P re fe itu ra M u n ic ip a l Segunda-feira (8) ♦ O presidente da CIC ovem, Patrick Mezzomo, representou a CIC no Ato Público Referente à PEC 37, na Câmara de Verea-dores.

Terça-feira(9)

♦ O diretor de Deswenvol-vimento Sustentável Jorge Benites representou a en-tidade na 14ª Reunião do Conselho de Meio Ambi-ente (Codema) da Fiergs, em Porto Alegre.

♦ O diretor de Agronegó-cios Evandro Lovatel prestigiou o lançamento do 5º Horti Serra Gaúcha, na Prefeitura Municipal.

Quinta-feira (11)

♦ O presidente Carlos Hei-nen e o diretor de Infraes-trutura e Política Urbana Nelson Sbabo participa-ram da audiência pública sobre o novo modelo gaú-cho de pedágios, com a presença do governador Tarso Genro, no UCS Te-atro.

♦ Nelson Sbabo e o diretor de Comunicação e Marke-ting Julio Duso prestigia-ram a homenagem prestada pela UCS a José Victor Faccioni.

Sexta-feira (8)

♦ Julio Duso participou da Assembleia Geral Ordiná-ria do Conselho Universitá-rio (Consuni), na UCS.

♦ O presidente Carlos Heinen e esposa prestigiam o jan-tar em comemoração aos 100 anos do Hospital Pom-péia, no Restaurante Sica.

(5)

COMUNICAÇÃO ORGANIZA-CIONAL COM A ENTRADA DE

MÍDIAS SOCIAIS 19 e 20 de abril HORÁRIO: 19/04 - 18h30min às 22h30min e 20/04 – 8h30min às 11h30min CHEFIA E LIDERANÇA NA PRODUÇÃO 19 e 20 de abril HORÁRIO: 19/04 - 18h30min às 22h30min e 20/04 – 8h30min às 12h e 13h às 17h30min

PLANEJAMENTO DOS MATE-RIAIS COM MRP E KANBAN

19 e 20 de abril HORÁRIO: 19/04 – 18h30min às

22h30min e 20/04 – 8h30min às 12h30min

GESTÃO DE EQUIPES E LIDE-RANÇA 19 e 20 de abril HORÁRIO: 19/04 – 18h30min às

22h30min e 20/04 - 8h30min às 12h30min

IRPJ, CSLL, PIS E COFINS – LUCRO REAL E PRESUMIDO

20 de abril HORÁRIO: 8h30min às 12h e 13h às

17h30min

ICMS – SUBSTITUIÇÃO TRIBU-TÁRIA – ABORDANDO AS ÚL-TIMAS ALTERAÇÕES DA

LE-GISLAÇÃO 20 de abril HORÁRIO: 8h30min às 12h e 13h às 16h30min CONTRATOS INTERNACIONAIS – ESTRATÉGIAS DE NEGOCIA-ÇÃO VISANDO PROTENEGOCIA-ÇÃO E LUCRATIVIDADE À EMPRESA

15 de abril HORÁRIO: 18h30min às 22h30min

INDICADORES DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS – FOR-MULAÇÃO E PRÁTICA –

MÓDU-LO I 15 e 16 de abril HORÁRIO: 18h30min às 22h30min

FMEA – ANÁLISE DE MODO E EFEITOS DA FALHA

POTEN-CIAL – 4ª EDIÇÃO 15, 16 e 17 de abril HORÁRIO: 18h30min às 22h30min

INTERPRETAÇÃO E IMPLAN-TAÇÃO DOS REQUISITOS + FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE ISO 9001:2008 (2 CURSOS EM 1) 15, 16, 17, 18 e 22 de abril HORÁRIO: 18h30min às 22h30min

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO – COMO CAPTAR E MANTER OS BONS FUNCIONÁRIOS NA

EM-PRESA 16 de abril HORÁRIO: 18h30min às 22h30min

ALÍQUOTA DE 4% DE ICMS – OPERAÇÕES INTERESTADUAIS DE MERCADORIAS IMPORTA-DAS – RESOLUÇÃO 13/2012 – SENADO FEDERAL 16 de abril HORÁRIO: 9h às 12h e 13h às 16h LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDÊNCIA SOCIAL –

ATUA-LIZAÇÃO E RECICLAGEM 16 de abril

HORÁRIO: 8h30min às 12h e 13h às 17h30min

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO COM FOCO EM RESULTADOS

16 e 17 de abril HORÁRIO: 18h30min às 22h30min

COMO DESENVOLVER O MAR-KETING PESSOAL

FACI16, 17 e 18 de abril HORÁRIO: 18h30min às 22h30min

INTENSIVO DE VENDAS – GES-TÃO DO CLIENTE E PROCESSO

DE VENDAS 16, 17 e 18 de abril HORÁRIO: 18h30min às 22h30min

ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS E ESTOQUES 16, 17 e 18 de abril HORÁRIO: 18h30min às 22h30min

PESQUISA DE CLIMA ORGANI-ZACIONAL – UMA FERRAMENTA

PARA DIAGNÓSTICO E LEVAN-TAMENTO DE NECESSIDADES ORGANIZACIONAIS 16 e 18 de abril HORÁRIO: 8h30min às 12h CLASSIFICAÇÃO FISCAL DE MERCADORIAS 17 e 19 de abril HORÁRIO: 18h30min às 22h30min

INDICADORES DE GESTÃO CO-MERCIAL/COMPRAS – FORMU-LAÇÃO E PRÁTICA – MÓDULO I

FACILI18 e 19 de abril HORÁRIO: 18h30min às 22h30min

(6)

AGENDA

O consultor de empresas Ricardo Hingel palestra sobre “Governança corporativa e os riscos de mercado” na próxima reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), na segunda-feira (15). “Na medida em que as empresas crescem, aumentam suas neces-sidades de desenvolvimento de modelos de gestão que permitam sua profissionalização e perpetu-ação, hoje abrangidas em conceitos de governança corporativa”, adiantou o palestrante.

Graduado em Economia, Ricardo Hingel foi diretor técnico da Secretaria de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul e responsável, entre outras, pelas negociações que trouxeram a General Mo-tors e Dell Computers para o estado. Foi por

sete anos diretor financeiro e também diretor responsável pelas Relações com o Mercado do Banrisul, quando foram introduzidas as ações de governança corporativa. Posteriormente, foi diretor regional do BTG Pactual, onde atuou por dois anos. É conselheiro de administração certificado pelo Instituto Brasileiro de Gover-nança Corporativa.

Governança corporativa está na pauta da próxima reunião-almoço da CIC Ricardo Hingel palestra no dia 15

SERVIÇO

O QUÊ: Reunião-Almoço CONVIDADO: Ricardo Hingel QUANDO: 15 de abril – segunda-feira HORÁRIO: 12h

LOCAL: CIC – Restaurante Sica - Rua Ítalo Victor Bersani, 1134, Bairro Jardim América,

Caxias do Sul – RS

PATROCÍNIO: Florense, UCS

APOIO: RGE, Voges, Marcopolo, IBM, Sicredi, Cia. do Desenho, Oi, Blue Tree Towers,

CPFL Brasil

Projeto Vinícolas: Vinícola Salton

Reservas nos telefones: (54) 3218-8061/3218-8042

Associados com reserva: R$ 44,00 - associados sem reserva: R$ 50,00 –

(7)
(8)

Expediente Presidente - Carlos Heinen Vice-presidente de Indústria - Reomar Slaviero Vice-presidente de Comércio - Analice Carrer Vice-presidente de Serviços - Celestino Loro Edição: Assessoria de Imprensa da CIC Textos e diagramação: Jornalista Marta Sfreddo (MTb 6267)

Contato: (54) 3218-8043 e 3218-8041 imprensa@cic-caxias.com.br www.cic-caxias.com.br | Twitter: @ciccaxiasdosul Fan Page: CICCaxiasdoSul VEM AÍ

Referências

Documentos relacionados

Processo simplificado de fusão transfronteiriça: existência de um processo simplificado para os casos de fusão por incorporação de sociedade totalmente detida por outra, em que não

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Se o canhão antitanque dispara um obus com velocidade de disparo de 240 m/s e com elevação de 10,0 o acima da horizontal, quanto tempo a equipe do canhão teria de esperar antes

Nossos objetivos indicam a ação estratégica de sistematização do conhecimento singular – seja esse conhecimento associado ao inanciamento, à formação docente ou à

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational