• Nenhum resultado encontrado

ACTA N.º 17 ANTÓNIO MANUEL SERRALHA MENDES CARLOS ALBERTO GUEDES REBELO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ACTA N.º 17 ANTÓNIO MANUEL SERRALHA MENDES CARLOS ALBERTO GUEDES REBELO"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

ACTA N.º 17

Ao primeiro dia do mês de Agosto do ano dois mil e sete na Sala de Sessões, Edifício dos Paços do Concelho desta cidade de Vendas Novas reuniu a Câmara Municipal tendo estado:

PRESIDENTE... JOSÉ MARIA RODRIGUES FIGUEIRA LUÍS FILIPE CAMPOS BRAGA

JOÃO LUÍS TELHA DA SILVA

MARIA DO CARMO SERRUDO MARECO MARQUES JOSÉ AFONSO DO CARMO M. ALVITO

AUSENTE ……… ANTÓNIO MANUEL SERRALHA MENDES CARLOS ALBERTO GUEDES REBELO

A reunião foi secretariada pela Chefe de Secção Financeira, Ludovina Maria Martins Pacheco de Azevedo.

ABERTURA OFICIAL DA REUNIÃO

Pelo Senhor Presidente foi declarada aberta a reunião eram 15H10.

JUSTIFICAÇÃO DE FALTA

A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, justificar a falta do Sr. Vice-Presidente e do Vereador Carlos Rebelo, ausentes por motivos de férias.

A Câmara Municipal deliberou, por maioria, com as abstenções dos Vereadores Luís Braga e João Silva, não justificar a falta do Vereador Carlos Rebelo na reunião realizada no dia 18/07/2007.

(2)

1. Ponto – PERÍODO ANTES DA ORDEM DO DIA INFORMAÇÕES

Tomou a palavra o Sr. Presidente informando que no dia 16 de Julho participou na cerimónia de despedida do Comandante da Escola Prática de Artilharia, Coronel Cóias Ferreira, que veio acompanhado pelo 2.º Comandante e Adjunto. Dia 21 participou na inauguração do Hotel da 3.ª Idade da Casa do Povo, na Afeiteira, para a qual foram convidados todos os eleitos e onde estiveram presentes diversas individualidades, nomeadamente o Secretário de Estado da Segurança Social, o Director do Centro Distrital da Segurança Social, a Sr.ª Governadora Civil e outras instituições. Refere que foi uma cerimónia importante, que dignificou aquela instituição, mas ficou um tanto decepcionado pelo facto daquele projecto não ter tido apoios por parte da Segurança Social nem sequer ao nível do equipamento, tendo recebido simplesmente apoio para 24 utentes quando na instituição se encontram 36 idosos, o que considera preocupante, no entanto foi feita a promessa de que no próximo ano haveriam mais apoios. Recorda-se que na altura do lançamento da 1.ª pedra, foram feitas várias promessas de apoio por parte das instituições que estavam presentes, o que não se veio a verificar, tendo simplesmente sido comparticipado pela comunidade e pela Câmara Municipal. Informa que, no dia 24 de Julho participou na recepção de cumprimentos ao novo Comandante da Escola Prática de Artilharia, Coronel Raleiras e também numa reunião com a nova Direcção do Grupo Desportivo e Recreativo da Afeiteira. Refere que nos dias 25 e 26 realizaram-se as etapas da Volta a Portugal do Futuro, tendo estado presente na partida e chegada da mesma. No dia 26 participou na reunião do Conselho Municipal de Educação, no dia 27 participou no encerramento das actividades anuais da Escolinha do Monte e no dia 30 de Julho recebeu a nova Junta de Freguesia de Vendas Novas.

Interveio a Vereadora Maria do Carmo informando que no dia 21 participou na inauguração do Hotel da 3.ª Idade da Casa do Povo.

Tomou a palavra o Vereador Afonso Alvito informando que no dia 26 de Julho participou, juntamente com o Sr. Presidente, na reunião do Conselho Municipal de Educação, cuja ordem de trabalhos foi a abertura do próximo ano lectivo e também a abertura de mais uma sala de Jardim de Infância.

(3)

Interveio o Vereador Luís Braga referindo que, de acordo com a informação do Sr. Presidente relativamente ao Hotel da 3.ª Idade não se prevê qualquer apoio por parte da Segurança Social. Refere que, em relação às promessas feitas no lançamento da 1.ª pedra, que já aconteceu há alguns anos no Governo de Santana Lopes, não considera existir culpa do ponto de vista político, uma vez que quem tinha o poder deixou de o ter, pelo que não poderá cumprir as promessas feitas. Acredita nas palavras das pessoas e lamenta o facto do Governo não ter dado qualquer apoio àquela instituição. Relativamente à nova Junta de Freguesia, afirma que a Câmara Municipal não é só constituída pelos Vereadores a tempo inteiro e sim por todos, apesar da CDU ter a maioria, sendo recorrente que sejam somente estes que são convidados, o que não é culpa do Sr. Presidente.

Tomou a palavra o Sr. Presidente afirmando que o que disse anteriormente sobre o Hotel da 3.ª Idade, não foi para atingir ninguém, tanto que falou em instituições e não em pessoas. Refere que a Direcção do Lar esperava uma mensagem com algum apoio e no entanto nem lhes foi atribuído a totalidade para o funcionamento, só para 2/3 do mesmo, enquanto que pelos comentários que ouviu era esperado outro tipo de apoio. Em relação à reunião com a Junta de Freguesia, afirma que entende a Câmara Municipal como um todo, no entanto assume uma quota-parte dessa responsabilidade, uma vez que o pedido de reunião foi feito muito em cima da hora, tendo existido alguns contratempos, nomeadamente a alteração da data e hora da mesma.

2. PONTO – PERÍODO DA ORDEM DO DIA 2.1 – Expediente

2.1.1 – Actas

 Foi lida e aprovada, por unanimidade, a acta n.º 11, respeitante à reunião realizada em 02/05/2007.

 Foi lida e aprovada, por unanimidade, a acta n.º 12, respeitante à reunião realizada em 23/05/2007.

(4)

 Foi lida e aprovada, por unanimidade, a acta n.º 16, respeitante à reunião realizada em 18/07/2007.

2.1.2 – Programa Cultural “Noites de Verão” Doc. 1

Presente proposta de protocolo a celebrar entre a Câmara Municipal de Vendas Novas e a Associação Musical de Évora “Eborae Música”, para a realização de um concerto pelo grupo de música clássica “Popular Ensemble” no programa cultural “Noites de Verão”.

A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, aprovar o protocolo a celebrar entre a Câmara Municipal de Vendas Novas e a Associação Musical de Évora “Eborae Música”, no valor de 2.300 €.

2.1.3 – Clube Ferroviário de Vendas Novas P.º C-38

A Direcção do Clube Ferroviário de Vendas Novas solicita que a factura n.º 960, seja descontada do subsídio de apoio ao Associativismo ano de 2007, uma vez que aquele clube tem a receber, em Setembro, a 2.ª tranche desse apoio. Solicita ainda que a factura referente à utilização do Pavilhão Gimnodesportivo, no período de Janeiro a Maio de 2007, seja elaborada antes do pagamento do referido apoio, para que também essa factura seja descontada desse valor.

A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade aprovar a proposta apresentada sendo o pagamento das facturas realizado após o pagamento da 2.ª tranche do apoio ao Associativismo de 2007.

2.1.4 – Adjudicação por Carta Fechada e por Hasta Pública dos Divertimentos para a Feira de Setembro do Ano em Curso

Conforme Edital de 10 de Julho de 2007, presente o processo para Adjudicação por Carta Fechada e por Hasta Pública dos Divertimentos para a Feira de Setembro do Ano em Curso.

Não tendo sido apresentadas propostas, a Câmara Municipal deliberou, por unanimidade passar o assunto para a próxima reunião a realizar no dia 16/08/2007.

(5)

2.1.5 – Pedido de realojamento – Sónia Isabel Roseta Mesquita Vizela Doc. 2

Presente informação da Técnica Superior dos Serviços de Acção Social desta Câmara Municipal dando conhecimento que a munícipe Sónia Isabel Roseta Mesquita Vizela, solicita o realojamento do seu agregado familiar, pois a casa onde reside, arrendada, não garante condições mínimas de habitabilidade (nomeadamente humidade e infiltrações) e, pela sua exiguidade não se adequa à dimensão do seu agregado. Solicita ainda que o presente processo seja objecto de uma candidatura ao INH e informa que se encontram disponíveis, no Bairro General Vasco Gonçalves, as seguintes habitações: Lote 3 – 2.º Dto. T2 Lote 3 – 1.º Dto. T2 Lote 3 – R/c Dto T1 Lote 3 – R/c Esq. T2 Lote 5 – 1.º Dto. T3 Lote 5 – R/c Esq. T3

A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, aprovar o relatório, devendo proceder-se de acordo com a proposta dos serviços.

2.1.6 – Associação Portuguesa de Deficientes P.º A-17/1

O Presidente da Delegação Distrital de Évora da APD envia um protesto sobre a situação, aquando do sinistro ocorrido no dia 14 de Julho, do qual resultou uma vitima mortal.

A Câmara Municipal tomou conhecimento.

2.1.7 – Agrupamento Vertical de Vendas Novas P.º E-5

Maria Manuel Bombico Rodrigues Carvalhal, ao terminar em 11 de Julho, as funções como Presidente da Comissão Provisória do Agrupamento Vertical de Vendas Novas, agradece toda a colaboração que lhe foi prestada e deseja os maiores êxitos profissionais e pessoais.

A Câmara Municipal tomou conhecimento, agradece e retribui igualmente votos de felicitações.

(6)

2.1.8 – Freguesia de Vendas Novas P.º J-1

O Presidente da Junta de Freguesia de Vendas Novas informa quais os elementos eleitos para o Executivo da Junta de Freguesia de Vendas Novas, nas Eleições Autárquicas Intercalares de 17 de Junho do ano em curso

A Câmara Municipal tomou conhecimento e agradece.

2.1.9 – Partido Comunista Português – Grupo Parlamentar P.º P-10/1

O Chefe de Gabinete do Grupo Parlamentar do PCP agradece a comunicação enviada, datada de 11 do corrente, anexa à qual foi enviada cópia da carta dirigida ao Ministro da Saúde (“Incumprimento da Decisão de Tribunal Administrativo e Fiscal de Beja sobre o funcionamento do SAP/urgências de Vendas Novas”). Aproveita ainda, para reiterar a disponibilidade daquele Grupo Parlamentar para prosseguir a intervenção que tem desenvolvido no plano parlamentar, solidários com a população de Vendas Novas e respectivos órgãos autárquicos.

A Câmara Municipal tomou conhecimento e agradece.

2.1.10 – Partido Popular CDS-PP – Grupo Parlamentar P.º D-1

A Chefe de Gabinete do Grupo Parlamentar do Partido PopularCDS-PP, acusa a recepção do fax ref.ª 193/07, datado de 11 de Julho (“Incumprimento da decisão de Tribunal Administrativo e Fiscal de Beja sobre o funcionamento do SAP/Urgências de Vendas Novas”), o qual mereceu a melhor atenção e informa que o mesmo foi apresentado aos Deputados daquela força política que integram a Comissão Parlamentar de Saúde, a quem o assunto diz respeito mais directamente.

A Câmara Municipal tomou conhecimento e agradece.

2.1.11 – PSD – Partido Social Democrata – Grupo Parlamentar P.º P-10/1

• A Secretária do Grupo Parlamentar do PSD, Joana Santa Marta, envia cópia do Requerimento apresentado na Assembleia da República pelo Deputado Luís Rodrigues, sobre “A Saúde no Concelho de Viana do Alentejo” – Distrito de Évora.

(7)

• O Gabinete de Coordenadores do Grupo Parlamentar do PSD, envia cópia do Requerimento apresentado na Assembleia da República pelo Deputado Luís Rodrigues, sobre “Promiscuidade Governo/Partido Socialista”.

A Câmara Municipal tomou conhecimento e agradece.

• O Chefe de Gabinete do Grupo Parlamentar do PSD, Francisco José Martins, acusa a recepção e agradece o envio do fax ref.ª GAP-193, sobre o “Incumprimento da Decisão de Tribunal Administrativo e Fiscal de Beja sobre o funcionamento do SAP/Urgências de Vendas Novas”, bem como da documentação que o acompanhava.

A Câmara Municipal tomou conhecimento e agradece.

2.1.12 – Assembleia da Republica – Comissão de Saúde P.º D-1

• A Presidente da Comissão de Saúde, Maria de Belém Roseira, acusa a recepção e agradece o envio da Moção referente às “Consequências do Encerramento do SAP/Urgências de Vendas Novas”, informando que foi dado conhecimento do teor do mesmo aos Senhores Deputados dos diferentes Grupos Parlamentares com assento naquela Comissão.

A Câmara Municipal tomou conhecimento e agradece.

• A Presidente da Comissão de Saúde, Maria de Belém Roseira, acusa a recepção e agradece o envio da decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal de Beja sobre o “Funcionamento do SAP/Urgências de Vendas Novas”, informando que foi dado conhecimento do teor da mesma aos Senhores Deputados dos diferentes Grupos Parlamentares com assento naquela Comissão.

A Câmara Municipal tomou conhecimento e agradece. 2.1.13 – Resumo Diário da Tesouraria

Presente o Resumo, respeitante ao dia 31 de Julho do ano em curso cujo saldo é de 353.308,61 € correspondendo 169.328,42 € a Dotações Orçamentais e 183.980,19 € a Dotações não Orçamentais.

(8)

Obras – Licenciamento

Com base nos pareceres emitidos pelas entidades intervenientes, bem como pelos técnicos municipais, foram presentes os processos a seguir referenciados e que mereceram as seguintes deliberações:

• Proc. nº 38/07, de Pedro Miguel Serrudo Tomás, a solicitar a apreciação do projecto de arquitectura, referente à construção de uma moradia de rés-do-chão com sótão e garagem que pretende levar a efeito na Rua Horácio de Sousa Rocha em Vendas Novas.

Deferido, por unanimidade, de acordo com o parecer do Chefe da DAUA.

• Proc. nº 50/07, de Jerónimo Manuel Jacinto, a solicitar a apreciação do projecto de arquitectura referente à construção de uma moradia rés-do-chão que pretende levar a efeito na Estrada da Afeiteira nº 10-A em Vendas Novas, onde já possui outras construções.

Deferido, por unanimidade, de acordo com o parecer do Chefe da DAUA.

• Proc. nº 113/06, de Filipe Arnaldo Oliveira Morganheira, a solicitar a apreciação do projecto de arquitectura referente à construção de um lar de idosos que pretende levar a efeito na E.N. 4 em Bombel/Vendas Novas.

Deferido, por unanimidade, de acordo com o parecer do Chefe da DAUA.

• Proc. nº 109/04, de Mário Vilas Felisberto, a solicitar a apreciação do projecto de arquitectura, referente às alterações que pretende levar a efeito numa moradia que possui na Rua General Humberto Delgado nº 5 em Landeira, a fim de lhe dar melhores condições de habitabilidade.

Deferido, por unanimidade, de acordo com os pareceres do Eng.º Nuno Lopes e do Chefe da DAUA.

• Proc. nº 41/05, António José Cordeiro da Silva Lopes, a solicitar a apreciação do projecto de legalização das alterações que levou a efeito sem licenciamento camarário, numa moradia e num anexo que possui nos Foros da Misericórdia lote A, junto à E.N. 4 em Vendas Novas.

Deferido, por unanimidade, de acordo com o parecer do Chefe da DAUA, devendo ser levantado o respectivo auto.

(9)

• Proc. nº 49/07, José António da Silva, a solicitar a apreciação do projecto de legalização de várias construções que levou a efeito na Herdade da Ajuda Nova em Vendas Novas, sem licenciamento camarário.

Deferido, por unanimidade, de acordo com o parecer do Chefe da DAUA, devendo ser levantado o respectivo auto.

• Proc. nº 33/07, Adélia Esteves Costal, a solicitar a apreciação do projecto de legalização de uma habitação e um comércio de venda de pão, que possui na Rua Teófilo Braga nº 54 em Vendas Novas.

A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, retirar o assunto da reunião para melhor esclarecimento.

Aprovação de Localização de Estabelecimento Comercial

• Proc. nº 51/07, de DIA PORTUGAL – Supermercados S.A., a solicitar informação relativa à viabilidade da aprovação da localização de um estabelecimento comercial tipo supermercado sito na Rua Dr. Miguel Bombarda em Vendas Novas, onde já funcionou a Super Compra.

A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, dar parecer favorável à referida localização, nos termos da Lei e de acordo com o parecer do Chefe da DAUA.

Destaque de uma Parcela de Terreno

• Proc. nº 87/06, de Arcângela Maneta, a solicitar autorização para poder levar a efeito o destaque de uma parcela de terreno sita na Courela das Piçarras em Vendas Novas, com a área de 2 700 m2 para onde já foi aprovada a construção de uma moradia de rés-do-chão e anexos.

Deferido, por unanimidade, de acordo com o parecer do Chefe da DAUA. Licenciamento Comercial Restauração e Bebidas

• Proc. nº 4/06, de Célia Cristina Costa da Cruz dos Santos, a solicitar o licenciamento de um estabelecimento de restauração e bebidas que possui na Avª Marechal Craveiro Lopes nº 44 em

(10)

Vendas Novas a fim de obter a respectiva licença de utilização de acordo com a nova legislação em vigor.

Deferido, por unanimidade, de acordo com o parecer do Chefe da DAUA, devendo ser em devido tempo ser solicitado a respectiva vistoria.

Prédio Rústico – Aumento do Número de Compartes

• Proc. n.º 49/07, de José Ramalho Freire, proprietário de um prédio rústico sito no Monte Branco, a solicitar o aumento do número de compartes do referido prédio a fim de o poder doar.

Deferido, por unanimidade, devendo ser emitida a certidão, de acordo com o parecer do Chefe da DAUA e do Sr. Consultor Jurídico.

Operação de Loteamento

• Proc. 1/07, de Alcarpico – Investimentos Imobiliários Ldª, apresenta novos elementos, tendo em vista a sua discussão pública, referente à operação de loteamento que pretende levar a efeito no prédio rústico sito na Rua do Polígono/ Rua António Maria Casquinha em Vendas Novas.

A Câmara Municipal concorda com o parecer do Arquitecto Francisco Costa e deliberou, por unanimidade, submeter à discussão pública durante 15 dias, após a sua publicação. O Vereador Luís Braga, não participou na referida discussão e votação, ausentando-se para o efeito da sala. (Não se considerando impedido, não quis votar)

3. PONTO – Período de Intervenção Aberto ao Público Não houve intervenções do público.

APROVAÇÃO DA ACTA EM MINUTA

Para que as deliberações possam ter efeitos imediatos, foi elaborada uma minuta, que depois de lida e colocada à votação, de acordo com o disposto no n.º 3 do artigo 92.º da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, foi aprovada, por unanimidade.

(11)

FORMA DE VOTAÇÃO

Todas as deliberações tomadas na presente reunião foram objecto de votação nominal.

CONCLUSÃO DA ACTA

E, não havendo mais assuntos a tratar, foi pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal encerrada a reunião eram 16H40 sendo a presente acta assinada pelo Sr. Presidente, José Maria Rodrigues Figueira e por mim, Ludovina Maria Martins Pacheco de Azevedo, na qualidade de Chefe de Secção Financeira, que a redigi e lavrei.

O Presidente da Câmara Municipal

________________________________ A Chefe de Secção Financeira

_____________________________________________ Vendas Novas, 1 de Agosto de 2007

(12)

Aprovada, por ____________________, na reunião realizada em ___/___/_____. ______________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ O Presidente ______________________________ Os Vereadores

António Manuel Serralha Mendes ______________________________ Carlos Alberto Guedes Rebelo ______________________________ Luís Filipe Campos Braga ______________________________ João Luís Telha da Silva ______________________________ Maria do Carmo S. Mareco Marques ______________________________ José Afonso do Carmo M. Alvito _______________________________

(13)

DOCUMENTOS ANEXADOS

AO FINAL DESTA ACTA

AO ABRIGO DO DECRETO-LEI 334/82

Referências

Documentos relacionados

Todas as outras estações registaram valores muito abaixo dos registados no Instituto Geofísico de Coimbra e de Paços de Ferreira e a totalidade dos registos

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

There a case in Brazil, in an appeal judged by the 36ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (São Paulo’s Civil Tribunal, 36th Chamber), recognized

As questões acima foram a motivação para o desenvolvimento deste artigo, orientar o desenvol- vedor sobre o impacto que as cores podem causar no layout do aplicativo,

As análises serão aplicadas em chapas de aços de alta resistência (22MnB5) de 1 mm de espessura e não esperados são a realização de um mapeamento do processo

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das