• Nenhum resultado encontrado

A CASA EM AÇÃO ACONTECEU DICA DE LEITURA. e Cristina Balieiro, Editora Agora. ONeste livro estão guardadas histórias de vida de

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A CASA EM AÇÃO ACONTECEU DICA DE LEITURA. e Cristina Balieiro, Editora Agora. ONeste livro estão guardadas histórias de vida de"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Ano 1 - no 2 - 13.05.2010

“Dois juncos bebem do mesmo riacho. Um é oco; o outro, cana-de-açúcar.” (Provérbio marroquino)

o ano vai caminhando, e a gente vai junto, às vezes de embolada, às vezes de empurrada, mas vai. Vai melhor quando vai junto. Vai melhor comendo o nhoque da Divina Providência. Quem comeu se regalou, bem igualzinho ao final de muitas histórias. E quem não foi... Bem, quem não foi, não foi, e não se rega-lou com a comida, a gentileza do Vittorio, com a dupla caipira, Upe e Dão e com a providencial história. Da próxima vez, vamos todos! Por falar em todos, Celebração de João, 26 e 27 de junho se aproximando. Pode marcar na agenda. A gente se vê na Supervisão e conversa mais sobre isso

E

embra-se da promoção “Invente um nome pro boletim e ganhe um livro de histórias, embrulhado numa meia velha cheia de balas jujuba”. Pois olha só as sugestões que recebemos dos voluntários da Casa:

Abracadabra – Pirlimpimpim – Eureka - Era uma vez... uma casa - A pala-vra do herói - Contato do herói - O Cordel - Riscos e Rabiscos - Portal da Formiguinha - Contadores no espaço - A lagartixa – Abelhinhas - Saci-Pererê - Dona Baratinha – Nossa história – Contato do herói – A palavra do herói – Caravana de histórias – Navegando com a Casa – Quer saber? A casa conta... – Contando... – Lá na Casa – Deixa eu te contá – Te contei? – Sabe da última? – Infor Amando – Era uma vez, agora é a sua vez... - Prosa de histórias - Contadores em ação – A CASA em ação – Causos e contos – Causos do mês – O mês em revista

Agora chegou a sua vez. Escolha aquele de que você mais gostou e mande seu voto pra gente. Quem sabe na próxima edição, o boletim já sai com o novo nome.

A casa em Ação ... pag 2 Aconteceu ... pag 4 Instituições... pag 4 Dica de Leitura... pag 5 Com a Palavra o Contador... pag 5 Vale a Pena Lembrar... pag 5 Aniversariantes ... pag 5

L

SÚMARIO INVENTE UM NOME

(2)

yedacris@gmail.com.

Faremos também um crachá para identificação dos voluntários. Para isso, pedimos que cada um entregue 2 fotos 3x4 na próxima supervisão, dia 15 de maio.

recisamos de ajuda para o novo site. A tarefa para nosso herói ou heroína é ajudar a elaborar a estrutura do site e redigir os textos. Quem se prontifica? Ligue para 9926-0451 (Jan).

ara organizar as informações de nossos voluntários, precisamos que aqueles que ainda não entregaram a cópia de seus documentos (RG, CPF e comprovante de endereço) o façam na próxima supervisão ou os encaminhem para o e-mail

s integrantes do núcleo estão se encontrando a cada 15 dias para classificar as histórias. Mas existem outras demandas e toda a ajuda é bem-vinda. Você tem um tempinho para o núcleo? Mande um email para lidiahanke@yahoo.com.br

Depois de reuniões com o engenheiro Victor Volpi Jr, da Secretaria do Patrimônio Histórico, com o presidente da FCC – Fundação Cultural de Curi-tiba, Paulino Viapiana, e com a arquiteta Dóris Teixeira, da Casa da Memória, fomos orientados a solicitar dois alvarás simplificados à Prefeitura, um para reforma do telhado e outro para pintura da fachada do imóvel.

Para a reforma do telhado, pedimos orçamento a uma empresa especializada em imóveis antigos. Os serviços consistem em substituição de aproximadamente 100 telhas e amarração de aproximadamente 600; substituição das vigas de madeira com aplicação de jimo cupim; reparos e substituição de forros; limpeza de calhas e remoção de entulhos e caliças, com custo total estimado em R$ 6.510,00. Precisamos de mais duas propostas, para escolher a que melhor nos atenda.

Agora, tomaremos o orçamento da parte hidráulica, elétrica e piso, e os orçamentos irão para avaliação da diretoria da Casa.

A comissão da sede é formada por Martha, Lidia, Jan e Renato. Continuamos precisando de mais uma pessoa!

Noticias da sede

Núcleo de Pesquisa

Noticias de Gestão de Pessoas

Núcleo de Comunicação

D

P

P

O

A CASA EM AÇÃO

(3)

15/05 - Tem supervisão dos voluntários. Não falte!

29/05 - A diretoria se reúne por um dia inteiro para planejar as ações da Casa no período maio de 2010 a maio de 2011.

11/06 – Degustação de Histórias com a Cia Palavra Viajante para celebrar o Dia dos Namora-dos.

19 e 20 de junho – Curso A Arte de Contar história. Convide seus amigos. 26 e 27 de junho - CELEBRAÇÃO DE JOÃO

João Batista é aquele que tem uma consciência clara da sua missão. Isso tem muito a ver conosco, que contamos histórias para reconectar as pessoas aos seus sonhos. Isso tem que estar claro para nós. E estar claro que somos instrumentos das histórias, que em todo o processo as histórias é que são importantes. Quando contamos histórias, temos que ser como João: conscientemente o meu ego desaparece, e

quem aparece é a história. João Batista tem a ver com humil-dade, pois tinha a consciência de que ele deveria diminuir para que, O que viria depois, pudesse crescer. Na festa de João a simbologia da fogueira nos remete à lenha que se consome, ou seja, que diminui para que as labaredas cresçam. Quer mais? Que tal ir à celebração de João?

A celebração será na chácara Ninho das Águias e todos os voluntários estão convidados. Aguarde mais informações.

Agenda

Roda de histórias de São João na Chácara Ninho das Águias em 2007 upervisão de voluntários dia 15 de maio! Vamos terminar o trabalho manual que começamos na supervisão passada. Breve mais informações via e-mail.

Núcleo de Ação Social

Voluntários Urgente!

P

S

recisamos de dois voluntários para reorganizar o cadastro de contatos da casa. E de mais dois para cadastrar os livros da nossa biblioteca.

Qualidades do nosso herói ou heroína: domínio básico do Excel, disponibilidade para fechar o trabalho em 30 dias. O trabalho pode ser feito no castelo de cada um! Se você quer cumprir essa tarefa, mande e-mail para o contato da casa.

(4)

São dependentes das atividades vitais como alimentação, higiene e locomoção. Para se manter, a instituição, que não tem fins lucrativos, conta com as parcerias com órgãos gover-namentais, empresas e pessoas físicas.

A Casa do Contador de Histórias realiza contações regulares no Vivian semanalmente desde 2004, tanto na sede quanto na subsede, que fica nas Mercês. Participam Renato, Cris Betina, Rosangela, Glória, Elis, Maria Cristina e Lídia.

Saiba mais sobre a escola visitando o site

www.vivianmarcal.org.br

undada em 1977, a escola oferece atendimentos educacional, de saúde e de assistência social gratuitos a mais de 200 alunos, de zero a 38 anos, com defi-ciência neuromotora grave, associada a defidefi-ciência intelectual e sensorial.

F

INSTITUIÇÕES - NOSSOS PARCEIROS Quem é A Escola Vivian Marçal?

Susi, voluntária da Casa, que hoje mora na Alemanha.

ACONTECEU

primeiro curso do ano foi um sucesso! Além da Joyce e do Jan, que repeti-ram o curso e ganharepeti-ram mais uma madrinha de contação, formarepeti-ram-se 24 novos contadores, alguns deles de outras cidades, como Jaraguá do Sul e Telêmaco Borba.

A madrinha foi Camila Barp, que presentou a turma com a história “A Casa das cruzes”.

“Foi uma enorme alegria e honra ser madrinha, ouvir os alunos contando as histórias. A transformação é intensa, mesmo num período tão curto de curso.” (Camila)

Curso de Abril formou 24 novos contadores

O

Maria Tereza, uma das formandas do curso A Arte de Contar Histórias

público lotou o espaço Alquim Gourmet para assistir ao espetáculo O Carreiro da Divina Providência. A primeira apresentação da Cia no ano foi acompanhada por um nhoque preparado pelo chef Vytorio José.

Em nome da Divina Providência

O

(5)

quinze mulheres. Seus depoimentos são como relatos de viagens, nos quais falam de caminhos percorridos, obstáculos e superações. O fio que liga as histórias é a análise de Joseph Campbell a respeito da jornada do herói. Transpondo essa análise para uma perspectiva feminina, as organizadoras mostram que é possível a uma mulher mudar completamente e ficar ainda mais próxima de si mesma.

A dica do livro é da Martha Cunha

inha dica é a Estante virtual (www.estantevirtual.com.br). A gente con-segue encontrar, por bom preço, todos os livros que estão na bibliografia da casa e outros mais. Tenho comprado só lá, livros usados em excelente estado, entrega garantida. Inclusive os livros da biblioteca da Casa estão vindo de lá. Maísa Guapyassú

15/05 – Dia Internacional das Famílias 24/05 – Dia do Café

05/06 – Dia da Ecologia / Meio Ambiente 12/06 – Dia dos Namorados

13/06 – Dia de Santo Antonio

niversário é festa e é também um momento de celebrar a vida e a ancestrali-dade. Completam mais um ciclo os voluntários Gloria (15/05), Daniel (17/05), Áurea (25/05), Iracema (10/06) e Norilda (02/06). Parabéns pra ele e pra elas.

é um órgão de divulgação para os voluntários da Casa do Contador de Histórias e sai todo dia 13 do mês, que é um número que nos acompanha desde a fundação da Casa, em 13 de dezembro de 2004. Organização: Jan Gerd Schoenfelder (MTB 4299), Lidia Hanke, Sandra Guapyassú e Maísa Guapyassú. Convidada especial desta edição: Susanne Pappier. Diagramação: Rodrigo Moreira. Envio de matérias, sugestões, críticas e classificados: contato@casadocontadordehistorias.org.br

Feminino e o Sagrado - Mulheres na Jornada do Herói, de Beatriz del Picchia e Cristina Balieiro, Editora Agora.

Neste livro estão guardadas histórias de vida de

O

M

A

COM A PALAVRA O CONTADOR

ANIVERSARIANTES VALE A PENA LEMBRAR

Referências

Documentos relacionados

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos

ter se passado tão lentamente como muda uma montanha, aos nossos olhos eternamente parada e cujas mudanças só são percebidas pelos olhos de Deus” (DOURADO, 1999, p.

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

Internal sac armature (Fig. 5) consisting of two basal spine-shaped straight sclerites, 2.8 times as long as wide (Fig. 5a) or as in figure 5A; two long, laminar and median