• Nenhum resultado encontrado

CONSELHO DE DISCIPLINA DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONSELHO DE DISCIPLINA DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Introdução

1. No nosso último relatório – 7.º – relativo ao período compreendido entre 1 de junho e 31 de julho do corrente ano, fomos cla-ramente mais longe e apresentámos contas sobre a ação disciplinar da competência do Conselho de Disciplina respeitante a toda uma época desportiva (2016/2017).

Retomamos agora o formato típico, aprovei-tando este espaço inicial para operar alguns destaques.

2. O primeiro sublinhado não pode deixar de ser efetuado no domínio dos resultados alcançados quanto às decisões disciplinares comuns do Conselho de Disciplina.

No período em causa alcançou-se situação que temos por inédita e verdadeiramente louvável, embora nem sempre devidamente registada.

O Conselho de Disciplina, como se constata-rá adiante, secção a secção, veio a decidir, em conjunto, 63 processos disciplinares comuns (para além de outras decisões tomadas em processos especiais), 47 dos quais no âmbito da Secção Não Profissional. É algo, assim se pensa, que deve ser su-ficientemente destacado, em face dos nú-meros alcançados, mas também pelo que demonstra da dinâmica deste órgão e do labor e empenhamento dos seus membros. Em dois meses – enfatize-se –, o Conselho coloca-se num plano inatacável ao nível da sua produção, nunca descurando a qualida-de das qualida-decisões.

3. Em segundo lugar, à semelhança do que já ocorre, a partir do dia 3 de agosto passa-do, com o estado dos processos da Secção Profissional, no passado dia 11 de outubro de 2017, fora do arco temporal deste Re-latório, o mesmo passo foi dado quanto à Secção Não Profissional.

Assim, todas as semanas, é tornado público, na página da internet da FPF, o estado dos processos disciplinares:

- Secção Não Profissional, todas as terças--feiras;

- Secção Profissional, todas as quintas-fei-ras.

4. Por outro lado, procurando um melhor conhecimento das decisões do Conselho de Disciplina, foram elaborados dois documen-tos em que se reúnem os sumários, os des-critores e outros elementos dos acórdãos. Tais documentos, inseridos na página da internet da FPF, foram divulgados por todos os sócios ordinários da FPF.

5. As duas medidas, cada uma a seu modo, revelam, uma vez mais, uma maneira de estar deste órgão disciplinar da FPF, sempre procurando tornar público o agir do Conse-lho de Disciplina para que sobre o mesmo se possa exercer legítima ação crítica.

(2)

2

Relatório bimestral de atividades

6. No que respeita ao procedimento ad-ministrativo respeitante à fiscalização do registo de interesses dos agentes de arbi-tragem alcançou-se o patamar de regulari-zação administrativa que se anunciou. O hiato temporal em análise foi marcado essencialmente pela receção de declarações de registos de interesses, atento o aproxi-mar do fim do prazo para o efeito.

Aliás, o último dia do período considerado, 30 de setembro, encerra o fim do prazo para

a entrega da declaração inicial de registo de interesses. Assim, o próximo relatório certa-mente espelhará um balanço dos resultados alcançados no que toca a esta matéria. 7. Por último, registe-se a participação do signatário em ação formativa dos árbitros das competições desportivas profissionais, centrada na nova realidade dos autos de flagrante delito. Tal ação teve lugar no dia 30 de agosto.

No final do último período, a 31 de julho de 2017, quanto à situação processual (pendên-cias) o registo era o seguinte:

Secção Não Profissional

0 0 0 Processos disciplinares conclusos no CD Processos de averiguações conclusos no CD Processos de impedimento no CD Recursos de revisão conclusos no CD

56+

40+

3+

1

Processos disciplinares em instrução na CID da FPF Recurso para o pleno no CD Processos de averiguações em instrução na CID da FPF

Processos pendentes a 31 de julho

45

2

33

1

(3)

A secção teve 9 reuniões plenárias e 8 reuniões restritas entre 1 de agosto e 30 de setem-bro de 2017. Eis os resultados alcançados:

2 Foram apreciados 883 jogos das competições organizadas pela FPF.

1 Processos de averiguações 0 0 Recursos de revisão Reclamações Processos decididos

96+

2+

2

1 Recursos para o pleno 47 Processos disciplinares

Por razões de melhor leitura do gráfico não se incorporaram os processos sumários, devido ao seu elevado número. Processos sumários em formação restrita

Processos disciplinares Processos de averiguações

Recursos de revisão Recursos para o pleno

Reclamações Total 4592 47 1 0 1 0 508 Processos decididos

(4)

4

Relatório bimestral de atividades

0 0

0 Recursos para o pleno

autuados Recursos de revisão autuados Processos de impedimento autuados

78+

22

2

7

Processos disciplinares instaurados

Processos de averiguações instaurados

Processos novos

Assim, à partida, para os meses outubro/novembro de 2017, esta é a situação processual da Secção Não Profissional do Conselho de Disciplina:

0 0 0 Recursos de revisão conclusos no CD Processos de averiguações conclusos no CD para decisão Recurso para o pleno no CD

80+

13+7

Processos discipli-nares em fase de inquérito/instrução Processos de averiguações em fase de inquérito Processos disciplina-res conclusos no CD para decisão

Processos pendentes a 30 de setembro

5

32

(5)

Um resultado histórico na SNP. Iniciou-se o período com 45 processos disciplinares conclu-sos no CD e terminou-se, a 30 de setembro, com somente 5 procesconclu-sos a aguardar decisão. Ou seja, sublinhe-se, ao nível dos processos disciplinares comuns a SNP decidiu 47 pro-cessos.

É ainda importante notar que a plena vigência do novo Regulamento Disciplinar materiali-zou uma alteração significativa no que à tramitação procedimental diz respeito.

Agora, qualquer procedimento disciplinar é, desde o início, acompanhado por um dos membros do Conselho de Disciplina, que é o responsável pelas fases de inquérito e de instrução e que, a final e por essa razão, ficará sempre impedido de participar na decisão. Procurando-se uma mais profícua e direta relação entre o Conselho e os instrutores que apoiam a sua atividade disciplinar, são também os direitos dos sujeitos desportivos que surgem reforçados com esta opção regulamentar, que nestes dois meses se tornou eviden-te.

No final do último período, a 31 de julho de 2017, quanto à situação processual (pendên-cias) o registo era o seguinte:

Secção Profissional 0 0 16 Processos de inquérito conclusos no CD Recursos hierárquicos impróprios conclusos no CD Processos disciplina-res em instrução na CI da LPFP

55+

24+

21

Processos de inqué-rito em instrução na CI da LPFP Processos disciplinares conclusos no CD

Processos pendentes a 31 de julho

7

6

(6)

6

Relatório bimestral de atividades

A secção teve 9 reuniões plenárias e 8 reuniões restritas entre 1 de agosto e 30 de setem-bro de 2017 e realizou 6 audiências disciplinares3. Vejamos os resultados:

Por razões de melhor leitura do gráfico não se incorporaram os processos sumários, devido ao seu elevado número. Processos sumários em formação restrita

Processos disciplinares decididos Processos de inquérito decididos Recursos hierárquicos decididos

Total 8744 16 0 9 899 Processos decididos 16 0 Processos disciplinares decididos Processos de inquérito decididos

64+

36

9 Recursos hierár-quicos decididos Processos decididos

3 Neste período foram agendadas 11 audiências disciplinares. 4 Foram apreciados 165 jogos das competições organizadas pela LPFP.

(7)

54+

31+15

Processos disciplinares instaurados Processos de inquérito instaurados Processos novos Recursos hierárquicos impróprios autuados

14

8

4

Assim, à partida, para os meses outubro/novembro de 2017, esta é a situação processual da Secção Profissional do Conselho de Disciplina:

0 Processos disciplinares em instrução na CI da LPFP Processos de inquérito conclusos no CD

39+

30+22+

9

Processos de inquérito em instrução na CI da LPFP Processos disci-plinares conclusos no CD Recursos hierárquicos impróprios conclusos no CD

Processos pendentes a 30 de setembro

9

7

2

5

(8)

8

Relatório bimestral de atividades

Na mesma senda, embora naturalmente com números globais bem diferentes, em vista da abismal diferença do número de competições (39 para 3), funcionou a Secção Profissional. Por exemplo, iniciou este período com 7 processos disciplinares pendentes de acórdão e terminou com apenas 2.

O número de recursos hierárquicos impróprios compreende-se em face do início das com-petições e das decisões sumárias alcançadas.

Neste domínio, regista-se algo que já apontámos: o respeito a regra do efeito útil do recurso em caso de sanções sumárias de suspensão de atividade de agente desportivo.

(9)

Recursos para o pleno da secção

Na Secção Não Profissional, nenhuma de-cisão proferida em processo sumário foi objeto de recurso para o pleno.

Quanto à Secção Profissional, as decisões em formação restrita foram impugnadas em catorze ocasiões, tendo sido, consequente-mente, autuados catorze recursos hierár-quicos impróprios.

Recursos para o Conselho de Justiça As decisões do pleno da Secção Não Profis-sional não foram objeto de recurso para o Conselho de Justiça durante o período em análise, nem foi proferida nenhum acórdão relativamente a decisões da Secção Não Profissional.

Duas decisões proferidas na Secção Profis-sional do Conselho de Disciplina foram alvo de impugnação no período de referência, a saber:

1. Recurso hierárquico impróprio n.º 04 – 2017/2018, com decisão proferida em 5 de setembro de 2017 (Processo de recurso n.º 02 – 2017/2018)

2. Processo disciplinar n.º 04 – 2017/2018, com decisão proferida em 13 de setembro de 2017 (Processo de recurso n.º 03 – 2017/2018)

No período em análise não foram proferidos acórdãos pelo Conselho de Justiça relativa-mente a decisões da Secção Profissional.

Recursos para o Tribunal Arbitral do Desporto Apenas uma decisão do pleno da Secção Não Profissional foi objeto de recurso para o TAD:

1. Processo disciplinar n.º 98 – 2016/2017, com decisão proferida em 25 de agosto de 2017 (Processo de recurso n.º 57/2017 pendente no TAD)

As decisões do pleno da Secção Profissional foram objeto de recurso para o TAD nos seguintes processos:

1. Processo disciplinar n.º 51 – 2016/2017, com decisão proferida em 25 de julho de 2017 (Processo de recurso n.º 49/2017 pendente no TAD)6

2. Processo disciplinar n.º 53 – 2016/2017, com decisão proferida em 1 de agosto de 2017 (Processo de recurso n.º 51/2017 pendente no TAD)

3. Processo disciplinar n.º 31 – 2016/2017, com decisão proferida em 8 de agosto de 2017 (Processo de recurso n.º 52/2017 pendente no TAD)

4. Processo disciplinar n.º 68 – 2016/2017, com decisão proferida em 8 de agosto de 2017 (Processo de recurso n.º 53/2017 pendente no TAD)

5. Processo disciplinar n.º 50 – 2016/2017, com decisão proferida em 8 de agosto de 2017 (Processo de recurso n.º 54/2017 pendente no TAD)

Os recursos das decisões do Conselho de Disciplina

5

5 Instaurados ou decididos no período em análise.

(10)

10

Relatório bimestral de atividades

6. Processo disciplinar n.º 73 – 2016/2017, com decisão proferida em 16 de agosto de 2017 (Processo de recurso n.º 55/2017 pendente no TAD)7

7. Processo disciplinar n.º 73 – 2016/2017, com decisão proferida em 16 de agosto de 2017 (Processo de recurso n.º 56/2017 pendente no TAD)

8. Processo disciplinar n.º 11 – 2016/2017, com decisão proferida em 29 de agosto de 2017 (Processo de recurso n.º 58/2017 pendente no TAD)

9. Processo disciplinar n.º 65 – 2016/2017, com decisão proferida em 29 de agosto de 2017 (Processo de recurso n.º 59/2017 pendente no TAD)8

10. Recurso Hierárquico n.º 02 – 2017/2018, com decisão proferida em 5 de setembro de 2017 (Processo de recurso n.º 60/2017 pendente no TAD)

11. Recurso Hierárquico n.º 03 – 2017/2018, com decisão proferida em 12 de setembro de 2017 (Processo de recurso n.º 61/2017 pendente no TAD)

No período em análise foram decididos pelo Tribunal Arbitral do Desporto os seguintes recursos de decisões da Secção Profissional: 1. Processo de recurso n.º 1/2017, ao qual foram apensados os processos de recurso n.ºs 4/2017, 6/2017 e 7/2017 (Recursos hierárquicos impróprios n.ºs 13, 10, 20 e 18, todos da época desportiva 2016/2017), em que foi concedido provimento ao recurso. 2. Processo de recurso n.º 26/2017 (Recurso hierárquico impróprio n.º 35 - 2016/2017), em que foi concedido provimento parcial ao recurso.

3. Processo de recurso n.º 30/2017 (Proces-so disciplinar n.º 17 – 2016/2017), em que

foi negado provimento ao recurso.

4. Processo n.º 45 A/2017 (Processo dis-ciplinar n.º 45 – 2016/2017), em que foi indeferido o pedido, não sendo decretada a providência cautelar.

5. Processo n.º 49 A/2017 (Processo dis-ciplinar n.º 51 – 2016/2017), em que foi indeferido o pedido, não sendo decretada a providência cautelar.

6. Processo n.º 55 A/2017 (Processo dis-ciplinar n.º 73 – 2016/2017), em que foi indeferido o pedido, não sendo decretada a providência cautelar.

Tribunal Central Administrativo Sul

No período em análise foram interpostos dois recursos para o Tribunal Central Ad-ministrativo Sul, das decisões do Tribunal Arbitral do Desporto, a saber:

1. Processo de recurso n.º 144/17.0BCLSB, referente ao processo de recurso no Tri-bunal Arbitral do Desporto n.º 1/2017 e apensos da decisão proferida pela Secção Profissional nos recursos hierárquicos impróprios n.ºs 13, 10, 20 e 18, todos da época desportiva 2016/2017.

2. Processo de recurso n.º 143/17.1BCLSB, referente ao processo de recurso no Tribu-nal Arbitral do Desporto n.º 26/2017 da decisão proferida pela Secção Profissional no recurso hierárquico impróprio n.º 35 – 2016/2017.

No período em análise não foram decididos processos pelo Tribunal Central Administra-tivo Sul que envolvam processos do Conse-lho de Disciplina.

7 O recorrente requereu uma providência cautelar (processo n.º 55 A/2017). Ver processos decididos pelo TAD. 8 O recorrente requereu uma providência cautelar (processo n.º 59 A/2017).

(11)

Supremo Tribunal Administrativo

No período em análise foi interposto um recurso para o Supremo Tribunal Adminis-trativo, das decisões do Tribunal Central Administrativo Sul, a saber:

1. Processo n.º 1058/17, recurso de revista da decisão do processo n.º 56/17.7BCLSB do Tribunal Central Administrativo Sul, re-ferente ao processo de recurso no Tribunal Arbitral do Desporto n.º 30/2016 da deci-são proferida pela Secção Profissional no processo disciplinar n.º 02 – 2015/2016.

Referências

Documentos relacionados

Por último, as nossas Viagens são voltadas a pequenos grupos e também à família: desde a escolha dos acessórios, como bicicletas duplas ou cadeirinhas para bebê, até a escolha

As decisões do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol – Secção Não Profissional –, em formação restrita, são impugnáveis por via de recurso

Amaral (1969) alertou para a impropriedade de se submeter os dados resultantes da fórmula de McKinney (1923) à análise da variação, e propôs um índice de intensidade de infecção

O armazenamento da embalagem vazia, até sua devolução pelo usuário, deve ser efetuado em local coberto, ventilado, ao abrigo impermeável, no próprio local onde guardadas as

Considerando que o teste NAT ainda é relativamente recente nos bancos de sangue, sugere-se mais estudo com períodos diferentes de tempo para a pesquisa de resultados

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Pelo presente, os filiados do Partido Popular Socialista – PPS, neste Município, ficam notificados da realização da Convenção Municipal para a escolha dos candidatos e

TERMO DE CONTRATO QUE ENTRE SI CELEBRAM A PREFEITURA MUNICIPAL DE UNIÃO DOS PALMARES, E A EMPRESA __________________, QUE TEM COMO OBJETO CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA EM