• Nenhum resultado encontrado

Categoria Voluntariado BB

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Categoria Voluntariado BB"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Categoria Voluntariado BB

Voluntário BB: Everaldo Costa Mapurunga

Nome do Projeto: Sustentabilidade e Vida

Entidade Apoiada: Centro Espírita “O Pobre de Deus” Localização: Viçosa do Ceará – Ceará

O Projeto Sustentabilidade e Vida têm como objetivo principal agregar valor e qualidade de vida a uma comunidade socialmente vulnerável. Foi implementado na cidade de Viçosa do Ceará – CE e beneficia diretamente 443 pessoas e indiretamente 9.200 pessoas. Através de um ciclo que envolve qualificação profissional, produção, comercialização, inclusão e cidadania, o projeto pretende tirar esta comunidade do chamado “isolamento comercial e comportamental”, possibilitando um crescimento sustentável da renda local, geração de trabalho e evitar o êxodo rural.

As ações se dão através da qualificação profissional das mães da comunidade com a produção de hortaliças, aves, ovos e frutas. Alguns destes são comercializados in natura ou através de refeições feitas pela associação (produtos de qualidade com valor agregado), começando aí o ciclo da geração de renda. Parte dos recursos é aplicada na melhoria das condições de trabalho, como a compra de maquinário. As crianças enquanto suas mães trabalham recebem educação infantil, aulas de arte e praticam esportes.

O projeto trabalha com uma ideia de ciclo sustentável, onde cada etapa é importante para o bom andamento da outra.

(2)

Voluntário BB: Danúbia Fernanda Soares Campos

Nome do Projeto: ABID SOLIDARIO

Entidade Apoiada: Associação Beneficente Irmãs Dorcas Localização: Anápolis - Goiás

A Associação Beneficente Irmãs Docas atua através de seus núcleos em três áreas da cidade de Anápolis: região central, norte e sul. Trabalhando em parceria com a Igreja Assembleia de Deus Ministério de Madureira, que disponibiliza o espaço físico (salas e mobílias), oferece cursos nas áreas de culinária, artesanato, corte e costura, pintura em parede e primeiro emprego.

O Projeto ABID Solidário atende famílias carentes com pessoas entre 18 a 65 anos de idade e de diversos níveis de escolaridade. Tem como objetivo capacitar jovens e adultos para o mercado de trabalho a fim de proporcionar um diferencial competitivo em sua vida profissional.

Antes da implantação do Projeto, a Associação apoiava somente as crianças com o auxílio à educação, cultura e assistência social, agora o apoio se estende aos demais integrantes da família.

Com o andamento do projeto foi observado que: Com a capacitação do grupo familiar, houve redução da evasão escolar; Aumento no nível de escolaridade da comunidade; Aumento do nível de aprovações; Aumento de 30% na renda familiar das pessoas envolvidas.

(3)

Voluntário BB: Geraldo Élcio do Socorro

Nome do Projeto: Recuperação e Preservação dos Recursos Hídricos da Comunidade de Santa Rita

Entidade Apoiada: Associação de Amigos Moradores da Comunidade de Santa Rita de Cássia e Adjacências

Localização: Montes Claros, Minas Gerais

Nesta comunidade, situada na região norte de Minas Gerais, dentro do Polígono da Seca, os agricultores familiares trabalhavam com a criação de gado de corte, com baixo nível de emprego e renda. Os rios tinham seus cursos d’água interrompidos no período das secas.

O Projeto desenvolvido pelo voluntário BB contou com a ajuda de parceiros e resultou na construção de 53 bacias de captação de água, uma tecnologia social certificada pela Fundação Banco do Brasil e replicada no local. Essa Tecnologia Social, também conhecida como barraginhas, protege o solo contra a erosão, os rios do assoreamento e as estradas agrícolas da destruição, além de proporcionar a revitalização de nascentes, retenção de água e aparecimento de novos cursos d’água dos rios.

Dentre os resultados alcançados podemos citar: Os agricultores familiares, agora com água mais farta, passaram a produzir hortaliças, abastecendo o mercado local; Aumento na renda das famílias; Fixação do homem no campo, evitando o êxodo rural, muito comum na região; Melhoria nas moradias, aquisição de eletrodomésticos, veículos e máquinas agrícolas; Aumento da participação das mulheres em todas as fases, com acesso ao crédito (Pronaf mulher), assumindo lideranças, antes exclusividade uma masculina.

(4)

Voluntário BB: Antônio Carvalho Machado Neto

Nome do Projeto: Implantação de Unidade Produtiva Experimental e Apoio à Transferência de Tecnologias aos Produtores de Ovinos e Caprinos de Padre Marcos

Entidade Apoiada: ASCOP – Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos de Padre Marcos

Localização: Padre Marcos – Piauí

A ASCOP foi fundada em 2008 visando o fortalecimento do grupo pecuarista do município de Padre Marcos – PI e melhoria de qualidade de vida dos pequenos produtores e suas famílias.

Foi desenvolvido um projeto modelo no qual o pequeno produtor pôde se espelhar com base em tecnologias e práticas de baixo custo, replicando esse conhecimento em sua pequena propriedade rural.

Com a implementação do projeto e utilização dos recursos, foram conquistados: Construção de um centro de manejo (galpão, baias, currais, comedouros e bebedouros), de cisterna de placas (cap.16 mil litros), e cerca de arame (1600 metros); Aquisição de uma máquina agrícola (motoensiladeira); Aquisição de rebanho ovino (01 reprodutor e 25 matrizes); Implantação de 2,0 ha de culturas forrageiras (milho sorgo, leucena, palma e capim); Realização de 96 horas de consultoria especializada junto aos produtores; Participação dos Produtores do dia a dia da unidade.

Atendendo a um público de agricultores familiares criadores de ovinos e caprinos, com rebanho de até 40 matrizes, que tenham sua renda familiar predominantemente originada de atividades agropecuárias vinculadas ao próprio imóvel rural, a Unidade Produtiva Experimental, tornou-se um valioso instrumento de validação e disseminação de tecnologias agropecuárias.

(5)

Voluntário BB: Horácio Andrade

Nome do Projeto: Espaço Lúdico Pedagógico Entidade apoiada: Casa Lar Luz do Caminho Localização: Florianópolis – Santa Catarina

A Casa Lar Luz do Caminho acolhe crianças de 0 a 5 anos de idade provenientes de famílias em situação de vulnerabilidade social, com seus vínculos rompidos. A entidade contava com alguns espaços físicos que necessitavam de modificações e melhoramentos para que fosse oferecido um atendimento de maior qualidade as crianças.

Através do projeto elaborado pelo voluntário BB e alguns parceiros, foi realizada a revitalização e adequação dos espaços, inclusão de equipamentos de madeira com base na metodologia Emmi Pikler, construção de armários para guardar brinquedos e a transformação da sala de TV em sala de atividades lúdico pedagógica para crianças que já possuem autonomia motora. A execução do projeto propicia as crianças um melhor desenvolvimento da coordenação motora, maior conhecimento e domínio sobre o próprio corpo, lateralidade e aquisição de noção do espaço físico ao seu redor.

Os principais avanços alcançados a partir da consolidação do Projeto foram em relação as crianças atendidas: Desenvolvimento da coordenação motora; Lateralidade; Aumento do conhecimento e domínio sobre o próprio corpo; Aquisição de noção do espaço físico ao redor.

Referências

Documentos relacionados

A discussão, baseada nos mapas de expansão urbana, vazios urbanos, atividades econômicas e concentração das atividades econômicas, traduz o processo de crescimento urbano de

Através do Programa de Ensino para Trabalho em Saúde (PET-SAÚDE) promovido pelo Ministério da Saúde e a Faculdade de Medicina do ABC, foram realizadas visitas

www.controlarambiental.com.br AS MELHORES INFORMAÇÕES SOBRE PRAGAS URBANAS - Since 2001 ABELHAS – BIOLÓGIA E COMPORTAMENTO..

Although the values of the correlation coefficients were not very close to the minimum extreme limit, in the individualized analysis of the municipalities, and regarding DCS,

Para emitir a cópia de uma fatura com os dados do cliente, após emitir a fatura formal, prima. NOTA: Esta operação conseguirá imprimir nas seguintes condições. b) A opção

Não direi erudição, como poderia no exame dos símbolos, é o de relacionar no alto o que está de acordo com a relação que está embaixo.. Então a inteligência, de discursiva

2) O militar instrumentista que não possui o Curso de Habilitação a Mestre de Música – Terceiro Sargento, Segundo Sargento, Primeiro Sargento ou Subtenente. Concernente á última

Os principais propósitos das pesquisas do Brasil são: detectar a faixa etária de maior desenvolvimento da coordenação motora grossa em crianças de ambos os sexos em idades