• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PRÓ-REITORIA DE ENSINO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PRÓ-REITORIA DE ENSINO"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

O Reitor do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE - IFFluminense, no uso de suas atribuições legais, torna pública a abertura das inscrições para o Processo Seletivo de Aproveitamento de Estudos (NIVELAMENTO) para ingresso ao Cursos de Inglês e Espanhol do Centro de Línguas do IFFluminense (CELIFF) para o 2.º semestre de 2016, no Campus Campos Centro.

SEÇÃO I

DO OBJETIVO DOS CURSOS OFERECIDOS

Art. 1.º Os cursos de Inglês e de Espanhol oferecidos pelo CELIFF buscam o desenvolvimento da competência comunicativa, a partir de atividades que abrangem as seguintes habilidades: compreensão oral, compreensão escrita, produção oral e produção escrita.

SEÇÃO II

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 2º A realização do Processo Seletivo de Ingresso ao Curso de Inglês do Centro de Línguas do IFFluminense (CELIFF) 2016 – 2.º semestre ficará a cargo da Direção Geral do campus ofertante e do CELIFF, vinculado à Pró-Reitoria de Ensino do IFFluminense.

PARÁGRAFO ÚNICO. Ao CELIFF caberá planejar, coordenar e executar o referido Processo Seletivo, bem como tornar públicas todas as informações relativas ao processo.

(2)

Art. 3.º O resultado do processo será válido para o preenchimento das 62 (sessenta e duas) vagas, distribuídas conforme Art. 6º.

SEÇÃO III

DA OFERTA DE VAGAS

Art. 4.º O Processo Seletivo de Ingresso aos Cursos de Inglês e Espanhol do Centro de Línguas do IFFluminense (CELIFF) para o 2.º semestre de 2016 no Campus Campos Centro, estará aberto aos servidores ativos, aos alunos dos cursos do ensino médio regular, dos cursos técnicos da EaD, dos cursos técnicos integrados, técnicos concomitantes, técnicos subsequentes e alunos dos cursos superiores de graduação e pós-graduação, devidamente matriculados no Campus Campos Centro, no ano letivo de 2016.

PARÁGRAFO ÚNICO: O candidato só poderá inscrever-se em um dos cursos oferecidos pelo CELIFF.

Art. 5.º Será oferecido o percentual de 50% (cinquenta por cento) de vagas para o servidor e 50% (cinquenta por cento) para os alunos em cada turma de Inglês e de Espanhol, apresentadas no Art. 6º.

PARÁGRAFO ÚNICO: Na existência de vagas ociosas para qualquer uma das categorias (alunos/servidores), as vagas poderão ultrapassar o percentual estabelecido, de modo a

(3)

que todas as vagas sejam preenchidas, obedecida, rigorosamente a ordem de classificação, de acordo com o resultado final do teste de nivelamento.

Art. 6.º O IFFluminense oferece 62 (sessenta e duas) vagas, distribuídas no Campus Campos Centro , conforme o seguinte quadro:

I – Campus Campos Centro

Língua Turma Dias Horários Nível Nº de

vagas / curso Inglês CCI - 01 Segunda-feira e quarta-feira Das 14h20min às

16h

2 06

CCI - 02 Terça-feira e quinta-feira Das 19h40min às

21h10min 2 08

CCI - 03 Segunda-feira e quarta-feira Das 14h20min às 16h

3 06

CCI - 04 Segunda-feira e quarta-feira Das 18h às 19h30min

3 06

CCI - 05 Terça-feira e quinta-feira Das 19h40min às

21h10min 3 06

CCI - 06 Terça-feira e quinta-feira Das 10h40min às

12h20min 4 04

CCI - 07 Terça-feira e quinta-feira Das 14h20min às 16h

4 04

CCI - 08 Terça-feira e quinta-feira Das 19h40min às 21h10min

4 08

(4)

10h30min

CCI - 10 Terça-feira e quinta-feira Das 18h às 19h30min

6 02

Espanhol

CCE - 01 Terça-feira e quinta-feira Das 14h20min às 16h

2 02

CCE - 02 Segunda-feira e quinta-feira Das 16h10min às

17h50min 3 04

TOTAL DE VAGAS: 62

SEÇÃO IV DAS INSCRIÇÕES

Art. 7.º A inscrição no Processo Seletivo de Aproveitamento de Estudos (Nivelamento) para ingresso nos cursos de Inglês e Espanhol do Centro de Línguas do IFFluminense (CELIFF) para o 2.º semestre de 2016 no Campus Campos Centro, implica o conhecimento e a aceitação tácita por parte do candidato de todas as normas previstas neste Edital, não sendo aceitas posteriores reclamações sobre desconhecimento das normas do processo.

Art. 8.º As inscrições deverão ser realizadas, no período de 12 a 14 de setembro de 2016, no Campus Campos Centro, conforme endereço e horários que seguem:

I. Campus Campos Centro

(5)

Sala: Coordenação do Centro de Línguas – Bloco A – sala 236

Horários: segunda-feira, dia 12 de setembro de 2016, das 14h às 21h;

terça- feira, dia 13 de setembro de 2016, das 9h às 12h e das 14h às 21h; quarta- feira, dia 14 de setembro de 2016, das 14h às 21h.

§1.º O servidor do IFFluminense poderá escolher um dos campi ofertante, independente de sua lotação ou exercício de suas atividades.

§2.º No dia 19 de setembro 2016, será divulgada no endereço eletrônico <selecoes .iff.edu.br >, a relação dos candidatos inscritos neste processo seletivo.

Art. 9.º O aluno do curso de Inglês ou de Espanhol do Centro de Línguas não terá direito a realizar o Teste de Nivelamento para o mesmo curso em que está matriculado.

SEÇÃO V

DO PROCESSO DE SELEÇÃO

Art. 10 O processo de seleção envolverá um Teste de Nivelamento, desenvolvido em etapa única, para Ingresso aos Cursos de Inglês e Espanhol do Centro de Línguas do IFFluminense (CELIFF) para o 2.º semestre de 2016, ocorrerá no dia 23 de setembro de 2016, de acordo com o horário selecionado pelo candidato no momento de inscrição.

(6)

PARÁGRAFO ÚNICO: É indispensável ao candidato inscrito a apresentação de um documento oficial de identificação original com foto, no dia da realização do Teste.

Art. 11 O Teste de Nivelamento constará de uma prova escrita e de uma prova oral, com 2 horas de duração e só será válido para o 2.º semestre de 2016 do calendário do CELIFF.

PARÁGRAFO ÚNICO: Cada uma das provas valerá 10,0 (dez) e o conteúdo explorado nas provas é o que consta dos Anexos III e IV deste Edital.

Art. 12 O processo de aproveitamento de estudos dos candidatos levará em consideração, para deferimento, o seguinte critério: obtenção de média igual ou superior a 7,0 (sete) no Teste de Nivelamento.

Art. 13 O resultado do Teste de Nivelamento será divulgado no endereço eletrônico <selecoes.iff.edu.br>, no dia 29 de setembro de 2016.

Art. 14 Os candidatos serão classificados pelo maior rendimento na média aritmética entre os testes escrito e oral.

PARÁGRAFO ÚNICO: Os critérios para desempate são, respectivamente, maior aproveitamento no teste oral e maior idade.

(7)

Art. 15 Os candidatos classificados que não forem convocados para matrícula deverão aguardar reclassificações.

SEÇÃO VI

DA ELIMINAÇÃO DO CANDIDATO

Art. 16 Serão eliminados do Processo Seletivo de Aproveitamento de Estudos para ingresso nos Cursos de Inglês e Espanhol do Centro de Línguas do IFFluminense (CELIFF), para o 2.º semestre de 2016, no campus Campos Centro, os candidatos que deixarem de comparecer no dia, horário e local estabelecidos para a realização do Teste de Nivelamento.

SEÇÃO VII DA MATRÍCULA

Art. 17 Os candidatos selecionados no Teste de Nivelamento, deverão efetuar matrícula dos dias 03 a 05 de outubro de 2016 de acordo com horário e local que seguem:

I. Campus Campos Centro

Local: Rua Dr. Siqueira, 273 - Parque Dom Bosco – Campos dos Goytacazes/RJ Sala: Coordenação do Centro de Línguas – Bloco A – sala 236

(8)

terça-feira, dia 04 de outubro de 2016, das 9h às 12h e das 14 às 20h; quarta-feira, dia 05 de outubro de 2016, das 14h às 20h.

Art. 18 Os candidatos aprovados no Teste de Nivelamento efetivarão matrícula no nível em que forem aprovados.

Art. 19 A efetivação da matrícula somente será realizada mediante a apresentação, por parte do inscrito, dos seguintes itens:

I. cópia de documento que comprove a condição de aluno ou de servidor do IFFluminense;

II. cópia de CPF; III. cópia de RG;

IV. 1 foto 3X4 original e atual.

PARÁGRAFO ÚNICO: A falta da apresentação, no ato de matrícula, de qualquer dos itens mencionados anteriormente implicará a impossibilidade de sua efetivação.

Art. 20 Salvo motivo justificado e com o aceite do CELIFF, o candidato selecionado será considerado desistente, perdendo o direito à vaga, caso não efetue a matrícula no período fixado em Edital, ficando a vaga disponível para outro candidato classificado, que esteja aguardando reclassificação.

(9)

PARÁGRAFO ÚNICO: A convocação do candidato será feita obedecendo rigorosamente à ordem da reclassificação, podendo este procedimento se fazer por telefone, por e-mail ou divulgação pela Internet.

Art. 21 A 1.ª reclassificação será divulgada no endereço eletrônico <selecoes.iff.edu.br> no dia 07 de outubro de 2016 e a matrícula dos candidatos convocados neste período deverá ser efetuada no dia 10 de outubro de 2016, de acordo com o local e horário a seguir:

I. Campus Campos Centro

Local: Rua Dr. Siqueira, 273 - Parque Dom Bosco – Campos dos Goytacazes/RJ Sala: Coordenação do Centro de Línguas – Bloco A – sala 236

Horário: Segunda-feira, dia 10 de outubro de 2016, das 14h às 20h.

Art. 22 É vedada ao estudante a efetivação de matrícula em dois ou mais cursos regulares do CELIFF.

SEÇÃO VII

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 23 Não serão abertas turmas com menos de 10 estudantes.

(10)

Art. 25 Considerando a importância da aquisição do livro, para todas as atividades desenvolvidas em sala de aula, informamos que o estudante deverá, obrigatoriamente, apresentá-lo até a segunda semana de aulas.

Art. 26 Durante a realização dos cursos oferecidos pelo CELIFF, o estudante será avaliado quanto à assiduidade, participação e avaliações sistemáticas realizadas no semestre.

Art. 27 São requisitos para aprovação nos cursos oferecidos pelo CELIFF: I. frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento).

II. média igual a 7,0 (sete).

Art.28 O trancamento de matrícula só será permitido após o estudante concluir o semestre.

Art. 29 Considera-se estudante desistente aquele que: I. deixar de frequentar os 15 primeiros dias de aula; II. deixar de frequentar 20 horas/aula seguidas;

III. deixar de efetivar a renovação de matrícula para o semestre subsequente, no período estabelecido em cronograma pelo CELIFF.

(11)

§2.º Se o estudante desistente tiver interesse em pleitear outra vaga no semestre seguinte, deverá participar novamente do processo seletivo.

Art. 30 O início das aulas dos Cursos de Inglês e Espanhol do Centro de Línguas do IFFluminense do Campus Campos Centro será no dia 24 de outubro de 2016.

Art. 31 O cronograma que rege este Edital é o constante do Anexo I.

Art. 32 Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Coordenação do Centro de Línguas do IFFluminense (CELIFF) junto à Pró-Reitoria de Ensino.

JEFFERSON MANHÃES DE AZEVEDO REITOR

CHRISTIANE MENEZES RODRIGUES PRÓ-REITORA DE ENSINO

(12)

ANEXO I CRONOGRAMA

EVENTO DATA LOCAL

Inscrições para o Teste de Nivelamento

12 a 14 de setembro de 2016

De acordo com o disposto no Artigo 8.º Divulgação da relação de inscritos 19 de setembro de 2016 No endereço eletrônico <selecoes.iff.edu.br> Realização do Teste de Nivelamento 23 de setembro de 2016

De acordo com o disposto no Art. 10. Divulgação do Resultado do Teste de Nivelamento 29 de setembro de 2016 No endereço eletrônico <selecoes.iff.edu.br> Matrículas 03 a 05 de outubro 2016

De acordo com o disposto no Art. 17.

Divulgação da Reclassificação

07 de outubro de 2016 No endereço eletrônico <selecoes.iff.edu.br> Matrículas da

reclassificação

10 de outubro de 2016 De acordo com o disposto no Art. 21

Início das aulas 24 de outubro de 2016 No Campus Campos Centro, nas salas designadas pela Coordenação do CELIFF

(13)

ANEXO II

CONTEÚDO DO TESTE DE NIVELAMENTO PARA O CURSO DE INGLÊS

O Teste de Nivelamento envolverá uma prova escrita e uma prova oral, a partir do conteúdo a seguir: NÍVEL 2 Unidade 1 Tópicos • Cumprimentos • Apresentações

• Troca de informações pessoais • Soletração de palavras

• Agradecimentos

Gramática • Verbo be

Yes-no questions e short answersPerguntas com What's...? e

respostas com It's... Unidade 2

Tópicos

• Informações a respeito de onde as pessoas estão

• Nomes de itens pessoais e objetos de sala de aula

• Informações a respeito de onde os objetos estão, em um cômodo • Pedidos

• Instruções de sala de aula • Desculpas

Gramática

Verbo be, yes-no questions e short answers

Artigos: a, an e theThis e these

• Plural de substantivos • Perguntas com Where...?Caso possessivo: 's e s'

(14)

Unidade 3 Tópicos

• Conversa sobre celebridades favoritas

• Descrição de personalidades • Conversa sobre amigos e família

Gramática

• Adjetivos possessivos

Revisão do verbo be em afirmações yes-no questions e short answersPerguntas com o verbo be para a

obtenção de informações Unidade 4

Tópicos

• Descrição de fatos ocorridos numa manhã de seu dia a dia

• Discussão de rotinas semanais • Conversa sobre estilos de vida

Gramática

Afirmações com Simple PresentYes-no questions e short answers

Unidade 5 Tópicos

• Discussão sobre atividades realizadas em tempo livre • Conversa sobre hábitos de TV

Gramática

• Perguntas para informação com o Simple Present

• Advérbios de frequência Unidade 6

Tópicos

• Descrição de um bairro

• Perguntas e respostas relacionadas a horas

• Sugestões

• Discussão sobre anúncios

Gramática

There is e There are • Quantificadores

• Adjetivos antes de substantivos • Uso de let's

Referência básica:

McCARTHY, Michael; McCARTEN, Jeanne; SANDIFORD, Helen. Touchstone 1A. Cambridge University Press, 2014.

(15)

NÍVEL 3

Unidade 7 Tópicos

• Descrição de tempo e temperatura • Registro de recados ao telefone • Conversa sobre esportes e

exercícios físicos

• Descrição sobre o andamento da semana

• Conselhos sobre exercícios físicos

Gramática

Present Continuous: statments, yes-no questions, short answers, information questions

Unidade 8 Tópicos

• Conversa sobre roupas • Informações sobre preços • Compra de presentes

• Discussão sobre hábitos de compras

Gramática

• Like to, want to, need to, have to • Perguntas com How much...?

Unidade 9 Tópicos

• Informações sobre pontos turísticos • Conversa sobre comidas, lugares e

pessoas de outros países

Gramática

Can e Can't

Unidade 10 Tópicos

• Informações sobre o passado recente

• Descrição da última semana

Gramática

Simple Past: statements, yes-no quations, short answers

(16)

Unidade 11 Tópicos

• Descrição de experiências, como o primeiro dia na escola e no trabalho • Conversa sobre o período de férias • Narração de uma história engraçada

Gramática

Simple Past of be: statementes, yes-no questions, short answers

Simple Past: Information questions Unidade 12

Tópicos

• Conversas sobre comidas e hábitos alimentares

• Pedidos e sugestões

• Convites para uma refeição

Gramática

Countable e uncaountable nounsHow much...? e How Many...?Would you like to...? e I'd like (to)...Some e Any

A lot of, much e many Referência básica:

McCARTHY, Michael; MCCARTEN, Jeanne; SANDIFORD, Helen. Touchstone 1B. Cambridge University Press, 2014.

NÍVEL 4

Unidade 1 Tópicos

• Questões para conhecimento de colegas de classe

• Conversas sobre si mesmo, sua família e atividades favoritas

Gramática

Simple Present, to be em perguntas, negativas e afirmativas

(17)

Unidade 2 Tópicos

Questões sobre interesses e hobbies • Conversas sobre seus próprios

interesses, hobbies e gosto musical

Gramática

• Formas verbais utilizadas após can/can't, love, like e preposições • Pronomes oblíquos

Everybody, everyone, nobody e no one

Unidade 3 Tópicos

• Conversas sobre celebridades favoritas

• Descrição de personalidades • Conversas sobre amigos e família

Gramática

• Adjetivos possessivos

Revisão do verbo be em afirmações yes-no questions e short answersPerguntas com o verbo be para

obtenção de informações Unidade 4

Tópicos

• Conversa sobre como se manter saudável

• Descrição de problemas de saúde comuns

• Conversa sobre o que fazer mediante um problema de saúde

Gramática

Futuro com going to • Objetos indiretos

Present Continuous com ideia de futuro

Unidade 5 Tópicos

• Conversa sobre fatos e memórias • Conversa sobre escola e seus dias

de juventude

Gramática

Simple Past em questões e afirmativas

• Uso específico e geral de determinantes

(18)

Unidade 6 Tópicos

• Perguntas e respostas sobre alguns lugares em uma cidade

• Direções: pedidos de ajuda e solicitação de informações • Conversas sobre lojas e lugares

favoritos em sua cidade

• Lugares recomendados em seu bairro

Gramática

Is there...? e Are there...?Pronomes one e some

• Adjetivos antes de substantivos • Ofertas e pedidos com can e could

Referência básica:

McCARTHY, Michael; McCARTEN, Jeanne; SANDIFORD, Helen. Touchstone 2A. Cambridge University Press, 2014.

NÍVEL 5

Unidade 7 Tópicos

• Conversa relacionada à preparação para uma viagem

• Conselhos e sugestões

• Conversas sobre viagens e férias

Gramática

• Infinitivos para especificar razões • It's + adjetivo + to...

• Estruturas para dar conselhos e sugestões

Unidade 8 Tópicos

• Conversas sobre locais em que são guardadas as coisas em casa

• Descrição de cômodos

• Descrição de hábitos domiciliares e rotinas

Gramática

Whose...? e Possessive Pronouns • Ordem dos adjetivos

Pronome one e ones • Expressões de localizações

(19)

Unidade 9 Tópicos

• Narrativa de fatos no passado • Considerações sobre narrativas no

passado

• Relato de acidentes

Gramática

Afirmações no Past ContinuousPerguntas no Past Continuous • Pronomes reflexivos

Unidade 10 Tópicos

• Comparação entre diferentes meios utilizados para a comunicação • Conversa ao telefone

Gramática

• Adjetivos: comparação • More, less, fewer Unidade 11

Tópicos

• Descrição de pessoas quanto à aparência física

• Identificação de pessoas

Gramática • Have got

• Expressões e adjetivos para a descrição de pessoas

Unidade 12 Tópicos

• Conversas sobre planos para o futuro

• Comentários sobre diferentes profissões

Gramática

Futuro com will, may, might

Present Continuous e going to para expressar ações no futuro

Orações com if, when, after, before e simple present para se referir ao futuro

Referência básica:

McCARTHY, Michael; McCARTEN, Jeanne; SANDIFORD, Helen. Touchstone 2B. Cambridge University Press, 2014.

(20)

NÍVEL 6

Unidade 1 Tópicos

• Conversa relacionada à

personalidade e comportamento das pessoas

• Descrever amigos e pessoas que você admira

• Conversa sobre o s hábitos comuns das pessoas no dia-a-dia

Gramática

Formação de advérbios a partir de adjetivos

• Prefixação dos adjetivos

• Utilização dos advérbios e adjetivos na frase

Unidade 2 Tópicos

• Conversa sobre sonhos e desejos • Discussão sobre experiências já

realizadas e outras não realizadas

Gramática

Present Perfect nas formas

afirmativa, interrogativa e negativa • Verbo regulares e irregulares no

passado e particípio

Utilização do Present Perfect e Past Simple nos enunciados Unidade 3

Tópicos

• Conversa sobre as maravilhas e recursos naturais do mundo • Conversa sobre as maravilhas do

mundo moderno

Gramática

• Superlativo

Perguntas com How + adjetivo...?

Unidade 4 Tópicos

• Conversa sobre as pequenas reclamações que as pessoas têm a

Gramática

Verbos: let, make, help, have, get, want, ask e tell

(21)

respeito dos membros da família e das regras impostas em casa pelos pais

• Discussão sobre lembranças de infância

Used to / Would para descrever atividades realizadas no passado

Atenção: O Teste para o Nível 6, além do conteúdo apresentado anteriormente, também dará ênfase a tópicos estudados em outros níveis: Simple Present, Present Continuous, Past Continuous, Simple Present indicando futuro, comparativos, pronomes reflexivos, pronomes possessivos, futuro com going to, will, may, might.

Referência básica:

McCARTHY, Michael; McCARTEN, Jeanne; SANDIFORD, Helen. Touchstone 3A. Cambridge University Press, 2014.

(22)

CONTEÚDO DO TESTE DE NIVELAMENTO PARA O CURSO DE ESPANHOL

O Teste de Nivelamento de Espanhol envolverá uma prova escrita e uma prova oral, a partir do conteúdo a seguir:

ESPANHOL - NÍVEL 2 CONTENIDOS

UNIDAD 1 • Saludos y presentaciones • Verbos de llamarse y ser • Origen y nacionalidad • Presentar a amigos

• Información personal: residencia y profesión • Los interrogativos

• Confirmar y corregir información • Verbos trabajar, vivir

• El abecedario

• Deletrear las palabras

UNIDAD 2 • Saludos formales, informales e presentaciones • Adjetivos demostrativos

• Preguntar y dar información personal y de outros • Práctica de presentación formal y informal • Situaciones formales y informales

• Los números

• Números de teléfonos, carné de identidad

• Información personal (nombre, apellido, apodo, teléfono, e-mail) • Plural de adjetivos y nombres

(23)

UNIDAD 3 • Localizar objetos • Verbo estar

• Artículos determinados y contracciones • Práctica sobre plano de casa

• Partes de la casa • Tipos de vivenda • Describir una vivenda • Buscando los objetos • Locuciones preposicionales • Los numerales hasta el veinte • Los ordinales

• Practicando sobre los vecinos • Verbos regulares tener y poner

• Buscando un piso para las vacaciones • Describir tu nuevo piso

UNIDAD 4 • Preguntar por la existencia de un lugar o establecimiento / localizarlo

• Artículos inderteminados

• Contraste de los verbos haver / estar • Preguntar e decir la hora

• Preguntar por horarios

• Pedir y dar explicaciones para llegar a un sitio • Los numerales

• Reglas de acentuación

• Situar algunos objetos em los establecimientos adecuados • Los días de la semana

UNIDAD 5 • Preguntar por un deseo o necesidad y contestar • Situación en un restaurante

(24)

• Expresar gustos

• Pedir la comida en un restaurante

• Verbos irregulares: querer, poder y hacer • Clasificación de los alimentos

• Platos típicos de España • Hábitos alimentícios UNIDAD 6 • Describir a una persona

• Describir la personalidad • Adjetivos calificativos • Preguntar y decir la edad • Hablar de acciones habituales

• Verbos irregulares: salir / volver / empezar • Verbos reflexivos: levantarse / acostarse / vertirse • La família

• Árbol genealógico UNIDAD 7 • Ir de compras

• Preguntar el precio • Comprar en una tienda • Pedir permiso

• Pedir opinión sobre gustos • Expresar preferencias

• Verbos: preferir, saber y costar • La lista de compras

• Materiales de las prendas • Verbos: quedar, parecer, gustar

• Preguntar sobre rutina diaria al compañero Referência básica:

CASTRO, Francisca; MARIN, Fernando; REYES, Morales. Nuevo Ven 1. Editora EDELSA: Madrid, 2009.

(25)

ESPANHOL - NÍVEL 3 CONTENIDOS

UNIDAD 8 • Invitar, proponer o concertar una cita • Aceptar o rechazar una cita e insistir • Expresar obligación

• Tener + que + infinitivo • Estar + gerundio

• Presente de indicativo de jugar y oír

UNIDAD 9 • Expresar intenciones o planes para el futuro • Proponer planes. Plantear alternativas • Expresar indiferencia

• Expresar probabilidad, duda o incertidumbre • Hablar por teléfono

• Ir + a + infinitivo • Marcadores temporales UNIDAD 10 • Hablar de hechos pasados

• Preguntar por la causa y justificarse • Aceptar excusas

• Hablar de un pasado reciente • Pretérito Perfecto Compuesto • Participios

• Marcadores Temporales (II)

• Pretérito Indefinido (1.ª pers.) de estar, ir UNIDAD 11 • Hablar de hechos pasados

• Expresar una cantidad indeterminada o inexistente • Interesarse por el estado de ánimo

• Describir circunstancias o cualidades temporales de objetos • Pretérito Indefinido de verbos regulares

(26)

• Pronombres y adjetivos indefinidos • Marcadores temporales (III)

UNIDAD 12 • Pedir y dar información sobre medios de transporte • Hacer comparaciones

• Expresar la propiedad

• Preguntar por el tiempo atmosférico. Responder • Adjetivos demostrativos

• Verbos impersonales: llover, nevar

UNIDAD 13 • Hablar de hechos pasados: describir acciones habituales en el pasado

• Expresar la frecuencia con que se hace las cosas • Hablar de la salud y de estados físicos

• Pretérito Imperfecto de verbos regulares • Pretérito Imperfecto irregulares: ir, ser • Verbo doler

• Partes del cuerpo

UNIDAD 14 • Expresar obligación en forma personal e impersonal • Expresar posibilidad / prohibición

• Expresar condiciones reales • Hay que + infinitivo

• Oraciones condicionales

UNIDAD 15 • Hablar de hechos pasados: acciones interrumpidas por outra acción

• Narrar acontecimientos • Contar la vida de una persona

• Pretérito Indefinido de leer, morir y nacer. Referência básica:

CASTRO, Francisca; MARIN, Fernando; REYES, Morales. Nuevo Ven 1. Editora EDELSA: Madrid, 2009.

(27)

ESPANHOL - NÍVEL 4 CONTENIDOS

UNIDAD 1 • Contar la biografia de una persona • Hablar de gustos y aficiones • Expresar continuidad y duración

• Expresar una acción interrumpida por outra • Pretérito Perfecto / Pretérito Indefinido • Estaba + gerundio

• Llevar + gerundio • Hablar

UNIDAD 2 • Hablar de estados de ánimo

• Describir la personalidad y el carácter de alguien • Pedir y expresar opinión

• Expresar acuerdo y desacuerdo • Usos de ser y estar

• Futuro imperfecto regulares e irregulares • Verbo parecer

UNIDAD 3 • Expresar obligación de forma personal e impersonal • Expresar ausencia de obligación

• Dar instrucciones y órdenes

• Presente de subjuntivo (verbos regulares) • Imperativo afirmativo y negativo

UNIDAD 4 • Expresar probabilidad e hipótesis • Sugerir

• Preguntar por una dirección

• Dar instrucciones para llegar a un lugar • Expresar distancia o tiempo aproximado • Condicional Simple

(28)

UNIDAD 5 • Transmitir lo dicho por otra persona • Reaccionar ante una noticia

• Pedir una información / Responder • Informarse de una noticia / Responder • Estilo Indirecto

UNIDAD 6 • Hablar de la saludExpresar conjetura o suposición • Expresar buenos deseos

• Hacer recomendaciones

• Presente de Subjuntivo (verbos regulares e irregulares) • Futuro Perfecto

UNIDAD 7 • Comentar las incidencias de un viaje • Localizar acciones en el tiempo • Expresar deseos y temores • Expresar quejas y reclamar • Llamar la atención de alguien • Cuando + subjuntivo / indicativo • Esperar + que + subjuntivo • Esperar + infinitivo

• Cómo es posible que + Subjuntivo? Referência básica:

CASTRO, Francisca; MARIN, Fernando; REYES, Morales. Nuevo Ven 2. Editora EDELSA: Madrid, 2009.

Referências

Documentos relacionados

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

O Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA (BRASIL,

(MEC, 2014, p.29). E no campo da Gestão Educacional, a Secretaria de Educação, ao elaborar o PAR, deve sinalizar qual é o método de escolha de gestores escolares e quais são os

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

Este questionário tem o objetivo de conhecer sua opinião sobre o processo de codificação no preenchimento do RP1. Nossa intenção é conhecer a sua visão sobre as dificuldades e

As questões acima foram a motivação para o desenvolvimento deste artigo, orientar o desenvol- vedor sobre o impacto que as cores podem causar no layout do aplicativo,

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão