• Nenhum resultado encontrado

1.1 - Incluir a caracterização do inciso IX se e for oriunda da agricultura familiar deverá, visando corrigir distorções.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1.1 - Incluir a caracterização do inciso IX se e for oriunda da agricultura familiar deverá, visando corrigir distorções."

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Assunto: Sugestões da Petrobras Biocombustível para alteração da minuta da Portaria

do Selo Combustível Social, fornecida pelo MDA em reunião com representantes das empresas produtoras de Biodiesel e disponibilizada para consulta pública. As propostas estão dispostas sequencialmente por artigos da portaria.

1- Art. 2º

1.1 - Incluir a caracterização do inciso IX “se” e “for oriunda da agricultura familiar deverá”, visando corrigir distorções.

IX - matéria-prima: fonte de óleo de origem vegetal ou animal, beneficiada ou não e o seu óleo, seja bruto, beneficiado, transformado ou residual, sendo que se a fonte de óleo vegetal in naturafor oriunda da agricultura familiar deverá atender pelo menos um dos requisitos citados a seguir:

a) possui zoneamento agroclimático publicado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA;

b) possui recomendação técnica emitida por órgão estadual de pesquisa agropecuária – Oepas e/ou Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa; ou

c) é de origem extrativista, desde que possua plano de manejo aprovado por órgão ambiental responsável;

Comentários:

- Tivemos questionamentos internos, pois a caracterização de matéria prima presente no inciso IX, do art.2º, das definições, refere-se a originária da agricultura familiar. Os artigos apresentados posteriormente, fazem referência a matéria prima de outros fornecedores não agricultores familiares, porém a caracterização é única. Dá-se a entender que qualquer matéria prima tem que ter esta caracterização. Recomendamos:

2- Art. 4º

2.1 - Incluir inciso “VII”e suas alíneas.

VII – Valor referente a doação para o Fundo para estruturação do arranjo produtivo dos agricultores familiares do Nordeste e Semiárido participantes do PNPB.

a) O mínimo obrigatório para doação ao fundo será o valor correspondente a 0,25% do total de aquisições de matérias primas utilizadas no período para a produção de biodiesel;

(2)

b) As doações para o fundo, poderão comprovar o máximo de 50% do percentual de aquisições de matéria prima da agricultura familiar a ser atendido pelo produtor de biodiesel;

c) Para o cálculo do atendimento, será utilizado o percentual referente a região Nordeste;

d) O produtor de biodiesel, que desenvolva seu arranjo produtivo com a agricultura familiar na região nordeste ou semiárido, poderá descontar do cálculo do valor a ser doado ao fundo, o valor de desembolso realizado no período, com aquisições de matérias primas caracterizadas nos incisos I, II, III, IV, V e VI e caso este valor atenda o percentual estabelecido na alínea a deste inciso, fica desobrigado da referida doação.

Comentários:

Estabelecer na portaria o item doação para Fundo para estruturação do arranjo produtivo dos agricultores familiares do Nordeste e Semiárido participantes do PNPB, fundo este tendo como proposta a ser criado e gerido pelos:

- Representantes das empresas Beneficiárias da Concessão de Uso do Selo Combustível Social.

- Representantes do MDA.

- Representantes dos movimentos Sociais (Confederações).

- Representantes dos Governos dos Estados do Nordeste e Semiárido.

Este fundo tem como objetivo:

Envidar esforços comuns para o fortalecimento e consolidação dos arranjos produtivos do Selo Combustível Social no Nordeste e Semiárido Brasileiro com a criação de instrumentos efetivos de combate às desigualdades regionais preconizadas no PNPB.

Justificativas:

 atendimento ao público prioritário estabelecido pelo PNPB que são os agricultores familiares do Nordeste e Semiárido.

 investimento na agricultura familiar da região Nordeste e Semiárido por parte de todas as empresas produtoras de biodiesel .

 realocação de parte dos investimentos (Custo Selo) em bônus e ASTEC realizados atualmente na região Sul, para estruturação dos arranjos produtivos dos AFs do Nordeste e Semiárido Brasileiro.

(3)

 canalização de investimentos nas Unidades de produção dos agricultores familiares do Nordeste e Semiárido (Máquinas, equipamentos, custeio de preparo de solo, calagem, adubação, irrigação).

 ampliação no nº de agricultores familiares participantes do PNPB no Nordeste e Semiárido, proposta Inicial do PNPB.

 redução da pressão das aquisições de soja da Agricultura familiar realizadas pelas empresas beneficiárias do selo no estado do Rio Grande do Sul. Das 43 empresas beneficiárias do selo, 7 estão instaladas no Rio Grande do sul e aproximadamente 20 empresas que estão instaladas em outros estados, compram soja para atendimento ao Selo neste estado.

 aumento do percentual da mistura de B100 ao Diesel, sem gerar instabilidade no mercado de soja do Sul.

Premissas:

- Valor mínimo obrigatório do total de aquisições de Matéria Prima utilizada para produção de Biodiesel: 0,25%.

- Comprovação máximo do Percentual do selo: 50%.

- Fator de multiplicação do valor aportado para o Fundo: 35.

- Contabilizar o valor no percentual estabelecido para a região NE: 30%.

- Para empresa com arranjo produtivo no NE ou Semiárido, não há obrigatoriedade na doação recursos para o fundo, desde que tenham investido em seu arranjo produtivo nesta região minimamente valores correspondente a 0,25% estabelecido para o Fundo.

Fundamentação das premissas:

1- O percentual de 0,25% do total de aquisições da agricultora familiar visa causar o menor impacto possível nas finanças das empresas que não adquirem matéria prima da agricultura familiar no estado do Rio Grande do Sul e das empresas que estão instaladas neste estado.

2- O percentual máximo de comprovação de 50% das aquisições a ser atendido pelo produtor de biodiesel, visa evitar que empresas deixem de comprar matéria prima e invistam somente no fundo, pervertendo a lógica do PNPB.

3- Já que o recurso doado ao fundo vai ser investido no Nordeste ou semiárido, é justo que deva ser contabilizado o percentual estabelecido para tal região.

4- Para o produtor de biodiesel, que já atua e investe na região nordeste e semiárido, é justo que fique desobrigado de doação de recursos ao fundo, visto que já atende a necessidade de investimentos na região que é tida como prioritária para o PNPB, desde que o seu desembolso seja igual ou maior que o valor correspondente ao

(4)

percentual estabelecido, se não deverá complementar a diferença com aporte financeiro ao fundo.

2.2 - incluir inciso“VII”no texto do § 5º.

§ 5º A soma dos valores citados no inciso II, III, IV, V, VIe VII deste artigo ficam limitados em relação ao valor alcançado referente ao inciso I:

Comentários:

Incluir no texto do parágrafo 5º o inciso VII, caso seja aceita a proposta de inclusão do fundo para estruturação do arranjo produtivo dos agricultores familiares do Nordeste e Semiárido participantes do PNPB

2.3 - incluir alínea“d”no § 7º.

d) 35 (trinta e cinco) quando se tratar de valor de doações para o Fundo de Estruturação do arranjo produtivo dos agricultores familiares do Nordeste e Semiárido participantes do PNPB, previsto no inciso VII.

Comentários:

O fator de multiplicação visa equiparar ao máximo o resultado do valor doado ao fundo, ao resultado respaldado do percentual do Selo alcançado com o mesmo valor gasto com bônus e pagamento de ASTEC no Rio Grande do Sul.

2.4 - Excluir inciso “VI”e incluir inciso“VII”no § 8º.

§ 8º Para os custos citados nos incisos I aoVI VIIdeste artigo, poderão ser contabilizados os desembolsos realizados pelo produtor de biodiesel ou por suas empresas controladoras, subsidiárias, controladas e coligadas, respeitando as definições do art. 34.

Comentários:

Caso seja aceita a inclusão do fundo proposto como inciso VII, deve-se substituir no texto do parágrafo 8º, o inciso VI pelo VII.

(5)

3- art. 9º

3.1 - Excluir todo o art. 9º

Art. 9º Serão permitidas aquisições de matéria-prima de cooperativas agropecuárias cujo quadro social contenha, no mínimo, 60% (sessenta por cento) de agricultores com DAP registrada na base de dados da Secretaria de Agricultura Familiar.

Parágrafo Único. As cooperativas agropecuárias descritas no caput que desejarem comercializar matérias-primas com produtores de biodiesel, dentro das regras do Selo Combustível Social, deverão atender aos mesmos critérios de habilitação estabelecidos para as cooperativas agropecuárias do agricultor familiar, dispostos em regulamentação própria do MDA.

Comentários:

Tendo como propostas:

Reduzir a pressão causada ao mercado, pelas aquisições de soja da Agricultura familiar realizadas pelas empresas beneficiárias do selo no estado do Rio Grande do Sul;

Evitar que o aumento da mistura cause instabilidade no mercado de soja do Rio Grande do Sul.

Incluir maior número de agricultores familiares fornecedores de matéria prima para as empresas produtoras de biodiesel beneficiárias da concessão de uso do Selo combustível Social, visando contemplar as metas estabelecidas pelo PNPB, agricultores estes vinculados a cooperativas que não atendem aos 60% de agricultores familiares previstos atualmente.

Ampliar no número de cooperativas participantes do PNPB na região Sul (RS, PR e SC) e incluir cooperativas nos demais estados (MT, GO, TO, PI, BA, MA e MG).

Estabelecer na portaria de habilitação das cooperativas o percentual mínimo de 30% de agricultores familiares cooperados.

Para tal devemos inicialmente excluir o art. 9º da Portaria do selo.

4- Art. 10 § 4º

4.1 - Excluir “e à lista com a relação dos agricultores familiares que originarão a matéria-prima”parte do texto do § 4º

(6)

§ 4º As entidades representativas dispostas no § 2º darão anuência, antes do plantio da cultura contratada, e por meio de carta, aos termos e condições dos contratos firmados em seus respectivos Estados e à lista com a relação dos agricultores familiares que originarão a matéria-prima.

Comentários:

As federações estaduais alegam que não conhecem todos os agricultores pertencentes a sua base de atuação, por isso se negam a assinar a lista dos agricultores que participaram da safra. Por isso solicitamos que seja retirado do texto do § 4º a parte que cita a lista dos agricultores, ficando somente a anuência aos contratos.

5- Art. 12, § 2º

5.1 - incluir o termo “INCRA-Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária”

no texto do § 2º.

§ 2º Para as Regiões Nordeste e Semiárido, a prestação dos serviços de assistência e capacitação técnica poderá ser desenvolvida mediante Termo de Cooperação ou Convênios com o MDA, INCRA-Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária

ou Governos Estaduais, nos casos destes realizarem chamada pública e/ou contratarem serviços de assistência técnica e extensão rural (ATER) para agricultores familiares produtores de matéria-prima.

Comentários:

Identifica-se que parte dos agricultores familiares do NE e S.A são assentados da reforma agrária e recebem ATER do INCRA, por isso é necessário acrescentar no texto este termo (INCRA).

5.2 - Substituir os termos “envolvendo” por “podendo envolver”, e “doação de

insumos e serviços de máquinas aos agricultores”ou por “itens estabelecidos nos incisos II, III e IV do § 4º, implantação de URP- Unidades Referencia de Produção, UTD-Unidade Técnica Demonstrativa” no texto do § 4º. Inserir “, visando beneficiar os agricultores familiares participantes do arranjo produtivo do produtor de biodiesel”

(7)

§ 4º A contrapartida deve conter proposta de custeio e/ou investimento de itens que apresentem sinergia com os serviços públicos de ATER contratados, podendo envolver envolvendo gastos com complementação da assistência e capacitação dos agricultores,

itens estabelecidos nos incisos II, III e IV do art.4º, implantação de URP- Unidades Referencia de Produção, UTD-Unidade Técnica Demonstrativa, doação de insumos e serviços de máquinas aos agricultores ou aporte de recursos garantidores para operações do Pronaf, informatização para monitoramento, acompanhamento dos serviços de ATER, equipamentos de suporte aos serviços de ATER, visando beneficiar os agricultores familiares participantes do arranjo produtivo do produtor de biodiesel.

Comentários:

O termo envolvendo define a obrigação de investir em todos os itens estabelecidos no parágrafo. Recomendamos substituir por podendo envolver, que não implica em obrigação de investir em todos itens citados.

Recomendamos substituir a descrição doação de insumos e serviços de máquinas aos agricultores, por itens estabelecidos nos incisos II, III e IV, que é mais abrangente e inserir a implantação de UTD, URP, pois o objetivo é possibilitar o investimento para os agricultores e orientá-los sobre a importância com as demonstrações práticas.

O termo visando beneficiar os agricultores familiares do arranjo produtivo do produtor de biodiesel, visa contabilizar na contrapartida os investimentos que possibilitem atender também os agricultores não atendidos na chamada pública.

6- Art. 14

6.1 - Excluir o inciso“III – plantio”e renumerar demais incisos

I - tomada de decisão e planejamento sobre o plantio;

II - elaboração e /ou acompanhamento do projeto técnico para a produção de oleaginosas, nos casos de pleito de financiamento agrícola da produção ou de adiantamento de insumos efetuados pelo produtor de biodiesel;

III - plantio;

IV III- condução da lavoura;

IV - colheita; e

VI- pagamento do financiamento, quando for o caso.

(8)

Recomendamos excluir o inciso III – plantio, e renumerar demais incisos, pois é impossível para o técnico realizar visitas técnica no plantio, pois os agricultores plantam quando as condições ambientais permitirem, que normalmente ocorre simultaneamente por todos agricultores de uma comunidade, e as recomendações referentes ao plantio são realizadas na visita de pré-plantio e planejamento.

7- Art. 16

7.1 Excluir todo § 2º.

§ 2º A documentação comprobatória do valor das aquisições da matéria-prima feitas do agricultor familiar ou de cooperativa agropecuária habilitada deverá conter, no campo de informações complementares, o número da DAP do agricultor ou, quando for o caso, da cooperativa agropecuária habilitada.

Comentários:

Caso seja aceita a proposta 3.1, que visa inclusão de novos agricultores familiares, vinculados as cooperativas sem DAP, com o mínimo de 30% de AFs cooperados, deverá excluir o § 2º, pois neste caso parte das cooperativas habilitadas não possuirão DAP.

8- Art. 20

8.1- Incluir no texto do inciso V, o inciso“VII” “e o § 4º do art. 12”

V - manter os registros dos comprovantes dos valores gastos com as doações previstas no art. 4º, incisos II, eIIIe VII e o § 4º do art. 12;

Comentários:

Caso seja aceita a proposta 2.1 (inclusão de doação para fundo desenvolvimento AFs do PNPB no NE e S.A), deve-se incluir no texto do inciso V, o inciso VII, que corresponde ao novo item incluso.

Deve-se inserir no texto o art. 12, § 4º que dispõe sobre itens que devem manter registros dos comprovantes dos valores gastos.

(9)

9.1 - Excluir no texto do inciso V, a frase: “aos termos e condições dos contratos firmados e com toda a relação de dados das contratações”

V - carta(s) de anuência da representação dos agricultores familiares no respectivo estado, limitadas àquelas definidas no §2º do art. 10 desta Portaria, com firma reconhecida em cartório, aos termos e condições dos contratos firmados e com toda a relação de dados das contratações.

Comentários:

O que tem ocorrido normalmente é que parte das federações não se dispõem em anuir a relação de agricultores contratados, somente anuem os modelos de contratos, pois alegam que não há como identificar todos agricultores que pertencem a suas bases, e esta função é dos sindicatos locais, que são de fato os que conhecem os agricultores. Solicitamos excluir a caracterização da relação das contratações caracterizada no texto.

10-

Art. 24

10.1 - Excluir no texto do inciso I, a frase: “com seus respectivos perfis, número de inscrição na entidade de classe”

I - a descrição do quadro de profissionais da assistência técnica, com seus respectivos perfis, número de inscrição na entidade de classee funções;

Comentários:

Solicitar perfil dos técnicos, demanda número imenso de papel para arquivo, chega ser exagerado anexar aos processos, pois até na planilha de envio de dados de ASTEC já foram retirados estes campos. Solicitamos retirar este item solicitado na portaria.

11-

Art. 34

(10)

Art. 34. O produtor de biodiesel poderá se utilizar de empresas controladoras, controladas e coligadas para contratação, e/ou compra de matéria-prima e/ou prestação de serviços de assistência e capacitação técnica ao agricultor familiar.

Comentários:

O texto apresentado no caput do art. 34, leva e interpretação de que uma das empresas controladoras, controladas e coligadas terão que realizar todas as atividades, porém devemos inserir o termo e/ou para permitir que poderá realizar somente parte das atividades dependendo da definição estratégica da empresa.

11.2 - Excluir o termo “do”e Incluir o termo “no”neste texto do § 2º do art. 34

§ 2º. Para os casos de empresa controladoras, estas deverão possuir participação societária de 100%do noprodutor de biodiesel.

Comentários:

A empresa controladora tem participação societária no produtor de biodiesel e não o contrário como está apresentado no texto do § 2º.

11.3 - Excluir no texto “nem ter relação societária com outros produtores de biodiesel” e incluir“beneficiárias da concessão de uso do Selo Combustível Social”

no texto do § 4º do art. 34

§ 4º. As empresas controladoras, controladas e coligadas não poderão ser outros produtores de biodiesel nem ter relação societária com outros produtores de biodiesel beneficiárias da concessão de uso do Selo Combustível Social.

Comentários:

Esta alteração do texto visa corrigir distorções, permitir que a empresa controladoras, controladas e coligadas, possam ser produtores de biodiesel, desde que não sejam beneficiárias do Selo, visto que existem empresas coligadas, que pertencem a dois produtores de biodiesel, porém só um possui o selo, e o outro produz biodiesel somente em outro país e não no Brasil.

(11)

§ 5º. Para os casos de empresas controladas e coligadas possuírem participação societária de mais que um produtor de biodiesel, estas deverão optar por realizar as atividades descritas no caput deste artigo para um único produtor de biodiesel.

Comentários:

Visando evitar que empresas controladas e coligadas não produtoras de biodiesel, pertencentes ou que venham a possuírem participação de mais que um produtor de biodiesel sejam excluídas de executarem atividades previstas no Selo, sugerimos a inclusão da caracterização no § 5º, permitindo que esta tenha a opção de realizar atividades para um dos produtores de biodiesel que tenham participação societária.

11.5 - Alterar numeração do“§ 5º”para “§ 6º”do art. 34

§ 5 6º. Quaisquer inconformidades relativas a esta portaria verificadas nas atividades das empresas controladoras, controladas e coligadas serão de total responsabilidade do produtor de biodiesel detentor do Selo Combustível Social, podendo a sua concessão ser cancelada, a qualquer tempo, conforme art. 31.

Comentários:

Devido a inclusão de um novo § 5º, visando atender uma sequencia lógica por assunto, recomendamos alterar o numeração do § 5º atual, para § 6º.

11.6 - Alterar numeração do“§ 6º”para “§ 7º”do art. 34

§ 6 7º. Todos os procedimentos administrativos, comunicações oficiais e envio de informações necessárias para verificação do cumprimento dos critérios do Selo Combustível Social permanecerão sendo realizados exclusivamente entre o MDA e o produtor de biodiesel.

Comentários:

Devido a inclusão de um novo § 5º, visando atender uma sequencia lógica por assunto, recomendamos alterar o numeração do § 6º atual, para § 7º.

(12)

12.1 - Alterar parte do texto do art. 37, excluir , “Instrução Normativa n° 01, de 19 de 25 de fevereiro de 2009 fevereiro de 2009”, e incluir “Portaria 60 de 6 de setembro de 2012, publicada em 10 de setembro de 2012”

Art. 37. Revoga-se a Portaria 60, de 06 de setembro de 2012 Instrução Normativa n° 01, de 19 de fevereiro de 2009, publicada no Diário Oficial da União, em25 de fevereiro de 2009 10 de setembro de 2012.

Comentários:

Substituir a Normativa nº 01, pela Portaria nº 60 que antecede a nova portaria que vai ser publicada.

13-

Art. 38

13.1 - Alterar parte do texto do art. 38, excluir a safra“2012/2013”por“2013/2014”

Art. 38. As regras desta Portaria passam a valer, a partir da safra 2012/2013 2013/2014, para todos os produtores de biodiesel detentores da concessão de uso do Selo Combustível Social.

Comentários:

Substituir a safra 2012/2013 apresentada no texto, pela safra 2013/2014, pois a anterior já terminou e esta nova é que vai abranger as regras desta nova portaria.

Referências

Documentos relacionados

Este estudo foi realizado por meio de revisão da literatura de artigos, livros e dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) tem por objetivo sistematizar as informações, sobre a

Considerando-se principalmente as diretrizes para relatórios de sustentabilidade para o setor de mineração e metais (GRI, 2010), a análise dos relatórios de

Foram realizadas vivências em ins tuições históricas e que con nuam em funcionamento, tais como: Santa Casa de Misericórdia; Hospital Psiquiátrico São Pedro

Tebano MT, Martire A, Chiodi V, Ferrante A, Popoli P (2010) Role of adenosine A(2A) receptors in modulating synaptic functions and brain levels of BDNF: a possible key

Por fim, a revista Strada aposta fortemente nas relações públicas, definidas por Kotler e Armstrong (2004) como ferramenta para a «criação de um bom rela- cionamento com o

Para isto, determinaremos a viabilidade de queratinócitos que expressem apenas uma oncoproteína viral após infecção com lentivírus que codifiquem shRNA para os genes candidatos;

Para tal objectivo utiliza-se neste trabalho um Filtro de Kalman Extendido que permite fUndir a informação proveniente da hodometria com a informação proveniente dos marcadores

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão