• Nenhum resultado encontrado

Boletim D.E.R. São Carlos Nº de Abril de 2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Boletim D.E.R. São Carlos Nº de Abril de 2017"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Boletim D.E.R. São Carlos

Nº 03

24 de Abril de 2017

“Quem sabe, divide.

Quem não sabe, pergunta”

(2)

1. GABINETE ... 3

1.1. Concurso de desenho - Mascote: Projeto Gestão Democrática ... 3

1.2. Programa Parlamento Jovem Brasileiro - PJB ... 4

1.3 Programa Jovem Senador ... 5

2. NÚCLEO PEDAGÓGICO ... 6

2.1. Sala de Leitura ... 6

3. CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR ... 7

3.1.NÚCLEO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E TECNOLOGIA ... 7

3.1.1. Tô na Rede - Selo de Identificação ... 7

4. CENTRO DE RECURSOS HUMANOS ... 8

4.1. Declaração anual de bens... 8

(3)

1. Gabinete

1.1. Concurso de desenho - Mascote: Projeto Gestão Democrática

A fim de ampliar a cultura democrática no cotidiano das escolas e de sua comunidade, a Educação promove o projeto Gestão Democrática da Educação, por meio do Concurso de Desenho - Mascote. Clique para ter acesso ao Edital e aos Formulários de Inscrição.

As escolas têm até o dia 5 de maio para encaminhar os desenhos selecionados para a Diretoria de Ensino. Cada DE, por sua vez, também deverá selecionar os melhores desenhos de suas escolas e encaminhar para a Secretaria da Educação, que divulgará o vencedor até 30 de junho. O intuito é que a comunidade escolar e toda a sociedade civil aceitem o convite para contribuir com a modernização da legislação de Grêmios Estudantis, Conselhos Escolares e Associação de Pais e Mestres.

O concurso deve enfatizar na rede estadual de ensino a importância da participação coletiva e cultural democrática no cotidiano das escolas, envolver alunas e alunos, professores e comunidade escolar num programa diversificado de ações, de forma que vivenciem todo o processo de democratização escolar. Além disso, o concurso visa inserir todos os alunos no contexto do Projeto, o que possibilitará que se tornem mais críticos e produtores de informações, entre outras ações.

Quem pode participar?

Todos os alunos do Ensino Fundamental e Médio: Regular, Educação de Jovens e Adultos; Classes Hospitalares; Programa Educação nas Prisões; Fundação Casa; Educação Escolar Indígena e Educação Escolar Quilombola, matriculados e frequentes nas aulas.

A participação se dará por adesão da escola. É possível se inscrever individualmente ou em grupo de até três (3) pessoas, que podem estar cursando anos diferentes dos Ensinos Fundamental e Médio.

Os participantes devem escolher, de forma democrática, um professor orientador, que também será o responsável pela autenticidade da produção. A mascote criada deve ser inédita e sem menção de estereótipos, além de ser composta, exclusivamente, pela linguagem não verbal.

Desenvolvimento

Para desenvolver o trabalho, os concorrentes devem pesquisar e promover discussões interdisciplinares sobre o conceito de Gestão Democrática e o conceito de

(4)

Mascote. Também é preciso compreender e estabelecer relação entre os dois conceitos. Além disso, é necessário reconhecer e aplicar as técnicas para a criação da Mascote, na composição artística, dos elementos da linguagem visual (tais como, cores, linhas, formas e texturas) e dos elementos simbólicos que fazem referência ao tema.

Alunas e alunos participantes devem também produzir dois textos. Um irá definir o conceito do desenho criado, em relação à escolha dos elementos que compõem a Mascote, como ideia, formato, cores, significado, entre outros. O segundo texto servirá para apresentar o registro das etapas do processo de criação, incluindo as ilustrações.

Prazos para realização

Envio para a D.E. - 05 de maio Divulgação dos semifinalistas - 30 de junho Envio para a SEE - 31 de maio Votação Online - 17 de julho a 27 de agosto

1.2. Programa Parlamento Jovem Brasileiro - PJB

Informamos que as inscrições para o Programa Parlamento Jovem Brasileiro - PJB tiveram início no dia 27 de março e irão até o dia 09 de junho de 2017.

O programa Parlamento Jovem Brasileiro é uma oportunidade para que jovens do ensino médio de todo o país possam experimentar a jornada de trabalho dos deputados federais, com a diplomação, posse e exercício do mandato como Deputados Jovens, durante cinco dias, na Câmara dos Deputados em Brasília. Outro grande objetivo do PJB é fomentar nas escolas a discussão de temas como política, cidadania e participação popular.

Seus principais objetivos são:

- possibilitar aos estudantes selecionados a vivência do papel do Deputado Federal, desde o processo de elaboração das leis até o processo de debate e aprovação/rejeição, promovendo a reflexão e a construção conjunta de soluções possíveis para questões nacionais;

- propiciar aos jovens brasileiros a oportunidade de conhecer a rotina dos trabalhos legislativos na Câmara dos Deputados, difundir o processo democrático e despertar para a reflexão crítica e a participação política.

- difundir os conhecimentos sobre o papel do Legislativo entre os estudantes de ensino médio;

- gerar iniciativas de educação para a democracia nas escolas em âmbito nacional; - incentivar o olhar crítico dos jovens para os problemas vivenciados em sua realidade;

(5)

- promover a reflexão sobre democracia e cidadania dos jovens participantes; - desenvolver habilidades de argumentar, debater e buscar o consenso;

- desenvolver valores de respeito à diversidade, ética, inclusão, tolerância e busca do bem comum.

Para mais informações, acesse o link Critérios de Participação do PJB 2017.

Prazos para realização

02 de Junho - envio do projeto e documentação para D.E.

Responsável: PCNP Waldir e PCNP Paulo Telefone: 3362-4363 / 4340

1.3 Programa Jovem Senador

Comunicamos a realização do Programa Jovem Senador. Trata-se de um projeto anual, que seleciona por meio de um concurso de redação 27 estudantes de até 19 anos do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal para vivenciarem o trabalho dos Senadores em Brasília.

Para participar, as instituições de ensino são convidadas a promover um concurso de redação interno entre os alunos, com o tema “Brasil plural: para falar de intolerância” e, posteriormente, enviar a ficha de inscrição, com cópia do RG e CPF do aluno e do Professor Orientador e folha de redação original selecionada para a sua Diretoria de Ensino, no período de 1º de junho a 18 de agosto.

Os autores das 27 melhores redações – um por unidade da Federação – serão automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, com todas as despesas custeadas, o processo de discussão e elaboração das leis do País, simulando a atuação dos Senadores da República. Outros prêmios também estão previstos para alunos e escolas.

Mais informações podem ser obtidas no site do programa: http://www12.senado.leg.br/jovemsenador

Prazos para realização

Até 18 de Agosto - envio da redação original e documentos para a PCNP Alessandra

Responsável: PCNP Alessandra Telefone: 3362-4352

(6)

2. Núcleo Pedagógico

2.1. Sala de Leitura

Visando o desenvolvimento da competência leitora e escritora, o protagonismo juvenil, a criatividade e aumento do repertório cultural dos estudantes e professores, segue o "Informativo 3 da Sala de Leitura" referente ao mês de junho, com propostas de projetos e/ou atividades para o trabalhar com o Gênero Cordel sob uma perspectiva sociocultural e educativa.

Disciplinas envolvidas: Artes, Geografia, Filosofia e Língua Portuguesa.

https://drive.google.com/open?id=0B_qNLOiDtIHKS0JsQlNQamNNTGs

Prazos para realização Responsável: Paula Telefone: 3362-4343

(7)

3. Centro de Informações Educacionais e Gestão da Rede Escolar

3.1. Núcleo de Informações Educacionais e Tecnologia

3.1.1. Tô na Rede - Selo de Identificação

Agora é hora de cada unidade escolar identificar o microcomputador ou o notebook utilizado no teste. Pensando nisso, e também para marcar essa conquista, a EFAP elaborou um selo autoadesivo, que precisará ser colado em local bem específico do equipamento testado, a fim de facilitar sua localização quando for necessário participar das próximas sessões de web-conferência. Neste sentido, solicitamos que o responsável pela teste retire o adesivo na Diretoria de Ensino com Ana Catarina (Núcleo de Informações Educacionais e Tecnologia).

Importante! Antes da aplicação do 1º selo, caso a unidade escolar deseje substituir o computador já testado por outro em função de problemas técnicos ou por melhorias, tais como a aquisição de webcam e/ ou microfone, o equipamento deverá ser testado junto à equipe técnica da Rede do Saber/EFAP no link connect.vanzolini-gte.org.br/efap1. Em havendo novas necessidades de troca ou adição de um 2º equipamento (backup), siga o mesmo procedimento, mas faça o download do selo do hotsite somente após o teste e, depois, cole-o com fita adesiva transparente.

Consulte o hotsite ww.escoladeformacao.sp.gov.br/tonarede e fique atento(a) as novidades do “Tô na Rede!”. Em breve, serão divulgadas novas orientações, novidades e informações sobre a continuidade deste movimento.

Unidades Escolares que necessitam retirar o selo

Corumbataí Ribeirão Bonito

EE Gov. Jânio Quadros EE Pirajá da Silva

Descalvado São Carlos

EE José Ferreira da Silva EE Álvaro Guião, Dr. EE Jardim dos Coqueiros

EE Prof. Luciano I. Tognetti EE Antonio Adolfo Lobbe EE Jardim Icaraí

Dourado EE Aracy L. P. Lopes, D. EE Jardim Zaváglia

EE Dr. Salles Jr. EE Archimedes A. de Carvalho EE Jesuíno de Arruda

Ibaté EE Arlindo Bittencourt, Prof. EE João Jorge Marmorato

EE André Donatoni EE Ary Pinto das Neves, Prof. EE José Juliano Neto, Prof.

EE Fúlvio Morganti EE Bento da Silva César EE Ludgero Braga, Prof.

EE Jardim Cruzado EE Cidade Aracy IV EE Marivaldo Carlos Degan

EE Orlando da Costa Telles EE Elydia Benetti, Profª EE Orlando Perez

Itirapina EE Esterina Placco EE Paulino Carlos, Cel.

EE Joaquim de T. Camargo EE Gabriel Félix do Amaral EE Péricles Soares

Responsável: Ana Catarina Telefone: 3362-4315

(8)

4. Centro de Recursos Humanos

4.1. Declaração anual de bens

Todo funcionário público estadual, de acordo com o Decreto nº 41.865/1997, deve entregar anualmente a Declaração de bens. De acordo com o PA 322/2015, caso o servidor não a entregue em “até 90 (noventa) dias úteis após o término do prazo de entrega da declaração anual de bens à Delegacia da Receita Federal”, poderá ter o pagamento suspenso e estará sujeito a outras penalidades previstas em lei. Para professores e funcionários de escolas, a secretaria desta deve recolher as Declarações (colocadas em envelopes lacrados) e arquivá-las pelo prazo de 5 anos. O fim do prazo para a entrega da Declaração de Ajuste Anual à Receita Federal de 2017 é 28 de abril, quando se começará a contar os 90 dias citados.

Obs: Funcionários com exercício em lugar diferente da sede de classificação: as secretarias deverão se comunicar uma com a outra para garantir a entrega do documento pelo funcionário.

Prazos para realização

Até 90 dias contados a partir de 28 de abril.

Responsável: Isabela Telefone: 3362-4719

Email: desclcrh@educacao.sp.gov.br

4.2. Licença Prêmio para Professor Coordenador

Considerando a agenda de trabalho programada para 2017, informamos que os Professores Coordenadores só poderão usufruir de licença-prêmio após a aplicação do SARESP.

Prazos para realização Responsável: Claudia Telefone: 3362-4344

(9)

Realização:

DER São Carlos

Edição: Thiago Luis Di Foggi

Referências

Documentos relacionados

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Outras possíveis causas de paralisia flácida, ataxia e desordens neuromusculares, (como a ação de hemoparasitas, toxoplasmose, neosporose e botulismo) foram descartadas,

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento