• Nenhum resultado encontrado

SÍNTESE DA REUNIÃO INFORMAL DO PÓLO DO DESCOBRIMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SÍNTESE DA REUNIÃO INFORMAL DO PÓLO DO DESCOBRIMENTO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

SÍNTESE DA REUNIÃO INFORMAL DO PÓLO DO DESCOBRIMENTO Local: Porto Seguro/BA

Data: 17 de Novembro de 2004 Início:

Término:

Lista das Instituições Conselheiras e Convidados Presentes: Poder Público Federal e Comunidade Científica Federal 1. BNB - Banco do Nordeste do Brasil S/A

2. IPHAN - Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

3. IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis

4. CEFET – Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia Poder Público Estadual e Comunidade Científica Estadual 1. SCT - Secretaria da Cultura e Turismo

8. UNEB – Universidade Estadual da Bahia Poder Público Municipal

1. Prefeitura de Belmonte

2. Prefeitura de Santa Cruz Cabrália Terceiro Setor

5. Conselho Comunitário de Porto Seguro 6. Projeto Amiga Tartaruga

6. Movimento de Defesa de Porto Seguro – Suplente

7. ASCAE – Associação Cultural Cabrália Arte e Ecologia – Suplente

8. Associação dos Amigos Moradores e Proprietários do Mundaí – Suplente 9. Sociedade Pró Turismo de Arraial D´Ajuda

Setor Privado

1. Conselho Regional de Turismo da Costa do Descobrimento 2. Convention Bureau

4. Associação Comercial e Industrial de Belmonte

9. SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Comunidade Científica do Setor Privado

(2)

Lista das Instituições Conselheiras e Convidados Ausentes: Poder Público Estadual e Comunidade Científica Estadual 2. SEINFRA – Secretaria da Infra-Estrutura (DERBA)

3. SEDUR – Secretaria de Desenvolvimento Urbano (CONDER/EMBASA) 4. SEMARH – Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CRA/SDFUC) 5. SSP – Secretaria de Segurança Pública

6. SETRAS – Secretaria do Trabalho e Ação Social 7. MP – Ministério Público

Poder Público Municipal 3. Prefeitura de Porto Seguro 4. Prefeitura de Alcobaça 5. Prefeitura de Caravelas 6. Prefeitura de Mucuri 7. Prefeitura de Nova Viçosa 8. Prefeitura de Prado

Terceiro Setor

1. Instituto Baleia Jubarte

1. Instituto Conservation Internacional do Brasil – Suplente 2. Movimento Cultural Arte Manha

2. Associação de Moradores de São Sebastião – Suplente 3. Associação Pradense de Proteção Ambiental

3. Centro de Desenvolvimento Agoecológico do Extremo Sul Terra Viva – Suplente 4. Associação Rural Projeto Verde

4. Organização para o Desenvolvimento de Mucuri – Suplente

5. Associação dos Moradores e Proprietários do Paraíso dos Pataxós – Suplente 7. Associação dos Moradores do Bairro Aldeia Santa Maria

8. Associação Flora Brasil

9. Fundação João de Souza Góes – Suplente Setor Privado

1. Associação dos Pequenos Produtores e Cafeicultores da Comunidade Boa Esperança - Suplente

2. Associação Comercial de Porto Seguro – Suplente 3. Sinthotesb

3. Associação dos Taxistas – Suplente

4. ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Suplente 5. Associação Pradense de Restaurantes, Hotéis e Pousadas 5. Câmara dos Dirigentes Lojistas de Alcobaça – Suplente

6. Associação dos Hotéis, Pousadas, Campings, Condomínios, Restaurantes, Bares e Similares de Nova Viçosa

6. Câmara dos Dirigentes Lojistas de Mucuri – Suplente 7. Associação dos Pescadores de Mucuri

7. Associação Comercial de Nova Viçosa – Suplente 8. Câmara dos Dirigentes Lojistas de Prado

8. Associação Embarcações de Caravelas – Suplente 9. SEBRAE – Porto Seguro – Suplente

(3)

Comunidade Científica do Setor Privado

1. Associação Escola Brasil Profissional - Suplente 2. Faculdade Sul da Bahia

2. SEBRAE - Teixeira de Freitas Convidados Oficiais

BAHIATURSA – Empresa de Turismo da Bahia

SCT – Secretaria da Cultura e Turismo / SUDECULT - Superintendente de Desenvolvimento da Cultura

PRONUNCIAMENTOS:

Soraya Sena de Oliveira (BNB) – Iniciou a reunião fazendo a chamada e posteriormente realizando a contagem para verificação de quorum, em primeira convocação, onde se verificou que não havia quorum suficiente para oficialização da reunião; em segunda convocação, constatou-se, também, a falta de quorum. Reinaldo Dantas (SCT) – Em função da falta de quorum para instalação da reunião ordinária sugeriu que fosse feita uma reunião informal para aproveitar a presença dos conselheiros. Ficou decidido, formalmente de comum acordo, que a reunião prosseguiria informalmente, sabendo todos os conselheiros presentes que a reunião não teria validade legal e os mesmos não poderiam votar.

Soraya Sena de Oliveira (BNB) – Aproveitou e leu o Ofício no 2004/1652-16, de 09.11.04, emitido pela Superintendência de Microfinanças e Projetos Especiais do BNB, endereçada ao Excelentíssimo Prefeito do Município do Prado/BA, Senhor Wilson Alves de Brito Filho, em resposta ao Manifesto da Costa das Baleias, destacando, entre outros pontos, que a Costa das Baleias poderá ser atendida pelo PRODETUR/NE II, desde que seja respeitada a premissa básica de complementaridade do PRODETUR/NE I.

Antônio Fernando (SCT/SUINVEST) – Falou sobre o prazo de 45 dias dado pelo BNB para a análise dos PDITS da Costa das Baleias que estava ultrapassado; a análise e a divisão entre o BNB e o Ministério do Turismo na análise do mesmo, recebimento do manifesto da Costa das Baleias, considerando insuficiente a resposta do BNB. Fez considerações a respeito das zonas turísticas na Bahia, especificamente Costa do Descobrimento e das Baleias.

?????????????? – Reclamou e pediu soluções para que situações desagradáveis como essas – falta de quorum – sejam evitadas, perguntando o que os conselheiros poderiam fazer para que as reuniões funcionem de fato e Daniel –Representante da Prefeitura de Belmonte – reclamou da ausência dos conselheiros da Costa das Baleias, salientando que não será possível ficarem na dependência deles para votação do PDITS da Costa do Descobrimento.

(4)

Suely Abade (Movimento de Defesa de Porto Seguro) – Lembrou que os representantes da Costa das Baleias de fato não virão mais às reuniões enquanto não for decidido a respeito do PDITS pendente, salientando o agravamento da situação e descontentamento por conta do problema da condução que o pessoal da Costa do Descobrimento tem e os da Costa das Baleias não tiveram.

• A discussão prosseguiu com considerações a respeito da situação desagradável que atravessa a Costa das Baleias e que no momento não aprovarão nenhum termo de referência, sobre a visão integrada da indústria do turismo, onde há necessidade de regionalização e sobre a constante ausência do poder público.

José Gomes do Couto Filho (BNB) – Informou que não foi por falta de convite ou mensagens nem por falta de ônibus que os conselheiros não vieram, pois diversas mensagens foram enviadas e um ônibus foi disponibilizado. Frisou a necessidade futura de se ratear os custos com os deslocamentos, almoços, hospedagem, etc, dos conselheiros, com outras esferas do poder público.

Antônio Fernando (SCT/SUINVEST) – Disse que era bastante desagradável essa segregação entre as duas costas e que o BNB e o Ministério do Turismo tem emperrado sucessivamente a liberação dos recursos e que o Governo Estadual não agüenta mais essa situação.

Antônio Ormundo – Projeto Amiga Tartaruga – Afirmou que estavam num impasse e questionou porque as duas costas foram anexadas. Salientou que houve falha estrutural e estratégica, uma vez que o PDITS da Costa das Baleias ainda nem foi avaliado, frisou que houve má-fé por parte de quem fez a união entre as costas.

Reinaldo Dantas (SCT) – Pediu que o senhor Antônio Ormundo retirasse a palavra má-fé. Explicou como funcionou o processo de escolha dos pólos e zonas e o funcionamento do PRODETUR/NE II.

Mônica Torres Bezerra (BNB) – Visando esclarecer alguns pontos discutidos, discorreu sobre a liberação dos recursos, frisando que estes são internacionais e que há necessidade de análise de viabilidade por parte do STN. Afirmou que a análise do PDITS da Costa das Baleias está pronta por parte do BNB e que há agora necessidade de deferimento dos técnicos do Ministério do Turismo, o que não foi feito ainda. Sugeriu que o espaço fosse aproveitado para se acabar com todas as dúvidas e que na próxima reunião formal se partisse logo para aprovação ou não.

Tosato – IBAMA – discorreu sobre algumas orientações que recebem do ministério do meio-ambiente. Abordou a questão do controle social, algo novo para a sociedade brasileira, dizendo ser necessário a tradução das questões complexas para as representações participarem em igualdade de condições.

(5)

Informalmente encaminhou uma proposta para estrutura mínima de meio ambiente nos municípios beneficiados pelo PRODETUR.

• Foi proposto que se fizesse uma nova chamada formal para verificação de quorum, porém ??????????? lembrou que há um regimento interno a ser seguido e que se isso fosse feito, o conselho estaria sujeito a alguma ação judicial. ?????????? – perguntou como o conselho tratará a questão das ausências e da inviabilidade das duas costas juntas e sugeriu que na pauta das próximas reuniões fosse seguido o artigo 6º, inciso 2º do regimento. Frisou a necessidade de revisão dos conselheiros que estão com freqüentes ausências.

Soraya Oliveira – Secretária Geral dos Pólos – afirmou que está sendo feito um levantamento de verificação de presenças por parte dos conselheiros em todos os pólos. Frisou a necessidade e importância da atualização dos dados cadastrais, afirmou que a maioria dos conselheiros ainda não respondeu.

• A discussão continuou em torno da problemática causada pelo não comparecimento dos conselheiros da Costa das Baleias, onde o prefeito eleito de Belmonte ???????? palestrou sobre o assunto, dizendo que é necessário separar as costas por conta de interesses antagônicos. ???????????? – corroborou com as palavras do prefeito eleito e lembrou a necessidade de regionalização do turismo, falando ainda sobre a questão da gestão dos recursos e prioridades. Afirmou que o que estava havendo era uma crise momentânea.

Augusto – Conselho de Cabrália – Perguntou se havia algum impedimento no regimento pra que não haja mais uma reunião vazia, propôs a realização de um sistema de vídeo-conferência.

Sueli – Movimento de Defesa – Perguntou se a análise do PDITS da Costa das Baleias fora passado pra eles e disse haver pedido por email duas vezes que fosse mandado a análise do PDITS da Costa do Descobrimento, pediu novamente que o arquivo fosse enviado. Sugeriu que a votação dos TRs fosse feita em separado.

Referências

Documentos relacionados

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Seja o operador linear tal que. Considere o operador identidade tal que. Pela definição de multiplicação por escalar em transformações lineares,. Pela definição de adição

Por isso, quando a quantidade de Oxigênio Dissolvido na água diminui, os peixes não conseguem compensar esta.. Diminuição, ficando prejudicados e,

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

Na sua qualidade de instituição responsável pela organização do processo de seleção, o Secretariado-Geral do Conselho garante que os dados pessoais são tratados nos termos do

Há alunos que freqüentarão o AEE mais vezes na semana e outros, menos. Não existe um roteiro, um guia, uma fórmula de atendimento previamente indicada e, assim sendo, cada aluno terá