• Nenhum resultado encontrado

SÉRIE DE DOCUMENTOS DE INFORMAÇÃO SINTÉTICOS DO ESCRITÓRIO REGIONAL DA OMS PARA A ÁFRICA SOBRE A COVID-19

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SÉRIE DE DOCUMENTOS DE INFORMAÇÃO SINTÉTICOS DO ESCRITÓRIO REGIONAL DA OMS PARA A ÁFRICA SOBRE A COVID-19"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

SÉRIE DE DOCUMENTOS DE INFORMAÇÃO SINTÉTICOS DO ESCRITÓRIO REGIONAL DA OMS PARA A ÁFRICA SOBRE A COVID-19

6.ª SÉRIE: A COVID-19 E PREVENÇÃO

NÚMERO 006-03: Eficácia de várias medidas de distanciamento na interrupção da transmissão da COVID-19

(2)

© Escritório Regional da OMS para a África, 2021

Alguns direitos reservados. Este trabalho é disponibilizado sob licença de Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 IGO (CC BY-NC-SA 3.0 IGO; https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/igo/).

Nos termos desta licença, é possível copiar, redistribuir e adaptar o trabalho para fins não comerciais, desde que dele se faça a devida menção, como abaixo se indica. Em nenhuma circunstância, deve este trabalho sugerir que a OMS aprova uma determinada organização, produtos ou serviços. O us o do logótipo da OMS não é autorizado. Para adaptação do trabalho, é preciso obter a mesma licença de Creative Commons ou equivalente. Numa tradução deste trabalho, é necessário acrescentar a seguinte isenção de responsabilidade, juntamente com a citação sugerida: “Esta tradução não foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A OMS não é responsável, nem pelo conteúdo, nem pelo rigor desta tradução. A edição original em inglês será a única autêntica e vinculativa”.

Qualquer mediação relacionada com litígios resultantes da licença deverá ser conduzida em conformidade com o Regulamento de Mediação da Organização Mundial da Propriedade Intelectual.

Citação sugerida: Documento De Informação Sintético Número: 006-03 — Eficácia de diferentes medidas de distanciamento na interrupção da transmissão da COVID-19. Brazzaville: Organização Mundial da Saúde, Escritório

regional para a África; 2020. Licença: CC BY-NC-SA 3.0 IGO.

Dados da catalogação na fonte (CIP). Os dados da CIP estão disponíveis em http://apps.who.int/iris/.

Vendas, direitos e licenças. Para comprar as publicações da OMS, ver http://apps.who.int/bookorders. Para apresentar

pedidos para uso comercial e esclarecer dúvidas sobre direitos e licenças, consultar http://www.who.int/about/licensing.

Materiais de partes terceiras. Para utilizar materiais desta publicação, tais como quadros, figuras ou imagens, que sejam

atribuídos a uma parte terceira, compete ao utilizador determinar se é necessária autorização para esse uso e obter a devida autorização do titular dos direitos de autor. O risco de pedidos de indemnização resultantes de irregularidades pelo uso de componentes da autoria de uma parte terceira é da responsabilidade exclusiva do utilizador.

Isenção geral de responsabilidade. As denominações utilizadas nesta publicação e a apresentação do material nela contido

não significam, por parte da Organização Mundial da Saúde, nenhum julgamento sobre o estatuto jurídico ou as autoridades de qualquer país, território, cidade ou zona, nem tampouco sobre a demarcação das suas fronteiras ou limites. As linhas ponteadas e tracejadas nos mapas representam de modo aproximativo fronteiras sobre as quais pode não existir ainda acordo total.

A menção de determinadas companhias ou do nome comercial de certos produtos não implica que a Organização Mundial da Saúde os aprove ou recomende, dando-lhes preferência a outros análogos não mencionados. Salvo erros ou omissões, uma letra maiúscula inicial indica que se trata dum produto de marca registado.

A OMS tomou todas as precauções razoáveis para verificar a informação contida nesta publicação. No entanto, o material publicado é distribuído sem nenhum tipo de garantia, nem expressa nem implícita. A responsabilidade pela interpretação e utilização deste material recai sobre o leitor. Em nenhum caso se poderá responsabilizar a OMS por q ualquer prejuízo resultante da sua utilização.

(3)

1 DOCUMENTO DE INFORMAÇÃO

SINTÉTICO NÚMERO: 006-03

ÁREA DE INVESTIGAÇÃO: A COVID-19 E PREVENÇÃO

TÍTULO— Eficácia de diferentes

medidas de distanciamento na interrupção da transmissão da COVID-19

DOCUMENTO DE INFORMAÇÃO SINTÉTICO NÚMERO: 006-03

DOCUMENTO DE INFORMAÇÃO SINTÉTICO NÚMERO: 006-03

2 ÁREA DE INVESTIGAÇÃO: A COVID-19 E PREVENÇÃO

3 TÍTULO: — Eficácia de diferentes medidas de distanciamento na interrupção da transmissão da COVID-19

4 DATA DA PUBLICAÇÃO: 23/01/2021

5 CONTEXTO

Desde que o surto de doença por coronavírus 2019 (COVID-19), provocada pela síndrome respiratória aguda grave – coronavírus 2 (SARS-CoV-2), foi declarado pandémico, têm sido implementadas várias intervenções não farmacêuticas (INF) com o objectivo de reduzir a transmissão do vírus [1–3]. Uma das INF implementadas em países de todo o mundo é o distanciamento físico ou social. Este distanciamento implica minimizar o contacto, quer através de restrições à aglomeração de pessoas, quer persuadindo -as a permanecer em casa salvo quando estritamente necessário, bem como mantendo a distân cia entre pessoas [4]. Entre os exemplos de medidas de distanciamento incluem-se o encerramento de escolas, o regime de teletrabalho, o isolamento de casos de infecção ou de suspeita de infecção e a redução dos contactos interpessoais nas comunidades[5].

Este documento de informação sintético tem como objectivo sintetizar os dados factuais relativos à eficácia das medidas de distanciamento na interrupção da transmissão da COVID-19.

6 ESTRATÉGIA DE PESQUISA E MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO

Foi efectuada uma pesquisa em três bases de dados para encontrar estudos realizados entre Dezembro de 2019 e 18 de Dezembro de 2020, nomeadamente na PUBMED, na base de dados da OMS sobre a COVID-19 e na Google Scholar. Os termos de pesquisa utilizados foram: “COVID-19”, “SARS-CoV-2” e “distanciamento”, utilizando os operadores booleanos relevantes. Foi ainda efectuada uma pesquisa que incluía o termo “África” e uma cadeia de pesquisa abrangendo todos os países africanos, com o intuito de identificar estudos específicos do continente. Recorreu-se a um total de 12 artigos para sintetizar as conclusões resumidas neste documento de informação sintético.

7 SÍNTESE DA LITERATURA PUBLICADA A NÍVEL MUNDIAL SOBRE O ASSUNTO

Diversos estudos demonstraram que o distanciamento social é uma INF eficaz, a qual pode reduzir a transmissão da COVID-19 [6,7]. Um estudo de modelização realizado na China demonstrou que o distanciamento social e o confinamento no epicentro da doença podem reduzir o número de novos casos de infecção em até 98,9% [7], enquanto um estudo de séries temporais interrompidas revelou que o distanciamento social reduziu a taxa de crescimento dos casos confirmados, em média, em 52,37% [6]. Os autores deste último estudo [6] sugerem que o distanciamento deve ser adoptado como INF prioritária para a contenção da COVID-19. Num outro estudo de modelização, realizou-se uma série de experiências com recurso à aplicação de quatro intervenções de distanciamento social: encerramento de escolas, regime de teletrabalho, maior rigor no isolamento de casos de infecção ou de suspeita de infecção e redução dos contactos interpessoais nas comunidades. Este estudo demonstrou que as referidas

(4)

2 DOCUMENTO DE INFORMAÇÃO

SINTÉTICO NÚMERO: 006-03

ÁREA DE INVESTIGAÇÃO: A COVID-19 E PREVENÇÃO

TÍTULO— Eficácia de diferentes

medidas de distanciamento na interrupção da transmissão da COVID-19

intervenções são altamente eficazes para achatar a curva epidémica e para reduzir os números máximos de casos diários [5].

Além disso, vários estudos revelaram que as medidas de distanciamento são mais eficazes quando implementadas em conjugação com outras INF do que isoladamente. Por exemplo, um estudo ecológico [1] demonstrou que a combinação com outros tipos de INF parecia contribuir para uma maior redução da transmissão da COVID-19 [1]. De igual modo, uma avaliação sistemática revelou que a conjugação de intervenções, nomeadamente o encerramento de escolas e outras medidas de distanciamento, como a quarentena, reduzia a transmissão da COVID-19 [8]. Além disso, uma recente avaliação rápida da Cochrane aferiu a eficácia da quarentena em surtos graves de coronavírus [9]. Esta avaliação abrange estudos de observação e de modelização, sendo estes últimos predominantes. Os estudos de modelização demonstraram que a quarentena, por si só (vs. nenhuma quarentena), é benéfica e pode evitar entre 44% e 96% de novos casos e entre 31% e 76% de mortes, por comparação com a ausência total de medidas. Por outro lado, a quarentena, em conjugação com outras medidas de prevenção e controlo, tais como o encerramento de escolas, as restrições à mobilidade e o distanciamento social, demonstrou ter maior impacto na redução de novos casos, transmissões e mortes do que as medidas tomadas sem incluir a quarentena ou do que a ausência de medidas. Esta avaliação sugere também que quanto mais cedo são implementadas as medidas de quarentena, maior é a redução de custos. Embora os autores desta avaliação tenham também incluído estudos sobre a eficácia da quarentena noutras doenças infecciosas, como a SARS e a MERS, as respectivas conclusões são consistentes com as dos estudos sobre a COVID-19 [9]. Numa outra avaliação sistemática semelhante, a qual aferiu o impacto da distância física – a par de outras INF, como o uso de máscaras faciais e de óculos de protecção ou viseiras – sobre a transmissão do SARS-CoV-2 e de outras infecções, como o SARS-CoV e o MERS-CoV, os autores verificaram que há uma relação entre manter um distanciamento físico de pelo menos um metro e a redução da transmissão da infecção. Por sua vez, uma distância de dois metros ou mais pode ter uma eficácia ai nda maior [10]. Através de dados factuais obtidos em estudos de observação e de modelização dedicados a outras pandemias (ex., pandemias de gripe) e também através das experiências com a COVID-19, foi demonstrado que a implementação precoce, decidida, rápida, coordenada e abrangente das medidas de distanciamento social tende a ser mais eficaz na interrupção da propagação do vírus do que uma implementação tardia [11]. Foi igualmente demonstrado que as medidas de distanciamento social podem contribuir para reduzir a propagação de outras doenças infecciosas. Por exemplo, um estudo de observação realizado em Hong Kong revelou que o distanciamento social não só reduziu a transmissão da COVID-19, como reduziu também a transmissão da gripe [12].

É importante realçar que, na sua maioria, os dados factuais sobre a eficácia das medidas de distanciamento têm reduzida fiabilidade, uma vez que foram maioritariamente obtidos em estudos de observação e de modelização, sem randomização. Além disso, alguns dados factuais baseiam-se em

(5)

3 DOCUMENTO DE INFORMAÇÃO

SINTÉTICO NÚMERO: 006-03

ÁREA DE INVESTIGAÇÃO: A COVID-19 E PREVENÇÃO

TÍTULO— Eficácia de diferentes

medidas de distanciamento na interrupção da transmissão da COVID-19

DOCUMENTO DE INFORMAÇÃO SINTÉTICO NÚMERO: 006-03

conclusões retiradas de epidemias anteriores, como as epidemias de gripe, SARS e MERS, pelo que constituem evidências indirectas [9,11].

8

SÍNTESE DA LITERATURA ESPECÍFICA DA ÁFRICA SOBRE O ASSUNTO Não foi encontrada nenhuma.

9 PRINCIPAIS CONCLUSÕES

 Quer os estudos de observação, quer os estudos de modelização demonstraram que há uma relação entre a implementação de medidas de distanciamento e a redução da transmissão da COVID-19.

 As medidas de distanciamento são mais eficazes quando são implementadas em conjugação com outras medidas preventivas.

 A implementação precoce, decidida, rápida, coordenada e abrangente das medidas de distanciamento social é provavelmente mais eficaz para abrandar a propagação do vírus do que as acções mais tardias, além de ser também mais económica.

 As medidas de distanciamento não só reduzem a transmissão da COVID-19, como são também eficazes para reduzir a transmissão de outras infecções, nomeadamente as do vírus da gripe.

10

INVESTIGAÇÃO EM CURSO NA REGIÃO AFRICANA Não foi encontrada nenhuma.

11

RECOMENDAÇÕES DO ESCRITÓRIO REGIONAL DA OMS PARA A ÁFRICA RELATIVAMENTE A FUTURAS INVESTIGAÇÕES

É necessário realizar estudos bem concebidos sobre a eficácia de várias medidas de distanciamento em diferentes contextos em África, de modo a aumentar a fiabilidade das evidências de suporte a estas intervenções.

(6)

4 DOCUMENTO DE INFORMAÇÃO

SINTÉTICO NÚMERO: 006-03

ÁREA DE INVESTIGAÇÃO: A COVID-19 E PREVENÇÃO

TÍTULO— Eficácia de diferentes

medidas de distanciamento na interrupção da transmissão da COVID-19

12 REFERÊNCIAS

1 Bo Y, Guo C, Lin C, et al. Effectiveness of non-pharmaceutical interventions on COVID-19 transmission in 190 countries from 23 January to 13 April 2020. Int J Infect Dis 2021;102:247–53.

doi:10.1016/j.ijid.2020.10.066

2 Min K-D, Kang H, Lee J-Y, et al. Estimating the effectiveness of non-pharmaceutical interventions on COVID-19 control in Korea. Prev Soc Med 2020;7:e321. doi:10.3346/JKMS.2020.35.E321

3 Lai S, Ruktanonchai N, Zhou L, et al. Effect of non-pharmaceutical interventions to contain COVID-19 in China. Int J Infect Dis 2021;102:247–53. doi:10.1038/s41586-020-2293-x

4 Matrajt L, Leung T. Evaluating the effectiveness of social distancing interventions to delay or flatten the epidemic curve of Coronavirus disease. Emerg Infect Dis 2020;26:1740–8. doi:10.3201/eid2608.201093 5 Vokó Z, Pitter JG. The effect of social distance measures on COVID-19 epidemics in Europe: an interrupted

time series analysis. GeroScience 2020;42:1075–82. doi:10.1007/s11357-020-00205-0

6 Hernandez A, Correa-Agudelo E, Kim H, et al. On the impact of early non-pharmaceutical interventions as containment strategies against the COVID-19 pandemic. Published Online First: 2020.

doi:10.1101/2020.05.05.20092304

7 Zhang Y, Jiang B, Yuan J, et al. The impact of social distancing and epicenter lockdown on the COVID-19 epidemic in mainland China: A data-driven SEIQR model study. 2020;2. doi:10.1101/2020.03.04.20031187 8 Viner RM, Russell SJ, Croker H, et al. School closure and management practices during coronavirus

outbreaks including COVID-19: a rapid systematic review. Lancet Child Adolesc Heal 2020;4:397–404. doi:10.1016/S2352-4642(20)30095-X

9 B N-S, Mayr V, Ai D, et al. MMMeasures to control COVID-19 : a rapid review ( Review ). Cochrane Database Syst Rev 2020;:1–44. doi:10.1002/14651858.CD013574.pub2.www.cochranelibrary.com 10 Chu DK, Akl EA, Duda S, et al. Physical distancing, face masks, and eye protection to prevent

person-to-person transmission of SARS-CoV-2 and COVID-19: a systematic review and meta-analysis. Lancet 2020;395:1973–87. doi:10.1016/S0140-6736(20)31142-9

11 Ecdc, UwKr. Considerations relating to social distancing measures in response to COVID -19 – second update. 2020.

12 Cowling BJ, Ali ST, Ng TWY, et al. Impact assessment of non-pharmaceutical interventions against coronavirus disease 2019 and influenza in Hong Kong: an observational study. Lancet Public Heal 2020;5:e279–88. doi:10.1016/S2468-2667(20)30090-6

DOCUMENTO ELABORADO POR: a célula de gestão de informações/equipa de apoio à gestão de incidentes do Escritório Regional da OMS para a África e a rede Cochrane para a África

Referências

Documentos relacionados

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

Para Souza (2004, p 65), os micros e pequenos empresários negligenciam as atividades de planejamento e controle dos seus negócios, considerando-as como uma

GEODIVERSIDADE E OUTROS ELEMENTOS IDENTITÁRIOS NA HERÁLDICA AUTÁRQUICA DO TERRITÓRIO DO GEOPARK NATURTEJO MUNDIAL DA UNESCO Carlos Neto de Carvalho.. tanta importância revela na

RELAÇÃO DE LIVROS PARA 2016 EDUCAÇÃO INFANTIL.

De modo a criar os parâmetros de simulação mais próximos das condições de serviço, foram impostas várias fixações, esquematizadas na Figura 12, para melhor

Assim, cumpre referir que variáveis, como qualidade das reviews, confiança nos reviewers, facilidade de uso percebido das reviews, atitude em relação às reviews, utilidade