• Nenhum resultado encontrado

As relações de gênero na interface do trabalho coletivo e doméstico em um assentamento do MST

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "As relações de gênero na interface do trabalho coletivo e doméstico em um assentamento do MST"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Perspectivas interseccionais de gênero e classe – ST 17 Moacir Francisco Pires

CED - UFSC

Palavras-chave: trabalho coletivo, trabalho doméstico, relações de gênero, MST, assentamento, divisão sexual do trabalho, trabalhadores rurais.

As relações de gênero na interface do trabalho coletivo e doméstico em um assentamento do MST

INTRODUÇÃO

Este texto enfoca a articulação entre o trabalho coletivo e o trabalho doméstico realizado por trabalhadores rurais sem terra (MST), e as relações de gênero que emergem como expressão da produção da existência na Associação dos Agricultores Rurais Sem Terra do Assentamento Sepé Tiaraju, no município catarinense de Campos Novos.

O Sepé Tiaraju é formado por uma população de 48 associados. São vinte e três pessoas adultas, entre as quais há nove casais, duas mulheres e três homens solteiros, e as crianças e adolescentes são vinte e cinco, dentre os quais, onze meninos e quatorze meninas.

RELAÇÕES DE GÊNERO

Pensar acerca da existência evoca a compreensão de que os seres humanos produzem sua sobrevivência pelo trabalho. O trabalho implica o estabelecimento de relações entre os humanos, entre as quais estão as relações de gênero.

Souza Lobo (1991) afirma que a força de trabalho é sexuada. Ou seja, o trabalho é realizado por homem ou por mulher, aparecendo, assim, relacionado com gênero. Além disso, o trabalho é valorizado de acordo com os significados históricos e culturais que são atribuídos às atividades masculinas e femininas. Portanto, gênero e trabalho possuem interfaces e articulações que se torna difícil abordar um sem referenciar o outro.

Scott (1995) aborda sobre a emergência de gênero, apresentando seus diversos significados e empregos. O leitor poderá se aprofundar com a autora acerca das

(2)

vertentes dos estudos de gênero, suas contribuições e limitações como uma categoria de análise.

Neste estudo, acolho a perspectiva de gênero, conforme Saffioti (1992), a qual expressa a construção social dos homens e das mulheres mediada por relações de poder, empreendidas pelas relações sociais historicamente demarcadas. A autora compreende que as relações humanas implicam relações de poder. Entretanto, não significa ausência de poder. Homens e mulheres possuem poder mesmo que seja em quantidade desigual. Deste modo, a desigualdade não deve significar uma relação hierárquica, mas trata-se de uma relação contraditória, cada ser com seus poderes, um para preservar e o outro para tornar menos incompleta sua cidadania.

O propósito do MST é instaurar uma sociedade socialista onde as relações humanas sejam mais igualitárias. Tem a pretensão de revolucionar o modo de produção para transformar a realidade social. Portanto, a atenção preferencial dos sem-terra recai sobre a luta de classes, ficando as relações de gênero em segundo plano.

Mesmo assim, no MST também tem havido discussões acerca da interface e articulação entre classe social e gênero. O próprio movimento tem publicado estudos e discussões a este respeito. Há um setor de discussão que produz material e o disponibiliza para servir de referencial educativo nas bases de formação. Mediante estas publicações, o movimento tem incentivado a criação de assentamentos coletivos para incrementar a produção da existência, facilitar o aproveitamento da força de trabalho, melhorar as relações humanas e ampliar a qualidade de vida.

A partir de 1990 são diversos os assentamentos que se organizam coletivamente e também instauram cozinhas coletivas e creches/pré-escola a fim de partilhar melhor a jornada de trabalho doméstico, geralmente sob a responsabilidade das mulheres.

TRABALHO COLETIVO E DOMÉSTICO

O trabalho é a maneira de produzir riquezas materiais que garantem a existência humana. Desde os primórdios da humanidade o trabalho aparece como um processo mediante o qual o ser humano intervém modificando a natureza e também a si próprio. Sendo assim, o trabalho é responsável por uma dupla criação: os bens, que são utilizados para suprir as necessidades humanas e neste processo, o ser humano também aparece como produto do próprio trabalho.

(3)

Porém, na sociedade capitalista, o trabalho cria as condições de sobrevivência e, ao mesmo tempo, significa exploração econômica dos donos dos meios de produção que extraem mais-valia dos trabalhadores (MARX, 1996).

A sociedade capitalista tem privilegiado a posse dos bens e seu uso de forma privativa. Este sistema se impõe como desafios àqueles lutam pela terra e intencionam instaurar uma sociedade socialista que desfrute das riquezas e recursos naturais de maneira coletivizada.

Apesar das contradições, há várias experiências de trabalho e uso da terra de forma cooperativa protagonizadas por trabalhadores sem-terra. O Sepé Tiaraju produz sua existência coletivamente trabalhando nos cinco setores: Animais, Lavoura, Reflorestamento, Social e Subsistência e se organizam através de três núcleos de formação política.

Os homens realizam oito horas diárias nos setores coletivos e as mulheres realizam o trabalho doméstico de manhã e à tarde dedicam mais quatro horas ao trabalho coletivo.

A INTERFACE DO TRABALHO E GÊNERO NO ASSENTAMENTO

A combinação do trabalho coletivo com o doméstico tem gerado contradições. O depoimento explicita a contradição estabelecida, pois o Sepé Tiaraju coletivizou todos os setores, com exceção do trabalho doméstico que fica sob a responsabilidade das mulheres:

(O trabalho doméstico) Seria dos dois. Luto por isso, mas o sistema

leva a gente a isso. Me revolto (sic) com isso, o serviço não é de um só, é dos dois. Não é só a mulher (Mulher, 52 anos, Setor de

Subsistência).

A realidade expressa neste depoimento nos remete à reflexão de Sarti (1997). Conforme a autora, até os arranjos familiares denominados igualitários enfrentam dificuldades quando se trata de envolver a família nas atividades domésticas. A responsabilidade do homem e da mulher não é assunto resolvido de forma concorde, ao contrário, implica conflitos especialmente depois que a mulher se inseriu no mercado de trabalho.

Por não efetivarem a cooperação quanto ao trabalho doméstico, os assentados deixam de superar uma práxis que está muito identificada com o modo de produção capitalista, que explora mulheres (e homens) através da dupla jornada de trabalho,

(4)

havendo, desta maneira, um entrelaçamento de classe social e gênero. Porém, é preciso ressaltar que no âmbito do assentamento não são apenas as mulheres que fazem dupla jornada de trabalho, os homens também estão submetidos à mesma realidade, configurando, portanto, uma interface entre gênero e classe.

Mesmo que a coletivização ainda não tenha atingido todas as instâncias na Associação é perceptível o desejo de mudança, conforme indicam seus depoimentos. Há no Sepé Tiaraju o propósito de superar o trabalho individual, a fim de que possam empreender uma única jornada de trabalho na modalidade coletiva:

Acredito que aqui tem que ser todo o trabalho dividido. Hoje ainda não acontece, na hora de ser feito temos tentado dividir, mas não como deve ser. Às vezes fica só para as meninas ou a (cita o nome da

mulher). Às vezes fazemos escala, mas quando um sai e fica fora não

deu certo. Nenhum é empregado do outro. A casa é de todos. Sujo como eles, preciso me alimentar, se fossem só elas, fariam só para elas. É dever de cada ser repartir (Homem, 39 anos, Setor de Lavoura

e Liberado).

O assentado pretende que um dia todo o trabalho seja compartilhado. Admite que a plena cooperação ainda não acontece. Esta fala expressa a expectativa de que o assentamento instaure um novo modelo, no qual supere de fato que o trabalho doméstico seja feito de maneira individual e apenas pelas mulheres.

A organização do Sepé Tiaraju nos remete às reflexões de Poker (1999) e Navarro (1995). Os autores comentam que o projeto de cooperação proposto pelo MST encontra resistências entre os assentados, os quais percebem a coletivização como uma ameaça ao projeto de vida proporcionado pela administração familiar-individual da

terra. O êxito de um projeto coletivo depende de mudanças culturais na vida dos

assentados para que ocorra a apropriação de outro sistema de valores, sustentado pelas relações de coletivização.

Entretanto, no Sepé Tiaraju não houve sinais de resistência ao projeto de coletivização obstruída pela preferência de posse e uso familiar da terra. Ao contrário, no que concerne ao propósito de estabelecer um assentamento coletivo, os referidos sem-terra demonstraram há anos esta determinação. Os conflitos e contradições têm ocorrido por causa das questões de gênero e não devido à opção coletiva. Mesmo não havendo resistências à coletivização, outrossim, a realidade tem explicitado efetivamente que o processo de mudança cultural não acontece segundo o desejo, pois eles comentaram que querem transformações, incluindo a divisão do trabalho

(5)

doméstico, porém, tal processo ainda não se estabeleceu plenamente, pois é complexo e se instaura efetivamente pelas ações e experimentações. Confira a expectativa, a seguir:

Sim, porque (partilhar o trabalho doméstico e nos cinco setores) é a única maneira de começar um novo mundo onde todos têm direitos iguais (Homem, 19 anos, Setor de Animais).

Este assentado pretende a instauração de um novo mundo onde os direitos sejam iguais, por isso, ele entende que é possível iniciar a transformação a partir do assentamento superando-se a antiga divisão sexual do trabalho e a generificação a fim de que homem (ens) e mulher (es) participem cooperativamente na produção da existência.

A instauração de um assentamento totalmente coletivizado, incluindo o trabalho doméstico, coloca-se como um desafio a ser solucionado pela associação Sepé Tiaraju. Somente pelo Sepé Tiaraju?

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Foi possível perceber que o Sepé Tiaraju organiza toda a existência dos assentados em função do trabalho. Homens e mulheres trabalham nos cinco setores e se articulam politicamente na organização do assentamento nos três núcleos de formação e discussão política.

Os homens trabalham oito horas diárias nos setores de produção e as mulheres realizam cerca de quatro horas diárias nos setores, combinando mais quatro horas com o trabalho doméstico.

À noite, a família se articula coletivamente na efetivação do trabalho doméstico, porém as mulheres continuam aparecendo como protagonistas na realização destas tarefas. Portanto, o Sepé Tiaraju não revoluciona quanto as relações de gênero, pois continua a perpetuar a clássica divisão sexual do trabalho vigente na sociedade capitalista.

No projeto empreendido pelo Sepé Tiaraju rumo à instauração de uma nova sociabilidade com características socialistas constata-se méritos e também permanências.

A divisão sexual do trabalho no Sepé Tiaraju que combina o trabalho coletivo e doméstico tem gerado conflitos. O assentamento se constitui palco de embate entre formas coletivas de produção da existência que eles escolheram, com as antigas formas

(6)

de vida que teimam em se perpetuar em suas práticas, adiando por tempo indeterminado a instauração “definitiva” das formas coletivas (socialista) que pretendem construir.

Apesar das contradições, constitui-se um empreendimento substantivo, o fato de o movimento organizar, assentar e estruturar no âmbito do Sepé Tiaraju uma sociabilidade coletiva de trabalho e vida permeada por relações sustentadas na

igualdade e solidariedade. É mérito, especialmente porque esta sociabilidade foi

empreendida por pessoas desenraizadas e esquecidas pelo sistema capitalista, contrariando a lógica individualista e também a perspectiva de que não existe

alternativa de vida sustentada em outra sociabilidade além do capitalismo.

A Associação Sepé Tiaraju em apenas quatro anos conseguiu se organizar

satisfatoriamente em cinco setores de produção e três núcleos de formação e discussão

política, produzindo o suficiente para sua existência, apesar de entregarem muito excedente para a acumulação do capital.

Estas formas coletivas de organização política e produtiva explicitam conflitos e contradições, abrindo espaço para a reflexão e debate sobre a mesma, especialmente as que dizem respeito à divisão sexual do trabalho e às relações de gênero. Esta sociabilidade abre espaço para que o Sepé Tiaraju reflita sobre as contradições vividas, especialmente pelas mulheres, devido à combinação de formas coletivas com antigas estruturas individuais de existência. Porém, é preciso ressaltar que a hierárquica divisão sexual do trabalho não foi criada no âmbito do MST/Sepé Tiaraju. Não se trata de uma contradição que se limite a ser resolvida pelo movimento, ainda que eles tenham demonstrado protagonismo na luta pela instauração de uma nova sociabilidade. Diante desta realidade é possível considerar que a Associação viabilizou uma organização

satisfatória dentro dos limites e possibilidades de suas relações com a sociedade

capitalista.

(Este texto está sustentado na pesquisa denominada “Trabalho e Relações de Gênero no Assentamento Sepé Tiaraju – Campos Novos/SC” realizada no Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina em 2005).

Referências bibliográficas

LOBO, E. S. “O trabalho como linguagem: o gênero como trabalho”. In: COSTA, Albertina de O. e BRUSCHINI, Cristina (Org.) Uma questão de gênero. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos/São Paulo, Fundação Carlos Chagas, 1992, p.15-23.

LOURO, G. L. Gênero, história e educação: construção e desconstrução. Revista Educação e realidade, v. 20, n.2, p. 101-132, jul./dez. 1995.

(7)

_______.Gênero, sexualidade e poder. In: Gênero, sexualidade e educação. Uma

perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1998, p. 37/56.

MARX, K ENGELS, F. A ideologia alemã (Feuerbach). 10a ed. São Paulo: Hucitec, 1996.

MÉSZÁROS, I. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. Tradução de Paulo César Castanheira e Sérgio Lessa. São Paulo: ed UNICAMP: Campinas/BOITEMPO, 2002.

NAVARRO, Z. Ideologia e economia: formatos organizacionais e desempenho

produtivo em assentamentos rurais – o caso do assentamento ‘Nova Ramada’ (Estado

do Rio Grande do Sul, Brasil). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1995. 56P. (Mimeogr.). Artigo conseqüente de pesquisa apoiada pela Fundação Inter_- Americana – Estados Unidos. Texto apresentado no XIX Encontro Anual da ANPOCS, Caxambu, NG, 17 a 21 de outubro de 1995. GT 17: ‘Processos sociais agrários’.

PELLEGRINI, Edenilse. Trabalho feminino na maricultura do Sul da Ilha de

Florianópolis. Mesa-redonda: Trabalho Familiar Feminino e Multifuncionalidade

Agrícola no Workshop Agricultura Familiar: Reestruturação Social e Capacitação Humana, UFSC, 12/06/2003. Policopiado.

PIRES, M. F. Trabalho e relações de gênero no assentamento Sepé Tiaraju – Campos

Novos/SC. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Ciências da

Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

POKER, G. Reinventando a vida: uma análise da metodologia empregada pelo

movimento dos trabalhadores rurais sem-terra (MST) para implantar formas de cooperação em assentamentos de reforma agrária. Tese de Doutorado em Sociologia

da Universidade de São Paulo, Setembro de 1999.

SAFFIOTI, H I.B. A mulher na sociedade de classes: mito e realidade. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1979.

_______. Emprego doméstico e capitalismo. Petrópolis: Vozes, 1978.

_______. Rearticulando gênero e classe social. In: COSTA, Albertina de O. e BRUSCHINI, Cristina (Org.) Uma questão de gênero. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, NIPAS/Brasília, UNICEF, 1994, p. 183-215.

SARTI, C. A. Os filhos dos trabalhadores: quem cuida das crianças? In: OLIVEIRA, E. M; SCAVONE, L. (Orgs.) Trabalho, saúde e gênero na era da globalização. Goiânia: AB. 1997 p. 51/60.

SCOTT, Joan. “Gênero, uma categoria útil de análise histórica”. Revista Educação e Sociedade, v.16,n.2,p.5-22, jul./dez.1990.

(8)

SOUZA-LOBO, E. A classe operária tem dois sexos: trabalho, dominação e

Referências

Documentos relacionados

O acesso livre e generalizado aos documentos administrativos constitui um princípio geral da LADA (artigo 5.º): “[t]odos, sem necessidade de enunciar qualquer interesse, têm

Embora possamos traçar várias curvas para ligar dois pontos A e B, dizemos que a distância entre esses dois pontos é a medida do segmento de reta  AB, que é a menor distância

A solução, inicialmente vermelha tornou-se gradativamente marrom, e o sólido marrom escuro obtido foi filtrado, lavado várias vezes com etanol, éter etílico anidro e

O Brasil é um país que tem desde sua formação sócio-histórica uma forte relação com o preconceito de gênero e raça, preconceitos estes que ainda estão presentes na

Resumo: os libertos se utilizaram de estratégias variadas para enfrentar os primeiros anos de liberdade e neste texto procuro identificar quais eram estas

agendamento e verificação da compatibilidade das atividades com aquelas previamente autorizadas pelos documentos norteadores e os responsáveis pelas reservas dos ambientes

Dentro desse cenário, esta pesquisa tem objetivo de investigar se as tecnologias atuais usadas para automação residencial contribuem para solução de problemas do cotidiano vividos

6 Entretanto, o surgimento dos movimentos sociais e a nova rede de relações de poder modificam, de forma radical, as relações do Estado com a sociedade civil, tendo