CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

Texto

(1)

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL

TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO 2008.2

ESTUDO COMPARATIVO DE VIGAS CONTÍNUAS EM DOIS VÃOS COM MÍSULAS NO APOIO CENTRAL

Autor: Alex Sander da Cunha

Orientador: Profo. Horácio Guimarães Delgado Junior - M.Sc. Engenharia Metalúrgica

RESUMO

O presente trabalho apresenta um estudo comparativo entre vigas laminadas da série W Açominas contínuas em dois tramos com e sem mísulas junto ao apoio central. As mísulas estudadas foram compostas por parte do mesmo perfil da Viga soldada sobre o flange inferior e tiveram o comprimento padronizado em 10% do vão. A partir dos resultados obtidos pode-se perceber claramente que existe uma economia considerável na utilização de mísula junto ao apoio central, o que é bastante significativo no que se refere ao mercado competitivo onde o peso da obra influencia diretamente no custo do empreendimento.

(2)

ESTUDO DE MOVIMENTOS DE MASSA E ESTRUTURAS DE CONTENÇÃO

Autores:

Bernardo Bruni Vidal

Bernardo Campos Magacho de Andrade Hugo Brito da Fonseca

Igor Vinícius Teixeira da Silva

Orientador: Prof. Francisco Roberto Silva de Abreu - M.Sc. Engenharia Civil

RESUMO

Este trabalho objetivou focar uma identificação dos movimentos de massa gravitacionais, encontrados como sendo escorregamentos do tipo translacional seguido de escoamento, avaliando superfícies e profundidade. A metodologia utilizada nesta pesquisa é de natureza teórica através de pesquisa bibliográfica, com o objetivo de discutir teorias que justifiquem o tema proposto. A conclusão evidencia que a utilização do sistema de previsão no âmbito de movimento de massa gravitacionais é viável, desde que obedecidas as suas premissas básicas, como tipo de mecanismo de ruptura e obtenção de parâmetros geológicos, geotécnicos e hidráulicos confiáveis.

(3)

ESTUDO COMPARATIVO PARA CONSTRUÇÃO DE TESOURA DE TELHADOS CERÂMICOS EM ESTRUTURA DE AÇO E DE MADEIRA

Autores:

Antônio José de Carvalho Alves Ivani Custódia da Costa Marcelo José Coutinho Mattos Sebastião Rener de Almeida

Orientadores: Profo. Horácio Delgado Guimarães Junior - M.Sc. Engenharia Metalúrgica

Profo. Wagner Marzullo de Oliveira - Especialista

RESUMO

A construção metálica está atravessando um período de grande expansão no Brasil. Desde os anos oitenta tem-se tido a oportunidade de vivenciar o crescimento do mercado de estruturas em aço. Visando verificar a viabilidade da estrutura metálica na construção civil.

A estrutura metálica apresenta-se como alternativa à estrutura de madeira, principalmente devido à escassez e conseqüente aumento do preço da madeira e pressões da sociedade relativas à preservação do meio ambiente. Além disso, a utilização de peças pré-fabricadas potencialmente aumenta o grau de industrialização, otimizando a produtividade e qualidade na construção de telhados.

O uso de estrutura metálica é bastante comum em edifícios industriais e em galpões, seja sob a forma de treliças planas e vigas a elas perpendiculares (terças), usualmente feitas em aço.

(4)

ESTACAS HÉLICE CONTÍNUA: Aspectos Executivos

Autores:

Antonio Thadeu Ferreira Mazzoni Deivisson Daniel Ribeiro

Frederico Silvério Ribeiro Luiz Henrique Pereira Lessa

Orientador: Profo. Horácio Guimarães Delgado Junior M.Sc. Engenharia Metalúrgica

RESUMO

Este trabalho apresenta o processo de execução e aspectos executivos das estacas hélice contínua. É feita uma revisão bibliográfica apresentando a evolução executiva da estaca, o processo executivo e aspectos relevantes à correta execução destas estacas. Um caso de construção civil é mostrado, na utilização da estaca hélice contínua como sendo um elemento da fundação.

(5)

ALVENARIA ESTRUTURAL

Autores:

José Carlos de Souza Junior

Juliana de Souza

Ronaldo Germano Ferreira

Orientador: Profo Wagner Marzzulo de Oliveira - Especialista RESUMO

Adotada e plenamente absorvida pelo mercado, a alvenaria estrutural se distancia cada vez mais do preconceito que a associava apenas às construções populares. Com o aquecimento do mercado imobiliário, principalmente com a volta das classes C e B, este método construtivo ganha novos patamares técnicos e de investimento, quebrando antigos paradigmas de método sem maleabilidade e conforto para passar a ser considerado pela efetiva redução de custos de até 30% e ganhos de velocidade à obra, consideráveis, deste método construtivo em relação a outros métodos tradicionais como a estrutura de concreto armado.

A alvenaria estrutural é um processo construtivo que pode ser empregado tanto em casas como em edifícios de múltiplos pavimentos. Há dois tipos de alvenaria estrutural: não armada e armada. A primeira emprega como estrutura-suporte paredes de alvenaria sem armação. Os reforços metálicos são colocados apenas em cintas, vergas, contravergas, na amarração entre paredes e nas juntas horizontais com a finalidade de evitar fissuras localizadas. Já a alvenaria estrutural armada caracteriza-se por ter os vazados verticais dos blocos preenchidos com graute envolvendo barras e fios de aço.

(6)

SOLUÇÕES ALTERNATIVAS PARA ESTRUTURA DE CONTENÇÃO

Autores:

Felipe da Silva Gonçalves Joanilson Pereira

José da Silva Júnior Marcio Mello

Orientador: Profo Francisco Roberto Silva de Abreu - M.Sc. Engenharia Civil

RESUMO

De acordo com a demanda populacional crescendo desordenamente, muitas famílias constroem suas residências em locais desapropriados, ficando sujeito a deslizamentos e colocando suas vidas e de outros em situações de alta periculosidade. Devido a esses fatores já ocorridos em muitas regiões apresentam-se então soluções alternativas para contenção de encostas, tais como saco solo-cimento, gabião caixa, concreto articulado, concreto ciclópico pedra seca com rejunte, pedra seca sem rejunte e solo pneus. Dentre as alternativas citadas a estrutura de encosta utilizando solo-pneu é a mais viável por não necessitar de mão-de-obra especializada para execução. Esta técnica apresenta uma vantagem ambiental e oferece destino final aos pneus descartados, os quais causam sérios problemas sanitários pela acumulação de água, com proliferação de mosquitos e de outros insetos.

Palavras-Chaves: Estrutura de contenção, Movimentos de massa, Ocupação de

Imagem

Referências

temas relacionados :