• Nenhum resultado encontrado

Aula Demonstrativa. Profs. Júnia Andrade e Marco Antônio Macarrão

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aula Demonstrativa. Profs. Júnia Andrade e Marco Antônio Macarrão"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

REDAÇÃO PARA O TRE de São Paulo Aulas em vídeo + PDFs

Bônus: português da FCC – com ênfase nas provas de 2016 (com correção individual)

+ acesso à teoria do TRE-PE discursivas Profs. Júnia Andrade e Marco Antônio “Macarrão”

*recomenda-se ao aluno a leitura atenta sobre as normas para a participação neste curso, presentes na aula demonstrativa.

Aula 00 – Aula Demonstrativa

Aula Conteúdo Programático em PDF Data

0 Aula Demonstrativa 30/8/2016

1 Conhecimentos Macroestruturais atualizados da FCC ESTRUTURA E CONTEÚDO 6/9/2016 2 Conhecimentos gramaticais mais cobrados na discursiva 6/9/2016 3 Temas e orientação para a redação 1 13/9/2016 4 Temas e orientação para a redação 2 27/9/2016 5 Temas e orientação para a redação 3 11/10/2016 6 Temas e orientação para a redação 4 25/10/2016

7 Orientações finais 8/11/2016

Aula Conteúdo Programático em vídeo Data

0 Aula Demonstrativa 30/8/2016

1 problemas estruturais flagrados nas correções da FCC A estrutura ideal para a redação e os principais 6/9/2016 2 Como trabalhar os principais conteúdos das redações da FCC 6/9/2016 3 Orientação de conteúdo para a redação 1 13/9/2016

(2)

4 Orientação de conteúdo para a redação 2 27/9/2016 5 Orientação de conteúdo para a redação 3 11/10/2016 6 Orientação de conteúdo para a redação 4 25/10/2016

7 Orientações finais 8/11/2016

Descrição do curso:

i. Curso destinado à preparação para a prova de redação do TRE de São Paulo.

ii. Limite de inscritos: 100 alunos

iii. Temas propostos a partir de assuntos de interesse geral. iv. Desenvolvimento de 4 (quatro) redações por aluno.

v. Aulas em vídeo para orientar a estrutura textual e os conteúdos das redações.

vi. Bônus: aulas em vídeo de gramática e de interpretação, seguidas de provas comentadas da FCC.

vii. Bônus: colocaremos no curso toda a teoria do TRE-PE, como opção para o aluno estudar as aulas em vídeo e em PDF.

1. COMO SERÁ O NOSSO CURSO

Para vocês entenderem bem o formato do nosso curso, recomendamos que assistam ao vídeo que está ao lado desta aula. O vídeo não é só uma explicação sobre o curso, mas ele esclarece a prova de redação da FCC para vocês.

Em paralelo, apontamos, em PDF, como funcionará o curso: a. Nosso curso é composto de aulas em vídeo e aulas em PDF.

Por quê? Porque a redação da FCC exige um aprofundamento maior do conteúdo que excede o simples

(3)

apresentar vídeos para aclarar bastante para os nossos alunos a filosofia de trabalho da banca do concurso público. b. Nosso curso prevê, para esta turma, a composição de quatro

redações, podendo haver pedido de reescrita dos coordenadores caso a redação seja considerada hipossuficiente em termos de pontuação exitosa.

c. Pensando em levar as redações de nossos alunos às centenas de redações classificadas para a leitura dos examinadores da FCC, nosso aluno terá um bônus especial: um curso de português gratuito, com provas atuais comentadas pelos professores. Isso poderá ajudar a alavancar pontos na prova objetiva e conduzi-los à correção da discursiva.

d. Em nosso curso são citados exemplos de redações corrigidas pela FCC para que o aluno possa atestar a validade das informações que lhes serão repassadas durante as aulas. e. Por fim, deixaremos como bônus as aulas do Cespe para o

TRE-PE. Mas avisamos que, neste curso, só corrigiremos as redações do TRE-SP. A teoria do TRE-PE será gratuita para todos!

A gente vai se apresentar rapidinho para os novatos e partir logo para a leitura desta aula demonstrativa.

Meu nome é Júnia Andrade Viana, sou professora de discursivas e de redação há quase quinze anos. Sou coordenadora das áreas de discursivas e de vídeos do Ponto dos Concursos e sou autora do livro “Redação para Concursos – Ed. Ferreira”. Serei responsável pela maioria das aulas informativas do curso.

O professor Marco Antônio, o Macarrão, está há dez anos à frente do ensino de discursivas e de língua portuguesa para

(4)

concursos e foi examinador em processos seletivos. É o nosso coordenador de correções de redação aqui no Ponto dos Concursos.

2. POR QUE OPTAR POR UM CURSO NO FORMATO

PROPOSTO?

Explicamos aos inúmeros alunos que nos procuraram antes de o edital ser publicado que preferimos aguardar o edital para lançar este curso. Com o edital do TRE-SP publicado, todas as diretrizes da prova discursiva ficam esclarecidas e o aluno terá à sua disposição um curso mais bem direcionado para a prova que irá enfrentar em 2017.

Como vocês já o sabem, o TRE-SP é uma grata notícia para aqueles que esperaram tanto por uma oportunidade de ouro no concurso. Aqui não vamos estender todas as informações pertinentes a esta oportunidade, mas se isso lhes for objeto de interesse, recomendamos que assistam à aula demonstrativa do pacote de aulas em vídeo “O Pulo do Gato para o TRE-SP”.

Podem clicar no vídeo do prof. Fabiano Pereira, que é Analista Judiciário do TRE, para que tenham a melhor e mais segura informação sobre este TRE.

Aqui vamos falar da prova de redação.

Por que o concurso é oportuno se nele haverá prova de redação?

Entenda...

1º - o edital determina a correção de mais de 600 redações para o cargo de nível médio.

(5)

2º - Para Analista Judiciário serão 400 redações corrigidas. Esses números são altamente significativos para um TRE. Então, o que vocês precisam fazer não é praticar 20, 50, 100 redações. De nada resolve o excesso de prática, se vocês não estiverem de posse de informações seguras a respeito da linha temática de escolha da FCC.

Para quem não sabe, a banca não trabalha tão somente com atualidades. Ela propõe temas de base filosófica e crítica acerca de fatos que explicam a condição humana contemporânea.

Se complicamos a vida de vocês ao dizer isso, acalmem-se! O que estamos fazendo é primeiramente posicionar dentro da realidade da cobrança da banca o estudante que quer tanto ingressar no TRE.

Não estamos aqui para dizer que se trata de uma tarefa fácil trabalhar com precisão os temas da FCC. Estamos aqui para alertar o aluno a buscar informações seguras sobre temas da banca. Para isso, vocês podem consultar provas anteriores da FCC, propostas para os mais diversos concursos, a partir de 2012, por exemplo.

Depois de verificar a realidade do que nos espera na prova, é importante que amadureçamos a busca por informações sobre como alcançar a estrutura de texto ideal e sobre como adquirir os conteúdos realmente valorizados pela banca.

3. NORMAS PARA PARTICIPAR DESTE CURSO

Fiquem atentos às normas para participação, pois vamos indicar como funciona o curso e quais alterações serão apresentadas nele, caso haja mudança na proposta temática.

(6)

I. O curso é oferecido tanto para candidatos a técnicos quanto para Analistas (dois cargos) que enfrentarão a prova de redação.

II. O curso contém disposição para 100 matrículas nesta turma.

III. As redações devem ser digitadas e enviadas ao curso, por meio de subida à plataforma de redações, instalada no fórum tira-dúvidas do Ponto dos Concursos.

IV. Aceitamos, se houver vagas disponíveis, matrículas posteriores ao início do curso. O aluno terá direito a fazer todos os quatro textos previstos no curso.

V. Há flexibilidade de prazos para envio/devolução de redações.

VI. O fórum tira-dúvidas deve ser empregado apenas para a resolução de dúvidas pertinentes à discursiva/redação. VII. O Ponto não se responsabiliza por problemas de ordem

técnica que venham a impedir a execução da aula ao vivo ou mesmo o seu acesso pelo aluno – visto que se trata apenas de material complementar.

AULA DEMONSTRATIVA Prezados candidatos,

Antes de abordar os conhecimentos básicos da redação, vamos abrir nossa aula com este artigo importante sobre o último concurso com redação sob a organização da Fundação Carlos Chagas (FCC).

A matéria que exibiremos nas próximas linhas é ponto fundamental para se compreender e para se amadurecer o entendimento acerca da tarefa que os espera neste concurso do TRE-SP.

(7)

*vocês poderão ler o artigo anterior e outros artigos sobre redação na FCC, no setor de artigos do Ponto dos Concursos.

https://www.pontodosconcursos.com.br/artigos3.asp?prof=232 TRT 4ª – Técnico Jud. Administrativo

As Olimpíadas eram uma série de competições esportivas que, de quatro em quatro anos, reuniam atletas das cidades-estado que formavam a Grécia Antiga. Surgiram em 776 a.C. na cidade de Olímpia e se realizaram até 393 d.C. Tinham grande importância por seu caráter religioso, político e esportivo, e buscavam a harmonia entre cidades, com a trégua entre conflitos e guerras, além da valorização da saúde e do corpo saudável. Ressurgiram em 1896, com o objetivo de retomar os ideais olímpicos na interação entre os povos, e estiveram sujeitas a interferências políticas no decorrer do tempo.

Os Jogos Panamericanos, mais recentes, também realizados de quatro em quatro anos, são evento multiesportivo, que tem por base os Jogos Olímpicos e, como indica o próprio nome, reúne atletas dos países do continente americano.

Na atualidade, no entanto, parece haver confluência de interesses bastante diversos na realização desses eventos, de modo a acirrar o espírito competitivo e a expor o poder, até mesmo financeiro, de alguns países.

Diante do que se expôs acima, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema:

As competições esportivas internacionais como

instrumento de manutenção da paz e da igualdade no mundo moderno.

A proposta de redação acima fez parte da prova do recente concurso para o TRT do Rio Grande do Sul.

O tema foi bem simples, porque trouxe atualidades. Mas não é pelo fato de o tema ser simples que redações também simples (providas de argumentos pouco ricos ou bastante óbvios) conseguirão levar o candidato a classificar-se com boa nota.

Todos sabemos que hoje é preciso alcançar mais de 90% dos pontos previstos para a redação. Sem isso, infelizmente, só resta ao candidato sonhar com a fila da repescagem, ou seja, aguardar a

(8)

abertura de algumas centenas de vagas para que ele seja contemplado com uma.

E acontece isso sim! São duas realidades bem diferentes: uma negativa – a de que você precisa conseguir uma nota excelente na prova da FCC – outra positiva – a de que sua redação pouco produtiva ainda poderá lhe valer a vaga em uma chamada posterior.

Mas, em tempos de crise, cortes de gastos por parte do governo, ninguém está a fim de ficar em filas, sonhando com novas contratações no concurso.

Então, candidatos, vamos caprichar mais nas escolhas argumentativas da redação, para que o conteúdo possa casar-se bem com a estrutura do seu texto e você possa ingressar logo neste seu TRE.

Desse modo, a despeito de vários argumentos sustentarem esta redação, vamos dar dicas para vocês de ideias que se alinham bastante ao propósito da FCC, mesmo em situações em que um tema bem simples é apresentado.

1º) Leia o tema – essencialmente o tema (a parte negritada) – porque o primeiro passo do examinador é avaliar a “perspectiva adotada no tratamento do tema” – é o primeiro critério pertinente ao quesito CONTEÚDO – é a tal da “primeira impressão”.

Então, quando for montar a introdução, esqueça os textos de apoio temático, pois trazer a ideia deles para as primeiras linhas da introdução pode significar a maior armadilha em que você pode cair numa prova dessas. Foque simplesmente no tema em negrito.

(9)

Note que seu tema possui palavras-chave muito importantes para a linha argumentativa mais valorizada pela banca. Vamos destacá-las para ajudar você a compreender a importância delas:

i. “competições esportivas internacionais” ii. “Instrumento de manutenção da paz” iii. “IGUALDADE”

iv. “MUNDO MODERNO”

Falar que palavras-chave devem compor a introdução é “chover no molhado” – a maioria de vocês já sabe isso.

O que muitos não fazem é perceber pistas importantes deixadas pela banca exatamente nestas palavras. Notem que destacamos em maiúsculas dois vocábulos dentre o conjunto presente no tema.

Por que fizemos isso?

Daqui a pouco já vamos partir para a resposta. Mas, antes, acompanhem as ideias preliminares para a interpretação do tema:

Notem que o examinador fala em “competições esportivas internacionais”. Gente, quais são as competições esportivas internacionais que temos?

São várias: os Jogos Olímpicos, os Jogos Panamericanos, Jogos da Copa do Mundo, Fórmula 1, Liga Mundial de Vôlei, Jogos Olímpicos de Inverno, Paralimpíadas (de acordo com a Reforma do Português, é assim que se escreve o termo) etc.

Notem a primeira armadilha, o texto motivador, apesar de citar os Jogos Panamericanos, induz o olhar do redator para uma restrição: os Jogos Olímpicos. Isso é uma antiga e reiterada tática das bancas.

(10)

Certamente a maioria dos candidatos não prestou atenção a este detalhe: o tema foi amplo – a menção a diferentes formas de atividade esportiva internacional seria bem-vinda. Isso indica que o candidato poderia enriquecer seus argumentos, por exemplo, citando atividades esportivas internacionais praticadas em diferentes partes do Globo.

Agora vamos responder a pergunta que fizemos. Selecionamos duas palavras do conjunto de palavras temáticas.

Fizemos isso, porque essas duas palavras simbolizarão o muro que separa os exitosos dos reprovados.

Exatamente isso. Elas aparecem sempre nos temas da FCC – não sempre exatamente como estão, mas, quando elas não se fazem presentes, manifestam-se outras de um campo semântico do qual elas derivam.

Vejamos o motivo disso:

a. Igualdade = este termo abrange um dos discursos mais valorizados da FCC: a luta pela igualdade na sociedade fragmentada e plural que temos hoje, em que a defesa pelo respeito às diferenças socioculturais, étnicas e religiosas faz dos estudos acadêmicos mais importantes da atualidade, em diversas áreas.

b. Mundo Moderno = os temas da FCC recortam problemas da condição humana atual: a dissolução das barreiras entre países, o avanço das tecnologias da comunicação e da informação, as relações de alteridade (relação com o “outro”), o reconhecimento da diversidade social.

(11)

Quem pegou este tema, aparentemente inocente, e soube conduzi-lo por esse viés que apresentamos deve estar mais aliviado e mais feliz, porque esse é o fio condutor dos melhores textos.

Para sermos mais claros em nossa mensagem, pensando em quem está lendo estas ideias pela primeira vez, citaremos um exemplo de rascunho de redação enviada por um ex-aluno que nos questionou se trabalhou com argumentos certos para a redação do TRT da 4ª região. Aqui está a redação dele gentilmente cedida para este trabalho:

As competições esportivas internacionais podem ser instrumento de manutenção da paz e da igualdade no mundo moderno. Isso será possível se

tais competições demonstrarem contraposição coletiva à intolerância, à

violência e ao racismo.

Opor-se à intolerância deveria ser a “bandeira” em especial das atividades esportivas internacionais, em razão da visibilidade que alcançam. No passado, foi emblemática a defesa feita por Nelson Mandela em um discurso que conclamou a união entre negros e brancos durante a Copa do Mundo de Rúgbi, na África. Se exemplos desse discurso forem praticados intensamente durante competições visadas mundialmente como a Copa do Mundo de Futebol, eles serão vetores de conscientização global.

Na contemporaneidade, o aumento das relações de alteridade entre povos acirra guerras e violência desmedidas. Em meio à inoperância política, o esporte internacional pode ser uma das mais inteligentes saídas contra crises humanitárias, porque as competições são processos de socialização. Estes processos, conforme explica Charles Taylor, constituem a base da formação das identidades e, por isso, podem ser conduzidos para o bem.

Infelizmente cenas explícitas de racismo e xenofobia no cenário esportivo são debilmente combatidas por dirigentes e organizadores dos jogos. O que se vê é praticamente o atleta ou o torcedor, vítima do racismo, se defender isoladamente dos insultos sofridos, como ocorreu com o jogador brasileiro Daniel Alves, ao comer uma banana atirada em campo por um torcedor.

Enquanto as competições esportivas visarem essencialmente aos lucros sem a contrapartida da defesa da superação, da integração entre os diferentes povos, o espectro da intolerância impedirá o alcance da paz e da igualdade no mundo global.

(12)

Nós, acostumados a acertar temas em diferentes concursos, não acertamos este tema do Técnico. Acertamos, como consta no nosso material, praticamente a toda a composição do tema para Analista do TRT da 4ª.

Mas esta redação que nos foi cedida é construída dentro do processo de argumentação coerente com a linha de pensamento da FCC. Notem que, mesmo diante de uma novidade temática, o aluno percebeu as nuances das palavras-chave (“igualdade” e “mundo moderno”) e soube canalizá-las para um discurso sobre relações de alteridade e respeito à diversidade que são, tomando um dos termos empregados pelo autor, “bandeiras” da banca.

Então, não importa o tema. Importa perceber saídas argumentativas menos óbvias. O texto está simples, mas é um simples que se manifesta na linguagem, mesclado, porém, à erudição argumentativa.

É isso que o nosso curso de redação para o TRE-SP vai abordar. Vamos ajudar a amadurecer suas ideias, seus argumentos, sua condição cognitiva para enfrentar os mais diversos temas propostos pela FCC.

A palavra de ordem dos nossos cursos é tranquilidade; é ajudar o aluno a ver o texto com um olhar pacífico, consciente de que escrever é algo tão natural à maioria de nós como o ato de falar, de comer, de andar, de pensar e de amar.

Passadas as dicas iniciais, esperamos vocês para nossa aula 1. Grande abraço a todos!

(13)

Referências

Documentos relacionados

O presente capítulo se divide em três partes, a primeira tratará especificamente sobre a atratividade de investimento estrangeiro em Portugal, dando ênfase aos indicadores

Zona Oeste Formador - Programação Básica 80 h 012517-9 RODRIGO ALLAN DA SILVA MENEZES Em espera 40,0 3 Campus Boa Vista. Zona Oeste Formador - Programação Básica 80 h 011273-0

Seguiremos por Abra Blanca, que se encontra a 4080 metros sobre o nível do mar até San Antonio de los Cobres, uma pequena cidade que se encontra a aproximadamente 4.000 metros sobre

Com a Parte III, « O mito da Grécia branca face à redescoberta de suas cores (século XIX) » (p. 173-237), ele começa mostrando, no capítulo 8, que a primeira metade do século XIX

Para tanto, iniciativas produzidas na educação em saúde referente ao tema em questão, tem sido um assunto irrelevante e também negligenciado o qual tem nos estimulado a não

passos serão obter o expoente de rugosidade ( α ) das simulações e validar os modelos com relação a este, obter os expoentes críticos das amostras de silício poroso

Tendo como base essa transformação na opinião pública, foi elabo- rado um projeto de mestrado (desenvolvido desde março de 2008, com auxílio da FAPESP) com o intuito de avançar

Na janela Buscar clique no ícone Buscar Dispositivo, o número IP, a más- cara de sub-rede e o endereço MAC da Speed Dome IP serão exibidos na tela, conforme a figura a seguir:...