• Nenhum resultado encontrado

Síntese Informativo Mensal do Movimento Pólen

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Síntese Informativo Mensal do Movimento Pólen"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

1

Informativo Mensal do Movimento Pólen

Síntese

“Corramos com perseverança na competição que nos é

proposta, com os olhos fixos em Jesus, que vai à frente

da nossa fé e a leva à perfeição." (Hebreus 12, 1b-2a)

Julho de 2017 / Ano XLVIII

(2)

2

Editorial

Queridos Polens,

Na edição da Síntese deste mês temos a Palavra de Vida ,uma meditação do Papa Francisco sobre , um testemunho sobre o Bingo Pólen e um sobre o Retiro de Aprofundamento .

Atenciosamente, Victória Lopes de Lara

(3)

3

Palavra de vida

“Corramos com perseverança na competição que nos é proposta, com os olhos fixos em Jesus, que vai à frente da nossa fé e a leva à perfeição." (Hebreus 12, 1b-2a)

O autor da carta aos Hebreus, certamente conhecia as competições esportivas na Grécia, principalmente, onde se reuniam multidões para aplaudirem os atletas e fazer a torcida. Os jogos esportivos de futebol que há pouco tivemos a oportunidade de acompanhar na Rússia, tiveram lá certamente sua inspiração. Além dos atletas, milhares de pessoas de muitos países tiveram a oportunidade de acompanhar in loco. Mas, as grandes multidões puderam fazer a torcida nos seus lares ou em lugares públicos dos seus países, graças aos meios de comunicação que nos possibilitaram acompanhar não somente as competições esportivas, mas também conhecer a geografia da Rússia e o modo de ser e viver do seu povo na Rússia atual, e dos povos que estavam subjugados a ela pelo regime comunista e que voltaram a viver como povos livres. Neste contexto de liberdade e fraternidade, podemos sentir a beleza das competições.

Corramos com perseverança na competição que nos é proposta.

Nossa Palavra de Vida de julho nos anima a correr com perseverança e com os olhos fixos em Jesus, na vivência da nossa fé cristã. Nas competições esportivas da Copa, os atletas tinham que estar atentos às regras do jogo, ao juiz aos movimentos dos companheiros do time e aos movimentos dos atletas com os quais competiam. Qualquer distração ou descuido podia ser prejudicial. Mas muito importante era manter-se antenado com o juiz. No jogo da vida o mais importante é conservar os olhos fixos em Jesus.

Jesus é o autor e o consumador da nossa fé. Conservemos os nossos olhos fixos n'Ele.

Na Copa da nossa vida Jesus vai à frente da nossa fé e a leva à perfeição. Sua Palavra é decisiva para o nosso êxito na vida. Sua Palavra orienta a nossa santificação e salvação (Hebreus 12, 2a). Suas Palavras ajudam-nos a agir corretamente em cada “momento presente” da nossa vida, em constante competição. No instante final da nossa vida terrena esperamos ouvir de Jesus: "Vinde benditos de meu Pai” e que os nossos irmãos fiquem tranquilos diante da nossa vitória final

Jesus vai à frente da nossa fé e leva a nossa fé à perfeição, se tivermos os olhos Nele.

Perseverança é uma palavra chave para a compreensão da nossa Palavra de Vida. Nas competições esportivas em Moscou nem todos

(4)

4

perseveraram. Diversos motivos, de saúde ou disciplina, levaram alguns atletas a interromperem a corrida. Perseverança é uma virtude preciosa do atleta e do cristão. Tudo o que for possível para remediar, corrigir e evitar uma interrupção se faz, porque os atletas esperam correr e dar sua participação até o final. Perseverar faz parte do seu ideal.

A perseverança crista é, como todas as demais, uma virtude que exige ideal, espírito comunitário, constante recomeçar, renovação contínua das verdadeiras motivações para ultrapassar as provações e as tentações.

O que nos foi dado ver em Moscou em bonitas arenas esportivas é o que devemos fazer acontecer nas arenas da nossa vida diária até o apito final que vai encerrar o jogo da nossa existência terrena. Em nossa vida o que mais importa ganhar é a unidade com Cristo e com todos os que jogam conosco. Se os jogos da Copa uniram mais os povos como irmãos da grande família humana, todos nós vamos continuar jogando o jogo da vida, procurando ganhar o bem querer de todos, a fraternidade universal, a solidariedade para socorrer uns aos outros em tempos difíceis, construir a paz e a alegria na alma, nas famílias, nas comunidades, nas nações.

“Corramos com perseverança na competição que nos é proposta, com os olhos fixos em Jesus, que vai à frente da nossa fé e a leva à perfeição." (Hebreus 12, 1b-2a)

Pe. Pedro A. Martendal Diretor Espiritual

(5)

5

PAPA FRANCISCO

MEDITAÇÕES MATUTINAS NA SANTA MISSA CELEBRADA NA CAPELA DA CASA SANTA MARTA

A santidade de todos os dias Terça-feira, 12 de junho de 2018

Publicado no L'Osservatore Romano, ed. em português, n. 25 de 21 de junho de 2018 O testemunho do cristão é de “24 horas”, porque «começa de manhã quando me levanto e continua até à noite quando vou dormir». É um testemunho simples, anônimo, humilde, que não pretende reconhecimentos nem méritos. O Papa Francisco mencionou de novo a eficaz imagem evangélica que exorta a ser sal e luz para os outros e propôs «apenas uma reflexão sobre o nosso testemunho que pode fazer-nos bem», como sugeriu no início da homilia, referindo-se ao trecho do Evangelho de Mateus (5, 13-16). «O maior testemunho do cristão — afirmou — é dar a vida como Jesus fez, tornar-se um mártir, mártir e testemunha». Mas, acrescentou, «há também outro testemunho: o diário, testemunho que começa de manhã, quando acordo, até à noite quando vou para a cama; o testemunho quotidiano, o simples testemunho habitual».

«O Senhor diz que este testemunho é ser como o sal e a luz, aliás, tornarmo-nos sal e luz», explicou Francisco. Na realidade «parece pouco, porque o Senhor com as nossas poucas coisas faz milagres, faz maravilhas».

Eis porque, insistiu o Papa, «o cristão deve ter esta atitude de humildade: procurar ser apenas sal e luz». Portanto, ser «sal para os outros, luz para os outros, porque o sal não dá sabor a si mesmo» mas está «sempre ao serviço». E assim também «a luz não ilumina a si mesma» pois está «sempre ao serviço».

Por conseguinte, «sal para os outros» é a missão do cristão: «Pequeno sal que ajuda nas refeições, mas pequeno». De resto, «no supermercado o sal não é vendido à tonelada» mas «em pequenos saquinhos: é suficiente». E depois, prosseguiu, «o sal não se vangloria, porque não serve a si mesmo: está sempre ali para ajudar os outros, ajudar a conservar os alimentos, a dar sabor». Um «testemunho simples».

Portanto, «o cristão» deve ser «sal» e também «luz», insistiu Francisco. E «a luz não ilumina a si mesma: ela ilumina os outros, existe para os outros, para as pessoas, para nos ajudar nas horas da noite, na escuridão». É precisamente este o estilo de «ser cristão diariamente». Eis então que «o Senhor nos diz: “És sal, és luz” — “Ah, verdade! Senhor é assim, atrairei muitas pessoas à igreja e farei...” — “Não, farás com que os outros vejam e glorifiquem o Pai. A ti não será atribuído mérito algum”».

De fato, explicou o Papa, «quando comemos não comentamos: “como é bom o sal!”»; dizemos se for o caso: «boa a massa, gostosa a carne!». Mas «não dizemos: “sal gostoso!”». E «à noite quando voltamos para casa não dizemos: “boa a luz!”. Ignoramos a luz, mas vivemos com ela, que ilumina».

«Esta é uma dimensão que faz com que nós cristãos sejamos anônimos na vida», reiterou o Pontífice. De fato «não somos protagonistas dos nossos méritos, como aquele fariseu: “Dou-te graças Senhor porque sou um santo”». Francisco repropos «a simplicidade do testemunho cristão», sugerindo que «uma boa oração para todos nós, no final do dia, seria questionar-se: hoje fui sal? Fui luz?». Precisamente «esta é a santidade de todos os dias» concluiu o Papa, desejando «que o Senhor nos ajude a compreender isto».

http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/cotidie/2018/documents/papa-francesco-cotidie_20180612_santidade.html

(6)

6

Testemunhos

● Testemunho sobre o Bingo: Nathalia Jastrombek

Organizar um evento do Pólen é sempre uma graça e um desafio. Sempre temos a oportunidade de nos doar um pouco mais ao Movimento e aprender muito com isso.

Quando estávamos organizando o espaço para o bingo, pensamos que poderiam faltar cadeiras. Ainda no dia, tentamos conseguir mais, porém não tivemos sucesso. Quando as pessoas começaram a chegar, a fila começou a crescer e a preocupação com o número de cadeiras só aumentou. Fiquei apreensiva, mas como eu estava trabalhando no caixa, não poderia fazer nada a respeito naquele momento. Mais tarde, quando pude dar atenção a este “problema”, percebi que não sobrava e nem faltava cadeira, tínhamos exatamente o número que precisávamos. Na hora só pude pensar como Deus é bom e que podemos confiar na Divina Providência, justo o ponto da Mística Pólen que tenho mais dificuldade em vivenciar.

Acho que nossa comunidade conseguiu dar sua cara ao bingo sem deixar de lado a simplicidade que caracteriza o Movimento.

● Testemunho sobre o Retiro de Aprofundamento: Francisco Rohling

Achei o Retiro de Aprofundamento um ótimo momento para conhecer melhor as pessoas do Pólen e ter um momento para relaxar. Entretanto, o mais importante, foi a reflexão proporcionada por toda a equipe. Tanto os depoimentos, quanto a Mística Pólen, foram essenciais para compreender melhor o que significa ser cristão. A dedicação apresentada pelos palestrantes, organizadores e membros da Equipe de Oração e Serviço demonstra o valor de tudo isso.

(7)

7

Calendário Pólen

JULHO

07 Missa Mensal Catedral 07 EAzinho Catedral 14 Missa Jovem Catedral 21 Missa Jovem Catedral

28 Festa Junina Pólen Grêmio do HU 28 Missa Jovem Catedral

29 Missa no Asilo Asilo Irmão Joaquim AGOSTO

04 Missa Mensal Catedral

06 Reunião Central – Adoração Catedral 11 Missa Jovem Catedral

11 Curso de Noivos Catedral 18 Missa Jovem Catedral

18 Aniversário Pólen

25 Feijoada Pólen Salão da Paróquia Santo Antônio (São José) 25 Missa Jovem Catedral

Referências

Documentos relacionados

Os efeitos hemodinâmicos e vasodi- latadores do LM, administrado por via endovenosa, foram avaliados, confrontando-se as seguintes variáveis antes e durante a infusão da droga:

No acesso via registradores, como o protocolo Modbus permite o acesso de leitura ou escrita de pelo menos 16 bits, sempre que este marcador for lido ou escrito, os bytes %MB0 e %MB1

The objective of this work was to characterize milk production from the Central Mineira and Oeste Mesoregions regions in Minas Gerais State, Brazil, according to

d) torres de telecomunicação: Para a instalação de antenas do Solicitante nas Torres de Telecomunicação da CEB-D, haverá a necessidade do desenvolvimento de um

Metodologia: Os dados foram extraídos do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), disponibilizados no Sistema de Indicadores de Saúde e Acompanhamento de Políticas

Com relação às psicopatologias mais prevalentes no gênero masculino como nos casos de uso de substâncias e esquizofrenia, foi possível perceber que este estudo

Ou seja, o modelo estima que dado que o domicílio recebe o programa, o nosso grupo de tratamento (as mulheres com dois filhos que ainda podem receber mais um benefício) não tem

A secretaria de Assistência Social de Frei Paulo procura desenvolver ações para as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social do Município. O relatório de