• Nenhum resultado encontrado

Universidade Aberta do Brasil Universidade Federal de Juiz de Fora Curso de Pedagogia UAB/UFJF CARINE MACHADO MIRANDA.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Universidade Aberta do Brasil Universidade Federal de Juiz de Fora Curso de Pedagogia UAB/UFJF CARINE MACHADO MIRANDA."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Curso de Pedagogia – UAB/UFJF

CARINE MACHADO MIRANDA

Memorial do Curso

Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina Memorial do Curso ministrada pela Profª. Drª. Léa Stahlschmidt Pinto Silva para o 8º período de Pedagogia da UAB/UFJF.

Tutora a distância: Michelle de Souza Pereira Filgueiras.

Coromandel 2011

(2)

2 MINHAS MEMÓRIAS

Em se tratando de memórias, volto diretamente ao ano de 1998, pois, foi quando realmente deu-se o início de minha jornada educacional. Comecei a trabalhar com educação e senti o enorme desejo de ingressar numa faculdade e fazer o curso de Pedagogia. Em 2007, quando veio para minha cidade a Universidade a Distância, encontrei a oportunidade que esperava. A esperança tomou conta de todos os candidatos e o meu sonho de poder cursá-la estava cada vez mais próximo. Não podia alimentar grandes expectativas, pois a concorrência ia ser grande, porém o sonho e alegria de quem sabe realizá-lo, falava cada vez mais alto. Então, lá estava eu, fazendo parte da primeira turma de Pedagogia da Universidade Federal de Juiz de fora.

Para iniciar nossas atividades, uma grande viagem foi programada para conhecer a cidade de Juiz de Fora e participar da tão esperada aula inaugural. Poucas pessoas não puderam participar da visita à essa Universidade, foi incrível, uma emoção muito grande participar dos eventos de abertura. A cidade parecia nos acolher de braços abertos, os tutores, professores e coordenadores nos receberam com muito apreço e simpatia.

O ônibus seguiu lotado de nossa cidade, com muito barulho causado pela ansiedade das quase cinqüenta meninas. Passar aquelas doze horas e controlar a expectativa, só mesmo assistindo a um filme. Levamos vários, cantamos embaladas pelo som do violão de uma colega e colocamos a conversa em dia. O decorrer da viagem foi bom, mas a chegada na pousada foi um momento tenso, um grande penhasco a cercava e o motorista teve que ter muito cuidado ao passar. Porém, tudo acabou transcorrendo dentro da normalidade.

A partir daí tudo foi novo e amedrontador. No lugar de uma sala de aula existia uma tela de computador e milhões de coisas novas. Tive que vencer o desafio de estudar de uma forma não convencional, utilizando todos os recursos oferecidos pela tecnologia, e aprender a lidar com esses equipamentos. A plataforma Moodle, era como um “bicho de sete cabeças”, mas com muita paciência e ajuda dos tutores presenciais e a distância as coisas foram acontecendo naturalmente. Muita coisa foi sendo ajustada no decorrer do curso, testes e modificações foram feitos para que o melhor acontecesse.

No ano de 2008, fui lecionar em uma escola da zona rural e tinha que morar lá, pois não tinha como ir e vir todos os dias. Até nos finais de semana era difícil,

(3)

3 enfrentei nesse período muitas dificuldades, sem ter um computador e nem mesmo um telefone. Ficava a maior parte do tempo incomunicável, pensei em desistir várias vezes, mas não podia, iria me arrepender. Não se pode desistir dos sonhos no meio do caminho, eu tinha que vencer as dificuldades e continuar a luta.

As disciplinas começaram a exigir mais habilidades e comprometimento, e aos poucos todos os recursos oferecidos através da tecnologia foram se encaixando. A variedade de recursos e ferramentas foi sendo construída de acordo com a necessidade dos alunos, tudo foi feito para que o curso seguisse seu percurso normal e os alunos tivessem o mesmo ensino de qualidade que é ministrado no curso presencial.

Quanto às disciplinas, todas contribuíram para o processo de formação que está próximo, em especial, a disciplina de matemática que se tornou divertida e prazerosa. Antes era uma disciplina temida, devido a forma como foi ensinada. Ensinar matemática para as crianças através de jogos e brincadeiras contribuiu bastante para o trabalho que é desenvolvido nas creches e escolas. Aprendi que é possível trabalhar com a matemática de diversas formas sem que seja exaustivo para os alunos.

As disciplinas, ao começarem a ser trabalhadas pelos tutores, tiveram alguns pontos que necessitaram serem amarrados. Surgiram muitas dúvidas, encontros, desencontros, muita coisa boa aconteceu nesse momento, conteúdos foram sendo aplicados e nós, as alunas, esclarecendo as dúvidas pouco a pouco.

Ao contrário de muitas colegas, o estágio supervisionado não me assustou em nada, pois, já estava acostumada com uma sala de aula, muitas crianças por turma, muita indisciplina, alunos com dificuldade de aprendizagem e só uma professora para resolver todos aqueles problemas. Mas o contado com outras realidades escolares me fez muito bem e aprendi muito. Sabemos que ser educador não é tarefa fácil, entrar em uma sala de aula e alfabetizar crianças, buscar métodos que sejam eficazes, levar em consideração a diversidade da turma sabendo que cada aluno tem um ritmo diferenciado de aprendizagem, é um desafio.

Gosto muito da disciplina Arte e Educação, pois traz o ensino da arte de uma maneira significativa, onde o aluno leva a arte para sua vida e é também levado por ela. O que antes era apenas monumento, pintura, hoje é parte integrante da vida e nos estudos, um simples rótulo evidencia essa arte que pode ser contextualizada e interpretada de uma forma bem mais simples.

Começo a perceber que a construção de novos métodos vai acontecendo. Grandes mudanças ocorridas durante todos esses anos de estudo e aprendizado me faz

(4)

4 ver o mundo de outra maneira. Entre as diversas aprendizagens realizadas no curso de Pedagogia temos as vivências e experiências adquiridas na fase de alfabetização, recordamos e entendemos a importância dos métodos de ensino utilizados. Essa percepção de novos métodos educacionais mostra-nos as grandes mudanças ocorridas durante todos esses anos de estudo e aprendizado. Tudo parece novo, e o “novo” muitas vezes assusta!

As provas presenciais pareciam ser um “bicho de sete cabeças”, sentia-me sozinha e desconsertada, mesmo estando rodeada por tantas pessoas. No princípio a cada dois meses as provas aconteciam, era melhor porque não se acumulavam tantos conteúdos. Depois mudaram as provas para o final de cada semestre, e isso fez com que as dificuldades fossem maiores. Os conteúdos foram se tornando mais complexos, mais atividades para ser resolvidas, estágio começando. Como se não bastasse tudo isso ainda tinha que dar aulas em dois períodos, o que tornava tudo mais difícil.

As teorias do desenvolvimento foram norteando os estudos, entender como a criança se desenvolve no aspecto sócio- interacionista foi muito interessante, estávamos conhecendo a nós mesmos. Como o meio influencia nesse desenvolvimento, o contexto, a cultura na qual cada ser está inserido, fez-me entender que ninguém se desenvolve sozinho, existe uma motivação, ou seja, uma influência por parte do meio.

Aprender a trabalhar com um computador foi um grande desafio, todas tiveram que aprender a lidar com os recursos implantados pela Universidade. Pedidos de ajuda, a todo o momento, aos tutores presenciais e a distância! A cada tarefa feita, um certo alívio tomava conta de nós, era como se estivéssemos concluído mais uma etapa.

Quanto ao relacionamento pessoal entre as colegas, é o ponto que mais deixa desejar, pois, quase não nos encontramos presencialmente, o bate papo acontece na maioria das vezes virtualmente. Penso que somos a prova de uma experiência que deu certo. Diariamente me recordo do tempo em que começamos o curso. O tempo passou rápido, rápido demais...

Quando criança só pensava em ser professora, dava aulas para as bonecas e até falava sozinha, lembro-me da minha primeira escola, da minha primeira professora, da diretora, de tudo e acredito que tudo isso influenciou muito na minha escolha profissional.

Cada ano que se inicia, cada nova sala de aula torna-se uma experiência única, como se eu estivesse construindo uma nova história, conhecendo pessoas

(5)

5 diferentes, crianças inesquecíveis, sem falar na emoção de poder fazer alguma coisa por esses seres tão surpreendentes.

O curso de Pedagogia me fez crescer muito como ser humano, como profissional, percebi que por trás de cada aluno existe uma história, aprendi entrar na sala de aula de forma diferente, mais sensata, aprendi a colocar em prática as teorias que aprendemos no decorrer desses quatro anos, buscando uma educação de qualidade. Sabemos que muitos fatores influenciaram isto, porém, com o tempo, iremos aprendendo a driblar as dificuldades que vierem surgindo. Sinto-me neste momento livre para voar em busca de novos caminhos cada vez mais inovadores. Com uma grande esperança de conseguir fazer com que a educação ultrapasse os muros escolares e se torne algo presente na vida de todos, sem distinção de raça, cor ou religião.

Todos os momentos vividos por mim sejam presenciais ou não, foram únicos e mudaram a forma como eu via a educação, ensinaram-me a compreender que o aluno tem seu valor e que nunca deve ser desvalorizado, que a sua sabedoria que é adquirida dentro do meio cultural no qual está inserido desde o nascer.

Como pessoa, mãe e educadora pretendo estar a cada dia buscando novos caminhos que possam me fazer crescer humana e profissionalmente, sempre visando a qualidade da educação que proponho aos meus alunos.

Referência:

Referências

Documentos relacionados

Além das espécies selvagens, existem também algumas variedades de tomate da espécie Solanum lycopersicum que podem ser utilizadas como fontes de resistência a algumas pragas, entre

A pesquisa foi realizada no Campus II da UEPB, em Lagoa Seca/PB, seguindo delineamento de blocos casualizados, em esquema fatorial 2 x 7, onde foram estudados os

Depois de exibido o modelo de distribuição orçamentária utilizado pelo MEC para financiamento das IFES, são discutidas algumas considerações acerca do REUNI para que se

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

No Brasil, a falta de uma fiscalização mais rigorosa é uma das razões que possibilitam que certas empresas utilizem os estágios como forma de dispor de uma mão-de-obra

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de