• Nenhum resultado encontrado

Por causa da afinidade com a comunicação, a arte, as cores e a ilustração, Domitila de Paulo escolheu cursar Design de Moda na Universidade Fumec.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Por causa da afinidade com a comunicação, a arte, as cores e a ilustração, Domitila de Paulo escolheu cursar Design de Moda na Universidade Fumec."

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

SUMÁRIO

Apresentação...02

Projetos Anteriores...03 a 04

Brasil Fashion Designers...05

Parceiros...06

Publicações...07 a 09

Tecnotêxtil Brasil...10

O Projeto...11

Release...12

Coleção...13

(2)

APRESENTAÇÃO

Por causa da afinidade com a comunicação, a arte, as cores e a ilustração, Domitila de Paulo escolheu cursar Design de Moda na Universidade Fumec. Há cinco anos criando projetos que unem moda e o imaginário, ela acredita que a moda exerce um papel importante em cada época: o de comunicar. Para ela, a criação conecta- se com quem consome ou com quem absorve, não só por uma função específica, mas também pela experiência estética regida pelas emoções e vivências de cada indivíduo. Atualmente, põe em prática suas habilidades em projetos pessoais e no coletivo de design de moda "Não Contém Glúten", formado e idealizado por ela e outras três designers.

(3)

ÁGUA VIVA

Minas Lança Novos Criadores 2010

A coleção desenvolvida para o concurso, sugere uma

metáfora da água como um ser que passa pelos ciclos

naturais de vida: nascimento, transformação e estiagem

.

(4)

Não Contém Glúten

Inverno 2010

Coletivo de design de moda, que lançou

seu primeiro projeto para o inverno de

2010. Estamparia aplicada à

meia-calças, da coleção ‘Com Açúcar, Com

Afeto’.

Amor: O Ktsch de Copas

Verão 2010

A partir da análise da Rainha de Copas criada

por Lewis Carroll como representação da

paixão. A tradução conduz ao simples e

divertido, a modelagem é uma alusão ao ícone

kitsch: o coração, fragmentado e explícito.

Chapelaria

Inverno 2009

A partir da história dos códigos do

vestuário feminino e masculino, propõe

a unificação para uma única identidade.

Criando um corpo distorcido,

disfuncional e andrógeno.

4

(5)

O CONCURSO

O Brasil Fashion Designers, concurso promovido pela FCEM – Feiras, Congressos e Empreendimentos, visa promover novos nomes da moda brasileira. A iniciativa pretende unir num mesmo local criação e produção de moda. Inserido na Feira de Tecnologias para a Indústria Têxtil, a Tecnotêxtil Brasil 2011, o concurso é direcionado aos estudantes dos cursos ligados à área de moda e vestuário dos estados do sudeste brasileiro e também para alunos formados com até dois anos de conclusão de curso. Nessa edição, o tema do concurso é: "A arte de Arthur Bispo do Rosário" e o vencedor ganhará uma licença do Audaces Idea Full, treinamento via Ead do software, e contrato do Clube Audaces por seis meses, além de uma viagem de pesquisa de moda com suporte técnico da equipe da be_hype – Butique de Projetos e todas as despesas pagas para Berlim, na Alemanha, onde acontece Bread & Butter, a mais importante feira destinada ao jeanswear mundial. Além da viagem, os finalistas concorrerão entrada ao Projeto Ponto Zero da Casa de Criadores de São Paulo.

O desfile das coleções desenvolvidas pelos novos designers acontece no dia 12 de abril deste ano, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo. Entre os dias 13 a 15, também no Expo Center, é realizada uma exposição das peças criadas, juntamente com a Tecnotêxtil Brasil 2011. O Brasil Fashion Designers conta com o apoio da marca Estrela, que abrigará em seu acervo expositivo a boneca Susi vestindo um modelo da coleção assinado pelos finalistas.

(6)

Patrocínio

Apoio

Apoio Institucional

www.brasilfashion-d.com.br

Fone: (11) 5589-2880

contato@brasilfashion-d.com.br

ricardo@fcem.com.br

6

(7)

Divulgação dos Finalistas, disponível em

(8)

Apresentação do tema e finalistas, disponível em

(9)

Galeria dos Finalistas, disponível em

(10)

TECNOTÊXTIL BRASIL

A Tecnotêxtil Brasil é uma feira realizada em São Paulo, onde estão presentes as principais marcas da indústria têxtil nacional e internacional. A edição 2011 promete levar, mais uma vez, as melhores empresas do Brasil e do mundo, trazendo tecnologia, inovação e o que há de mais moderno na indústria têxtil. Os segmentos explorados na feira vão da tecelagem à criação. SEGMENTOS ?Acabamentos ?Automação Industrial ?Aviamentos ?Beneficiamento ?Embalagens ?Engomagem ?Equipamentos ?Estamparias ?Etiquetas ?Fiação ?Fios ?Informática

?Máquinas de Costura e bordadeiras

?Máquinas de Corte

?Máquinas e equipamentos para o setor de lavanderia industrial

?Preparação

?Química aplicada e definida

?Serigrafia

?Subsegmentação principal

?Revistas Técnicas

?Teares, Matéria-prima e Tingimento

?Te c e l a g e m

Realização

Apoio

Local

Montadora

Oficial

Agência de

Viagens Oficial

(11)

O PROJETO

Arthur Bispo do Rosário foi um artista plástico brasileiro. Nascido no Sergipe e descendente de escravos, foi também marinheiro e pugilista. Diagnosticado como esquizofrênico, viveu grande parte da sua vida como interno no Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira, lugar onde começou a sua produção artística. Bispo do Rosário perambulou numa delicada região entre a realidade e o delírio, a vida e a arte, e produziu mais de mil obras que atravessaram os muros da instituição psiquiátrica alcançando reconhecimento. Curiosamente, em vida, Bispo recusava o rótulo de “artista”, dado o caráter divino de sua produção artística. Mas o vigor de sua obra atravessa fronteiras, transgredindo convenções e levando espectadores ao encantamento. A partir do tema proposto pelo concurso, Domitila de Paulo desenvolveu a coleção “Frag-mente o navegar”, que decifra o discurso usado por Bispo em suas obras: suas memórias e delírios registrados de forma fragmentada. A estética empregada é referente à composição das cores e formas que dão identidade às obras.

(12)

Frag-mente O Navegar

Dia 22 de dezembro de 1938, Cristo desceu acompanhado por sete anjos azuis e luz

irradiante quando Bispo teve a sua primeira visão que o levou a Colônia Juliano

Moreira, diagnosticado como esquizofênico paranóide, de número 01662. Onde

Conheceu Rosângela Maria, que ouvia cuidadosamente as suas lembranças e delírios.

Contador de histórias, marinheiro, admirador de misses, pugilista e criador de um novo

universo. São os fragmentos da memória de Arthur Bispo do Rosário transfomada na

sua arte tão própria que dão vida a coleção. “Frag-mente O Navegar” é composta por

cores e formas referentes as vitrines, bordados, fardões e mantos construidos pelo

Bispo, que permeiam entre nuvens, anjos, veleiros e marinheiros.

(13)

COLEÇÃO

(14)

CAPTAÇÃO DE APOIO E PATROCÍNIO

Após o sucesso das edições em Goiás e Santa Catarina, a FCEM realiza sua maior edição no sudeste que tem como objetivo revelar a nova geração de criadores de moda dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O evento tem parceria com a ABEST – Associação Brasileira de Estilistas, com a TEXBRASIL, ABIT- Associação Brasileira da Indústria Têxtil de Confecção, APEXBRASIL – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Museu Bispo do Rosário de Arte Contemporânea, entre outros.

A realização do projeto depende de colaboradores a fim de apoiar e patrocinar a coleção. Essa ação divulga as marcas parceiras para o mercado nos estados do sudeste e consequentemente, o mercado nacional. O evento realizado em São Paulo garante a promoção dessas marcas, na cidade que é mundialmente conhecida e exerce significativa influência nacional e internacional, seja no âmbito cultural, econômico, comercial e na área de moda. A exposição das marcas como incentivadoras do projeto visam o crescimento da empresa perante o mercado, agregando valor ao seu nome e permitindo um grande retorno de mídia espontânea. A divulgação das marcas acontecerá da seguinte forma:

. Aos patrocinadores: crédito de patrocínio e exibição de logomarcas no vídeo de

apresentação do desfile; material impresso (press kit) destinado a imprensa, ao júri e aos representantes das instituições parceiras do evento, sendo disponível a empresa patrocinadora agregar material exclusivo; divulgação de logomarcas na revista do evento distribuída gratuitamente, com duas páginas destinadas aos projetos de cada participante com publicação das logomarcas parceiras; as logomarcas acompanharão o release da coleção para a exposição das peças na Tecnotêxtil Brasil 2011.

. Aos apoiadores: crédito de apoio no vídeo de apresentação do desfile; divulgação de

apoio no material impresso explicativo da coleção destinado a imprensa, ao júri e aos representantes das instituições parceiras do evento; crédito de apoio na revista do evento distribuída gratuitamente, com duas páginas destinadas aos projetos de cada participante com publicação das logomarcas parceiras.

A forma de divulgação para o patrocínio e/ou apoio pode ser discutida e alterada, desde que esteja dentro das normas do regulamento do evento, caso seja de interesse da empresa.

Referências

Documentos relacionados

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito das variáveis doses de resíduos de culturas de inverno uniformemente distribuídos no solo, profundidades de atuação do sulcador de adubo

A partir deste contexto, este estudo tem como principal objetivo apresentar uma revisão teórica sobre as produções científicas concernentes o uso do recurso

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

A Escala de Práticas Docentes para a Criatividade na Educação Superior foi originalmente construído por Alencar e Fleith (2004a), em três versões: uma a ser

2.1. Disposições em matéria de acompanhamento e prestação de informações Especificar a periodicidade e as condições. A presente decisão será aplicada pela Comissão e