• Nenhum resultado encontrado

ALÉM DO CHOCOLATE CAÍQUE BURGOS/DIVULGAÇÃO. EDIÇÃO: CLÓVIS HOLANDA E MARCOS SAMPAIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ALÉM DO CHOCOLATE CAÍQUE BURGOS/DIVULGAÇÃO. EDIÇÃO: CLÓVIS HOLANDA E MARCOS SAMPAIO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

FORTALEZA - CEARÁ,SEXTA-FEIRA, 26 DE MARÇO DE 2021

| PÁSCOA |

Chefs ousam

em formas

e sabores

nos ovos de

chocolate.

Nossa

capa é uma

homenagem

a Mondrian,

pela

Antoinette

Patisserie.

Confira

seleção na

página 3

ALÉM DO

CHOCOLATE

CAÍQUE BURGOS/DIVULG A ÇÃO www.opovo.com.br/vidaearte vidaearte@opovo.com.br | 3255 61 37

(2)

FORTALEZA - CE, SEXTA-FEIRA, 26 DE MARÇO DE 2021

􀣥

PEDRO SALGUEIRO

pedrosalgueiro@opovo.com.br C O N F I R A E STA E O U T R A S C O LU N A S E M W W W. O P O V O . C O M . B R / C O LU N A S

PRÓXIMA

SEMANA

TA R C Í S I O M AT O S

BENDITO FIM DE

SEMANA QUE NOS

AJUDA A SUPORTAR

O MÊS, BENDITO

FIM DE MÊS QUE

NOS AJUDA A

AGUENTAR O

ANO, BENDITO

FIM DE ANO QUE

NOS AJUDA A

SOBREVIVER À VIDA

O fi m do começo

Um ano se passou desde que tivemos que

dar essa terrível pausa no cotidiano, pelo me-nos me-nos moldes que se desenhava antes em nossas vidas, pois essa pandemia quebrou o ritmo de todos, nunca mais fomos (seremos?) os mesmos: somos cotidianamente inunda-dos por toda sorte (ou azar) de coisas – pas-samos a viver esse pesadelo ambulante, e não nos adianta tentar fugir, que os esconderijos são temporários... e tão frágeis!

Dias desses, arrumando gavetas, encontro essa minicrônica entre inutilidades de car-tões de créditos vencidos, endereços antigos arrancados de envelopes, extratos bancários já apagados e mil trecos esquecidos (pasmo, lembro-me de que essa arrumação de inutili-dades geralmente é feita pelos sobreviventes de quem as guarda... fujo assustado do pen-samento trágico).

Melhor passar à pequena crônica e suas premonições...

“...o arco-íris já mudou de cor,

e uma rosa nunca mais desabrochou...”

O que seria de nós nesse imenso carrossel de ilusões que é o mundo se não fossem essas paradas também ilusórias — e arbitrárias — que nos concede o calendário. Bendito fim de semana que nos ajuda a suportar o mês, bendito fim de mês que nos ajuda a aguentar o ano, bendito fim de ano que nos ajuda a so-breviver à vida.

Todos eles nos trazem a ilusão do recome-ço (talvez por isso a construção da muralha da China foi feita em blocos). A imensidão do infinito nos causa pânico; necessitamos di-vidir tudo, não só o tempo, o amor, o sofri-mento, até mesmo a esperança; nenhum de nós suportaria um segundo sequer de falta de limites, da ausência de medidas. A um preso nunca deveria ser dada, como castigo, a visão do cubículo, mas a do infinito, a do deserto sem fim de dia, a da incomensurável escuri-dão da noite (daí “Uma Viagem ao Fim da Noi-te”, de Céline).

É nesses fins de anos que fazemos nossos balanços, intuímos nossos planos; enfim, da-mos uma pequena pausa nesse carrossel de

sonhos e pesadelos. Prometemos não repetir os erros (muitos), corrigir os desvios de ro-tas (frequentes), refazer os sonhos (infinitos). Tempo ideal pra mudar o guarda-roupa, pin-tar a casa, trocar de carro, arrumar o cabe-lo, principalmente para tentar reorganizar o caos nosso de cada dia.

E essa parada nem sempre é bem resolvi-da (ou bem vinresolvi-da), resolvi-daí o grande número de desistências em plena pseudo-pausa do ano (quantos suicídios se dão nessa época). Mas pensando bem, se não fosse o filho ficando rapaz, a filhinha em plena flor da infância, o amigo que prometeu gravar aquelas velhas canções, a primeira namorada que prome-teu enfim voltar, o time de coração que busca uma eterna reabilitação, o fim daquele filme no qual já se dormiu várias vezes... eu bem seria capaz de aproveitar essa pausa e descer de vez, desse imenso carrossel de ilusões.

“...ou é o começo do fim, ou é o fim do começo.” (Vital Farias) DIVULG A ÇÃO FREDD Y COS TA/DIVULG A ÇÃO

O

MELHOR

DA AGENDA CULTURAL

Q U E R D I V U L GA R S E U E V E N T O ? R E P O RT E R @ O P O V O . C O M . B R

O JOGO

DORA

TEATRO GRATUITA

Premiado texto da autora venezuelana Mariela Romero, o espetáculo “O Jogo” teve sua temporada virtual prorrogada até 28 de março, com sessões sexta e sábado, às 20 horas (ingressos pelo Sympla), e domingo, às 20 horas, com exibição gratuita pelo Youtube - o link será divulgado no dia da apresentação no Facebook e Instagram. Com direção de Rafaela Amado, a trama acompanha duas mulheres que criam jogos de submissão e poder enquanto esperam por um homem misterioso que as domina.

Quando: Sexta a domingo, às 20 horas Onde: Youtube

Até 4 de abril, a peça “Dora”, da atriz e diretora Sara Antunes, resgata a história de Maria Auxiliadora Lara Barcelos. A obra conta a história de Maria Auxiliadora Lara Barcelos, estudante que entrou na luta armada contra a ditadura militar, foi presa, torturada, exilada e suicidou-se na Alemanha em 1976, aos 31 anos. Com texto e direção de Sara, a peça mescla trechos de cartas, imagens de arquivos e relatos autobiográficos.

Quando: sábados e domingos, às 20 horas Reservas gratuitas: sympla.com.br

INFORMAÇÕES SOBRE ATRAÇÕES, DATAS E HORÁRIOS SÃO DE RESPONSABILIDADE DOS ORGANIZADORES DOS EVENTOS

ROTAS DE CRIAÇÃO

FESTIVAL VAIA

PORTO IRACEMA

CIRCO

Com a participação de tutores e público, as Rotas de Criação têm o objetivo de promover uma abertura dos processos criativos antes da finalização dos trabalhos. A programação será inteiramente online, até dia 7 de abril, com

transmissão pelo Youtube da Escola Porto Iracema das Artes. Hoje, 26, às 15 horas, serão apresentados

os projetos “Corpos/Danças (des)fronteirizades”, de Alysson Amancio, Luiz Renato e Kelyenne Maia, com tutoria de Fauller, e “Lança de Cabocla” (foto), de Tieta Macau, Juliana Rizzo e Wellington Gadelha, com tutoria de Inaê Moreira.

Quando: hoje, 26, às 15 horas

Onde: YouTube do Porto

Iracema

Integrando a programação do Festival Vaia, a companhia Laguz Circo abre os trabalhos nesta sexta-feira, 26, com o espetáculo “Pedra no Sapato”, que apresenta através da relação entre dois palhaços, o artista Suspiro e a faxineira do teatro Burbuja, a discussão sobre as dificuldades das relações humanas e a questão de aprender a respeitar e conviver com o outro. Em seguida, o público assistirá o “Seu Faltoso Vem Aí”, com Pablo Bailoni da Cia Itinerante de Malabares. Por meio da utilização das técnicas do malabarismo, acrobacia e comicidade física, o espetáculo apresenta as dificuldades e as intempéries da relação do Seu Faltoso com sua bola azul Ámada.

Quando: até 28 de março, sempre às 19 horas Onde: YouTube do Festival Vaia

PAULINHO MOSKA

METRÓPOLIS

OI FUTURO

VIRTUAL

Apesar da suspensão temporária das atividades presenciais de Centro Cultural e do Musehum (Museu de Comunicações e Humanidades), o instituto Oi Futuro segue oferecendo uma agenda digital e gratuita. São atrações culturais com visitação virtual 360º de exposições e espaços físicos do museu. Tem ainda peças de teatro, pocket shows, bate-papos, webinars e cursos.

Programação: www.oifuturo.org.br

O Metrópolis fala sobre as memórias afetivas e como elas respigam em muitos projetos artísticos. O programa terá ainda entrevista com Paulinho Moska sobre a série “Tu Casa Es Mi Casa” e reportagem com Toinho Melodia, compositor do samba paulista. Os apresentadores Adriana Couto e Cunha Jr. ainda dão dicas de filmes indicados ao Oscar 2021.

Quando: nesta sexta, 26, às 19h25min

Onde: TV Cultura

Peça “O Jogo” reúne as atrizes Geovana Metzger e Milah Coutinho em montagem que expõe relações de dominância

LETÍCIA RAQUEL/DIVULG

A

(3)

FORTALEZA - CE, SEXTA-FEIRA, 26 DE MARÇO DE 2021

􀢭

Comes

SABOR E CRIATIVIDADE

| PÁSCOA |

Chefs e confeiteiros reinventam formas e sabores dos ovos de

chocolate. O resultado é muita beleza e combinações para todos os gostos

Relatos históricos citam que povos antigos enxerga-vam o ovo como símbolo da vida e do renascimento pela conexão com a fertilidade. Logo, tornou-se um presente entre conhecidos e passou a ser ornamentado até mesmo com diamantes. Não demorou muito para que os confeiteiros criassem os ovos de chocolate para consumo. Com o decor-rer do tempo, os doces foram popularizados e se tornaram uma das maiores representa-ções da Páscoa. Grande parte da expectativa comum desta época está relacionada aos ovos, feitos com chocolate e incrementados com quantos ingredientes a criativida-de permitir, inspirando mo-mentos de alegria em meio à rotina. Para continuar forte no mercado, várias receitas foram criadas e podem ser encontradas em diferentes tamanhos, preços e sabores, confira opções.

LARA MONTEZUMA

lara.montezuma@opovo.com.br

A Dolce Divino atua há quatro anos na confeitaria cearense.

DAVID MOURA/DIVULGAÇÃO

NUSSE

BL UE FILMS/DIVULG A ÇÃO PISTACHE E CASTANHAS

A seleção de Páscoa da Nusse traz crocância a cada mordida com ingredientes como avelã, amendoim, castanha de caju e pistache. Os sabores são complementados pelo toque de chocolate e elementos complementares, como ganache acompanhada com limão siciliano.

Pedidos por encomenda: Pelo número

99136-1274 ou pelo aplicativo iFood

Mais informações: Pelo perfil no Instagram

@nusse.br

CHAMEGO

DIVULG A ÇÃO VEGANO

O restaurante Chamego é conhecido pela comida artesanal, idealizada desde o início do preparo até o momento de consumo pelo cliente. Na Páscoa, as opções recebem muito recheio em uma casca feita de chocolate amargo. Destaque para o ovo Chamego Mania, criado em parceria com a marca Cookie Mania. 100% vegano, o doce é recheado com caramelo salgado de castanha e cookies feitos apenas com alimentos de origem vegetal.

Pedidos por encomenda: Pelo número

99408-5775 ou pelos aplicativos iFood e Rappi.

Mais informações: Pelo perfil no Instagram

@ochamego

ANTOINETTE PÂTISSERIE

DIVULG A ÇÃO OBRA DE ARTE

Com ovos 100% artesanais e sem adição de conservantes, a pâtisserie Antoinette usou como inspiração grandes pintores do mundo para sua coleção de ovos. A variação de recheios com avelã e manteiga de cacau, por exemplo, são acentuadas pelo design inspirado nas telas de Salvador Dali e Picasso, por exemplo.

Pedidos por encomenda: Pelo número 998722-1761

Mais informações: Pelo perfil no Instagram @antoinetteboutiquedoces

CACAU SHOW E PAÇOQUITA

PARCERIA DE SUCESSO

Uma parceria promissora é a que acontece neste ano entre a Cacau Show e a marca Paçoquita. O lançamento Ovo Mezzo com Paçoquita integra os dois por meio de uma dupla camada de chocolate ao leite, com paçoquita cremosa e duas unidades da paçoca. O produto pode ser encontrado nas mais de 2.400 lojas da empresa, além do e-commerce e venda direta da Cacau Show.

Mais informações: pelo perfil no Instagram

@cacaushow

MADELEINE

PARA VEGANOS

Uma Páscoa sem o consumo de produtos de origem animal é garantida pela Madeleine Confeitaria, especialista em produtos veganos.

Pedidos por encomenda: Pelo

número 991994678

Mais informações: Pelo perfil

no Instagram @madeleineconfeitaria

DOLCE DIVINO

D A VID MOURA/DIVULG A ÇÃO MÚLTIPLOS SABORES

Ingredientes de qualidade são essenciais na criação de um ótimo ovo de páscoa. A Dolce Divino é uma confeitaria que atua há quatro anos no mercado cearense e oferece aos clientes uma experiência com sabor e beleza. Chocolate belga, casca trufada e recheios como pistache e cookies são algumas opções disponíveis no cardápio de Páscoa deste ano. O toque de sofisticação da linha é pensado desde a criação dos sabores até a embalagem, que contém cores fortes.

Pedidos por encomenda: Pelo número (85)

99998-4554

Mais informações: Pelo perfil no Instagram

@dolce.divino

DOCE GULA

DIVULG A ÇÃO/INS TAGRAM PARA SE LAMBUZAR

Os ovos da Doce Gula trazem um pouco da tradição cearense na Páscoa. Os preferidos do público são os ovos de colher recheados com leite ninho e Nutella, além do sabor casadinho, acompanhado pelo tradicional docinho.

Pedidos por delivery:

Pelo número 3271-2030 e 98651.3278

Mais informações: Pelo perfil

no Instagram @docegulaconfeitaria_

CONFITÉ

MALAQUIAS NETO/DIVULG A ÇÃO

“OVO” SOBREMESA NA TAÇA

As novidades do serviço personalizado da Confité nesta Páscoa foram os ovos na taça. A primeira possibilidade é a taça de honey crumble, com caramelo crocante e mousse de chocolate ao leite. Já a segunda é feita com macadâmia crocante, mil folhas, brigadeiro branco e caramelo salgado.

Pedidos por encomenda: Pelo número

9777-2606

Mais informações: Pelo perfil no

Instagram @confite_

ZERO

SEM AÇÚCAR

O menu do Zero traz ótimas escolhas para quem tem restrições alimentares. Os ovos de páscoa da linha especial foram feitos com a mesma concepção inclusiva de alimentos: não contém glúten, lactose, açúcar, soja e nenhum outro tipo de alimento de origem animal. Os clientes podem escolher entre ovos trufados, como o de Palha Italiana com casca trufada, e ovos de colheres, como os Três Amores, recheado com massa de bolo de cacau, brigadeiro de leite ninho e doce de leite.

Pedidos por encomenda: Pelo

número 98217-3138 ou pelos aplicativos iFood e Rappi.

Mais informações: Pelo perfil

no Instagram @seumundozero

SUCRÉ

BROWNIE + COOKIE

Uma união criativa entre os doces brownie e cookie é a novidade de Sucré. Criado pela chef Lia Quinderé durante experimentos culinários na quarentena, o Ovo Brookie contém ainda generosas camadas de Nutella. A seleção da Sucré conta com outros 10 ovos, entre eles o Ovo do Ceará, com crocante de Praliné, e o Ovo Sucroc, feito com o brownie da marca.

Pedidos por delivery:

Pelo número 3268 2983 ou pelos aplicativos Sucré, iFood, Rappi e James.

Mais informações: Pelo

@sucrepatisserie

OP ONLINE

WWW.OPOVO.COM.BR

Confi ra no portal uma lista com várias outras opções e fotos de ovos de Páscoa à venda na Cidade.

(4)

FORTALEZA - CE, SEXTA-FEIRA, 26 DE MARÇO DE 2021

􀏄

A PÁSCOA É

PARA VINHO!

O domingo de Páscoa é conheci-do pela tradição de mesa farta, da remissão de um período de jejum com muitos pratos tradicionais. Ba-calhau, porco e peixes de diversas formas de cocção estão entre os pra-tos mais recorrentes e a finalização sempre é feita com alguma combina-ção de chocolates ou doces de ovos. Para acompanhar toda essa festa, o vinho não pode faltar, pois a Sema-na Santa é historicamente conhecida pelas celebrações da igreja que, in-clusive, simboliza o sangue de Cristo com o vinho.

Sempre houve um aumento do con-sumo da bebida nesse período, esse ano mais ainda, uma vez que já exis-te um maior movimento de vendas de vinho pelas lojas especializadas,

desde quando as campanhas “fiquem em casa” iniciaram. A harmonização é a técnica de apreciação de um vi-nho acompanhando um alimento em que os dois devem ter sua ocasião de abrilhantar o momento e propor-cionar uma sensação de satisfação maior que o consumo dos dois pro-dutos independentes.

Em um universo de vários pratos, escolhi alguns da casa portuguesa Marquês da Varjota, onde a chef Ber-ta retraBer-ta muito bem esse insumo, que é símbolo da Semana Santa. O bacalhau sugere algumas combina-ções de vinhos que podem ser encon-trados loja Grand Cru Fortaleza para valorizar ainda mais o comércio local e proporcionar a todos uma fantásti-ca apreciação gastronômifantásti-ca.

Outro símbolo da Semana Santa é o chocolate, tanto em forma do ovo de Páscoa como em várias sobremesas. Os vinhos para es-sas ocasiões, tanto pela intensi-dade do cacau como pela doçura do açúcar, são os vinhos fortifi-cados. Para os chocolates mais doces, o vinho do Porto Ruby é o mais indicado, com sua poten-cialidade aromática de frutos compotados. O Churchill´s LBV

é um vinho do Porto safrado que são equivalentes aos vinta-ge, mais alto grau de categoria do vinho do Porto, entretanto, os LBV devem ser consumidos mais jovens.

Todos os vinhos são da Grand Cru Fortaleza

Endereço: Desembargador Mo-reira, 1041 - Jd. Open Mall - Te-lefone: (85) 3244-3691

CHOCOLATE

vidaearte@opovo.com.br

*ESTA COLUNA É PUBLICADA ÀS SEXTAS

Tim-tim

Por

RENATO BRASIL

Tim-tim

O mesmo peixe agora em um prato com muito mais informa-ção, a moda Braz é uma forma de confecção em que o prato leva ovos e batata palha com a fina-lização salsa dando ao prato um toque vegetal. É essa a proposta que pede mais volume de boca, aqui um tinto intermediário chega com toda força, de uma região mágica de Portugal vindo de um produtor fora de série o

Dão do Niepoort da casta Touriga Nacional, em uma pegada muito frutada e acidez marcante como principal característica que aju-da inclusive a manter o palato limpo entre uma porção e outra. Pratos são do cardápio do Mar-ques da Varjota

R. Frederico Borges, 426 - Mei-reles, Fortaleza - CE, 60175-040, Telefone: (85) 3023-5120

BACALHAU À BRAZ

BACALHAU

Um peixe com grande textura, formação de lascas e muito fi broso como o bacalhau pede um vinho de uma equivalente estrutura e personalidade. O vinho para a harmonização no caso tem a obrigação de ter corpo de acordo com os acompanhamentos do prato. Os que deixam a matéria-prima do mar mais evidente pedem vinhos mais delicados, os pratos que incrementam a intensidade de corpo com alguns outros ingredientes podem migrar para tintos de mais corpo. O que mais importa é, como dizem os portugueses: “o bacalhau é sempre com vinho pá”.

Um prato rico na proteína do peixe em forma de lombo que assado em forno com bas-tante azeite e acompanhado de batatas em cubos se tor-na untuoso, mas com a fibra bem presente, preservando ao máximo o sabor e a tex-tura do peixe, assim o baca-lhau pede um vinho branco, mas não qualquer branco, é preciso textura, untuosidade

e acidez. Para o melhor pa-reamento com o bacalhau entre rios, o mais adequado é um vinho branco com corpo, como sugestão eu indico um Chardonnay com passagem por barrica de carvalho como o Errazuriz da Grand Cru. Uma segunda opção é um vi-nho verde de Alvarivi-nho, que é dos brancos portugueses com mais estrutura.

BACALHAU ENTRE RIOS

Gastronomia

Gastronomia

Por

BERNARD TWARDY

em foco

vidaearte@opovo.com.br

*ESTA COLUNA É PUBLICADA ÀS SEXTAS

Nem só de baião vive o mundo...

Moros y Cristianos

REPRODUÇÃO

| ARROZ E FEIJÃO |

Os viciados no preparo do baião de dois podem viajar tranquilos em vários países. O arroz com feijão é um tipo de combinação que surge em vá-rias culturas culinává-rias ao redor desse nosso mundo.

A dupla é combinada de algu-ma algu-maneira em culturas geogra-ficamente muito distantes, o que sempre me surpreendeu. A com-binação de grãos e leguminosas fornece nutrientes importantes e muitas calorias, ambos, em con-textos econômicos normais, es-tão amplamente disponíveis.

O arroz e o feijão são veganos e, quando combinados, formam uma proteína completa. Nosso baião de dois tem tantas belas autorias, gosto da versão do Ob-servatório Cearense da Cultura Alimentar, que não vou entrar

nas platibandas cearenses. Admiro-me de não ter uma oferta maior de feijões no mer-cado em um país que gosta tanto dele à mesa. Nos Estados Unidos, os Whole Foods ofe-recem no mínimo 30 tipos do grãos. Que bom saber que po-demos encontrar tantas versões da composição arroz-feijão pelo planeta. Vou citar alguns:

O Hoppin’John é um prato de feijão-fradinho do sul dos Esta-dos UniEsta-dos.

Kongbap é o nome do prato coreano de feijão e arroz.

Rajma é um dos poucos pre-paros indianos servido com a du-pla. Um prato de feijão e arroz é o mais comum da culinária crioula de Louisiana.

Em Israel o Orez Shu’it é o tra-dicional preparo com a dupla.

O continente africano não podia faltar, no Gana o Baião se chama Waakye. Certeza que no Cabo Verde tinha algo, o Feijão Pedra que é servido separando a dupla. Cuba brilha com o Moros y cristianos, que consiste em feijão preto e arroz cozidos juntos.

O Curry de feijão vermelho, rico em especiarias do Oriente Médio e do Nordeste da África com menos de dez ingredientes em uma panela é absolutamen-te delicioso. Esta varianabsolutamen-te é pre-parada com pequenos feijões vermelhos, cebola refogada em óleo de coco, caldo de legumes, Curry, Garam Masala, pimenta, coentro e leite de coco.

Servido mesclado com ar-roz de jasmim marrom, fica uma aventura.

Bandeja Paisa (literalmente) é

um preparo popular da culinária colombiana. A principal carac-terística nesta bandeja é a sua fartura, feijão vermelho e arroz branco, carne moída, ovo frito, banana, chorizo, molho Hogao (a base de alho Porró), morcela, abacate e limão.

Moros y Cristianos é um prato que carrega consigo uma pro-funda história cultural. Moros y Cristianos é um prato cubano servido em praticamente todos os restaurantes da ilha É a legiti-ma versão cubana do arroz com feijão, cozido juntos, ao arroz e o feijão preto, temperado com a animada e picante maneira cubana de chegar ao fogão.

Resumindo, desejo que cada família cearense tenha recursos para colocar na mesa a versão mais simples do nosso amigo.

(5)

FORTALEZA - CE, SEXTA-FEIRA, 26 DE MARÇO DE 2021

􀎑

CLOVISHOLANDA@OPOVO.COM.BR | *ESTA COLUNA É PUBLICADA TODOS OS DIAS

CLÓVIS

HOLANDA

ARTE PARA TODOS

UMA QUESTÃO

DE LEGADO...

Hoje é sexta-feira, dia de Comes&Bebes, e abro brecha

para apresentá-los a nova criação no mundo etílico e do luxo (que seguem inabaláveis mesmo com a pandemia, mas

essa é outra conversa...). Este é o Bvlgari Serpenti x Dom Pérignon Rosé. Apenas

quatro caixas dessa edição serão disponibilizadas, cada uma contendo três garrafas

da bebida, sendo uma enlaçada pelo colar Bvlgari. A garrafa se cobre com o motivo escamado da cobra

e o rótulo de ouro rosa ecoa com a tonalidade do réptil. Disponíveis apenas sob demanda em Londres,

Milão e Tóquio.

BRINDE, SÓ SE

FOR AO FUTURO

Festival Bojogá promove cultura gamer

O evento oferece experiências relacionadas ao mundo dos games.

DIVULGAÇÃO

| ONLINE |

Programação gratuita acontece entre os dias 26 e 28 de março

O mercado dos games cres-ce mundialmente e os eventos da área são peças importantes para a propagação de tendên-cias. Para incentivar e movi-mentar a cultura gamer no Cea-rá, o Festival Bojogá acontece de hoje, 26, a domingo, 28, com programação gratuita no canal do Youtube do Museu Bojogá.

O pesquisador e curador do Bojogá, Daniel Goulart, cres-ceu no mesmo período em que os jogos eletrônicos co-meçaram a chegar no Brasil e começou a colecionar games em 2007. Quando a coleção já contava com mais de 100 itens, ele seguiu a sugestão de um amigo e desenvolveu o projeto do Museu Bojogá, um acervo

virtual com dados históricos, construído com aparelhos ca-talogados. Hoje, já são mais de 1.800 itens.

A primeira edição do Festi-val Bojogá aconteceu em 2010. Em 2021, o projeto é realiza-do com recursos da Lei Aldir Blanc e a programação inclui debates, entrevistas, oficinas, campeonatos, concurso de Cosplay e show da banda Dark Phoenix, além de uma visita online ao museu.

A pandemia, de acordo com o curador, confirmou a potên-cia da cultura gamer ao mos-trar que o consumo de jogos eletrônicos aumentou 20% em relação ao período anterior às medidas de isolamento. Para

possibilitar a adaptação do fes-tival nesse contexto, a equipe montou o evento como um “ro-teiro de cinema”, com atrações separadas em blocos para que as pessoas consigam organizar o tempo e aproveitar ao máxi-mo a programação. “O Bojogá não é um evento só para você sair jogando. Você faz trocas, sai diferente de como você en-trou. Essa troca em ambientes presenciais era uma marca nossa, todo mundo se sentia dentro do game”, destaca.

De acordo com Daniel, o destino dos jogos eletrônicos, também no Ceará, é servir como base em atividades es-colares e empresariais, já que os novos profissionais foram

Festival Bojogá

Quando: de 26 a 28 de março Onde: No canal do Museu

Bojogá no Youtube

Mais informações: No site do

Bojogá (www.bojoga.com.br) criados com a cultura desta área. “É como se você tives-se, em dois anos, acelerado uma adoção de tecnologia de dez anos, mas a gente não se preparou para isso. A robó-tica, o game, trabalhar com linguagens construtivas para os jogos são as profissões do futuro”, finaliza. (Lara

Monte-zuma/ Especial para O POVO)

Um dos maiores perfumistas do mundo, com mais de 250 aromas criados para a indústria internacional, o espanhol Alberto Morillas quer conquistar os brasileiros pelo olfato. Autor da fragrância de sucesso CK One, de Calvin Klein, e do aclamado “Versace pour Homme”, da Maison Versace, ele foi contratado pelo O Boticário para conceber o Malbec Bleu, novo desodorante colônia da marca. A promessa é de frescor em aquático potente e notas minerais modernas, numa sinestesia da cor azul. Vale lembrar que a linha Malbec é a mais vendida da perfumaria masculina no País.

ENERGIA VERDE EM FOCO

“Hub de Hidrogênio Verde no Ceará: vantagens competitivas e impactos socioeconômicos” é o tema de debate on-line hoje, a partir das 18 horas, nos canais do O POVO no Facebook e Youtube. Sérgio Araújo (foto), da Coordenadoria de Atração de Empreendimentos Industriais Estruturais do Estado, junta-se ao consultor técnico Constantino Frate no desenvolvimento do tema. A mediação é da jornalista Adailma Mendes (O POVO).

Aberta no Espaço Cultural Unifor, nesta quinta-feira, a exposição “50 Duetos”, que marca as cinco décadas de trabalho da Fundação Edson Queiroz (FEQ). Presidente da instituição, Lenise Queiroz Rocha participou de live junto com a curadora da mostra, Denise Mattar. Pelo site da Universidade, é possível fazer um tour pela exibição via vídeo e galeria de fotos. “Vem dela (da arte) o poder terapêutico e o olhar sensível que devem se derramar sobre o mundo”, destaca Lenise. Visitas presenciais poderão ser agendadas assim que

atividades presenciais forem retomadas.

ARES SOARES/ DIVULG

A

ÇÃO

BOM SABER...

A biomédica cearense Regina Diego é um dos nomes confirmados no Congresso Paranaense de Biomedicina. Vai comandar o II Encontro de Mulheres Biomédicas e presidirá painel sobre o futuro dos biomédicos imagenologistas. Evento acontece em abril.

Unimed Fortaleza desejando Feliz Páscoa com chocolates personalizados formando o jargão de seu presidente Elias Leite, #VarDarCerto. Na mesma pegada, a La Vinci, de Renata Cavalcante, transmite a mensagem de positividade convidando a conhecer a “Casa Azul”, visita virtual à loja de papel de parede e decoração.

Advogado criminalista e professor Nestor Santiago avalia dissertação de mestrado na PUC (RS), com tema mais do que atual: “O (não) lugar do juiz no processo penal brasileiro”. Vai ser dia 29, às 9h30min, disponível pelo Zoom

Para quem se interessa pelo veganismo, Marcella Minelli, esposa do cearense Marcelo Bezerra de Menezes, gravou vídeo narrando seu processo de mudança alimentar. Ingrid Macêdo Lucena organizou brinde íntimo, noite da quarta-feira, pelo aniversário do namorado, arquiteto Antonio Batata. Estão no Carmel Taíba, a médica Mariana Pimenta com o home dos carros, Reimilson Cruz. Foram comemorar o aniversário do amigo Xand Avião, com a fashionista Isabelle. Para Noronha, partiram Lara Romcy e Joaquim Araújo.

Abrem novo ciclo de vida hoje: Roberta Ary, Érika Martins, Wilfridy Mendonça, Marcela Holanda. Saúde!

e o rótulo de ouro rosa ecoa com a tonalidade do réptil. Disponíveis apenas sob demanda em Londres,

Milão e Tóquio.

sensível que devem se derramar sobre o mundo”, destaca Lenise. Visitas presenciais poderão ser agendadas assim que

atividades presenciais forem retomadas.

BOM SABER...

A biomédica cearense Regina Diego é um dos nomes confirmados no Congresso Paranaense de Biomedicina. Vai comandar o II Encontro de Mulheres Biomédicas e presidirá painel sobre o futuro dos biomédicos imagenologistas. Evento acontece em abril.

Unimed Fortaleza desejando Feliz Páscoa com chocolates personalizados formando o jargão de seu presidente Elias Leite, #VarDarCerto.

Advogado criminalista e professor Nestor Santiago avalia dissertação de mestrado na PUC (RS), com tema mais do que atual: “O (não) lugar do juiz no processo penal brasileiro”. Vai ser dia 29, às 9h30min, disponível pelo Zoom

Para quem se interessa pelo veganismo, Marcella Minelli, esposa do cearense Marcelo Bezerra de Menezes, gravou vídeo narrando seu processo de mudança alimentar. Ingrid Macêdo Lucena organizou brinde íntimo, noite da quarta-feira, pelo aniversário do namorado, arquiteto Antonio Batata. Estão no Carmel Taíba, a médica Mariana Pimenta com o home dos carros, Reimilson Cruz. Foram comemorar o aniversário do amigo Xand Avião, com a fashionista Isabelle. Para Noronha, partiram Lara Romcy e Joaquim Araújo.

Abrem novo ciclo de vida hoje: Roberta Ary, Érika Martins, Wilfridy Mendonça, Marcela Holanda. Saúde!

Achei bonito ler ontem, no

instagram do O POVO, as centenas de declarações expressando gratidão e reconhecimento ao médico e professor Antônio Eusébio Rocha, infelizmente, aos 58 anos, mais uma vítima da covid-19.

Eram colegas de trabalho,

alunos, pacientes e amigos do traumatologista registrando o caráter, a idoneidade, a generosidade e a dedicação ao ofício. No meio da imensa dor, imagino, deve dar orgulho aos familiares ver que a passagem dele pela vida deixou um rastro virtuoso e não foi em vão.

Virei a página e fui ler Mônica

Bérgamo, na Folha, noticiando que a esposa e as três filhas de Marcelo Odebrecht haviam conseguido, na Justiça, o direito de mudar seus nomes retirando o sobrenome da família da sua assinatura.

Isabela Odebrecht, a mulher,

passa a ser Isabela Cristina Alvarez (mesmo continuando casada), assim como as filhas Rafaella, Marianna e Gabriella, que agora levam apenas o sobrenome da genitora.

Não posso interpretar os

sentimentos que moveram a ação judicial das quatro mulheres de Marcelo, mas há, aí, uma evidente tentativa de apagar um distintivo que, de alguma forma, não era mais confortável sustentar.

Marcelo deixou a prisão

após quatro anos, segue rompido com o pai, Emílio Odebrecht, filho do fundador da empreiteira e patriarca da família. O caso da empresa veio à tona pela investigação da finada Operação Lava Jato.

E a insígnia, antes expressão

de poder no que se chamava no passado de “alta sociedade brasileira”, hoje parece ser sinônimo de fardo aos que a carregam. Começa, então, a ser deixada para trás...

(6)

FORTALEZA - CE, SEXTA-FEIRA, 26 DE MARÇO DE 2021

􀠾

O que é e como jogar

1. O jogo é constituído de 81 quadrados numa grade de 9 x 9 quadrados, subdivivida em nove grades menores de 3 x 3 quadrados. 2. Cada fileira (vertical e horizontal) deverá conter números de 1 a 9. 3. Cada grade menor, de 3 x 3 quadrados, deverá conter números de 1 a 9.

4. Nas fileiras horizontais e verticais da grade maior, cada número deverá aparecer uma só vez.

SUDOKU

PALAVRAS CRUZADAS

Brincar

23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO 23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO 22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO 21 DE JUNHO A 22 DE JULHO 23 DE JULHO A 22 DE AGOSTO 23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO

22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO 21 DE JANEIRO A 19 DE FEVEREIRO 20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO 21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL 21 DE ABRIL A 20 DE MAIO 21 DE MAIO A 20 DE JUNHO

Os mundos de Liz.

DANIEL BRANDÃO

www.estudiodanielbrandao.com

Os Intrépidos.

KARLSON GRACIE E BRENO TAVEIRA

@karlsongracie

Nanda a Ver.

BLENDA FURTADO

blendafurtado.com

HORÓSCOPO PERSONARE

www.personare.com.br | a.martins@personare.com.br

PEIXES

AQUÁRIO

CAPRICÓRNIO

SAGITÁRIO

ESCORPIÃO

LIBRA

VIRGEM

LEÃO

CÂNCER

GÊMEOS

TOURO

ÁRIES

Procure cuidar do seu bem-estar e recuperar o equilíbrio emotivo, tentando não tomar decisões importantes. O setor de crise recebe o trânsito da Lua aspectado de modo tenso a Marte, Mercúrio e Netuno, indicando que dramas pessoais podem afl orar, prejudicando a qualidade do seu dia a dia.

Busque se limitar a contatos pontuais online com seu vínculo de confi ança. Temas polêmicos podem causar estresse, causando divergências, como aponta a Lua no setor de amizades, aspectada sob tensão com Marte, Mercúrio e Netuno. Tente não mudar as opiniões dos outros com uma postura autoritária.

Às vezes a melhor opção é parar para observar e refl etir. Neste momento, sua produtividade poderá ser afetada por conta de possíveis embates interpessoais, além de bloqueios de ordem processual, visto que a Lua no setor do trabalho forma aspectos tensos com Marte, Mercúrio e Netuno.

A vontade de extravasar as tensões é grande, mas tente não direcioná-las às pessoas. A Lua tensionada a Marte, Mercúrio e Netuno tende a lhe fazer ter uma interpretação que não condiz com a realidade. Por isso, este é um momento delicado nos processos comunicativos. O bom senso pode ser afetado.

É recomendável refl etir bem antes de fazer um gasto importante. Às vezes é preciso resistir às tentações. Este é um momento delicado para as fi nanças, que podem ser prejudicadas por ações impulsivas com objetivo de atender rompantes emotivos, como sugere a Lua tensionada a Marte, Mercúrio e Netuno.

Busque informações

confi áveis! Os aspectos tensos que conectam a Lua com Marte, Mercúrio e Netuno indicam que pode ocorrer um excesso de idealizações levando-lhe ao autoengano e a falsas oportunidades de crescer profi ssionalmente. Procure avaliar de forma crítica as situações.

Tente relaxar sem negligenciar suas obrigações. Os aspectos tensos que conectam Lua, Marte, Mercúrio e Netuno no eixo espiritualidade-comunicação-cotidiano podem favorecer um afl orar de insatisfações lhe fazendo fugir da rotina e a buscar válvulas de escape para os problemas.

Para evitar prejuízos e poupar para o futuro, a ideia é de previdência. Este é um momento delicado para as questões patrimoniais, como sugere a tensão lunar com Marte, Mercúrio e Netuno. Procure ter atenção a fi m de evitar desperdício e desenvoltura para otimizar o que é possível.

Tente não forçar a barra para descobrir soluções e busque ter calma. Transitando no setor de relacionamentos, a Lua forma aspectos tensos com Marte, Mercúrio e Netuno, indicando instabilidade no convívio com as pessoas do entorno e afetando o entendimento sobre ações importantes. Devido à tensão lunar com

Marte, Mercúrio e Netuno, desafi os na gestão da vida doméstica e no trabalho poderão testar seu bom senso e inteligência, exigindo habilidade para articular ideias e ações. Por isso, é essencial que você conheça bem as situações antes de partir para a ação.

Tente controlar a

impulsividade nos gastos e valorizar prazeres dentro do orçamento. Os aspectos tensos que a Lua realiza com Marte, Mercúrio e Netuno tendem a lhe deixar socialmente vulnerável. Busque seletividade nas relações humanas, dando preferência a contatos pontuais online.

Livrar-se de ilusões é o ideal. A passagem da Lua pela área familiar, aspectada de modo tenso com Marte, Mercúrio e Netuno, mostra a importância de procurar ter maior compreensão com relação aos obstáculos do dia a dia para poder seguir caminhos que sejam condizentes com suas possibilidades.

O SANTO

Lucia Filippini

O ANJO

Achaiah

Lucia nasceu em Tarquínia, próximo da cidade de Roma. Quando ainda tinha um ano de idade, ficou órfã da mãe e alguns anos mais tarde, do pai. Com isso, foi educada com as irmãs Beneditinas e começou a se destacar com o seu talento de catequista, já que conseguia

transmitir a Palavra do Senhor com muita beleza, principalmente para as crianças. Assim, o padre do local a nomeou oficialmente a catequista paroquial. Por quarenta anos, preparou professoras, catequistas, fundou escolas e organizou-as em muitas cidades e dioceses.

Quem nasce sob esta influência tem muita espiritualidade, mas ao mesmo tempo tem os pés no chão, olha para o horizonte e tem a mente nas estrelas. Mesmo que não tenha oportunidades de instrução, terá muita influência e muito conhecimento. Está sempre a “espreita” para não deixar escapar qualquer oportunidade e tem proteção espiritual (intuição) para aceitar riscos perigosos.

Referências

Documentos relacionados

Lua, Vênus e Marte unidos no setor do trabalho podem lhe gerar proatividade e criatividade na gestão das demandas, embora a tensão lunar com Urano e Saturno demanda diplomacia

As ações lúdicas, por sua vez, são representações daquilo que a criança observa as pessoas fazendo com os objetos e entre si. São recortes feitos no que ela encontra

A análise das finanças públicas do município de Ajuricaba é fundamentada exatamente nesse contexto de transformações institucionais no Brasil iniciando-se

[…] História, missão, funções e atividades da instituição produtora/acu- muladora; meios de produção dos documentos; histórico da formação e acumulação do

Além da Terra, os outros sete planetas que fazem parte desse sistema são: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.. Observe

É a cerveja servida nos festejos da Oktoberfest, quan- do não comercializada para a festa alemã costuma ser nomeada Fes- tbier já que, pelos regulamentos da Alemanha e da

Antes de sair, ainda procurou ( verbo procurar, no Pretérito Perfeito do Indicativo ) o mapa, mas ele tinha desaparecido ( verbo desaparecer, no Pretérito Mais-Que-Perfeito Composto

Onde: Prime Video, Now, Claro Vídeo, Microsoft Store, Looke, Google Play e