• Nenhum resultado encontrado

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO A.O.S. DIOCESE DE ABAETETUBA EEEFM SÃO FRANCISCO XAVIER

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO A.O.S. DIOCESE DE ABAETETUBA EEEFM SÃO FRANCISCO XAVIER"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO

A.O.S. DIOCESE DE ABAETETUBA EEEFM SÃO FRANCISCO XAVIER

COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA ANO: 7º ano ______

PROFESSORES RESPONSÁVEIS: DANIEL, LUANA, LUZIVAM E PRISCILA ESTUDANTE: __________________________________________________

CRONOGRAMA DE AULA

AULA 01: TRANSFORMAÇÃO DAS PAISAGENS NATURAIS E

ANTRÓPICAS. AULA 02: BIODIVERSIDADE E CICLO HIDROLÓGICO

AULA 03: TIPOS DE VEGETAÇÃO DO BRASIL

Transformação das paisagens naturais e antrópicas.

Os lugares que o ser humano ocupa e nos quais interfere, de maneira direta ou indireta, fazem parte do espaço geográfico. Como o ser humano age continuamente na transformação dos lugares e, consequentemente, em suas paisagens, podemos dizer que o espaço geográfico está sendo constantemente construído e transformado.

Veja a seguir alguns exemplos de espaços geográficos e as relações que o ser humano mantém com eles.

No espaço geográfico, também podemos observar as relações entre as pessoas de determinado grupo. Na escola, por exemplo, você se relaciona com colegas, professores, zeladores etc. Na imagem ao lado, vemos alguns alunos no pátio da uma escola no município de Abaetetuba, Pará.

No espaço geográfico, podemos observar as relações que o ser humano mantém com a natureza. Ao retirar a vegetação original e arar o solo para realizar um plantio, o agricultor está se relacionando com a natureza, transformando-a,

(2)

Ao lado, vemos agricultores em uma lavoura de

Feijão em Mossoró, Rio Grande do Norte, em 2011.

No espaço geográfico, podemos observar que o

ser humano transforma os lugares de acordo com suas

necessidades. Para se deslocar, por exemplo, constrói ruas, passarelas, rodovias e pontes, como a ponte Rio

Niterói, mostrada abaixo em Foto de 2011. Construída sobre a Baía da Guanabara e medindo cerca de 13,2 quilômetros de comprimento, essa ponte é uma importante via de ligação entre os municípios do Rio de Janeiro e de Niterói.

PROPOSTA DE ATIVIDADE

Todos os lugares que você conhece e frequenta em seu dia a dia fazem parte do espaço geográfico. Faça, no caderno, um desenho do lugar onde você vive e escreva um pequeno texto identificando a maneira como as pessoas utilizam e transformam esse espaço. Depois de pronto, mostre o seu desenho para os colegas.

O trabalho e a transformação do espaço

Nas imagens das páginas anteriores foi possível identificar alguns dos diversos aspectos que caracterizam o espaço geográfico e as diferentes formas como esse espaço é transformado. Se observarmos atentamente essas imagens, também podemos perceber que todas as

transformações provocadas no espaço geográfico envolvem o trabalho e as atividades humanas. É por meio do trabalho e das atividades realizadas que o ser humano estabelece relações com a natureza, organiza-se e se relaciona em sociedade. Desse modo, ao arar ou adubar os solos para cultivar lavouras, os agricultores estão estabelecendo uma relação direta com a natureza por meio do seu trabalho, utilizando instrumentos e ferramentas próprios para a execução dessas tarefas.

Além disso, o trabalho e as atividades humanas levam as pessoas a manterem relações entre si. Em uma escola, por exemplo, podemos notar a existência de relações entre alunos e

(3)

Trabalho, técnica e a intensa transformação do espaço geográfico

O ser humano tem sido capaz de transformar intensamente as paisagens da superfície terrestre. À sequência de imagens a seguir ilustra, de maneira esquemática, como essas transformações vêm ocorrendo. Observe-as com atenção.

Por meio do trabalho, o ser humano tem realizado transformações significativas na natureza, como as que observamos nessas imagens.

Todas essas transformações tornaram-se possíveis à medida que o ser humano foi aperfeiçoando e desenvolvendo novos instrumentos de trabalho, cada vez mais eficientes e capazes de realizar diferentes atividades.

A utilização de instrumentos na realização de atividades mostra as condições técnicas de uma sociedade. Por exemplo, a sociedade em que vivemos detém 0 domínio de técnicas altamente sofisticadas, enquanto outras sociedades, como as de alguns povos indígenas, dispõem de técnicas bem menos avançadas.

Assim, podemos dizer que o domínio das técnicas depende diretamente das necessidades e dos conhecimentos que cada sociedade acumula no decorrer de sua história As técnicas e a construção do espaço geográfico

Desde as épocas mais remotas da história, o ser humano vem acumulando conhecimentos, desenvolvendo e aprimorando continuamente suas técnicas.

Esses conhecimentos possibilitaram o aperfeiçoamento das ferramentas de trabalho, o que permitiu ao ser humano explorar e transformar a natureza, alterando o espaço geográfico de maneira cada vez mais intensa.

(4)

1. De acordo com o que você estudou no decorrer deste módulo, escreva um texto citando

diferentes exemplos de como as ações do ser humano constroem e alteram o espaço geográfico.

2. Observe atentamente a paisagem apresentada abaixo e, de acordo com o que você estudou neste módulo, responda às questões propostas.

a) Qual atividade estão sendo desenvolvida no espaço geográfico retratado acima?

b) Como o trabalho humano está presente nessa paisagem?

c) Em sua opinião, como era essa paisagem antes da transformação ocasionada pelo ser humano?

3. Como o desenvolvimento das técnicas tem transformado o espaço geográfico cada vez mais intensamente. Cite exemplos.

Biodiversidade e ciclo hidrológico

Agua potável: um recurso escasso no século XXI?

O nosso planeta é conhecido pela abundância de um importante recurso natural — a água. Devido a essa abundância, e por ser um recurso renovável, poderíamos acreditar que as reservas de água nunca se esgotariam no planeta.

Porém, atualmente, a água potável, própria para o consumo, já tem se tornado um recurso bastante escasso em várias regiões da Terra. Alguns estudos, inclusive, vêm alertando que cerca de dois terços da população mundial vai sofrer com a falta de água nas próximas décadas.

(5)

Os oceanos cobrem cerca de 70% da superfície terrestre e contem cerca de 97% da água do Planeta

Essa escassez, como veremos a seguir, está relacionada à superexploração da água, à poluição e ao desperdício. Esses problemas podem diminuir a disponibilidade desse recurso até mesmo em regiões onde ele é mais abundante.

Observe o mapa abaixo e verifique como a água potável está distribuída de maneira bastante desigual no mundo,

O aumento do consumo e a superexploração da áqua

O intenso aumento no consumo de água vem resultando em uma exploração cada vez maior dos recursos hídricos (rios, lagos e lençóis subterrâneos). Em alguns casos, essa exploração já está provocando a redução das reservas, fazendo diminuir sensivelmente a disponibilidade de água,

A maior parte do consumo mundial de água, cerca de 70%, ocorre na agricultura, onde ela é utilizada na irrigação das lavouras. À indústria responde por aproximadamente 20% do consumo total, enquanto 0 restante, cerca de 10%, é gasto nos domicílios.

Observe o gráfico a seguir e verifique como o consumo de água aumentou de maneira significativa ao longo das últimas décadas.

(6)

A poluição compromete as reservas de água.

A poluição dos recursos hídricos é um problema que também contribui para a diminuição da disponibilidade de água potável e para o aumento da escassez de água no mundo. Esse problema ocorre de maneira mais intensa e frequente nas regiões mais urbanizadas e industrializadas, onde boa parte do lixo, assim como dos esgotos domésticos e industriais, é jogada diretamente nos cursos de água.

A utilização excessiva de agrotóxicos nas lavouras, já vista anteriormente, assim como o lançamento de dejetos orgânicos da criação de animais, também podem provocar a contaminação das águas subterrâneas, dos rios e dos lagos, comprometendo a qualidade e a disponibilidade das reservas que abastecem o consumo humano.

O desperdício da água

O desperdício também contribui significativamente para agravar O problema da escassez de água no mundo. Esse desperdício pode ocorrer tanto no campo, devido ao uso intenso da água na irrigação de lavouras, quanto nas cidades, ocasionado por problemas de vazamentos nas redes de distribuição de água. No entanto, grande parte do desperdício ocorre nos próprios domicílios, por causa de pequenos vazamentos em canos € torneiras ou porque as pessoas têm o hábito de tomar banhos muito demorados ou lavar calçadas e veículos, mantendo a torneira aberta desnecessariamente.

A sociedade alterando o equilíbrio natural do planeta

Nas páginas anteriores, vimos como a nossa sociedade vem provocando os mais diversos problemas ambientais ao se relacionar com a natureza. Esses problemas tornaram-se mais intensos nos últimos dois séculos, principalmente devido ao crescimento da atividade industrial. À

medida que os problemas ambientais foram se intensificando, seus efeitos também se agravaram, passando a afetar toda a biosfera com consequências imprevisíveis, que podem colocar em risco até mesmo o equilíbrio natural do planeta. O esquema apresentado na página

seguinte mostra como o ser humano vem alterando o equilíbrio natural do planeta e as prováveis consequências que essas alterações podem acarretar.

(7)

Biosfera, a esfera da vida

A vida em nosso planeta tem sido garantida por um conjunto de condições que favorecem o desenvolvimento de inúmeras espécies, como a existência de temperaturas apropriadas, a quantidade ideal de gases, sobretudo de oxigênio, e a presença de água.

(8)

variadas formas de vida, dando origem à biosfera, a esfera da vida. Essa combinação resulta da interação que ocorre entre cada uma das partes que compõem a biosfera: a litosfera (esfera das rochas), a hidrosfera (esfera das águas) e a atmosfera (esfera dos gases). Vamos conhecer mais detalhadamente cada uma dessas esferas e entender melhor o funcionamento da biosfera.

∙ atmosfera: camada de gases da biosfera que envolve todo o planeta, estendendo-se da superfície até cerca de 500 quilômetros de altitude. A atmosfera apresenta a seguinte combinação de gases próximo à superfície: 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio e 1% de outros gases, como ozônio, argônio e dióxido de carbono.

∙ litosfera: também chamada de crosta terrestre, corresponde à parte da biosfera formada basicamente por rochas e solo. Ela possui uma espessura média de aproximadamente 40 quilômetros e sua superfície apresenta formas variadas, como vales, montanhas e planícies, que constituem o relevo continental e o relevo oceânico.

∙ hidrosfera: corresponde a toda porção de água existente na Terra, encontrada nos oceanos, rios, lagos, lençóis subterrâneos e nas geleiras. A água pode ser encontrada em três estados físicos: líquido (oceanos, rios e lagos), sólido (geleiras e neve) e gasoso (vapor de água suspenso na atmosfera).

Biodiversidade

Significa “a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte; compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas”

O Brasil é o país com a maior biodiversidade, quer se considere o número (riqueza) e a abundância relativa (equitabilidade) das espécies, quer se considere a variabilidade local (diversidade alfa), a complementaridade biológica entre habitats (diversidade beta) ou a diversidade de ecossistemas e biomas (diversidade gama).

Temos cerca de 7.000 espécies de vertebrados, 60.000 espécies de angiospermas, 2 milhões de espécies de invertebrados e um número incalculável de espécies de microrganismos. Temos a maior Floresta Tropical do mundo (Floresta Amazônica), a Floresta Tropical com os maiores índices de biodiversidade/área (Mata Atlântica), uma vegetação de savana com os mais altos índices de endemismos (Cerrado) e a maior planície alagável do mundo (Pantanal).

Qual a importância da Biodiversidade?

A conservação e o uso sustentável da biodiversidade, assim como a possibilidade de produção de bens e serviços ambientais e da geração de emprego e renda representam as melhores formas de valorizar e proteger nosso patrimônio ambiental.

(9)

Funções ambientais

A realização de vários processos ecológicos que ocorrem na natureza depende, direta ou indiretamente, dos seres vivos e de suas relações. As formações vegetais (florestas, campos naturais, matas de galeria etc.) desempenham um papel essencial na manutenção do equilíbrio ecológico e climático do planeta, sendo que os benefícios da intensa atividade biológica que ocorre nas florestas, por exemplo, podem ter efeitos globais, fazendo-se sentir em outros continentes. As florestas realizam grandes serviços ambientais, que precisam ser conhecidos e valorizados. As copas e raízes das árvores regulam os fluxos de água e amenizam as diferenças de temperatura entre o solo e a atmosfera, colaborando na manutenção do equilíbrio e da estabilidade necessários para a manutenção da vida no planeta

As florestas e outras formas de vegetação produzem bens e serviços ambientais essenciais para a conservação da diversidade de vida, manutenção dos rios, lagos e depósitos de água, conservação do solo, contenção da erosão e regularização do clima, além de proporcionar recreação e lazer. A vegetação típica das áreas costeiras, os manguezais, também tem função protetora. Ela reduz o impacto das ondas sobre o litoral, assim como é criadouro para muitos animais. Quando essa vegetação é retirada, as ondas provocam erosão, fazendo com que o mar avance sobre as faixas de terra e a produção de pescados fica prejudicada.

ATIVIDADES

1. Identifique no mapa alguns países onde há:

a) disponibilidade de água elevada

_______________________________________________________________

b) disponibilidade de água adequada

(10)

c) disponibilidade de água limitada

_______________________________________________________________

d) escassez de água

______________________________________________________________

_ 2. Leia a afirmação a seguir.

“Bem-vindos ao Planeta Terra, um local belo e raro, de céu azul, oceanos de água líquida, florestas calmas e prados agradáveis, um mundo fervilhante de vida.”

SAGAN, Carl (1934-1996). Disponível em:

<www.malhatlantica.pt/luisperna/pensamentos.htm>. Acesso em: 20 abr. 2012.

A descrição do texto acima faz referência a duas das três esferas que formam a biosfera.

Identifique os trechos do texto que se referem a cada uma dessas esferas. De acordo com o que você aprendeu neste módulo, descreva no caderno as características de cada uma delas.

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ TIPOS DE VEGETAÇÃO DO BRASIL

O Brasil apresenta extensas formações vegetais, que abrigam grande diversidade de espécies. Os principais tipos de vegetação no país podem ser observados no mapa a seguir.

(11)

Floresta Amazônica

A vegetação amazônica é densa e apresenta, em geral, árvores de grande porte e variações, como florestas fluviais alagadas, também chamadas matas de inundação (mata de igapó, permanentemente alagada, e mata de várzea, periodicamente alagada), e as campinas.

A enorme biodiversidade da Floresta Amazônica torna possível a oferta de alimentos com grande potencial econômico (como o açaí, obabaçu, o cupuaçu e a castanha), além de remédios e matérias-primas para a criação de produtos.

Muitas famílias e comunidades ribeirinhas, grupos indígenas e quilombolas dependem dos recursos da floresta, como alimentos e ervas medicinais, para sua sobrevivência.

Hoje o desmatamento é o principal problema da Floresta Amazônica. Como a fertilidade do solo amazônico depende da matéria orgânica em decomposição, nas porções desmatadas o solo perde nutrientes e a floresta não se recupera. Na fotografia, área de desmatamento ilegal relacionado à mineração em Novo Progresso, PA (2016).

Mata Atlântica

Vegetação densa e com grande diversidade de espécies endêmicas, a Mata Atlântica é uma floresta tropical que, no passado, recobria extensa faixa do litoral brasileiro, estendendo-se do nordeste ao sul do país e avançando quilômetros em direção ao interior. Pelo fato de ocorrer em áreas litorâneas, que concentram cerca de 70% da população, a Mata Atlântica foi quase totalmente devastada, dando lugar à agricultura e à expansão urbana.

Segundo a Fundação SOS Mata Atlântica, somadas as áreas remanescentes superiores a 100 hectares, hoje restam apenas 8,5% da mata original. Dessa fração, a maior parte está restrita a áreas de proteção ambiental, onde o turismo desponta como uma alternativa capaz de conciliar a conservação do ambiente com o sustento de comunidades locais.

(12)

A Ilha da Cotinga, no estado do Paraná, é uma área preservada de Mata Atlântica. É ocupada por indígenas guarani mbyá. Fotografia de 2016.

Mata dos Pinhais ou Mata de Araucárias

Floresta subtropical localizada nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a Mata dos Pinhais foi bastante devastada ao longo do tempo, principalmente em virtude da exploração de madeira, restando apenas cerca de 3% de sua área original. No Paraná, cerca de metade do estado era recoberta originalmente por essa vegetação.

A Mata dos Pinhais é composta de uma variedade restrita de espécies vegetais, das quais a predominante é a araucária (pinheiro-do-paraná), motivo pelo qual também é conhecida como Mata de Araucárias.

O pinheiro-do-paraná é uma árvore de folhas grossas, resistentes às baixas temperaturas. Na fotografia, Mata dos Pinhais em Mafra, SC (2017).

Cerrado

Segunda maior formação vegetal do Brasil, o Cerrado ocupa mais de 20% do território nacional, predominando na Região Centro-Oeste. Daí se estende de forma contínua para os estados das regiões Nordeste e Sudeste, atingindo uma pequena área da Região Sul e apresentando algumas manchas menores dispersas na Amazônia. Há predomínio de vegetação de pequeno porte e árvores isoladas. A duração da estação seca é de seis meses, período em que as plantas aproveitam a reserva hídrica existente no subsolo e, dependendo do seu sistema de raízes (superficiais ou profundas), secam ou se mantêm verdejantes.

(13)

O Cerrado brasileiro é o tipo de savana com a maior biodiversidade do planeta. No entanto, em função da expansão agropecuária, cerca de 50% de sua área original foi devastada. Na

fotografia, área próxima ao rio dos Couros, em Alto Paraíso de Goiás, GO (2017). Caatinga

Ocorre na Zona Semiárida mais populosa do planeta e ocupa parte da Região Nordeste. O nome “Caatinga”, que em tupi-guarani significa “floresta branca”, deve-se ao fato de, na maior parte do ano, esse tipo de vegetação apresentar aspecto esbranquiçado.

As plantas dessa vegetação são adaptadas à falta de chuvas, como os cactos, e muitas não apresentam folhas durante longos períodos.

Acredita-se que muitas espécies endêmicas com potencial econômico ainda sejam pouco conhecidas.

Os cactos da Caatinga armazenam água em seu caule e algumas espécies de arbusto extraem águas profundas, alcançando o lençol freático. Na fotografia, cacto e outras espécies vegetais da Caatinga, em Olho d’Água do Casado, AL (2016).

Campos

A vegetação dos Campos caracteriza-se pela predominância de gramíneas. No Brasil, é encontrada principalmente no estado do Rio

Grande do Sul. Essa formação vegetal, que engloba mais de 150 mil quilômetros quadrados de pastagens naturais, é bastante utilizada para a alimentação do gado bovino na pecuária extensiva.

Os Campos ocupam quase metade do território do Rio Grande do Sul e estendem-se para outros países, como Uruguai e Argentina. O relevo pouco íngreme favorece a pecuária extensiva. Fotografia em São Gabriel, RS (2016).

Complexo do Pantanal

Localizado na Região Centro-Oeste do Brasil, entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (estendendo-se também à Bolívia e ao Paraguai), esse tipo de vegetação apresenta formações diversas e, por isso, é chamado de complexo. O Pantanal apresenta áreas que ficam alagadas durante a época das cheias, quando os rios transbordam.

(14)

Desde o ano de 2001, o Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense é considerado Patrimônio Natural da Humanidade. Na fotografia, vista aérea de lagoas do Pantanal em Corumbá, MS (2017).

Vegetação litorânea

Os principais tipos de vegetação litorânea são a vegetação de Restinga e os Manguezais. Estes apresentam árvores com raízes expostas, que escoram a planta em solos lamacentos.

Tanto a vegetação de Restinga quanto os Manguezais sofrem com a ameaça da expansão urbana e a poluição dos rios e do oceano. Atualmente, as áreas remanescentes estão sendo degradadas em ritmo acelerado.

Desde o ano de 2001, o Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense é considerado Patrimônio Natural da Humanidade. Na fotografia, vista aérea de lagoas do Pantanal em Corumbá, MS (2017).

Os manguezais são fundamentais para a sobrevivência de muitos animais marinhos, que neles se reproduzem ou encontram alimento. Na fotografia, área de Mangue em Marataízes, ES (2016). ATIVIDADES

1. Que tipo de formação florestal no Brasil apresenta árvores com folhas grossas, adaptadas a temperaturas baixas? Essa vegetação é característica de qual tipo de clima?

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

2. Qual é o tipo de vegetação que forma áreas de pastagens naturais, sendo bastante explorado pela atividade pecuária? Em que estado brasileiro é mais comum esse tipo de vegetação?

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

3. Qual a vegetação predominante em sua região?

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Este estudo busca identificar os fatores que influenciam companhias listadas na BM&amp;FBovespa a pagar dividendos acima do mínimo obrigatório estabelecido em lei

C.( Participante Externo/Co-Autor ) , 2011.Seleção de Contratos de Prestação de Serviços de Telecomunicações: Um Estudo de Caso com Demanda Fuzzy e Tarifa Ajustável; Anais do

Os pontos fortes do estudo referem-se: à contribuição científica, que demanda ainda de investigações sobre a qualidade do sono na população de adolescentes

O aumento da função cerebral é causado pelo grande número de impulsos que são transmitidos do centro da vigília do sistema, reticular ativador para o córtex cerebral

Marandú apresentam maior acúmulo de folha, relação folha:colmo , maior produção de material verde no resíduo de massa seca, e menor acúmulo de material morto.. As intensidades

Em relação à justificativa da não adesão ou da não utilização dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil naquelas escolas que desejam aderir à publicação,

Tal como na experiência laboratorial de Klopman (1994), depois de realizadas as simulações, são produzidos os perfis verticais da velocidade média horizontal, num gráfico com

Apresentação ininterrupta de imagens imóveis ou estáticas durante um longo período pode causar o efeito de “imagem queimada” no seu ecrã, também conhecido como