• Nenhum resultado encontrado

ANÁLISE DO PERCENTUAL DE GORDURA E IMC DE ESCOLARES ENTRE 11 E 13 ANOS DA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ BARBOSA DE OLIVEIRA DO MUNICÍPIO DE CATUTÍ - MG

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANÁLISE DO PERCENTUAL DE GORDURA E IMC DE ESCOLARES ENTRE 11 E 13 ANOS DA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ BARBOSA DE OLIVEIRA DO MUNICÍPIO DE CATUTÍ - MG"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Recebido em: 16/03/2011 Emitido parece em: 18/04/2011 Artigo inédito

ANÁLISE DO PERCENTUAL DE GORDURA E IMC DE ESCOLARES ENTRE 11 E 13 ANOS

DA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ BARBOSA DE OLIVEIRA DO MUNICÍPIO DE CATUTÍ - MG

Enio Pacifico de Faria Junior1, Igor Rainneh Durães Cruz2,3, Amário Lessa Junior1,3 Wellington Danilo Soares1,2,3,4,5, Marcelo de Paula Nagem1,3

RESUMO

Objetivo: investigar o Percentual de Gordura e IMC de escolares entre 11 e 17 anos da Escola Municipal José Barbosa de Oliveira do Município de Catutí – MG, a fim de compara-los com os padrões estabelecidos com OMS. Metodologia: Este estudo possui o caráter descritivo com corte transversal, envolvendo uma amostra de 124 escolares, sendo 64 do gênero masculino ( M= 12.95;

SD= 1.45) e 60 do gênero feminino (M= 13.48; SD= 1.53). A composição corporal foi determinada

por meio da técnica de espessura das dobras cutâneas, sendo considerad a a dobras, tricipital (TR) e subescapular (SE), já o índice de massa corporal foi obtido pela formula do peso dividido pelo quadrado da estatura Os dados foram analisados por meio pacote estatístico SPSS versão 18.0 for Windows. Resultados: O IMC e o percentual de gordura de uma grande parte dos sujeitos apresentaram valores considerados normais para a idade e sexo, conforme as referências propostas pela OMS. O sobrepeso (8.1%) e obesidade (0.8%) são identificados no presente estudo. O IMC e o percentual de gordura não apresentaram associações significativas com o gênero, (r = 0.073, p = 0.421; r = 0.067, p = 0.462), assim o gênero masculino possui uma melhor composição corporal que o feminino, uma vez que este valor não pode ser considerado significativo. Conclusão: Ambos os gêneros apresentam um nível ideal de composição corporal para com a idade, estes resultados servem de diagnostico e de subsídios para programas de intervenção e promoção de saúde no ambiente escolar.

Palavras-chave: Percentual de gordura; índice de massa corporal; escolares de escola pública. ANALYSIS OF BMI AND BODY FAT PERCENTAGE SCHOOL OF BETWEEN 11 AND 13 YEARS

OF SCHOOL JOSÉ BARBOSA OF OLIVEIRA OF CITY CATUTI – MG. ABSTRACT

Objective: To investigate the percentage of fat and BMI of schoolchildren between 11 and 17 of the Municipal School José Barbosa de Oliveira's municipality of Catuti - MG in order to compare them with the standards established with WHO. Methodology: This study has a descriptive cross -sectional study involving a sample of 124 students, including 64 males (M = 12.95, SD = 1.45) and 60 females (M = 13:48, SD = 1.53). Body composition was determined using the technique of skinfold thickness, and is considered to curl, triceps (TR), subscapular (SE), while the body mass index was obtained by the formula weight divided by square of height data were analyzed using statistical package SPSS version 18.0 for Windows. Results: The BMI and body fat of a large proportion of subjects had normal values for age and sex, as the references proposed by the WHO. Overweight (8.1%) and obesity (0.8%) are identified in this study. BMI and percentage fat were not significantly associated with gender (r = 0.073, p = 0,421, r = 0.067, p = 0,462), so the male has a better body composition than the female, since this value can‟t be considered significant. ConclusionBoth genders have an ideal level for body composition with age, these results serve as input for diagnosis and intervention programs and health promotion at school.

Keywords: body fat percentage, body mass index; children public school INTRODUÇÃO

A composição corporal é considerada um componente da aptidão física relacionada à saúde por diversos autores, devido às relações existentes entre a quantidade e a distribuição da gordura

(2)

corporal com alterações no nível de aptidão física e no estado de saúde das pessoas. Observando tal relação entre quantidade de gordura corporal e estado de saúde, verifica-se a necessidade de utilização de métodos que possam avaliar com validade a quantidade deste componente em relação à massa corporal total. Nesse sentido, a importância da avaliação da composição cor poral deve-se ao fato de a massa corporal isoladamente não poder ser considerada um bom parâmetro para a identificação do excesso ou da carência dos diferentes componentes corporais (massa gorda, massa muscular, massa óssea e massa residual), ou ainda das alterações nas quantidades proporcionais desses componentes em decorrência de um programa de exercícios físicos e/ou dieta alimentar (PORTAL.ED.FÍSICA,2008)

O estudo da composição corporal, principalmente no que se refere à gordura corporal e à massa corporal magra, tornou-se um fator de pesquisa importante dentre os estudiosos, pois pode especificar essas proporções (HEYWARD e STOLARCZYK, 2000). A avaliação da quantidade de gordura corporal e da massa corporal magra é muito importante durante a infância e adolescência, pois através dela pode-se detectar o seu estado nutricional e compará-lo aos padrões de saúde. Na adolescência o ganho de massa corporal é notório e a partir disso nota -se necessário saber se esse ganho de peso está acontecendo dentro das proporções adequadas entre massa magra e massa gorda (LOHMAN,1992).

O risco de doenças cardiovasculares e outras complicações para a saúde é relativamente grande quando meninos e meninas ultrapassam, respectivamente, a faixa de 25% e 30% de gordura corporal relativa. Crianças e jovens, com gordura corporal relativa acima desses valores, apresentam maior pressão arterial sanguínea sistólica e diastólica, elevado colesterol total e relação do nível do colesterol de baixa densidade, LDL, com o colesterol de alta densidade, HDL (WILLIAMS

et al., 1992). Por outro lado, padrões de gordura corporal muito baixo, menos de 10% da massa

corporal total, podem estar associados à desnutrição (LOHMAN, 1992).

Segundo Fernandes Filho (2003), o Índice de Massa Corporal (IMC) foi desenvolvido por estudos científicos com o objetivo de relacionar o peso e a estatura com o estado nutricional. Este índice não considera a composição corporal (quantidade de massa muscular, massa gorda, nível de hidratação e outros), por esse motivo não é uma forma adequada de avaliação de atletas que normalmente tem uma grande quantidade de massa muscular. Para uma melhor avaliação esse índice deve ser somado a outros métodos de avaliação como a avaliação do percentual de gordura.

Enfrenta-se um grande problema, hoje, quando o assunto é peso corporal, pois, muitos indivíduos estão com sua imagem corporal distorcida, ficando cada vez mais longe dos padrões considerados normais. É comum uma pessoa se considerar acima do peso e, ao fazer uma avaliação corporal, constatar que seu percentual de gordura está normal, ou seja, sem excesso de gordura. Sempre devemos ter em mente, que precisamos de certa quantidade de gordura para que nossos corpos funcionem perfeitamente (CANOSSA,2008).

A presença da obesidade pode ocasionar diversas alterações metabólicas e associações com vários tipos de doenças tais como: hipertensão, diabetes, doenças coronarianas, problemas respiratórios, além de diminuir a longevidade. De acordo com estatísticas da Organização Mundial de Saúde somente 60% dos obesos chegam aos 60 anos, em comparação a 90% das pessoas magras. Apenas 30% dos obesos chegam a atingir 70 anos, enquanto 50% dos magros o fazem. A idade de 80 anos é alcançada por apenas 10% dos obesos, comparando-se a 30% dos magros, perfazendo-se a razão de um para três (SAPATÉRA e PANDINI, 2005)

A necessidade de estudos procurando envolver levantamentos populacionais, principalmente entre crianças e adolescentes, tem crescido muito nos últimos anos. Estudos que envolvem avaliação antropométrica, especialmente a massa corporal, têm sido a forma mais utilizada para a avaliação do estado nutricional e a regulação do crescimento em crianças e adolescentes podendo através deste método, ser detectados casos de subnutrição ou obesidade (WHO, 2002).

O aumento da epidemia de obesidade tem sido observado em diversos países, da mesma forma, nota-se que este aumento tem atingido todas as faixas etárias e níveis socioeconômicos (KRINSKI et al., 2011), em função deste aumento resolveu-se investigar o Percentual de Gordural e IMC de escolares entre 11 e 17 anos da Escola Municipal José Barbosa de Oliveira do Município de Catutí – MG.

(3)

MATERIAIS E MÉTODOS

Este estudo é do tipo transversal (cross-sectional), porque as variáveis foram medidas num único momento temporal.

A amostra compreendeu em 124 escolares, sendo 64 do gênero masculino (M= 12.95; SD= 1.45) e 60 do gênero feminino (M= 13.48; SD= 1.53). A seleção da amostra ocorreu de forma aleatória probabilística, proporcional à população escolares frequentes, aplicou-se a formula n=(Z.Z).p.q.N/e.e.(N-1)+p.q.Z.Z; onde Z = intervalo de confiança, P = probabilidade de ser rejeitado 50%, q = probabilidade de ser escolhido 50%, N= população e e = percentual de erro que ≤0.05 (ALMEIDA e FREIRE, 2003).

Os instrumentos utilizados foram: uma balança de plataforma da marca Plena com precisão de 0,1 kg, a estatura (E) foi medida em um estadiômetro de madeira com precisão de 0,1 cm. Todos os sujeitos foram submetidos às medidas descalços e com o mínimo de roupa poss ível, a partir dessas informações, o IMC foi obtido pela formula P/E2 (peso dividido pelo quadrado da estatura), sendo a Peso expresso em quilogramas (kg) e a Estatura em metros (m), o resultado foi classificado de acordo a tabela proposta por Fernandes Filho, 2003.

A composição corporal foi determinada por meio da técnica de espessura das dobras cutâneas, sendo considerada a dobras, tricipital (TR) e subescapular (SE). Três medidas foram coletadas, sendo registrado o valor mediano (FERNANDES FILHO, 2003). As medidas foram realizadas por um único avaliador, com um adipômetro científico da marca Lange, com unidade de medida de 0,1mm e resolução de 0,5mm, seguindo as técnicas descritas por Slaughter et al., (1984).

A gordura corporal relativa foi estimada pelas equações de Slaughter et al., (1988), que diferencia o gênero com o somatório das dobras cutâneas (ΣDC) TR e SE. O critério de referência do percentual de gordura foi sugerido Lohman (1988; 1992) no qual foi utiliza -o como ponto de corte para classificação de obesidade nos indivíduos do presente estudo.

O pesquisador foi à escola com o objetivo de expor o trabalho à diretora no qual quantificou o número de escolares entre 11 e 13 anos de ambos os gêneros. A partir do número total de alunos, subtraiu-se a amostra que os respectivos responsáveis assinaram voluntariamente um termo de consentimento livre e esclarecido, no qual foram informados quanto aos objetivos do estudo e esclarecidos quanto aos métodos utilizados, ficando garantido aos participantes o anonimato e o direito de desistir do estudo a qualquer momento. Este estudo obedeceu as normas da Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde sobre pesquisa envolvendo seres humanos.

Para análise dos dados empregou-se a estatística descritiva, utilizando o pacote estatístico SPSS (Stastitical Program for Social Sciences) versão 18.0 for Windows. Para averiguar a normalidade dos dados utilizou-se o teste Kolmogorov Smirnov.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os dados foram analisados de forma descritiva, no qual encontrou os seguintes resultados categorizados pelo gênero. O gênero masculino foi representado com 64 escolares com média de idade de 12.95 anos (± 1.45) e idade mínima de 11 anos e máxima de 17 anos, peso médio de 42.29 kg (± 8.83) e mínimo de 29 kg e máximo de 69 kg, estatura média de 153 cm (± 0,10 cm) mínimo de 132 cm e máximo de 178 cm o IMC médio de 17.78 (± 2.10) com mínimo de 13.32 e máximo de 22.94. A dobra cutânea tríceps (TR) apresentou um valor médio de 8.35 (± 3.32 mm) com uma amplitude entre 3.9 e 20.5 mm e a Subescapular (SE) com 6.52 (± 2.69 mm) e uma variação entre 3.6 e 19.20 mm, resultando em um percentual de gordura médio de 14.27 % (± 4.86) com uma amplitude entre 8.44 e 19.19%

O gênero feminino compreendeu em 60 escolares com média de idade de 13.48 anos (± 1.53) e idade mínima de 11 anos e máxima de 17 anos, peso médio de 45.44 kg (±10.27) e mínimo de 30 kg e máximo de 78 kg, estatura média de 156 cm (± 0,82 cm) mínimo de 136 cm e 1.74 cm o IMC médio de 18.48 (± 2.89) com mínimo de 12.98 e máximo de 28.31. A dobra cutânea tríceps (TR) apresentou um valor médio de 13.41 (± 4.35 mm) com uma amplitude entre 07.30 e 24.3 mm e a Subescapular (SE) com 10.80 (± 4.45 mm) e uma variação entre 05 e 19.9 mm, resultando em um percentual de gordura médio de 21.42 % (± 5.53) com uma amplitude de entre 12.79 e 27.54%.

(4)

A tabela 01 apresenta a classificação dos escolares quanto ao índice de massa corporal quanto ao gênero.

Tabela 01. Classificação do IMC segundo o gênero.

ÍN D IC E D E M A S S A C O R P O R A L ( K g /m 2 ) MENINOS MENINAS TOTAL

Classificação Quantidade Classificação Quantidade

Abaixo do peso 5 (7.8%) Abaixo do peso 5 (8.3%) 10 (8.1%)

Normal 59 (92.2%) Normal 52 (86.7%) 111 (89.5%)

--- --- Obeso 3 (5%) 3 (2.4%)

Total 64 (100%) Total 60 (100%) 124 (100%)

Na tabela 1, observa-se que, em relação ao IMC a maioria dos sujeitos apresentou valores considerados normais para a idade e sexo, conforme as referências nacionais propostas por Fernandes Filho (2003). No estudo de Netto-oliveira et al., (2010) o IMC das crianças indicou que 22.1% das crianças se encontravam com excesso de peso, sendo 13.8% com sobrepeso e 8.3% com obesidade.

Indicadores antropométricos vêm se constituindo numa forma universalmente aceita para o acompanhamento da situação nutricional e crescimento corpóreo. A avaliação do estado nutricional na infância, por meio da aferição do peso e da estatura e, a partir deles, do cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC), é de grande importância, haja vista que dados antropométricos possibilita um diagnóstico do estado nutricional de forma simples, econômica e de fácil interpretação (SALOMONS

et al.

2007)

Minatto et al., (2010) observou que a massa corporal, estatura e IMC sofreram aumento crescente com o avanço da idade e estágios maturacionais, já Silva et al., (2006) apontou que uma concentração de tecido adiposo em torno das articulações pode vir a comprometer negativamente nos índices de flexibilidade, entretanto Miranda et al., (2011) ao associar o IMC com o desempenho motor de escolares, constatou que o estado nutricional não influencia no desempenho motor.

De acordo com Who (2002), o excesso de gordura corporal e/ou a obesidade deve ser encarado atualmente como um problema de saúde pública, podendo provocar ao organismo danos consideráveis e irreversíveis da mesma forma que, por exemplo, o tabagismo provoca.

A medição das pregas subcutâneas constitui um dos métodos mais práticos de apreciação da adiposidade total e regional, já que são utilizados instrumentos portáteis e barato s, proporcionando uma avaliação rápida, com o mínimo de colaboração e razoavelmente precisa (GUEDES e GUEDES, 2006).

O cálculo indireto da composição corporal, por meio da mensuração da gordura subcutânea das pregas cutâneas, é o método mais utilizado em pesquisas, devido a sua praticidade. A base lógica para as mensurações das pregas (dobras) cutâneas, com a finalidade de estimar a gordura corporal total, reside no fato de existir uma relação entre a gordura localizada nos depósitos diretamente debaixo da pele e tanto a gordura interna quanto a densidade corporal (McARDLE, et

al.,2008).

A tabela 02 apresenta a classificação do percentual de gordura dos escolares categorizados pelo gênero a partir da tabela proposta por Guedes et al., (2006).

(5)

Tabela 02. Classificação do %G segundo o gênero D O B R A S C U T Â N E A S (m m ) MENINOS MENINAS TOTAL

Classificação Quantidade Classificação Quantidade

Baixo 30 (46.9%) Baixo 25 (41.7) 55 (44.4%) Normal 30 (46.9%) Normal 28 (46,7%) 58 (46.8%) Moderadamente Alto 3 (4.7%) Moderadamente Alto 7 (11,7%) 10 (8.1%) Alto 1 (1.6%) --- --- 1 (0.8%) Total 64 (100%) Total 60 (100%) 124 (100%)

Em torno de 46.8% da amostra está nos padrões aceitáveis pela Organização Mundial de Saúde (FERNANDES FILHO, 2003), já as prevalências de sobrepeso (8.1%) e obesidade (0.8%) são identificadas no presente estudo, quando comparado aos demais temas, as prevalências de obesidade e sobrepeso encontradas são superiores aos resultados deste.

Rech et al., (2010) estimou a prevalência de obesidade e sobrepeso em escolares de 7 a 12 anos de ambos os gêneros de uma cidade serrana do RS e constatou que os escolares que não relataram praticar esportes no lazer apresentaram 41% a mais de chances para excesso de peso em relação àqueles que praticavam, ainda neste, as crianças que relataram manter hábitos sedentários como permanecer em frente ao computador, assistir televisão ou jogar vídeo game por mais de três horas diárias apresentaram 50% a mais de chances para excesso de peso, apresentando associação inversa com aptidão aeróbica.

De acordo com Who (2002), o excesso de gordura corporal e/ou a obesidade deve ser encarado atualmente como um problema de saúde pública, podendo provocar ao organismo danos consideráveis e irreversíveis da mesma forma que, por exemplo, o tabagismo provoca.

Os resultados apresentados na tabela 03 mostram que empregou-se o teste t independente para a comparação entre grupos e o teste de Levene para saber a homogeneidade das variâncias. Tabela 03: Comparação entre os gêneros com os valores antropométricos.

A significância do teste de Levene foi de 0.044 e 0.114, o que permite concluir que as variâncias são homogêneas (em negrito) e apresenta variâncias iguais (assumiram-se variâncias iguais). O valor do teste t (-.759; -.777) mostra que o percentual de gordura e o índice de massa corporal dos meninos é superior ao das meninas. Notou-se que neste caso p-value é maior que o adotado neste estudo (p< 0.05), quantificando em p = 0.449 e 0.438 > α, conduzindo assim a não

Levene's Test for Equality of

Variances t-test for Equality of Means

F Sig. t Sig. Classificação do Percentual de Gordura Assumiram-se variâncias iguais Não se assumiram variâncias iguais ,044 ,835 -,759 ,449 Classificação do Índice de Massa Corporal Assumiram-se variâncias iguais Não se assumiram variâncias iguais ,114 ,736 -,777 ,438

(6)

rejeição da hipótese nula (H0), portanto não existe diferença significativa na composição corporal entre os gêneros dos escolares da Escola Municipal José Barbosa de Oliveira.

Após a aplicação do teste t segui-se com a correlação ente o índice de massa corporal com o percentual de gordura, para isso adotou o R de Pearson, devido à amostra apresentar características de normalidade no qual foi decisiva para a sua adoção. O Índice de Massa Corporal e o percentual de gordura não apresentaram associações significativas com o gênero, ( r = 0.073, p

= 0.421; r = 0.067, p = 0.462), assim o gênero masculino possui uma melhor composição corporal

que o feminino, uma vez que este valor não pode ser considerado significativo.

A estimativa de composição corporal por meio de pregas cutâneas (PC) é mais confiável quando comparada com de bioimpedância elétrica (BE) para estimar a composição corporal em atletas. A quantidade de estudos, o controle das variáveis e uma maior variedade de equações para as diferentes populações são os principais motivos da maior confiabilidade na PC. A grande interferência das mudanças bruscas no organismo do atleta em situações pós -treino parece ser a principal limitação da técnica de IB nessa população (DEMINICE e ROSA, 2009).

Segundo Ricardo et al., (2009) os escolares da rede particular estão mais expostos ao sobrepeso e à obesidade, sugerindo que a condição socioeconômica dos escolares possa ser a explicação. A correlação entre o IMC e as dobras cutâneas apresentou-se forte quando todos os escolares foram apreciados, podendo ser considerada uma boa indicadora de gor dura, pois através da espessura de dobras cutâneas pode-se determinar a gordura localizada em determinadas regiões do corpo.

Malina (1996) coloca que após a adolescência, o sexo masculino tem proporcionalmente menos tecido adiposo subcutâneo por unidade de massa gorda e a relação tecido adiposo subcutâneo/massa gorda declina com a idade sugerindo que o sexo masculino tende a acumular mais tecido adiposo visceral com o avanço da idade. Entretanto, no sexo feminino esta relação tende a reduzir durante a adolescência indicando para este sexo um acúmulo de tecido adiposo visceral durante a maturação sexual, havendo uma estabilização da mesma após este período. Desta forma ressalta-se a importância da educação física escolar no sentido de também levar ao aluno a consciência dos problemas a que ele está exposto em virtude do sedentarismo e consequentemente, da melhora de sua qualidade de vida em resposta ao exercício físico.

Guedes et al., (2006) verificaram que os escolares de nível econômico mais privilegiado demonstraram risco, aproximadamente, duas vezes maior de apresentar sobrepeso e à obesidade em relação aos de nível mais baixo.

CONCLUSÃO

O objetivo desde estudo foi investigar o percentual de gordura e índice de massa corporal de escolares e foi detectado que ambos os gêneros apresentam um nível ideal para com a idade, estes resultados servem de diagnostico e de subsídios para programas de intervenção e promoção de saúde e ações na prevenção e redução das prevalências de sobrepeso e obesidade. A escola representa ambiente favorável para a ação preventiva, por meio de hábitos saudáveis tais como: reeducação alimentar e prática de atividade física. Assim o professor de educação física deverá trabalhar na orientação quanto à ingestão de alimentos menos calóricos e na prática habitual de atividade física, na qual influenciará na redução da obesidade infantil.

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, L.S., FREIRE, T. Metodologia da Investigação Científica em Psicologia da Educação. Braga. Lusografe, 2003.

CANOSSA, M. S. Avaliação Corporal – Adrem -2008 – disponível em internet: www.dren.min-edu.pt/infoefa/partilha_ficheiros/271_imc.doc - acessado em 23.10.2008.

DEMINICE, D., ROSA, F. T., Pregas cutâneas vs impedância bioelétrica na avaliação da

composição corporal de atletas: uma revisão crítica. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum. Florianópolis v. 11, n.3, p.334-340: 2009.

(7)

FERNANDES FILHO, J. A prática da avaliação física: testes, medidas e avaliação física em escolares, atletas e academias de ginástica. 2ª ed., Rio de Janeiro: Shape, 2003.

GUEDES, D. P., GUEDES, J. E. R. P. Manual Prático para Avaliação em Educação Física. São Paulo: Manole, 2006.

GUEDES, D. P., PAULA, I G, GUEDES, J. E. R. P., STANGANELLI, L. C. R. Prevalência de sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes: estimativas relacionadas ao sexo, à idade e à classe socioeconômica. Rev Bras Educ Fís Esp. v.20, n.3, p.151-163: 2006.

HEYWARD, H. V., STOLARCZYK, L. M. Avaliação da Composição Corporal Aplicada; São Paulo: Manole, 2000.

KRINSKI, K., ELSANGEDY, H. M., HORA, S., RECH, C. R.,LEGNANI, E.,SANTOS, B. V.CAMPOS, W., SILVA, S. G. Estado nutricional e associação do excesso de peso com gênero e idade de crianças e adolescentes. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum. Florianópolis, v. 13, n.1, p. 29-35: 2011

LOHMAN, T. G. Advances in body composition assessment. Champaign. Illinois: Human Kinetics. Publishers, 1992.

LOHMAN, T.G., ROCHE, A.E., MARTORELL R. Anthropometric standardization reference manual. Illinois: Human Kinetics Books; 1988.

MALINA, R.M.- Regional body composition: age, Sex, and ethnica variation. In: A.F. Roche; S.B. Heymsfield & T.G. Lohman (Eds). Human body composition. Champaign (Il): Human

Kinetics,1996.

MCARDLE, W. D., KATCH, F. I., KATCH, V. L. Fisiologia do exercício - energia, nutrição e desempenho humano. 6. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara Koogan. 2008

MINATTO, G., RIBEIRO, R.R., ACHOUR JUNIOR, A., SANTOS, K.D. Idade, maturação sexual, variáveis antropométricas e composição corporal: influências na flexibilidade. Rev Bras

Cineantropom Desempenho Hum, v.12, n.3, pp.151-158: 2010

MIRANDA, T. B., BELTRAME, T. S., CARDOSO, F. L. Desempenho motor e estado nutricional de escolares com e sem transtorno do desenvolvimento da coordenação. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum. Florianópolis, v. 13, v. 1, p.59-66: 2011

NETTO-OLIVEIRA, E. R., OLIVEIRA, A. A. B., NAKASHIMA, A. T. A., ROSANELI, C. F., OLIVEIRA FILHO, A., RECHENCHOSKY, L., MORAES, A. C. F. Sobrepeso e obesidade em crianças de diferentes níveis econômicos. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum. Florianópolis, v. 12, n.2, p. 83-89: 2010

PORTAL.ED.FÍSICA - Composição Corporal – disponível em internet : http://www.avaliacaofisica.com.br acessado em 23.10.2008.

RECH, R. R., HALPERN, R., COSTANZI, C. B., BERGMANN, M. L. A., ALLI, L. R., MATTOS, A. P.,TRENTIN, L., BRUM, L. R. Prevalência de obesidade em escolares de 7 a 12 anos de uma cidade Serrana do RS, Brasil. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum. Florianópolis, v.12, n. 2, p.90-97: 2010

RICARDO, G. D., CALDEIRA, G. V., CORSO, A. C. T. Prevalência de sobrepeso e obesidade e indicadores de adiposidade central em escolares de Santa Catarina, Brasil. Rev Bras Epidemiol. v.

12, n.3. p. 424-35: 2009

SALOMONS, E., RECH, C. R., LOCH, M. R. Estado nutricional de escolares de seis a dez anos de idade da rede municipal de ensino de Arapoti, Paraná. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum. Florianópolis, v. 9, n.3, p. 244-249: 2007.

SAPATÉRA, M. L. R., PANDINI, E. V. Obesidade na Adolescência. Lectures Educación Física y Deportes, 10(85), 2005. Disponivel em http://www.efdeportes.com Acesso em 06 fev. 2010.

(8)

SILVA, D. J. L., SANTOS, J. A. R., OLIVEIRA, B. M. P. M. A flexibilidade em adolescentes – Um contributo para a avaliação global. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum. Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 72-79: 2006

SLAUGHTER, M.H., LOHMAN, T.G., BOILEAU, R.A., STILLMAN, R.J., LOAN, M.V., HORSWILL, C.A., WILMORE, J.H. Influence of maturation on relationship of skinfolds to body density: a cross-sectional study. Hum Biol 1984.

SLAUGHTER, M. H.; LOHMAN, T. G.; BOILEAU, R. A.; HORWILL,C. A.; STILLMAN, R;J.; VAN LOAN, M. D.; BEMBEN, D. A.. Skinfold e equations for esmatiom of body fatness in children and youth. Human Biology, 60(5), 709-723, 1988.

WHO – Whold Health Organization. Howmuch physical activity needed to improve and maintainhealth. [periódico online].2002. Disponível em <http://www.who.int/hpt/physactiv/ p.a.how.much.shtml > [2002 dez 03].

WILLIAMS, D. P., GOING, S. B., LOHMAN, T. G. Body fatness and risk for elevated blood pressure, total cholesterol, and serum lipoprotein ratios in children and adolescents. American Journal of Public Health, 1992

______________________________________

1 Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, Montes Claros, MG 2 Faculdades Unidas do Norte de Minas – FUNORTE, Montes Claros, MG 3 Universidade Trás-Os-Montes e Alto Douro – UTAD, Vila Real, Portugal

4 Grupo de Estudos e Pesquisas de Educação na Diversidade e Saúde, Montes Claros, MG

5 Grupo Integrado de Pesquisa de Psicologia do Esporte, Exercício e Saúde, Saúde Ocupacional e Mídia, Montes Claros, MG (Brasil)

Rua Armenio Graça, 93 Lourdes Montes Claros/MG 39400-000

Referências

Documentos relacionados

cada amostra, obtidos na deteção de S. pneumoniae por PCR em tempo real, assim como o respetivo resultado qualitativo obtido em cultura. Cada ponto representado nos gráficos 3-1

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão

Os instrutores tiveram oportunidade de interagir com os vídeos, e a apreciação que recolhemos foi sobretudo sobre a percepção da utilidade que estes atribuem aos vídeos, bem como

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Desse modo, tomando como base a estrutura organizacional implantada nas SREs do Estado de Minas Gerais, com a criação da Diretoria de Pessoal, esta pesquisa permitirá

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

No Estado do Pará as seguintes potencialidades são observadas a partir do processo de descentralização da gestão florestal: i desenvolvimento da política florestal estadual; ii