• Nenhum resultado encontrado

CURSO PREPARATO RIO MESTRADOS E DOUTORADOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CURSO PREPARATO RIO MESTRADOS E DOUTORADOS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

CURSO PREPARATO RIO

MESTRADOS E DOUTORADOS

PROFESSOR  PESQUISADOR  DOUTOR ESTRUTURA DE ESTUDOS ABORDAGENS METODOLÓIGCAS PARA PUBLICAÇÕES LEVANTAMENTO DE DADOS PARA PESQUISAS ESTUDO NAS LINHAS DE PESQUISAS PREPARATÓRIO DOS PRÉ-PROJETOS PROVA, ENTREVISTAS E BANCAS DE EDITAIS PRODUÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

INFORMAÇÕES DETALHADAS DO CURSO PREPARATÓRIO

OBJETIVO Capacitar docentes para os editais em ní vel federal e estadual, para universidades pu blicas e privadas, para programas de po s-graduaça o para mestrados e doutorados. Ensinar docentes a organizarem suas vidas em torno do professor pesquisador, habilitando-os para uma doce ncia caracterizada pela pesquisa escolar e cientí fica em sala de aula, utilizando seus estudantes como protagonistas e produtores de conteu do.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Organizar o tempo dos professores para seus afazeres dia rios e introduzir atividades de pesquisador;

 Conhecer a metodologia de pesquisa para levantamento de informaço es e organizaça o dos dados no computador;

 Realizar pesquisas escolares e cientí ficas, construir artigos, publicar em revistas especializadas, nacional e internacional;

 Preparar pre -projetos, memorial descritivo, preparar-se para

provas, entrevistas e projetos de pesquisas. HABILIDADES &

COMPETÊNCIAS

O curso preve o ensino de pra ticas docentes, habilidades e compete ncias na metodologia interdisciplinar de pesquisas de sala de aula, transformando-a em laborato rio vivo de experimentaço es, colocando estudantes em projetos de produça o de informaço es, construça o de roteiros para gravaça o de a udios e ví deos, introduzindo docentes e estudantes no uso das mí dias de a udio e ví deo auxiliando a atividade

(2)

docente e melhorando aspectos como reflexa o, autocrí tica e diminuindo a timidez.

DURAÇÃO O curso possui fluxo contí nuo, ensinando todas as etapas do programa de preparaça o para o mestrado e doutorado. O tempo e de ate dois anos ou ate o candidato realizar um edital e ser aprovado.

O tempo dia rio dedicado ao professor pesquisador e de uma hora aproximadamente, e nos fins de semana, cerca de tre s horas, ate que esteja incorporado na vida docente o projeto de investigaça o de sua pra tica pedago gica.

PÚBLICO ALVO O curso e realizado para docentes, com ensino superior completo. Podem participar docentes do ensino ba sico, fundamental, me dio ou superior. Tambe m podem participar docentes em cargo de coordenaça o pedago gica, docentes auxiliares e direça o geral das instituiço es de ensino.

PROGRAMA DO CURSO PREPARATÓRIO

O curso preparato rio divide-se em diversos momentos concomitantes: a) construça o de pesquisa cientí fica, na a rea de conhecimento do docente, preparaça o do material de pesquisa, levantamento dos dados, aplicaça o dos instrumentos de coleta de impresso es da pesquisa, estudo do aporte teo rico que ira sustentar a pesquisa, ana lise dos resultados e concluso es. Estudo e escrita do artigo cientí fico e publicaça o nas revistas especializadas. O curso possui parceiros internacionais nas publicaço es. b) Construça o de rede social de pesquisador, elaborando planejamento, administraça o e controle das informaço es sobre a a rea do docente, participando de congressos, feiras e trabalhos institucionais.

c) Elaboraça o do Pre -projeto de pesquisa de mestrado ou doutorado, considerando cada local pesquisado (PPGs).

d) Estudo das linhas de pesquisas, docentes responsa veis pelas linhas, buscando adequar cena rios que locupletem as atividades do PPGs procurado.

e) Preparaça o para as provas dos editais, levando em consideraça o o tema da dissertaça o ou tese, linha de pesquisa escolhida, teo ricos da a rea pesquisada, e tema livre escolhido em geral pela prova.

f) Preparaça o do memorial descritivo.

g) Preparar e iniciar atividades de pesquisa na escola, com seus estudantes para comprovar pesquisas prontas ou em realizaça o.

Estrate gia de Ensino 1: Jornalismo Digital Educacional. Estrate gia de Ensino 2: Cí rculo de Interdisciplinaridade. Estrate gia de Ensino 3: O Criador de Aprendizagens.

Estrate gia de Ensino 4: Espiral do Conhecimento Experiencial. Estrate gia de Ensino 5: Comunicaça o na o Verbal.

(3)

h) Programa de atividades semestrais para incentivar a escola, os docentes e estudantes para a pesquisa escolar e cientí fica, produça o de feiras cientí ficas e melhoria potencial da pra tica pedago gica interdisciplinar. INVESTIMENTO Sera oferecido para a instituiça o de ensino, inicialmente duas turmas de

docentes, entre 15 e 20 participantes por turma. Sera oferecido um hora rio pela manha e um pela tarde. As aulas sera o presenciais e a dista ncia. O investimento por docente e de R$ 250,00 mensais. Durante fluxo contí nuo, que abrange dois anos de preparaça o. Enquanto os docentes estiverem matriculados no programa, estara o produzindo pesquisas, uma apo s a outra, com publicaça o em diferentes revistas especializadas.

A instituiça o podera participar com parte do investimento, ou remunerando em horas os docentes para realizarem o curso. O total de horas estimados por semana e de 8h incluindo as tre s horas de fim de semana. Caso os docentes fizerem provas para editais e passarem, estara o automaticamente saindo do curso preparato rio, uma vez que tera o atingido o objetivo geral, que e passar em algum edital.

FORMA DE PAGAMENTO

Algumas sugesto es para o pagamento do curso preparato rio:

1) Os docentes investem individualmente sua mensalidade diretamente na conta do PORTAL EAD BRASIL.

2) Os docentes sa o descontados em folha pela instituiça o de ensino, que repassa o valor para o PORTAL EAD BRASIL, num u nico pagamento, em data a ser combinada.

3) Uma representaça o de docentes fica responsa vel em arrecadar o valor mensalmente de todos os participantes e deposita na conta do PORTAL EAD BRASIL.

Estrate gia de Ensino 1: Jornalismo Digital Educacional. Estrate gia de Ensino 2: Cí rculo de Interdisciplinaridade. Estrate gia de Ensino 3: O Criador de Aprendizagens.

Estrate gia de Ensino 4: Espiral do Conhecimento Experiencial. Estrate gia de Ensino 5: Comunicaça o na o Verbal.

Estrate gia de Ensino 6: Aprendizagens atrave s de Jogos Digitais.

MATERIAL METODOLÓGICO E TECNOLÓGICO

O curso preparato rio dispora de um ambiente virtual de aprendizagem, onde estara o todos os passos para que os conteu dos sejam trabalhados e exercitados por todos os participantes.

Sera criada uma pa gina no Facebook, no modo secreto, para que todos possam trocar informaço es, tirar du vidas, postar dicas de pesquisas, livros, artigos encontrados, teo ricos estudados, ambientes educacionais com informaço es sobre as pesquisas que esta o sendo realizadas pelos docentes. O curso preparato rio ira dispor, apo s a fase inicial das pesquisas, de um livro texto, contendo todo o conteu do da metodologia interdisciplinar e dos

(4)

conhecimentos necessa rios sobre as pra ticas pedago gicas interdisciplinares, uso pedago gico das redes sociais, mí dias de a udio e ví deo auxiliando a educaça o, com exemplos e atividades propostas.

O livro, contendo 570 pa ginas aproximadamente, sera distribuí do gratuitamente para todos os participantes do curso.

CARGA HORÁRIA PRESENCIAL E A DISTÂNCIA

A seguir o cronograma e distribuiça o da carga hora ria presencial e a dista ncia do curso preparato rio:

CURSO PREPARATÓRIO MESTRADOS E DOUTORADOS

TURMAS

TUTORIA

HORÁRIOS

MOMENTOS PRESENCIAIS

(1) Turma da

Manhã 4h Apresentaça o Atividades Um encontro por me s Apresentaça o Metodologia Escopo dos Conteu dos (2) Turma da

Tarde 4h Apresentaça o Atividades Um encontro por me s Apresentaça o Metodologia Escopo dos Conteu dos

MOMENTOS A DISTÂNCIA

(3) Turma da

Manhã 5h Monitoramento remoto com os docentes Atendimento personalizado Auxiliando os docentes

(4) Turma da

Tarde 5h Monitoramento remoto com os docentes Atendimento personalizado Auxiliando os docentes

Total de horas semanais para atendimento aos docentes, 20h. ATIVIDADES

PREVISTAS PELOS DOCENTES

A seguir a distribuiça o dos tipos de atividades:

CURSO PREPARATÓRIO MESTRADOS E DOUTORADOS ATIVIDADES DOCENTES AO LONGO DO CURSO

PRODUÇÃO DE MATERIAIS INDIVIDUAIS

PESQUISA CEINTÍFICA Escolha de turmas de estudantes para pesquisas Envolvimento de docentes e estudantes de outras a reas

de conhecimento

ARTIGOS

CIENTÍFICOS cientí fico com a ajuda Elaboraça o do artigo de tutoria

Publicaça o em revistas nacionais e internacionais

portugue s e ingle s

PRODUÇÃO DE MATERIAIS COLETIVOS

SEMINÁRIOS FEIRAS E CONGRESSOS Apresentaça o das pesquisas para os colegas da instituiça o Atendimento personalizado Auxiliando os docentes nas

atividades propostas

PESQUISAS

INTERDISCIPLINARES ESCOLARES

Integraça o de atividades com outras instituiço es

de ensino

Apresentaça o de semina rios interdisciplinares apresentaça o dos trabalhos

Estrate gia de Ensino 1: Jornalismo Digital Educacional. Estrate gia de Ensino 2: Cí rculo de Interdisciplinaridade. Estrate gia de Ensino 3: O Criador de Aprendizagens.

Estrate gia de Ensino 4: Espiral do Conhecimento Experiencial. Estrate gia de Ensino 5: Comunicaça o na o Verbal.

(5)

RESULTADOS ESPERADOS INDIVIDUAIS

Com a aplicaça o da metodologia proposta e das tecnologias que utilizamos, esperamos conseguir as seguintes pra ticas pedago gicas:

a) Conhecimento da prática pedagógica interdisciplinar, elevando o status do docente atual para docente pesquisador, ocasionando acentuada melhoria na qualidade do ensino, na busca de permanente melhoria de sua performance e sistema de avaliaça o pessoal e dos estudantes.

b) Uso pedagógico de mídias sociais na educação, elevando seu grau de comunicaça o e interaça o com os iguais e estudantes, conseguindo atingir os objetivos que se espera da educaça o que e capacitaça o, habilidades e expertises no cuidado com a aça o educadora.

c) Uso pedagógico das mídias de áudio e vídeo na educação, melhorando e potencializando o conhecimento do docente em letramentos ale m da escrita e da leitura, podendo reconhecer outras estruturas de linguagem de igual importa ncia para melhorar a educaça o como: fotos, figuras, a udios e ví deos.

d) Buscar atividades como pesquisas escolares e pesquisas

científicas de tal modo que os estudantes possam aprender

fazendo, trocando ideias e ensinando, uns aos outros, para que a aprendizagem tenha maior significado e dure mais tempo em sua vida.

e) Construir documentos técnicos como artigos científicos para expressar o que aprendeu com seus estudantes e comunicar a comunidade em geral as observaço es e os resultados apurados em suas pesquisas.

RESULTADOS ESPERADOS COLETIVOS

Com a aplicaça o da metodologia proposta e das tecnologias utilizadas no curso, esperamos conseguir os seguintes resultados coletivos:

f) Promover ações e atividades integradoras, capaz de elevar o conceito dos conteu dos, muito acima dos muros epistemolo gicos, promovendo ensino de qualidade, desempenhos nota veis dos estudantes, aprendizagens de convive ncia social significativas.

(6)

g) Excelência no uso de tecnologias de comunicação e produção

de informação, respeitando a cultura instalada dos estudantes,

com relaça o a ubiquidade tecnolo gica adquirida e vivenciada pela maioria dos estudantes fora da escola.

h) Melhorar a integração entre as áreas de conhecimento ta o fragmentadas no modelo atual de ensino, aproximando as contribuiço es que cada disciplina pode dar para resolver os problemas propostos do dia a dia da vida dos estudantes.

i) Construir aprendizagens baseadas no crescimento dos

estudantes e na atença o especial as notaço es que cada estudante

deve ter de seus pro prios sujeitos, atrave s das aplicaço es audiovisuais de observaça o e encantamento.

j) Procurar manter e sistematizar na instituiça o, níveis de excelência

na busca de novas informações e atividades escolares, num

mundo que se reorganiza constantemente.

k) Projeção da instituição através de metodologias inovadoras, criativas, assertivas e que aproximam os estudantes das escolas, desejando que eles busquem cada vez mais a aprendizagem auto noma, protagonista, holí stica e socializante.

Esperamos que o curso preparato rio para mestrados e doutorados seja um marco profundo na escola na forma de construir soluço es pedago gicas que consigam dar conta da necessidade constante de inovaça o do ensinar do docente e do aprender dos estudantes.

Veja exemplos de aplicaço es da web ra dio e webtv:

http://centova.ipstm.net:2199/start/webportaleadbrasil/

(7)

Inscreva sua instituição de ensino através do e-mail portaleadbrasil@gmail.com

Para manter os investimentos nos preços utilizados nesta proposta, o total de docentes deve ser de 30 participantes, no mínimo.

Todos os docentes inscritos receberão Certificados de Participação chancelados pelo PORTAL EAD BRASIL.

Total de horas para efeito de certificado é de 960h (dois anos de aprendizagem na metodologia interdisciplinar de pesquisa e atividades práticas de produção de pesquisa em sala de aula, produção de artigos e publicações em revistas nacionais e internacionais.

Referências

Documentos relacionados

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

Deste modo, na busca de indicadores que permitam um planejamento escolar visando contribuir com um crescimento saudável de nossos escolares, é que este estudo foi

Entre as estratégias de enfrentamento analisadas, os dados indicam maior frequência das Práticas Religiosas e Pensamentos Fantasiosos entre os participantes, seguida de

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on