• Nenhum resultado encontrado

PARECER PROCESSO N 4776/2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PARECER PROCESSO N 4776/2015"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

ESTADO DE SÀO PAULO- BRASIL

SECRETARIA DE NEGÓCIOS JURÍDICOS

PARECER

PROCESSO N° 4776/2015

PARECER OPINATIVO. Processo

Legislativo. Projeto de Lei n° 223/2015.

Dispõe sobre a divulgação visual obrigatória nas academias de ginástica, centros ou clubes esportivos e outros estabelecimentos congêneres. sobre o uso inadequado de anabolizantes, e dá outras providências.

Admissibilidade. Competência legislativa

fundada no inciso I, do art. 30, da CF/88. Iniciativa comum. Compatibilidade com os incisos do art. 202, do Regimento Interno da Câmara dos Vereadores de Limeira Inexistência de violação a regra ou princípio constitucional. Desenvolvimento no plano local de disposições constitucionais programáticas e/ou de eficácia plena nos termos do caput dos artigos 6°, 196 e 197, todos da CF/88.

1. CONSULTA: Trata-se de solicitação emanada do Sr. Secretário de Negócios

Jurídicos acerca de projeto de lei encaminhado a esta Secretaria pela Comissão Permanente de Constituição, Justiça e Redação, solicitando dessa Consultoria manifestação acerca da constitucionalidade e legalidade do Projeto de Lei Municipal n° 223/2015, em relação ao qual, passamos a nos manifestar nos termos que se seguem.

PALACIO TATUIBI - RUA PEDRO ZACCARIA. N° 70 - JD NOVA ITALIA - LIMEIRA - SÃO PAULO - PABX (19) 3404-7500.

(2)

0,3t1ICIP (

• 40

ESTADO DE SAO PAULO • BRASIL

SECRETARIA DE NEGÓCIOS JURÍDICOS

2. CONSIDERAÇÕES: No procedimento prévio de controle de constitucionalidade estruturado no âmbito da produção legislativa municipal, de um modo geral, aprecia- se a legalidade e constitucionalidade do projeto de lei sobre três perspectivas elementares: I) a matéria legislativa proposta deve se encontrar entre aquelas autorizadas pela CF/88 aos Municípios; II) se foi respeitada a rígida observância das preferências quanto à iniciativa para proposição prevista pela ordem jurídico- constitucional: III) a possibilidade de violação por parte da matéria legislativa proposta à direitos fundamentais ou instituições tuteladas por regras ou princípios constitucionais.

2.1 Com relação ao projeto de lei que ora se aprecia Projeto de Lei n° 223/2015. Dispõe sobre a divulgação visual obrigatória nas academias de ginástica, centros ou clubes esportivos e outros estabelecimentos congêneres, sobre o uso inadequado de anabolizantes, e dá outras providências.

Segundo a justificativa apresentada, o presente Projeto de Lei tem por escopo coibir o uso indiscriminado de anabolizantes nas academias, centros esportivos e similares, por intermédio de trabalho de conscientização visual, que obriga tais estabelecimentos a afixarem avisos sobre o tema.

Os esteróides anabolizantes mais conhecidos com o nome de anabolizantes são drogas relacionadas ao hormônio masculino Testosterona fabricada pelos testículos. Possuem vários usos clínicos, nos quais sua função principal é a

reposição da testosterona no caso de alguma deficiência por motivo patológico. Assim, seus efeitos são aqueles que envolvem a síntese da proteína para

reparação muscular.

Além de uso médico, eles têm a propriedade de aumentar o volume dos músculos e por esse motivo são muito procurados por atletas ou pessoas que querem melhorar o desempenho e a aparência física. Podem ser tomados na forma de comprimidos ou injeções e sua manipulação ilícita pode levar o usuário a utilizar centenas de doses a mais do que aquela recomendada pelo médico. Frequentemente combinam diferentes esteróides entre si para aumentar a sua efetividade.

Normalmente, os esteróides ou "bomba", como costumam ser chamados nas academias, podem ser administrados via oral, por cápsulas de implante sublingual ou via injetáveis intramusculares, exercendo influência ativadora nas células responsáveis pela síntese da proteína.

O atleta acaba criando uma necessidade de proteínas no organismo através de um treinamento extremamente pesado. Contudo, nem todas as moléculas de esteróides atingem os sítios receptores das células, a maioria se perde na corrente sanguínea e são quebradas no fígado, gerando inúmeros efeitos colaterais, tais como: alterações da função hepática, prejuízo no sistema cardiovascular, hipertensão, alterações no processo reprodutor, aumento da agressividade, desenvolvimento de tecido mamário no homem, efeitos virilizantes, além da suscetibilidade de lesão no tecido conectivo.

PALACIO TATU IBI - RUA PED(20 ZACCARIA. N° 70 - JD NOVA ITALIA - LIMEIRA - SÃO PAULO - PABX (19) 3404-7500. 2/6

(3)

ESTADO DE SÀO PAULO BRASIL

SECRETARIA DE NEGÓCIOS JURÍDICOS

2.2 O objeto de que trata o projeto de lei 223/15, na opinião dessa Consultoria, se enquadra perfeitamente nas autorizações para legislar franqueadas aos Municípios no âmbito dos incisos I e II, do art. 30, todos da CF/88.

2.3 O Projeto de Lei 223/2015 não viola os estritos limites fixados pelo inciso I, do art. 30. da CF/88, nem introduz matéria nova, de que caiba reserva de iniciativa conferida ao Chefe do Poder Executivo municipal. Têm-se então a utilização de competência legislativa própria, voltada para aspectos referentes à sua auto-organização.

Na opinião dessa Consultoria, as normas que se pretende introduzir pela presente propositura possuem a natureza jurídica de normas gerais de orientação.

O uso indevido de anabolizantes que já está se tornando um vício, muitas vezes sem volta, de jovens de aparência saudável que buscam corpos esculpidos e supostamente "perfeitos".

O uso indiscriminado desses esteróides teve início em 1930 com alguns fisiculturistas e atletas que buscavam desenvolvimento muscular rápido e melhora de desempenho. Com o passar dos anos, o uso se estendeu para esportistas amadores, frequentadores de academias e adolescentes. Apesar de não haver estatísticas, sabe-se que vem crescendo o numero de consumidores da droga. E não são apenas os atletas em busca de mais força, velocidade e resistência dos músculos, os únicos a usá-lo. Homens, jovens e mulheres que querem apenas ganhar massa corporal em pouco tempo também se deixam seduzir pelos seus efeitos.

Os anabolizantes são substâncias sintéticas similares aos hormônios sexuais masculinos e promovem, portanto, um aumento da massa muscular (efeito anabolizante) e o desenvolvimento de caracteres masculinizantes. A massa corporal aumenta porque eles aumentam a capacidade do corpo de absorver proteína, além de reter líquido provocando o inchaço dos músculos. O efeito de um corpo saudável com os anabolizantes é apenas aparente. Os efeitos colaterais do uso indevido são muitos; ao todo 69 (sessenta e nove) já foram documentados. A pessoa pode desenvolver problemas no fígado, inclusive câncer, redução da função sexual, derrame cerebral, alterações de comportamento com aumento da agressividade e nervosismo, aparecimento de acne. Em garotos e homens existe a diminuição da produção de esperma, retração dos testículos, impotência sexual, dificuldade ou dor ao urinar, calvície, desenvolvimento irreversível de mamas. Em adolescentes de ambos os sexos, também pode ocorrer parada prematura do crescimento, tornando-os mais baixtornando-os que outrtornando-os, não usuáritornando-os de anabolizantes. A parada brusca do uso de anabolizantes também pode produzir sintomas como depressão, fadiga, insônia,

PALACIO TATUIRI - RUA PEDRO ZACCARIA, NI' 70 - JD. NOVA ITALIA - LIMEIRA - SÃO PAULO , PABX (19) 3404-7500.

(4)

ESTADO DE SAO PAULO - BRASIL.

SECRETARIA DE NEGÓCIOS JURÍDICOS

diminuição da libido, dores de cabeça, dores musculares e desejo de tomar mais anabolizantes.

Na verdade, a norma versa sobre matéria de interesse geral e cria obrigações apenas para terceiros e nesse sentido, há amparo da recente jurisprudência do Tribunal de Justiça de São Paulo, para proposições semelhantes quando de iniciativa do Poder Legislativo Municipal:

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE- Lei n° 6.173, de 4 de novembro de 2014, do Município de Ourinhos, que obriga a fixação de avisos sobre os crimes praticados contra crianças e adolescentes e suas penas em estabelecimentos comerciais, shoppings, hotéis, motéis, casas noturnas e similares - Inocorrência de vício de iniciativa do projeto de lei deflagrado pelo legislativo Municipal, haja vista que a norma editada não regula matéria estritamente administrativa, afeta ao Chefe do Poder Executivo, delimitada pelos artigos 24, §2°, 47, incisos XVII e XVIII, 166 e - 174 da CE, aplicáveis ao ente municipal, por expressa imposição da norma contida no artigo 144

daquela mesma Carta - Previsão legal, na verdade, que se destina apenas a alertar a população para as penas previstas para os crimes praticados contra crianças e adolescentes, cuidando-se de campanha educativa formulada com vistas a 'zelar pela

guarda da Constituição e das leis vigentes•, nos exatos limites da competência atribuída ao ente público municipal pelo art. 23 da CF - legislação, adémais, que não implica no aumento

de despesa do Município, uma vez que o dever de fiscalização do cumprimento das normas é conatural aos atos normativos e não tem efeito de gerar gastos extraordinários - Ação Direta de Inconstitucionalidade julgada improcedente.

A proposta vem complementar acertadamente as disposições legais em vigor sobre a restrição da venda de esteróides anabolizantes. A ideia de exibir advertências sobre o risco do uso destas substâncias em locais onde se prioriza a aparência e a forma física é bastante oportuna. As repercussões do uso indevido de anabolizantes são, de fato, extremamente perigosas para a saúde — não podem ser ignorados os graves riscos que podem levar os usuários até à morte. A aposição de placas com advertências constitui medida simples, que não acarretará custos significativos para os estabelecimentos. Esta é uma forma bastante eficaz de atingir as pessoas no ambiente em que estão mais expostas à tentação de utilizar produtos para acelerar o desenvolvimento de músculos e a perda de gordura. Desta forma, não vislumbramos obstáculos para adotar o que propõem o projeto.

Sendo assim, na opinião dessa Consultoria, a proposição desse tipo de normativa não se encontra dentre aquelas reservadas pelos incisos do art. 202 do Regimento Interno da Câmara dos Vereadores de Limeira ao Chefe do Executivo municipal, e nem mesmo derptre aquelas limitações impostas pelas alíneas do inciso II, do § 1°, do art. 61, da CF/88, aplicáveis por simetria aos Municípios, estando tal assunto, contido no rol mais geral das matérias submetidas á chamada iniciativa comum,

disposta abstratamente ao longo do art. 201 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Limeira.

PALACIO TATUIBI - RUA PEDRO ZACCARIA, NP 70 - JD NOVA ITALIA LIMEIRA - SÃO PAULO - PABX. (19) 3404-7500

(5)

OICIP44 ,., O `-''' 4. S'.. f, Nr. ..z:c 53 U 1:»

ESTADO DE SAO PAULO • BRASIL

SECRETARIA DE NEGÓCIOS JURÍDICOS

Desse modo, na opinião dessa Consultoria, em relação à presente propositura (projeto de lei 223/13), inexiste qualquer modalidade de vício de iniciativa.

2.4 Na opinião dessa Consultoria, as disposições contidas no projeto de lei n° 223/15 não ofendem quaisquer regras ou princípios constitucionais, mas, ao contrário, tratam de dar desenvolvimento no Município à uma série de disposições principiológicas que confere maior efetividade no plano local, às disposições constitucionais programáticas contidas no caput dos artigos 6°, 196 e 197, todos da CF/88.

Considerando-se tudo que fora exposto, que, por si só, já evidencia a justeza e a legitimidade do quanto pleiteado por meio da referida Proposição, uma vez que é premente a necessidade de ações concretas de conscientização do cidadão acerca dos riscos de fazer uso de anabolizantes. Não será uma campanha isolada que ajudará no combate ao uso ilegal e irresponsável de anabolizantes. E, neste sentido esta Proposição trará muito benefício. Desta forma não há nenhum óbice para que este projeto prospere.

PALACIO TATUIBI - RUA PEDRO ZACCARIA N° 70 - JD NOVA ITALIA - LIMEIRA - SÃO PAULO - PABX (19) 3404-7500 516

(6)

Limeira, 02 de novembro de 2015.

MAROILTOÍV ALMEIDA SAN1ÓS

Consultor Jurídico da Câmara Municipal de Limeira — SP ,t,kyt4ICIP,4( „ P." "'•<, (2- sr ..t■-",4',, ‘1'....\ .‹c ) (..)

ESTADO DE SÃO PAULO - DRAS11

SECRETARIA DE NEGÓCIOS JURÍDICOS

3. RESPOSTA:

Em face de todas as considerações acima expostas, opino pela legalidade e pela constitucionalidade do presente projeto de lei (n° 223115), estando o mesmo amparado pela competência legislativa conferida aos Municípios pelo inciso I, do art. 30, da CF/88. Não submete à reserva de iniciativa imposta pelos incisos do art. 202, do Regimento Interno da Câmara dos Vereadores de Limeira, ou mesmo, em face da aplicação do princípio. da simetria, das limitações dispostas pelas alíneas "a" e "b" do inciso II, do § 1°, do art. 61, da CF/88. Por fim, constatou-se que o projeto de lei em questão não possui aptidão para violar regras ou princípios constitucionais, mas, ao contrário, trata de conferir maior efetividade no plano local, às disposições constitucionais programáticas contidas no caput dos artigos 6°, 196 e 197, todos da CF/88.

Este é o meu Parecer, s.m.j.

PALACIO TATUIBI - RUA PEDRO ZACCARIA, N" 70 - JD NOVA ITALIA - LIMEIRA - SÃO PAULO - PABX (19) 3404-7500

Referências

Documentos relacionados

Esta pesquisa apresenta técnicas de prevenção contra colisão com fios, recomendações de especialistas, referências de instituições prestigiosas, e sistemas de

Concluída a frequência desta unidade curricular os formandos encontrar-se-ão habilitados a: Identificar implicações fiscais em sede de IRC e EBF das tomadas de decisão

Diante do exposto, o nosso voto é pela constitucionalidade, juridicidade e adequada técnica legislativa do Projeto de Lei nº 2.103, na forma do substitutivo ora oferecido

A pesquisa revelou que um pouco mais da metade (55%) das mulheres beberam uma cerveja artesanal.. Verifica-se que a quantidade dos que estavam dispostos a comprar

Ao estabelecer que o órgão estadual competente deve convocar o proprietário para assinar o termo de compromisso no prazo de até três dias uteis após o pedido de adesão ao PRA, o

Ressalta, por fim, a importância do presente projeto de Lei que define a atualização da Planta de Valores Genéricos de nosso Município, propiciando uma adequação das

da variação do diâmetro da artéria braquial por ultrassono- grafia de alta resolução (dilatação mediada por fluxo) como preditor de risco para doença cardiovascular em crianças e

1357-2725 INTERNATIONAL JOURNAL OF BIOCHEMISTRY &amp; CELL BIOLOGY B1. 2314-4157 INTERNATIONAL JOURNAL OF