• Nenhum resultado encontrado

DOSSIER DE IMPRENSA FEVEREIRO 2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DOSSIER DE IMPRENSA FEVEREIRO 2014"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

DOSSIER DE IMPRENSA

(2)

1. NOVARTIS NO MUNDO

A Novartis é uma companhia farmacêutica, líder mundial na investigação e desenvolvimento de soluções de saúde inovadoras destinadas a dar resposta às necessidades em constante evolução dos doentes e da sociedade.

Sediada em Basileia, na Suíça, a Novartis dispõe de um portefólio diversificado para responder da forma mais adequada a essas necessidades: medicamentos inovadores, cuidados oculares, genéricos económicos, vacinas, medicamentos de venda livre e produtos de saúde animal. A Novartis é a única empresa global com posições de liderança em todas estas áreas.

As empresas do Grupo Novartis empregam aproximadamente 133 mil colaboradores a tempo inteiro, desempenhando as suas atividades em mais de 140 países, onde a missão é descobrir, desenvolver e disponibilizar produtos inovadores para tratar e prevenir doenças, aliviar o sofrimento e melhorar a qualidade de vida.

Fundada em 1996, a Novartis é resultado da fusão entre a Ciba-Geigy e a Sandoz, duas companhias com uma história corporativa rica e diversificada. Desde então, a Novartis consolidou-se como uma empresa líder em cuidados com a saúde que tem as pessoas no centro de sua ação.

1.2. Divisões Operacionais e Portefólio

As atividades do Grupo estão organizadas em seis divisões operacionais:

Novartis Pharma

o Reconhecida internacionalmente pelo desenvolvimento e introdução de medicamentos inovadores de prescrição médica. A divisão Pharma, de medicamentos sujeitos a receita médica é reconhecida mundialmente pela disponibilização de medicamentos inovadores a doentes, médicos e organizações ligadas à prestação de cuidados de saúde. A Novartis Pharma desenvolve e comercializa medicamentos patenteados, destinados a cumprir importantes necessidades de saúde em áreas como:

§ Cardiovascular e Metabolismo § Oncologia e Hematologia § Neurociências § Oftalmologia § Doenças Respiratórias § Imunologia e Dermatologia § Saúde Óssea

(3)

Saúde Animal

o A Saúde Animal é líder no desenvolvimento de novas e melhores formas de prevenir e tratar doenças em animais de estimação, animais de criação e peixes cultivados. Os nossos medicamentos inovadores e de elevada qualidade contribuem para a qualidade de vida, a saúde e o bem-estar de animais em todo o mundo. Em Portugal a Divisão Saúde Animal está integrada na Pharma.

Vacinas

o A divisão de Vacinas disponibiliza soluções de prevenção para o combate de doenças virais e bacterianas evitáveis através da vacinação.

Sandoz

o Líder global na indústria de genéricos, fornecendo medicamentos acessíveis e de alta qualidade a doentes em todo o mundo.

A Sandoz desenvolve, produz e comercializa cerca de 1000 compostos das principais áreas terapêuticas, bem como biofármacos e substâncias ativas. As suas atividades abrangem cinco continentes, com a comercialização de medicamentos em cerca de 130 países.

Além do seu negócio de genéricos, a Sandoz opera nas áreas dos medicamentos anti-infeciosos e dos produtos biofarmacêuticos e oncológicos injetáveis, nas quais assume uma posição de liderança forte.

Alcon

o A Alcon dedica-se ao desenvolvimento de tratamentos oftalmológicos inovadores, disponibilizando um vasto leque de medicamentos e dispositivos para o tratamento de muitas doenças e estados clínicos oculares, encontrando-se organizada em três áreas: cuidados oftalmológicos, cirúrgicos e farmacêuticos.

Consumer Health

o Líder mundial na investigação, desenvolvimento e produção de produtos não sujeitos a receita médica para auto-medicação. A Novartis Consumer Health é líder em Portugal no mercado de medicamentos não sujeitos a receita médica, tendo o seu foco na inovação e desenvolvimento de medicamentos que respondam às necessidades dos consumidores. Os medicamentos que disponibiliza destinam-se a uma automedicação responsável no sentido de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos doentes.

1.3. Colaboradores

Os cerca de 133 mil colaboradores em todo o mundo e nas diferentes divisões da empresa partilham uma visão de um presente e um futuro melhor para os doentes – uma visão que guia o trabalho e o sucesso da Novartis.

A cultura empresarial da Novartis é focada em alcançar o melhor desempenho que através de uma abordagem responsável atrai talentos de topo em todas as áreas. O talento dos seus colaboradores faz da Novartis um líder global e local em cuidados de saúde.

(4)

Para a Novartis, as pessoas são um dos pilares da Companhia. Em 2013, a Novartis Portugal ficou colocada em 4ª lugar no ranking Great Place to Work Institute® (no grupo das empresas com mais de 250 colaboradores).Posição que contribuiu para que a Novartis fosse considerada, no mesmo ano, uma das 25 melhores multinacionais para se trabalhar.

A Novartis investe em todo o mundo num conjunto de programas de desenvolvimento de carreira e liderança que combinam aprendizagem experiencial, coaching, mentoring, role

modelling e training. Parcerias desenvolvidas com as melhores escolas de negócios e

empresas de formação de todo o mundo proporcionam oportunidades de desenvolvimento de excelência e altamente personalizadas para os talentos da Novartis. Em Portugal e só em 2012, a Novartis ministrou cerca de 16.000 horas de formação aos seus mais de 300 colaboradores.

A grande maioria dos 456 colaboradores da Novartis em Portugal tem formação académica superior. Mas a empresa garante que a sua formação e desenvolvimento são contínuas, dotando-os de competências que lhes permitem ser mais flexíveis e preparados para o futuro, expondo-os a projetos e oportunidades de crescimento profissional, quer na sua área de formação quer noutras áreas da empresa. Muitos colaboradores que passam pela Novartis Portugal assumem hoje posições de liderança na sede da companhia ou em outras filiais em todo o mundo. Só em 2013, seis colaboradores portugueses ocuparam posições de liderança na sede da empresa, em Basileia.

1.4. Inovação

A inovação é a essência da missão da Novartis, tendo como objetivo disponibilizar as melhores terapêuticas o mais rapidamente possível aos doentes. Mas na Novartis, inovação significa não apenas o desenvolvimento rápido de medicamentos eficazes e específicos, mas também a garantia de que esses medicamentos chegam aos doentes que deles necessitam.

O envelhecimento rápido da população, o maior acesso aos cuidados de saúde em mercados emergentes e os avanços na área científica criam oportunidades para melhorar as vidas dos doentes através da inovação.

A inovação nos cuidados de saúde refere-se geralmente ao processo de descoberta e desenvolvimento de um medicamento – a conversão de ciência fundamental em novos medicamentos, vacinas e dispositivos médicos. Este tipo de inovação requer um investimento significativo e equipas que dominem competências especializadas e, contudo, complementares.

A Novartis possui um historial de longa data de liderança na investigação farmacêutica. Além disso, a Novartis impulsiona estas competências essenciais em Investigação e Desenvolvimento (I&D) nas suas outras Divisões, partilhando os resultados da investigação e os conhecimentos com toda a organização.

A base dessa inovação centra-se numa estratégia de I&D orientada para as reais necessidades dos doentes. O sucesso desta estratégia é confirmado por um histórico de longa

(5)

data de produtividade na investigação e por um dos pipelines mais robustos da Indústria Farmacêutica mundial.

A investigação de novos medicamentos na Novartis é liderada pelos Novartis Institutes of

BioMedical Research (NIBR), organização de investigação farmacêutica mundial, que se

dedicam à descoberta de medicamentos inovadores que tratem doenças e melhorem a saúde humana. A investigação é impulsionada por uma estratégia clínica e científica distinta, focada nas necessidades clínicas por satisfazer e no conhecimento da doença.

Ao NIBR juntam-se dois outros institutos que se dedicam à investigação de doenças endémicas de países em desenvolvimento. O Novartis Institute for Tropical Diseases (NITD) focado no desenvolvimento de novos tratamentos e métodos de prevenção para doenças tropicais e o Novartis Vaccines Institute for Global Health (NVGH) dedicado ao desenvolvimento de vacinas para doenças infeciosas negligenciadas. Estes dois institutos colocam o conhecimento científico e expertise clínica ao serviço da resolução dos maiores desafios da saúde em todo mundo.

Entre 2013 e 2018, a Novartis espera desenvolver 32 novas moléculas, 30 novas indicações e uma nova formulação, serão muito poucas as empresas com um pipeline tão promissor.

1.5. Responsabilidade Social Corporativa

O compromisso da Novartis com a responsabilidade social e corporativa assenta em quatro pilares: doentes, pessoas e comunidades, meio ambiente, e conduta ética nos negócios. A Novartis coloca as pessoas em primeiro lugar procurando criar valor para todos os doentes incluindo aqueles que não podem pagar os tratamentos. Em 2011, os programas da empresa de acesso a medicamentos foram avaliados em 1,7 mil milhões de dólares e chegaram a mais de 89 milhões de doentes em todo o mundo.

A Luta contra a Malária, por exemplo tem sido um dos grandes compromissos da Novartis. Na última década, a Novartis Malaria Initiative tornou-se num dos maiores programas de acesso a medicamentos da indústria farmacêutica, sendo a sua dimensão medida pelo número de doentes que abrange anualmente. A iniciativa centra-se em melhorar o acesso ao tratamento, em ajudar as comunidades a prestar melhores cuidados de saúde e em investir na investigação e desenvolvimento.

2. A NOVARTIS EM PORTUGAL

A Novartis está presente em Portugal com as divisões Novartis Farma (que integra a Saúde aninal), Consumer Health, Sandoz, Alcon e Vacinas empregando um total de 456 colaboradores.

(6)

Foco nos colaboradores

o Integram o Grupo Novartis um total de 456 colaboradores (66% da Divisão Farma; 12%da Alcon; 11% da Sandoz; 11% da Consumer Health)

o A Novartis Portugal foi considerada a 4 ª melhor empresa para trabalhar em Portugal no segmento de empresas com mais de 250 associados, de acordo com o Great Place to Work Institute Portugal

o Ensino e desenvolvimento: # 10 MBA; # 7 Doutoramentos; # 238 licenciaturas o Novas contratações nos últimos três anos:

§ 2013: 60 colaboradores § 2012: 43 colaboradores § 2011: 58 colaboradores

Investimento e Parcerias Locais

o A Novartis fomenta as parcerias comerciais e de licenciamento com empresas nacionais através de licenças de medicamentos para os parceiros (30% da Bial Bussiness a crescer 21% e 4% da Medinfar Business com um crescimento de 50%)

o A Novartis investiu 14 milhões de euros refletidos num compromisso de permanência a longo prazo no edifício do Taguspark.

Apoio à Investigação & Desenvolvimento

o A Novartis é uma empresa focada na ciência, dedicada à descoberta, ao desenvolvimento e à comercialização bem-sucedida de produtos inovadores para curar doenças, aliviar o sofrimento e melhorar a qualidade de vida.

§ 30 Colaboradores totalmente dedicados a atividades de I&D em Portugal

§ Um investimento de 4.2 milhões de euros em atividades de I&D em Portugal, em 2013

§ 22 Ensaios clínicos em curso envolvendo 300 doentes de 100 instituições diferentes do país

§ Parcerias com institutos e hospitais locais, como IBILI, IPATIMUP, IMM, Biocant

§ Investimento no desenvolvimento do conhecimento científico de saúde através do apoio a bolsas de investigação em diversas áreas, em parceria com sociedades médicas e institutos de pesquisa.

(7)

2.2. Novo edifício da Novartis em Portugal

A Novartis inaugurou em fevereiro de 2014, a nova sede do Grupo em Portugal que passa a acolher todos os colaboradores das cinco divisões da companhia, cerca de 320 colaboradores O novo edifício, integrado no Taguspark, foi construído de raiz para a Novartis e representou um investimento cerca de 14 milhões de euros refletidos num compromisso de permanência a longo prazo no edifício do Taguspark.

O investimento vai permitir ganhos de produtividade a longo prazo nomeadamente com a utilização das salas disponíveis para realização de reuniões Permitirá também fomentar sinergias entre as empresas do Grupo Novartis reforçando a notoriedade junto dos nossos clientes

Com uma área total que ultrapassa os 5600m2 e um parque de estacionamento com capacidade para 350 lugares, o projeto do arquiteto Frederico Valsassina fica inserido na Praça Central, uma zona nobre do Taguspark, que veio alterar a configuração atual do Parque de Ciência e Tecnologia de Oeiras.

A criação da nova Praça Central Taguspark introduz um fator de polarização, reforçando as interações entre todas as empresas instaladas no Taguspark. O novo edifício proporciona aos colaboradores do Grupo Novartis uma melhor experiência de trabalho, não só pelo espaço disponível como também pelas condições do mesmo, usufruindo de luz natural e de maior privacidade.

Referências

Documentos relacionados

Antimicrobial prophylaxis prior to shock wave lithotripsy in patients with sterile urine before treatment: a meta-analysis and cost-effectiveness analysis2. Análise

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Acreditamos que o estágio supervisionado na formação de professores é uma oportunidade de reflexão sobre a prática docente, pois os estudantes têm contato

2.1. Disposições em matéria de acompanhamento e prestação de informações Especificar a periodicidade e as condições. A presente decisão será aplicada pela Comissão e

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

[r]