• Nenhum resultado encontrado

TIRE SEU PROJETO DA GAVETA. kinghost.com.br

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TIRE SEU PROJETO DA GAVETA. kinghost.com.br"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

kinghost.com.br

PROJETO

(2)

Escolha a

ferramenta

ideal para

impulsionar

seu negócio.

#1

(3)

kinghost.com.br 2

São plataformas gratuitas e pagas que facilitam o desenvolvimento de aplicações web e muitas vezes não requerem nenhum conhecimento técnico. Porém, os usuários com esse domínio podem personalizá-las de acordo com as suas necessidades.

Tanto as plataformas gratuitas quantos as pagas possuem vantagens. Neste e-book, relacionaremos alguns sistemas de gerenciamento de conteúdo, também conhecidos como CMS, abordando suas caracterís-ticas, funções e como podem ser utilizados.

Existem diversas

ferramentas no

mercado que

podem lhe auxiliar

na hora de montar

e administrar seu

negócio.

(4)

Sistema de Gerenciamento de

Conteúdo

CMS

3

kinghost.com.br

De forma simples, podemos dizer que os CMS¹ são o esqueleto da aplicação (site, loja, blog, entre outros). Após sua instalação, basta realizar a configuração e personalização do sistema para administrar o conteúdo. Tais sistemas, justamente por serem gratuitos, são na grande maioria Open Source² ou código aberto, o que significa que a estrutura da aplicação será construída numa plataforma aberta, sem que o seu conteúdo fique vinculado a um programador, empresa ou aplicação comercial.

Além de contar com esses sistemas para ajudar a estruturar o site da empresa, outra possibilidade seria a de explorá-los como a base do serviço prestado. Muitos empreendedores oferecem soluções personalizadas a seus clientes baseadas em tais ferramentas e tornam o negócio rentável. Por exemplo, vendendo o desenvolvi-mento de sites em Joomla ou a personalização de lojas virtuais em Magento.

Conteúdo.

2- Open Source, ou código aberto, são softwares gratuitos que se apresentam como uma alternativa ao modelo de negócio tradicional da indústria de software. Seu desenvolvimento é baseado no modelo colaborativo de produção intelectual.

(5)

4

kinghost.com.br

Antes de mais nada, é preciso identificar e definir quais canais a sua empresa irá utilizar. Ela terá um site, blog, loja virtual ou todas as opções anteriores? Precisará de CRM³ ou ferramentas de suporte ao cliente? Sua organização é de algum ramo específico e precisará de plataformas

para ensino à distância ou um portal de notícias? Veja aqui algumas fer-ramentas que podem ser ideais para impulsionar o seu negócio.

Os blogs podem ser utilizados como um canal de comunicação por grande parte das organizações e de diversos ramos, pois são uma ótima forma de criar conteúdo dinâmico, atualizando seu público constantemente. Além disso, é uma potente ferramenta para trabalhar o SEO4 do seu site.

Diversas plataformas podem ser utilizadas para adminis-tração do seu blog, entre elas está o WordPress. Por ser uma das mais utilizadas do mundo, é possível encontrar facilmente na internet diver-sos temas/modelos prontos e plug-ins para personalização e inclusão de funcionalidades a sua aplicação.

Canais de comunicação e vendas

3- CRM - sigla derivada do inglês Customer Relationship Management, em português: Gestão de Relacionamento com o Cliente. CRM é um sistema integrado de gestão com foco no cliente, que envolve práticas, processos, ferramentas e tecnologias utiliza-das para levantamento de informações que auxiliem no relacionamento com o cliente.

4- SEO - derivado do termo em inglês Search Engine Optimization, em português é conhecido como Otimização de Sites. O SEO é um conjunto de ações utilizadas para que as ferramentas de busca como o Google, por exemplo, compreendam o conteúdo do site e o disponibilize para os usuários que realizam as pesquisas, trabalhando sempre para um melhor posicionamento no ranking de busca.

(6)

5

kinghost.com.br

Caso seu negócio contemple uma loja  virtual, podem ser utilizados sistemas como PrestaShop e Ma-gento além de CMS já menciona-dos como WordPress e Joomla. O Magento é um dos CMS mais utilizados para lojas virtuais. Ele é um sistema bastante completo que permite personalização, cria-ção de diversas regras A vasta gama de plug-ins5 e

templates6 do WordPress permite

também a criação de sites e até mesmo lojas virtuais.

Para a criação de sites, um sistema de gerenciamento (CMS) que também é bastante conhecido é o Joomla. Ele pode ser utilizado para criação de lojas virtuais, blogs, revistas online, portais de conteúdo, jornais, catálo-gos de produtos/serviços e diversos outros formatos. Sua interface é limpa e fácil de usar, e não limita seu uso a usuários com conhecimentos avançados. A disponibilidade de plugins e templates facilita a perso -nalização e permite a inclusão de funcionalidades à aplicação.

das à promoção, preços, cross selling7, up selling7, categorização

e agrupamento de produtos, entre outras. Porém, é preciso estar atento, pois esse é um sistema robusto, que exige muitos recursos do servidor. Além disso, como possui diversas possibilidades de personalização, sua curva de aprendizagem pode ser maior em relação a outras ferramentas.

5 - Plugin é um programa instalado no navegador que permite a utilização de recursos não presentes na linguagem HTML, na qual são criadas as páginas.

6 - Template é uma página modelo pré-desenvolvida usada para criar novas páginas de um mesmo projeto.

7 - Cross selling e Up Selling são técnicas utilizadas para alavancar as vendas e podem ser empregadas em vários formatos de negócios. O primeiro consiste em oferecer um produto complementar ao que o usuário está adquirindo. O segundo oferece um up grade para este produto.

(7)

6 kinghost.com.br

Suporte ao cliente

Mais importante que os canais de contato que a empresa vai escolher é a disponibilidade destes. Utilize apenas aqueles que você tem certeza que conseguirá atender para não frustrar seus clientes.

Entre as ferramentas de suporte, a OneOrZero pode ser uma grande aliada. Ela permite a criação de chamados por parte de usuários, disponibilizando relatórios para que você possa avaliar a eficiência do suporte da sua em-presa. O OneOrZero permite criar um sistema de Help Desk personalizado com busca avançada, lista de status, categorias e muito mais. Para imple-mentação da ferramenta e sua personalização, é indicado conhecimento em desenvolvimento web.

Além de e-mail e telefone, que são os canais

frequentemente disponibilizados para o contato, também é possível criar canais de suporte como chat e ticket.

O PrestaShop possui uma interface de administração simples e intuitiva, se tornando acessível também para usuários sem conhecimento

técnico. Outro ponto bastante positivo da ferramenta é a leveza-e vleveza-elocidadleveza-e. Apleveza-esar dleveza-e contar com diversos temas e módulos, o suporte em português não é tão vasto. Porém, em inglês,

você encontrará bastante conteúdo.

?

5- Plugin trata-se de um programa instalado no navegador que permite a utilização de recursos não presentes na linguagem HTML, na qual são criadas as páginas.

(8)

7

kinghost.com.br

Para disponibilizar suporte via chat, é possível utilizar o LiveZilla. O LiveZilla também suporta vídeo, além de envio e recebimento de arquivos.

A ferramenta permite a personalização da janela do chat, assim, você pode aproximá-la da sua identidade visual. Outra possibilidade bem interessante da ferramenta é a criação de modelos de textos, onde mensagens pré-prontas podem ser usadas em situações específicas, agilizando o atendimento.

(9)

Gestão de relacionamento com

o cliente

Com a exigência cada vez maior por parte dos consumidores, é importante que as em-presas estejam preparadas e atuem na Gestão do Relacionamento com Cliente, também conhecida como CRM (Customer

Relationship Management). Tal ação permite

que a empresa tenha conhecimento sobre o cliente e assim utilize as informações para o desenvolvimento de ações segmentadas.

Para gestão de relacionamento com clientes,

8 kinghost.com.br

Para isso, um dos sistemas mais conhecidos é SugarCRM. A ferramenta possui versão paga e gratuita, e mesmo na versão gratuita, é possível utilizar diversos recursos, tais como segmentação de clientes potenciais, gestão dos contatos realizados, processa-mento de e-mail, entre outros. O desenvolvi-mento do sistema é realizado através de mó-dulos, sendo assim, é indicado que a aplica-ção seja desenvolvida por um profissional com conhecimento técnico.

(10)

Ensino à distância

9

kinghost.com.br

Se o seu negócio é na área de educação presencial ou à distância, uma ferramenta útil pode ser o Moodle. Ele é um sistema de gestão da apren-dizagem que possibilita a publicação de cursos online e conteúdo de aula. A ferramenta arquiva logs de quando o aluno entrou, o que ele acessou, quantidade de vezes que clicou e tempo que permaneceu em cada arqui-vo, disponibilizando um controle de acesso bastante completo.

Ela possibilita aplicação de ques-tionários, criação de fóruns, chats, Wikis, glossários e muito mais. Por possuir uma interface mais com-plexa, a curva de aprendizado em relação ao sistema é maior. Além disso, sendo este um sistema ro-busto e geralmente acessado por muitos usuários, pode apresentar lentidão e consumir grande quanti-dade de recursos do servidor.

(11)

Administração de hospedagem

Para empreendedores que utilizam os CMS como produto, oferecendo aplicações personalizadas a seus clientes, a revenda de hospedagem é serviço complementar que pode au-xiliar na administração dos mesmos. O serviço consiste em revender

espaço de hospedagem como um serviço agregado ao produto já entre-gue. Algumas empresas de hospeda-gem contam com planos específicos para a revenda. Na KingHost, por exemplo, o serviço de hospedagem para revenda conta com Painel Admi-nistrativo, que permite criação de cadastro de clientes, venda de diver-sos planos que você mesmo perso-naliza, sistema financeiro com emis-são de boletos e estrutura White Label8.

10

kinghost.com.br

(12)

Aprofunde seu conhecimento

Nível Básico

Plug-ins oferecem muitas possibilidades de customização para a sua aplicação, no entan-to, fique atento se estes não estão deixando o site lento, pois a utilização de determinados plug-ins ou de grande quantidade deles pode acarretar em lentidão ou excessivo consumo de recursos do servidor.

11

kinghost.com.br

Nível Intermediário – Empresas como Yahoo! e Google oferecem

ferramen-tas que ajudam a perceber onde as aplicações podem ser melhoradas. O YSlow do Yahoo! analisa a página e sugere mudanças, além de explicar uma série de regras e boas práticas (http://developer.yahoo.com/yslow/). Já o Google oferece o PageSpeed Insights, que analisa o site e faz

sugestões de melhorias divididas em alta, média e baixa prioridade (https:// developers.google.com/speed/pagespeed/insights?hl=pt-PT) . Sites como o http://www.webpagetest.org também podem ajudar a anali-sar a compressão de imagens, insumos, seletores CSS mal formados, entre outros.

(13)

12

kinghost.com.br

Nível Avançado – Um recurso interessante que pode remediar aplicações

pesadas é a utilização de sistemas de cache. De forma simplista, pode-se dizer que o cache é uma cópia dos conteúdos ou páginas acessadas pelos usuários. Esse recurso faz com que o conteúdo seja exibido sem que o servi-dor precise processar novamente a página, melhorando a velocidade do site. Para o WordPress, pode ser usado o Super Cache, para outros sistemas, o Varnish Cache. Os servidores web utilizados também podem influenciar na velocidade do acesso. O Nginx e Lighttpd, por exemplo, são servidores rápi-dos e leves, que contam com possibilidades de configuração para melhor performance de sites robustos e com muitos acessos.

(14)

Referências

Documentos relacionados

Em média, a Vivo forneceu a melhor velocidade de download para os seus clientes em 2020... A Vivo progrediu em especial a partir de abril

Ela é considerada a mãe da maioria dos Orixás e, por causa disso, está sempre procurando dar auda que eles necessitam. Algumas lendas contam que 9emaná teria gerado

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

Em janeiro, o hemisfério sul recebe a radiação solar com menor inclinação e tem dias maiores que as noites, encontrando-se, assim, mais aquecido do que o hemisfério norte.. Em julho,

4- Coloque lado a lado os dois eixos (macho e fêmea) e verifique se em cada extremidade existe uma folga de pelo menos 3 cm, não existindo a folga, marque e recorte os dois extremos