• Nenhum resultado encontrado

Curriculum Vitae (CV) para Cargo de Direcção

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Curriculum Vitae (CV) para Cargo de Direcção"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA P. O. Box 3243, Addis Ababa, ETHIOPIA Tel.: Tel: +251-115- 517 700 Fax: +251-115- 517844 / 5182523

Website: www.au.int

LC37747 - 146/146/40/12

Curriculum Vitae

(CV)

para Cargo de Direcção

Cargo: Indicar o título do cargo para o qual pretende se candidatar

Vice-Presidente da Comissão Informação Pessoal:

Nome Sra. Martha Ama Akyaa Pobee

Endereço Físico: 111 Overlook Road, New Rochelle, NY 10804, USA

Endereço electrónico martha.pobee.mp@gmaiI.com Número de telefone +929-990-5200 Data de nascimento (dia/mês/ano) 4 de Setembro de 1961 Nacionalidade Ganense Cidadania Ganense Género Feminino

Declaração da Visão: (Indique, seu ultrapassar 1000 palavras, como pretende realizar as aspirações estabelecidas na Agenda 2063 e resolver as questões mais prementes que a Comissão da UA enfrenta na sua atribuição)

O Governo da República do Gana apresentou a minha candidatura para o cargo de Vice-Presidente da Comissão da União Africana para o mandato de 2021-2O24. A minha nomeação representa o compromisso do Gana na implementação da Agenda da UA, que dá prioridade à promoção da participação significativa das mulheres e da juventude na prossecução da visão pan-africana de tornar a África influente nos assuntos globais. Considero a minha candidatura a este alto cargo uma grande honra e aceito a nomeação com grande humildade Uma chamada paro servir as nações e povos de África, particularmente neste momento crítico em torno dos assuntos mundiais, é uma chamada que exige visão, dedicação e compromisso com a excelência, e para isso trago comigo a experiência, o conhecimento e a habilidade necessários que podem contribuir significativamente para a realização da nossa visão comum de uma África integrada, próspera e pacífica.

(2)

Visão

Uma África desenvolvida, bem integrada, resiliente e democrática, com oportunidades ilimitadas para os seus cidadãos no continente e na diáspora para aproveitar o rico potencial do continente rumo a uma vida próspera, pacífica e digna.

A Minha Missão

Apoiar o Presidente e partes interessadas, promover a colaboração e o espírito de cooperação entre os órgãos e os funcionários da União Africana, a fim de acelerar a realização de uma Comissão centrada no desempenho, capaz, competente, equilibrada, bem dotada de recursos e eficaz para "A África Que Queremos". PRIORIDADES

1. Apoiar a implementação efectiva de reformas institucionais, assegurando uma Comissão eficaz, eficiente e orientada para os resultados.

2. Financiamento previsível, fiável e sustentável.

3. Administração Financeira Transparente e Responsável.

4. Trabalhar em estreita colaboração com os Estados-membros e as Comunidades Económicas Regionais (CER) no sentido de reforçar a coesão política e a coordenação de programas de implementação da Agenda Pan-Africana de Desenvolvimento.

5. Assegurar a participação efectiva das Mulheres e dos Jovens. 6. Desenvolver confiança e reforçar as parcerias.

7. Reforçar a influência de África nos assuntos globais. 8. Envolvimento da Diáspora.

1. Reforma e Orientação para os Resultados

As reformas da União Africana (UA) marcam um ponto de viragem na vida da organização pan-africana, e todos os esforços devem ser feitos no sentido de implementar as decisões de reforma de longo alcance. Tenciono, se for eleito como Vice-Presidente, trabalhar em estreita colaboração com o Presidente, os meus colegas Comissários e os órgãos da UA para assegurar uma divisão clara do trabalho e uma colaboração eficaz para a realização dos objectivos da reforma. Neste esforço, seria importante criar um sistema de desempenho orientado para resultados, que esteja organicamente ligado aos objectivos e metas anuais da Organização. Para a progressão na carreira a um nível óptimo e aproveitamento das melhores práticas de recrutamento, será prosseguida a implementação de um sistema baseado no mérito, combinado com introdução de medidas para motivar e melhorar o moral dos funcionários.

(3)

A pandemia da COVID-19 também demonstrou a necessidade de métodos de trabalho inovadores e inteligentes, incluindo a utilização de tecnologias digitais. As lições deste período teriam de ser estudadas, institucionalizadas e integradas nos métodos de trabalho da UA para aumentar a produtividade e a utilização eficiente dos recursos e impulsionar a excelência no desempenho.

2. Responsabilização, Fiabilidade e Sustentabilidade Financeiras

A forte dependência da UA do apoio dos parceiros de desenvolvimento para a implementação dos seus programas-chave, tem sido uma questão de preocupação para a Organização. Em 2016, a Conferência dos Chefes de Estado e de Governo tomou a decisão histórica sobre o financiamento da União. É minha intenção apoiar o Presidente na implementação adequada desta decisão para mitigar a dependência excessiva da União em relação ao apoio dos parceiros de desenvolvimento. A pandemia da COVID-19 também demonstrou a urgência da autoconfiança e, por conseguinte, a UA terá de explorar formas inovadoras e rentáveis na gestão dos seus recursos.

Como parte dos esforços para assegurar um financiamento previsível e sustentável, vou alavancar o meu mandato para trabalhar com os Estados-membros para honrarem as suas obrigações financeiras para com a União. Trabalharei também em estreita colaboração com o Comité dos Quinze Ministros Africanos das Finanças (FIS) na sua responsabilidade de supervisão do orçamento da UA e a implementação dos princípios de gestão financeira e de responsabilização.

Uma maior transparência, responsabilização e prudência na utilização dos recursos serão a chave para desenvolver a confiança entre a CUA e os seus parceiros, especialmente os Estados-membros

3. Coesão Politica

Um dos maiores desafios para a implementação da agenda pan-africana de desenvolvimento é a operacionalização de um quadro coeso para apoiar uma implementação bem coordenada das decisões desde o organismo continental até às CER e aos Estados-membros. Isto leva a atrasos desnecessariamente longos na ratificação e implementação de tratados e acordos. Se for eleita, tenciono apoiar o Presidente nos seus esforços para reforçar a coesão política e a coordenação de programas para a implementação efectiva das decisões da UA. Isto implicaria trabalhar de perto com a liderança da Comissão para criar relações de trabalho mais estreitas com os Estados-membros, as CER, os órgãos e agências da UA e outras instituições, incluindo a UNECA e o BAD.

(4)

4. Participação e Inclusão da Mulher

Na altura em que iniciamos a Década da Inclusão Financeira e Económica das Mulheres (2020 - 2030), e de acordo com o compromisso da União Africana em relação à paridade e inclusão do género, a eleição de uma mulher como Vice-Presidente significará um tempo para apresentação de importantes marcos de referência nesta área. Nessa qualidade e sob a orientação do Presidente da Comissão, tenciono colaborar com a Rede de Mulheres Líderes Africanas e outros grupos de mulheres para criar sinergias de esforços para a participação significativa das mulheres nas esferas social, económica e política.

É especialmente importante que no esforço para assegurar uma paz duradoura no Continente, mais mulheres estejam envolvidas nas várias fases da construção da paz. Por conseguinte, tenciono trabalhar em estreita colaboração com os meus colegas da Comissão, sob a liderança do Presidente, para envolver as partes interessadas relevantes no decurso das minhas funções, com vista a criar um maior envolvimento das mulheres na construção da paz.

5. Participação e Inclusão da Juventude

Esforços semelhantes serão empregues para aumentar a participação significativa dos jovens na construção da paz e em outras actividades da Comissão. A África é abençoada por ter mais de 63% da sua população com idade inferior a 20 anos e a união continental deve acelerar os passos para colher este dividendo demográfico. A promoção do diálogo intergeracional será benéfica para a implementação da agenda da UA em várias áreas e tenciono encorajar esse envolvimento.

6. Pessoas com Deficiência

Além disso, a África tem um grande número de pessoas que vivem com alguma forma de deficiência. É importante facilitar a participação inclusiva de todos os grupos da população, respondendo às suas necessidades específicas.

7. Criar Confiança e Reforçar as Parcerias

A África precisa de tomar o seu devido lugar na cena mundial e aumentar a sua influência em assuntos internacionais. O papel da UA como interlocutor de África está a ganhar cada vez mais proeminência e reconhecimento. É, portanto, importante nutrir esse espaço, envolvendo categoricamente os parceiros de desenvolvimento e outras partes interessadas relevantes para assegurar que a mensagem de África seja levada a sério. É a este respeito que pretendo trabalhar em estreita colaboração com o Presidente para reforçar a representação de África em locais estratégicos e também trabalhar com parceiros de desenvolvimento e representantes de organizações internacionais acreditadas

(5)

junto da UA em assuntos de interesse mútuo. E, neste esforço, tenciono começar com espírito de equipa interno e desenvolver confiança, através da promoção eficaz de valores partilhados e gestão da diversidade.

Envolvimento da Diáspora

O Gana comemorou o ano de 2019 como o "Ano de Regresso" da Diáspora Africana. As lições aprendidas com esta comemoração sugerem que a ligação entre a África e a diáspora africana pode ser mais explorada em benefício da agenda pan-africana de desenvolvimento. Quatrocentos (400) anos de experiência acumulada na indústria, artes e cultura poderiam ser de grande utilidade para levar a África para onde queremos ir. É, portanto, importante que a UA continue a facilitar a criação de um ambiente favorável ao regresso da diáspora africana e para que esta possa contribuir de forma tangível para o desenvolvimento do continente. Caso seja eleita, tenciono utilizar os meus ofícios, em conjunto com os meus colegas, para assegurar, em primeiro lugar, um maior alcance e inclusão da diáspora africana no avanço da agenda da União Africana.

(6)

Perfil Executivo: (Sem ultrapassar trezentas (300) palavras, apresente um resumo e destaque a sua experiencia relevante, objectivos e realizações

Eu sou uma funcionaria pública ganense e diplomata de carreira com uma vasta experiência e conhecimento da diplomacia multilateral e bilateral, administração pública, administração de recursos humanos e comunicação. Por um período superior a trinta anos ocupei diversos cargos no Ministério dos Negócios Estrangeiros do Gana e nas suas missões diplomáticas a saber: Moscovo, Genebra, Tel Aviv, Washingtom DC, Pretoria e Nova Iorque.

A nível da gestão superior, desempenhei as funções de Directora de Recursos Humanos e Administração, e de Directora de Informação e Assuntos Públicos no Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Actualmente a trabalhar como primeira Embaixadora e Representante Permanente do Gana nas Nações Unidas em "Nova Iorque", liderei estrategicamente nas seguintes qualidades:

i. Co-Facilitadora para consultas e processos conducentes à Reunião de Alto Nível das Nações Unidas sobre Financiamento para o Desenvolvimento

(2018-2019);

ii. Co-Assessora sobre a melhoria da de Povos Indígenas e Instituições no trabalho de órgãos relevantes da ONU (2016-2018);

iii. Facilitador de consultas sobre a programação de eventos para a semna de Alto Nível da 73ª Sessão da Assembleia Geral;

iv. Co-presidente do Grupo de Trabalho Ad Hoc sobre Revitalização do trabalho da ONU da Assembleia Geral;

v. Co-Presidente do Fórum Multiçateral do ECOSOC sobre Ciência, Tecnologia e Inovação

Também presido ao Comité Consultivo para o Programa de Assistência das Nações Unidas no Ensino, Estudo, Divulgação e Ampla Apreciação do Direito Internacional; fui Vice-Presidente da 72ª Sessão da Assembleia Geral e; Presidente do Grupo Africano de Embaixadores em 2 de Dezembro de 2017. Com um compromisso para com a liderança das mulheres e o seu papel reforçado na paz e segurança em África, iniciei e presido o Grupo de Amigos da Rede de Mulheres Líderes Africanas (AWLN) em Nova Iorque Também lidero a advocacia do género como Co-Presidente do Grupo de Amigos sobre Paridade de Género na ONU.

(7)

Filiação a Associações/Organizações Profissionais: (Lista de entidades profissionais às quais está filiado e especifique o cargo ocupado , se for o caso)

 Membro da Conselho de Administração da Associação Internacional de Representantes Permanentes (IAPR);

 Membro do Conselho Consultivo do Instituto Internacional da Paz

Qualificações Académicas e profissionais: (Indique as suas qualificações Académicas e profissionais, começando pelo grau mais elevado)

Nome da Instituição Endereço da Instituição: (Endereço Postal, número telefone e website) Qualificação Obtida Ano de Obtenção Instituto de Estudos Sociais, Haia Kortenaerkade 12 P. O. Box 29776: 2502 LT the Hague Telefone: +31 70 426 0460 Website: https://www.iss.nl Mestre em Estudos de Desenvolvimento 1988 Universidade do Gana, Legon P. O. Box LG 25, Legon, ACCRA, GHANA Número de telefone: +233-30250063 Website: https://www.ug.edu.gh Grau de Bacharel em Letras 1984 Instituto de Gestão e Administração Pública do Gana, Legon P. O. Box AH 50,

Achimota, Aecra, Gana Telefone No .: + 233-3O24 04664 Website: https: //www.nweb.gimpa.edu.gh Diploma em Administração Pública 1990 Instituto de Estudos internacionais de Genebra (agora Instituto Superior de Estudos Internacionais e de

Chemin Eugene-Rigot 2A, Case Postal 1672, CH - 1211 Geneva 1, Switzerland Telephone: +41 22 908 58 Diploma em: Diplomacia multilateral 1993

(8)

Desenvolvimento Genebra)

98 Website:

www.graduateinstitute.ch

Outras formações relevantes: (Indique outras formações / cursos certificados que frequentou e que são relevantes para esta função)

Titulo do Curso Órgão/Instituição de Certificação Endereço da Instituição: (Endereço postal, números de telefone e Website) Ano de Frequência Operações Internacionais de Apoio a Paz (IPSO) Centro Internacional de Treinamento em

Manutenção Kofi Annan.

PMB CT Boro, Cantonments, Accra, Ghana Telefone No. +233 3027 18200 Ext.. 1082 Website: www.kaiptc.org 2005

Experiência de Trabalho: (Indique a sua experiencia de trabalho, começando pelo cargo actual que ocupa / ou o mais recente, Apresente um historial abrangente e inclui uma tabela de acordo com abrangência do seu trabalho

Nome da Organização/Empregador

Missão Permanente do Gana junto às Nações Unidas

Endereço da organização / Empregador (Endereço postal, números de telefone e website)

Endereço Postal: 19 East 47th Street, NY 10017 Números de telefone +1-212-832-13O2

Website: www ghanamissionun.org Cargo ocupado (Titulo da

função)

Embaixadora e Representante Permanente

Duração (Data do Início à Data do Término)

(9)

Número de pessoas Supervisionadas

Vinte e três (23) pessoal diplomático Trinta (30) pessoal auxiliar

Responsabilidades  Desempenho geral da Missão Permanente do

Gana

junto as Nações Unidas e gestão das relações do Gana com as Nações Unidas, na qualidade de Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária;  Assegurar uma representação eficaz dos

interesses do Gana nas Nações Unidas, em conformidade com os objectivos da política externa do país;

 Liderar a Missão na negociação de tratados e resoluções internacionais, e contribuir para os esforços multilaterais na prossecução da Carta das Nações Unidas e na realização de objectivos no domínio da paz e segurança internacionais, direitos humanos e questões humanitárias, bem como de desenvolvimento sustentável, entre outros;

 Fazer supervisão das secções da Missão e assegurar que o seu pessoal mantenha os valores fundamentais, incluindo a prestação de serviços de qualidade, disciplina e esteja orientado de desempenho;

 Supervisionar a gestão dos recursos humanos da Missão e assegurar o cumprimento do regulamento financeiro;

 Supervisionar as actividades e o funcionamento eficaz do Consulado do Gana em Nova Iorque Realizações

 Melhorou a imagem e posicionamento do Gana na Sede das Nações Unidas, incluindo várias nomeações e o desempenho de papéis de alto nível de facilitação;

 Liderou e coordenou a posição do Grupo de Amigos ou Rede de Mulheres Líderes Africanas na sede da ONU e a representação efectiva das actividades da AWLN em Debates Abertos sobre

(10)

a Agenda Mulher, Paz e Segurança no Conselho de Segurança da ONU;

 Presidiu o Grupo de Embaixadores Africanos em Nova Iorque em Dezembro de 2018 e encabeçou, em resposta aos relatórios do Grupo às notícias de comentários xenófobos e racistas sobre países africanos, atribuídos ao Presidente dos Estados Unidos, em Janeiro de 2019;  Aumentou as receitas consulares na Missão

Permanente e no Consulado do Gana através de serviços melhorados, introdução de sistemas de pedidos e processamento online e outras iniciativas orientadas para a prestação eficiente de serviços e para o profissionalismo na Missão.  Recebeu diplomas de mérito dos Presidentes das 7a e da 73a Sessões da Assembleia Geral pela facilitação com sucesso de um projecto de decisão sobre o agendamento das datas das reuniões de alto nível na abertura da 74a Sessão e a co-facilitação bem sucedida das Modalidades do Diálogo de Alto Nível sobre Financiamento para o Desenvolvimento, respectivamente.

Experiência de Trabalho: (Indique a sua experiência de trabalho, começando pelo crgo actual que ocupa/ou o mais recente. Apresente um historial abrangente e inclui uma tabela de acordo com a abrangência do seu trabalho

Nome da organização/empregador: Alto Comissariado do Gana, Pretória

Endereço da Organização / Empregador (Endereço postal, números de telefone e website)

Endereço postal 1038 Arcadia SL, Hatfield, Pretoria 008, South Africa. Número de telefone +27 - 1234 25847/ 8

Website: https://pretoria.ghanahighcommission.co.za

Cargo ocupado (Titulo da função)

(11)

Duração (Data do Início à Data do Término)

Outubro de 2012 - Marco de 2015

Número de pessoas supervisionadas

Nove (9) do pessoal diplomático e doze (12) do pessoal auxiliar

Responsabilidades  Desempenho global da Missão na manutenção das relações políticas, económicas e culturais do Gana com a África do Sul e países onde estive simultaneamente acreditada, entre os quais Lesoto, Suazilândia, Maurícias, Madagáscar e Seychelles.

 Assegurar uma supervisão eficiente das operações da Missão e assegurar a coesão e coordenação dos Ministérios e Departamentos representados na Missão;

 Promover os interesses do Gana e construir boa vontade do Gana, incluindo o envolvimento da diáspora ganesa nos países de acreditação;  Prosseguir a diplomacia económica e promover

o comércio e o investimento na prossecução dos objectivos de desenvolvimento do Gana;

 Assegurar que a Missão cumpra as metas em matéria de relatórios de desempenho;

 Supervisionar gestão dos recursos humanos e financeira da Missão e assegurar o cumprimento de objectivos, regras e regulamentos organizacionais.

(12)

Realizações  Facilitou a criação da nova Secção de Comércio e Investimento da Missão em 2014;

 Introduziu o sistema de pedidos de visto e de passaporte online na Missão;

 Organizou com sucesso o GhanaFest 2013 e 2014 em Pretória tendo em vista reforçar os laços culturais entre o Gana e a África do Sul, para promover os produtos fabricados no Gana e o envolvimento da Diáspora;

 Organizou com sucesso a Comissão Conjunta de Cooperação Bilateral Gana - África do Sul, que analisou o estado do comércio e da cooperação técnica bilaterais entre os dois países;

 Supervisionou os preparativos de visitas estatais e intercâmbio de visitas oficiais entre os Chefes de Estado e ministeriais dos dois países.

Experiência de Trabalho: (Indique a sua experiencia de trabalho, começando pelo cargo actual que ocupa / ou o mais recente, Apresente um historial abrangente e inclui uma tabela de acordo com abrangência do seu trabalho

Nome da organização / Empregador:

Ministério dos Negócios Estrangeiros e Integração Regional, Acra

Endereço da Organização / Empregador (Endereço postal, números de telefone e website)

Endereço postal: P. O. Box M53, Accra, Ghana Número de telefone +233-302999604

Website: www.inta.gov.gh

Cargo ocupado (Titulo da função)

Director, Informação e Assuntos Públicos

Duração (Data do Início à Data do Término)

Novembro de 2010 a Outubro de 2012

Número de pessoas Supervisadas

(13)

Responsabilidades  Gestão das relações públicas do ministério e ligação com instituições estatais, incluindo o Parlamento, a Comissão Eleitoral bem como Organizações da Sociedade Civil;

 Organização de conferências de imprensa e informes dos meios de comunicação social sobre assuntos relacionados com a condução das relações externas do Gana;

 Coordenação e supervisão da participação do Ministério na série anual ministerial "Encontro com a Imprensa";

 Supervisão da preparação das exposições do Ministério e de outro material de informação audiovisual para Feiras de Políticas Nacionais;  Editor do Boletim Informativo do Ministério. Realizações  Relançou a publicação do Boletim Informativo do

Ministério rebaptizado ‘’The Ghanaian Diplomat’’ (O Diplomata Ganês) e sustentou a publicação através da angariação de fundos e patrocínios.  Organizou com sucesso a participação do

Ministério na primeira edição da Feira de Política do Gana e atraiu o interesse e compreensão positivos do público sobre a política externa do Gana bem como o trabalho do Ministério e das suas Missões no estrangeiro

(14)

Experiência de Trabalho: (Indique a sua experiencia de trabalho, começando pelo cargo actual que ocupa / ou o mais recente, Apresente um historial abrangente e inclui uma tabela de acordo com abrangência do seu trabalho

Nome da organização / Empregador: Embaixada do Gana em Washington, DC

Endereço da Organização / Empregador (Endereço postal, números de telefone e website)

Endereço postal: P. O. Box 3512 International Drive, NW Washington, DC 20008 Números de telefone +1- 202- 686 -4520/+1-202- 944-2280

Website: https://ghanambassydc@.org Cargo ocupado (Título da

função

Ministro e Chefe da Chancelaria

Duração (Data do Início à Data do Término)

Setembro de 2006 - Outubro de 2010

Número de pessoas Supervisadas

Vinte e cinco (25)

Responsabilidades  Supervisão da gestão dos recursos humanos e financeiros da Missão e implementação do sistema de gestão do desempenho na Missão;  Supervisão da Secção de Contabilidade e

responsável por assegurar uma utilização prudente e eficiente das finanças da Missão, através da observância do regulamento;

 Assegurar que a Missão cumpra as metas em matéria de relatórios de desempenho;

 Supervisão do trabalho dos responsáveis políticos e económicos;

 Preparação do plano de trabalho anual da Missão em conformidade com os objectivos e metas estratégicas do Ministério dos Negócios Estrangeiros e os objectivos de desenvolvimento a médio e longo prazo do Gana, e supervisão da preparação das estimativas orçamentais correspondentes.

(15)

 Recolha e análise dos relatórios trimestrais e anuais da Missão para apresentação ao Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Realizações  Assegurou a gestão eficaz dos recursos da

Missão em apoio às suas funções essenciais;  Assistiu o Chefe de Missão na monitorização e avaliação, promovendo a integridade, responsabilização e desempenho do pessoal da Missão;

 Assegurou a colaboração e coordenação interdepartamental na Missão e geriu as exigências concorrentes dos chefes de secção e do pessoal da Missão para recursos limitados;

 Participou com sucesso a Missão em eventos culturais especiais em Washington DC tendo como fim melhorar as relações entre o Gana e os Estados Unidos, bem como para impulsionar o turismo para o Gana.

Experiência de Trabalho: (Indique a sua experiencia de trabalho, começando pelo cargo actual que ocupa / ou o mais recente, Apresente um historial abrangente e inclui uma tabela de acordo com abrangência do seu trabalho

Nome da Organização/Empregador

Ministério dos Negócios Estrangeiros e Integração Regional

Endereço da Organização / Empregador (Endereço postal, números de telefone e website)

Endereço postal P. O. BOx M53, Accra, Ghana Número do Telefone

+233-302999604

Website www.mfa.gov.gh Cargo ocupado (Titulo da função)

Directora Interina, Gabinete dos Recursos Humanos e Administração

(16)

Duração (Data do Início à Data do Término) Janeiro - Agosto de 2006 Número de pessoas Supervisionadas Doze (12)

Responsabilidades  Gestão de recursos humanos, com responsabilidade directa pela realização de exercícios de recrutamento, promoções, avaliações de desempenho, recompensas, processos disciplinares, etc;

 Iniciou propostas para os anúncios do Ministério para aprovação pelo Ministro;  Preparação de reafectações de pessoal e

rotação de pessoal entre departamentos;  Ligação com o Gabinete do Chefe da Função

Pública e a Comissão dos Serviços Públicos para assegurar a conformidade e harmonia do Ministério com as políticas e programas. Realizações  Assegurou a gestão eficaz dos recursos

humanos do Ministério;

 Conduziu um grande exercício de recrutamento em três ramos do Serviço Externo do Gana em 2006;

 Implementou de forma justa e transparente, a política de formação e de desenvolvimento de carreira para todos os ramos do Serviço Externo do Gana.

Competências: (Sem ultrapassar quinhentas (500) palavras, demonstre como a sua experiencia de trabalho e qualificações combinam com habilidades e competências descritas no perfil do cargo para o qual se candidata)

Sou reconhecida por líderes e pares na função pública do Gana e na comunidade internacional em Nova Iorque pela minha liderança intelectual e pela minha capacidade de fazer sinergia de ideias para a construção de consensos, fundamentais para o avanço dos interesses nacionais e continentais e da cooperação internacional. Durante os meus 20 anos no cargo de chefia,

(17)

proporcionei liderança estratégica para a formulação e implementação dos objectivos e planos de desenvolvimento da política externa do Gana.

Com um manifesto compromisso ao multilateralismo, facilitei vários processos intergovernamentais nas Nações Unidas desde 2015. Actualmente, na qualidade de Co-presidente do Grupo de Trabalho Ad Hoc sobre a Revitalização do Trabalho da Assembleia Geral, estou a trabalhar com os Estados-membros para desenvolver e recomendar medidas inovadoras com vista a aumentar a eficácia e eficiência da Assembleia Geral - o principal órgão de elaboração de políticas da Organização. Também tenho facilitado outras consultas intergovernamentais de alto nível da Assembleia Geral e dos órgãos pertinentes das Nações Unidas. O meu papel central nas consultas sobre Financiamento para o Desenvolvimento (FFD), em Setembro de 2019, culminou com a criação de espaço para a participação e contribuição de parceiros não tradicionais, incluindo o sector privado, instituições financeiras internacionais e a sociedade civil, na mobilização de recursos para a realização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

Nas Missões do Gana, onde tenho servido, tenho sido responsável pelo emprego de instrumentos de administração financeira, comprometida com transparência e prestação de contas. O meu papel como gestora de recursos humanos dotou-me ainda de competências para a gestão do desempenho do pessoal e reforço da coordenação interdepartamental necessária para a realização das metas e objectivos organizacionais.

Como Director Interino de Informação e Assuntos Públicos, liderei a concepção e divulgação de exposições multimédia para aumentar a visibilidade e atrair um interesse firme pelo trabalho do Ministério. A publicação do Boletim Informativo do Ministério (Omankyeame) e, posteriormente, The Ghanaian Diplomat, sob a minha liderança, reforçou ainda mais a imagem do Ministério e inspirou um envolvimento efectivo com o público, incluindo a participação do Ministério na primeira Feira Nacional de Políticas realizada em Acra e nas capitais regionais do Gana.

Dedico-me a criar confiança e apropriação de iniciativas através da comunicação, do trabalho em rede, e do envolvimento efectivo com as partes interessadas. Fui instrumental na criação do Grupo de Amigos da Rede de Mulheres Líderes Africanas (AWLN) na sede da ONU. O Grupo de Amigos conseguiu aumentar a visibilidade da AWLN no Conselho de Segurança e no Secretariado e continua a apoiar a crescente rede a nível nacional em África. Ao criar o Grupo, era necessário ganhar adesão e apoio dos Estados-membros em grupos regionais, da Missão de Observação da UA e das Mulheres-ONU.

(18)

Sou uma forte defensora da paridade de género e co-presidente do Grupo de Amigos para a Paridade de Género. O Grupo, sob a minha presidência conjunta, tem vindo a trabalhar estreitamente com o Secretário-Geral da ONU e departamentos relevantes do Secretariado através de diálogos e informes periódicos interactivos.

Após uma longa carreira na função pública, creio que sou uma candidata comprovada para ocupar o cargo de Vice-Presidente da CUA.

Realizações: (Sem ultrapassar quinhentas (500) palavras, indique qualquer outra realização que não esteja incuida na experiencia de trabalho e que gostaria de destacar)

 Certificado de Mérito em reconhecimento das contribuições extraordinárias no promoção dos direitos e das preocupações das mulheres em todo o mundo em 20 de Novembro de 2018 atribuído pelo Comité das ONG sobre a Condição da Mulher.

 O Grande Prémio Unificador apresentado pelo Grupo de Advocacia do Gana,

EUA, em reconhecimento da contribuição para o envolvimento da Diáspora, em Novembro de 2018.

Prémio Marca de Excelência atribuído pelos Ghanaian Ministers Fellowship

International, em Nova Iorque, em reconhecimento dos enormes esforços e

realizações notáveis, 2016.

Agraciada pelo Município da Cidade de Nova Iorque por ocasião do 60º Aniversário da Independência do Gana, °+7Honrado pelo Conselho, Cidade do New York por ocasião do 60º Aniversário da Independência do Gana para o serviço excelente e sucesso 2017.

Publicações: (havendo-as): (Apresente uma lista de publicações da sua autoria ou co-autoria. Apresente links de acesso se as mesmas estiverem online)

i. Dissertação sobre o papel da mulher no desenvolvimento e efeitos do sistema patriarcal como se reflecte no Programa de Ajustamento Estrutural do Banco Mundial e no Plano de Acção de Lagos da OUA com referência especial a Mulheres ganenses, 1988;

ii. Questões do Género no Serviço Externo do Gana no Boletim Informativo ‘’The Ghanaian Diplomat’’, do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Integração Regional.

(19)

Línguas de Trabalho: (Indique a sua proficiência em termos de fala, leitura e escrita das lingas de trabalho da UA, marcando, por exemplo: Excelente, Boa, Razoável, Fraca

Línguas de trabalho

Fala Leitura Escrita

Árabe Fraca Fraca Fraca

Inglês Excelente Excelente Excelente

Francês Razoável Razoável Razoável

Português Fraca Fraca Fraca

Referências: (Indique três (3) pessoas como suas referencias com os seguintes detalhes: Uma pessoa deve ser um profissional e uma outra particular)

Nome

Organização e

Cargo que Ocupa Endereço electrónico

Número do Telefone S.E. Shirley Ayorkor Botchwey Ministra dos Negócios Estrangeiros e Integração Regional hon.minister@mfa.gov.gh +233 - 204815435 Dr. S.K.B. Asante Presidente do Centro de Arbitragem do Gana e Chefe Principal da Área Tradicional de Asante Asokore drskbasante46@gmai1.co m + 233 - 244319100 Embaixador D. K. Osei Presidente do Conselho de Relações Exteriores, e antigo Secretário do Presidente da República do Gana dkoseiil@gmail.com +2 33 - 27755 5050

(20)

Certificação

Eu, abaixo assinada, compreendo e certifico que estas informações descrevem de forma correcta a mim e a minha experiência

Nome Martha Ama Akyaa Pobee

Assinatura

Data: 28 de Agosto de

Referências

Documentos relacionados

A propósito, as Práticas Integrativas e Complementares a Saúde (PICS), são medidas não farmacológicas fundamentais na assistência parturiente, através dessas

6 Num regime monárquico e de desigualdade social, sem partidos políticos, uma carta outor- gada pelo rei nada tinha realmente com o povo, considerado como o conjunto de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Modelo / Dimensão nominal / Faixa de medição / Conexão ao processo (tipo de conexão de processo, espessura do tubo, diâmetro)

Os principais resultados esperados com a implementação deste projecto consistem em: melhoria da planificação e da gestão das finanças públicas; melhoria da

Os resultados são apresentados de acordo com as categorias que compõem cada um dos questionários utilizados para o estudo. Constatou-se que dos oito estudantes, seis

Um exemplo prático do Balanced Scorecard encontra-se em Lima (1999), aplicado à indústria de comunicação em Santa Catarina, onde o autor aborda as quatro diferentes perspectivas

“Lá os homens têm várias mulheres e as têm em número tanto maior quanto são de melhor reputação em valentia.” (MONTAIGNE, 2009, p. Quanto mais honrado na guerra mais