• Nenhum resultado encontrado

EHM10 CADERNO 1 ENFERMEIRO - HEMATOLOGIA LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES INSTRUÇÕES - PROVA OBJETIVA AGENDA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EHM10 CADERNO 1 ENFERMEIRO - HEMATOLOGIA LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES INSTRUÇÕES - PROVA OBJETIVA AGENDA"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

EHM10

CADERNO 1

LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES

1 - A duração da prova é de 4horas, já incluído o tempo de preenchimento do cartão de respostas. 2 - O candidato que, na primeira hora de prova, se ausentar da sala e a ela não retornar, será eliminado.

3 - Os três últimos candidatos ao terminar a prova deverão permanecer na sala e somente poderão sair juntos do recinto, após aposição em ata de suas respectivas assinaturas.

4 - Você NÃO poderá levar o seu caderno de questões (Provas) e nem copiar o gabarito, pois a imagem do seu cartão de respostas será disponibilizado em http://concursos.biorio.org.br na data prevista no cronograma.

INSTRUÇÕES - PROVA OBJETIVA

1- Confira atentamente se este caderno de questões (Provas), que contém 60 questões objetivas, está completo. 2 - Cada questão da Prova Objetiva conterá 5 (cinco) opções e somente uma correta.

3 - Confira se seus dados pessoais, o curso escolhido, indicados no cartão de respostas, estão correto. Se notar qualquer divergência, notifique imediatamente ao Fiscal de Sala ou ao Chefe de Local. Terminada a conferência, você deve assinar o cartão de respostas no espaço apropriado.

4 - Confira atentamente se o curso e o número do caderno que consta neste caderno de questões é o mesmo do que consta em seu cartão de respostas. Se notar qualquer divergência, notifique imediatamente ao Fiscal de Sala ou ao Chefe de Local.

5 - Cuide de seu cartão de respostas. Ele não pode ser rasurado, amassado, dobrado nem manchado.

6 - Se você marcar mais de uma alternativa, sua resposta será considerada errada mesmo que uma das alternativas indicadas seja a correta.

AGENDA

 15/06/2014, Provas Objetivas e Entrega de Títulos (candidatos de Nível Superior).

 16/06/2014, Divulgação dos Gabaritos Preliminares e Disponibilização dos Exemplares das Provas Objetivas.  17/06/2014, Disponibilização das Imagens dos Cartões de Respostas das Provas Objetivas.

 18/06 e 25/06/2014, Interposição de Recursos Administrativos quanto as questões das Provas Objetivas.  30/06/2014, Divulgação dos Gabaritos Definitivos Oficiais, Resultado das Notas das Provas Objetivas.  30/06/2014, Resultado das Notas Preliminares da Avaliação de Títulos.

 01/07 a 02/07/2014, Interposição de Recursos Administrativos contra as Notas Preliminares da Avaliação de Títulos.  03/07/2014, Divulgação do Resultado dos Recursos Administrativos contra as Notas Preliminares da Avaliação de Títulos.  03/07/2014, Resultado Final das Notas da Avaliação de Títulos.

 04/07/2014, Homologação do Resultado Final do Processo Seletivo.

INFORMAÇÕES:

Tel: 21 3525-2480 das 9 às 18h

Internet: http://concursos.biorio.org.br E-mail: fsaude2014@biorio.org.br

(2)

2

LÍNGUA PORTUGUESA

TEXTO

BANANAS SE COMEM; VOTOS, NÃO

Clóvis Rossi, Folha de São Paulo Comer a banana atirada ao campo por um descerebrado pode ter sido uma atitude inteligente do lateral Daniel Alves, do Barcelona, para repudiar o racismo.

Mas é muito pouco para enfrentar essa praga. Mais relevante foi a atitude da NBA (a Associação Nacional de Basquete norte-americana) de expulsar do esporte o dono do Los Angeles Clippers, flagrado em comentários racistas.

Esse episódio, mais que o de Daniel Alves, revela a profundidade do sentimento racista enraizado em fatias significativas da sociedade – e não só nos Estados Unidos.

Convém lembrar que jogadores negros foram admitidos na NBA faz apenas meio século ou pouco mais (desde 1955), o que significa que a discriminação racial invadiu mais da metade do século 20. Esse passado está tão presente que o dono do LA Clippers consegue ter sentimentos infames em um esporte em que são negros, hoje, três de cada quatro jogadores, pouco mais ou pouco menos.

No esporte, ainda é possível combater o racismo com atitudes como a de Daniel Alves e/ou punições como a da NBA ou a do Villareal, que expulsou de seu quadro de sócios o descerebrado que atirou a banana.

O que incomoda mais é que, na política, não se podem comer votos, ao contrário da banana.

No Reino Unido, sociedade das mais multirraciais da Europa, William Henwood, candidato do Ukip (Partido pela Independência do Reino Unido, na sigla em inglês) às eleições europeias deste mês, mandou o ator Lenny Henry, negro, emigrar "para um país negro", só porque Henry se queixou de que a BBC dá pouco espaço, em seus programas, a representantes de minorias.

Parênteses: é uma queixa que poderia ser feita também no Brasil, por mais que, na novela das nove agora no ar pela Globo, haja um número razoável de atores e atrizes negras –e em papéis que não são, na maioria, de "escravos" modernos.

Voltando ao Reino Unido: a frase de seu candidato fez o Ukip perder votos? Ao contrário: a pesquisa mais recente de intenção de votos lhe dá o primeiro lugar, com 31% das preferências, três pontos à frente dos trabalhistas e a 12 dos conservadores.

Também na França, outro país multirracial, a Frente Nacional, xenófoba, lidera as pesquisas para o pleito europeu.

É verdade que se deve dar um desconto para esses resultados desalentadores: como o Parlamento Europeu tem pouca incidência sobre o cotidiano dos cidadãos de cada país, estes descontam suas frustrações votando em

partidos "outsiders" nessa ocasião, mas não lhes dão maioria nem nada parecido nas eleições nacionais.

Mesmo com essa ressalva, parece valer para o mundo a frase que o historiador Joel Rufino dos Santos usou para falar do episódio Daniel Alves, em artigo para esta Folha: "A vergonha de ser racista é que acabou, ou está acabando".

Só a educação para a convivência pode mudar o cenário, o que não está à vista: recente pesquisa da CBS mostrou que 46% dos norte-americanos acham que discriminação racial sempre existirá.

Questão 1

“46% dos norte-americanos acham que discriminação racial sempre existirá.” A frase abaixo em que a concordância verbal é inaceitável é:

(A) mais de 1% da turma deixaram a escola este ano. (B) cerca de 2% do grupo chegou antes da hora. (C) perto de 43% dos prêmios são pagos na hora. (D) 23% dos escanteios resultam em gol.

(E) 0,5% dos homicídios fica sem solução.

Questão 2

“Convém lembrar que (1)jogadores negros foram admitidos na NBA faz apenas meio século ou pouco mais (desde 1955), o que (2) significa que (3) a discriminação racial invadiu mais da metade do século 20. Esse passado está tão presente que (4)o dono do LA Clippers consegue ter sentimentos infames em um esporte em que

Das ocorrências do vocábulo sublinhado nesse segmento do texto, pertencem à mesma classe gramatical:

(5) são negros, hoje, três de cada quatro jogadores, pouco mais ou pouco menos.” (A) 1-2-3 (B) 1-5, apenas (C) 2-4-5 (D) 2-3-5 (E) 2-5, apenas Questão 3

Sobre o racismo, a opinião básica do texto é a de que: (A) predomina em todas as nações.

(B) se destaca em países culturalmente atrasados. (C) é fruto de grande imigração.

(D) perdura na grande maioria dos países. (E) resulta da visão política positiva.

(3)

3

Questão 4

“No Reino Unido, sociedade das mais multirraciais da Europa, William Henwood, candidato do Ukip (Partido pela Independência do Reino Unido, na sigla em inglês) às eleições europeias deste mês, mandou o ator Lenny Henry, negro, emigrar "para um país negro...”. O segmento sublinhado é uma explicação de valor:

(A) temporal. (B) concessivo. (C) consecutivo. (D) causal. (E) proporcional. Questão 5

Ao iniciar um parágrafo pela palavra “parênteses”, o autor do texto quer mostrar que o texto do parágrafo tem a seguinte função:

(A) destacar um aspecto importante do tema.

(B) intercalar uma observação numa sequência diferente. (C) levar o leitor a uma reflexão de caráter político. (D) inserir a realidade brasileira como exceção à regra. (E) mostrar um aspecto original do racismo no Brasil.

Questão 6

O ato de o jogador de futebol Daniel Alves ter apanhado a banana que pretendia atingi-lo e tê-la comido mostra a intenção de:

(A) ridicularizar o agressor. (B) aceitar a condição de negro. (C) retirar a intenção do ato.

(D) igualar-se positivamente aos animais. (E) desqualificar a banana como símbolo racista.

Questão 7

“Também na França, outro país multirracial, a Frente Nacional, xenófoba, lidera as pesquisas para o pleito europeu.” Sobre os componentes desse segmento do texto, só NÃO se pode afirmar que:

(A) o vocábulo “também” indica que a França já foi citada anteriormente.

(B) a expressão “outro país multirracial” mostra igualdade com o Reino Unido.

(C) o vocábulo “xenófoba” significa “aversão a estrangeiros”.

(D) a “Frente Nacional” designa um grupo político. (E) a expressão “lidera as pesquisas” é resultante de

informações confiáveis.

Questão 8

“É verdade que se deve dar um desconto”; essa frase do texto equivale a:

(A) É verdade que dar um desconto é sempre conveniente.

(B) Deve-se dar um desconto de verdade. (C) É verdade que um desconto deve ser dado. (D) Não é mentira que não se deva dar um desconto. (E) Deve-se dar um desconto conveniente, é verdade.

Questão 9

A frase “A vergonha de ser racista é que acabou, ou está acabando" mostra que o racismo:

(A) deixou de ser uma atitude vergonhosa. (B) está crescendo em todo o mundo.

(C) serve como bandeira para partidos políticos. (D) atua como mancha vergonhosa nas nações. (E) está desaparecendo das relações humanas.

Questão 10

Os dois vocábulos abaixo que são formados com a ajuda de sufixos são:

(A) multirracial / europeu (B) europeu / pesquisas (C) pesquisas / desconto (D) desconto / jogadores (E) jogadores / verdade

RACIOCÍNIO LÓGICO

Questão 11

Observe a sequência: 43, 54, 66, 79,... O próximo termo é: (A) 91 (B) 93 (C) 95 (D) 97 (E) 99 Questão 12

João só come empada quando vai à feira e sempre que vai à feira toma um caldo de cana. Hoje João não foi à feira. Assim, hoje:

(A) João não comeu empada nem tomou caldo de cana. (B) João pode ter comido empada.

(C) João comeu empada, mas não tomou caldo de cana. (D) João tomou caldo de cana, mas não comeu empada. (E) João pode ter tomado caldo de cana.

(4)

4

Questão 13

A média das idades de 98 pessoas é 24,5 anos. Se duas novas pessoas, uma de 32 anos, outra de 27 anos, se juntarem ao grupo, então a média das idades dessas cem pessoas será: (A) 24,4. (B) 24,5. (C) 24,6. (D) 24,7. (E) 24,8. Questão 14

Um treinador de futebol de salão quer formar uma equipe com um goleiro, dois zagueiros e dois atacantes. Ele tem à sua disposição dois goleiros, quatro zagueiros e três atacantes. O número de equipes diferentes que ele pode formar é igual a: (A) 16. (B) 24. (C) 30. (D) 36. (E) 48. Questão 15

Uma sequência é tal que cada termo a partir do terceiro é a soma de todos os termos anteriores. Assim, se o quinto termo é 56, então o sexto termo é:

(A) igual a 112. (B) um número ímpar. (C) menor que 100. (D) maior que 124. (E) igual a 124.

SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS

Questão 16

É fonte de recursos para o Sistema Único de Saúde (SUS): (A) seguridade social.

(B) ressarcimento ao SUS pelas operadoras de planos de saúde.

(C) pagamento por serviço assistencial. (D) cobrança de taxas para exames. (E) contribuição de instituições privadas.

Questão 17

Para fins de vigilância epidemiológica, a notificação negativa de uma determinada doença é a:

(A) não notificação por parte do médicos.

(B) notificação da não ocorrência de casos da doença. (C) notificação da não ocorrência de doenças

infectocontagiosas.

(D) notificação de número de casos abaixo do esperado no período.

(E) não notificação mensal do sistema de vigilância epidemiológica.

Questão 18

No Brasil, a assistência à saúde é livre à iniciativa privada, de acordo com a Constituição Brasileira. Em relação à assistência à saúde, NÃO é correto afirmar que:

(A) é livre a participação direta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no país.

(B) é vedada a destinação de recursos públicos para auxílio às instituições privadas com fins lucrativos. (C) é vedada a comercialização de órgãos ou tecidos para

fins de transplantes.

(D) é permitida a participação de instituições privadas de forma complementar ao SUS.

(E) é permitida a participação de instituições privadas mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas.

Questão 19

Avalie se a epidemiologia, nas populações humanas, integra os princípios e diretrizes do SUS como ferramenta capaz de estabelecer:

I. prioridades para serviços públicos e contratação de serviços privados.

II. a alocação de recursos e promover a orientação programática em atenção à saúde.

III. a priorização da participação de empresas de planos de saúde na contratação dos serviços.

É correto o que consta apenas em: (A) I e III.

(B) II e III. (C) I. (D) II. (E) I e II.

(5)

5

Questão 20

Considerando os níveis de prevenção, os eventos (i) consulta com cardiologista, (ii) exame de E.C.G. e (iii) cirurgia de revascularização classificam-se respectivamente como:

(A) primário, secundário e terciário. (B) secundário, secundário e terciário. (C) secundário, primário e secundário. (D) terciário, primário e terciário. (E) primário, primário e secundário.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Questão 21

Analise as afirmativas a seguir, em relação às funções do sangue:

I – Transporta oxigênio e dióxido de carbono. II – Regula a temperatura corporal.

III – Transporta células e substâncias envolvidas em reações imunológicas.

Assinale a alternativa correta:

(A) apenas a afirmativa I está correta. (B) apenas a afirmativa III está correta. (C) apenas as afirmativas I e III estão corretas. (D) apenas as afirmativas I e II estão corretas. (E) todas as afirmativas estão corretas.

Questão 22

São componentes celulares do sangue, EXCETO: (A) eritrócitos (B) leucócitos (C) linfócitos (D) plasminogênio (E) trombócitos Questão 23

Sobre os eritrócitos, é correto afirmar que:

(A) subdividem-se em dois grupos: granulócitos e monócitos.

(B) são originados dos megacariócitos na medula sanguínea.

(C) seu conteúdo consiste em hemoglobina, essencial para o transporte de oxigênio.

(D) sua principal função é o controle do sangramento por meio da hemostasia.

(E) há cerca de 5.000 a 10.000 eritrócitos por milímetros cúbicos de sangue.

Questão 24

Sobre os leucócitos, NÃO é correto afirmar: (A) fagocitam microrganismos.

(B) uma das funções é a imunidade humoral. (C) produzem imunoglobulina.

(D) participam do transporte de produtos degradados para o fígado.

(E) subdividem-se em dois grupos abarcando cinco diferentes tipos de células.

Questão 25

Sobre os componentes do sangue, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:

I – Albumina, fibrinogênio e globulina são proteínas plasmáticas.

II – As células sanguíneas se originam de células-tronco na medula óssea por meio da hemostasia.

III – Os componentes celulares do sangue compõem 45% do volume sanguíneo.

As afirmativas I, II e III são respectivamente: (A) V, F, F (B) V, F, V (C) V, V, F (D) F, V, V (E) F, V, F Questão 26

Avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes manifestações clínicas da anemia ferropriva:

I – Cefaleia, tonteira e zumbido.

II - Fadiga, palpitações e dispnéias de esforço.

III - Palidez da pele e mucosas, língua lisa e ulcerada com lesões nos cantos da boca.

As afirmativas I, II e III são respectivamente: (A) F, V, F

(B) F, F, V (C) V, V, F (D) V, F, V (E) V, V, V

(6)

6

Questão 27

Avalie se são diagnósticos de enfermagem associados aos quadros de anemia ferropriva:

I – Perfusão tecidual ineficaz. II – Intolerância às atividades.

III – Conhecimento insuficiente sobre a transmissão. Assinale a alternativa correta:

(A) apenas a afirmativa I está correta. (B) apenas a afirmativa II está correta. (C) apenas as afirmativas I e II estão corretas. (D) apenas as afirmativas I e III estão corretas. (E) apenas as afirmativas II e III estão corretas.

Questão 28

Sobre as intervenções de enfermagem em casos de anemia ferropriva, avalie as afirmativas a seguir e em seguida assinale a alternativa correta:

I - Não se deve estimular a ingestão de frutas secas. II - O suplemento oral de ferro deve ser tomado sempre

após as refeições, com estômago cheio.

III - Deve-se aumentar a ingesta hídrica e diminuir as fontes de fibras na dieta.

IV - Deve-se incentivar exercícios de condicionamento a fim de melhorar a força e a resistência.

(A) apenas a afirmativa I está correta. (B) apenas a afirmativas II está correta. (C) apenas a afirmativa III está correta. (D) apenas a afirmativa IV está correta. (E) todas as afirmativas estão corretas.

Questão 29

A anemia falciforme é uma doença genética em que o formato defeituoso da hemácia dificulta o exercício efetivo de sua função no sangue. Avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir sobre os cuidados apropriados às pessoas com este tipo de anemia.

1. hidratar para minorar a dor.

2. aplicar compressas frias nos pés para evitar edemas. 3. inspeção cuidadosa da pele para detectar sinais de

icterícia.

As afirmativas 1, 2 e 3 são respectivamente: (A) V, F, V (B) F, V, V (C) V, F, F (D) F, V, F (E) V, V, V Questão 30

A hemofilia é uma coagulopatia de caráter hereditário, associado ao cromossoma X. Nesse caso, os cuidados com o uso de medicamentos devem ser redobrados, pois alguns possuem componentes na fórmula que podem provocar sangramento. São medicamentos recomendados às pessoas com hemofilia, EXCETO:

(A) sonrisalR (B) novalginaR (C) tylenolR (D) ponstanR (E) tylexR Questão 31

Os sangramentos observados nos casos de hemofilia podem ser classificados de acordo com sua gravidade em: leve, moderado e grave. É exemplo de sangramento considerado leve:

(A) hemorragia intraocular.

(B) sangramento no assoalho da língua. (C) sangramento de região cervical. (D) epistaxe.

(E) hematomas na panturrilha.

Questão 32

Acerca da leucemia mielógena aguda é correto afirmar que:

(A) não há risco de a pessoa desenvolver lesões cutâneas e de mucosas.

(B) há risco de infecção devido à granulocitopenia secundária à leucemia.

(C) os sinais e sintomas incluem: palidez, fadiga, fraqueza e ausência de dor.

(D) neste tipo de leucemia não há risco de sangramento. (E) ingerir alimentos crus deve fazer parte das

orientações de enfermagem.

Questão 33

A aspiração de medula óssea é um procedimento diagnóstico aplicado a pessoas com distúrbios hematológicos. Na fase preparatória da técnica de aspiração da crista ilíaca, a enfermeira deve posicionar a pessoa em:

(A) decúbito lateral com pernas esticadas.

(B) decúbito dorsal com as pernas fletidas sob o abdômen.

(C) sentado com as pernas esticadas e o dorso apoiado fazendo ângulo de 90º no espaldar da cadeira ou cabeceira da cama.

(D) decúbito ventral ou lateral com joelho fletido. (E) em posição de trendelemburg.

(7)

7

Questão 34

determine se, no exame físico de uma pessoa com anemia megaloblástica perniciosa, é ESSENCIAL que a enfermeira: I - avalie a função intestinal e vesical

II - avalie a existência de alterações dos processos mentais III - avalie as funções reprodutivas

(A) apenas a afirmativa I está correta. (B) apenas a afirmativa II está correta. (C) apenas as afirmativas I e II estão corretas. (D) apenas as afirmativas I e III estão corretas. (E) apenas as afirmativas II e III estão corretas.

Questão 35

Avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir. A anemia megaloblástica crônica por deficiência de ácido fólico está ligada a:

I – Deficiência dietética, desnutrição. II – cozimento excessivo dos alimentos.

III – alcoolismo, comprometimento da absorção no jejuno. As afirmativas I, II e III são respectivamente:

(A) V, F, V (B) V, V, V (C) V, V, F (D) V, F, F (E) F, F, V Questão 36

Acerca das intervenções de enfermagem em casos de policitemia vera, avalie se é correto afirmar que:

I - deve-se implementar cuidados preventivos para trombose.

II - deve-se orientar para dissolver bicarbonato de sódio na água do banho para aliviar o prurido.

III - deve-se fazer exames periódicos de sangue para acompanhamento do hematócrito.

IV - deve-se orientar a pessoa sobre os riscos de desenvolver Gota, por causa da hiperuricemia. Estão corretas as afirmativas:

(A) I e IV, apenas. (B) II e III, apenas. (C) I, III e IV, apenas. (D) II, III e IV, apenas. (E) I, II, III e IV.

Questão 37

O linfoma de Hodgkin é um distúrbio maligno que acomete predominantemente os linfonodos, sendo mais comum em homens do que em mulheres. Avalie se sobre a avaliação e diagnóstico de enfermagem, pode-se afirmar que:

I – a doença começa causando dor intensa pelo aumento dos linfonodos, sendo este sintoma comum, exigindo que a enfermeira implemente medidas de alívio imediato.

II - o comprometimento da integridade tecidual pode ocorrer devido à radioterapia em altas doses.

III – deve-se evitar aplicar calor e frio na área tratada. (A) apenas as afirmativas I e II estão corretas. (B) apenas as afirmativas II e III estão corretas. (C) as afirmativas I e III estão corretas. (D) apenas a afirmativa II está correta. (E) as afirmativas I, II e III estão corretas.

Questão 38

Sobre a Trombocitopenia, é correto afirmar que: (A) é um distúrbio hemorrágico.

(B) é um distúrbio linfoproliferativo (C) é um distúrbio mieloproliferativo. (D) é um tipo de anemia.

(E) é um distúrbio hematológico maligno

Questão 39

Na púrpura trombocitopênica auto-imune idiopática, as medidas de educação da pessoa acometida incluem, EXCETO:

(A) precauções contra hemorragia.

(B) exames periódicos para contagem de plaquetas

(C) informar sobre os efeitos colaterais dos corticosteróides.

(D) Informar às mulheres sobre a necessidade de supressão da menstruação.

(E) não há necessidade de monitoramento da urina e das fezes.

Questão 40

Avalie se, sobre a doença de Von Willebrand, pode-se afirmar que:

I – é um distúrbio hereditário comum, com subtipos de gravidade variável.

II – é um distúrbio mieloproliferativo que acomete as pessoas em fase avançada da vida

III – a pessoa deve ser orientada a restringir as atividades quando a contagem de plaquetas estiver com valor inferior a 20.000/mm3.

(A) apenas a afirmativa I está correta. (B) apenas a afirmativa II está correta. (C) as afirmativas I e III estão corretas. (D) apenas a afirmativa II e III estão corretas. (E) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

(8)

8

Questão 41

Sobre o sangue, é correto afirmar que:

(A) produz água, sais minerais, vitaminas e proteínas. (B) o plasma é constituído por água, sais minerais,

vitaminas, proteínas, glicídios e lipídios.

(C) o soro ou o plasma sanguíneo contém todos os fatores de coagulação.

(D) o volume globular é uma medida referente ao tamanho dos glóbulos sanguíneos.

(E) os glóbulos vermelhos, no adulto, têm origem na medular de todos os ossos.

Questão 42

Sobre a hematopoese, NÃO é correto afirmar que: (A) os ossos esponjosos compreendem o órgão

hematopoético no adulto.

(B) a hematopoese é um fenômeno permanente que se inicia a partir do mesotélio, no saco vitelino.

(C) as células pluripotenciais originam unicamente as células vermelhas.

(D) a medula óssea torna-se o local de maior atividade eritropoética após a 24ª semana de gestação.

(E) a celularidade da medula óssea pode diminuir em torno de 30% a partir dos 65 anos.

Questão 43

Sobre as principais funções dos trombócitos, é correto afirmar que:

(A) transportam oxigênio e CO2 mantendo a perfusão

tissular adequada.

(B) responsabilizam-se por processos bioquímicos envolvidos na hemostasia, trombose e coagulação..

(C) estão envolvidos na defesa do organismo, destroem as células-alvo sem a participação da molécula do complexo de histocompatibilidade principal (MHC). (D) estão envolvidos na hemostasia e na atividade de

defesa do organismo.

(E) têm papel crucial na defesa do organismo, na destruição de hemácias hemolisadas.

Questão 44

Sobre os hemocomponentes e os hemoderivados, é correto afirmar que:

(A) os hemocomponentes são separados por método de centrifugação e aquecimento celular.

(B) os hemoderivados são preparados a partir de processos complexos industriais, a partir de pools de plasma.

(C) o uso de hemocomponentes na terapêutica transfusional reduz em 80% o risco de transmissão de doenças do sangue total.

(D) para o uso racional e efetivo dos hemocomponentes e hemoderivados os produtos devem ser prescritos exclusiva e criteriosamente a partir da avaliação laboratorial.

(E) a recomposição do sangue total é indicada para a transfusão sempre que o valor de hemoglobina dos usuários receptores for inferior a 10g/dL.

Questão 45

Sobre os hemocomponentes, é correto afirmar que: (A) o plasma fresco congelado (PFC) consiste na porção

acelular do sangue obtida por centrifugação a partir de uma unidade de sangue total.

(B) a validade do plasma fresco congelado entre 25°C negativos e 18°C negativos é de 18 meses.

(C) a unidade de plasma deve apresentar volume inferior a 180ml, quando utilizado para fins transfusionais. (D) o concentrado de plaquetas (CP) pode ser obtido a

partir de uma unidade múltipla de sangue total ou por aférese, coletadas de doador único.

(E) o concentrado de hemácias (CH) é obtido por meio da centrifugação de uma bolsa de sangue total (ST) e da remoção do plasma. Seu volume varia entre 400 e 380ml.

Questão 46

Sobre os hemoderivados, é correto afirmar que:

(A) os produtos obtidos em escala industrial, a partir do fracionamento do concentrado de hemácias por processos físicos e de congelamento são denominados hemoderivados.

(B) o plasma é um hemoderivado constituído por proteínas (albumina, globulinas, fatores de coagulação e outras), carboidratos e lipídios, entre outras substâncias.

(C) a produção dos hemoderivados se dá pela centrifugação refrigerada, por processos que separam o sangue total em hemocomponentes.

(D) os hemoderivados se originam da doação de sangue por um doador.

(E) a albumina é indicada para auxiliar a eliminação urinária em usuários receptores com problemas cardíacos.

Questão 47

Sobre a hemostasia, é correto afirmar que:

(A) a hemostasia normal depende do equilíbrio de vários fatores, como: a trombose e os avasculares, plaquetários, coagulantes, anticoagulantes e fibrinolíticos.

(B) as células plasmáticas funcionam como um tampão na lesão vascular quando há ruptura da camada endotelial e exposição do tecido conjuntivo subendotelial.

(C) a primeira fase da hemostasia é aquela em que os fatores plasmáticos da coagulação interagem, formando o coágulo sanguíneo.

(D) a hemostasia é o fenômeno fisiológico que procura manter o sangue fluido no interior dos vasos.

(E) a hemostasia secundária depende das plaquetas e dos vasos e independe do mecanismo da coagulação.

(9)

9

Questão 48

Sobre o mecanismo da coagulação, é correto afirmar que: (A) a coagulação do sangue é um processo dinâmico de

reações bioquímicas e enzimáticas, que atuam na conversão da fibrina em fibrinogênio.

(B) o fator de Von Willebrand (VIII; vW) é importante na fase inicial da hemostasia participando do mecanismo em cascata.

(C) a via intrínseca da coagulação se inicia com a ativação do fator plasmático, fator VIII.

(D) o fígado sintetiza quase todos os fatores da coagulação, exceto o fator VIII, que é produzido em diferentes tecidos.

(E) a fibrina forma uma rede que contém em suas malhas os glóbulos vermelhos, envolve o trombo plaquetário, estabilizando o tampão hemostático.

Questão 49

Sobre as patologias e as alterações relacionadas ao mecanismo hemostático, é correto afirmar que:

(A) as alterações do mecanismo hemostático causam anemia.

(B) as alterações que levam a sangramentos sempre ocorrem concomitantemente nas duas fases da coagulação: fase primária ou fase secundária.

(C) o escorbuto é uma púrpura secundária que ocorre por aumento da permeabilidade vascular por avitaminose C.

(D) a Síndrome de Marfan é rara e possui quadro clínico caracterizado por: febre, gânglios aumentados e lesões eritematosas de pele.

(E) a coagulação intravascular disseminada (CIVD) é uma alteração multicausal da protrombina que resulta da ativação extravascular da coagulação.

Questão 50

Com relação às amostras de sangue pré-transfusionais, é correto afirmar que os tubos devem ser rotulados: (A) antes da coleta do sangue do usuário receptor.

(B) no momento da coleta do sangue do usuário receptor.

(C) após a coleta do sangue do usuário receptor.

(D) em qualquer momento do processo pré-transfusional garantindo que o tubo seja rotulado.

(E) no intervalo entre a coleta e o início da transfusão

Questão 51

Sobre as modalidades de transfusão, NÃO é correto afirmar que:

(A) a transfusão programada é aquela agendada para determinado dia e hora, a partir da detecção da necessidade de transfusão.

(B) a transfusão de rotina é aquela a ser realizada dentro das 24 horas, a partir da detecção da necessidade de transfusão.

(C) a transfusão de urgência é aquela a ser realizada dentro de 12 horas, a partir da detecção da necessidade de transfusão.

(D) a transfusão de urgência é aquela a ser realizada dentro de 3 horas, a partir da detecção da necessidade de transfusão.

(E) a transfusão de emergência é aquela a ser realizada a partir da detecção da necessidade de transfusão, quando o retardo poderá acarretar risco para a vida do usuário receptor.

Questão 52

Sobre o acompanhamento da transfusão de hemocomponentes, é correto afirmar que o médico ou o profissional de saúde qualificado para tal deve permanecer ao lado do usuário receptor por:

(A) 1 minuto. (B) 10 minutos. (C) 1 hora

(D) até o fim da transfusão. (E) 15 minutos.

Questão 53

O tempo máximo de exposição do componente eritrocitário à temperatura ambiente antes do início da transfusão é de: (A) 10 minutos. (B) 20 minutos. (C) 30 minutos. (D) 40 minutos. (E) 15 minutos. Questão 54

Reações transfusionais imediatas são aquelas que ocorrem até:

(A) 04 horas depois de iniciada a transfusão. (B) 08 horas depois de iniciada a transfusão. (C) 06 horas depois de iniciada a transfusão. (D) 24 horas depois de iniciada a transfusão. (E) 12 horas depois de iniciada a transfusão.

(10)

10

Questão 55

Sobre a indicação criteriosa da terapêutica transfusional, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:

I - A condição clinica do usuário receptor é fator fundamental na determinação das necessidades transfusionais.

II - As indicações de transfusão de concentrado de plaquetas (CP) raramente estão associadas as plaquetopenias desencadeadas por falência medular.

III - A indicação de transfusão de concentrado de hemácias (CH) em usuários receptores normovolêmicos habitualmente possui relação com a avaliação do estado clinico do usuário receptor quando apresenta a dosagem de hemoglobina entre 7g/dL e 10g/dL.

IV - as indicações para o uso do plasma fresco congelado são restritas e correlacionadas a sua propriedade de conter as proteínas da coagulação.

As afirmativas I, II, III e IV são respectivamente: (A) F, F, F, F (B) V, F, V, V (C) F, F, V, V (D) F, V, F, V (E) V, V, V, V Questão 56

Sobre os cuidados a serem prestados e orientados aos usuários doadores após a doação de sangue, NÃO é correto afirmar que:

(A) deve ser ofertada hidratação oral depois da doação, antes que ele se retire da instituição.

(B) é aconselhável a oferta de alimento ao doador (lanche).

(C) é recomendável que o doador permaneça, no mínimo, 05 minutos no serviço de hemoterapia antes de ser liberado.

(D) o doador deve ser orientado a manter compressão no local da punção em caso de sangramento ou hematomas.

(E) o doador deve ser orientado a comunicar o serviço de hemoterapia se apresentar qualquer sinal ou sintoma de processo infeccioso até 7 dias após a doação.

Questão 57

Sobre a coleta de sangue de usuários doadores e as reações adversas à doação, o enfermeiro que atua no serviço de hemoterapia deverá ser conhecedor dos seguintes critérios, EXCETO que:

(A) deve haver referência para atendimento de urgências ou emergências que porventura venham a ocorrer com o doador.

(B) deve haver disponibilidade de medicamentos e equipamentos necessários para oferecer assistência ao doador que apresente reações adversas.

(C) caso o doador apresente alguma reação adversa, deve ser assegurada a permanência nas dependências do serviço de hemoterapia durante o tempo necessário para sua completa recuperação. (D) é atribuição do serviço de hemoterapia garantir a

privacidade para o atendimento do doador em caso de necessidade.

(E) para o atendimento de emergências do doador, a equipe profissional deve possuir treinamento adequado e ter disponível, exclusivamente no local da coleta externa, o equipamento específico.

Questão 58

O enfermeiro que realiza a triagem clínica em hemoterapia deve conhecer as causas de inaptidão temporária do doador de sangue. Uma das causas referentes à inaptidão temporária com foco na proteção do doador é:

(A) a verificação da frequência máxima admitida de 4 (quatro) doações anuais para o homem e de 3 (três) doações anuais para a mulher.

(B) a verificação da temperatura corpórea do candidato, sendo que a temperatura não deve ser superior a 37ºC

(C) a avaliação do local da punção venosa para a presença de lesões de pele.

(D) a verificação sobre o histórico de transfusões do doador nos últimos 12 meses.

(E) a verificação do histórico de doenças virais, incluindo os sintomas de gripe associado à temperatura corporal maior ou igual a 38ºC.

Questão 59

Sobre o hemograma NÃO é correto afirmar que:

(A) a hemoglobina corpuscular média é dada pela relação entre o valor da hemoglobina obtida em gramas por 100dL e a contagem dos eritrócitos.

(B) a hemoglobina representa a quantidade da proteína por unidade de volume do sangue.

(C) o hematócrito representa a proporção dos eritrócitos no total do sangue.

(D) o volume corpuscular médio é a relação que existe entre o volume globular obtido (hemoglobina) e o número de eritrócitos.

(E) a medida do valor da hemoglobina é o exame mais importante para se avaliar a série vermelha.

(11)

11

Questão 60

Com base na Resolução 306/2006 do COFEn, sobre as atribuições e competências dos enfermeiros em hemoterapia, é correto afirmar que:

(A) compete ao enfermeiro planejar, executar, coordenar, supervisionar e avaliar os procedimentos de Hemoterapia nas Unidades de Saúde da Família, visando a assegurar a qualidade do sangue, hemocomponentes e hemoderivados.

(B) incluem realizar triagem clínica, visando à promoção da saúde e à segurança do doador e do receptor, minimizando os riscos de intercorrências.

(C) consistem em planejar, executar, coordenar, supervisionar e avaliar programas de capacitação de doadores.

(D) incluem assistir de maneira integral e exclusiva os receptores, tendo como base o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e as normas vigentes. (E) incluem realizar a consulta de enfermagem,

objetivando selecionar doadores aptos e inaptos, bem como, receptores com os riscos de intercorrências no contexto hospitalar.

Referências

Documentos relacionados

• Vergewissern Sie sich darüber, dass keine Möglichkeit besteht, dass entzündbares Ma- terial, brennbares Material oder Vorhänge in Kontakt mit dem Heizer gerät oder sich in

Entende-se por oclusão ideal e estável aquela onde a transmissão resultante das forças oclusais está direcionada para o longo eixo dos dentes posteriores,

Gadamer considera que, quando Hegel assume como sua a tarefa de dar alma (movimento) a s determinaço es abstratas do pensar, dando vida ao mono logo do pensamento que se pensa a

O desafio agora se apre- senta num tempo em que o princıp ́ io da incerteza se torna a base do entendi- mento, seja da estrutura quântica da natureza, seja da

Assim, “a natureza não é mais analisada como uma categoria externa à sociedade” e a “geo- grafia humana não se confunde mais com estudo das relações do homem com

A criação da Fundação José Augusto, em 1963, no bairro de Petrópolis, também foi um acon­ tecimento que não só contribuiu para as manifesta­ ções do choro,

A proteção dos bens culturais que integram o patrimônio cultural de cada Estado é uma forma de assegurar a integridade desse patrimônio, mas, como afirma Fernandes

A Rede Ma os Dadas acredita que a igreja local na qual o educador social crista o esta inserido precisa valorizar a sua contribuiça o para o bem estar social assim como