• Nenhum resultado encontrado

Capítulo I Divulgação de Informação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Capítulo I Divulgação de Informação"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO SOBRE O GOVERNO DAS SOCIEDADES

Capítulo I – Divulgação de Informação

1. Organização da Sociedade

O Grupo Papelaria Fernandes é constituído por seis empresas, sendo a Empresa mãe simultaneamente holding e operacional.

À Empresa mãe, enquanto holding cabem também as funções Financeiras, Compras, Aprovisionamento e Gestão de Produtos, Informática, Pessoal e engloba a Assessoria Jurídica que presta regularmente às suas participadas.

A estratégia da Papelaria Fernandes-Indústria e Comércio e também do Grupo de Empresas é delineada pelo Conselho de Administração e os administradores executivos determinam, acompanham e controlam a sua implementação.

Estratégia

ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE

Financeira Controle de Gestão e Auditoria Informática Compras e Gestão de Produtos Pessoal Catarina Formigo Comercial Marketing Logística Distribuição António Arriaga Fernandes Converting Transformação de Papel João Sá Nogueira Papelaria Fernandes Lojas Graça Medina Fernandes Técnica Desenho e Reprodução Graça Medina Transfer Sociedade de Transportes António Arriaga Printima Impressão e Tratamento de Imagens Vitor Chen Conselho de Administração Administradores Executivos Júridico Relações com o Mercado

(2)

2. Evolução das Cotações

Desempenho dos Valores Mobiliários em Bolsa

As acções da Papelaria Fernandes-Indústria e Comércio revelou uma “perfomance” francamente positiva, apesar do contexto pouco satisfatório vivido pelo mercado de capitais em 2002.

Não podemos deixar de fazer menção ao reconhecimento do mercado de Capitais na evolução do desempenho da Papelaria Fernandes. Num quadro de contracção generalizada, as cotações da Papelaria Fernandes observaram uma variação positiva de 71% entre 31 de Dezembro de 2001 e 31 de Dezembro de 2002.

Esta tendência revela sustentabilidade, uma vez que até à data em que nos encontramos a redigir o relatório, as mesmas cotações já evoluíram +24%.

3. Política de dividendos

A Papelaria Fernandes mercê dos resultados negativos desde há vários exercícios não tem procedido à distribuição de dividendos.

4. Planos de aquisição de acções ou atribuição de opções de compra de

acções a funcionários ou órgãos de administração

Embora a sociedade tenha autorização dos seus accionistas para adquirir até 10% de acções próprias para eventual atribuição aos membros dos seus órgãos, quadros, empregados e também dos das suas associadas, tal faculdade não foi exercida até ao presente.

(3)

A Papelaria Fernandes não dispõe de qualquer plano de aquisição de acções para os seus funcionários e não está também definido qualquer plano de “Stock Options” quer para colaboradores, quer para membros dos órgãos sociais.

5. Utilização das novas tecnologias

Assinala-se a modernidade dos Sistemas de informação da Empresa, quer pela sua plataforma de “hardware” quer pela flexibilidade e abrangência das funcionalidades dos diversos subsistemas aplicacionais.

A Papelaria Fernandes-Indústria e Comércio e as suas participadas disputam de condições de modernidade no capítulo das novas tecnologias.

Para além do já referido dispõe do portal transaccional do Grupo, com o endereço

www.papelariafernandes.pt e estão disponíveis catálogos em todos os “Market

Places” conhecidos bem como em alguns portais verticais.

Devem também salientar-se os vários outros projectos de “e-procurement” de algumas grandes empresas em que a PFIC se envolveu, cuja importância no posicionamento estratégico da Companhia é crucial e que implicaram que, já no final do ano, cerca de 1/3 das suas mais de 600 transacções diárias fossem efectuadas via Internet.

A Papelaria Fernandes cumpre as disposições legais, divulgando todos os factos relevantes da vida da Empresa e que estão naturalmente disponíveis, através da CMVM, também na sua página na Internet www.cmvm.pt

Todas as notas informativas, bem como os comunicados, avisos e dados contabilisticos, são também enviados, através de correio electrónico, para intermediários financeiros, investidores, meios de comunicação e agentes com que a empresa se relaciona.

(4)

6. Gabinete de apoio aos investidores

A Papelaria Fernandes-Indústria e Comércio dispõe de um Gabinete de Apoio aos Investidores, onde se inserem também as responsabilidades de Representante para as Relações com o Mercado. Este gabinete é o responsável pelas relações da Empresa com os agentes do mercado, nomeadamente entidades oficiais CMVM, Euronext Lisboa.

É também através deste gabinete que se estabelece o contacto com os accionistas da sociedade.

Os contactos a utilizar podem ser os seguintes:

Representante para as relações com o mercado

Dra. Catarina Mira Machado Gorjão Formigo Tel. 351 21 426 82 90

Fax 351 21 426 82 31

e-mail catarina@papelariafernandes.pt

Qualquer esclarecimento adicional, nomeadamente sobre o pagamento de dividendos, evolução da actividade da empresa, datas de realização de assembleias gerais ou apresentações de resultados, podem também ser solicitadas a este gabinete, através dos meios anteriormente referidos, ou por escrito para:

Papelaria Fernandes-Industria e Comércio, S.A. Gabinete de Apoio aos Investidores

Estrada Nacional 249 – 3 – Sítio do Cotão 2735-307 Cacém

(5)

Capítulo II – Exercício do Direito de Voto e Representação de

Accionistas

1. Incentivos ao exercício do direito de voto

Objectivar acções ou mecanismos para incentivar a participação dos accionistas nas assembleias gerais, ou promover o exercício dos seus direitos de voto é tarefa que desde há muito tem sido uma preocupação da Sociedade. Não sendo tarefa fácil, destacamos uma cuidada preparação das exposições do Conselho de Administração sobre as actividades desenvolvidas e perspectivas do negócio com adequada documentação de apoio à disposição de accionistas, opção por espaços convidativos para realização das reuniões com as melhores condições para discussão entre os accionistas dos temas em debate e sobretudo de fácil acesso ao maior número.

Neste âmbito é ainda preocupação da empresa que a divulgação seja o mais abrangente e publicitada possível. Assim a publicação da realização das Assembleias Gerais é efectuada para além do boletim de Cotações da BVLP e do Diário da República, através de anúncio num jornal de grande circulação nacional, conforme determinam as disposições legais.

Para o exercício do voto por correspondência houve inevitavelmente que estabelecer uma disciplina que fosse o menos limitativa possível e apenas condicionada pelas exigências de organização e regular andamento dos trabalhos da Assembleia Geral. Assim é facultado aos accionistas o direito de enviarem o seu voto por correspondência até ao terceiro dia anterior ao da realização da assembleia.

Relativamente ao exercício do direito de voto para presença na Assembleia Geral os Accionistas devem informar acerca da titularidade das acções até 8 dias antes da data da Assembleia Geral.

(6)

Até ao presente não foi possível conciliar as preocupações de realização da Assembleia em local com as melhores condições de espaço e de resposta às exigências técnicas do exercício de voto por meios electrónicos. A Sociedade não obteve até ao momento, da parte dos seus accionistas um especial interesse por esta modalidade de voto.

Nas Assembleias Gerais desta sociedade têm direito de voto os accionistas titulares de, pelo menos, cem acções, sem prejuízo do direito daqueles que forem titulares de um menor número se agruparem por forma a completá-lo, fazendo-se, nesse caso, representar por um dos agrupados. Por cada cem acções conta-se um voto.

(7)

Capítulo III – Regras Societárias

1. Códigos de Conduta da Sociedade e Controle de Risco na Actividade da

Sociedade

A Papelaria Fernandes-Indústria e Comércio, S.A., enquanto “holding” acompanha regularmente a actividade das Sociedades participadas através do seu “staff” em Controle de Gestão e Auditoria Interna que vai apontando a evolução de cada Empresa e comparando mensalmente com os objectivos delineados.

Enquanto Empresa operacional e para além do mesmo enquadramento em matéria de Controle e Auditoria Interna, também dispõe de um conjunto de normas e procedimentos aplicáveis na generalidade ou em cada uma das funções específicas.

Há normas definidoras de “pricing” para os vários canais de venda e a política de descontos a Clientes está claramente regulamentada, tanto do ponto de vista de plafonds como do ponto de vista de cabaz de artigos fornecidos.

Há normas definidoras das condições de pagamento e há um controle rigoroso das situações de crédito de cada Cliente.

Há normas definidoras das condições de recepção da mercadoria e do próprio processo de encomenda aos fornecedores.

Há normas definidoras das condições de constituição de stocks de segurança.

Há normas definidoras dos procedimentos administrativos e validação de documentos contabilisticos.

Há normas definidoras das condições de admissão de pessoal e também das alterações do perfil ou temporalidade dos contratos de trabalho.

(8)

Há normas definidoras para as situações pontuais de trabalho extraordinário.

Há normas de segurança e de higiene no trabalho.

Há um Regulamento de Prevenção e Controlo do Consumo do Álcool.

O cumprimento do estabelecido é verificado por cada um dos Directores, nas várias funções, mas não dispensa a intervenção e acompanhamento da Auditoria Interna.

A Papelaria Fernandes-Indústria e Comércio, considera estar dotada dos meios de controle suficientes para um efectivo domínio do risco na actividade da empresa e das suas participadas.

2. Limitação aos direitos de voto

Para além da quase inexpressiva limitação de voto decorrente da contagem de voto por cada cem acções detidas, a que atrás já nos referimos justificado por necessidades de ordenamento do processamento das votações em Assembleia Geral, dos estatutos da sociedade consta ainda uma limitação, para protecção de minorias, de que resulta não serem contados os votos emitidos por um accionista ou por conjunto de accionistas que se encontrem coligados entre si, na parte que excedam 15% da totalidade dos votos correspondentes ao capital social.

(9)

Capítulo IV – Órgão de Administração

O Conselho é composto por cinco membros. Membros Executivos

Catarina Mira Machado Gorjão Formigo António Manuel Formigal de Arriaga

Membros Não Executivos

Vasco Luís Schultess de Quevedo Pessanha Casimiro Bento da Silva Santos

Pedro de Meneses Pereira dos Santos

Não existe comissão executiva.

Os administradores são também administradores doutras sociedades do Grupo e fora dele, conforme se explicita:

Vasco Luís Schultess de Quevedo Pessanha

Administrador – Inapa-IPG, S.A.

Administrador – SDP-Sociedade de Distribuição de Papel, S.A. Administrador –Medialivros-Actividades Editoriais, S.A.

Administrador –Gestinapa, SGPS, S.A.

Administrador –Inaveste – Sociedade de Gestão de Participações Sociais, S.A. Administrador –Inapa France

Administrador –Inapa Deutschland GmbH Administrador –Lucchetti Decart, Spa Administrador –Papier Union GmbH (Beirat)

Administrador – Mepesa – Sociedade de Investimentos Imobiliários, SA Administrador – Sagritávora – Soc. Agric. Da Quinta do Távora, SA Gerente – Sociedade Agrícola da Quinta dos Bruxeiros, Lda

(10)

Administrador – Imprerocha – Investimentos Prediais da Rocha, SA

Administrador – VQP – Investimentos, Gestão e Participações Financeiras, SA Administrador – Solvay Portugal, SA

Catarina Mira Machado Gorjão Formigo

Presidente C.A. – Fernandes Converting-Transformação de Papel, S.A. Presidente C.A. – Papelaria Fernandes – Lojas, S.A.

Presidente C.A. – Fernandes Técnica – Desenho e Reprodução, S.A. Presidente C.A. – Transfer-Sociedade de Transportes, S.A.

Presidente C.A. – Printima-Impressão e Tratamento de Imagens, S.A. Gerente – Catguir, Sociedade Imobiliária, Lda

António Manuel Formigal de Arriaga

Administrador – Papelaria Fernandes – Lojas, S.A.

Administrador – Fernandes Técnica – Desenho e Reprodução, S.A. Administrador – Transfer-Sociedade de Transportes, S.A.

Casimiro Bento da Silva Santos

Administrador – Inapa – IPG, SA

Administrador – SDP – Sociedade de Distribuição de Papel, SA Administrador – Gestinapa, SGPS, SA

Administrador – Idisa-Inapa Distribuição Ibérica, SA Gerente – Sociedade de Decorações, Lda

Gerente – Papéis Carreira Açores, Lda

Administrador – CPA-Central Papeleira de Alenquer, SA Gerente – Papéis Carreira – Madeira, Lda

Pedro Pereira dos Santos

(11)

Presidente M.A. – Transfer – Sociedade de Transportes, SA

Presidente M.A. – Printima – Impressão e Tratamento de Imagens, SA

As funções desempenhadas noutras empresas não conflituam com a independência do desempenho do seu cargo nesta sociedade, sendo de salientar que, relativamente àqueles que desempenham funções de administração fora do Grupo, a presença dos administradores Inaveste SGPS, SA, representado pelo Senhor Dr. Vasco de Quevedo Pessanha e Casimiro Bento Silva Santos tem permitido um enriquecimento do conselho de administração em termos de experiência e conhecimentos dos sectores chave da distribuição e armazenagem de papel, sem afectação da sua independência de avaliação e decisão.

O Conselho reúne mensalmente para apreciação da actividade da Sociedade e das Sociedades participadas e reúne trimestralmente para aprovação das contas a divulgar nos termos da lei, também pode ocorrer reuniões de Administração para apreciação de matérias que o justifiquem.

As remunerações do Conselho de Administração foram de 130.000 € em 2002. Estas são as remunerações efectivas e não há qualquer componente variável.

Esclarece-se que os membros não executivos não auferem remunerações.

Cacém, Março de 2003.

O Conselho de Administração

Inaveste-SGPS, S.A., representada por

Vasco Luís Schulthless de Quevedo Pessanha Catarina Mira Machado Gorjão Formigo

António Manuel Formigal de Arriaga Casimiro Bento da Silva Santos Pedro Pereira dos Santos

Referências

Documentos relacionados

O recorte que fizemos para este trabalho trata das práticas de ensino desenvolvidas em quatro escolas situadas em diferentes regiões da cidade de Londrina,

Avaliação do impacto do processo de envelhecimento sobre a capacidade funcional de adultos mais velhos fisicamente ativos.. ConScientiae

Assim, propusemos que o processo criado pelo PPC é um processo de natureza iterativa e que esta iteração veiculada pelo PPC, contrariamente ao que é proposto em Cunha (2006)

A hipertensão pulmonar é uma doença que pode ou não ter origem em outros distúrbios ou processos clínicos. Nos casos em que se consegue averiguar qual a causa subjacente ao

Foi realizada uma aplicação específica do Balanço Social Abrangente, ferramenta para a determinação analítica da performance social de uma entidade a partir de indicadores

(2013 B) avaliaram a microbiota bucal de oito pacientes submetidos à radioterapia na região de cabeça e pescoço através de pirosequenciamento e observaram alterações na

Os substratos que demonstraram maiores IVG foram vermiculita e papel filtro, sendo que a vermiculita também propiciou maior porcentagem de germinação, indicando que esse substrato

A vacina não deve ser administrada a imunodeprimidos, grávidas, menores de 1 ano de idade e hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina e terapêutica concomitante