• Nenhum resultado encontrado

Alianà a Cultural Brasil- Japà o promove Concerto Comemorativo no Teatro Municipal

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Alianà a Cultural Brasil- Japà o promove Concerto Comemorativo no Teatro Municipal"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Aliança Cultural Brasil- Japão promove Concerto Comemorativo no Teatro Municipal

Contribuição de Erika Yamauti 26 de maio de 2008

A Aliança Cultural Brasil-Japão comemora o Centenário em grande estilo. No dia 29 de maio (quinta-feira), às 21 horas, a ACBJ realiza o Concerto Comemorativo do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, com a Orquestra Aliança Cultural Brasil-Japão, regida pelo maestro Marcos Arakaki, com os solistas Elisa Fukuda e Heitor Fujinami (violino) e Rodrigo Nagamori (oboé).

União musical

O concerto será realizado no Teatro Municipal de São Paulo (Praça Ramos de Azevedo, s/nº), com entrada gratuita (ingressos esgotados).

A expectativa é reunir público de 1000 pessoas, entre alunos, diretores, associados, funcionários e convidados da ACBJ.A Orquestra foi especialmente constituída para esse evento, reunindo cerca de 30 músicos, principalmente de ascendência nikkei. O concerto terá duração aproximada de duas horas, reunindo clássicos da musica européia e japonesa.

"Este concerto é uma ótima realização, são músicos conhecidos e renomados. Será um grande prazer para o Teatro Municipal sediar este importante evento, que vai entrar para o calendário de eventos comemorativos do Centenário da Imigração Japonesa", destaca o diretor artístico do Teatro Municipal de São Paulo, Jamil Maluf.

O programa previsto inclui Mozart, com "Eine Kleine Nachtmusik" (Pequena Serenata Noturna - 1º movimento - Allegro e 4º movimento - Allegro); Vivaldi - Quatro Estações - A Primavera (Allegro, Largo, Allegro), com a solista Elisa Fukuda (Violino), Bach (Concerto para oboé e violino - Allegro, Largo, Allegro), com os solistas Rodrigo Nagamori (oboé) e Heitor Fujinami (violino) e Guerra Peixe (Mourão).

Também serão executadas peças de música tradicional japonesa, com arranjos de Fabio Tagliaferri feitos

especialmente para a comemoração do Centenário, com as músicas Sakura - Sakura, Hana, Hamabe no Uta, Furusato, Jizuki no Uta, Nanatsu no Ko, Kojo no Tsuki e Sen no Kaze ni Natte (essas duas últimas músicas com a participação do

(2)

tenor Satoshi Yoshii).

O concerto será conduzido pelo maestro Marcos Arakaki, com destaque para os solistas Elisa Fukuda (violino), Rodrigo Nagamori (oboé) e Heitor Fujinami (violino).

"Poucos poderiam imaginar que transcorridos 100 anos, nós teríamos uma orquestra formada basicamente por descendentes de japoneses fazendo música clássica no Brasil e em altíssimo nível. Espero que este seja somente o primeiro passo deste grupo que tem muito o que contribuir ainda para a comunidade nikkei e para todos os brasileiros", explica o maestro Marcos Arakaki.

O projeto tem apoio cultural do Teatro Municipal de São Paulo, da Prefeitura do Município de São Paulo - Secretaria de Cultura, da Associação Brasileira de Ex-Bolsistas do Ministério das Relações Exteriores do Japão, da Qualicable TV Indústria e Comércio (SCP-P) e da Yoki Alimentos.

Saiba mais sobre o maestro

Marcos Arakaki é o regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba e regente assistente da Orquestra Sinfônica Brasileira no Rio de Janeiro. Graduado em violino pela UNESP - Universidade Estadual Paulista (1998) e com mestrado em regência orquestral pela Universidade de Massachusetts (2004), nos Estados Unidos, Marcos Arakaki vem

destacando-se no cenário nacional como um dos mais promissores regentes de sua geração. Currículo completo: http://www.osb.com.br/

Saiba mais sobre os solistas

Elisa Fukuda iniciou os estudos musicais com seu pai, o violista Yoshitame Fukuda. Graduada pelo Conservatório Superior de Música de Genebra, Suíça, obteve o 1º Prêmio de Virtuosidade em 1975. Fundou a Camerata Fukuda, em 1988, da qual é coordenadora e diretora artística, Participa do Quarteto Camargo Guarnieri, é membro fundador do Trio Dell'Arte. Foi premiada diversas vezes pela APCA. Na Europa, apresentou-se com orquestras como a Orchestre de la Suisse Romande e a Orquestra de Câmara de Moscou.

Heitor Hideo Fujinami iniciou seus estudos musicais com piano aos 6 anos de idade, mas segue carreira como violinista.

(3)

Integrou diversas orquestras, como Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e Orquestra de Câmara Villa-Lobos, atuando diversas vezes como spalla e solista. Foi chefe de naipe na Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo e músico convidado da Sinfônica do Estado de São Paulo. Hoje, é violinista da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo.

Rodrigo Nagamori iniciou seus estudos de oboé aos 11 anos na Escola Municipal de Música. Integrou diversas orquestras e grupos musicais de SP, entre eles Orquestra Sinfônica Jovem Municipal, Orquestra Experimental de Repertório e a extinta Sinfonia Cultura. Atualmente é o primeiro oboísta da Orquestra Sinfônica Municipal e da Orquestra Filarmônica de São Bernardo do Campo.

Composição da Orquestra Aliança Cultural Brasil-Japão

Maestro: Marcos Arakaki

Violino: Heitor Fujinami (Spalla), Amanda Martins, Andreas Uhlemann, Bárbara Galante, Cléber Albuquerque, Elisa Fukuda, Ivan Yasuda, Karen Lena Hanai, Laércio Diniz, Maurício Takeda, Miyuki Fukuda Uhlemann, Ricardo Takahashi, Ugo Kageyama e Yuri Yatsuda

Viola: Denise Fukuda, Marcos Fukuda, Ricardo Kubala e Rodrigo Yabicu

Cello: Ji Yon Shim, Mauro Brucoli, Ricardo Fukuda e Suzana Kato

Piano: Fernando Tomimura

Oboé: Rodrigo Nagamori

Contrabaixo: Marco Tze Cavalcanti e Rubens de Donno

(4)

Saiba mais sobre o programa

Mozart - Eine Kleine Nachtmusik (Pequena Serenata Noturna).

É uma das composições mais populares de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791). Foi escrita em 1787 em Viena, enquanto Mozart trabalhava na composição da obra-prima Don Giovanni. Seu 1º movimento é um Allegro - uma das passagens musicais mais conhecidas de toda história da humanidade, e o último movimento retoma a vivacidade do início da peça. Nascido em Salzburgo, na Áustria, Mozart consegue ser, entre os clássicos, o mais clássico e também o mais romântico. Como resultado, sua obra é sublime e envolvente.

Vivaldi - Quatro Estações

A obra "As Quatro Estações" é certamente a mais popular de Vivaldi (1678-1741). Foi publicada em 1725, em uma coleção de 12 concertos, formando um conjunto único conhecido como Opus 8. As Quatro Estações eram os primeiros concertos desse conjunto, com os títulos "A Primavera", "O Verão", "O Outono" e "O Inverno". A obra busca a expressão musical dos fenômenos da natureza. Na peça escolhida, "A Primavera", a estação das flores inspira o frescor e o renascer da vida.

Bach - Concerto para Oboé e Violino

Johann Sebastian Bach (1685-1750), notável compositor alemão, é um dos principais nomes da história da música ocidental, considerado por muitos como o maior compositor da história da música, mesmo não tendo sido reconhecido em sua época. Suas obras refletem impressionante musicalidade e expressão emocional, com fascinante domínio técnico, que ainda inspiram gerações de músicos. A obra escolhida para o programa foi escrita em 3 versões (Oboé e Violino, dois Cravos e dois Violinos), e apresenta um amplo leque de emoções.

Guerra Peixe - Mourão

César Guerra-Peixe (1914-1993), compositor brasileiro, era filho de imigrantes portugueses de origem cigana e nasceu em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Aos 9 anos, tocava violão, bandolim, violino e piano. "Mourão" é uma obra que identifica Guerra-Peixe com seu público. Seu trabalho é dedicado com especial zelo ao folclore e tradições do povo brasileiro, criando composições modernas, caracterizadas pela riqueza e autenticidade cultural, com linguagem simples e versátil.

Música tradicional japonesa

Arranjos especialmente criados por Fábio Tagliaferri para canções tradicionais e folclóricas, que remetem ao coração e ao sentimento do povo japonês. Sakura, por exemplo, é uma melodia composta originalmente no período Edo, para as crianças aprenderem a tocar o koto (cítara japonesa). Kojo no tsuki, de 1901, é uma música que foi composta Rentarô

(5)

Taki, inspirado pelas ruínas do castelo Okajyo, construído em 1185. Composições folclóricas fazem parte do programa, que inclui também o recente sucesso "Sen no Kaze ni Natte", de Akikawa Masafumi.

Programação especial

O Teatro Municipal de São Paulo prepara uma temporada lírica de homenagens ao Centenário da Imigração Japonesa, com o concerto comemorativo da Aliança Cultural Brasil-Japão, a encenação de Madame Butterfly em junho.

Para completar a programação comemorativa, a Aliança Cultural Brasil-Japão organiza mais dois eventos, com um concurso de monografias para a comemoração dos 100 anos da imigração japonesa no Brasil, inspirado no fundador da ACBJ, o poeta Guilherme de Almeida.

Também será apresentado o filme épico japonês "Yamazakura", recentemente premiado no Japão, baseado no original do escritor Fujisawa Shuuhei, mostrando os valores morais e éticos do povo japonês, permitindo compreender melhor a cultura japonesa neste ano do Centenário da imigração.

Sobre a Aliança

A Aliança Cultural Brasil-Japão, criada em 1956, é uma associação sem fins lucrativos fundada pelo poeta Guilherme de Almeida (primeiro presidente da entidade) com o objetivo de diminuir a distância entre os dois países, através de uma ampla divulgação da cultura japonesa entre os brasileiros.

A ACBJ, que completou 50 anos em 17 de novembro de 2006, tem o objetivo de desenvolver o intercâmbio cultural ente o Brasil e o Japão, através da promoção de cursos de línguas portuguesa e japonesa, artes japonesas e literatura, sempre aliando metodologias inovadoras e criatividade a um corpo docente formado por especialistas.

Serviço

Concerto Comemorativo do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Realização׃ Aliança Cultural Brasil-Japão

(6)

Data׃ 29 de maio de 2008 (quinta-feira) - 21 horas

Local׃ Teatro Municipal de São Paulo (Praça Ramos de Azevedo, s/nº)

Informações: (11) 3209-6630 / alianca@aliancacultural.org.br

Site׃ www.aliancacultural.org.br

Apoio Cultural:

Teatro Municipal de São Paulo

Prefeitura do Município de São Paulo - Secretaria de Cultura

Associação Brasileira de Ex-Bolsistas do Ministério das Relações Exteriores do Japão Qualicable TV Indústria e Comércio (SCP-P)

Yoki Alimentos

Crédito das fotos - Luciano Watanuki (ensaio da Orquestra Aliança Cultural Brasil-Japão - 25/05/08)

Fotos, informações e contatos para imprensa:

Erika Yamauti - (11) 9727-3983 / 3209-6630 / erikayamauti@gmail.com

Referências

Documentos relacionados

Figura 47 - Tipografias utilizadas no aplicativo Fonte: Acervo da autora (2015). Contudo, o logotipo é formado basicamente por elementos estéticos resgatados da identidade

Desta forma, o empirismo no cultivo hidropônico da rúcula, no qual não se tem a preocupação em ajustar a concentração de nitrogênio na solução nutritiva para diferentes

Este seguro prevê e regula a inclusão, automática dos cônjuges dos Segurados Principais que estejam em perfeitas condições de saúde, na qualidade de Segurados

▪ Um estudo da UNESCO, publicado em 2005, mostra que Austrália, Inglaterra e Japão, onde as armas são proibidas, estão entre os países do mundo onde MENOS se mata com arma de

Conclusão: a mor- dida aberta anterior (MAA) foi a alteração oclusal mais prevalente nas crianças, havendo associação estatisticamente signifi cante entre hábitos orais

E para opinar sobre a relação entre linguagem e cognição, Silva (2004) nos traz uma importante contribuição sobre o fenômeno, assegurando que a linguagem é parte constitutiva

Para pedido. de segunda avaliação somente em casos en] que o aluno: pot motivo clc :tbi-ça maior e plemnlente .justificado. deixar de realizar avaliações previstas no plano de

Considerando a presença e o estado de alguns componentes (bico, ponta, manômetro, pingente, entre outros), todos os pulverizadores apresentavam alguma