• Nenhum resultado encontrado

Módulo de Ensino Inovador produzido por: Maria Melo da Conceição Silva Rafael Leite Rubim Raphael Mejias Dias Renata Naporano Bicev, para a Matéria

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Módulo de Ensino Inovador produzido por: Maria Melo da Conceição Silva Rafael Leite Rubim Raphael Mejias Dias Renata Naporano Bicev, para a Matéria"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Módulo de Ensino Inovador produzido por: • Maria Melo da Conceição Silva • Rafael Leite Rubim

• Raphael Mejias Dias • Renata Naporano Bicev

para a Matéria de Metodologia do Ensino de Física, ministrada pelo professor Mauricio Pietrocola e pela monitora Talita Raquel Luz Romero

Módulo de Ensino Inovador produzido por: Maria Melo da Conceição Silva Rafael Leite Rubim

Raphael Mejias Dias Renata Naporano Bicev,

ara a Matéria de Metodologia do Ensino de Física, ministrada pelo professor Mauricio e pela monitora Talita Raquel Luz

(2)

APRESENTAÇÃO

Este módulo de ensino tem como objetivo principal trabalhar o conceito de dilatação do tempo. Para tanto utiliza como problematização, questões acerca de possibilidades de viagens no tempo. Traz discussões sobre a velocidade da luz e sobre o tempo.

INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA

Este módulo, pode caracterizar-se como inovador, principalmente pela escolha do próprio tema, relatividade, uma vez que o tema é pouco trabalhado no ensino médio, apesar de já pertencer ao currículo. Além disso, o módulo também saíra um pouco do tradicional, por utilizar de recursos estratégicos como simulações interativas, vídeo e atividades que fogem das aulas tradicionais expositivas.

OBJETIVO GERAL

Pretendemos que ao final deste módulo, os alunos possam responder a questão inicial sobre a possibilidade de se viajar no tempo, demonstrando ter entendido o conceito de dilatação do tempo.

PÚBLICO ALVO

Alunos do ensino médio que já tenham conhecimento de sistemas de referencias e leis de Newton.

NÚMERO DE AULAS

O módulo prevê a utilização de 6 aulas de 50 minutos cada. CONTEÚDO FÍSICO

Relatividade, dilatação do tempo, velocidade da luz. TEMÁTICA DE INTERESSE

Os fenômenos relativísticos, são imperceptíveis no nosso dia-dia, porém a ficção cientifica se utiliza muito desses fenômenos para atrair o público, pois são acontecimentos ligados a nossa imaginação, como viagens no tempo, por exemplo. Assim a intenção deste módulo é trabalhar com conceitos envolvidos a isso, para que o aluno possa analisar criticamente esses fatos.

(3)

QUADRO SINTÉTICO

Atividade Momentos Tempo

É possível viajar o tempo?

• Problematização inicial: É possível viajar no tempo? • Apresentação aos alunos de

trecho do livro “Em algum lugar do passado” e de um trecho do desenho animado Os Flintstones - A Máquina do tempo.

• Levantamento das concepções prévias dos alunos (mediado por um questionário) e discussão 1 aula A velocidade da luz é constante? • Problematização através de um trecho da música “Busca Vida” dos Paralamas do Sucesso. • Aula expositiva

1 aula O tempo é absoluto?

• Debate sobre o tempo

• Exibição da imagem do quadro de Salvador Dali

• Discussão.

O tempo dilata? • Aula expositiva • Simulação interativa 2 aulas O paradoxo do gêmeos • Aula expositiva • Atividade de argumentação 1 aula Construindo uma máquina

do tempo

• Apresentação de um vídeo da turma da Mônica – A Máquina do tempo de novo?

• Proposta de redação

(4)

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES Atividade

Objetivo da aula: Fazer a problematização inicial, levantando as concepções prévias dos alunos. Questioná-los sobre a possibilidade de viagens no tempo, para que

possamos introduzir os conceitos necessários Conteúdo: Problematização

Recursos de Ensino: Leitura de um trecho do livro “Em algum lugar no passado”(anexo: Texto 1_Em algum lugar do Passado

desenho animado “The Flintstones”, q prévias dos alunos (anexo:

Dinâmica da atividade:

• Iniciar a atividade tempo?

• Após o questionamento, passar o trecho do livro ( algum Lugar do Passado

entram em contato com um história de ficção cientifica em que o personagem vai para o passado).

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

Atividade 1- É possível viajar no tempo?

Fazer a problematização inicial, levantando as concepções prévias los sobre a possibilidade de viagens no tempo, para que

possamos introduzir os conceitos necessários para o entendimento do assunto.

Problematização inicial e levantamento das concepções prévias dos alunos. Leitura de um trecho do livro “Em algum lugar no Texto 1_Em algum lugar do Passado), exibição de um trecho do desenho animado “The Flintstones”, questionário para levantamento das concepções

anexo: Questionário 1- Concepções prévias).

atividade com a pergunta: Vocês acham que é possível viajar no Após o questionamento, passar o trecho do livro (anexo:

algum Lugar do Passado) para que os alunos leiam (Neste momento eles entram em contato com um história de ficção cientifica em que o personagem vai para o passado).

Fazer a problematização inicial, levantando as concepções prévias los sobre a possibilidade de viagens no tempo, para que depois

para o entendimento do assunto.

inicial e levantamento das concepções prévias dos alunos. Leitura de um trecho do livro “Em algum lugar no

, exibição de um trecho do uestionário para levantamento das concepções

com a pergunta: Vocês acham que é possível viajar no anexo: Texto 1- Em ra que os alunos leiam (Neste momento eles entram em contato com um história de ficção cientifica em que o

(5)

• Exibir o trecho do desenho animado Os Flintstones - A máquina do tempo(que se encontra na internet no seguinte endereço: http://www.youtube.com/watch?v=d2YupsHe6bc&feature=PlayList&p=

85B73E7734F4B805&playnext_from=PL&playnext=1&index=21 )

(Neste momento eles entram em contato com uma história que envolve ficção cientifica, em que os personagens vão para o futuro).

• Aplicar o questionário (anexo: Questionário 1- Concepções prévias ), para que possam ser levantadas as concepções prévias dos alunos e com isso adequarmos as aulas seguintes, para que consigamos trabalhar com elas.

Atividade 2 - A velocidade da luz é constante? Objetivo da aula: Estudar o fato da velocidade da luz ser constante.

Conteúdo: Problematização inicial a partir da música, explorar a velocidade da luz ser constante e limite.

Recursos de Ensino: Música e aula em power point Dinâmica da atividade:

• Fazer uma problematização inicial, a partir do trecho da música dos Paralamas do Sucesso, “Busca Vida” (anexo: letra da música_Paralamas do Sucesso), em que é citado “se for mais veloz que a luz”, questionando os alunos se isso é possível, se eles sabem quanto vale a velocidade da luz, se esse valor é sempre o mesmo.

• A partir disso apresentar a aula sobre a velocidade da luz (anexo: Aula_Velocidade da Luz) (a versão da aula em anexo é preliminar, ou seja, é base da aula a ser ministrada, porém como foi feito um levantamento das concepções prévias dos alunos, a aula pode sofrer alteração conforme houver necessidade).

Atividade 3- O tempo é absoluto?

Objetivo da aula: Introduzir a noção de que o tempo não é absoluto, trabalhando noções intuitivas.

Conteúdo: Debate sobre questões intuitivas acerca do tempo, discussão sobre o quadro do Salvador Dali.

Recursos de Ensino: Roteiro para debate, Exibição da imagem do quadro do Salvador Dali.

Dinâmica da atividade:

• Proposição de um debate norteado por questões que estão presentes no anexo em Questões sobre o tempo.

• Após o debate, mostrar aos alunos a imagem do quadro do Salvador Dali e perguntar-lhes: Depois do nosso debate vocês acham que esse quadro representa alguma coisa na Física? Essa discussão dará suporte para as aulas seguintes, em que será trabalhada a dilatação do tempo.

Atividade 4 – O tempo dilata? Objetivo da aula: Trabalhar a dilatação do tempo.

Conteúdo: dilatação do tempo

Recursos de Ensino: Simulação interativa apoiada por um roteiro (anexo: Roteiro Simulação), aula em power point (anexo: Aula_Dilatação do tempo).

(6)

Dinâmica da atividade:

• Essa atividade está mais apoiada na aula expositiva, em que discutiremos os conceitos envolvidos na dilatação do tempo (a versão da aula em anexo é preliminar, ou seja, é base da aula a ser ministrada, porém como foi feito um levantamento das concepções prévias dos alunos, a aula pode sofrer alteração conforme houver necessidade).

• Após isso será utilizada uma simulação interativa (que se encontra na

internet no seguinte endereço:

http://intercentres.cult.gva.es/iesleonardodavinci/Fisica/Animaciones/Ani maciones11.htm - Dilatación Del tiempo) que será guiada por um roteiro (Roteiro Simulação em anexo).

Atividade 5 – O paradoxo dos gêmeos Objetivo da aula: Trabalhar a dilatação do tempo.

Conteúdo: Paradoxo dos gêmeos, atividade de argumentação.

Recursos de Ensino: Aula em power point (anexo: Aula_Paradoxo dos gêmeos), artigo de revista, atividade de argumentação (anexo: Artigo+atividade)

Dinâmica da atividade:

• A atividade será iniciada com a apresentação de uma aula (anexo: Aula_ paradoxo dos gêmeos) sobre o paradoxo dos gêmeos, em que o mesmo será exposto, discutido e resolvido com os alunos (a versão da aula em anexo é preliminar, ou seja, é base da aula a ser ministrada, porém como foi feito um levantamento das concepções prévias dos alunos, a aula pode sofrer alteração conforme houver necessidade).

• Após isso, realiza-se a atividade de argumentação em relação ao artigo que foi retirado e traduzido da revista Science Centric, publicada em 13 de maio de 2009, “Einstein falhou na Física?” (anexo: Artigo+atividade), que terá como guia um roteiro (anexo: Artigo+atividade).

Atividade 6 – Construindo uma máquina do tempo

Objetivo da aula: Fechamento da grande questão inicial: “É possível viajar no tempo?” Conteúdo: dilatação do tempo, velocidade da luz, avaliação.

Recursos de Ensino: Exibição de vídeo, redação. Dinâmica da atividade:

• Exibição do vídeo da turma da Mônica “A máquina do tempo, de novo?” (que se encontra na internet no seguinte endereço: http://www.youtube.com/watch?v=jHDHXWm4Fjo ), para estimular a criatividade e possíveis questionamentos nos alunos;

• Após isso propor a redação, que servirá como avaliação. (anexo: roteiro para redação).

ANEXOS

Referências

Documentos relacionados

Lembre-se também de contatar aquelas pessoas que você identificou como potencial apoio para essa sua tentativa de mudar: procure-as, nem que seja só para conversar sobre

produtos e não há investimentos para uma cobertura mais aprofundada do campo 2. Ou seja, não se leva em consideração outros programas de entretenimento cujo foco

La placa superior debe bajarse completamente para obtener los marcados en los alimentos.. - Cuando la comida esté cocida, abra el grill con el

Tal como na de poder, a forma de direito distingue-se em seis conforme cada espaço estrutural privilegiadamente, sendo elas respectivamente: o “direito doméstico”

A partir de um estudo sobre os modelos de desenvolvimento do pensamento sobre a linguagem de funções, este trabalho tem o objetivo de propor e testar um modelo de níveis

Dando continuidade à percepção dos acadêmicos quanto à prática pedagógica do enfermeiro professor, quando perguntados sobre como identificam a atuação pedagógica dos docentes

As horas trabalhadas além da jornada normal de trabalho, desde que autorizadas ou abonadas pelo gerente da unidade ou pelos chefes de gabinete, conforme o caso,

Os sentidos/significados que o curso de Pedagogia – PERFOR tem provocado nas professoras/acadêmicas é de certa forma surpreendente. E faz refletir sobre a importância do