• Nenhum resultado encontrado

A Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP - Câmpus de Bauru torna público

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP - Câmpus de Bauru torna público"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

FACULDADE DE ARQUITETURA, ARTES E COMUNICAÇÃO. Edital nº 008/2018 – DTA/STPG/FAAC

A Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP - Câmpus de Bauru torna público que no período de 09 e 10 de agosto de 2018, estarão abertas às inscrições para seleção de aluno regular junto ao Programa de Pós-graduação em Design, Cursos de Doutorado, para ingresso no 2º semestre do ano letivo de 2018, referente ao projeto Dinter em Design, oferecido, exclusivamente, à Universidade Federal do Maranhão - UFM.

Área de Concentração: Desenho de Produto.

Linhas de Pesquisa: Ergonomia e Planejamento de Produto.

VAGAS

- Doutorado: 12 (doze) vagas - projeto Dinter em Design, oferecido, exclusivamente, à Universidade Federal do Maranhão - UFM.

INSCRIÇÕES

As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet. Para inscrever-se o candidato deverá acessar o sítio:

https://sistemas.unesp.br/posgraduacao/processoSeletivo.principal.action?tipo=REGULAR localizar o link correlato à inscrição para aluno regular de pós-graduação, com início às 00h00 do dia 09 de agosto e término às 23h59 do dia 10 de agosto de 2018 e deverá preencher a ficha de inscrição, até o final, a ser enviada pela internet e ao término imprimir o aviso do sistema

"Inscrição realizada com sucesso".

O deferimento da inscrição está condicionado ao encaminhamento dos documentos relacionados no item “documentos para inscrição”, via e-mail em PDF, no endereço:

spg@faac.unesp.br

, será considerada como última data de envio até às 23h59 do dia 10 de agosto de 2018. As inscrições cujos documentos forem enviados após o dia 10 de agosto de 2018 estarão automaticamente indeferidas.

(2)

A TAXA DE INSCRIÇÃO, no valor de R$ 68,00 (sessenta e oito reais), deve ser recolhida por meio de Depósito ou Doc. Eletrônico em nome de:

UNESP – BAURU - FAAC CGC. 48031918/0029-25 Banco do Brasil

Banco nº 0001, Agência 6919-1, Conta Corrente, nº 30113-2.

DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO NO DOUTORADO

Para a inscrição são exigidas os seguintes documentos, que deverão ser enviados em PDF, através de e-mail, no endereço:

spg@faac.unesp.br

, na ordem abaixo:

a) Currículo Lattes (http://lattes.cnpq.br) devidamente preenchido, apresentado completo, acompanhado de cópias digitais de documentação comprobatória exclusivamente dos itens estabelecidos nos CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO LATTES. Não serão considerados os documentos comprobatórios fora desta determinação.

b) Uma foto digital, recente tamanho 3x4 cm, com identificação do nome do candidato; c) Cópia digital do aviso do sistema de inscrição on-line "Inscrição realizada com sucesso"; d) Cópia digital, identificada com o nome do candidato no comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 68,00 (sessenta e oito reais);

e) Cópia digital da Certidão de Nascimento ou Casamento;

f) Cópia digital da Cédula de Identidade – RG, frente e verso, (para a inscrição de candidatos estrangeiros é exigido cópia digital do Passaporte e, no ato da matrícula, cópia do visto de estudante temporário e cópia do protocolo do RNE);

g) Cópia digital do Cadastro de Pessoas Físicas – CPF (não exigido para candidatos estrangeiros); h) Cópia digital do Comprovante de quitação do Serviço Militar (para candidatos do sexo masculino e não exigido para candidatos estrangeiros);

i) Cópia digital do Título de Eleitor (não exigido para candidatos estrangeiros);

j) Cópia digital do Diploma ou Certificado de Conclusão, frente e verso, do curso de graduação ou de nível superior.

(3)

k) Cópia digital do Diploma ou Certificado de Conclusão, frente e verso, do curso de Mestrado. O candidato que não possuir diploma ou documento equivalente de conclusão de curso de Mestrado, poderá se inscrever condicionalmente, desde que apresente cópia digital documento da instituição de ensino atestando que poderá concluí-lo antes da data fixada para a matrícula.

l) Cópia digital do Histórico Escolar, completo, do curso de graduação ou de nível superior; m)

Cópia digital

Histórico Escolar, completo, do curso de Mestrado.

PROJETO DE PESQUISA (para Doutorado) -

deverão ser que deverão ser enviados em PDF,

através de e-mail, no endereço:

spg@faac.unesp.br, com identificação nominal do candidato e

informando a Linha de Pesquisa (

Linhas de Pesquisa: Ergonomia e/ou Planejamento de Produto e indicação de até 02 nomes, em ordem de prioridade, de possíveis orientadores)a ser enviado, c

ópia digital,

de acordo com uma das Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Design e cujo tema esteja alinhado aos projetos de pesquisa dos docentes credenciados nos Cursos de Doutorado, conforme modelo disponível no sítio:

http://www.faac.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/Doutorado/Design/modelo-do-projeto-de-pesquisa-para-o-doutorado---2018.pdf

ATENÇÃO:- O Projeto de Pesquisa (Doutorado) que não estiver de acordo com o modelo disponibilizado, será automaticamente desconsiderado.

RELAÇÃO DE ORIENTADORES

A lista de orientadores do PPGDesign-UNESP para o DOUTORADO é: - PLANEJAMENTO DE PRODUTO

- Profa. Dra. Cássia Letícia Carrara Domiciano - Prof. Dr. João Fernando Marar

- Prof. Dr. Marco Antônio dos Reis Pereira - Profa. Dra. Marizilda dos Santos Menezes - Profa. Dra. Mônica Cristina de Moura

(4)

- Prof. Dr. Olimpio José Pinheiro - Profa. Dra. Paula da Cruz Landim

- ERGONOMIA

- Prof. Dr. Fausto Orsi Medola - Prof. Dr. Galdenoro Botura Junior

- Prof. Dr. João Eduardo Guarnetti dos Santos - Prof. Dr. João Roberto Gomes de Faria - Prof. Dr. Luis Carlos Paschoarelli - Prof. Dr. Sérgio Rodrigues Tosi

Sugere-se aos candidatos consultar os respectivos Currículos Lattes http://www.faac.unesp.br/#!/pos-graduacao/doutorado/design/corpo-docente/ dos orientadores, de forma a se inteirarem de seus projetos de pesquisa e áreas de atuação.

CRONOGRAMA

I – Avaliação do CURRÍCULO LATTES documentado: de 15 e 16/08/2018 (VIDE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO CURRICULO LATTES)

II – Avaliação do PROJETO DE PESQUISA (Doutorado): de 15 e 16/08/2018. (VIDE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PLANO/PROJETO DE PESQUISA)

Data da divulgação dos candidatos convocados para a prova escrita: 20/08/2018.

III – PROVA ESCRITA (caráter eliminatório - nota mínima sete (7,0). A prova escrita dissertativa versará sobre tema relacionado à Teoria do Design e sobre a Linha de Pesquisa indicada pelo candidato no momento de inscrição. (VIDE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA PROVA ESCRITA) Data e horário da prova escrita: 22/08/2018, das 14 às 17 horas.

(5)

IV - Entrevista. Os candidatos serão entrevistados por docentes do Programa de Pós-graduação. Não será conferido grau numérico à entrevista, mas exclusivamente os conceitos: Aprovado ou Reprovado.

Data da divulgação dos candidatos convocados para a entrevista: 28/08/2018. Período das entrevistas: 29 a 30/08/2018

V - Resultado final: em função do aceite do(a) orientador(a). Data da divulgação do resultado final: até 31/08/2018. VI - Exame de Proficiência em Língua Estrangeira.

Os candidatos aprovados no processo de seleção deverão submeter-se ao Exame de Proficiência em Língua Estrangeira. No curso de Doutorado as opções de idiomas são: Inglês, Francês, Alemão ou Italiano. A língua utilizada no Exame de Proficiência no curso de Mestrado do candidato NÃO poderá ser utilizada para o curso de Doutorado. Os exames de proficiência em língua estrangeira, realizados por instituições credenciadas pelos órgãos competentes, serão aceitos pelo Programa de Pós-graduação em Design desde que dentro do prazo de validade destes exames e a critério do Conselho do Programa.

O candidato deverá comprovar proficiência em língua estrangeira até 06 (seis) meses do ato da matrícula. Serão aceitos exclusivamente os seguintes certificados de proficiência. INGLÊS: TOEFL (Test of English as a Foreign Language) IBT com pontuação total mínima de 65 pontos, IPT Nível 1 (Intermediário a Avançado) com pontuação total mínima de 400 pontos e IPT Nível 2 (Básico a Intermediário) com pontuação total mínima de 355 pontos; TEAP (Test of English for Academic Purposes) com pontuação mínima de 70 pontos; IELTS (International English Language Testing System) com pontuação mínima de 70 pontos, União Cultural Brasil-Estados Unidos, com pontuação mínima de 70 pontos e TOEIC (Test of English for International Communication) com pontuação mínima de 440 pontos. ESPANHOL: TEPLE (Test de Proficiencia em la Lengua Española), com pontuação mínima de 70 pontos. FRANCÊS: EEPLF (Exame Específico de Proficiência em Língua Francesa) e ELFA (Examen de Lecture em Français pour des Buts Académiques), ambos com pontuação mínima de 70 pontos. ITALIANO: IIC (Instituto Italiano di

(6)

Cultura), com pontuação mínima de 50/100. Serão aceitos somente os comprovantes de exames de proficiência em idioma estrangeiro, realizados até dois anos anteriores à matrícula.

Os candidatos de origem estrangeira deverão apresentar Registro Nacional de Estrangeiro (RNE), proficiência em Língua Inglesa, Francesa, Italiana ou Espanhola (conforme estabelecido acima) e, no ato da matrícula, demonstrar ainda proficiência em Língua Portuguesa, através de avaliação aplicada por instituição especializada no exame da referida língua.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BONSIEPE, G. Design, Cultura e Sociedade. São Paulo: Edgar Blücher Ltda, 2011.

DENIS, R. C. Uma introdução à história do design. São Paulo: Edgard Blücher, 2000.

LÖBACH, B. Desenho industrial. Bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Edgar Blücher, 2001.

IIDA, I. Ergonomia - projeto e produção. 2ª edição. São Paulo: Edgar Blücher, 2016.

PASCHOARELLI, L.C.; SILVA, J.C.P. (orgs). Design Ergonômico: Estudos e Aplicações. Bauru: Canal 6, 2013.

CARDOSO, RAFAEL. Design para um mundo complexo. São Paulo, Cosac Naif, 2012.

MATRÍCULA

Terá direito à matrícula o candidato aprovado no processo seletivo desde que classificado dentro do número de vagas oferecidas e formalmente aceito por um orientador credenciado no Curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Design. O referido candidato deverá efetuar a matrícula nos dias estabelecidos pelo Calendário Escolar do ano letivo de 2018 e, conforme

(7)

orientação da Seção Técnica de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, munido de documentos pessoais. Caso não efetue a matrícula nas datas estipuladas, terá a vaga cancelada automaticamente.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO LATTES

Na avaliação do Currículo Lattes será considerado três grupos de atividades cuja pontuação é detalhada a seguir; e só serão validados os itens DEVIDAMENTE COMPROVADOS com cópia documental:

PARA DOUTORADO

Grupo 1 – Formação Acadêmica – pontuação máxima: 2,0 pontos.

1.1. Mestrado concluído em Design - 2,0 pontos.

1.2. Mestrado concluído em áreas afins ao Design - 1,5 ponto. 1.3. Mestrado concluído em outras áreas – 1,0 ponto.

1.4. Disciplina cursada como aluno especial em PG Design (após conclusão do mestrado) - 0,5 ponto por disciplina.

Grupo 2 – Atuação em Ensino – pontuação máxima: 2,0 pontos.

2.1. Exercício do magistério no Ensino Superior, como docente em disciplinas afins ao Design, pontuado por ano letivo completo, não cumulativa com outras similares no mesmo período, sendo 0,5 ponto por ano.

2.2. Exercício do magistério no Ensino Fundamental e Médio, pontuado por semestre letivo completo, não cumulativa com outras similares no mesmo período, sendo 1,0 ponto por ano.

(8)

Grupo 3 – Produção Bibliográfica / Técnica – pontuação máxima: 6,0 pontos.

3.1. Autoria (ou co-autoria) de livro publicado, na área do design ou afins. Pontuado por livro, após ano de início do mestrado – 2,0 pontos por Livro (até 4,0 pontos).

3.2. Autoria (ou co-autoria) capítulo de livro publicado, na área do design ou afins. Pontuado por capítulo, após ano de início do mestrado – 2,0 pontos por capítulo (até 4,0 pontos).

3.3. Artigo científico publicado em periódico classificado pela CAPES, na área do design ou afins, após ano de início do mestrado – 2,0 pontos por Artigo (até 4,0 pontos).

3.4. Artigo científico publicado em anais de congresso no exterior, na área do design ou afins, após ano de início do mestrado – 1,0 ponto por Artigo (até 2,0 pontos).

3.5. Artigo científico publicado em anais de congresso no país, na área do design ou afins, após ano de início do mestrado – 1,0 ponto por Artigo (até 2,0 pontos).

3.6. Participação em evento científico, na área do design ou afins, com apresentação de trabalho, após ano de início do mestrado – 1,0 ponto por apresentação (até 2,0 pontos).

3.7. Pedido de Registro de patente de produto ou processo, após ano de início do mestrado - 1,0 ponto por pedido de patente (até 2,0 pontos).

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA

Os Projetos de Pesquisa (para Doutorado) serão avaliados nos seguintes aspectos, com as respectivas pontuações:

1. Organização Geral dos argumentos e propósitos – pontuação máxima: 1,5 pontos

2. Fundamentação Teórica atualizada e pertinente às linhas de pesquisa do programa – pontuação máxima: 1,5 pontos

3. Relevância e originalidade da questão de pesquisa, hipóteses e objetivos propostos, de acordo com as linhas de pesquisa do programa – pontuação máxima: 3,0 pontos

4. Adequação da estratégia metodológica (descrição dos materiais e métodos) aos objetivos propostos – pontuação máxima: 3,0 pontos

(9)

5. Adequação do Cronograma com a duração do curso (exequibilidade) – pontuação máxima: 1,0 ponto.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA PROVA ESCRITA

A prova escrita terá a duração de três horas e será de natureza dissertativa, sendo proibida a consulta a livros, apontamentos ou quaisquer outros documentos durante a realização da prova. O candidato deverá discorrer sobre os temas propostos no espaço disponível para cada uma das questões.

Os temas da prova escrita corresponderão a duas questões: uma sobre tema relacionado à Teoria do Design (peso 4,0) e outra sobre a Linha de Pesquisa indicada pelo candidato no momento de inscrição (peso 6,0). As questões serão anunciadas no momento da realização da prova. As respostas às questões deverão ser baseadas na Bibliografia Básica do presente edital.

Serão avaliados os seguintes aspectos, com as respectivas pontuações: 1. Domínio e precisão do assunto - pontuação máxima: 3,5 pontos.

2. Clareza e capacidade de argumentação - pontuação máxima: 2,5 pontos.

3. Estrutura do Texto (introdução, desenvolvimento e conclusão) - pontuação máxima: 2,5 pontos. 4. Precisão e correção gramatical - pontuação máxima: 1,5 pontos.

ENDEREÇO PARA ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO A documentação deverá ser enviada, via e-mail, em PDF, para o endereço:

spg@faac.unesp.br

ACESSO A ENDEREÇOS ELETRÔNICOS

http://www.faac.unesp.br/#!/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado/design/corpo-docente/ http://portal-sistema.unesp.br (Requerimento para inscrição on-line)

http://lattes.cnpq.br

(10)

CONTATO

Seção Técnica de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação. Home Page http://www.faac.unesp.br/estruturaorg/secao_posgraduacao.php

Endereço Eletrônico (E-mail): spg@faac.unesp.br ou pg@faac.unesp.br Telefones: (14) 3103-6057 ou (14) 3103-6157

Referências

Documentos relacionados

 No final do primeiro período letivo, o correspondente aos custos reais com os formandos que permanecem em formação, acrescido de 50% do valor anual apurado

O teste de patogenicidade cruzada possibilitou observar que os isolados oriundos de Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Manaquiri e Iranduba apresentaram alta variabilidade

Do mesmo modo, se a previsão anterior do analista era superior ao consenso e, com uma revisão negativa, passou a ser inferior ao consenso, qualifica-se essa revisão

O presente trabalho tem por objetivo mostrar a sistemática implantada no ONS com vista à preparação dos operadores para a operação do Sistema Interligado

RESPOSTA Proponente Pergunta Item 5: A RNP ja tem definido os pontos onde serao localizadas as caixas de ancoragem?  RESPOSTA

confiança determinado com a responda e afirmando que o hospital não deve preocupar-se. Consulte o arquivo altera3.pdf para informações sobre as principais

O estudo justifica-se no aspecto teórico, perante os documentos apresentados pelo trabalhador que comprovam o trabalho insalubre, perigoso e penoso, muitas vezes

Assim, este estudo buscou identificar a adesão terapêutica medicamentosa em pacientes hipertensos na Unidade Básica de Saúde, bem como os fatores diretamente relacionados