• Nenhum resultado encontrado

Jéssyka Kellen Marçal Teixeira 1, Danielle Farias Parreiras 2, Vanessa Ferreira Mariz 3, Luciana Mendonça Alves 4

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Jéssyka Kellen Marçal Teixeira 1, Danielle Farias Parreiras 2, Vanessa Ferreira Mariz 3, Luciana Mendonça Alves 4"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Caracterização das habilidades do

processamento auditivo de crianças atendidas no

ambulatório de transtorno de aprendizagem de

uma clínica escola de Belo Horizonte

Characterization of the abilities in the auditory

processing of children who are seeing at the department

of a learning disability school chinic in Belo Horizonte

Jéssyka Kellen Marçal Teixeira1, Danielle Farias Parreiras2, Vanessa Ferreira Mariz3, Luciana Mendonça Alves4

Resumo

Objetivos: verificar as habilidades do processamento auditivo em crianças atendidas no Ambulatório de Transtorno de Aprendizagem de uma Clínica Escola de Belo Horizonte. Métodos: foi analisado o banco de dados das Clínicas Integradas em Saúde do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix que continha os protocolos de avaliação do Processamento Auditivo dos pacientes atendidos no ambulatório de Transtornos de Aprendizagem no período de fevereiro a julho de 2013, a fim de caracterizar a população estudada quanto ao desempenho nos testes, idade e escolaridade. Os protocolos continham os resultados dos seguintes testes do processamento auditivo: SSW (Staggered Spondaic Word test); PSI (Pediatric Speech Intelligibility test) SSI – (Synthetic sentence identification); o teste de Padrão de Duração e de Frequência Melódicos. Resultados: foram analisados oito protocolos, sendo 5 de pacientes do gênero masculino e 3 de pacientes do gênero feminino. A média da idade do grupo estudado foi 10,2 anos, cursando entre o 3° e 7° ano do ensino fundamental. Todos os indivíduos apresentaram alterações nos testes realizados sendo os mais alterados os testes dicóticos SSW-PSI/SSI-MCC. O subperfil mais alterado foi o de integração auditiva (87,5%) dos sujeitos. Conclusão: verificaram-se possíveis transtornos do processamento auditivo em crianças com transtorno de aprendizagem. É de extrema importância à realização

1 Fonoaudióloga, Especialização em Audiologia pela Pontifícia Universidade Católica-PUC –(BH),

Brasil. jessyka_marcal@hotmail.com

2 Fonoaudióloga pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix – IMIH – Belo Horizonte (BH),

Brasil. danielle_parreiras@hotmail.com

3 Fonoaudióloga, Mestre em Ciências da Saúde da Criança e do Adolescente pela UFMG, docente do

Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix – IMIH – Belo Horizonte (BH), Brasil. vanessa.mariz@izabelahendrix.metodista.br

4 Fonoaudióloga. Mestre e doutora em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Pós-doutora em Linguística pelo Laboratoire Parole et Langage - França e docente do Curso de Graduação em Fonoaudiologia do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

(2)

dos testes do processamento auditivo em crianças no período escolar para um diagnóstico precoce, nortear a terapia e estimular áreas sensoriais.

Palavras-chave: tradição; percepção auditiva; testes auditivos; learning; transtornos de

aprendizagem; estudantes.

Abstract: Objectives: to assess the auditory processing skills in pediatric patients at the

Learning Disorder Clinic at a clinical school in Belo Horizonte. Methods: the database of the Integrated Health Clinics of Central Methodist University Izabela Hendrix containing protocols for assessing auditory processing of patients in the Clinic of Learning Disorder from February/2013 to July/2013 has been analysed, aiming to characterize the population as far as test performance, age and gender. The obtained data included the results of the following tests of auditory processing: SSW (Staggered Spondaic Word test); PSI (Pediatric Speech Intelligibility test) SSI (Synthetic Sentence Identification); the test of Melodic Frequency and Length Patterns. Results: eight protocols have been analyzed, being 5 of male patients and 3 of female patients. The average age of the group was 10.2 years, enrolled between the 3rd and 7th grades of elementary school. All subjects showed disturbances in the tests conducted, with the higher changes on the dichotic SSW-PSI/SSI-MCC tests. The sub-profile with the highest disturbances was the auditory integration one (87.5 % of the subjects). Conclusion: possible auditory processing disorders have been found in children with learning disorder. It is of great importance to run auditory processing tests in children for early diagnosis, conduct therapy and stimulate sensory areas.

Keywords: auditory perception; hearing tests; learning; learning disorders; students INTRODUÇÃO

O processamento auditivo é definido por um conjunto de operações que o sistema auditivo realiza como receber, detectar, decodificar e integrar os estímulos acústicos para, posteriormente, programar uma resposta, ou seja, é o conjunto de habilidades auditivas necessárias para que o indivíduo compreenda a mensagem ouvida (OLIVEIRA, MURPHY, SHOCHAT, 2013).

Na década de 50, pesquisadores utilizaram pela primeira vez um teste monoaural de fala distorcida para avaliar a função auditiva central em pacientes com lesões do sistema nervoso auditivo central, pois notaram que a bateria audiológica convencional (audiometria tonal limiar e imitanciometria) não era suficiente para detectar as alterações na audição destes pacientes (SOARES, SANCHES, ALVES, CARVALHO, CÁRNIO, 2013).

Dessa maneira, tornou-se necessário uma avaliação que esclarecesse as queixas auditivas que a audiometria e a imitanciometria não conseguiam justificar. Sendo assim, a avaliação do processamento auditivo surgiu da necessidade de analisar a capacidade do indivíduo em reconhecer sons verbais e sons não verbais em escuta complexa, podendo definir a capacidade do indivíduo de acompanhar a conversação em ambientes desfavoráveis (OLIVEIRA, MURPHY, SHOCHAT, 2013).

Segundo LUZ et,al (2014) alterações do processamento auditivo podem ser identificadas por meio de testes eletrofisiológicos cujo objetivo é verificar a integridade

(3)

da via auditiva e por meio de testes comportamentais que avaliam as habilidades auditivas. Os testes comportamentais são selecionados de acordo com a faixa etária, nível cognitivo e habilidades de linguagem receptiva e expressiva. Estes permitem determinar se há ou não a presença de uma disfunção, qualificar o tipo de dificuldade e direcionar as condutas e o processo terapêutico. Os testes comportamentais auxiliam não somente no topodiagnóstico, mas também na qualificação das respostas apresentadas em cada habilidade auditiva.

O transtorno do processamento auditivo pode ser definido como uma alteração ou inabilidade na recepção, análise e integração das informações auditivas. É uma patologia de complexo diagnóstico, pois pode estar associado a diversas outras alterações do desenvolvimento, o que poderá acarretar prejuízos na comunicação em ambientes ruidosos; compreensão de gracejos e piadas; dificuldade na aprendizagem da leitura e escrita; atenção reduzida; dificuldades para lembrar e organizar informações auditivas; e sequencializar estímulos verbais e não verbais (SOARES, SANCHES, ALVES, CARVALHO, CÁRNIO, 2013; OLIVEIRA, MURPHY, SHOCHAT, 2013). Pode ser classificado de acordo com as habilidades auditivas em subperfis. De acordo com Belles e Ferre (1996) os subperfis específicos do transtorno do processamento auditivo são decodificação, prosódia e integração auditiva. A decodificação auditiva é o subperfil mais específico à modalidade auditiva. Crianças com alteração neste subperfil apresentam dificuldades para discriminar os sons ouvidos, analisar os sons da fala, ouvir em ambientes ruidosos, vocabulário restrito e substituições de grafemas na escrita. Disfunções em prosódia caracterizam-se por inabilidade para compreender e/ou identificar intenções de um enunciado. Já os prejuízos da integração podem ser caracterizados por inabilidade para integrar as informações sensoriais auditivas com outras não auditivas, como táteis e visuais. Neste caso, as crianças podem apresentar alterações na leitura, escrita, ritmo e pausas. Os sintomas desse déficit podem ser somente uma manifestação de dificuldades de caráter multimodal originadas por uma disfunção no corpo caloso. Os achados típicos na avaliação comportamental do processamento auditivo são: déficit na nomeação de padrões temporais, com melhor performance na imitação (Pich Pattem Sequence e Duration Pattern Sequence PPS e DPS) e desempenho rebaixado em testes dicóticos principalmente em testes com maior complexidade linguística (Staggered Spondaic Word SSW) (MURPHY-RUIZ,PENALOZA-LOPEZ, PEDOZA, 2014).

Quanto à definição de sua etiologia, estudiosos apontam que o TPA pode estar relacionado com a falta de experiência auditiva e sensorial do indivíduo, sua privação sensorial e maturação do sistema nervoso auditivo central. Algumas prováveis causas discutidas foram infecções congênitas neonatais (rubéola, sífilis e herpes), febre alta durante a primeira infância, alterações cromossômicas, infecções pós-natais (meningite, sífilis, degenerações e desmielinizações), transtornos metabólicos e episódios de otite média recorrente, principalmente nos primeiros anos de vida (TERTO, LEMOS, 2014). A audição e linguagem são funções correlacionadas, interdependentes, que estabelecem o contato do ser humano com o meio ambiente, promovendo a sua integração intelectual e social. A primeira função envolve a participação de redes neurais que atuam de maneira diferenciada no processamento de sons ao longo das vias auditivas centrais. Já a segunda, envolve um processo complexo, uma vez que está diretamente relacionado à elaboração e simbolização do pensamento humano. A via sensorial preferencial para a

(4)

aprendizagem muitas vezes é a auditiva e se a mesma estiver alterada, a aprendizagem provavelmente ficará prejudicada (LUCION, OLIVEIRA, 2010).

O transtorno de aprendizagem é um termo genérico que se refere a um grupo heterogêneo de alterações relacionadas com dificuldades significativas que abrangem diferentes distúrbios que podem afetar várias áreas do desempenho acadêmico, como a aquisição e uso da fala, leitura, escrita, raciocínio, habilidade matemáticas e audição. Alguns autores afirmam ser necessária a avaliação das funções auditivas durante o diagnóstico de pacientes com queixa de dificuldade de aprendizagem, para que aqueles que possuam alguma alteração possam receber orientações e intervenções adequadas, tanto no ambiente escolar quanto clínico (KIDA, et.al 2017 ).

A associação entre transtorno do processamento auditivo e transtornos de aprendizagem adquiriu notoriedade nos últimos anos devido ao crescente número de crianças que vem apresentando dificuldades escolares, o que leva a questionar possíveis interferências advindas da infância como, por exemplo, quadro de otites de repetição que pode estar relacionado a uma alteração nas habilidades do processamento auditivo dessas crianças, que, como não diagnosticadas na maioria das vezes, são conhecidas como incapazes levando a evasão e reprovação escolar em larga escala, o que tem gerado um problema nacional (SANTOS, NAVAS, 2002).

É de suma importância à intervenção precoce por um grupo multidisciplinar, com a intenção de proporcionar diagnóstico precoce, nortear a terapia e estimular áreas sensoriais. É fundamental que cada caso seja analisado individualmente com base nas alterações apostadas na avaliação, para que o estabelecimento dos objetivos a serem alcançados seja feito da forma mais precisa e especifica possível (KIDA, et.al 2017; SANTOS, NAVAS 2002).

O objetivo do presente estudo foi verificar possíveis alterações do processamento auditivo em crianças com transtorno de aprendizagem atendidas no ambulatório de transtornos de aprendizagem das Clínicas Integradas em Saúde do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (CEUNIH) no período de fevereiro a julho de 2013.

MATERIAIS E MÉTODOS:

Este estudo caracteriza-se por ser descritivo retrospectivo, realizado no período de fevereiro a julho de 2013. Foi analisado o banco de dados das Clínicas Integradas em Saúde do CEUMIH que contém os protocolos de avaliação do processamento auditivo, idade e a escolaridade dos pacientes atendidos no ambulatório de Transtorno de Aprendizagem com o objetivo de caracterizar a população estudada.

A disponibilização dos dados foi concedida pela administração das Clínicas Integradas em Saúde por meio da assinatura do termo de autorização.

A pesquisa teve caráter documental, em que se preservou a identidade, assim como quaisquer dados que pudessem identificar os sujeitos participantes da coleta de dados. As informações analisadas no banco de dados foram: idade, gênero e escolaridade de cada um dos pacientes atendidos, além de informações sobre os resultados dos seguintes testes do processamento auditivo: SSW – que avalia a habilidade de figura-fundo por meio do reconhecimento de sons em escuta dicótica; PSI – que avalia se o indivíduo é capaz de selecionar a mensagem principal de sons competitivos (figura-fundo), o teste

(5)

de Padrão de Duração e de Frequência Melódicos – que avalia a habilidade auditiva de ordenação temporal e discriminação de sons quanto aos aspectos de frequência e duração (SOARES, SANCHES, ALVES, CARVALHO, CÁRNIO, 2013).

Foram incluídos na amostra os protocolos contidos e registrados corretamente no banco de dados do Ambulatório de Transtorno de Aprendizagem das Clínicas Integradas em Saúde do CEUMIH, no período entre fevereiro e julho de 2013, de indivíduos na faixa etária entre oito e doze anos com audição normal. Foram excluídos dados referentes a avaliações registradas em outros anos, além de registros com dados incompletos e indivíduos que, segundo o banco de dados, apresentavam alterações neurológicas. Todas essas informações estavam descritas no banco de dados do CEUMIH.

A análise exploratória objetivou uma caracterização da amostra total dos pacientes examinados, sendo, para isso, utilizadas medidas descritivas (média e desvio-padrão e mediana) para as variáveis quantitativas (PSI-MCI, SSI-MCI, SSW, DPS e PPS) e distribuições de frequências para as variáveis qualitativas (idade e escolaridade). As análises foram realizadas no software estatístico minitab, versão 15, 2007.

RESULTADOS:

Esta pesquisa foi realizada com oito pacientes de ambos os gêneros, sendo cinco do gênero masculino e três do gênero feminino. A média de idade do grupo estudado foi 10,2 anos (variando entre 8,6 a 12). Em termos de escolaridade, o maior percentual dos pesquisados 37,5% cursavam o 4º ano do ensino fundamental, 25% cursavam o 3º ano, 12,5% cursavam o 5º ano, 12,5% cursavam o 6° ano e outros 12,5% da amostra representaram os pacientes que cursavam o 7° ano.

A tabela 1 apresenta a caracterização dos sujeitos nos testes realizados do processamento auditivo.

Testes auditivos Casos %

PSI - SSI MCI 0 dB Alterada 0 0,0

Normal 8 100,0

PSI - SSI MCI -10 dB Alterada 2 25,0

Normal 6 75,0

PSI - SSI MCI -15 dB Alterada 2 25,0

Normal 6 75,0

PSI - SSI MCC 0dB Alterada 0 ,0

Normal 8 100,0

PSI - SSI MCC -40dB Alterada 0 12,5

(6)

SSW Direita Competitiva Alterada 6 75,0 Normal 2 25,0 SSW Esquerda Competitiva Alterada 6 75,0 Normal 2 25,0 SSW Tipo A AUSENTE 8 100,0 Normal 0 0 SSW EO Alterada 7 87,5 Normal 1 12,5 SSW EA Alterada 7 87,5 Normal 1 12,5 SSW Inversões Alterada 5 62,5 Normal 3 37,5 PPS Imitando Alterada 5 62,5 Normal 3 37,5 PPS Nomeando Alterada 6 75,0 Normal 2 25,0 DPS Imitando Alterada 3 37,5 Normal 5 62,5 Total 8 100

Análise realizada por meio do software minitab, versão 15, 2007. (Legenda: PSI– Pediatric Speech Intelligibility test; MCI Mensagem Competitiva Ipsilateral; MCC -Mensagem Competitiva Contralateral;SSW – Staggered Spondaic Word test ;EO- Efeito de ordem; EA-Efeito Auditivo; PPS -Pich Pattern Sequence; ; DPS -Duration Pattern Sequence;%- Percentagem).

A tabela 2 apresenta a estatística descritiva dos testes dicóticos em relação à idade.

Dicótico Idade Estatistica Descritiva

N Média D.P 1Q Mediana 3Q

PSI - SSI MCC 0dB 9 4 100,00 ,00 100,00 100,00 100,00

(7)

12 3 100,00 ,00 100,00 100,00 100,00 PSI - SSI MCC -40dB 9 4 95,00 5,77 90,00 95,00 100,00 10 1 90,00 90,00 90,00 90,00 12 3 100,00 ,00 100,00 100,00 100,00 SSW Direita Competitiva 9 4 66,00 22,04 48,00 61,50 88,50 10 1 73,00 73,00 73,00 73,00 12 3 80,33 11,24 68,00 83,00 . SSW Esquerda Competitiva 9 4 62,00 22,47 43,00 59,00 84,00 10 1 85,00 85,00 85,00 85,00 12 3 78,33 20,42 55,00 87,00 .

Análise realizada por meio do software minitab, versão 15, 2007.(Legenda: PSI – Pediatric Speech Intelligibility test,SSI Synthetic sentence identification, MCC -Mensagem Competitiva Contralateral, SSW – Staggered Spondaic Word test,N-números, DP –desvio padrão, 1Q- Primeiro Quartil, 3Q-Terceiro Quartil, dB – Decibéis).

A tabela 3 apresenta a estatística descritiva dos testes dicóticos em relação à escolaridade.

N Média D.P 1Q Mediana 3Q PSI - SSI MCC 0dB 3a série 2 100,00 0,00 100,00 100,00 100,00

4a série 3 100,00 0,00 100,00 100,00 100,00 5a série 1 100,00 100,00 100,00 100,00 6a série 1 100,00 100,00 100,00 100,00 7a série 1 100,00 100,00 100,00 100,00

PSI - SSI MCC -40dB 3a série 2 95,00 7,07 90,00 95,00 . 4a série 3 93,33 5,77 90,00 90,00 . 5a série 1 100,00 100,00 100,00 100,00 6a série 1 100,00 100,00 100,00 100 0 7a série 1 100,00 100,00 100,00 100,00

SSW Direita Competitiva 3a série 2 61,50 19,09 48,00 61,50 . 4a série 3 71,33 22,55 48,00 73,00 . 5a série 1 68,00 68,00 68,00 68,00

(8)

6a série 1 83,00 83,00 83,00 83,00 7a série 1 90,00 90,00 90,00 90,00

SSW Esquerda Competitiva 3a série 2 59,00 22,63 43,00 59,00 . 4a série 3 71,67 24,85 43,00 85,00 . 5a série 1 55,00 55,00 55,00 55,00 6a série 1 87,00 87,00 87,00 87,00 7a série 1 93,00 93,00 93,00 93,00

Análise realizada por meio do software minitab, versão 15, 2007.(Legenda: PSI Pediatric Speech Intelligibility test,SSI Synthetic sentence identification, MCC -Mensagem Competitiva Contralateral, SSW – Staggered Spondaic Word test,N-números, DP –desvio padrão, 1Q- Primeiro Quartil, 3Q-Terceiro Quartil).

A tabela 4 apresenta estatística descritiva dos testes de processamento temporal em relação à idade.

Processamento Temporal Idade

Estatística Descritiva N Média D.P 1Q Mediana 3Q PPS Imitando 9 4 40,00 16,33 25,00 40,00 55,00 10 1 50,00 50,00 50,00 50,00 12 3 93,33 5,77 90,00 90,00 . PPS Nomeando 9 4 30,00 16,33 15,00 30,00 45,00 10 1 70,00 70,00 70,00 70,00 12 3 78,33 16,07 60,00 85,00 . PPS Reversão 9 4 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 10 1 1,00 1,00 1,00 1,00 12 3 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 DPS Imitando 9 4 87,50 15,00 72,50 90,00 100,00 10 1 80,00 80,00 80,00 80,00 12 3 96,67 5,77 90,00 100,00 . DPS Nomeando 9 4 92,50 15,00 77,50 100,00 100,00 10 1 100,00 100,00 100,00 100,00 12 3 89,00 1,73 87,00 90,00 . DPS Reversão 9 4 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 10 1 2,00 2,00 2,00 2,00

(9)

12 3 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00

Análise realizada por meio do software minitab, versão 15, 2007.(Legenda: PPS Pich Pattern Sequence; DPS -Duration Pattern Sequence; N-números; DP –desvio padrão; 1Q- Primeiro Quartil; 3Q-Terceiro Quartil).

A tabela 5 apresenta a estatística descritiva dos testes de processamento temporal em relação à escolaridade.

Processamento Temporal Escolaridade Estatística Descritiva

N Média D.P 1Q Mediana 3Q PPS Imitando 3a série 2 50,00 14,14 40,00 50,00 . 4a série 3 36,67 15,28 20,00 40,00 . 5a série 1 100,00 100,00 100,00 100,00 6a série 1 90,00 90,00 90,00 90,00 7a série 1 90,00 90,00 90,00 90,00 PPS Nomeando 3a série 2 40,00 14,14 30,00 40,00 . 4a série 3 36,67 30,55 10,00 30,00 . 5a série 1 90,00 90,00 90,00 90,00 6a série 1 60,00 60,00 60,00 60,00 7a série 1 85,00 85,00 85,00 85,00 PPS Reversão 3a série 2 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 4a série 3 0,33 0,58 0,00 0,00 . 5a série 1 0,00 0,00 0,00 0,00 6a série 1 0,00 0,00 0,00 0,00 7a série 1 0,00 0,00 0,00 0,00 DPS Imitando 3a série 2 90,00 14,14 80,00 90,00 . 4a série 3 83,33 15,28 70,00 80,00 . 5a série 1 100,00 100,00 100,00 100,00 6a série 1 90,00 90,00 90,00 90,00 7a série 1 100,00 100,00 100,00 100,00 DPS Nomeando 3a série 2 100,00 0,00 100,00 100,00 100,00 4a série 3 90,00 17,32 70,00 100,00 . 5a série 1 90,00 90,00 90,00 90,00 6a série 1 90,00 90,00 90,00 90,00 7a série 1 87,00 87,00 87,00 87,00 DPS Reversão 3a série 2 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00

(10)

4a série 3 0,67 1,15 0,00 0,00 . 5a série 1 0,00 0,00 0,00 0,00 6a série 1 0,00 0,00 0,00 0,00 7a série 1 0,00 0,00 0,00 0,00

No presente estudo, os testes monóticos, Pediatric Speech Intelligibility e Synthetic Sentence Identification (PSI-SSI), na condição de mensagem competitiva ipsilateral, apresentaram maior número de resultados dentro da normalidade (75% dos sujeitos). Não observou diferença no desempenho dos testes em relação à idade e escolaridade. Em relação à caracterização dos transtornos, observou-se que todos os indivíduos foram classificados com, pelo menos, um subperfil de transtorno do processamento auditivo segundo Bellis e Ferre (1996), sendo 87,5% classificados como transtorno de integração auditiva, 12,5% de prosódia e 12,5% de decodificação auditiva.

DISCUSSÃO:

Na pratica clínica, em crianças com queixas de alterações na leitura e escrita várias habilidades devem ser investigadas a fim de caracterizar um provável fator etiológico, ou muitas vezes até mais de um. Entre as habilidades necessárias para um adequado aprendizado de leitura e escrita, é de consenso comum que a função auditiva exerce papel preponderante (LUCIAN, OLIVEIRA, 2010; SANTOS, NAVAS 2002).

A associação entre o transtorno do processamento auditivo e transtorno de aprendizagem é cada vez mais frequente devido ao crescente número de crianças com dificuldades escolares, o que nos levou a questionar possíveis alterações nas habilidades do processamento auditivo dessas crianças.

Acreditamos que a percepção e a produção da fala são eventos relacionados. A habilidade para produzir fala inteligível depende, em grande parte, das habilidades para processar os paradigmas do espectro acústico e da prosódia da fala do locutor. Assim, a apreciação de frequência, da intensidade e da duração dos sons serve como base construtora da audição e da linguagem (FRIEDERICIAD, 2012; ROMERO, CARDOSO, CAPELLINI 2012).

Considerando que a linguagem é um sistema de comunicação contendo diferentes elementos, que dizem respeito á fonologia ou á estrutura do estímulo que são os padrões de sons da língua, á sintaxe, que é organização dos estímulos em padrões significativos e ainda á semântica, relativa ao significado de um estímulo .Muito da linguagem e aprendido pela audição. Para que uma criança aprenda na escola, portanto, ela deve ter boa detecção de sons e ainda ser capaz de separar sons de fala de outros ambientais, isto é, ter boa atenção dividida. Quando suas habilidades auditivas não são boas, torna-se muito difícil aprender sem assistência especial, mesmo tendo inteligência normal, motivação e saúde (SANTOS, NAVAS, 2002).

No presente estudo, observou-se alterações nos testes monóticos, dicóticos e de processamento temporal (tabela 1). Uma série de pesquisas também demonstrou alterações do processamento auditivo em crianças com transtorno de aprendizagem confirmada por testes comportamentais do processamento auditivo (OLIVEIRA,

(11)

MURPHY, SHOCHAT, 2013; SOARES, SANCHES, ALVES, CARVALHO, CÁRNIO 2013;PEREIRA , SILVA, CARDOSO, 2013).

Ao comparar as faixas etárias com os escores obtidos nos testes dicóticos do processamento auditivo, observou-se melhora com o aumento da idade e escolaridade. (tabela 2 e tabela 3). O teste SSW é o que querer uma maior demanda linguística, ele avalia as habilidades auditiva de integração binaural, discriminação auditiva, interação auditiva e sequencialização. Alguns autores afirmam que os primeiros anos de vida são críticos para o desenvolvimento das habilidades auditivas e de linguagem, pois, neste período, ocorre a maturação do sistema auditivo central. A experienciação auditiva, nesta fase, quando há maior plasticidade e estabelecimento de novas conexões neurais, é imprescindível para o desenvolvimento normal da audição e de linguagem (LUZ, COSTA, FERREIRA, 2014).

Outro fator importante é a participação dos pais e professores quando se trata da estimulação dessas crianças, o que propicia um bom desenvolvimento social, psíquico, educacional e emocional, visando o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem e elaborando novos sistemas de ensino que viabilizem o acesso a informação. Segundo a literatura pode haver também disfunção no corpo caloso que faz a conexão temporal, parietal e occipital. A maturação do corpo caloso ocorre a partir dos sete anos de idade e se estende até 10 a 12 anos (OLIVEIRA, MURPHY, SHOCHAT, 2013; SOARES, SANCHES, ALVES, CARVALHO, CÁRNIO 2013; RABELO, SHOCHAT, SANFINS 2000).

Tal atraso maturacional interfere de forma significativa no desempenho dos testes de processamento auditivo e nas habilidades de leitura e escrita. Esses achados corroboram com a literatura nacional que aponta que tal diferença pode interferir diretamente em habilidades que exigem a manipulação de informações fonológicas na memória e que são necessárias para a aprendizagem da leitura e escrita em idade escolar, sendo este um componente verificado em escolares com quadro de transtorno de aprendizagem (FRIEDERECIAD 2012).

Nos testes de ordenação temporal verificou-se melhor desempenho com o aumento da idade e escolaridade (tabela 4 e 5). Por meio dos testes de ordenação temporal DPS e PPS, pode-se detectar alterações nas habilidades auditivas de discriminação e sequencialização (processamento temporal). A resolução temporal ou discriminação referem-se à duração mais curta do tempo no qual um indivíduo pode discriminar entre dois sinais auditivos (ROMERO, CARDOSO, CAPELLINI, 2012).

A ordenação temporal, ou sequencialização, refere-se ao processamento de dois ou mais estímulos auditivos na sua ordem de ocorrência no tempo. Isto foi um fenômeno altamente investigado, em particular por causa da sua importância na percepção de discurso. Tal processo não é restrito a um hemisfério apenas, mas necessita de integração da informação de ambos os hemisférios através do corpo caloso. A privação sensorial desses sujeitos pode contribuir para falta de integração das informações visuais, táteis e auditivas propiciando dificuldade na leitura e escrita. (LUCIAN, OLIVEIRA, 2010). Crianças com mais experimentação sensorial e com um nível de escolaridade avançado, geralmente, apresentam melhores desempenho nos testes de processamento temporal. (MURPHY, SCHOCHAT, 2009)

(12)

Ao considerar que o processamento temporal está intimamente relacionado ao desenvolvimento adequado da linguagem, este estudo corrobora com a literatura demonstrando que a ordenação temporal (capacidade de reconhecer, identificar e ordenar estímulos acústicos, de acordo com sua ordem de apresentação) também é considerada uma das funções mais importantes do sistema nervoso central, uma vez que a fala e a compreensão da linguagem são dependentes da capacidade de se trabalhar com a sequência sonora. (MURPHY, SCHOCHAT, 2009; SIMON, ROSSI, 2014) No presente estudo a maior parte das alterações foi no teste de Padrão de Frequência, quando comparado ao teste de Padrão de Duração. Desta forma, confirmam-se os dados encontrados na literatura, como comprovado em um estudo que utilizou uma amostra de 50 crianças, obtendo como resultado um número maior de alterações encontradas no teste de padrão de frequência no grupo com alterações de leitura, quando comparado as encontradas no grupo controle. Observou-se também que na modalidade (imitando) o desempenho dos participantes em relação à solicitação de respostas não-verbais foi melhor quando comparado a solicitação verbal (nomeando). A dificuldade na modalidade (nomeando) pode ser explicada pela necessidade de integração inter-hemisférica (via corpo caloso) dos estímulos na solicitação de resposta verbal, o que não ocorre na solicitação não-verbal, levando a conclusão de que esses indivíduos pudessem apresentar uma dificuldade na integração. Outra possibilidade encontrada na literatura para justificar esse achado está no fato das respostas verbais parecerem mais difíceis em crianças com problemas de linguagem, uma vez que a nomeação envolve processos cognitivos mais elaborados, como atenção, definição do conceito para representação do estímulo percebido e movimentos articulatórios adequados para pronúncia da palavra selecionada (LUCIAN, OLIVEIRA, 2010).

Um estudo realizado com indivíduos de 7 a 11 anos sem alterações de linguagem verificou que o desempenho das crianças no Teste de Padrão de Frequências na modalidade de resposta não-verbal foi significativamente melhor do que na solicitação de respostas verbais, corroborando os achados deste estudo (SOARES, SANCHES, ALVES, CARVALHO, CÁRNIO, 2013).

No presente estudo, os testes monóticos PSI e SSI na condição de mensagem competitiva ipsilateral apresentaram maior número de resultados dentro da normalidade. Por meio destes testes é possível analisar o aspecto de fechamento auditivo, que faz menção à habilidade do indivíduo em compreender sons de fala, mesmo que incompletos, e a habilidade de figura fundo, que se refere a capacidade de identificar mensagem primária na presença de sons competitivos. A decodificação auditiva refere-se à identificação dos componentes de uma mensagem auditiva. Desta forma, o fechamento auditivo desempenha um importante papel nas atividades cotidianas no indivíduo. Os testes monóticos avaliam cada orelha separadamente, desafiando o sistema auditivo ao reduzir a redundância extrínseca do sinal de fala, a fim de avaliar a habilidade auditiva central do fechamento auditivo, não sendo, portanto, necessária a integração das fibras comissurais que fazem a união entre áreas simétricas dos dois hemisférios, o que pode justificar os melhores resultados nessa categoria dos testes (SOARES, SANCHES, ALVES, CARVALHO, CÁRNIO, 2013; PRANDO, GONÇALVES , MORAES , FONSECA 2013)

Nesta pesquisa, o subperfil do transtorno do processamento auditivo mais encontrado foi o de integração auditiva (87,5% dos sujeitos), caracterizado principalmente pelas

(13)

alterações nos testes dicóticos Staggered Spondaic Word, Pedictric Speech Intelligibility e Synthetic Sentence Identification na condição de mensagem competitiva contralateral (SSW-PSI/SSI-MCC) .Este fato pode ser explicado devido à dificuldade de integração inter hemisférica, ou seja, dificuldade em integrar os estímulos auditivos com os visuais ou táteis (FRIDERICIAD 2012; LUCIAN, OLIVEIRA, 2010; OLIVEIRA, MURPHY, SHOCHAT, 2013).

A associação entre o transtorno do processamento auditivo e os transtornos de aprendizagem quando detectados precocemente, possibilitam a adequada orientação aos pais, norteiam a terapia e estimulam as áreas sensoriais; por isso é de extrema importância a realização dos testes do processamento auditivo nas crianças em período escolar (TERTO, LEMOS 2014; PRANDO, GONÇALVES , MORAES ,FONSECA 2013).

Outras pesquisas devem ser realizadas com um número maior de participantes comparando esta população a crianças sem alteração de aprendizagem. Devem ser realizados testes de interação binaural (MLD) e outros testes de resolução temporal (GIN e RGDT).

CONCLUSÃO:

O presente estudo foi realizado no período de fevereiro a julho de 2013. Foram analisados os protocolos de oito indivíduos, sendo cinco do gênero masculino e três do gênero feminino. A média de idade do grupo estudado foi 10,2 anos (variando entre 8,6 a 12), cursando entre o 3° e 7° ano do ensino fundamental. Todos os indivíduos desta amostra apresentaram alteração em algum subperfil do transtorno do processamento auditivo, sendo o subperfil de integração auditiva o mais alterado.

Pesquisas realizadas mostram dificuldades em torno do processamento auditivo em quase todos os subperfis primários. Desta forma, as dificuldades em quaisquer dessas habilidades podem acarretar atrasos no desenvolvimento da criança, prejudicando em vários aspectos inclusive em âmbito escolar. Por isso é de extrema importância a realização dos testes do processamento auditivo em crianças no período escolar, visando, além de um diagnóstico precoce, nortear a terapia e estimular as áreas sensoriais.

REFERÊNCIAS

FRIEDERICIAD. The cortical language circuit: from auditory preception to sentence comprehension. Trends in Cognitive Sciences. 16(5): 262-8.3,2012

KIDA BSA, CARVALHO FAC, ÁVILA BRC, CHANG ME, APPEZZATO MA, BUENO JG, ROSSI GE. Interferência do transtorno fonológico na leitura de itens com diferentes características psicolinguísticas. Audiology communication research. 4-2-4, 2017.

LUCION CS, OLIVEIRA PR. Transtorno do processamento auditivo: características e implicações na aprendizagem. Rev Roteiro. 2010; 35(1):73-94. 5.

(14)

LUZ DM, COSTA-FERREIRA MID. Identificação dos fatores de risco para o transtorno do processamento auditivo (central) em pré-escolares. Rev CEFAC [Periódico na internet]. Fev 2011 [acesso em: 30jul 2014] 13(4): Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sciarttext&pid=S151618462011000400009&lng =pt& nrm=iso&tlng=pt.

MORAES LA, JACOBSEN MG, GONÇALVES AH, PRANDO LM, FONSECA PF. Avaliação da Linguagem e do Processamento Auditivo na Caracterização Neuropsicológica do TDAH: Revisão Sistemática. Rev Cefac. 24, 4:20, 2013.

MURPHY CFB; SCHOCHAT E. Correlações entre Leitura, Consciência Fonológica e Processamento Auditivo Temporal. Pró-Fono. 6:2-3,2009.

MURPHY-RUIZ PC, PENALOZA-LOPEZ YR, GARCIAPEDROZA F, POBLANO A. Right cerebral hemisphere and central auditory processing in children with developmental dyslexia. Arq Neuro-Psiquiatr [periódico na internet]. Nov 2013 [acesso em: 30 jul 2014]; 71(11): [aprox. 6 p]. Disponível em:

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0004-82X2013001200883&script=sci_arttext&tlng=pt

OLIVEIRA JC, MURPHY CFB, SCHOCHAT E. Processamento auditivo (central) em crianças com dislexia: avaliação comportamental e eletrofisiológica. Rev. CoDAS, São Paulo ,25(1): 39-44, 2016.

PEREIRA MMB, SILVA MM, CARDOSO MAS. Consciência fonológica e a memória de trabalho de crianças com e sem dificuldades na alfabetização. CoDAS. 25(2):10-20 2013.

RABELO CM, SCHOCHAT E, SANFINS MD. Processamento Auditivo Central: Testes Tonais de Padrão de Frequência e de Duração em Indivíduos Normais de 7 a 16 anos de Idade. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, Barueri, v. 12, n. 2, p. 1-7, 2000.

ROMERO ACL, CARDOSO MH, CAPELINI SA. Alterações dos processos fonológicos e índice de gravidade entre escolares com dislexia e escolares com bom desempenho acadêmico. Rev Soc Bras Fonoaudiol, São Paulo, 17(3): 287-92, 2012. SANTOS MTM; NAVAS PGLA. Distúrbio de leitura e escrita. Barueri: Manole 2002.

SIMON LF, ROSSI AG. Triagem do processamento auditivo em escolares de 8 a 10 anos. Psicol Esc Educ [periódico na internet]. Dez 2006 [acesso em: 30 jul 2014]; 10(2):[aprox. 11 p]. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext& pid=S1413-85572006000200012

SOARES CJA, SANCHES GGS, ALVES CD, CARVALLO RMM, CÁRNIO MS, Processamento temporal e consciência fonológica nas alterações de leitura e escrita: dados preliminares. Rev. CoDAS São Paulo; 25(2):188-190, 2013.

TERTO SSM, LEMOS SMA. Aspectos temporais auditivos: produção de conhecimento em quatro periódicos nacionais. Rev CEFAC [periódico na internet]. Jun 2011 [acesso

em: 30 jul 2014]; 13(5): 10p disponível em:

Referências

Documentos relacionados

As práticas de manejo alimentar de equinos es- tabulados em Florianópolis apresentaram impor- tantes erros em relação ao fornecimento e à dispo- nibilização dos alimentos que

A adaptação com a sociedade paulistana foi um processo que costumou levar pouco tempo segundo os entrevistados, tanto que foi observada a intenção de seguir mantendo

• Quando o programa principal chama a função, o controle do fluxo de execução do programa passa para a função.. • Funções não podem ser invocadas antes de

A partir destes resultados e dos resultados obtidos na seção 1.15.4 podemos estabelecer que todos os dados experimentais proporcionam boa informação da mudança da vazão

A implantação do Projeto Laboratório de Aprendizagem pela Secretaria de Educação de Juiz de Fora, como mecanismo e estratégia para diminuir ou eliminar as desigualdades

No adensamento manual, a primeira camada deve ser atravessada em toda a sua espessura, quando adensada com a haste, evitando-se golpear a base do molde. Os golpes devem

CUIDADO: Se for colocado um filtro a jusante da bomba de êmbolo, e em função do filtro de cola utilizado (com válvula de esfera), a pressão da cola não será completamente

Serão aplicadas e avaliadas as atividades diárias, participações orais e escritas que servirão para orientar o preenchimento da Ficha de Avaliação e do Relatório