• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO DO CURSO MASTER EM MARKETING

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO DO CURSO MASTER EM MARKETING"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO DO CURSO

MASTER EM MARKETING

(2)

SUMÁRIO 1. OBJETIVO DO CURSO 2. ESTRUTURA DO CURSO 2.1 Visão geral 2.2 Dinâmica 2.3 Disciplinas eletivas 2.4 Pré-requisitos

2.5 Critérios de contagem de carga horária 2.6 Dias e horários de aulas

2.6 Critérios de apuração de presenças e faltas

3. SISTEMA DE AVALIAÇÃO

3.1 Processo de avaliação

3.2 Critérios de aprovação nas disciplinas 3.3 Critérios para certificação

4. NORMAS ACADÊMICAS

4.1 Provas e trabalhos

4.2 Créditos de outros cursos 4.3 Trancamento de matrícula 4.4 Transferência de unidade 4.5 Mudança de curso 4.6 Cancelamento de matrícula 4.7 Desistência 5. NORMAS ADMINISTRATIVAS

5.1 Matrícula de novos alunos

5.2 Matrícula semestral de alunos veteranos 5.3 Remanejamento de disciplinas

5.4 Verificação de presenças e faltas 5.5 Alteração de matrícula

5.6 Composição de turmas 5.7 Certificado de conclusão 5.8 Comunicação com o aluno 5.9 Registro de aulas

6. COMPORTAMENTOS INADEQUADOS 7. DISPOSIÇÕES GERAIS

(3)

1. OBJETIVO DO CURSO

O Master em Marketing é um curso de educação executiva e empresarial, destinado aos graduados em qualquer área, que objetiva capacitar profissionais para atuar na área de marketing de organizações de diferentes portes e setores.

O manual do candidato contém o detalhamento e a estrutura do curso e complementa e integra este regulamento.

2. ESTRUTURA DO CURSO 2.1 Visão Geral

Os conjuntos de disciplinas e distribuição da carga horária das versões matutino, noturno e sexta/sábado são apresentados nos respectivos manuais do candidato que complementam e integram este regulamento.

2.2 Dinâmica

O Master em Marketing tem carga horária total de 540 horas, sendo 408 horas presenciais e 72 horas em EAD (conforme especificado no respectivo manual do candidato) e 60 horas extraclasse, destinada integralmente à confecção do Trabalho de Conclusão de Curso.

2.3 Disciplinas eletivas

a) Poderão ser escolhidas como eletivas três disciplinas dos cursos de especialização (ou que, eventualmente, venha a ser oferecido com esse fim) com carga horária de 24 horas cada.

b) A opção é válida somente para disciplinas que estiverem sendo oferecidas no momento da opção.

c) Nas versões sexta/sábado e matutino, caso o aluno não possa cursar as opções descritas, a coordenação oferecerá disciplinas especiais nos horários regulares dos cursos para complementação da grade, o que pode acarretar no aumento da duração do curso.

(4)

d) A opção por eletivas no exterior também é possível, dentro das condições estabelecidas pela ESPM para programas de intercâmbio.

2.4 Pré-requisitos

a) O aluno somente pode cursar o Trabalho de Conclusão do Curso após ter feito e sido aprovado em todas as disciplinas que compõem o programa, com exceção das disciplinas que ocorrem simultaneamente ao TCC.

b) A conclusão do curso só se dará após a aprovação em todas as disciplinas do curso, incluindo o Trabalho de Conclusão de Curso.

2.5 Critérios de contagem da carga horária

A carga horária total do curso é de 540 horas, em que:

a) 1 (uma) disciplina pode corresponder a 12,16, 24 ou 36 horas. b) Cada período de aula equivale a 3 horas.

c) As disciplinas foram divididas em “períodos de aula”, de acordo com os dias letivos:

 Um período de aula matutino ou noturno equivale a 3 horas. Com isso, as disciplinas de 36 horas equivalem a 12 períodos de aula; as disciplinas de 24 horas equivalem a 8 períodos de aula; e as disciplinas de 12 horas equivalem, a 4 períodos de aula.

 Às sextas e sábados, os períodos de aula são divididos em: sexta-feira um período de 3 horas e sábado dois períodos de 2,5 horas cada, totalizando 8 horas cada fim de semana ou 3 períodos. As disciplinas de 24 horas correspondem a três sextas/sábados, 9 períodos de aula; e as de 16 horas, a duas sextas/ sábados, 6 períodos de aula.

2.6 Dias e horários de aulas

Esse programa é oferecido em algumas opções de dias e horários de aulas:

 1ª opção - matutino: aulas duas vezes por semana, 2ª e 4ª-f ou 3ª e 5ª-f, das 7h30 às 10h30;

 2ª opção - noturno: aulas duas vezes por semana, 2ª e 4ª-f ou 3ª e 5ª-f, das 19h30 às 22h30;

(5)

 3ª opção - sexta/sábado: aulas duas vezes por semana, sendo o primeiro período na 6ª-f, das 19h30 às 22h30; e o segundo e terceiro períodos no sábado, das 8h30 às 13h30.

2.7 Critérios de apuração de presenças e faltas

a) As presenças e faltas são computadas por períodos de aula.

b) A verificação de presenças e faltas é efetuada nos primeiros 15 minutos do período de aula, e é considerada para cada período.

c) A prova substitutiva não elimina a falta que o aluno teve no dia da prova normal. d) Não há abono de faltas.

3. SISTEMA DE AVALIAÇÃO 3.1 Processos de avaliação

a) O processo de avaliação dos alunos está dividido em duas partes: avaliação em grupo e avaliação individual.

b) Cada disciplina adota critérios próprios de avaliação no que tange à ponderação dos fatores “avaliação em grupo” e “avaliação individual”, estabelecidos de acordo com sua natureza e objetivos e devem estar indicados no programa da disciplina.

3.2 Critérios de aprovação nas disciplinas

a) A aprovação em cada disciplina é obtida com NOTA FINAL mínima de 7,0 (sete) e mínimo de 75% de frequência.

b) O aluno que for reprovado em uma ou mais disciplinas por nota (média final inferior a 7,0 – sete) deverá passar por um novo processo de avaliação — reaval —, mediante o pagamento de uma taxa indicada pela secretaria. A reaval consiste de prova individual aplicada em data previamente fixada no calendário escolar. A média final será composta pela nota da reaval somada à média anterior e divida por 2; e, para aprovação na disciplina, deverá ser igual ou superior a 7,0 (sete).

c) Caso seja reprovado no processo de reavaliação, o aluno deverá cursar a disciplina novamente, não havendo possibilidade da aplicação de uma nova reaval.

(6)

e) O aluno que for reprovado em alguma disciplina pode cursá-la novamente mais duas vezes. Independente do motivo, no caso de uma terceira reprovação, o aluno fica automaticamente desligado do programa.

3.3 Critérios para certificação

a) Para obter o certificado de conclusão, o aluno deve ter sido aprovado em todas as disciplinas e no Trabalho de Conclusão de Curso.

b) O curso tem duração aproximada de 24 a 26 meses, podendo ser concluído em, no máximo, até 36 meses, contados a partir da sua primeira matrícula. Caso ultrapasse esse período, o aluno deverá submeter-se novamente ao processo seletivo e se adaptar ao programa vigente na época do exame.

4. NORMAS ACADÊMICAS 4.1 Provas e trabalhos

a) No primeiro dia de aula, o professor deve apresentar aos alunos o programa da disciplina e informar a(s) data(s) da(s) prova(s), trabalho(s) e atividade(s).

b) As provas são individuais e podem ser realizadas com ou sem consulta, conforme estabelecido no programa de cada disciplina.

c) As datas das provas substitutivas, reposições e prova de proficiência são determinadas pelo calendário escolar divulgado semestralmente via internet.

d) Os períodos reservados no calendário escolar para aulas de reposição e provas substitutivas também são considerados como períodos de aula. Ressalta-se que as sextas-feiras e os sábados são considerados dias normais de aulas e, portanto, podem ser utilizados para esses fins. Qualquer reposição de aula a ser marcada fora desses períodos somente poderá ocorrer com a concordância, por escrito, do professor, de todos os alunos e da disponibilidade de sala confirmada pela secretaria.

e) É facultado ao aluno que faltar em uma das provas de cada disciplina, realizar uma prova substitutiva.

(7)

 Efetuar requerimento on-line ou presencial na secretaria até 24 horas antes da data prevista no calendário; e

 Pagar taxa correspondente. Essa taxa não será devolvida ao aluno mesmo que ele não faça a prova.

g) Uma vez solicitada a prova substitutiva, não é permitido fazer a prova regular. h) Para a realização de prova(s) substitutiva(s) é OBRIGATÓRIA a apresentação da

carteira de acesso da ESPM ao professor (ou funcionário) responsável pela aplicação da prova, antes do seu início.

i) O professor deve providenciar a devolutiva das provas e trabalhos realizados pelos alunos. Entende-se como devolutiva o processo conduzido pelo professor de se colocar à disposição dos alunos, em uma data e horário previamente agendado pelo docente, para apresentação do gabarito da prova e eventuais explicações e comentários sobre a avaliação dos trabalhos e exercícios. Caso o aluno não possa comparecer a essa data, ele terá até 15 dias para solicitar, via requerimento on-line ou presencial na secretaria, uma reunião para tratar de quaisquer assuntos relativos ao curso. Findo o prazo, esgota-se a possibilidade de se marcar qualquer encontro para tratamento de assuntos relativos à disciplina transcorrida.

j) Não existe revisão de notas.

4.2 Créditos de outros cursos

Serão aceitos somente créditos de outros cursos de pós-graduação da ESPM, dependendo de análise curricular efetuada pelo conselho de direção da pós-graduação.

4.3 Trancamento de matrícula

O aluno pode solicitar trancamento total ou parcial.

a) Trancamento parcial

O aluno pode solicitar o trancamento de uma ou mais disciplinas até a segunda aula da disciplina. O pedido deve ser feito formalmente através de

requerimento.

No trancamento de disciplina não há interrupção das parcelas de pagamento.

b) Trancamento total

No trancamento total o aluno não cursará nenhuma disciplina do semestre, e por isso deve ser solicitado antes do início das aulas do semestre vigente.

(8)

O trancamento total terá duração de um semestre letivo, independente do período em que for concedido — e o aluno poderá solicitar apenas um trancamento durante o curso.

No caso de trancamento total haverá interrupção das parcelas de pagamento a partir do mês seguinte à solicitação, voltando a ser emitida a partir da parcela de rematrícula do semestre seguinte (janeiro ou julho).

Ao retornar ao curso, o aluno fica sujeito às condições do manual do candidato e do regulamento em vigor na data de sua rematrícula, eventualmente implicando na caducidade de direitos previamente adquiridos.

Não é possível o trancamento total para ingressantes.

4.4 Transferência de unidade

No fim do semestre letivo vigente, o aluno que já tenha cursado e sido aprovado em uma ou mais disciplinas do curso, pode solicitar sua transferência para outra unidade da ESPM, onde haja vaga disponível no mesmo curso, sem precisar submeter-se a novo processo seletivo. O processo será então analisado pelo conselho de direção da pós-graduação e, em caso de aprovação da solicitação, o aluno deverá se adaptar às regras em vigor na unidade para a qual está sendo transferido.

4.5 Mudança de curso

A ESPM pode atender à solicitação de mudança de curso nas seguintes condições:

a) Caso haja disponibilidade de vagas no curso pretendido. Essa informação, entretanto, fica disponível após o fechamento da rematrícula;

b) A solicitação deve ser feita no prazo de até cinco dias úteis após o resultado final da rematrícula divulgado via internet;

c) Passar por entrevista, agendada pela secretaria, com o coordenador do curso desejado para o parecer final;

d) Concluir com sucesso seu primeiro semestre letivo e não ter sido reprovado em nenhuma das disciplinas cursadas;

e) Ter obtido, no processo seletivo, a pontuação necessária para ingressar no curso que deseja;

f) Havendo mais solicitantes do que vagas, o critério de aprovação será o ranking geral do processo seletivo;

g) Em caso de aprovação, será efetuada uma análise curricular para ajustes na grade curricular; e

(9)

h) Em função da nova situação acadêmica, é necessária a assinatura de um novo contrato de prestação de serviços educacionais.

4.6 Cancelamento de matrícula

Caso o aluno efetue o cancelamento de sua matrícula, a geração mensal de boletos será suspensa a partir do mês seguinte. No caso de cancelamento, podem ocorrer duas situações distintas:

4.6.1 Valor pago superior ao período cursado

Nesse caso, somente se o aluno solicitar reembolso à área financeira — com base em informações acadêmicas fornecidas pela secretaria —, que efetuará o cálculo do valor recebido a maior e devolverá 80% desse valor ao aluno.

4.6.2 Valor pago inferior ao período cursado

Nesse caso, a área financeira com base em informações acadêmicas fornecidas pela secretaria efetuará o cálculo do valor recebido a menor e faturará mensalmente tantas parcelas adicionais quantas forem necessárias para cobrir o valor pago a menor. O valor dessas parcelas adicionais será, no máximo, o valor mensal previsto no contrato.

4.7 Desistência

É considerado desistente da disciplina o aluno que acumular: mais de 3 (três) faltas consecutivas nas disciplinas de 36 horas; mais de 2 (duas) faltas consecutivas nas disciplinas de 24 horas; e mais de 1 (uma) falta nas disciplinas de 12 horas.

5. NORMAS ADMINISTRATIVAS 5.1 Matrícula de novos alunos

(10)

Os candidatos aprovados no processo seletivo devem efetuar a matrícula na secretaria nas datas e horários determinados pela Escola, mediante a entrega dos seguintes documentos originais:

 Diploma de curso superior autenticada;

 CPF; e

 RG.

Na hipótese de o diploma ainda não ter sido emitido, será aceita, provisoriamente, declaração de conclusão da graduação.

5.2 Matrícula semestral de alunos veteranos

A matrícula é renovada semestralmente e confirmada por meio do pagamento da primeira parcela de cada semestre letivo.

A efetivação da matrícula fora do prazo estipulado fica sujeita a vagas remanescentes.

5.3 Remanejamento de disciplinas

A ESPM reserva-se o direito de transferir para o semestre seguinte as disciplinas que não atingirem o número mínimo de 15 alunos matriculados.

5.4 Verificação de presenças e faltas

A verificação de presenças e faltas é efetuada pelo professor por meio de anotação no diário de classe.

5.5 Alteração de matrícula

No caso de inclusão de disciplina(s) além da grade curricular original do curso, o aluno deve preencher requerimento on-line ou presencial na secretaria, antes do início da disciplina.

5.6 Composição de turma

A composição dos integrantes das turmas pode ser alterada sempre que houver necessidade técnica e/ou acadêmica para a manutenção do bom andamento do curso. Portanto, não existem turmas fixas ao longo do curso.

(11)

5.7 Certificado de conclusão

É concedido o certificado de conclusão ao aluno aprovado de acordo com os termos deste regulamento.

O certificado de conclusão será fornecido, sem custo algum, no prazo de 120 dias após a conclusão do curso. A ESPM entra em contato comunicando a disponibilidade do documento.

A segunda via do certificado pode ser solicitada mediante o pagamento de uma taxa, cujo valor deve ser consultado na época da solicitação. O prazo para entrega da segunda via é também de 120 dias, após a solicitação.

5.8 Comunicação com o aluno

A ESPM se comunica oficialmente com seu corpo discente por meio do e-mail acadêmico (xxxxxxx@acad.espm.br), que é criado automaticamente após a efetivação da matrícula.

Caso haja interesse do aluno, o e-mail pode ser redirecionado para o endereço eletrônico que ele julgar mais conveniente, seguindo as instruções na própria conta do e-mail da ESPM.

Outras formas de comunicação (telefone e SMS) poderão ser usadas em casos de urgência, muito embora a comunicação oficial seja registrada no e-mail da ESPM.

5.10 Registro de aulas

A gravação em áudio e/ou vídeo de conteúdos de aulas e/ou palestras é permitida mediante consulta prévia ao professor/palestrante e seu consentimento por escrito. Entretanto, mesmo no caso de autorização, é vedada a publicação total ou parcial desse conteúdo em qualquer meio de comunicação, bem como o compartilhamento com terceiros.

6. COMPORTAMENTOS INADEQUADOS

É de responsabilidade do conselho de direção da pós-graduação, a avaliação e julgamento das questões referentes aos comportamentos inadequados, sejam praticados presencialmente, por meio de redes sociais ou qualquer outro meio virtual.

(12)

Existem dois tipos de sanções disciplinares previstas neste regulamento, a saber: a) carta de advertência; e

b) desligamento do aluno, caso em que não mais será aceito para matrícula nos semestres subsequentes pelos motivos descritos abaixo:

Improbidade - “cola” em provas, trabalhos e exercícios;

Postura agressiva - em relação a colegas, professores, funcionários e outras pessoas;

Desrespeito - para com colegas, professores, funcionários e outras pessoas;

Liderança negativa - incitar os colegas a terem posturas inadequadas em relação a colegas, professores e funcionários;

Falsidade ideológica - omitir, inserir ou alterar informações em documentação da ESPM ou a ela apresentada com finalidade de alterar a verdade;

Ações diversas que contrariam os valores éticos e morais da ESPM e/ou

legislação vigente - por avaliação do próprio conselho de direção da

pós-graduação; e

Indisciplina - com relação aos dispositivos regulamentares.

7. DISPOSIÇÕES GERAIS

a) Por razões técnicas e administrativas não é possível a presença de aluno ouvinte, convidados ou acompanhantes em qualquer tipo de atividade acadêmica.

b) Os casos não contemplados neste regulamento devem ser apreciados pelo conselho de direção da pós-graduação, cuja decisão é soberana e dela não cabe recurso.

c) O aluno deve aceitar as determinações deste regulamento no ato de cada matrícula semestral. Esse ato demonstra que o aluno conhece, concorda e está disposto a respeitar e cumprir as disposições deste regulamento, sendo essa uma condição indispensável para seu ingresso e permanência na ESPM.

d) Em cumprimento ao artigo 2º da Lei Federal nº. 9.294/96 e à Lei Municipal nº. 14.512 de 9/10/2007: é proibido fumar nas dependências internas da ESPM, sujeitando-se os infratores às penalidades legais cabíveis.

(13)

ANEXO I

TERMO DE COMPROMISSO

Eu, ______________________________________________________ portador do R.G. nº. ________________________, aluno regularmente matriculado no curso de Master em Marketing – ESPM, declaro ter lido o regulamento do curso em vigor e comprometo-me a cumpri-lo integral e fielmente.

Assinatura: _______________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Leite 2005 avaliou duas hipóteses: a diferentes tempos de condicionamento com AFL não influenciariam nos valores de resistência de união entre uma cerâmica e um cimento resinoso; b

A revisão das produções sobre matriciamento em saúde mental apontou os seguintes eixos: dificuldades na articulação da rede de cuidados e fatores que dificultam o desenvolvimento

O presente estudo tem como objetivo avaliar se o uso de um munhão personalizado é capaz de facilitar a remoção do excesso de cimento após a cimentação de

Não só o crack, mas também as drogas de modo geral, e incluem-se aqui também as chamadas drogas lícitas tais como álcool e tabaco, são considerados um

Nos Estados Unidos da América EUA, elas representam cerca de 133 milhões, as quais contribuem para 7 a 10% da mortalidade a cada ano, resultam num gasto dispendido para a saúde de

Para modelação e ajuste do viés arbitral foi usado regressão logística binária sendo “audiência” (público no estádio) e taxa de ocupação, posse de

A operacionalização da implantação do apoio matricial às equipes de Saúde da Família, segundo Relatório do Planejamento da Gestão atual da Saúde Mental se deu

Se procederes a arredondamentos nos cálculos intermédios, conserva, pelo menos, três casas decimais. Apresenta todos os cálculos