• Nenhum resultado encontrado

Disciplina Microbiologia Profª Drª Kátia Valéria Marques Cardoso Prates. Lista de questões referentes as notas de aula 9 e 10 QUESTÕES NOTA DE AULA 9

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Disciplina Microbiologia Profª Drª Kátia Valéria Marques Cardoso Prates. Lista de questões referentes as notas de aula 9 e 10 QUESTÕES NOTA DE AULA 9"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Disciplina Microbiologia

Profª Drª Kátia Valéria Marques Cardoso Prates

Lista de questões referentes as notas de aula 9 e 10

QUESTÕES NOTA DE AULA 9

1. Complete a tabela a seguir com a definição correta: P- fonte pontual

D- fonte difusa

( ) Espalham-se por toda a cidade, são difíceis de identificar e tratar.

( ) Descarga de efluentes a partir de indústrias e de estações de tratamento de esgoto. ( ) São bem focalizadas, fáceis de identificar e de monitorar.

( ) Os poluentes atingem o corpo d’água de forma concentrada no espaço.

( ) Escoamento superficial urbano, escoamento superficial de áreas agrícolas e deposição atmosférica. ( ) Os poluentes aderem no corpo d’água distribuídos ao longo de parte de sua extensão.

2. Em relação aos principais processos poluidores de água, complete a tabela com a definição correta:

A- Assoreamento C- Acidificação

B- Eutrofização D- Contaminação

Enriquecimento das águas com nutrientes essenciais, como nitrogênio e o fósforo, e desenvolvimento excessivo do fitoplâncton e/ou plantas aquáticas, provocando problemas de consumo de oxigênio e baixa diversidade.

Introdução na água de substâncias nocivas à saúde e a espécie de vida aquática.

Acúmulo de substâncias minerais (argila e areia) ou orgânica (lodo) em um corpo d’água o que provoca a redução de sua profundidade e de seu volume útil.

Abaixamento do pH, como decorrência da chuva ácida (chuva com elevada concentração de íons H+, pela presença de substâncias químicas como dióxido de enxofre, óxidos de nitrogênio, amônia e dióxido de carbono) ou efluentes ácidos, que contribui para degradação da vegetação e da vida aquática.

3. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as alternativas relacionadas as consequências da eutrofização. Caso a alternativa seja falsa justifique a resposta.

a-

( ) Excesso de nutrientes.

b-

( ) Diminuição da biomassa.

c-

( ) Aumento da aeração.

d-

( ) Morte de organismos sensíveis.

e-

( ) Redução de DBO.

f-

( ) Condições anaeróbias.

(2)

4. Complete a tabela com a definição correta:

A- Coliformes totais B- Escherichia coli

C- Coliformes termotolerantes D- Cianobactérias

Microrganismos procarióticos autotróficos capazes de ocorres em qualquer manancial superficial especialmente naqueles com elevados níveis de nutrientes, podendo produzir toxinas com efeitos adversos a saúde.

Subgrupo das bactérias do grupo coliforme que fermentam a lactose a 44,5 ± 0,2 °C em 24 horas; tendo como principal representando a Escherichia coli, de origem exclusivamente fecal. Bacilos gram-negativos, aeróbicos ou anaeróbicos facultativos, não formadores de esporos, capazes de se desenvolver na presença de sais biliares ou agentes tensoativos que fermentam a lactose com a produção da enzima β-galactosidade.

Bactéria do grupo coliforme que fermenta a lactose e manitol, com produção de ácido e gás a 44,5 ± 0,2° C em 24 horas, produz indol a partir do tripofano, oxidase negativa, não hidrolisa a uréia e apresenta atividade das enzimas β-galactosidase e β-glucoronidase, sendo considerada o mais específico indicador de contaminação fecal recente e de eventual presença de organismos patogênicos.

5. Observando a importância dos micro-organismos presentes no ambiente, assinale a alternativa correta quanto a sua presença em água.

a) Sua presença torna a água imprópria para o consumo humano.

b) Podem mudar a composição da água, fornecer nutrientes para os demais organismos aquáticos. c) Se presentes em grandes quantidades é indicio de contaminação por esgoto doméstico.

d) Adaptam-se ao meio aquático de acordo com a disponibilidade de nutrientes, sendo que se estabelecem melhor em ambientes marinhos.

6. Quanto à luz em ambientes aquáticos marque V ou F:

( ) Algas e cianobactérias são os principais micro-organismos fotossintetizantes do meio em questão. ( ) Todos os ecossistemas possuem micro-organismos, sendo que eles se concentram nas regiões onde a incidência da luz é mínima.

( ) Os micro-organismos fotossintetizantes se mantêm em zonas com baixa claridade devido ao fato de serem sensíveis e a luz prejudicar essa atividade.

( ) A área de maior concentração de organismos fotossintetizantes é chamada de zona eufótica devido à maior incidência de luz.

( ) Quanto maior a intensidade de luz e concentração de O2, maior a atividade fotossintetizante.

7. Complete:

a) Em lagos salgados têm-se forte presença de micro-organismos --- ---. b) O grupo de --- caracteriza a contaminação da água por fezes humanas ou de animais de

sangue quente.

c) A poluição das águas pode ser ocorrida por diversos motivos, sendo o mais expressivo meio de contaminação por --- sem o devido tratamento.

d) As cianobactérias são perigosas á saúde das populações devido a liberação de --- que podem provocar doenças se ingeridas.

(3)

8. A eutrofização de lagos é um problema bem comum nos dias atuais, em uma aula de microbiologia um aluno afirmou que se a deposição de nutrientes cessar o ambiente se auto depurará. Ele está:

a) correto, pois com o passar de certo tempo o sistema voltará ao equilíbrio, sendo que os seres em excesso morrerão e deixaram de produzir matéria orgânica, restabelecendo assim o equilíbrio.

b) Errado, pois o sistema aquático não se restabilizará, com o início da eutrofização o número de algas aumentará muito prejudicando os demais indivíduos que sofrerão com a falta de oxigênio e morrerão, aumentando assim a quantidade de seres anaeróbios.

c) depende, se o grau de eutrofização não for muito avançado o sistema pode ainda ter condições de se restabelecer, pois as massas de água são capazes de se depurar, no entanto em um estágio avançado é necessário que haja intervenção humana na retirada de excessos, e manutenção do ambiente.

9. Para os diferentes tratamentos de água e de esgoto assinale as alternativas corretas:

a) O papel das estações de tratamento de água é diminuir os níveis de contaminação por esgoto das residências.

b) O tratamento de esgoto é uma forma de lançar menos resíduos poluentes nos mananciais.

c) Se tanto o tratamento de água quanto o do esgoto forem feitos de forma satisfatória grande parte das doenças causadas por agentes patógenos poderá ser diminuída.

d) Não há necessidade de tratar o esgoto, pois a quantidade de resíduos que podem trazer algum prejuízo ao ambiente e a população é mínima, logo será eliminada pela própria massa de água. e) O tratamento de resíduos não é de grande valia, pois o próprio ambiente contamina a água com os

mais diversos micro-organismos, inclusive os pertencentes ao grupo de coliformes. 10. A respeito das bactérias adaptadas à água.

( ) Em ambientes extremos, tais como águas muitos frias (geleiras), profundidades elevadas e alta salinidade da composição aquosa, é impossível que haja microrganismos operandos nesses sistemas; ( ) Praticamente toda área conhecida, consiste em microrganismos operando naquele sistema; ( ) Águas salobras onde sua salinidade é superior a de oceanos, fornece ambiente adequado para desenvolvimento de microrganismos; denominados “Halofílicos extremos”;

( ) Descargas de efluentes (esgotos) em corpos aquáticos determinam em que na área de despejo não permita o crescimento e desenvolvimento de nenhum microrganismo.

11. A eutrofização de lagoas, rios e até mesmo mares vem sendo cada vez mais comum, nesse sentido pode-se dizer que com maiores índices de eutrofização a maior enriquecimento de nutrientes em ambiente aquático. Analise a afirmativas a seguir e marque a(s) correta(s).

a) Essa prática em base ajuda no maior desenvolvimento dos microrganismos e plantas, sendo que com maiores demandas de nutrientes a maior produção;

b) A eutrofização de águas é prejudicial aos ambientes, pois em consequência dos atos à maior aumento de biomassa, redução de aeração, morte de organismos sensíveis e por fim ocasionando uma estreita camada de algas e macrófitas na superfície, levando o predomínio de bactérias aeróbias e facultativas para o fundo;

c) Eutrofização não afeta em nenhum ponto as atividades microbiológicas de corpos da água, sendo indiferente o despejo nos mesmos;

d) O despejo de efluentes nas águas ocasionando eutrofização é prejudicial para todos os organismos vivos, porém sem esse ato não seria possível a sobrevivência de microrganismos;

(4)

12. As razões para que seja difícil a detecção de organismos ______ se deve porque uma pequena parcela desses seres são considerados nocivos à saúde humana, com isso contamos com um determinado grupo de bactérias do grupo ______.

13. Por que é difícil encontrar microrganismos nocivos à saúde humana em corpos d’água?

a) Esses organismos são de fácil localização, visto que grande parte deles se encontra apenas em águas paradas;

b) São de difícil detecção devido aos corpos d’água serem extensos, podendo ter vários fatores entre ele como despejo de esgotos, dejetos de animais de sangue quente como gados, cavalos, peixes e animais nativos;

c) São de difícil detecção, pois apenas uma parcela é nociva à saúde humana, fezes com presença de patogênicos não pode haver em grandes proporções e por fim diluição desses organismos no corpo receptor;

d) Organismos em corpos d’água formam colônias nas margens dificultando o acesso e detecção; e) Organismos patogênicos morrem logo que chegam ao corpo receptor, dificultando sua localização e

detecção.

14. Para auxiliar pesquisadores na identificação e detecção de organismos patogênicos usam-se determinados tipos de bactérias. Assinale as alternativas que completam está informação.

( ) Coliformes totais, Coliformes termotolerantes e Escherichia coli são usados para auxiliar pesquisadores;

( ) Tendo feito a pesquisa e o resultado apresentado apenas bactérias do grupo Coliformes termotolerantes, pode-se afirmar que o corpo d’água está contaminado com fezes de animais de sangue quente;

( ) Os microrganismos desempenham um papel importante para a vida, porém é impossível usá-los para detectar outros tipos de microrganismos;

( ) Apenas quando as amostra apresentam resultado positivo para os três tipos de bactérias pode-se concluir que o corpo d’água está contaminada com organismos patogênicos.

15. Com relação aos microrganismos aquáticos, marque como verdadeira ou falsa as afirmações abaixo: a) ( ) As bactérias quimiorganotróficas aeróbicas são as responsáveis pela fermentação da

matéria orgânica não consumida, depositada no fundo dos sistemas aquáticos.

b) ( ) Como o oxigênio é pouco solúvel em água, a localização dos microrganismos em questão de profundidade acontece de acordo com a sua necessidade ou intolerância ao oxigênio.

c) ( ) Os fototróficos aderidos ao fundo ou as laterais de um lago ou riacho são conhecidas como espécies bênticas.

d) ( ) A importância dos microrganismos fototróficos oxigênicos é somente a produção de oxigênio e o equilíbrio entre respiração e fotossíntese no sistema.

16. Complete:

A DBO que significa ______________________, é a capacidade do consumo microbiano da quantidade de ____________________ existente na água sofrendo o processo de _______________ pelos microrganismos presentes. Após o despejo de matéria orgânica em um rio, a quantidade de DBO se torna _______________ e a quantidade de oxigênio dissolvido no ecossistema ___________________.

(5)

17. Relacione as colunas de acordo com o ambiente em que se desenvolve cada um dos grupos de microrganismos:

( )Bactérias sulfurosas púrpuras 1– Zona limnética ( )Bactérias fototróficas oxigênicas 2- Zona profunda ( )Bactérias fototróficas anoxigênicas 3- Zona bêntica ( )Bactérias sulfurosas verdes

( )Bactérias metanogênicas 18. Assinale a alternativa falsa:

a) A turbidez da água sofre variações de acordo com a presença de diferentes quantidades de matéria orgânica e inorgânica, e de microrganismos suspensos na coluna d’água.

b) Como a microbiota da água apresenta baixa diversidade, a maioria dos ambientes aquáticos é parecido, levando em conta o crescimento microbiano e os recursos presentes para que ele aconteça.

c) A presença de oxigênio em um corpo d’água está diretamente ligada a quantidade de matéria orgânica presente e a mistura da coluna de água.

d) O florescimento de algas, cianobactérias e plantas aquáticas, desencadeada por altas quantidades de matéria orgânica, pode levar um sistema aquático à eutrofização.

19. Relacione as colunas referentes à microbiologia da água com as figuras que ilustrem seu conceito: (a) Água (b) Fonte Difusa (c) Eutrofização (d) Fonte Pontual (e) Assoreamento

( ) Os poluentes atingem o corpo d’agua de forma concentrada no espaço;

( ) Fenômeno causado pelo excesso de nutrientes no corpo d’agua e a baixa dos níveis de oxigênio;

( ) Os poluentes adentram no corpo d’agua distribuídos ao longo de parte da sua extensão;

( ) receptor final dos poluentes ( ) Acúmulo de substâncias minerais ou orgânicas em um corpo d’agua provocando a redução de sua profundidade e de seu volume útil.

(6)

20. A quantidade e os tipos de materiais orgânicos e inorgânicos (nutrientes) presentes no ambiente aquático influenciam direta e significantemente o crescimento microbiano. Com base nos estudos sobre nutrientes da água assinale V ou F:

( ) Os nitratos e fosfatos são constituintes inorgânicos comuns que favorecem o crescimento de pseudômonas.

( ) O crescimento elevado de algas na água esgota o fornecimento de oxigênio da água, sufocando outras formas de vida.

( ) Águas próximas a praias tem níveis baixos de nutrientes uma vez que os estuários absorvem toda essa carga de nutrientes e deposita nos manguezais

( ) A taxa de nutrientes em alto mar é relativamente alta se considerarmos a relação de matéria orgânica por profundidade.

( ) esgotos industriais contribuem com substâncias antimicrobianas quando lançadas a água de estuário e costeiras.

21. Considere os gráficos e as informações seguintes:

a) Bactéria halotolerante de água doce b) Bactéria halófica obrigatória marinhas

c) Bactéria halófica obrigatória de água salgada d) Bactéria halófica extrema

Relacionando as colunas, temos: a) A-d; B-c e C –a

b) A-d; B-c e C-b c) A-a; B-c e C-b d) A-c; B-d e C-b

22. Algas e cianobactérias são os principais micro-organismos fotossintetizantes encontrados na maioria dos ambiente aquáticos. Dessa forma eles ficam limitados a zona:

a) profunda b) bêntica c) limnética d) litofanea

(7)

22. Considere a imagem. Qual organismo nos da certeza de contaminação fecal?

a) Coliformes totais b) Bacilos gran-negativos c) Coliformes termotolerantes d) E- coli

23. Conhecendo a E-coli assinale a alternativa incorreta: a) Bactéria do grupo coliforme

b) Produz indol a partir do triptofano

c) Microrganismos procarioticos autotroficos d) Indicador de contaminação fecal recente

24. Correlacione os itens a seguir com a descrição correta: a) Coliformes totais

b) Coliformes termotolerantes c) Escherichia coli

d) Contagem de bactérias heterotróficas e) Cianobactérias

f) Cianotoxinas: toxinas produzidas

( ) bacilos, gram-negativos, aeróbios ou anaeróbios facultativos, não formadores de esporos, fermentam lactose com produção de ácido, gás e aldeído a 35,0 +- 0,5 °C em 24-48 horas.

( ) microrganismos procarióticos autotróficos, capazes de ocorrer em qualquer manancial superficial especialmente naqueles com elevados níveis de nutrientes (nitrogênio e fósforo), podendo produzir toxinas com os efeitos adversos à saúde;

( ) bactéria do grupo coliforme que fermenta lactose e manitol, com produção de ácido e gás a 44,5 +- 0,2 °C em 24 horas, sendo considerada o mais específico indicador de contaminação fecal recente e de eventual presença de organismos patogênicos;

( ) determinação da densidade de bactérias que são capazes de produzir unidades formadoras de colônias (UFC), na presença de compostos orgânicos contidos em meio de cultura apropriada, sob condições pré-estabelecida de incubação: 35,0 +- 0,5°C por 48 horas;

( ) toxinas produzidas por cianobactérias que apresentam efeitos adversos á saúde por ingestão oral, incluindo: microcistinas, cilindrospermopsina, saxitoxinas.

( ) subgrupo das bactérias do grupo coliforme que fermentam a lactose a 44,5+- 0,2°C em 24 horas; tendo como principal representante a Escherichia coli, de origem fecal.

(8)

25. Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) para os indicadores ideais de qualidade sanitária: ( ) útil para todos os tipos de água.

( ) sempre presente nos lugares onde não estão os patógenos entéricos. ( ) não se reproduzir na água contaminada (algumas vezes se reproduz).

( ) o nível do indicador na água contaminada deve ser proporcional ao grau de poluição fecal. ( ) o teste de detecção deve ser de difícil execução.

26. Assinale verdadeiro ou falso para as principais razões para a utilização do grupo coliforme como indicadores de contaminação fecal:

( ) Grande quantidade nas fezes humanas (cada indivíduo elimina em média de 109 a 1012 células por

dia).

( ) Grande número apenas nas fezes do homem e de animais de sangue quente ( ) Resistência aproximadamente similar das bactérias patogênicas intestinais

( ) Mecanismos de remoção dos coliformes nos corpos d’água, nas estações de tratamento de água e nas estações de tratamento de esgotos são diferentes mecanismos de remoção das bactérias patogênicas.

27. Complete:

Nos ambientes aquáticos a diversidade de microrganismos é ____________________, devido a _________________________________. No entanto, os produtores e consumidores de __________________, por meio da ___________________ e __________________ controlam os ciclos do ____________________ e _____________________.

28. Relacione as colunas de acordo com a classificação dos microrganismos aquáticos

1 Patógenos Encontrados na Zona Limnética de um ecossistema

aquático

2 Psicrófilos Encontrados na Zona Bêntica de um ecossistema aquático

3 Termófilos e Hipertermófilos Suportam até 3.000m de profundidade.

4 Fototróficos oxigênicos Encontrados na Zona Profunda de um ecossistema aquático

5 Fototróficos Anoxigênicos Suportam entre 4.000m e 6.000m de profundidade. 6 Quimiorganotróficos anaeróbios Suportam acima de 6.000m de profundidade.

7 Barotolerantes Representam risco para saúde humana e animal.

8 Barofílicos Geralmente encontrados em fendas oceânicas

(+100ºC)

9 Barofílicos extremos Encontram-se sob a superfície de ambientes marinhos (5ºC)

10 Halófilos Encontrados necessariamente em ambientes

(9)

29. Demanda Bioquímica de oxigênio consiste em:

a) Quantidade de oxigênio requerida para sobrevivência de todos os microrganismos oxigênicos obrigatórios do ecossistema;

b) Quantidade de oxigênio requerida por microrganismos aeróbios para oxidação de compostos orgânicos presentes na fase líquida;

c) Demanda de oxigênio produzido pelo processo fotossintético de algas e cianobactérias;

d) Quantidade de oxigênio consumida pelos microrganismos durante a decomposição de matéria orgânica;

e) Quantidade de oxigênio produzida por microrganismos aeróbios na oxidação de compostos orgânicos presentes na fase líquida;

(10)

QUESTÕES NOTA DE AULA 10

1. As águas residuais ou residuárias são águas resultantes do contato e/ou utilização humana para diversos fins. Em relação aos sistemas de águas residuárias, assinale V para verdade e F para falso: ( ) Efluentes são líquidos resultantes dos esgotamentos residenciais urbanos, rurais ou industriais, não podem ser tratados e quase nunca são lançados diretamente no meio ambiente.

( ) Esgoto é o termo utilizado para caracterizar os despejos provenientes dos diversos usos da água. ( ) Águas residuais são águas decorrentes do contato humano apenas para uso laboratorial.

( ) Esgotos Sanitários são despejos sólidos provindos apenas de esgotos industriais lançados na rede pública.

( ) Efluentes industriais podem apresentar produtos químicos que ajudem a sua coleta no mesmo sistema coletor do sistema doméstico

2. Avaliando os níveis de tratamento de esgoto, relacione as duas colunas:

A. Preliminar ( ) Remoção de sólidos em suspensão sedimentantáveis, materiais flutuantes e parte da matéria orgânica em suspensão.

B. Primário ( ) Remoção de matéria orgânica dissolvida e de matéria orgânica em suspensão não removida anteriormente.

C. Secundário ( ) Remoção de poluentes específicos, ou ainda, a remoção complementar de poluentes não suficientemente removidos anteriormente.

D. Terciário ( ) Remoção dos sólidos grosseiros e areia.

3. Relacione a coluna da direita com base na informação da coluna da esquerda.

1. gradeamento ( ) tratamento preliminar

2. lagoa facultativa ( ) tratamento primário 3. lagoa anaeróbia ( ) tratamento secundário 4. lagoa de maturação ( ) tratamento vazão

4. O tratamento primário é um dos níveis de tratamento de esgoto, marque a alternativa correta relacionada a esse estágio:

a- Se dá por meio de grades e caixas de areia.

b- Decantação simples por meio da ação da força de gravidade ou por precipitação química, o que requer uso de equipamentos.

c- Tenta reproduzir os fenômenos naturais de estabilização da matéria orgânica.

d- Etapa de remoção biológica da matéria orgânica por reações bioquímicas, realizadas por microrganismos.

5. Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao gradeamento: a- Tem como finalidade a remoção de sólidos grosseiros.

b- A remoção do material retido pode ser manual ou mecanizada. c- Protege as unidades subsequentes.

(11)

6. A prática da utilização de microrganismos específicos para efetuar transformações químicas no tratamento das águas residuais urbanas e industriais vem sendo aplicada nas estações de tratamento de efluentes. Levando isto em consideração assinale V para verdadeiro e F para falso:

( ) No tratamento das águas residuais os microrganismos usam a matéria orgânica solúvel no fluxo de resíduos como fonte de alimento.

( ) A maioria dos sistemas aeróbios de tratamento de águas residuais opera na faixa de temperatura de 10-40ºC e, portanto contém principalmente bactérias termófilas.

( ) As bactérias consomem os compostos orgânicos e convertem-nos em dióxido de carbono, água e energia para produzir células novas.

( ) Os principais microrganismos empregados nos sistemas anaeróbios são os fungos.

( ) Os poluentes solúveis são convertidos em biomassa insolúvel (lodo) que pode ser removida mecanicamente do fluxo de resíduos e eliminada.

7. Quando a análise microbiológica de uma amostra de água para consumo humano indicar a presença de coliformes totais,

A) a água está imprópria para consumo humano, pois ela deve estar isenta de microrganismos. B) a amostra deve ser analisada ainda quanto à presença de coliformes termotolerantes, pois coliformes totais incluem bactérias não necessariamente prejudiciais à saúde.

C) a água somente pode ser liberada para consumo humano na ausência de coliformes totais e desde que os demais parâmetros de qualidade estejam satisfatórios.

D) água pode ser liberada para consumo humano, pois a legislação exige o atendimento aos parâmetros físico-químicos, que incluem o cloro, não sendo necessária a análise microbiológica. 8. Em uma estação de tratamento de efluentes, o objetivo do sistema de lodos ativados, que utiliza dinâmica de alguns processos biológicos, é degradar os compostos orgânicos por meio da oxidação. O fornecimento de oxigênio aos microrganismos:

A) É quase sempre desnecessário;

B) Deve ser feito através da mistura de alguns reagentes químicos C) Deve ser feito por borbulhamento de ar e o batimento mecânico do ar; D) Deve ser feito através da mudança do pH da água.

9. Sobre o efluente industrial, afirme se verdadeiro (V) ou falso (F):

( ) Podem apresentar produtos químicos que impossibilitem sua coleta no mesmo sistema coletor de esgoto doméstico.

( ) Nutrientes em escassez, causando a eutrofização da água. ( ) Presença de compostos químicos tóxicos e metais pesados.

( ) Temperaturas elevadas, provocando desequilíbrios ecológicos no corpo receptor.

10. Marque (A) em relação a processos aeróbios e (B) em relação a processos anaeróbios: ( ) A matéria orgânica é convertida em gás carbônico, água e biomassa.

( ) São adequados a quase todos os tipos de efluentes. ( ) A produção de biomassa é relativamente menor. ( ) Tem custos de implantação e operação inferiores.

( ) Exemplos: lagoas de estabilização e dispositivos de lodos ativados.

( ) Sistemas adequados para indústrias que geram efluentes sem grandes variações em suas características.

(12)

11. Sobre a remoção de organismos patogênicos, afirme se verdadeiro (V) ou falso (F): ( ) Visa a eliminação total de microrganismos (esterilização).

( ) A desinfecção de esgotos busca inativar seletivamente espécies de organismos presentes no esgoto sanitários.

( ) Lagoas de estabilização é um processo artificial de desinfecção de esgotos sanitários.

( ) Os processos de desinfecção de esgotos sanitários são capazes de alcançar remoção de coliformes (indicadores) de 99,99%.

( ) Com relação aos organismos patogênicos em si, a eficiência da remoção de bactérias é baixa, inferior a remoção de coliformes.

12. Complete as lacunas abaixo

Na estação de tratamento de água tem como objetivo reduzir os compostos __________ e ___________ presentes na água a um nível que não permita o _____________ microbiano, bem como eliminar outros compostos potencialmente ___________. A eficiência no tratamento é percebida através da ___________________________.

13. Assinale a alternativa que representa as afirmações corretas:

I - O Tratamento primário de água de rejeitos consiste na separação física e química dos contaminantes presentes na água, geralmente por separação e decantação.

II- O Tratamento secundário anóxico da água de rejeitos é realizada através de reações digestivas e fermentativas realizadas por microrganismos anóxicos, utilizadas no tratamento de rejeitos contendo altas concentrações de materiais orgânicos insolúveis.

III- O Tratamento secundário aeróbio é realizado através de reações digestivas por microrganismos em condições aeróbias, utilizadas no tratamento de rejeitos contendo altas concentrações de materiais orgânicos.

IV- O Tratamento terciário de água de rejeitos é o processamento físico/químico da água de rejeitos para reduzir os níveis de nutrientes inorgânicos.

a) III, IV b) I, II, III c) II, IV

d) Todas as alternativas estão corretas

14. Sobre os Tratamentos mais utilizados no Brasil:

[01] A Lagoa aerada fornece quantidades constantes de oxigênio diluído na água para acelerar o processo de tratamento.

[02] A Lagoa de Estabilização facultativa é constituída por unidades de leitos de pedras britadas que servem de suporte de fixação de microrganismos aeróbicos responsáveis pela conversão e oxidação de matéria orgânica e nutriente.

[04] São componentes do Lodo ativado: bactérias, vírus, protozoários, fungos, rotíferos, nematoides, larvas e insetos.

[08] As lagoas de maturação tem como função a remoção de patogênicos, porém esta é uma alternativa mais cara em relação a outros métodos como por exemplo a desinfecção por cloração.

[16] No sistema de lodos ativados os organismos se concentram em flocos biológicos. Os flocos biológicos têm como função oxidar a matéria orgânica presente no efluente.

(13)

15. Nos efluentes industriais podem conter: a) Água contendo resíduos alimentares.

b) Excretas humanas.

c) Água proveniente de irrigação.

d) Presença de compostos tóxicos e metais pesados. 16. Observe a imagem

a) rotíferos b) bactérias

c) ciliados de vida livre d) ciliados fixos

e) protozoários flagelados

Relacionando as informações, temos: a) I-a; II-c; III-e; IV-d e V-b

b) I-e; II-b; III-c; IV-d e V-a c) I-e; II-b; III-c; IV-a e V-d d) I-a; II-b; III-e; IV-c e V-d

17. Sobre processos anaeróbicos é incorreto afirmar que:

a) A decomposição anaeróbia além de não transformar a matéria orgânica em gás carbônico tem produção de biomassa maior.

b) Promove a formação de gases como o metano e gás sulfídrico

c) São adequados a industrias que geram efluentes sem grades variações em suas características d) Custo de implantação e operação inferiores aos sistemas aeróbios.

18. . Assinale V para verdadeiro e F para falsas sobre os processos anaeróbios no tratamento de esgoto. a) ( ) Processos anaeróbios tem maiores custos de implementação e operação maiores que um

processo aeróbio.

b) ( ) São ideias para industrias que geram efluentes sem grandes variações em suas características, como cervejarias, molho de tomate e refrigerantes.

c) ( ) No que se diz respeito a remoção da carga orgânica, tem eficiência alta. d) ( ) Menor produção de biomassa

e) ( ) A decomposição anaeróbia, além de transformar a matéria orgânica em gás carbônico, água e biomassa, não há formação de gases.

(14)

19. Os efluentes domésticos são compostos de matéria orgânica, nutrientes, organismos patogênicos, sólidos suspensos, dissolvidos e água. Sendo assim, quais são os motivos para se tratar este efluente?

a) Visto que os efluentes domésticos podem causar muitas doenças, este é o principal motivo para se tratar está água.

b) Já que é composto por uma grande quantidade de matéria orgânica, seria muito aproveitável tratar está agua reutilizando esta matéria orgânica.

c) No tratamento de efluentes, é importante somente a remoção de organismos patogênicos e dos sólidos em suspensão.

d) Visto que 99,9% do efluente doméstico é composto por água, é importante fazer o tratamento para que esta fonte volte ao seu ciclo natural do planeta.

20. Em quais das etapas abaixo no tratamento de esgoto tenta reproduzir os fenômenos naturais de estabilização da matéria orgânica?

a) Etapa preliminar b) Etapa primária c) Etapa secundária d) Etapa terciária

21. Assinale a alternativa correta sobre tratamento de efluentes e de esgoto a) Durante o tratamento, os organismos patogênicos não são removidos.

b) É de suma importância tratar os efluentes pela remoção da matéria orgânica, nutrientes e sólidos em suspensão.

c) No tratamento de esgotos procura-se otimizar os processos e maximizar os custos, de modo que consiga grande eficiência, respeitando-se as restrições que se impõe pela proteção do corpo receptor.

d) 1% nas águas em tratamento, contém sólidos (suspensos, dissolvidos, matéria orgânica, nutrientes, organismos patogênicos e não patogênicos)

e) A natureza não tem condições de promover tratamento de águas.

22. Assinale V ou F usando seus conhecimentos sobre tratamentos de esgotos:

( ) Nos processos aeróbios a decomposição é feita por bactérias aeróbias que consome o oxigênio dissolvido existente na água.

( ) No Brasil os tratamentos mais utilizados são os filtros biológicos. ( ) Sistemas aeróbios são adequados a quase todos tipos de Efluentes.

( ) No processo de tratamento anaeróbio, sua decomposição além de transformar matéria orgânica em oxigênio, água e biomassa, promove a formação de gases como metano e gás sulfúrico.

( ) Sistemas anaeróbios são adequados para indústrias que geram efluentes sem grandes variações em suas características. Tem custos de implantação e operação inferiores ao sistema aeróbio.

(15)

23. Assinale a alternativa correta:

a) Nos lodos ativados, os organismos se concentram, formando unidades estruturais mínimas, chamados granulados biológicos.

b) A remoção de organismos patogênicos não visa a total eliminação de microrganismos, a desinfecção de esgotos buscas inativar seletivamente espécies de organismos presentes no esgoto sanitário (principalmente as que ameaçam a saúde humana)

c) Os principais processos para a remoção de microrganismos patogênicos são apenas processos artificiais, físicos e químicos.

d) As cianobactérias são organismos que não há necessidade de remoção nos tratamentos.

e) Poluição difusa é quando há despejo de efluentes, e se sabe com facilidade de onde vem a poluição.

24. Assinale a alternativa correta.

a) O esgoto em hipótese nenhuma pode ser lançado in natura no meio ambiente.

b) Em efluentes industriais, há pouco nutrientes, o que causa a eutrofização das águas, e pode haver a presença de materiais pesados e componentes tóxicos.

c) O tratamento de esgoto tem como principal objetivo remover os principais poluentes presente nas águas residuárias, e é dividido em quatro níveis: Preliminar, Primário, Secundário, Terciário.

d) No nível Primário, é onde ocorrem as reações biológicas, realizadas pelos microrganismos. Esse tratamento tenta reproduzir os fenômenos naturais dos microrganismos. Os métodos mais comuns são reatores anaeróbios, lodos ativados, lagoas de estabilização, entre outros.

25. O tratamento Preliminar pode ser dividido em duas etapas: Gradeamento e Desarenadores. Relacione: a. Gradeamento

b. Desarenadores

( ) Simplesmente sedimentação.

( ) Nesse processo, o material de dimensões maiores é retiro entre barras.

( ) Esse processo tem como objetivo, evitar a abrasão das bombas e facilitar o transporte do liquido ( ) Esse projeto, tem como função proteger as unidades subsequentes, bombas e tubulações. ( ) Enquanto a areia vai para o fundo do tanque, a matéria orgânica fica em suspensão.

Referências

Documentos relacionados

Essa forma não implicaria, entretanto, um ideal de vida com fins de uma riqueza concentrada e hierarquicamente superior (que seria, para o próprio Lipovetsky, um ideal datado e

Nos veículos em que o Comitente Vendedor solicitar que os documentos sejam transferidos para o nome do (a) comprador em São Paulo-SP, conforme acordado no ato

A transferência é essencial para que se inicie uma análise, tendo em vista que a incógnita do sintoma é dirigida ao analista, que está na posição de sujeito suposto saber, o mesmo

As fibras de poliamida são capazes de absorver os corantes aniônicos, sendo relacionada com os grupos aminos da fibra de poliamida, como cadeias moleculares da poliamida 6,6 são

a) Instalações Sanitárias: devem ser adequadas e em perfeitas condições de higiene e limpeza, com lavatório, mictório e vaso sanitário, na proporção de um

Implementation of the CLUE-S model used explanatory variables that influenced the LULC dynamics that were established with the support of local experts from the Caxias do

In this retrospective cohort study, was observed that stapled hemorrhoidopexy combined with an excisional technique was effective for more advanced hemorrhoid disease and might have

Assim como na escola, nos cursinhos preparatórios para exames de vestibulares e Exame Nacional do Ensino Médio ENEM, esta realidade não é diferente, em sua maioria seguem os