• Nenhum resultado encontrado

TÍTULO: AUTO AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DO TRATAMENTO DE TOXINA BOTULÍNICA TIPO A ASSOCIADA À FISIOTERAPIA.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TÍTULO: AUTO AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DO TRATAMENTO DE TOXINA BOTULÍNICA TIPO A ASSOCIADA À FISIOTERAPIA."

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

16°

TÍTULO: AUTO AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DO TRATAMENTO DE TOXINA BOTULÍNICA TIPO A ASSOCIADA À FISIOTERAPIA.

TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE ÁREA:

SUBÁREA: FISIOTERAPIA SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: FACULDADE ANHANGÜERA DE BAURU INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): CAMILLA STELLA BERGAMO CHAM AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): CLEBER RICARDO CAVALHEIRO, FERNANDA CAVALHEIRO ORIENTADOR(ES):

(2)

1. RESUMO

Acidente Vascular Encefálico é a principal causa de morbidade e mortalidade, estimando que cerca de 18 milhões de pessoas sofrerá de AVE até 2015. Sua principal sequela é a espasticidade que limita os movimentos voluntários e a capacidade funcional. A toxina botulínica tipo A associada à fisioterapia é um agente facilitador no tratamento da espasticidade. O objetivo deste estudo é comparar a melhora clínica e funcional por meio da auto avaliação pré e pós a aplicação de toxina botulínica tipo A. Estudo experimental, composto por um instrumento aplicado na forma de entrevista, aplicado em dois momentos, o primeiro pré aplicação e 15 dias após no retorno da fisioterapia. Os resultados obtidos neste estudo permitem afirmar melhora significativa na qualidade funcional dos pacientes, após o tratamento de toxina botulínica e fisioterapia.

Palavras-chave: Acidente Vascular Encefálico, Toxina Botulínica tipo A, Fisioterapia.

ABSTRAT

Stroke is the leading cause of morbidity and mortality, estimating that approximately 18 million people suffer of bird until 2015. Its main sequel is the spasticity that limits voluntary movements and functional capacity. Botulinum toxin type A associated with the physiotherapy is an agent facilitator in the treatment of spasticity. The aim of this study is to compare the clinical and functional improvement through self evaluation before and after the application of botulinum toxin type a. experimental study, composed of an instrument applied in the form of interview, applied in two moments, the first pre implementation and 15 days after the return of physiotherapy. The results of this study allow stating significant improvement in functional quality of patients after treatment of botulinum toxin and physiotherapy.

(3)

2. INTRODUÇÃO

Acidente Vascular Encefálico (AVE) é configurado entre as doenças de maior prevalência, mortalidade e morbidade do sistema nervoso central, estimando que cerca de 18 milhões de pessoas sofrerá de AVE até 2015, e aproximadamente um terço resultará em óbito (OTERO et al., 2009).

Considerado um importante problema de saúde pública, em países desenvolvidos o AVE é a terceira causa de morte, e em pesquisas recentes apontam que no Brasil o AVE é a primeira causa de morte (SOCIEDADE BRASILEIRA DE DOENÇAS CEREBROVASCULARES, 2001).

O AVE é definido como uma deficiência neurológica de origem vascular, que causa uma sequência de comprometimentos motores. O AVE isquêmico é caracterizado pela falta de suprimentos adequados para os tecidos cerebrais, sendo o mais frequente e totalizando de 70 a 80% dos casos, contendo seus subtipos: lacunares, ateroscleróticos, embólicos. No AVE hemorrágico ocorre o extravasamento de sangue para dentro e em torno das estruturas do sistema nervoso central, totalizando de 15 a 30% dos casos, tendo dois subtipos: intraparenquimatoso e subaracnóide (MASSIA, 2009).

Segundo Chaves (2000), o AVE é considerado a segunda causa de morte, devido aos seus fatores de risco podendo ser considerado em riscos modificáveis como por exemplo a hipertensão, diabetes, fumo, sedentarismo, doenças cardíacas, hipercolesterolemia, estenose carotídea, e fatores de risco não modificáveis como idade, sexo raça, etnia, hereditariedade, e outros fatores como álcool, infecção, processo inflamatório.

Os sinais e sintomas do AVE no organismo tem início súbito, ocorre a perda de força, sensibilidade, dificuldade de fala, dificuldade visual, cefaleia intensa súbita e desequilíbrio (MARTINS, 2006).

Dentre as sequelas a hemiplegia é uma forma mais frequentes no AVE junto com a espasticidade, ocorre uma paralisia de um lado do corpo promovendo dificuldades na fala ou na compreensão da fala denominado afasia, e do humor, alterações de raciocínio, memória, na realização de atos complexos, problemas de percepção, alterações sensório-motor envolvendo o comportamento humano e a atividade mental complexa (SEDREZ, 2012).

Podendo ser considerado uma síndrome a espasticidade, pois dificulta a reabilitação motora, diminuição dos movimentos articulares, podendo causar dores,

(4)

limitando a atividade dos membros, dificultando as atividades funcionais e de vida diária e responsável por causar as alterações de marcha e transferências (MASSIA, 2009).

A espasticidade ocorre tanto em membros superiores predominando nos músculos flexores, em postura de adução e rotação interna do ombro, flexão do cotovelo, pronação do punho e flexão dos dedos, e nos membros inferiores predomina nos músculos extensores, com uma postura com extensão e rotação interna do quadril, extensão do joelho, com flexão plantar e inversão do pé (DANTAS, 2008).

Com o comprometimento da amplitude de movimento, pela espasticidade, o que impede a movimentação e cria padrões fora do normal para os movimentos, levando a contratura muscular e ou articular do membro (FELICE, 2008).

Para avaliar a espasticidade utilizam-se fatores quantitativos e qualitativos dos padrões clínicos das disfunções, onde estes testes mensuram a espasticidade e considerando a sua funcionalidade: escala de Ashworth, goniometria, marcha, avaliação da funcionalidade dos membros superiores, medida da independência funcional (MIF), índice de BARTHEL, escala visual de analogia de dor, avaliação quantitativa da força muscular (LIANZA et al., 2001).

Em meio das diferentes técnicas de tratamento e reabilitação, as intervenções utilizadas para diminuir a espasticidade e evitar as deformidades é a toxina botulínica (OLIVEIRA, 2007).

O tratamento do paciente com AVE, ocorre em conjunto com uma equipe multidisciplinar contando com apoio psicológico, tanto para o paciente quanto para os familiares e cuidadores e intervenções medicamentosas (BROL, 2009).

Em alguns estudos realizados demonstram que a toxina botulínica tem grande eficácia no tratamento devido a melhora clínica constatado pela melhora da espasticidade, Força muscular, ADM e marcha, ocasionando assim, uma maior independência do paciente. Diante do exposto, observamos a importância de compreender o quanto a melhora clinica é observada e constata pelo próprio paciente em sua rotina diária.

3. OBJETIVO

Comparar a melhora clínica e funcional pré e pós a aplicação de toxina botulínica tipo A e fisioterapia, por meio da auto avaliação do paciente.

(5)

4. METODOLOGIA

Estudo experimental, composto por um instrumento aplicado na forma de entrevista, sendo aplicado em dois momentos, o primeiro será realizado pré a aplicação de Toxina Botulínica tipo A (TBA), e no segundo momento, 15 dias após a aplicação no retorno agendado com a fisioterapia. O questionário será composto: identificação (idade, data de ocorrência do AVE, topografia, número de aplicações de TBA já realizadas, localização e tratamentos de reabilitação). Os músculos que serão aplicados a TBA serão registrados manualmente com suas respectivas dosagem, e sua localização será demarcada na região na figura ilustrada, que representa o corpo humano numa vista anterior e posterior. O conhecimento sobre a TBA será avaliado por meio de 4 questões sobre conhecimento sobre TBA (o que é TBA, efeitos da TBA, orientações sobre a aplicação e conforto durante aplicação), com opção de resposta sim ou não. A auto avaliação do tratamento será realizado pré e pós aplicação, por meio de uma escala analógica numérica, com valores variando de 0 a 10, onde 0 equivale ausência e 10 melhora importante

.

5. DESENVOLVIMENTO

5.1 TOXINA BOTULÍNICA TIPO A

A toxina botulínica promove um bloqueio da acetilcolina no terminal pré sináptico, inibindo a contração muscular, e esse bloqueio é reversível após alguns meses da aplicação (PORTELA et al., 2004).

O efeito esperado da toxina tem início entre 24 a 72 horas após a aplicação, e melhora clinica é observada após 7 a 10 dias da aplicação, com efeito variável entre 2 a 6 meses, efeitos colaterais como dor, formação de equimoses ou hematomas nos locais de aplicação, acentuada fraqueza muscular transitória, astenia. Não existe contra indicação, mas precauções para algumas situações. Após a aplicação pode ser utilizada tala, órtese ou gesso, para definir melhor a posição funcional do membro (TEIVE, 1998).

Serrano et al. (2014), conclui em seu estudo que o tratamento com TBA é seguro e eficaz, na redução da espasticidade e na melhora da amplitude articular do membro superior em complementaridade com o programa convencional de reabilitação.

(6)

Massia, 2009, relata em seu estudo as evidencias de que a TBA diminui o tônus muscular espástico, melhora da amplitude articular, observando a melhora do membro superior acometido em relação a higiene das mãos e as habilidades funcionais do membro.

Sanches, 2004 observa em seu estudo que a atuação da TBA ajuda no desempenho da marcha harmonizando e promovendo um aspecto próximo do fisiológico, diminuindo os movimentos bruscos deixando o paciente em uma situação mais confortável.

Portela et al., 2004, relata o uso da TBA e seu resultado, com a diminuição da espasticidade, aumento da amplitude dos movimentos articulares e melhora do desempenho funcional.

5.2 FISIOTERAPIA

Os métodos fisioterapêuticos procuram melhorar o tônus muscular, utilizando técnicas que promovem o relaxamento, o alongamento e reeducação da musculatura (PONTES et al., 2000).

Pimentel (2013), relata em seu estudo que a fisioterapia contribui com a reabilitação motora, transferências, deambulação e equilíbrio, avaliando a amplitude articular, alongamento, movimento voluntário, marcha e o uso de auxílio na locomoção.

Oliveira, 2007 descreve em seu estudo que a fisioterapia ajuda a preservar a amplitude do movimento articular, favorecendo o controle das reações posturais, permitindo melhor eficiência respiratória, melhorando a qualidade de vida do indivíduo.

5.3 BENEFÍCIOS DESTAS ASSOCIAÇÕES

Pontes et al. (2000), relata que a associação da TBA ao tratamento de fisioterapia promove uma melhora efetiva na redução da espasticidade. Sendo demonstrada como um tratamento coadjuvante no processo reabilitação contribuindo para a eficácia do tratamento de fisioterapia e ocasionando uma melhora funcional para o indivíduo, devido a melhora da amplitude articular do movimento, prevenindo contraturas e deformidades.

(7)

Oliveira, 2007 conclui em seu estudo a que a TBA se destaca associada ao tratamento fisioterapêutico, visando a reabilitação física do paciente espástico, promovendo um melhor posicionamento, e em consequência ganhos motores.

Portela et al., 2004, relata que a aplicação da TBA associada ao tratamento de fisioterapia, composto por exercícios e estimulação elétrica, aumentando o efeito da TBA, podendo melhorar os efeitos terapêuticos.

6. RESULTADOS

Dos 13 participantes desse estudo, a faixa etária encontrada foi de 33 a 79 anos, sendo a média de idade 59,77±15,49, quanto a topografia da sequela motora 5 (38,46%) apresentavam hemiplegia direita e 8 (61,54%) esquerda. Quando questionado sobre o diagnóstico do AVE foi encontrado um média de 90,38±45,88. A média de procedimento de Toxina Botulínica tipo A foi de 7,31± 3,68. Quanto ao tratamento de fisioterapia 10 (76,92%) realizavam atendimentos semanais e apenas 3 (23,08%) realizavam acompanhamento.

Maki (2005) descreve em seu estudo, com 22 participantes divididos em dois grupos GI e GII, idade média do GI 56.55±13.73, GII 54.09±14.04; quanto a topografia da sequela motora GI, apresentavam hemiplegia direita 5 (45.45%) e esquerda 6 (54.55%), GII, apresentavam hemiplegia direita 6 (54.55%) e esquerda 5 (45.45%); o tempo relacionado ao diagnóstico foi informado a média para o GI 27.73±12.73 e GII 42.73±12.63.

Serrano et al., (2014), em seu estudo com 28 participantes, idade média 55,5 anos, evidenciou predominância da topografia hemiplegia esquerda (67,9%). A maioria dos participantes realizavam tratamento de reabilitação pós toxina, com uma frequência de 5 sessões semanais, e apenas dois participantes não realizavam tratamento de reabilitação mesmo com recomendação médica.

No estudo de Pimentel (2013), foram avaliados 21 pacientes, divididos em dois Grupos (GI e GII), sendo composto por 10 e 11 pacientes respectivamente. O GI foi submetido a aplicação de TBA 300UI e o GII com 100UI, os resultados evidenciaram uma média de idade GI 50,5±6,8 e GII 47,9±3,8. O tempo médio de AVE em meses foi GI 41,6±63,4 e GII 34,5±33,8. O GI foi composto de 05 Hemiplégico à direita e 6 a esquerda, no GII foram 06 hemiplégicos a direita e 4 a esquerda.

(8)

No estudo descrito por Sanches (2004), foram avaliados 16 pacientes divididos em dois grupos GI e GII, idade média do GI 57,75±13,14, GII 52,88±13,38; quanto a topografia da sequela motora, no GI hemiparesia direita 6 (75%) e esquerda 2 (25%), GII hemiparesia esquerda 6 (75%) e direita (25%), o tempo relacionado ao diagnóstico foi informado a média para o GI 17,25±9,78 e GII 45,25±22,65.

Cardoso et al. (2007), descreve que foram avaliados 20 participantes, com idade média de 55,3 anos, com tempo médio de diagnóstico foi de 3,4 anos, quanto a topografia da sequela motora apresentou hemiplegia esquerda em 55% dos pacientes.

Os estudos citados ajudam a corroborar com os resultados obtidos na pesquisa onde ocorre a prevalência da semelhança entre os itens estudados como: idade, média em que ocorreu o AVE ± 59,77, a hemiplegia predominante é à direita ±61,54% dos casos, tempo de diagnóstico do AVE ±90,38 em meses.

Nesta pesquisa também levantamos o conhecimento dos pacientes e acompanhantes quanto ao tratamento de toxina botulínica tipo A, 100% compreendiam o que é e também seus efeitos, 100% afirmam ter recebido as orientações. 12 (92,31%) negaram dor durante a realização do procedimento e apenas 1 (7,69%) confirmou sentir dor.

Do total do estudo de Pimentel, 2013 referente a dor na aplicação 2 (9,5%) participantes do GI, relatou dor leve na panturrilha, e os outros 19 (90,5%) demais participantes não apresentaram nenhum efeito de dor.

Cardoso et al. (2007), relata que os efeitos colaterais foram transitórios, e observado em dois participantes, dor no local de aplicação, e um relatou edema local. Variáveis N % MMSS Peitoral 11 84,62 Biceps 12 92,31 Pronador redondo 12 92,31 Flexor do carpo 12 92,31

Flexor dos dedos 12 92,31

Abdutor do polegar 9 69,23

Braquirradial 1 7,69

Grande dorsal 1 7,69

MMIII Triceps sural 13 100

(9)

Tibial posterior 1 7,69

Adutores da coxa (mais o

magno) 1 7,69

Isquiostibiais 1 7,69

Retofemoral 1 7,69

A Tabela 1 demonstra os músculos submetidos a aplicação, sendo observado predominância da musculatura de tríceps sural 13 (100%), seguida pela musculatura de tibial anterior 12 (92,31%). Nos membros superiores a distribuição foi de 12 (92,31%) para cada músculo, bíceps braquial, pronador redondo, flexor do carpo, flexor dos dedos.

Serrano et al. (2014), relatam em seu estudo que os músculos dos membros superiores com maior frequência de aplicação foi o flexor superficial dos dedos (75%), flexor radial do carpo (75%), flexor ulnar do carpo (71,4%), bíceps braquial (71,4%) e flexor profundo dos dedos (64,3%). No estudo de Pimentel (2013), predominou a aplicação nos músculos dos membros inferiores do gastrocnêmio e o sóleo.

Sanches (2004), relatou em seu estudo a aplicação apenas nos músculos dos membros inferiores, gastrocnênio e sóleo, pois avaliou o efeito da toxina no padrão de inversão do pé e equino.

Variáveis Pré Pós

Habilidade para descarregar peso no membro plégico 3 6 Habilidade para movimentar o membro plégico na

deambulação 4 5

Independência para caminhar 4 6

Confiança e segurança para caminhar 4 6

Jeito de caminhar 4 5

Agilidade para caminhar 4 5

Facilidade na colocação e uso da órtese 4 7

Satisfação com a marcha 4 5

* p < 0,01

Foi observado significância na qualidade funcional do paciente, quando comparado as variáveis pré e pós intervenção (p < 0,01).

Gouveia, Afonso e Jacinto (2009), descrevem em seu estudo a pretensão em avaliar o impacto do tratamento de TBA com uma análise realizada através de um questionário telefônico, com 7 questões de escolha múltipla, onde questiona os

(10)

pacientes sobre expectativas do tratamento: a melhora da espasticidade (70,4%), relação conforto/dor (52,2%), deambulação (50%), satisfação com os resultados (90,8%), efeitos terapêuticos (66,7%), incidência de efeitos indesejados (3,8%), a importância da TBA no conjunto dos tratamentos de reabilitação (98,1%), consistência dos efeitos de novas aplicações e motivação para a continuar neste tratamento (96,3%). Resultados favoráveis evidenciando os benefícios proporcionados como o tratamento de toxina botulínica associado a fisioterapia, corroborando com esse estudo.

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os resultados deste estudo permitem afirmar melhora significativa na qualidade funcional dos pacientes, por meio da sua auto avaliação após a aplicação de toxina botulínica associado ao tratamento de fisioterapia, proporcionando melhora na locomoção e na independência funcional.

8. FONTES CONSULTADAS

BROL, A. M.; BORTOLOTO, F.; MAGAGNIN, N. M. S. Tratamento de restrição e indução do movimento na reabilitação funcional de pacientes pós acidente vascular encefálico: uma revisão bibliográfica. Fisioter. mov, Curitiba, v.22, n.4, p.497-509, out./dez., 2009.

CARDOSO, E.; PEDREIRA, G.; PRAZERES, A.; RIBEIRO, N.; MELO, A. Does botulinum

toxin improve the function of the patient with spasticity after stroke?. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online], vol.65, n.3, p.592-595, 2007.

CHAVES, M. L. Acidente vascular encefálico: conceituação e fatores de risco. Rev. Bras.

Hipertensão, Porto Alegre, v.7, n.4, p.372-82, out./nov., 2000.

DANTAS, A. R. Sistema de quantificação mecânica aplicado à avaliação de

espasticidade. 2008. Tese (Doutorado em Engenharia Biomédica)-Universidade Federal do

Rio de Janeiro,Rio de Janeiro, 2008.

FELICE, T. D.; SANTANA, L. R. Recursos fisioterapêuticos (crioterapia e termoterapia) na espasticidade: revisão de literatura. Rev. Neurociências, Dourados, v.17, n.1, p.57-62, 2009.

GOUVEIA, S.; AFONSO, C.; JACINTO, J. Impacto da Toxina Botulínica tipo A na Reabilitação-perspectiva do doente/cuidador a médio e longo prazo. Rev. da Sociedade

Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação, v.17, n.1, p. 21-25, 2009.

LIANZA, S.; PAVAN, K.; LOURENÇO, A.F.; et al. Diagnóstico e Tratamento da Espasticidade. Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação. Projeto Diretrizes

Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina, maio, 2001.

MAKI, T. Toxina botulinica tipo A e estimulação eletrica funcional no membro superior

de pacientes cronicos pos-acidente vascular cerebral. 2005. 147 f. Dissertação

(Mestrado em Ciências Médicas)-Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

MARTINS, S. C. Protocolo de atendimento do AVC isquêmico agudo. Rev. Soc. Cardiol. do

(11)

MASSIA, V. R. Resultados funcionais da aplicação da toxina botulínica tipo A em

pacientes com acidente vascular cerebral. 2009. 62f. Dissertação (Mestrado em Ciências

Médicas)-Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

OLIVEIRA, C. N. A utilização da toxina botulinica: como agente facilitador da conduta

fisioterapêutica na marcha diplégica. 2007. Monografia (Conclusão de Curso de

Fisioterapia)-Universidade Veiga de Almeida, Rio de Janeiro, 2007

OTERO, R. M.; GUIMARÃES, A.G.; COELHO, P. M. P., FREITAS, G. R. (2009). Terapia celular no acidente vascular cerebral. Rev. Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, Rio de Janeiro, v.31, p.99-103, 2009.

PIMENTEL, L. H. C. Avaliação do uso de diferentes doses de toxina botulínica em

pacientes com pé equino pós-acidente vascular encefálico. 2013. 157 f. Tese

(Doutorado em Farmacologia) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará,

Fortaleza, 2013.

POMPEU, S. M. A. A.; POMPEU, J. E.; ROSA, M.; SILVA, M. R. (2011). Correlação entre função motora, equilíbrio e força respiratória pós Acidente Vascular Cerebral. Rev.

Neurociências, São Paulo, v.19, n.4, p.614-20, 2011.

PONTES, L. S.; FONTES, S. V.; BOTELHO, L. A. A.; FUKUJIMA, M. M. Toxina Botulínica Tipo A em Pacientes com Hemiplegia e/ou Hemiparesia Espástica: uma Abordagem Fisioterapêutica. Rev. Neurociências, São Paulo, v.8, n.3, p.99-102, dez., 2000.

PORTELLA, L. V.; SANTIAGO, F. L. D.; MAIA, P. A.; MANCINI, M. C. Os efeitos da toxina botulínica no tratamento da espasticidade: uma revisão da literatura. Rev. Fisioterapia e

Pesquisa, São Paulo, v.1, n.1, p.47-55, jan./jun., 2004.

SANCHES, D. L. E. Estudo da utilização da estimulação eletrica funcional nas

disfunções de eversão e dorsiflexão do pe durante a marcha em pacientes hemipareticos por acidente vascular cerebral. 2004. 98 f. Dissertação (Mestrado em

Ciências Médicas)-Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.

SEDREZ, J. A.; FARIAS, G. L.; BRAIDA, G. Relação entre funcionalidade e sequela em lado dominante ou não dominante em pacientes com AVE. Saúde em Revista, Piracicaba, v.12, n.31, p.43-51, maio/ago., 2012.

SERRANO, S.; CONSTANTINO, J.; JANUÁRIO, F.; AMARAL, C. Espasticidade do Membro Superior: Avaliação da Eficácia e Segurança da Toxina Botulínica e Utilidade da Escala GAS-Estudo Retrospetivo. Rev. da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de

Reabilitação, v.25, n.1, p. 11-19, 2014.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE DOENÇAS CEREBROVASCULARES. Primeiro consenso brasileiro do tratamento da fase aguda do acidente vascular cerebral. Arq.

neuropsiquiatria, v.59, n.4, p.972-980, dez., 2001.

TEIVE, H. A. G.; ZONTA, M.; KUMAGAI, Y. Tratamento da espasticidade: uma atualização.

Referências

Documentos relacionados

INTERDEAN RELOCATION SERVICES GMBH (DOS) LERCHENSTRA߅ 26 28 MUNICH DE Facility ID: 004281 GOSSELIN NIEDER-OLM AM HAHNENBUSCH 27-71 NIEDER-OLM DE Facility ID: 001828

No estudo, foram incluídas no instrumento final as palavras que eram conhecidas e utilizadas para descrever a dor por 50% ou mais da amostra de crianças e adolescentes.. Ao

O trabalho consiste na resolução de um problema da área de Manutenção em Caminhões Fora de Estrada Caterpillar 785C do Complexo Minerador de Mariana – VALE.. O problema

Avaliação da toxicidade por aspiração: Não se espera qualquer risco de aspiração.

Fotos: Tiago Tomé 2018 (modificado pela autora).Figura 35- Caracteres morfológicos do coxal do indivíduo do sítio Lagoa Cercada utilizado para a estimativa de idade à morte..

a) O DR interessado deverá, após a homologação deste processo licitatório e assinatura da Ata, informar ao SESI e/ou SENAI de São Paulo o seu interesse em aderir ao Registro

Após isso, as sequencias de proteínas presentes no banco de dados em construção foram alinhadas com o banco de ESTs, filtrado para o organismo em questão,