• Nenhum resultado encontrado

Relatório de Gestão HG FIF DI. HG Verde. Novembro de São Paulo, 12 de dezembro de Rentabilidade no mês:...1,79% Acumulado no ano:...

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório de Gestão HG FIF DI. HG Verde. Novembro de São Paulo, 12 de dezembro de Rentabilidade no mês:...1,79% Acumulado no ano:..."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

R e l a t ó r i o d e G e s t ã o

Novembro de 2002

HG FIF DI

HG Verde

Um mês muito bom para os fundos DI. Com a proximidade de 1º de janeiro e nenhuma declaração mal interpretada do novo governo, o prêmio dos títulos curtos diminuiu muito. As LFTS, que compramos para janeiro, com deságio, subiram de preço e o fundo rendeu 101,3% do CDI no mês. Aproveitamos o bom momento para fazer novas operações estruturadas com taxas muito boas.

Rentabilidade no mês: Acumulado no ano:

...1,55% ...16,36%

O mês de novembro foi marcado por muita volatilidade e poucas mudanças de preços. O dólar, a bolsa e os juros futuros não variaram. O mercado ficou esperando uma maior definição de atitudes e nomes pelo governo Lula; que não vieram. O que efetivamente marcou o mês foi uma inflação realmente alta, medida por vários índices de preços, com destaque para os 5,19% do IGPM.

A posição do fundo consistia em quase um quarto atrelado à inflação. Para os próximos meses estamos diminuindo esta posição, principalmente porque boa parte dos ganhos que podíamos ter neste mercado, para o próximo ano, já foram apropriados em novembro e dezembro.

No final do mês, aumentamos um pouco a parte mais pessimista do fundo, com a possível nomeação de uma equipe que o mercado não goste para os ministérios e Banco Central. Num prazo um pouco maior, estamos preocupados com a dificuldade de adequação do orçamento de 2003 com as propostas do PT.

Aumentamos a posição em câmbio e juros pós fixados e diminuimos a exposição em bolsa, através da venda de índice futuro.

Rentabilidade no mês: Acumulado no ano:

...1,79% ...44,68%

(2)

HG FCL II

Rentabilidade no mês: Acumulado no ano:

...2,86% ...-20,75%

O mercado de ações registrou no início de novembro um movimento de realização, após a forte valorização de 18% no mês de outubro, evidenciando nossa ressalva de que a alta do mês anterior se deu devido a um movimento de curto prazo de alguns players locais (tesourarias e fundações), não tendo sido uma alta sustentada, com fluxo de investidores estrangeiros. Apesar disso, o índice Bovespa médio fechou o mês cotado a 10.448 pontos, com uma alta de 2,88% num período cujas expectativas ficaram centradas em dois grandes pilares: movimentos do PT (equipe de transição, desempenho no Congresso e anúncio da futura equipe econômica) e comportamento da inflação.

Nos dias que se seguiram à eleição, as principais lideranças do PT fizeram uma série de anúncios positivos dando indícios de como será a política econômica do governo Lula (respeito a contratos e compromisso com a estabilidade e a responsabilidade fiscal), o que gerou um movimento mais forte de valorização dos ativos brasileiros. Nesse sentido, o C-Bond valorizou-se 4,9% e o risco país caiu 9,2%, fechando o mês a 1.585 pontos. O mercado, no entanto, continua no aguardo de alguns passos importantes do partido, como a autonomia operacional do Bacen, a reforma tributária e da previdência, a aprovação de um orçamento fiscalmente responsável e, é claro, a formação de uma equipe econômica com credibilidade.

Um outro ponto tem sido foco das atenções não só do mercado, mas principalmente do Banco Central. Os índices de inflação registrados no mês de novembro (IGPM +5,2%; IPC +2,65%) confirmaram a pressão da depreciação cambial (de 56,7% no ano) sobre os preços. Esse comportamento inflacionário crescente preocupa e aumenta ainda mais as expectativas sobre como o governo eleito irá compor a nova equipe econômica e o comprometimento desta com a estabilidade dos preços. Dois eventos pontuais neste último mês ajudaram a impulsionar o índice Bovespa: a forte valorização de Net PN (PLIM4) e Embratel. Dois papéis extremamente depreciados em 2002 (no ano, PLIM4 teve uma desvalorização de 95,3% e EBTP, de 70,2%), que tiveram uma forte valorização no mês de novembro (PLIM4 +46,2% e EBTP4 +30,5%) devido a boatos e rumores de venda de suas operações (no caso da Embratel) e de venda de sua infra-estrutura de redes (no caso da Net). Esses dois eventos isolados contribuíram para uma alta de 2,4% do índice Bovespa no mês de novembro, que, se expurgados, reduziriam a variação do Ibovespa para quase 1% no mês. Nesse mesmo sentido, as ações da TCOC4 subiram 31%, com a expectativa da alienação do controle da empresa. Num mês de divulgação de resultados, vários papéis foram favorecidos pelo bom desempenho no 3T02, como a CSNA3 (+28,7%) e USIM5 (+14,4%). Como destaque negativo, a Brasil Telecom (BRTO4 -7,8% e BRTP4 -10,4%) foi prejudicada com uma sinalização pouco clara para o mercado da participação no leilão das celulares.

(3)

HG TOP FIF

No mês de novembro, os gestores que apostaram em uma melhora do prêmio de risco brasileiro (principalmente através do mercado de dívida externa) foram os que obtiveram os melhores retornos. Essa melhora resultou da permanência de um discurso petista que busca conquistar a credibilidade do mercado financeiro.

Quanto à gestão da casa (que corresponde a 40% do fundo), houve a manutenção de uma aposta de caráter mais pessimista, com posições relativamente grandes compradas em câmbio. Acreditava-se que o mercado já precificava esse cenário no qual a liderança do PT mantinha o discurso alinhado aos interesses do mesmo e, em caso de mudança, a possibilidade de perdas (“downside”) seria muito maior. Dessa forma, o

Rentabilidade no mês:

Acumulado no ano:

...2,12

%

...29,25

%

No mês de novembro, o mercado manteve-se muito atento à evolução dos índices de preços. Diante dessa pressão de caráter inflacionário, nos deparamos com uma forte dúvida: será o futuro governo capaz de conduzir a economia nacional de forma a impedir a volta dos altos índices de inflação ?

Visando a contenção dessa escalada inflacionária, o Copom decidiu, em sua reunião ordinária, pela elevação da taxa de juros básica em 1 ponto percentual (passando de 21% para 22%).

Paralelamente, permaneceu um certo otimismo do mercado em torno da condução da política econômica pelo próximo governo. As declarações continuaram em linha com as expectativas, e os possíveis nomes para a condução do BC também pareceram agradar à maioria.

Já apostando nessa recuperação dos mercados, principalmente na diminuição do prêmio de risco brasileiro, alguns fundos que compõem nossa carteira obtiveram excelentes ganhos.

Nesses fundos, a principal aposta foi no mercado de dívida externa brasileira, principalmente nos títulos de maior liquidez como o C-Bond e o Brazil-40. Destaque para o Claritas Hedge que manteve durante todo o mês uma posição de cerca de 20% do seu patrimônio nesse mercado. Em novembro, o HG Hedge FAC rendeu 2,00%, isto é, 130,72% do CDI (próximo de sua média histórica). Dessa forma, o fundo acumula no ano 23,04% de rentabilidade (134,89% do CDI). Rentabilidade no mês: Acumulado no ano: ...2,00% ...23,04%

HG Hedge FAC

O FCL II, por ser um fundo passivo em índice, teve uma alta de 2,86% no mês. A diferença entre a oscilação do fundo e a do Ibovespa Médio (+2,88%), decorre do fato de que estão alocadas no portfólio do fundo ações de 2ª linha e posições de índice futuro.

(4)

Clube de Investimento Strategy e HG Strategy II

As performances do Clube de Investimento Strategy (+0,54%) e do Fundo HG Strategy II (+0,51%) foram inferiores à do Ibovespa médio, seu benchmark, que subiu 2,88% no mês de novembro.

Rentabilidade no mês: Acumulado no ano:

...0,54% (Strategy) 0,51% (Strategy II) ...-3,91% (Strategy) -3,89% (Strategy II)

HG TOP Ações

N o v a m e n t e t i v e m o s u m p e r í o d o n o q u a l a s d e c l a ra ç õ e s d e responsabilidade na condução da política econômica por parte da equipe de transição de governo motivaram positivamente os mercados. Com isso, o mercado acionário manteve a sua trajetória de recuperação, acumulando rentabilidade de 3,35% no mês de novembro.

Contudo, o fundo HG Top Ações possui grande parte de seus recursos alocados em fundos que realizam uma seleção de ativos que tendem a não manter uma alta correlação com o índice. Nessa seleção (conhecida no mercado como “stock picking”), aparecem papéis de segunda linha, de empresas que possuem um alto potencial de ganho.

Esse estilo de gestão, chamado de análise fundamentalista, procura gerar bons retornos em horizonte de tempo maior.

Dentre os fundos que adotam essa política e que fazem parte de nossa carteira, podemos citar o Fama Futurewatch FIA e o IP Participações FIA. Dessa maneira, o HG Top Ações não acompanhou a valorização do índice e rendeu no mês 0,40%. Porém, no ano já acumula 23,27 pontos percentuais de retorno acima do índice, fruto de sua gestão de médio/longo prazo.

Rentabilidade no mês: Acumulado no ano:

...0,40% ...-4,01%

fundo amargou algumas perdas durante quase todo o mês, porém o dólar acabou sendo pressionado nos últimos dias, resultado de rolagens de títulos cambiais e indefinições quanto ao anúncio da equipe de governo. Com isso, as posições da casa conseguiram recuperar-se e fecharam pouco acima do CDI.

Em relação à gestão de terceiros, aqueles que apostaram na recuperação do preço dos ativos, principalmente os títulos da dívida externa brasileira, foram os que mais obtiveram ganhos. Posições compradas nos títulos mais líquidos, principalmente em C-Bond e Global-40, foram altamente vencedoras. Como destaque, podemos citar o fundo Claritas Hedge, que durante todo o mês manteve posição comprada de cerca de 20% no mercado de dívida e obteve rentabilidade de 2,95% no mês.

No mês, o HG Top FIF rendeu 2,12% (ou seja, 138,56% do CDI). Com isso, o fundo já acumula no ano rentabilidade de 29,25% (ou seja, 171,25% do CDI).

(5)

HG Café FIF

Rentabilidade no mês: Acumulado no ano:

...7,60% ...70,82%

Tivemos um mês de ganhos acentuados no mercado de café, que se traduziram num excelente resultado para o fundo.

O mercado começa a fazer suas previsões para a próxima safra brasileira e a novidade foi a divulgação pelo USDA (órgão governamental norte-americano que entre outras atividades, faz e divulga pesquisas de safra) da revisão da safra 2002/2003, antes estimada em menos de 47 milhões de sacas para 51,6 milhões de sacas. Sobre a próxima safra o número mais aceito parece ser ao redor de 35 milhões.

Caso esses números se confirmem, nós teremos, depois de dois anos de superávit de produção acentuado, o primeiro déficit, o que explica a melhora recente de preços. Nossa expectativa é que a evolução das condições atuais, com a recuperação do déficit hídrico que prevaleceu em setembro e outubro e a manutenção de condições climáticas perto do ideal de agora em diante, não serão suficientes para evitar uma grande quebra para a safra 2003/2004 em relação a atual. Dessa forma, esperamos confiantes que os preços do mercado de café continuem em

HG Global

Apesar do dólar e dos bradies terem ficado praticamente estáveis, tivemos um bom mês para o HG Global, principalmente devido ao bom carrego dos títulos e a um bom negócio que fizemos no fundo durante o mês, trocando os títulos mais curtos (C-Bonds) pelo Global Brasil 40.

Rentabilidade no mês: Acumulado no ano:

...5,68% ...44,55%

HG Cambial

Um mês bastante positivo para o HG Cambial, que obteve uma rentabilidade de 3,12% contra um dólar negativo de -0,23%. Voltamos a recuperar a rentabilidade em relação ao dólar, mas ainda estamos abaixo quando analisamos o resultado do ano inteiro. Aproveitamos o momento de melhoria para encurtar nossa posição, com o intuito de recomprá-la posteriormente num momento melhor.

Rentabilidade no mês: Acumulado no ano:

...3,12% ...49,64%

Esse desempenho inferior ao índice ocorreu devido à (i) forte alta de alguns papéis específicos do índice (Net e Embratel) e (ii) fraco desempenho de algumas ações de primeira linha, alocadas no portfólio do fundo. Entre estas últimas, podemos citar como exemplo as ações da BRTO4 (que caíram 10% no mês), CGAS5 (-4%) e Cemig (-3%). Contudo, a maior parte de nosso portfólio continua alocada em segunda linha, que podemos destacar: Fosfértil (12%), Ultrapar (+10%) e CSN (+29%).

(6)

Hedging-Griffo Asset Management

Este boletim tem caráter meramente informativo, não podendo ser distribuído, reproduzido ou copiado sem a expressa concordância da Hedging-Griffo Asset Management. A Hedging-Griffo Asset Management não se responsabiliza por erros de avaliação ou omissões. Os investidores têm que tomar suas próprias decisões de investimento.

Performance (23-out-2001* a 29-nov-2002) HG Café FIF: Índice Esalq: Dólar Comercial: CDI: Ibovespa Médio: ...71,14% ... ...89,97% ...33,14% ...20,83% ...-10,65% 23/10/01* 29/11/02 Índice BMF/ESALQ R$ 104,81 Dólar Comercial R$ 2,731 Indicadores 199,11 R$ 3,636 R$

alta pelos próximos meses e com isso, que as cotas do HG CAFE FIF continuem sua trajetória de ganhos.

* Início das atividades do HG Café FIF

31/10/02

178,29 R$

3,645 R$

Referências

Documentos relacionados

Convém saber que é a prática de exercícios que fixa o conhecimento e prepara o candidato para reconhecer as armadilhas preparadas pelas bancas organizadoras dos certames,

Este curso de formação irá dotar os formandos de uma base sólida de conhecimentos teóricos e práticos essenciais para o exercício da actividade de projecto e de Perito Qualificado

Esse comportamento explica o aumento da relação SS/AT (Tabela 1) durante o armazenamento, sendo que, no oitavo dia de armazenamento, a cultivar ‘Camino Real’ convencional foi

As inscrições serão feitas na Comissão Permanente de Vestibular da UFMG (COPEVE), situada no Prédio da Reitoria da UFMG, à Av. Presidente Antônio Carlos, 6627 – Campus da

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

Os supercondutores magnéticos, volantes de inércia e os condensadores são apropriados para aplicações que necessitam de grande potência de saída em pouca

Dessa maneira, os resultados desta tese são uma síntese que propõe o uso de índices não convencionais de conforto térmico, utilizando o Índice de Temperatura de Globo Negro e

Por sua vez, a complementação da geração utilizando madeira, apesar de requerer pequenas adaptações do sistema, baseia-se em um combustível cujas origens são mais diversifi