• Nenhum resultado encontrado

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

EVOLUÇÃO DO

PENSAMENTO

ADMINISTRATIVO

2013

Prof. Fabio Uchôas de Lima

(2)

Evolução do Pensamento Administrativo

APRESENTAÇÃO

Esta disciplina trata de conceituar o que é a Administração e seu papel na sociedade humana com base em seus antecedentes históricos e nas “variáveis” que deram origem ao pensar administrativo, bem como das características exigidas do administrador e de seu papel, necessários para sua atuação. Trata, também, da evolução das teorias da Administração, desde suas origens até o presente, por meio da apresentação das várias escolas de pensamento administrativo existentes e, por fim, trata das novas abordagens para a Administração e de como ela foi influenciada por novas propostas científicas e pelas mudanças de nosso mundo moderno, apresentando algumas tendências presentes e futuras.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Saber a importância do conhecimento de administração como instrumento para a gestão das organizações, as diferentes abordagens teóricas que compõem a evolução do pensamento administrativo e a aplicabilidade desses conhecimentos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Conceitos fundamentais: introdução à administração e as organizações • O que é uma organização

• O que é administrar • O processo de administrar

• As áreas funcionais da administração

• Quem é o administrador e quais os seus papeis • A administração no Brasil

• Os desafios da administração

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

SOBRAL, Filipe; PECI, Alketa. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. 2. ed. São Paulo: Pearson Education, 2013.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. -Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

(3)

INTRODUÇÃO

Administração é um conjunto de normas e funções elaboradas para disciplinar elementos de produção, que têm como objetivo alcançar um resultado eficaz e retorno financeiro.

Os primeiros administradores profissionais geriram as companhias de navegação inglesas a partir do século XVII.

A Administração (português brasileiro) ou Gestão (português europeu) é a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar.

O termo "administração" vem do latim administratione, que significa direção, gerência. Ou seja, é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas.

É uma área do conhecimento fundamentada em um conjunto de princípios, normas e funções elaboradas para disciplinar os fatores de produção, tendo em vista o alcance de determinados fins como maximização de lucros ou adequada prestação de serviços públicos.

Pressupõe a existência de uma instituição a ser gerida, ou seja, uma organização constituída de pessoas e recursos que se relacionem num determinado ambiente, orientadas para objetivos comuns.

A Administração é frequentemente tomada como sinônimo de Administração de Empresas. Porém, isto somente faz sentido se o termo empresa for considerado como sinônimo de organização, que significa os esforços humanos organizados, feitos em comum, com um fim específico, um objetivo. O adequado é considerar a Administração de Empresas subárea da Administração, uma vez que esta trata de organizações que podem ser públicas, sociedades de economia mista ou privadas, com ou sem fins lucrativos.

A necessidade de organizar os estabelecimentos nascidos com a Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra em meados do Século XIX, levou profissionais de outras áreas mais antigas, a exemplo da Engenharia, a buscar soluções específicas para problemas que não existiam antes. Assim, a aplicação de métodos de ciências diversas, para administrar estes empreendimentos, deu origem aos rudimentos da Ciência da Administração.

Alguns autores consideram a Administração uma área interdisciplinar do conhecimento, uma vez que se utilizaria de métodos e saberes de diversas ciências, como Contabilidade, Direito, Economia, Filosofia, Psicologia, Sociologia, etc.

Não se deve confundir a gerência de uma casa ou da vida pessoal, que tem sua arte própria, porém empírica, com a administração de uma instituição. A gerência corporativa requer conhecimento e aplicação de diversos modelos e técnicas administrativas, ao passo que a gerência pessoal pode ser feita por pessoas sem qualificações adicionais. Como exemplo de dependência da Ciência da Administração, para funcionar de forma empresarial, estão as Instituições de Direito Público ou Instituições de Direito Privado, criadas, respectivamente, para finalidades sociais ou fins lucrativos.

No Brasil, o Dia do Administrador é comemorado no dia 9 de setembro. O patrono dos Administradores brasileiros é o Adm. Belmiro Siqueira.

“ A Administração é a arte de aplicar as leis sem lesar os interesses. ” — Honoré de Balzac,

Henri Fayol foi o primeiro a definir as funções básicas do Administrador: prever, organizar, coordenar, comandar e controlar (POCCC). Além de Fayol, Frederick Taylor, Henry Ford e Max Weber contribuíram, com teorias, nos primórdios da Administração.

Atualmente, sobretudo, com as contribuições da Abordagem Neoclássica da Administração, em que um dos maiores nomes é Peter Drucker, os princípios foram retrabalhados e são conhecidos como Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar (PODC).

Ressalta-se, então, que, destas funções, as que sofreram transformações na forma de abordar foram "comandar e coordenar" que, atualmente, são chamadas apenas de "dirigir" (Liderança).

Henry Mintzberg contesta esta visão da atuação do Administrador, dividida em funções processuais, propondo que este atue, na verdade, exercendo diversos papéis, sendo estes interpessoais (papel de líder, de contato e aquele ligado à imagem de chefe), informacionais (papel de monitor, de

(4)

disseminador e de porta-voz) e decisionais (papel de empreendedor, de manipulador de distúrbios, de alocador de recursos e de negociador).

A Administração pode ser considerada uma disciplina científica. Quando assim considerada, é um ramo das Ciências Sociais, tratando dos agrupamentos humanos, mas com uma peculiaridade que é o olhar holístico, buscando a perfeita sinergia entre pessoas, estrutura e recursos. Diferencia-se das ciências puras por possuir um caráter prático de aplicação nas organizações.

Um dos princípios filosóficos da Administração diz: "A Verdadeira Administração não visa lucro, visa bem estar social; o lucro é mera consequência".

A profissão de Administrador é, historicamente, recente e foi regulamentada no Brasil em 9 de setembro de 1965, data em que se comemora o Dia do Administrador.

Como elo entre os recursos e os objetivos de uma organização, cabe ao profissional da Administração combinar os meios na proporção adequada, sendo, para isso, necessário tomar decisões constantemente num contexto de restrições, pois, nenhuma organização dispõe de todos os recursos e a capacidade de processamento de informações do ser humano é limitada. Administrar envolve a elaboração de planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos, em que é exigida a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de Administração.

De acordo com Jucélio Paiva (2011, pág. 12), "Administrar é o processo de dirigir ações que utilizam recursos para atingir objetivos. Embora seja importante em qualquer escala de aplicação de recursos, a principal razão para o estudo da Administração é seu impacto sobre o desempenho das organizações. É a forma como são administradas que torna as organizações mais ou menos capazes de utilizar corretamente seus recursos para atingir os objetivos corretos"

PRIMÓRDIOS DA ADMINISTRAÇÃO

Frederick Winslow Taylor (Filadélfia, 20 de Março de 1856 — Filadélfia, 21 de Março de 1915) mais conhecido por F. W. Taylor, foi um engenheiro mecânico estadunidense, inicialmente técnico em mecânica e operário, formou-se engenheiro mecânico estudando à noite. É considerado o "Pai da Administração Científica" por propor a utilização de métodos científicos cartesianos na administração de empresas em 1903. Seu foco era a eficiência e eficácia operacional na administração industrial.

Elaborou os primeiros estudos essenciais:

Em relação ao desenvolvimento de pessoal e seus resultados, acreditava que oferecendo instruções sistemáticas e adequadas aos trabalhadores, ou seja, treinando-os, haveria possibilidade de fazê-los produzir mais e com melhor qualidade.

Em relação ao planejamento a atuação dos processos, achava que todo e qualquer trabalho necessita, preliminarmente, de um estudo para que seja determinada uma metodologia própria visando sempre o seu máximo desenvolvimento.

Em relação à produtividade e à participação dos recursos humanos, estabelecida a co-participação entre o capital e o trabalho, cujo resultado refletirá em menores custos, salários mais elevados e, principalmente, em aumentos de níveis de produtividade(...) Em relação ao autocontrole das atividades desenvolvidas e às normas procedimentais,

introduziu o controle com o objetivo de que o trabalho seja executado de acordo com uma seqüência e um tempo pré-programados, de modo a não haver desperdício operacional.

Inseriu, também, a supervisão funcional, estabelecendo que todas as fases de um trabalho devem ser acompanhadas de modo a verificar se as operações estão sendo desenvolvidas em conformidades com as instruções programadas. Finalmente, apontou

(5)

que estas instruções programadas devem, sistematicamente, ser transmitidas a todos os empregados.

Incluiu um sistema de pagamento por quantidade (ou por peça) produzida. Isso fazia com que os rendimentos dos funcionários aumentassem de acordo com seu esforço. Assim, Taylor conseguiu maximizar significativamente a eficiência da organização.

Jules Henri Fayol (Istambul, 29 de Julho de 1841 — Paris, 19 de Novembro de 1925) foi um engenheiro de minas francês e um dos teóricos clássicos da Ciência da Administração, sendo o fundador da Teoria Clássica da Administração (1916) e autor de Administração Industrial e Geral (título original: Administration industrielle et générale - prévoyance organisation -

commandement, coordination – contrôle).

Juntamente com Taylor e Ford são considerados os pioneiros da administração. Sua visão, diferentemente de Taylor (trabalhador) e Ford (dono), foi a de um Gerente ou Diretor.

Em 1888, aos 47 anos, assumiu a direção geral da mineradora de carvão francesa Commentry-Fourchambault-Decazeville, em falência. Restabeleceu a saúde econômica-financeira da companhia.

Após 58 anos de estudos, pesquisa e observação reuniu suas teorias na obra Administração Industrial Geral (Administration Industrielle et Generale), em 1916. Só foi traduzida para o inglês em 1949.

Fayol sempre afirmava que seu êxito se devia não só às suas qualidades pessoais, mas aos métodos que empregava.

Henri Fayol é um dos principais contribuintes para o desenvolvimento do conhecimento administrativo moderno. Uma das contribuições da teoria criada e divulgada por ele foi o desenvolvimento da abordagem conhecida como Gestão Administrativa ou processo administrativo, onde pela primeira vez falou-se em administração como disciplina e profissão, que por sua vez, poderia ser ensinada através de uma Teoria Geral da Administração.

Identificou catorze princípios que devem ser seguidos para que a Administração seja eficaz. Esses princípios se tornaram uma espécie de prescrição administrativa universal, que segundo Fayol devem ser aplicadas de modo flexível. Os quatorze princípios são:

1. Divisão do Trabalho: dividir o trabalho em tarefas especializadas e destinar responsabilidades a indivíduos específicos;

2. Autoridade e Responsabilidade: a autoridade sendo o poder de dar ordens e no poder de se fazer obedecer. Estatutária ( normas legais) e Pessoal (projeção das qualidades do chefe). Responsabilidade resumindo na obrigação de prestar contas, ambas sendo delegadas mutuamente;

3. Disciplina: tornar as expectativas claras e punir as violações;

4. Unidade de Comando: cada agente, para cada ação só deve receber ordens (ou seja, se reportar) a um único chefe/gerente;

5. Unidade de Direção: os esforços dos empregados devem centrar-se no atingimento dos objetivos organizacionais;

6. Subordinação: prevalência dos interesses gerais da organização;

7. Remuneração do pessoal: sistematicamente recompensar os esforços que sustentam a direção da organização. Deve ser justa, evitando-se a exploração;

(6)

8. Centralização: um único núcleo de comando centralizado, atuando de forma similar ao cérebro, que comanda o organismo. Considera que centralizar é aumentar a importância da carga de trabalho do chefe e que descentralizar é distribuir de forma mais homogênea as atribuições e tarefas;

9. Hierarquia: cadeia de comando (cadeia escalar). Também recomendava uma comunicação horizontal, embrião do mecanismo de coordenação;

10. Ordem: ordenar as tarefas e os materiais para que possam auxiliar a direção da organização.

11. Equidade: disciplina e ordem justas melhoram o comportamento dos empregados. 12. Estabilidade do Pessoal: promover a lealdade e a longevidade do empregado.

Segurança no emprego, as organizações devem buscar reter seus funcionários, evitando o prejuízo/custos decorrente de novos processos de seleção, treinamento e adaptações;

13. Iniciativa: estimular em seus liderados a inciativa para solução dos problemas que se apresentem.Cita Fayol: " o chefe deve saber sacrificar algumas vezes o seu amor próprio, para dar satisfações desta natureza a seus subordinados";

14. Espírito de Equipe (União): cultiva o espírito de corpo, a harmonia e o entendimento entre os membros de uma organização. Consciência da identidade de objetivos e esforços. Destinos interligados.

A administração é função distinta das demais (finanças, produção, distribuição, segurança e contabilidade).

Funções do administrador: Henry Fayol atribuiu cinco funções ao administrador dentro de uma estrutura organizacional, chamadas de PO3C:

1.Prever e planejar (prévoir - visualizar o futuro e traçar o programa de ação) 2.Organizar (organiser - constituir o duplo organismo material e social da empresa) 3.Comandar (commander - dirigir e orientar a organização)

4.Coordenar (coordonner - unir e harmonizar os atos e esforços coletivos)

5.Controlar (contrôler - verificar se as normas e regras estabelecidas estão sendo seguidas) Tais ações conduziriam a uma administração eficaz das atividades da organização.

Posteriormente, as funções de Comando e Coordenação foram reunidas sob o nome de Direção, passando as iniciais para PODC: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. E ainda Planejar, Organizar, Executar e Avaliar, assim passando as iniciais para POEA.

Henry Ford (Springwells, 30 de julho de 1863 — Dearborn, 7 de abril de 1947) foi um empreendedor americano, fundador da Ford Motor Company e o primeiro empresário a aplicar a montagem em série de forma a produzir em massa automóveis em menos tempo e a um menor custo (linha de montagem). A introdução de seu modelo Ford T revolucionou os transportes e a indústria dos Estados Unidos. Ford foi um inventor prolífico e registrou 161 patentes nos Estados Unidos. Como único dono da Ford Company, ele se tornou um dos homens mais ricos e conhecidos do mundo. No dia 16 de junho de 1903, comemora-se a fundação da Ford Motor Company, com então 40 anos na época.

(7)

A ele é atribuído o "fordismo", isto é, a produção em grande quantidade de automóveis a baixo custo por meio da utilização do artifício conhecido como "linha de montagem", o qual tinha condições de fabricar um carro a cada 98 minutos, além dos altos salários oferecidos a seus operários — notavelmente o valor de 5 dólares por dia, adotado em 1914.

Ford via no consumismo uma chave para a paz, o que o levou certa vez a dizer: "o dinheiro é a coisa mais inútil do mundo; não estou interessado nele, mas sim no que posso fazer pelo mundo com ele". O intenso empenho de Henry Ford para baixar os custos resultou em muitas inovações técnicas e de negócios, incluindo um sistema de franquias que instalou uma concessionária em cada cidade da América do Norte, e nas maiores cidades em seis continentes. Ford deixou a maior parte de sua grande riqueza para a Fundação Ford, mas providenciou para que sua família pudesse controlar a companhia permanentemente.

As ideias de Henry Ford modificaram todo o pensamento da época, foi através delas que se desenvolveu a mecanização do trabalho, produção em massa, padronização do maquinário e do equipamento, e por consequência dos produtos, forte segregação do trabalho manual em relação ao trabalho braçal - o operário não precisava pensar apenas como fazer seu trabalho, mas efetuá-lo com o mínimo de movimentação possível. Ele também implementou a política de metas, mesmo não possuindo esse nome, afirmando que X carros deveriam ser produzidos em Y dias. Além disso, ele revolucionou o tratamento dispensando aos trabalhadores, pois melhorou o salário deles; segundo Ford, ao mesmo tempo em que, pelo pagamento de um salário substancial para aqueles que trabalhavam com a produção e a distribuição, ocorria o aumento de poder de compra proporcionalmente, criando um movimento econômico cíclico. Por esses motivos pode-se dizer que Henry Ford tornou-se um grande marco, sendo hoje muito estudado nas áreas de administração.

Maximilian Karl Emil Weber (Erfurt, 21 de Abril de 1864 — Munique, 14 de Junho de 1920) foi um intelectual alemão, jurista, economista e considerado um dos fundadores da Sociologia.

Max Weber foi o primeiro teórico da abordagem burocrática, que em uma análise voltada para a estrutura, acreditava que a burocracia era a organização por excelência. A preocupação de Weber está na racionalidade, entendida como a adequação dos meios aos fins. E uma organização é racional quando é eficiente. Assim, para Weber a burocracia era a forma mais eficiente de uma organização. Max Weber descreveu um tipo de estrutura burocrática acreditando que era comum à maioria das organizações formais. Weber concebeu a Teoria da Burocracia para tornar a organização eficiente e eficaz, garantindo rapidez; racionalidade; homogeneidade de interpretação das normas; redução dos atritos e discriminações; padronização da liderança (decisões iguais em situações iguais) e o alcance dos objetivos. A burocracia busca amenizar as consequências das influências externas à organização, harmonizar a especialização dos seus colaboradores e o controle das suas atividades de modo a se atingir os objetivos organizacionais, através da competência e eficiência, sem considerações pessoais.

(8)

A lei representa o ponto de equilíbrio último, ao qual se devem reportar as regras e regulamentos, constituindo aplicações concretas de normas gerais e abstratas;

A burocracia, em qualquer organização, é estabelecida seguindo o princípio da hierarquia. As relações hierárquicas entre superiores e subordinados são preenchidas por cargos de direção e chefia e cargos subalternos claramente definidos, de forma que a supervisão, a ordem e a subordinação sejam plenamente assimiladas e realizadas;

A avaliação e a seleção dos funcionários são feitas em função da competência técnica. Daí a exigência de exames, concursos e diplomas como instrumentos de base à admissão e promoção;

As relações informais não têm razão de existir. O funcionário burocrático é uma peça de uma máquina, esperando-se dele um comportamento formal e estandardizado, de forma a cumprir com exatidão as tarefas e funções que lhes estão destinadas;

O funcionário recebe regularmente um salário, não determinado pelo trabalho realizado, mas segundo as funções que integram esse trabalho e o tempo de serviço; O funcionário burocrata não é proprietário do seu posto de trabalho, as funções que executa e o cargo que ocupa são totalmente independentes e separados da posse privada dos meios de produção da organização onde trabalha;

A profissão de funcionário de tipo burocrático supõe um emprego fixo e uma carreira regular;

O desempenho de cada cargo por parte dos funcionários burocráticos pressupõe uma grande especialização na execução das suas tarefas e trabalho.

Peter Ferdinand Drucker, (nasceu em 19 de novembro de 1909, em Viena, Áustria - faleceu em 11 de novembro de 2005, em Claremont, Califórnia, EUA) foi um escritor, professor e consultor administrativo de origem austríaca, considerado como o pai da administração moderna, sendo o mais reconhecido dos pensadores do fenômeno dos efeitos da Globalização na economia em geral e em particular nas organizações - subentendendo-se a administração moderna como a ciência que trata sobre pessoas nas organizações.

“O planejamento não diz respeito às decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes “ — Peter F. Drucker.

Os livros de Peter Drucker foram lidos por pessoas como Henry Ford (fundador da Ford Motor company)que utilizou o primeiro best-seller de 1946 o "Concept of the Corporation" para reconstruir sua fábrica no pós guerra, Bill Gates(o fundador da Microsoft), Andrew Grove (ex-presidente da Intel), Jack Welch (por 20 anos liderou a General Eletric).

Peter Drucker considerava a eficiência do trabalhador peça-chave na gestão da corporação, sendo que o seu aclamado livro The effective executive tem como foco apenas como transformar as pessoas em líderes eficazes. Porém Drucker não dá nenhuma fórmula mágica para a eficiência, como visto em muitos livros de auto-ajuda, explicando que não há um tipo de personalidade eficaz, e que o que líderes eficazes têm em comum é a capacidade de fazer com que as coisas certas sejam feitas.

(9)

1.o significado da produção é o conhecimento, que é propriedade dos trabalhadores do conhecimento e é facilmente transportável;

2.há cada vez mais trabalhadores externos, temporários ou com dedicação parcial;

3.a concentração do negócio inteiro dentro da empresa não funciona mais, pois o conhecimento necessário para uma atividade é altamente especializado e sai muito caro contratar todos os funcionários que têm um dos conhecimentos necessários;

4.agora o cliente possui a informação; e

5.restam poucas tecnologias únicas; as indústrias precisam dominar muitas tecnologias diferentes, com as quais nem sempre estão familiarizadas.

Peter Drucker iniciou com o conceito de "(re)privatizações", que significa a privatização dos serviços públicos, como forma de reduzir a burocracia. O seu segundo conceito pode ser a "gestão por objetivos", ou seja, é um tipo de gestão caracterizada como um método de planejamento e avaliação, baseado em fatores quantitativos. Já o terceiro conceito é a "descentralização das empresas" que ele podia explicar como sendo a divisão de trabalho.

O QUE É ADMINISTRAÇÃO?

“Administração é o ato de trabalhar com e por meio de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização, quanto de seus membros”

A administração é uma ciência fundamentada em um conjunto de normas e funções elaboradas para disciplinar elementos de produção.

O objetivo da administração é obter resultado eficaz e o retorno desejado (com ou sem fins lucrativos) de forma sustentável e com responsabilidade social.

Eficiência: Determina o quanto uma organização usa corretamente seus recursos. Quanto mais alto o

grau de produtividade na utilização de seus recursos, mais eficiente é a organização.

Eficácia: Determina o quanto uma organização realiza seus objetivos. Quanto mais alto o grau de

realização dos objetivos, mais a organização é eficaz.

TAREFAS DA ADMINISTRAÇÃO

Interpretar os objetivos propostos pela empresa e transformá-los em ação empresarial através do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados, em todas as áreas e em todos os níveis da empresa, a fim de atingir tais objetivos.

Administrar envolve a elaboração de planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos, em que é exigida a aplicação de conhecimentos relativos às técnicas de Administração.

Administrar é ação que envolve várias áreas do conhecimento das ciências exatas, as filosóficas e as humanas.

(10)

HABILIDADES DO ADMINISTRADOR

(11)
(12)

FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

PLANEJAMENTO

•Estabelecer objetivos e a missão

•Criar / definir estratégias para o alcance dos objetivos •Examinar as alternativas

•Determinar as necessidades de recursos

DIREÇÃO

•Conduzir e motivar os empregados na realização das metas organizacionais •Estabelecer comunicação com os trabalhadores

•Apresentar solução dos conflitos •Gerenciar mudanças

ORGANIZAÇÃO

• Criar a estrutura organizacional •Desenhar cargos e tarefas específicas •Estabelecer políticas e procedimentos •Definir e destinar (alocar) recursos •Coordenar as atividades de trabalho

CONTROLE

•Medir o desempenho

•Estabelecer comparação do desempenho com os padrões •Tomar as ações necessárias para melhoria do desempenho

(13)

AS ÁREAS FUNCIONAIS DA ORGANIZAÇÃO

AÇÃO GERENCIAL

Quais são os fatores que realmente influenciam o desempenho de uma organização?

Visão onipotente da administração - Perspectiva que considera o administrador o principal responsável

pelo desempenho da organização, desvalorizando o impacto do ambiente.

Visão simbólica da administração - Perspectiva que considera os atos do administrador limitados no

desempenho da organização, por ele não ter controle sobre as forças ambientais que afetam a organização.

Visão equalizadora da administração – Perspectiva que reconhece que o gerente opera condicionado

pelas restrições impostas pelo ambiente; seu papel consiste em equilibrar as interações entre os ambientes externo e interno e mesmo assim, suas ação e decisões são fundamentais para as organizações.

(14)

O AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES

Para compreender o ambiente e seus efeitos sobre as organizações, os administradores devem fazer uso da análise ambiental.

O termo ambiente organizacional refere-se ao conjunto de forças, tendências e instituições, tanto externas como internas à organização, que têm potencial para influenciar seu desempenho.

O ambiente externo é o contexto no qual as organizações existem e operam, sendo constituído pelos elementos que se encontram fora dos limites da organização. (podem ser divididos em 2 substratos, ambiente contextual e ambiente operacional)

O ambiente interno é o conjunto de elementos internos da organização que influenciam a sua adequação ao ambiente externo e, consequentemente, seu desempenho organizacional.

O AMBIENTE CONTEXTUAL

O ambiente contextual corresponde ao conjunto amplo e complexo de fatores externos à organização que a influenciam, geralmente de forma indireta.

(15)

Fatores demográficos

A demografia refere-se à composição de dada população e define-se por variáveis como a estrutura etária, a taxa de crescimento, a diversidade de gênero, racial e religiosa, a distribuição geográfica, o tamanho da família, o nível educacional, a ocupação profissional, entre outras.

Fatores socioculturais

Os valores, normas, estilos de vida, hábitos e costumes de uma sociedade compõem os fatores socioculturais.

Fatores Econômicos

A tendência de expansão ou recessão da economia, o produto interno bruto, o nível salarial, a tendência inflacionista ou deflacionista, as taxas de câmbio, a taxa de desemprego, entre muitos outros, são indicadores econômicos importantes.

Fatores Políticos Legais

As variáveis político-legais do ambiente contextual são todas aquelas que resultam de um processo político.

As principais são a estabilidade política, o clima ideológico geral, as políticas econômicas, a legislação laboral, a legislação antimonopólio e todo o conjunto de regulamentações governamentais que controla, restringe ou incentiva comportamentos empresariais.

Fatores Tecnológicos

Os fatores tecnológicos traduzem o nível de desenvolvimento tecnológico da sociedade ou de um setor. A inovação tecnológica dos produtos, processos e materiais, a legislação sobre proteção de patentes, os programas de incentivo à pesquisa são alguns dos exemplos de fatores tecnológicos que influenciam a atividade das organizações.

O AMBIENTE OPERACIONAL

Os clientes são pessoas ou organizações que adquirem ou poderão adquirir produtos ou serviços da empresa.

Os fornecedores são os responsáveis pelos insumos utilizados pela empresa para produzir determinados bens ou serviços.

Os concorrentes são outras organizações, da mesma indústria ou do mesmo tipo de negócio, que satisfazem ou poderão satisfazer as mesmas necessidades dos clientes.

As organizações dependem de uma variedade de instituições financeiras que lhes permitem o acesso ao capital necessário para a manutenção ou expansão de seus negócios.

Os meios de comunicação social incluem a mídia, de massa ou especializada, e são responsáveis pela comunicação e divulgação das ações da empresa para o público em geral.

Grupos de interesse especiais: sindicatos, associações empresariais, associações de defesa do

(16)

OS STAKEHOLDERS

Os stakeholders (ou grupos de interesse) são indivíduos ou grupos direta ou indiretamente afetados pela ação de uma organização, e podem ser externos ou internos.

Pela análise de stakeholders, a organização pode identificar os principais atores envolvidos, seus interesses e o modo como esses interesses afetarão os riscos e as chances de sucesso da organização.

(17)

CULTURA ORGANIZACIONAL E O AMBIENTE EXTERNO

O processo de administração é um contínuo ajustamento do ambiente interno e da cultura organizacional às tendências, oportunidades e ameaças do ambiente externo.

Uma cultura organizacional forte por si só não garante o sucesso da empresa, a não ser que ela incentive uma adaptação saudável ao ambiente externo.

Cultura organizacional adaptativa – Cultura caracterizada pela maior maleabilidade e flexibilidade

frente às mudanças organizacionais, distinguindo-se pela capacidade de inovação e criatividade.

A ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL

Quais são os traços característicos da cultura brasileira?

Em que medida eles influenciam os comportamentos dos administradores e o perfil das organizações brasileiras?

(18)

Implicações dos traços culturais nas práticas administrativas e gerenciais no Brasil

CARACTERÍSTICAS DOS ADMINISTRADORES BRASILEIROS

Visão imediatista, com priorização do curto prazo

Desvalorização do planejamento, em geral, e do planejamento estratégico, em particular Adoção de estruturas organizacionais piramidais com elevada distância hierárquica Adoção de sistemas de tomada de decisão centralizadas e autocráticos

Uso de sistemas de controle episódico, de caráter punitivo

Prática de relações interpessoais baseadas na docilidade e no respeito pelo poder constituído Prevalência de um estilo gerencial marcado por grande distância entre discurso e prática Disfarce das formas autoritárias de poder com uma retórica de participação e envolvimento Domínio de uma conduta gerencial sensível a modas e modismos gerenciais

(19)

Referências

Documentos relacionados

*O tempo limite poderá ser alterado para mais, em alguma etapa específica, dependendo dos percursos que serão definidos, portanto, participe do congresso técnico e fique atento

Se a pessoa do marketing corporativo não usar a tarefa Assinatura, todos as pessoas do marketing de campo que possuem acesso a todos os registros na lista de alvos originais

Câmara IP Sirene de exterior sem fios Módulo inteligente de relés Comando remoto Contacto magnético sem fios Botão de emergência sem fios Sirene de interior sem fios PIRCAM

As empresas envolvidas nesta Convenção para implantar contrato de trabalho para prazo determinado nos termos da Lei nº. 59 da CLT, alterado pela supradita legislação, deverá solicitar

Ao perguntarem ao Mestre Fundador “sintetize o que é o ensinamento da Risho Kossei-kai”, ele respondeu em seguida: “é tornar-se um buda”. Um certo casal teve um filho

[r]

A escola deve buscar a equipe de Atenção Primária à Saúde (Unidade Básica de Saúde) responsável pelo acompanhamento de saúde de seu território para

O valor agregado do projeto atual foi: (1) fornecer uma definição mais nítida e internacionalmente harmonizada sobre o trabalho infantil em língua portuguesa; (2) unir os